You are on page 1of 3

EXMO (A) SR (A) JUIZ (A) FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CVEL SJDF

ASSUNTO: FGTS

JUROS PROGRESSIVOS
QUALIFICAO

Autor(a) Naturalidade Estado Civil Profisso Nome do Pai Nome da Me Identidade CPF Endereo Cidade CEP Telefone E-mail

RU

CAIXA ECONMICA FEDERAL - CEF FATOS

A parte autora fez opo pelo FGTS pela Lei 5958/73 e j estava empregado (a) antes da vigncia da Lei 5705/71 (antes de 22/09/1971). Informaes adicionais: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________.

SJDF / JUIZADO ESPECIAL FEDERAL

FUNDAMENTOS 1) FGTS. JUROS PROGRESSIVOS: "os optantes pelo FGTS, nos termos da Lei n. 5.958, de 1973, tm direito taxa progressiva dos juros na forma do art. 4 da Lei n. 5.107 de 1966" (SMULA N 154, Superior Tribunal de Justia). 2) Lei 5.107/66: Art. 4 A capitalizao dos juros dos depsitos mencionados no art. 2 far-se- na seguinte progresso: I - 3% (trs por cento) durante os dois primeiros anos de permanncia na mesma empresa; II - 4% (quatro por cento) do terceiro ao quinto ano de permanncia na mesma empresa III - 5% (cinco por cento) do sexto ao dcimo ano de permanncia na mesa empresa; IV - 6% (seis por cento) do dcimo-primeiro ano de permanncia na mesma empresa, em diante. 1 No caso de mudana de empresa, observa-se-o os seguintes critrios: a) se decorrente de dispensa com justa causa, recomear para o empregado, taxa inicial, a capitalizao de juros progressiva, prevista neste artigo; b) se decorrente de dispensa sem justa causa, ou de trmino de contrato por prazo determinado, ou de cessao de atividade da empresa, ou, ainda, na hiptese prevista no 2 do art. 2 da CLT, a capitalizao de juros prosseguir, sem qualquer soluo de continuidade; c) se decorrente de dispensa sem justa causa, ou de trmino de contrato previsto no pargrafo nico do artigo 443 da Consolidao das Leis do Trabalho, ou de cessao de atividades de empresa, ou fora maior, ou ainda de culpa recproca, a capitalizao de juros prosseguir sem qualquer soluo de continuidade; (Redao dada pelo Decreto Lei n 20, de 1966) d) se decorrente da resciso voluntria por parte do empregado, a capitalizao de juros retornar taxa imediatamente anterior que estava sendo aplicada quando da resciso do contrato. 2 Para os fins previstos na letra b do 1, considera-se cessao de atividades da empresa a sua extino total, ou fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agncias, ou ainda a supresso de parte de suas atividades, sempre que qualquer destas ocorrncias implique a resciso do contrato de trabalho.

SJDF / JUIZADO ESPECIAL FEDERAL

Art. 4 A capitalizao dos juros dos depsitos mencionados no art. 2 far-se- taxa de 3% (trs por cento) ao ano. (Redao dada pela Lei n 5.705, de 1971) ASSISTNCIA JUDICIRIA GRATUITA A parte autora faz jus e requer a concesso da assistncia judiciria gratuita, por ser necessitado nos termos do pargrafo nico, art. 2 da Lei 1.060/50.

) SIM

) NO
PREFERNCIA EM RAZO DA IDADE

A parte autora faz jus e requer a concesso da preferncia no andamento processual em razo de possuir mais de 60 anos, conforme disposto no art. 71, caput, Lei 10.741/03.

) SIM

) NO
OBJETO

Assim, requer: 1) 2) A citao da r; A condenao da r a pagar os acrscimos decorrentes da aplicao de juros progressivos, na forma do art. 4 da Lei n. 5.107 de 1966; 3) A condenao do ru a pagar as parcelas vencidas, com acrscimo de correo monetria e juros legais e moratrios.

VALOR DA CAUSA

R$

A parte autora declara estar ciente de que: (1) os valores postulados perante o Juizado Especial Federal no podero exceder 60 (sessenta) salrios mnimos; (2) dever comparecer na data e horrio indicados para audincia de conciliao e/ou instruo e julgamento, sendo que o no comparecimento acarretar a extino do processo; (3) dever comunicar qualquer alterao de endereo, telefone ou e-mail no curso do processo. (4) So documentos essenciais para a instruo desta ao: a) documento de identidade e CPF; b) comprovante de

residncia; c) carteiras de trabalho e Previdncia Social (ou outro documento que comprove a existncia da conta vinculada e a data de opo pelo FGTS). _________________________, ____ / _____________ / _________.

____________________________________ Assinatura da parte autora

SJDF / JUIZADO ESPECIAL FEDERAL

You might also like