You are on page 1of 10

TER COMPRETIMENTO COM A OBRA

Podemos tomar como exemplo a vida de um homem em que ele se comprometeu com a obra de tal forma que nada o fez parar. E disseram-me : os restantes, que restaram do cativeiro, l na provncia esto em grande misria. E desprezo e o muro de Jerusalm fendido e as suas portas queimadas a fogo. (Ne 1:3). O povo de Israel que sobraram do cativeiro estava em grande misria e desprezo por sua cidade estar protegida. Era muito comum as cidades da poca serem rodeadas de um grande muro onde se protegia dos invasores e saqueadores. Mais Jerusalm estava destruda pelo fato de no possuir a proteo dos seus muros. Todo obreiro comprometido com a obra sempre busca em Deus orientao para fazer a sua obra. Deus d viso da sua igreja para o pastor e o mesmo distribui as tarefas para o seu ministrio onde os ministros executam as tarefas com bastante empenho e dedicao. um trabalho rduo onde muitos ficam para trs. Para que isso no acontea temos que buscar em Deus orientao e inspirao como fez Neemias. Porque disse Jesus, ningum lana mo no arado e olha para trs, apto para o Reino de Deus. (Lc 9:62) O obreiro quando determinado e tem conscincia que est fazendo uma grande obra sob a direo de Deus, nada o impedir .Quando Sambalate e Gesem enviaram a dizer: Vem, e congregaremos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porem intentavam faze-me mal, ento disse Neemias aqueles malfeitores : estou fazendo uma grande obra, de modo que no poderei descer. Toda grande obra que Deus coloca em nossas mos, o nosso adversrio tenta nos desanimar. Ns temos dois grandes adversrios: Diabo : Este j est derrotado pelo nome de Jesus, mas ele tem uma grande arma, que a nossa carne. Carne : este mais difcil, s muito jejum e orao e muita determinao para rejeitar as ofertas do diabo. Todos ns temos nas mos uma grande obra onde no podemos parar. Voc sabe qual a obra que voc tem nas mos? Se voc tem esta igreja como uma grande obra, o seu comprometimento com ela : Cuidar ; Orar ; Defender. Cuidado com os Sambalates e os Gesns dos nossos dias. Seja um Neemias ,determinado e no dando ateno a chamados estranhos.

QUALIFICAO DO OBREIRO
Os obreiros so pessoas com chamado de Deus para divulgar o plano de Salvao, onde Deus nos testifica o seu poder atravs da cura, libertao e da anunciao do evangelho, etc. Mas, para isso o obreiro tem que buscar em Deus, sabedoria para que ele possa executar toda boa obra. Segue abaixo alguns fatores que levam o obreiro a desempenhar-se bem em suas funes. 1- POSTURA O obreiro sempre observado por algum assim como ministrio, porm ele tem que estar sempre bem apresentado com um soldado em seu posto. Roupas limpas, cabelo penteado e atento a tudo e a todos dentro da igreja. O obreiro no pode orar por uma pessoa de olhos fechados. O obreiro no pode pedir orao na hora do culto pblico, nem ficar de mau humor, visto que as pessoas no tem culpa de voc estar passando por algum problema. 2- RESPONSABILIDADE O homem quando irresponsvel ele mau sucedido em todas as reas da sua vida, seja no casamento, trabalho e na igreja. A irresponsabilidade do obreiro vem seguida de desobedincia: Sempre chegando atrasado e no respeitando o seu superior espiritual. Lembre-se que voc um obreiro do Senhor e as coisas do Senhor so com ordem e decncia. Lembre-se tambm que cuidamos de vidas e cada negligncia do obreiro pode resultar em perdas de almas. Voc foi chamado para uma misso onde no pode haver falhas (ningum, que lana mo do arado e olha para trs, apto para o Reino de Deus.) Lc 9:62 3- PONTUALIDADE Que hora voc tem que chegar na casa do Senhor? A pontualidade fundamental para seu crescimento na obra. O obreiro que chega atrasado sem justificativa convincente, dificilmente chegar ao ministrio, visto que este obreiro s vai dar mau exemplo aos membros. Lembre-se voc est sendo observado. 4- TESTEMUNHO Dentre os muitos requisitos que devem ser preenchidos pelo obreiro cristo, destaca-se o que fala da necessidade dele dar um bom testemunho, no s na igreja qual segue, mas principalmente aos no crentes. Portanto o obreiro necessita cuidar da sua reputao, de sorte que todos o considerem no um incmodo, mas uma beno aonde estiver.

Vale salientar que para obreiro dar um bom testemunho perante as pessoas, necessrio que ele esteja em constante contato com eles, evitando portanto, o enclausuramento ou isolamento das pessoas das pessoas, atitude que muitos confundem com santidade. Para dar um bom testemunho aos de fora, alm do j recomendado, o obreiro precisa mostrar o seguinte: 1) Estrita integridade nos negcios O obreiro deve mostrar-se criterioso no cumprimento dos seus deveres, tendo sempre cuidado para no abusar do crdito comercial que facilmente lhe oferecido. Recomenda-se que o obreiro tenha cuidado ainda suas declaraes, falada e escrita, pois h aqueles que acham que no tem obrigao de cumprir com seus compromissos assumidos verbalmente. 2) Cortesia no comportamento O obreiro cristo deve mostrar-se um elemento corts com aqueles que o cercam, sejam crentes ou descrentes, assim ser amado pelos jovens e respeitado pelas crianas por quem deve devotar especial amor. Isto muito importante, principalmente quando sabemos que muitos pais so levados a terem uma grande admirao pelo obreiro cristo, atravs da influncia de ter um filho que diz ter o obreiro como seu amigo. 3) Pronto perdo as ofensas natural que o obreiro encontre pessoas dispostas a se por e tentar fazer-lhe mal. Diante de tais pessoas o obreiro necessita agir com serenidade, amor e esprito perdoador, nunca dando o mal, mas vencendo o mal com o bem. Diz o sbio Salomo: Se o que te aborrece tiver fome, d lhe po para comer, se tiver sede, d-lhe gua para beber, porque assim amontoars brasa viva sobre a sua cabea. E Senhor retribuir. 4) Abundante pacincia nas provaes A provao uma disciplina indispensvel no currculo de Deus para ns, seus servos. Este pensamento se reveste de especial importncia, principalmente quando podemos ver que o obreiro muitas vezes ensina mais pelas provas sofridas do que pela pregao diante do plpito. Existe um momento na vida do obreiro em que tudo parece estar contra ele, momento em que voc gostaria de conversar com algum, mas ningum tem tempo para te ouvir. Lembre-se Deus fiel! O verdadeiro significado da provao a pacincia que devemos ter no decorrer da mesma, pode ser encontrado nas seguintes palavras do apstolo Pedro: Nisto exaltais, embora, no presente, por breve tempo, se necessrio, sejais contristados por vrias provaes, para que , uma vez confirmado o valor da vossa f, muito mais preciosa do que o ouro perecvel, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glria e honra na revelao de Jesus Cristo.(I Pd 1:6-7)

1- Chamada do obreiro
a) Voc tem chamada -Ora, o Senhor disse Abrao: Sai-te da tua terra, e da tua paralela, e da casa de teu pai, para terra que EU te mostrarei. E far-te-ei uma grande nao, e abenoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu sers uma beno. E abenoarei os que te abenoarem, e amaldioarei os que te amaldioarem; e em ti sero benditas todas as famlias da terra.(Gn 12:1,3) Ao chamar o obreiro nos oriente atravs daquilo que chamamos A voz tranquila e suave de Deus, mas Ele tambm orienta mediante a voz do Esprito de Deus que nos fala. Esta a terceira maneira mais importante de sermos orientados pelo Esprito Santo.

1 Mediante o testemunho ntimo. 2 Mediante a voz tranquila e suave interior. 3 Mediante a voz do Esprito Santo. H um diferena entre a voz interior do Esprito santo que fala ao nosso esprito, e aquela voz tranquila e suave do nosso prprio esprito, que nos fala. Quando o Esprito Santo fala dentro de voc mais contundente do que qualquer outra voz. As vezes to real embora esteja dentro de voc, que voc olha ao seu redor para ver quem falou. Voc pensa que uma pessoa prxima de voc falou alguma coisa. Depois voc reconhece que estava dentro de voc. Lembre-se com no antigo testamento o jovem Samuel ouviu uma voz chamar o seu nome: Samuel, Samuel , pensou que Eli o chamava. Levantou-se deu um pulo e correu para descobrir o que Eli queria. Eli disse: No, no chamei voc, Samuel voltou para a cama. Ento escutou de novo: Samuel, Samuel, mais uma vez correu para Eli. No, no chamei voc. Aconteceu a terceira vez, finalmente raiou sobre ele, Samuel respondeu aquela voz e o Senhor lhe falou. (I Sm 3: 1,9). Conclumos que to importante quanto ser chamado discernir a voz de quem o chama. Por mais convidativo que o chamado nos parea, devemos identificar sem vem de Deus ou um subproduto de uma simpatia do ministro com o obreiro.

O sacerdcio Universal dos cristos


Um dos ensinos mais ressaltados no Novo Testamento aquele que diz ...de Deus somos cooperadores...( I Co 3:9). Este ensino, largamente enfatizado por Paulo, de igual modo compartilhado no decorrer de todo o Novo Testemunho. Sua importncia se avulta singularmente nas seguintes palavras do apstolo Pedro: Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquela que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. ( I Pe 2:9) Quando aceitamos a salvao que nos foi oferecida em Cristo, o nosso relacionamento com Deus assumiu uma dimenso no s tange ao louvor e adorao, mas tambm no que tanga ao servio. E desta forma que, uma vez unidos a Cristo, somos feitos parte inseparvel da Sua

obra na terra. Como igreja, temos de Cristo a chamada para sermos suas testemunhas, sal da terra e luz do mundo. Esta chamada se destina a todos os salvos.

Reconhecemos, porm, que alm da chamada geral e universal com a qual Deus tem contemplado a todos os salvos, Ele tem distinguido a muitos dos Seus servos com uma chamada individual e especfica. Estes, exercem funes de ministros de tempo integral, constituindo assim o ministrio ordinrio de Sua igreja. Ningum pode fazer de si ministro de Cristo. Necessrio que tenha a especfica chamada divina como Aro, irmo e cooperador de Moiss. Destes a quem Deus chama para o ministrio de tempo integral, requer-se que cumpram o seu ministrio com cuidado, respeito e dignidade, porque todos, quer sejam bons ou maus obreiros, ho de comparecer diante de Deus a fim de prestar-lhe contas dos seus atos.

Diferentes aspectos da chamada Divina


Abrindo a Bblia nos evangelhos, vamos encontrar duas chamadas a trs ordens de Jesus Cristo, as quais constituem a base da vocao e chamada de todo aquele que se dispuser a seguir a Cristo, passo a passo. So elas: - Vinde a mim... ...........................................................Mateus 11:28 - ...Vinde aps mim... ..................................................Mateus 4:19 - ...aprendei de mim... ...............................................Mateus 11:29 - ...permanecei, pois, na cidade..................................Lucas 24:49 - ...Ide por todo o mundo... .......................................Marcos 16:15 Da observncia a esta dupla chamada e trplice ordem de Cristo, dependem primeiro a salvao das nossas almas, e em segundo lugar, o sucesso do ministrio que Deus nos confia: seja um ministro de mbito geral e universal, seja um ministrio de mbito individual, especial e especfico. Vinde a mim... (Mt 11:28) Este solene convite de Cristo aos cansados e sobrecarregados, ou oprimidos, vem acompanhado da promessa: ...e eu vos aliviarei. Cansados e oprimidos! Esta era a triste situao der todos ns antes de fazermos parte da famlia de Deus. Hoje, porm, diferente. Ao darmos ouvido ao apelo de Cristo, o nosso peso se foi; fomos transformados em novas criaturas e constitudos servos Seus, dispostos a ficar aqui ou ali e alm, comunicado ao mundo os benditos favores do Evangelho. Todos os apstolos de Cristo comearam a sua jornada espiritual aceitando este convite; por isso vieram a ser aquilo que todos ns hoje esperamos ser: fiis testemunhas de Jesus Cristo.

...Vinde aps mim... (Mt 4:19) Em atender este segundo convite de Cristo, reside a chave do segredo do nosso sucesso na conquista das almas. Devemos seguir os Seus passos e pisadas, se quisermos ser para o mundo o que Ele foi, fazendo pelos homens o que Ele fez. Se no estivermos dispostos a seguir aps Ele e faz-lo nosso Mestre na conquista das almas, de pouco ou de nenhum valor ser estudarmos

bons livros ou frequentarmos cursos bblicos com o intuito de aprender a ganhar almas para o Seu Reino. Ganhar almas no uma profisso, mas uma arte divina que s ser levada a bom termo por aqueles que tenham passado pela escola do supremo Mestre da Galilia, o Senhor Jesus Cristo. ...Aprendei de Mim... ( Mt 11:29) A bblia se refere a Cristo mais vezes como Mestre do que como Salvador. Ela mesmo disse: Vs me chamais o Mestre e o Senhor dizeis bem: porque eu sou. (Jo 13:13) Aqueles que aprendem de Cristo so teis no comprimento de todo o desgnio de Deus. Devemos aprender de Cristo, pois segundo Paulo nEle esto escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Cl 2:3) Aprendendo de Cristo podemos ser para a nossa poca aquilo que Paulo e os demais apstolos foram para a sua prpria poca testemunhas capazes para anunciar todo o desgnio de Deus (At 20:27).

...Permanecei, pois na cidade... (Lc 24:49) Entre a preparao do discpulo e o seu envio como obreiro para o campo, Cristo exige de cada um: ...permanecei, pois na cidade....Primeiro ficar, para depois ir. Ficar sob a ordem do Senhor to sublime quanto partir sob a orientao e beno do mesmo Senhor. Ir quando deve ficar no menos perigoso do que ficar quando se deve ir. Davi ficou em Jerusalm quando devia estar com seu soldados lutando contra os filhos de Amom, e como resultado disso pecou gravemente contra Deus. (2 Sm 11:1-4).Aimas partiu quando devia ter ficado, o resultado disso foi quando chegou ao seu destino, descobriu que no tinha mensagem alguma (2 Sm 18:29). De mais de quinhentos irmos que ouviram: permanecei, pois na cidade...,apenas um nmero de mais ou menos cento e vinte atenderam a ordem do Senhor, consequentemente, s esses ...ficaram cheios do Esprito Santo e passaram a falar em outras lnguas, segundo o Esprito lhes concedia que falassem. (At 2:4) A exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo, nenhum de ns deveria incluir um ministrio de maiores propores, at que tivesse um especial visitao do Esprito Santo. E para t-las, precisamos...ficar na cidade, at que do alto sejamos revestidos de poder.

...Ide por todo o mundo... ( Mc 16:15) Havendo os discpulos ficado na cidade, veio o Esprito Santo e os encontrou juntos num mesmo lugar. Cheios do Esprito, agora podiam sair como testemunhas de Cristo, em Jerusalm, em Samaria, Judia e at aos confins da terra (At 1:8). Este mandamento de Cristo pode e deve ser observado tanto por aqueles que tiveram uma chamada individual da parte de Deus, quanto por aqueles que so alvo de uma chamada geral e universal. Como os maiores e mais valiosos peixes sempre esto, no nas guas rasas das praias, mas em alto mar, assim tambm as lamas mais carentes de Deus, so as que esto mais longe do

convvio dos cristos. Portanto, a ordem de Cristo de irmos busc-las l fora, onde se encontram.

CHAMADA GERAL E UNIVERSAL


Entre a chamada para a salvao destinada a todos os homens, e a chamada para um ministrio especfico de tempo integral, com a qual Deus tem contemplado alguns dos salvos, a chamada geral e universal destinada aos demais salvos. Desta chamada todos os salvos so feitos participantes. Um dos textos bblicos que melhor fala disto Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm com em toda Judia e Samaria e at aos confins da terra. Verdade que, aqueles que forem chamados para o desempenho de um ministrio cristo especfico, pouco ou nada podero fazer sem o respaldo do ministrio leigo. Os leigos formam esse grande potencial atravs do qual o Esprito Santo opera para abenoar o mundo. Desse ministrio fazem parte professores da Escola Dominical, secretrios em geral, tesoureiros, lderes de mocidade , de crculos de orao e lderes de msica, enfim aqueles que servem igreja, desde o Pastor at o porteiro.

O sacerdcio dos Cristos O sacerdcio universal dos crentes foi uma das chaves propulsoras que deu origem Reforma Protestante do sculo XVI. Para Martinho Lutero era inadmissvel que apenas uns poucos padres, bispos, cardeais e o Papa, fossem os nicos elementos capazes de representar os interesses do Reino de Deus na terra. Foi assim que ele fez soar a sua voz dizendo que todos os homens podiam falar ao mundo como porta-vozes do prprio Deus. Lutero dizia em outras palavras o que h quase mil e quinhentos anos o apstolo Paulo disse: Quando, porm, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graa, aprouve revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, sem temer, no consultei carne e sangue, nem subi a Jerusalm para os que j eram apstolos antes de mim; mas partir para as regies da Arbia e voltei, outra vez, para Damasco. (Gl 1: 15-17) H um grande perigo quando os ministros responsveis pelo governo da igreja subestimam o grande potencial espiritual e de servio que os leigos representam. A igreja de Antioquia, a mais importante igreja gentlica dos primeiros anos da Era Crist, no foi fundada pelos apstolos , mas pelos crentes leigos que foram dispersos por causa da perseguio comeada o martrio de Estevo (At 11:19-26) O papel desempenhado pelos leigos da Igreja Primitiva foi to marcante, que algum chegou a sugerir que o livro de atos deveria ser chamado Atos da igreja em vez de Atos dos apstolos pois o que vemos por todas as pginas deste livro uma igreja forte, valente e impoluta, consciente da responsabilidade de comunicar ao mundo os generosos favores do Evangelho. O trplice significado deste ministrio Dentre as muitas declaraes do Mestre quanto o valor do crente e da importncia da sua influncia no mundo, vamos destacar as trs que julgamos mais importantes:

1- ...sois o sal da terra... (Mt 5;13). O sal tem propriedades distintas de qualquer outro tipo de tempero, tanto que prefervel um alimento que contenha s o sal como condimento, a um alimento em que, tendo todos os condimentos, falte o sal. O sal tinha tanto valor entre os antigos do longnquo Oriente, que chegou-se dar um quilo de ouro por um quilo deste produto. A palavra salrio vem da palavra sal, e assim chamado devido ao fato de que os soldados romanos recebiam o pagamento dos seus servios prestados ao Imprio, metade em moedas e outra metade em sal. possvel que Jesus tivesse estes fatos em mente quando disse sermos o sal da terra. Relacionado ao crente, o sal fala da influncia mstica que devemos exercer sobre a sociedade em meio qual vivemos, primeiro como agentes de conservao; segundo, como agentes de equilbrio, e terceiro, como agentes que do sabor. A salinidade do cristo o seu carter, conforme descrito nas bem aventuranas, o discipulado cristo e verdadeiro, visvel em atos e palavras. Para ter eficcia, o cristo precisa conservar a sua semelhana com cristo, assim como o sal deve preservar a sua salinidade. Se os cristos forem assimilados pelos no-cristos, deixando-se contaminar, pelas impurezas do mundo, perdero a sua capacidade de influncia. (R.W, Slott) 2- ...sois a luz do mundo... (Mt 5:14). A luz brilha e se ope as trevas. Era exatamente isto o que Jesus queria que os Seus discpulos fizessem. Jesus sabia que o mundo jamais poderia ver a Deus melhor do que atravs de seus atos; por isso, em Mateus 5:16, Ele diz :...brilhe tambm a vossa luz diante dos homens, para que veja, as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai que ests no cus. Leo Tostoi, famoso romancista e novelista russo, queixou-se que os cristos, na Rssia dos seus dias, deixaram-no sem convico. Disse que somente suas aes e no suas palavras, poderiam modificar os temores da pobreza, da enfermidade e da morte que o perseguiam. Orgenes, porm, relata um histria diferente sobre os cristos dos seus dias, pois suas vidas e no suas palavras eram seu testemunho invencvel. A funo do sal principalmente evitar deteriorao: enquanto que a funo da luz iluminar as trevas: porm o sal e a luz tem uma coisa em comum, eles se do e se gastam e isto o oposto do que acontece com qualquer tipo de religiosidade cujo centro o ego. 3-...sereis minhas testemunhas... (At 1:8). H alguns requisitos que devem ser preenchidos por algum que num inqurito est sendo arrolado como testemunha, entre as quais se destacam: a) Precisa ter visto algo; b) Precisa ter ouvido algo. Uma pessoa cega e surda est impossibilitada de servir como testemunha. Mas, para fazernos Suas testemunhas, Jesus abriu-nos olhos e ouvidos, e nos fez embaixadores Seus e anunciadores de tudo aquilo que junto a Ele vimos e ouvimos.

CHAMADA INDIVIDUAL E ESPECFICA


Ainda que todos os crentes so chamados para ser sal da terra, luz do mundo, portanto, testemunhas do Senhor Jesus Cristo, certo que Deus tem contemplado a alguns com uma chamada individual, especfica e especial, afim de viverem para o Evangelho e do Evangelho. No obstante Jesus possusse um limitado nmero de discpulos, s doze deles foram escolhidos como apstolos e associados no Seu ministrio terreno. Devido excelncia desse

ministrio, requer-se daqueles que a ele almejam e se empenham por alcana-lo, pelo menos cinco grandes coisas tratadas neste texto e no seguinte:

1- Uma grande Salvao Levando em considerao que, como obreiros do Senhor, dificilmente poderemos salvar aqueles que nos ouvem, mais do que ns mesmos somos salvos, de primordial importncia termos primeiramente nascido de novo para a salvao. Mas, possvel haver um obreiro que prega o Evangelho e dele vive sem que seja salvo? Por mais duro e estranho que isto parea, o certo que h aqueles cujas obras e palavras evidenciam essa espantosa realidade. Portanto, devemos no s ser nascidos para a salvao, mas tambm vivermos em constante lembrana deste fato, pois que isto parte do grande sistema de f que nos faz diferentes dos pecadores, sem Jesus, aos quais nos dirigimos do plpito e com os quais constatamos dia-a-dia. 2- Uma grande santificao A santificao, de acordo com os padres bblicos, tem um duplo aspecto: a) Separao do mal; b) Dedicao a deus e a Seu servio. Revestidos desta santificao que nos faz diferentes do que ramos e que nos conduz a realizar a obra de Deus, a todos se far notrio que a nossa ambio maior sermos cada dia mais parecidos com aquele que nos alistou para a sua obra. Essa santificao se tornar um processo vivo e ativo a evoluir medida que o Esprito Santo encontrar lugar para operar em ns e atravs de ns. Portanto, para que a santificao encontre livre curso nas nossas vidas, necessrio se faz que sejamos cheios do Esprito Santo. 3- Uma grande compaixo Mateus 9:35-36, diz: E percorria Jesus todas as cidades e povoados ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando toda sorte de doenas e enfermidades. Vendo Ele as multides compadeceu-se delas porque aflitas e exaustas como ovelhas que no tem pastor. Viso e compaixo so duas asas que conduzem a alma daquele que anela fazer a obra de Deus. Disto, entende-se que, para termos a compaixo de Cristo necessrio que tenhamos a viso de Cristo. O captulo 8 do evangelho de So Marcos narra a experincia do cego de Betsaida que foi levado a Jesus a fim de ter a sua viso restaurada. Tomando Jesus o cego pela mo, levo-o para fora da cidade, imps-lhe as mos e perguntou-lhe se via alguma coisa, ao que ele respondeu: ...vejo os homens, porque como rvores os vejo andando. Como nenhuma semelhana h entre um homem e uma rvore, Jesus tornou a pr as mos sobre o cego,...e ele, olhando firmemente ficou restabelecido, e j via ao longe e distin tamente a todos.(v.25 ACR).

A bondade do Deus que nos chamou para sua obra, que os homens no como rvores, no como eles no so, mas como eles so: almas preciosas, porm, sem Deus e sem salvao. S vendo-os assim que temos condio de mostrar genuna compaixo por eles. Um obreiro sem compaixo uma espada sem gume, uma lana sem ponta, um pssaro sem asas, um rio sem peixe, uma nuvem sem gua, uma rvore sem fruto e uma flor sem perfume. No importa quo eloquente na pregao, nem quo fervoroso na orao sejamos ns, quando nos falta genuna compaixo pelas almas a quem Deus tanto ama, e por quem fez Seu Filho morrer.

CHAMADA INDIVIDUAL E ESPECFICA


(CONT.) Das cinco grandes coisas que o homem chamado por Deus precisa evidenciar, tratamos apenas trs no texto anterior. As outras duas sero tratadas neste texto. So elas: 4- Uma grande comisso Aqueles a quem Deus chama precisam ter conscincia que a obra que lhe confiada no s uma incumbncia, mas uma grande incumbncia. Belo exemplo neste sentido nos oferecido pela vida de Neemias, grande lder de Israel. Convidado por Sambal, Tobias e Gsem, a deixar as suas atividades relacionadas com a restaurao das muralhas arruinadas da cidade de Jerusalm, Neemias respondeu simples e decididamente: ...Estou fazendo grande obra...por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? (Ne 6:3). Acrescenta mais Neemias: Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu porm lhes dei sempre a mesma resposta(Ne 6:4). Ora, se aquela obre que fora iniciada e concluda em apenas cinquenta e dois dias (Ne 6:15), era uma grande obra, imaginemos a importncia da que nos dada a realizar por toda a nossa vida. H muitos crentes que alegam estar Deus lhes chamando para fazer algo na sua obra, contudo no sabem com exatido o que Ele est querendo que ele faam. Mesmo assim esto abandonando seus estudos e empregos a fim de se colocarem disposio divina. Evidentemente isto uma discrepncia luz da Bblia ensina. Regra geral, quem alega ter sido chamado por Deus para realizar algo, contudo no sabe o que fazer, dificilmente foi enviado a fazer coisa alguma, pois Deus quando chama Ele mesmo especifica o que deve ser feito. H no antigo testamento um bom exemplo que serve para ilustrar o que aqui dito. Havendo morrido Absalo, Joabe, o comandante dos exrcitos de Davi, designou um homem etope para dar notcia a Davi. Porm, Aimas pediu a Joabe que lhe fosse dada essa incumbncia. Joabe, porm, lhe respondeu: ...Tu no sers, hoje, o portador de novas, porm outro dia sers... (2 Sm 18:20). Mesmo assim Aimas correu. Chegando presena de Davi, perguntou-lhe o rei: ...Vai bem o jovem Absalo? Respondeu Aimas: Vi um grande alvoroo, quando Joabe mandou o teu servo, rei, porm no sei o que era. (2 Sm 18:29) Enquanto Aimas se desculpa, inclusive mentido, porque de fato Joabe no o havia enviando, chegou o etope e disse ao rei: ...Sejam como aquele os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para o mal. (2 Sm 18:32) Veja que contraste: Aimas tinha um nome, porm, no tinha um comisso legtima, enquanto que o etope, cujo nome a Bblia nem registra, foi comissionado e feito portador de novas. Hoje, como antes, no importa o nome que algum tenha ou o desejo que mostre de realizar a obra de Deus; acima de tudo o que importa ter comisso da parte de Deus.

You might also like