You are on page 1of 19

POSSIBILIDADE DE IMPLEMENTAO DE CLUBES DE CINCIAS EM ESCOLAS PBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DO PARAN Denise Juci Fontana dos Santos1

Julio Murilo Trevas dos Santos,2

RESUMO
Este artigo apresenta reflexes decorrentes de uma experincia com a implementao de Clube de Cincias em Escola da Rede Pblica Estadual do Paran, como atividade do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado Paran. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Leonardo da Vinci, localizada no Municpio de Dois Vizinhos PR e teve como objetivos investigar as possibilidades de viabilizao da implementao de um Clube de Cincias com alunos do 6o ao 9o ano de educao bsica, bem como auxiliar os participantes a desenvolver e estruturar um Clube com um conjunto especfico de orientaes a professores e alunos. A motivao e o envolvimento demonstrados pelos alunos confirmam a possibilidade desenvolver atividades dessa natureza nas escolas estaduais.

Palavras-chave: Clube de Cincias; Ensino-aprendizagem; Abordagem integradora.


Abstract This article presents considerations arising from an experience with the implementation of Club of Science in Public School Network's Stateof Parana, as activity of the Program for Educational Development of the State of Parana. The study was conducted at the State School Leonardo da Vinci, located in the city of Dois Vizinhos-PR aimed to investigate the possibilities of facilitating the implementation of a Club of Science with students from 6th to 9th grade of basic schooling, and help the participants to develop and build a club with a specific set of guidelines to teachers and students. The motivation and engagement demonstrated by the students confirm the possibility to develop such activities in state schools. Keywords: Club of Sciences; teaching and learning; integrative approach.

1. INTRODUO
2.

1. Rede Pblica Estadual, disciplina de Cincias. Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado


do Paran PDE Denise@seed.pr.gov.br Departamento de Qumica. Universidade Estadual do Centro-Oeste. Guarapuava, PR trevas@unicentro.br

Um Clube de Cincias proporciona momentos de encontro para aquisio e aprofundamento em temas cientficos, contribui substancialmente na aprendizagem da disciplina de Cincias. Partindo desse pressuposto acredita-se que os Clubes podem auxiliar na abordagem consistente, crtica, histrica, bem como relacionar os contedos cincia, tecnologia e sociedade, como prope a prpria Diretriz Curricular da disciplina de Cincias. (PARAN, 2006). Ao reportar o leitor para os diversos momentos histricos pelos quais passou o ensino de Cincias no Brasil, percebe-se que durante as dcadas de 1960 e 1970, muitas escolas brasileiras montaram Clubes de Cincias. Nessa poca os professores tinham como norteador a mudana do ensino da disciplina para atender aos rpidos avanos tecnolgicos. Aps a dcada de 70 a realidade mudou e os Clubes de Cincias tambm. Atualmente, o destaque maior est na abordagem dos contedos: no de maneira tradicional, mas prximos ao cotidiano dos estudantes, e das vrias reas do conhecimento, buscando uma formao cientfica, porm voltada para a interpretao do cotidiano e em prol da comunidade. Proporcionar atividades complementares, que podem ser desenvolvidas em um Clube de Cincias mostra-se como uma proposta significativa para ampliar o conhecimento cientfico do educando nas escolas pblicas do Estado do Paran. A inteno no formar mini-cientistas, mas cidados conscientes de sua funo social. Pessoas que tenham a percepo de que esto inseridas em um ambiente natural e que suas aes afetam, alterando esse ambiente. As Diretrizes Curriculares de Cincias para a Educao Bsica esto, justamente, pautadas nessa concepo, quando destaca a valorizao da dvida, a contradio, a diversidade e divergncia, o questionamento das certezas e incertezas, e faz superar o tratamento curricular dos contedos por eles mesmos, de modo a priorizar a sua funo social (PARAN, 2006). Este artigo posiciona historicamente o leitor no desenvolvimento do Ensino de Cincias, faz um breve relato da evoluo dos Clubes de Cincias no Brasil e justifica a elaborao de material didtico para auxiliar a implantao de um Clube de Cincias em escolas da rede pblica de ensino do Estado do Paran. Neste material so apresentadas informaes que orientam professores de Cincias para que atuem como disseminadores dos Clubes de Cincias. Tambm desperta a curiosidade da comunidade escolar sobre o que , como funciona e quais os objetivos de um Clube de Cincias.

3 Ao abordar os contedos especficos da disciplina de Cincias em sala de aula, numa perspectiva crtica, o professor provoca anlise e discusses que extrapolam a sala de aula. Nem sempre ao terminar uma aula, o assunto termina, mas ao contrrio, estendese para alm do ambiente da escola. Um Clube de Cincias, alm de possibilitar a fundamentao para o desenvolvimento de atividades cientficas que envolvam os alunos mais diretamente com a sociedade, estimula a socializao, a liderana, a responsabilidade e o esprito de equipe. (MANCUSO, 1996).

2. FUNDAMENTAO
2.1. HISTRICO A educao brasileira, de maneira geral, desde seu incio, em 1549, reproduziu os modelos tradicionais portugueses, pregados pelos padres jesutas em sua misso ideolgica de catequese, opondo-se ao movimento reformista em desenvolvimento na Europa. ROMANELI (1988) aborda uma noo sobre a maneira como o ensino era deflagrado no pas, por conta dos padres educadores:
[...] uma enrgica reao contra o pensamento crtico [...] um apego a formas dogmticas de pensamento [...] revalorizao da Escolstica, como mtodo e como filosofia, pela reafirmao da autoridade, quer da igreja, quer dos antigos.

Este tipo de educao usada pelos jesutas no desencadeia nenhum estmulo a qualquer educao cientfica, conforme se observa na histria brasileira, at meados do sculo XIX. O que se conhecia do e no Brasil em termos cientficos era o que observavam e coletavam os pesquisadores estrangeiros, a exemplo do que aconteceu com Darwin:
Em viagem a bordo do navio Beagle ele descobriu o que mais lhe interessava e dava prazer: estudar a natureza. Em dezembro de 1831, iniciou seu curso itinerante pelo mundo. Numa expedio que durou cinco anos, ele maravilhou-se com as belezas tropicais brasileiras [...]. CASTAEDA, 1997.

Enquanto no sculo XVII a Europa se assombrava com grandes descobertas da cincia (Revoluo Cientfica), estudar ou fazer cincia no Brasil era considerada uma excentricidade ou quase um luxo.

4 Alguns fatos marcaram e nortearam o pensamento do homem, promovendo uma mudana na maneira de perceber o mundo que o rodeava, bem como na forma de transmitir conhecimentos, destacando-se as grandes navegaes (e com elas o uso de mapas, anotaes, astrolbio, conceitos de astronomia, entre outros), no sculo XIV e a inveno da imprensa (e com ela a disseminao das anotaes do saber elaborado, at ento), no sculo XV (CHASSOT, 2004). A partir dos sculos XV e XVI, muitos foram os nomes destacados na histria, que contriburam para o desenvolvimento do pensamento cient fico, dentre eles: Leonardo da Vinci, Nicolau Coprnico, Galileu Galilei, Francis Bacon, Isaac Newton, dentre outros (CHASSOT, 2004). Com o Iluminismo, o pensamento cientfico recebeu maior importncia. Mas a transio da Alquimia para a qumica e a contribuio de Lavoisier merecem destaque nos apontamentos histricos evoluo no estudo da Cincia (CHASSOT, 2004). O sculo XVIII teve como destaque a Revoluo Industrial que evidenciou um grande nmero de invenes de artefatos tecnolgicos, que interferiram sobremaneira no pensamento cientfico e nas relaes sociais. No Brasil, a educao oscilava entre a influncia clssica humanista e a tendncia positivista, esta ltima, buscando aumentar a carga das disciplinas cientficas nos currculos escolares. No sculo XIX o que merece comentrio so as relaes do homem com a natureza e com o prprio homem e as transformaes causadas no ambiente. Por conta disso, o ser humano passou a pesquisar mais e registrar mais os frutos de sua curiosidade, ou seja, Darwin, Mendeleiev e Mendel, dentre tantos outros deixaram o legado de seus estudos para a Cincia de forma inegvel (CHASSOT, 2004). No Brasil, a histria do desenvolvimento do estudo de cincias enfatizada aps 1900. No incio do sculo XX, a vigncia da escola Tradicional, onde o professor era o detentor do conhecimento e limitava-se a transmisso de seu conhecimento, a nfase do ensino cientfico era centrada no produto da cincia, com pouco ou nenhum destaque ao processo que gerava o conhecimento. Na dcada de 30, tivemos a marca da Escola Nova, quando a educao pautava-se por um ensino mais liberal, sendo que o aluno era um sujeito de sua aprendizagem, por si s era capaz de educar-se. O professor passou a ser um orientador ou facilitador do conhecimento, ou seja, cabia a ele a tarefa de auxiliar o aluno se este necessitasse, medida que buscava o conhecimento. O Ensino de cincias salientava a influncia da cincia no progresso da humanidade, sem qualquer questionamento sobre a

5 utilizao do conhecimento cientfico. Segundo MANCUSO, o mito da neutralidade cientfica teve seu auge nesse perodo.
O novo paradigma educacional centrava-se numa pedagogia mais liberal que colocava o indivduo (educando) como sujeito (e no mais como objeto) de um processo, sendo capaz de educar-se, desde que tivesse oportunidades de aprendizagem. O papel do professor, nesta nova viso, seria o de propiciar as oportunidades, caracterizando-se como o facilitador da aprendizagem dos alunos. (MANCUSO, 1996, p.35)

A partir da dcada de 1950, o currculo de Cincias estava atrelado ao modelo da redescoberta e buscava preparar o aluno para ser o pequeno cientista, para que se familiarizasse com o Mtodo Cientfico, por meio de atividades investigativas experimentais. O aluno era acompanhado por um professor treinado a supervalorizar o uso do laboratrio e desconsiderar a prtica social dos alunos e a aplicabilidade da cincia no cotidiano. interessante salientar que surgem nesta dcada os primeiros registros dos Clubes de Cincias, cujo principal objetivo era descobrir e formar mini-cientistas, para que posteriormente, estes se transformassem em cientistas. O modelo da redescoberta vigorou at o final da dcada de 60, quando, no incio da dcada de 70, de acordo com KRASILCHIK (1987), ao entrar em vigor a Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, a educao de cincias no Brasil passou a ser muito confusa, pois as disciplinas profissionalizantes foram introduzidas em detrimento das cientficas. Porm, foram elaborados pelo Ministrio de Educao e Cultura vrios projetos de produo de material didtico de Cincias e Programas, Simpsios e atividades sobre a melhoria do ensino de Cincias, como destaca Ivo Leite Filho (2006), em tese de estudos sobre Centros de Cincias e Divulgao Cientfica. Na dcada de 1980 surge o modelo Construtivista, fundamentado nas idias da psicologia cognitiva, que se propagou pela Amrica Latina, sobretudo no Brasil e na Argentina. Esse modelo era marcado pelos contedos especficos deixando de serem vistos como processo. Nesta concepo, o conhecimento nunca est pronto e acabado; os saberes prvios dos alunos so tratados de maneira mais articulada. Os alunos so construtores dos conhecimentos e co-responsveis por sua aprendizagem. Nenhuma das tendncias at ento citada conseguiu firmar-se nas escolas brasileiras, deixando apenas um registro na histria e a influncia que tiveram sobre os professores de cincias naturais (atravs de cursos de formao) e os contedos e metodologias desenvolvidas nos livros-texto, como se percebe ao referenciar autores no ensino de cincias, quando estes se referirem ao livro-didtico, estes sim atingiram a sala

6 de aula e se constituem cada vez mais no instrumento bsico de trabalho dos professores, sempre impregnados com traos daquelas tendncias. DELIZOICOV e ANGOTTI, 1990. p.27). Os Clubes de Cincias comearam a surgir nas escolas, no final da dcada de 50, locais considerados favorveis vigncia da metodologia cientfica, para incentivar a repetio do que era produzido nos laboratrios de pesquisa. Percebe-se ento, que os primeiros Clubes de Cincias foram espao de reproduo da concepo educacional da poca, ou seja, Mtodo da Redescoberta. (CHASSOT, 2004). Como conseqncia, as Feiras de Cincias surgiram quase na mesma poca e sua principal funo era mostrar o que se produzia ou reproduzia nos Clubes. Os freqentadores de Clubes de Cincias participavam das Feiras de Cincias, apresentando o que haviam realizado nos encontros realizados nos Clubes. No se deve passar despercebido que os trabalhos de investigao realizados pelos alunos eram direcionados pelo mtodo cientfico e a avaliao dos trabalhos sempre passava pela validao do professor. Neste momento, o papel do professor era de julgar as competncias dos alunos, observando se estes tinham seguido a contento, o mtodo que lhes tinha sido ensinado. Mas os Clubes de Cincias, nessa poca, no surgiram somente no Brasil. Em outros pases da Amrica Latina como Peru, Bolvia e Argentina h registros de associaes cujos objetivos eram bastante similares aos apresentados nos Clubes de Cincias brasileiros. o que relata a escritora argentina Maria Tereza Rodriguez de Echage, em sua obra El club de Ciencias una nueva alternativa pedaggica, quando destaca que:
Um Clube de Cincias uma associao de jovens dirigidos por um professor responsvel e regida por um estatuto. Se constitui para promover entre seus membros o conhecimento Cientfico, a prtica do mtodo cientfico e o desenvolvimento de outras atividades de carter cientfico e tecnolgico. Um Clube de Cincias a principal organizao que dirige as primeiras investigaes de carter cientfico atravs de diferentes atividades [...] (ECHAGE, 1994). [traduo nossa].

Outro comentrio necessrio apresentar a viso contida no material da UNESCO, cujo ttulo Manual para el fomento de las actividades cientificas y tecnolgicas juveniles, representao para a Colmbia, onde o Clube de Cincias visto como uma associao permanente de crianas e jovens com organizao estabelecida e que, devem ser orientados por pessoas qualificadas para tal funo, sendo que dentre as

7 atribuies do Clube esto: desenvolver atividades que contribuam para a educao cientfica e tecnolgica de seus membros e da comunidade. (verso de 1985). No estudo dos fundamentos histricos dos Clubes de Cincias no Mxico, h uma pequena diferenciao quanto funo dessas associaes de jovens, sendo que para os integrantes e disseminadores da idia h a necessidade de que:

Estimular na juventude o interesse pelo conhecimento cientfico de fundamental importncia para pases que desejam alcanar um desenvolvimento durvel e autnomo. Vincular a juventude com a realidade da investigao cientfica implica confront-los com os problemas e os contratempos que implica a Cincia, desenvolver o esprito criativo e investigativo na busca de solues. A experincia de descrever como resultado de um esforo de investigao gera novos questionamentos e desta maneira se deparam com as diversas faces e objetivos que implica em fazer Cincia. (SOLANA; REYES e BOLAOS, 2002). [traduo nossa].

Mas toda essa fundamentao terica necessria para propiciar a percepo de que os Clubes de Cincias esto, h muito tempo, auxiliando o desenvolvimento do ensino de cincias e despertando a investigao e a pesquisa cientfica. Percebe-se que em sua base histrica, o objetivo maior sempre foi a utilizao e o desenvolvimento do mtodo cientfico, a formao do futuro cientista de conquistar reconhecimento junto aos pases mais desenvolvidos cientificamente. (KRASILCHIK, 1987). Na atualidade, existem muitas escolas em diversas regies do Brasil (principalmente no Rio Grande do Sul), que possuem Clubes de Cincias de destaque. (MANCUSO, 1996). Muitas das escolas so instituies pblicas de ensino, sendo que o Estado do Paran possui alguns Clubes que funcionam em instituies estaduais de ensino, mas a maioria dos relatos encontrados sobre os Clubes de Cincias Paranaenses so de associaes alheias escola ou vinculados a instituies particulares de ensino.

2.2. O QUE UM CLUBE DE CINCIAS?


Existem muitos tipos de Clubes de Cincias, cada um com uma determinada concepo filosfica, porm a maioria deles possui uma espinha dorsal comum, ou seja, so regidos por interesses de aprofundamento em assuntos relacionados Cincia. Na literatura sobre o tema encontra-se uma definio bastante interessante sobre o que seja um Clube de Cincias: para COSTA (1988, p.38) o local [...] onde

8 todos os interessados pudessem trocar idias e realizar reunies, leituras e, acima de tudo, pesquisas dentro da prpria comunidade. Porm, sua definio passa a ter um significado maior quando se pesquisa mais profundamente o trabalho do autor, realizado com o Clube de Cincias Pequeno Prncipe, onde ele relata que Os jovens, dentro desse processo, questionam, duvidam e buscam resultado. O senso crtico est a. Comea a nascer o aluno com viso [...]. H autores, como GOMES, fiis defensores da existncia de Clubes de Cincias, que orientam quanto ao processo ensino-aprendizagem desenvolvido nos clubes, salientando o seguinte:

[...] Clube de Cincias uma atividade em que o processo ensinoaprendizagem se desenvolve paralelamente a um importante processo formativo e educativo; e que ambos se desenrolam de modo espontneo e pleno de AFETIVIDADE, com resultados verdadeiramente magnficos. (GOMES, 1988, p.40)

O Servicio de Difusin Cientfica (SEDIC) do Programa Nacional de Atividades Cientficas e Tecnolgicas Juvenis da Argentina (SEDIC, 1994, p.12), apresenta o seguinte relato:
O Clube de Cincias um local de juno de quatro variveis: Estrutura cognitiva e afetiva dos jovens, Em um ambiente que os contm, Em um contato direto com o objeto de estudo, Com o apoio de mediadores, que promovem e perseguem uma interao frtil e plausvel buscando converter-se em uma experincia de aprendizado constante. [traduo nossa]

Em sntese, possvel apresentar em tpicos, as idias referentes ao que seja um Clube de Cincias, aps anlise em referencial de fundamentao: a) O significado de Clube de Cincias varia de autor para autor, porm no difere quanto a ser um local para reunies ou encontros que visem aprimorar o conhecimento; b) Quanto aos encontros realizados em um Clube percebe-se a freqncia como ponto alto para a maioria dos autores, sendo notado tambm que fazem comentrios sobre serem encontros realizados fora do horrio das aulas, ou seja, em atividades extras e em horrio contrrio; c) Em toda a bibliografia pesquisada foi possvel perceber que os Clubes precisam receber orientao de um professor ou algum qualificado (com conhecimento

9 cientfico), que atuar como mediador ou assessor nos encontros, objetivando a melhor realizao das atividades desenvolvidas; d) No que se refere aos objetivos propostos para a implantao e funcionamento de um Clube, o despertar pelo interesse na cincia apresenta uma contribuio maior percepo da funo das cincias e para uma formao crtica; e) Em se tratando do local onde podem estar inseridos merece destaque as escolas e as comunidades locais; f) Quanto s atividades que podem ser desenvolvidas destaca-se o intercmbio de idias, reunies, pesquisa, leitura, investigao, excurses e desenvolvimento de projetos especiais; g) Sobre os resultados conseguidos com o trabalho de um Clube de Cincias possvel notar que o nascimento de uma viso cientfica crtica, a contribuio para a melhoria no ensino de Cincias e na qualidade de vida, bem como o aprendizado constante, so sem dvida, os de maior destaque. Considerando o referencial de embasamento, em nenhum momento os autores referem-se ao pensamento do professor, mas sempre ao do aluno, mesmo sabendo que o professor ao assessorar ou mediar uma atividade est sempre aprendendo e por vez ou outra, mudando sua postura frente ao que pesquisa e estuda.

2.3. CLUBE DE CINCIAS E AS DIRETRIZES CURRICULARES


A partir de 2003, mais especificamente com a elaborao das Diretrizes Curriculares do Ensino (DCE), a cincia entendida como processo de construo humana, provisria, falvel e intencional, cujos contedos estruturantes se desdobram em contedos da disciplina de Cincias. (PARAN, 2006). No documento que norteia as DCE de Cincias no Estado do Paran percebese uma nfase sobre o papel da disciplina em proporcionar condies aos alunos de fazerem uma leitura e anlise crtica da realidade, bem como contribuir para a reflexo, a noo de contexto e a articulao entre os contedos especficos da disciplina, notando-se a existncia de uma abordagem integradora. As DCE da rede pblica de educao bsica do Estado do Paran para o Ensino de Cincias esto definidas sob a corrente do Movimento Cincia, Tecnologia e

10 Sociedade (CTS). Este movimento, conforme expe SANTOS e SCNETZLER (2003), originou-se na dcada de 70 e pode ser explicado como decorrente das conseqncias do impacto da cincia e da tecnologia na sociedade moderna. Segundo as Diretrizes Curriculares do Ensino, o currculo de Cincias para o Ensino Fundamental formado por um conjunto de cincias somadas historicamente numa mesma disciplina, o qual proporcione a compreenso das diferenas e inter-relaes entre as cincias naturais (conhecimentos fsicos, qumicos e biolgicos). (PARAN, 2006).
As cincias de referncia orientam a definio dos contedos significativos na formao dos alunos porque oportunizam o estudo da vida, do ambiente, do corpo humano, do universo, da tecnologia, da matria e energia, e outros. Tambm fornecem subsdios para a compreenso crtica e histrica do mundo natural (contedo da cincia), do mundo construdo (tecnologia) e da prtica social (sociedade).

(PARAN, 2006, p.28).

O currculo de Cincias para a educao bsica abordava, at 2007, os contedos estruturantes: corpo humano e sade; ambiente; matria e energia e tecnologia. A partir de 2008, com a reformulao das DCE de Cincias, a composio dos contedos estruturantes alterada para: astronomia, matria, sistemas biolgicos, energia e biodiversidade. Estes contedos devem ser trabalhados de maneira totalizada, evitando gerar fragmentaes no ensino, tendo como norteador uma abordagem integradora. Dessa maneira possvel desenvolver atividades extracurriculares e extraclasses que permeiem a complementao da aprendizagem no ensino de cincias.
Prope-se, ento, que o ensino de Cincias ocorra por meio de uma integrao conceitual que estabelea relaes entre os conceitos cientficos escolares de diferentes contedos estruturantes da disciplina (relaes conceituais); entre eles e os contedos estruturantes das outras disciplinas do Ensino Fundamental (relaes interdisciplinares); entre os contedos cientficos escolares e o processo de produo do conhecimento cientfico (relaes conceituais. (PARAN, 2008, p.28).

necessrio ressaltar que as atividades extraclasses com abordagem integradora tm ressurgido com muita intensidade nas escolas de ensino fundamental e mdio do Estado do Paran, nestes ltimos anos, principalmente com o desenvolvimento de projetos como Com Cincia e do Festival de Arte na Rede (FERA), e o Programa de Desenvolvimento da Educao (PDE). Atividades como estas, contribuem para a formao continuada de alunos e professores, com a interao entre a escola e a

11 comunidade. Os Clubes de Cincias s acrescentam ao sucesso, que as atividades extraclasses tm proporcionado para o ensino de cincias, no Estado do Paran. O desenvolvimento de atividades prticas tem recebido grande receptividade e apoio pelos professores e comunidade escolar. Os alunos tm demonstrado grande satisfao em participar dessas atividades. Alis, atividades dessa natureza s tm sentido quando os alunos participam como agentes intelectuais de todo o processo, isto , participam das decises e se envolvem ativamente em todos os trabalhos. As DCE de Cincias apontam para uma aprendizagem significativa, quando enfatizam o conhecimento que o aluno possui e a relao que estabelece com o que aprende. Quando o estudante relaciona uma noo a ser aprendida com um conceito j presente em sua estrutura cognitiva, ele incorpora a substncia do novo conhecimento, das novas idias. (PARAN, 2008).

2.4. PRODUO DE MATERIAL


Para que o Clube de Cincias fosse implementado foi produzido um Guia de Orientaes para Implementao de Clubes de Cincias, nas Escolas Pblicas de Ensino Fundamental, do Estado do Paran. Com a utilizao do material didtico como subsdio, formou-se a associao do tipo Clube de Cincias. O Guia de Orientaes para a implementao de um Clube de Cincias composto por sete fases: pesquisa de intencionalidade; reunies para levantamento de viabilidade; estabelecimento de prioridades; instituio do clube (estatuto e diretoria); reunies peridicas; pesquisa e desenvolvimento de atividades; apresentao de resultados comunidade escolar. Com o objetivo de auxiliar os interessados em implementar um Clube de Cincias, destacam-se algumas dvidas mais comuns com respectivas sugestes de respostas que podem servir para orientao desta tarefa. As sugestes so apresentadas em forma de perguntas e respostas, que vo desde como iniciar um clube e de que maneira a comunidade escolar pode participar , at a sugesto de estatutos e materiais de apoio para a efetiva criao de um Clube de Cincias.

2.5. IMPLEMENTAO
Para articular a implementao de um Clube de Cincias, foi escolhido o Colgio Estadual Leonardo da Vinci, do Municpio de Dois

12 Vizinhos, no Estado do Paran. Utilizaram-se algumas atividades com o objetivo de estimular a criatividade dos participantes e resultar em uma mudana de postura no posicionamento dos envolvidos. Algumas etapas foram seguidas para que a implementao fosse possvel, tais como: informao, articulao, criao e desenvolvimento de atividades, as quais sero descritas nos itens que seguem. 2.5.1 - INFORMAO Para o desenvolvimento, a princpio foi feito um convite aos professores de cincias, direo da escola e alunos de 5 a 8 sries (6o ao 9o ano) do ensino fundamental, para participarem de um encontro, no prprio estabelecimento de ensino. Este encontro proporcionou divulgar aos interessados, quais as etapas para a criao e implementao de um Clube de Cincias no colgio. Inicialmente, os participantes foram informados sobre o funcionamento, objetivos, necessidades para criao e implementao e atividades a serem desenvolvidas. A seguir, realizou-se uma reunio de esclarecimento e disponibilizaram-se cpias de material sobre Clubes de Cincias para os interessados, a fim de inform-los e esclarecer eventuais dvidas. A participao foi muito expressiva. Houve comentrios da equipe pedaggica da escola: Como voc consegue trazer mais pais em uma reunio sobre um projeto do que ns com a reunio inicial do ano letivo?. Realmente havia mais pais e alunos na reunio inicial do Clube, na qual 11 turmas foram envolvidas, do que na reunio de incio de ano letivo, com 32 turmas envolvidas. O encontro com os pais transcorreu da maneira esperada. Toda a pauta j havia sido organizada em slides, o livro ata estava sendo escrito, os pais tinham um local para anotar informaes como nome do responsvel, nome do filho, srie, fone para contato. Durante a reunio os pais questionavam e recebiam as informaes solicitadas. Ao final do encontro os pais haviam votado pelo dia dos encontros do Clube (segundasfeiras pela manh) e pela maneira como poderiam ser selecionados os alunos para

13 participar dos encontros (mdias da disciplina de cincias, de anos anteriores), visto que o nmero de interessados superou a expectativa. 2.5.2 - ARTICULAO Decidido o dia dos encontros, o local e, definidos os participantes, ocorreu a primeira reunio, conforme combinado com alunos e pais. Para a seqncia das atividades de implementao, utilizou-se o Guia de Orientaes, elaborado para auxiliar na tarefa de articulao. Aps uma conversa inicial com os alunos, ento membros do Clube de Cincias, foi comentado sobre a necessidade de normas e estatuto para o Clube. Foram apresentados alguns modelos de estatutos e a seguir, os membros fizeram a escolha e a complementao do estatuto escolhido, para que ficasse de acordo com a realidade do Clube que estavam iniciando. Alm da atividade de escolha e elaborao do estatuto, os membros participaram de uma brincadeira para descontrao, cujo objetivo principal foi a percepo da importncia de se dar ateno a todas as atividades a serem realizadas e preencheram um Teste de Ateno. Aps a realizao da atividade com o Teste de Ateno, foi feito um comentrio que destacou a necessidade de seguir rigorosamente instrues na execuo de uma tarefa experimental. Os membros do Clube fizeram comentrios que possibilitaram a concluso de que a atividade alcanou o objetivo proposto. Ao final da reunio a professora-orientadora explicou que nesses encontros iniciais de constituio do Clube as atividades seriam muito tericas e que deviam ser pacientes, pois estas etapas integram o princpio das atividades de um Clube de Cincias. 2.5.3 CRIAO Os Clubes de Cincias proporcionam momentos e locais para professores e alunos extrapolarem o mbito escolar quando se trata de aprender e ensinar com prazer. O nascimento, a criao e a implementao de um Clube de Cincias diferem de um para outro. Sua motivao costuma ser o desejo de ir alm, nas informaes obtidas em sala de aula (SILVA, 2007). Alm de possibilitar espao de troca de

14 informaes, de socializao, de criatividade e de transformao da aprendizagem (DAYRELL. 1999). A criao do Clube de Cincias Leonardo da Vinci (CIEVINCI) semelhante aos relatos encontrados no referencial terico. A busca pelo novo, momentos de pesquisa, socializao de informaes e busca constante por conhecimento permearam os encontros. O uso do material didtico: Guia de Orientaes para implementao de um clube de cincias contribuiu significativamente para o processo de criao. No decorrer do ano letivo, desde a reunio inicial at o encerramento da etapa, no ms de novembro de 2008, houve um pequeno nmero de desistncias por parte dos scios (todos apresentaram justificativa pelo afastamento). Dos 45 (quarenta e cinco) participantes, 8 (oito) pediram afastamento. Como o interesse inicial foi grande e alguns no puderam ingressar como scios fundadores foram convidados para associarem-se, medida em que ocorreram os afastamentos. Poucos scios desistiram sem apresentar motivo que o justificasse, tendo sido registrado um nmero de 4 (quatro) scios nessa situao. importante destacar que os participantes do Clube foram assduos e sempre colaboram com as atividades realizadas. Acredita-se que, por contriburem para a escolha dos temas pesquisados, o resultado da aprendizagem extremamente significativo. 2.5.4 ATIVIDADES REALIZADAS A partir das reunies iniciais, da constituio da Diretoria, elaborao do Estatuto, escolha do logotipo para o Clube e de seu nome CIEVINCI, os encontros passaram a ser mais prticos e comandados pela curiosidade dos participantes. Entre as atividades desenvolvidas pelo Clube destacam-se: a) Estudo da clula animal e vegetal, suas diferenciaes, confeco de lminas, visualizao e funcionamento de um microscpio; b) Utilizao, histrico, atuao e produo de domisanitrios; c) Curiosidades cientficas e o cotidiano; d) Estudo dos alimentos (origem, classificao, valor energtico, fonte, entre outros); e) Lendas urbanas relacionadas com a cincia, mitos alimentares e crenas populares envolvendo doenas;

15 f) Utilizao de chs na medicina caseira (coleta de vegetais, secagem, embalagem, uso e verdades cientficas sobre sua atuao), alm de confeco de travesseiro medicinal, pomada, xaropes e balas com princpios ativos. As atividades desenvolvidas tiveram a participao dos scios na pesquisa, intencionalidade, aplicao e confeco do material. Este foi posto apreciao da comunidade escolar (pedagogas, professores, laboratorista, serventes e pais), os quais emitiram pareceres e comentrios sobre o trabalho desenvolvido. O resultado destas atividades chamou a ateno dos participantes, frente repercusso do tema medicina caseira. Muitas pessoas da comunidade procuraram os membros do Clube para receber orientaes quanto confeco e aplicao dos produtos elaborados. Ressalta-se que em todos os encontros do Clube o tema abordado possui uma parte inicial terica, com momento para questionamento e pesquisa e, um momento prtico. Com atividades sugeridas pelos participantes, orientadas pela professora, desenvolvidas por todos os membros e apreciadas pela comunidade escolar, fluram os encontros durante o ano. O desenvolvimento das atividades proporciona um momento de descoberta. Curiosidades para a professora-orientadora e para os demais scios do clube. As oportunidades para a aprendizagem no ocorrem somente durante os encontros, pois os membros trocam informaes atravs de sites de relacionamento como o Orkut e o MSN, nos quais os alunos propem sugestes para novos encontros, destacam algumas curiosidades, questionam uns aos outros sobre temas cientficos do cotidiano, promovendo assim, oportunidades para estarem sempre buscando e pesquisando informaes. Destaca-se tambm o interesse de professores de Cincias (de outros estabelecimentos de ensino), Histria, Matemtica e Geografia do estabelecimento onde foi realizada a implementao do Clube, para conhecer o material de orientao utilizado e para observar as reunies, frente repercusso do Clube na comunidade escolar.

16

3. CONSIDERAES FINAIS
O desenvolvimento de atividades prticas tem apresentado grande receptividade e apoio por parte dos professores e comunidade escolar. Os alunos tm demonstrado grande satisfao em participar dessas atividades, mas estas s tm sentido porque os alunos participam como agentes do processo deaprendizagem. A participao dos pais e de toda a comunidade escolar denota a seriedade e a credibilidade na criao e implementao do Clube no Colgio Estadual Leonardo da Vinci, no municpio de Dois Vizinhos, estado do Paran. A implementao do Clube de Cincias nas escolas de ensino fundamental da rede pblica perfeitamente vivel, visto que h um guia de orientaes, desenvolvido como material didtico do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paran, desde que haja uma comunidade interessada, alunos engajados, curiosos e comprometidos e um professor-orientador que possibilita, junto ao estabelecimento de ensino, local e material para que os encontros se efetivem. Particularmente, os alunos que participam do Clube de Cincias, mesmo que h pouco tempo, pois iniciaram as atividades em maro de 2008, j apresentam significativa melhoria no desempenho escolar. Tornaram-se mais curiosos, questionam com maior freqncia seus professores e colegas, no aceitam uma meia resposta e pesquisam com maior freqncia. Observa-se uma maior participao em projetos da Secretarias de Estado, como o Educao Com Cincia, o FERA, concursos de produo de textos do Rotary Internacional e participao nas Olimpadas de Matemtica e de Astronomia (mais de 70% dos scios do Clube participaram dos eventos acima citados). Espera-se que a proposta de Clubes de Cincias se difunda por todo Estado. Que a existncia de um Guia com informaes claras e operacionalidade didtica seja um apoio para a implementao de Clubes de Cincias, nas escolas pblicas do Estado do Paran, pois o relato da experincia neste artigo comprova que possvel a implementao, com sucesso, seguindo as orientaes contidas no material. Menciona-se tambm, que um Trabalho de Concluso de Curso (TCC), do curso de Qumica da UNICENTRO foi desenvolvido com base neste trabalho e no Guia de Orientaes. Destaca-se que os resultados desse TCC corroboram com os resultados apresentados neste artigo. Os autores agradecem Secretaria de Estado da Educao do Estado do Paran (SEED/PR) pela implantao do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), o qual oportunizou o desenvolvimento deste trabalho. Agradecem tambm

17 Chefia do Ncleo Regional de Educao de Dois Vizinhos pelo apoio ao desenvolvimento do trabalho e direo do Colgio Estadual Leonardo da Vinci pela possibilidade de implementao e de criao de um Clube de Cincias no estabelecimento.

18

REFERNCIAS

CABRAL, Emilio Moreno. Aprendizaje significativo de las ciencias bsicas: una manera rpida y divertida. Mxico: Editorial Hechos Confiables, 2004. CASTAEDA, L. A. Caracteres adquiridos: a histria de uma idia. So Paulo: Scipione, 1997. CHASSOT, A. A Cincia atravs dos tempos. 2 ed. So Paulo: Moderna, 2004. COSTA, Arlindo. Clubes de Cincias Pequeno Prncipe- uma realidade na rea rural. Revista do PROCIRS. Porto Alegre: FDRH, v.1, 1988, p.38. ECHAGE, Maria Teresa Rodrguez de. El club de Ciencias una nueva alternativa pedaggica. Argentina: Universidade Nacional de Entre Rios, 1994. GOMES, Csar Mena Barreto. Aspectos Psquicos e Polticos do Ensino no Clube de Cincias. Revista do PROCIRS. Porto Alegre: FDRH, v.1, n.1, 1988, p.30. GOOGLE. Rede de Relacionamentos Orkut. Disponvel em <http://www.orkut.com> Acesso em 14/11/08. KRASILCHIK, Miriam. O professor e o currculo das Cincias. So Paulo: EPU; EDUSP, 1987. MANCUSO, Ronaldo (coord.), LIMA, Valderez Marina do Rosrio, BANDEIRA, Vera Alfama. Clubes de Cincias: criao, funcionamento, dinamizao. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996. MICROSOFT. Windows Live Messenger - MSN. Disponvel em <http://www.microsoft.com/brasil/msn/> Acesso em 22/11/08 OAIGEN, Edson Roberto. A Influncia das Atividades No-formais e Extraclasse na Iniciao Educao Cientfica. Santa Maria: UFSM, 1990. Dissertao (Mestrado em Educao). PARAN. Diretrizes Curriculares da Educao Fundamental da Rede de Educao bsica do Estado do Paran. Secretaria de Estado da Educao. Curitiba: Imprensa Oficial, 2006. _________. Diretrizes Curriculares da Educao Fundamental da Rede de Educao bsica do Estado do Paran. Secretaria de Estado da Educao. Curitiba: Imprensa Oficial, 2008.

19 PROGRAMA NACIONAL DE ACTIVIDADES CIENTFICAS Y TECNOLGICAS JUVENILES. Servicio de Difusin Cientfica. Clubes de Ciencias 1. Buenos Aires; CEDIC, 1994, 26p. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da Educao Brasileira. Petrpolis: Vozes, 1989. SECAB/UNESCO. Manual para el fomento de las actividades cientficas y tecnolgicas juveniles. Bogot, 1985: Convenio Andrs Bello. SOLANA, Fernando; REYES, Ral Cardiel e BOLAOS, Ral. Historia de la Educacin Pblica en Mxico. Fundo de Cultura Econmica. Mxico, 2002.

You might also like