You are on page 1of 3

SGQ - SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE

PES - Procedimento de Execuo de Servio


PROCESSO IDENTIFICAO REVISO/DATA FOLHA N

PISO CERMICO COM CONTRAPISO

PES 12.1

00-06.08.09

1/3

1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Peas cermicas Argamassa para contrapiso Argamassa industrializada para rejunte Mangueira de nvel Nvel de bolha Trena metlica Prego Linha de nilon Brocha, p e enxada Lata d'gua 2. MTODO EXECUTIVO 2.1. Condies para o incio Os revestimentos de paredes devem estar terminados. Os batentes devem estar instalados e conferidos, com folga prevista para o assentamento da cermica. A tubulao hidro-sanitria de piso deve estar terminada. A impermeabilizao deve estar executada e testada. O cmodo deve estar limpo e desimpedido. 2.2. Execuo dos servios Execuo do contrapiso 1. Lavar toda a rea a ser regularizada com gua, removendo toda poeira e sujeira da laje. 2. Tirar o nvel usando a mangueira de nvel, a partir do ponto de referncia verificado em projeto (se houver). Assentar as taliscas observando os caimentos determinados e preparar as mestras com argamassa. Se no houver determinao de nvel e caimento em projeto, adotar o caimento de 1% em direo aos ralos. Marcar tambm os nveis de piso acabado. 3. Esticar uma linha de nilon nos dois sentidos do piso, definindo o esquadro do cmodo e o ponto de partida previsto no mapa de paginao. 4. Fazer o caldeamento da rea espalhando uma nata de cimento com uma vassoura de piaava. 5. Lanar a argamassa com pouca plasticidade (similar do reboco) preenchendo as reas entre as mestras e espalh-la com enxada. 6. Aps o espalhamento, apiluar a argamassa e sarrafear a argamassa adensando-a com a rgua de alumnio, apoiando-a sobre as mestras e dar acabamento final com a desempenadeira, jogando um pouco de gua. Assentamento da cermica 1. Logo aps o desempeno e conferncia do contrapiso, polvilhar cimento e gua com a brocha sobre a superfcie a ser imediatamente revestida, e alisar com a colher de pedreiro. 2. Assentar as fiadas mestras nos dois sentidos do piso, para somente depois iniciar o assentamento das demais peas do piso cermico.
Elaborado por: Ass.:_______________________ Nome: Alexsandro Andrade Boato 06/08/09 Data Analisado por: Ass.:_______________________ Nome: Joo Batista C. Teixeira 06/08/09 Data Aprovado por: Ass.: _______________________ Nome: Maximiliano Jos Reis 06/08/09 Data

Colher de pedreiro Rgua de alumnio Martelo Serra eltrica manual Riscador manual Espaadores plsticos em X Esptula, borracha Lixas, escovas, vassouras e panos Vasilha para argamassa

PROCESSO

IDENTIFICAO

REVISO/DATA

FOLHA N

PISO CERMICO COM CONTRAPISO

PES 12.1

00-06.08.09

2/3

3. Assentar as peas cermicas seqencialmente, batendo-as com o martelo de borracha e arrastando-as lateralmente, at ajustar o posicionamento das peas e a espessura da junta com o auxlio de espaadores. Verificar constantemente o caimento com auxlio de um nvel de bolha. 4. Assentar primeiro todas as peas inteiras, para ento iniciar o assentamento das peas a serem cortadas.Os cortes das peas devem ser executados antes da aplicao da nata de cimento, devendo ser feitos por meio de serra manual e / ou cortador manual. 5. Aps assentamento da cermica, remover os restos da argamassa de assentamento das juntas com um pedao de madeira. Depois, limpar o cmodo e as reas prximas removendo restos de argamassa, peas cermicas, embalagens ou outros materiais. 6. Aps um perodo mnimo de 72 horas do assentamento, iniciar o rejuntamento das peas, procedendo da seguinte maneira: limpar as juntas com uma vassoura ou escova de modo a eliminar toda a sujeira, como poeira e restos da nata de cimento. 7. Espalhar a argamassa de rejunte com uma esptula de plstico, pressionando contra a junta e em seguida, frisar as juntas com uma ponta de madeira ou pedao de borracha. 8. Aguardar cerca de 15 minutos e limpar o excesso com um pano mido. Depois, aguardar aproximadamente mais 15 minutos e limpar novamente com um pano seco. 3. INSTRUO DE SEGURANA 3.1. Equipamentos de Proteo Individual Botina de segurana.

Capacete.

Luva ltex.

Uniforme.

Mscara descartvel. culos de segurana.

Protetor auricular.

3.2. Equipamentos de Proteo Coletiva No se aplica. 3.3. Instrues Gerais 1. Participar do Treinamento Introdutrio conforme PGS.03 Treinamento de Pessoas. 2. Manter EPIs limpos, guardar em local adequado. 3. Substituir os EPIs quando estiverem danificados ou sem condio de uso. 4. Realizar os exames mdicos admissionais, peridicos, demissionais, retorno ao trabalho e exames complementares, conforme definido no PCMSO. 5. Manter as placas indicativas de segurana conservadas. 6. Manter os locais de trabalho limpos, organizados e com todos os acessos desimpedidos, a fim de facilitar o trnsito. 7. Trajar sempre o uniforme completo e em bom estado de conservao e higiene. 8. Preencher a APR conforme IS.01 Anlise Preliminar de Riscos; 4.4. Medidas Preventivas 1. Verificar antes do inicio dos servios, as condies de uso das ferramentas e equipamentos. 2. Usar mscara descartvel para exposio poeira. 3. Usar luva ltex para evitar contato com argamassa / cimento.

PROCESSO

IDENTIFICAO

REVISO/DATA

FOLHA N

PISO CERMICO COM CONTRAPISO

PES 12.1

00-06.08.09

3/3

4. Usar protetor auricular para proteo do sistema auditivo. 5. Usar culos de segurana para proteo dos olhos contra projeo de partculas; 6. Manter as costas o mais reto possvel (nunca arqueadas). Abaixar dobrando sempre os joelhos. 7. Instalar proteo coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou projeo de materiais. 8. No fazer o porte de ferramentas manuais em bolsos ou locais inadequados e quando necessrio transport-las em bolsas ou mochila adequadas; 9. No deixar sobre passagens, escadas, andaimes e superfcies de trabalho as ferramentas, quando houver risco de queda; 10. Em caso de ocorrncias fora do planejamento, paralise os servios e contate o Engenheiro de obra e/ou tcnico de segurana para providncias. 11. Para a utilizao da serra eltrica manual dever ser seguida a Instruo de Segurana IS.21 Serra de Disco.

You might also like