You are on page 1of 3

CARTA REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Ns, que compomos os corpos discente, docente, tcnico-administrativo da Universidade Federal

l de Minas Gerais e demais pessoas e instituies, preocupados com a ocorrncia de violncia, discriminao e opresso nos episdios do dia 15 de maro de 2013 na Faculdade de Direito da UFMG, apresentamos esta Carta e exigimos providncias. Entendemos que o trote, como mecanismo de integrao entre os alunos calouros e os veteranos vlido desde que no haja atentados dignidade e aos direitos humanos. Demonstraes explcitas de racismo, homofobia, classismo e misoginia obviamente no se mostram como ofensa somente aos envolvidos e exigem um enfrentamento srio por parte de todo o corpo universitrio. Entendemos que a manuteno das desigualdades sociais, das discriminaes quanto etnia, gnero e orientao sexual, das violncias e opresses cotidianas s minorias no devem ser naturalizadas, seja no mbito da Universidade ou fora, e nem legitimadas por esta. O que corroboramos ao destacarmos o papel da UFMG como propositora e executora de Polticas Pblicas. Portanto, a necessidade de observncia de sua Misso e seus Princpios Institucionais que pretendem respectivamente, Gerar e difundir conhecimentos cientficos, tecnolgicos e culturais, destacando-se como instituio de referncia nacional, formando indivduos crticos e ticos, com uma slida base cientfica e humanstica, comprometidos com intervenes transformadoras na sociedade e com o desenvolvimento scio-econmico regional e nacional. e Apoio ao desenvolvimento de polticas pblicas voltadas busca de sociedades nodiscriminatrias, mais igualitrias e mais justas. Por acreditarmos que a Universidade se trata de uma construo coletiva com um papel social voltado para o mundo, nos cabe apresentar consideraes quanto aos episdios ocorridos, proposies s aes que esto sendo tomadas, bem como demonstrar nossas expectativas quanto s decises que buscaro findar o caso em questo.
1. Exposio de motivos

1.2 Consideramos que idias e manifestaes discriminatrias, de violncia e opresso so incompatveis com a Universidade que defendemos e que nos reconhecemos como parte. 1

1.3 Consideramos que a violncia tida como banal e em forma de tradio ocorrida nos trotes, mesmo que simblica, no pode ser alegada como pressuposto de inocncia dos agressores. Portanto, a naturalizao dessas prtica atentatria aos princpios da Universidade Federal de Minas Gerais, Estado Democrtico de Direito, e aos Direitos Humanos. 1.4 Considerando que, apesar de tais episdios de violncia, discriminao e ofensa dignidade humana, terem tido visibilidade na Faculdade de Direito, acontecimentos com este teor no se restringem quela Unidade Acadmica. 1.5 A conduta ocorrida no dia 15 de maro pode ser enquadrada na Lei n 7.716, de 05 de janeiro de 1889, que define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor. Em seu art. 20 define que Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. constitui crime. 1.6 O racismo atentatrio s garantias Constitucionais conforme seu Art. 5, inciso XLII a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei;. 1.7 Considerando que pessoas que defendem idias nazistas integradas aos corpos discente, docente e tcnico-administrativo da UFMG so incompatveis com os propsitos da Universidade j mencionados anteriormente nesta carta, e ainda tendo agravante do 2, do Art. 20 da Lei n 7.716 de 05 de janeiro de 1989. 1.8 Consideramos a existncia de casos semelhantes, que tiveram publicidade, e tambm conhecimento por parte da Reitoria da UFMG, cujo tratamento dado foi considerado insatisfatrio pelos envolvidos e pela Comunidade Acadmica. 1.9 Consideramos que a ausncia de poltica pblica abrangente e eficaz, por parte da UFMG, no combate a opresso de minorias tem levado manuteno das prticas opressoras e discriminatrias. Neste sentido, esta ausncia entendida como contraditria s intenes expostas pela instituio no que se refere insero das minorias tnicas em seu programa de aes afirmativas e integrao Internacional. Entendemos que os diversos grupos, devido sua importncia, que desenvolvem trabalhos ligados ao ensino, pesquisa, extenso ou militncia, nesta temtica na Universidade, devem ser ouvidos e reconhecidos como um dos principais atores no desenvolvimento de quaisquer polticas pblicas que, no mbito da Universidade, vise tratar do assunto.

2. Portanto, exigimos providncias a seguir.

2.1 Exigimos que, devido gravidade dos episdios ocorridos, dever da Universidade acionar, tambm, as autoridades judiciais competentes para tratar do caso em questo, ao que no ocorreu de pronto, o que se estende at o momento da finalizao desta Carta. 2.2 Requeremos providncias para que a Comisso, instituda pela Portaria n 018/2013 expedida pela Diretoria da Faculdade de Direito da UFMG, seja tambm composta por representantes dos corpos discente e tcnico-administrativo. Assim consideramos por se tratar de assunto que diz respeito no s ao corpo docente, mas a toda a Comunidade Acadmica. 2.3 Exigimos a iniciativa de criao de uma Comisso, com representao paritria de discentes, docentes e tcnico-administrativos, com a finalidade de propor uma poltica da Comunidade Universitria para Defesa dos Direitos Humanos e Minorias que leve em considerao todo o conhecimento j produzido na Universidade pelos grupos que trabalham com a temtica, bem como o dilogo com entidades que atuam com o tema. 2.4 Por fim, informamos que cobraremos posicionamento por parte da Diretoria de cada Unidade Acadmica a respeito dos episdios de violncia e o comprometimento para adotar medidas preventivas que visem evitar ocorrncias da mesma espcie.

N.

Nome

Documento de identificao

Assinatura

You might also like