You are on page 1of 17

A agricultura portuguesa

E a Poltica Agrcola Comum A Poltica Agrcola Comum (PAC) constitui uma das bases do Tratado de Roma, que constitui a CEE. Os seus principais objetivos so: Incrementar a produtividade da agricultura, fomentando o progresso tcnico, assegurando o desenvolvimento racional da produo agrcola e a utilizao tima dos fatores de produo, nomeadamente da mo de obra; Assegurar um nvel de vida equitativo (igual) populao agrcola; Estabilizar os mercados (garantindo preos iguais ao produtor e ao consumidor); Garantir a segurana dos abastecimentos; Assegurar preos razoveis nos fornecimentos aos consumidores.

Todas as despesas e os gastos resultantes da aplicao da PAC so suportadas oramento comunitrio, financiadas pelo Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola (FEOGA) que representa uma parte substancial desse oramento. O Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola (FEOGA) foi criado em 1962 e separado em duas seces em 1964: FEOGA Orientao, que financia os programas e projetos destinados a melhorar as estruturas agrcolas (construo de infraestruturas agrcolas, redimensionamento das exploraes, etc.); FEOGA Garantia, que financia as despesas de regulao dos preos e dos mercados (apoio direto aos agricultores, despesas de armazenamento, etc.).

Os progressos A produo agrcola triplicou; Reduziram-se a superfcie e a mo de obra utilizada; Aumentaram a produtividade e o rendimento dos agricultores.

Os problemas Os resultados acabaram por exceder as expectativas, uma vez que a produo disparou, criando:

Excedentes agrcolas, em quantidades impossveis de escoar no mercado, gerando custos muito elevados de armazenamento; Desajustamento entre a produo e as necessidades do mercado; Um peso muito elevado da PAC no desenvolvimento comunitrio, no permitindo o desenvolvimento de outras politicas; Problemas ambientais, devido ao uso exagerado de produtos qumicos que visavam aumentarem a produo.

Com a reforma de 1992, a PAC cria o segundo pilar de apoio o desenvolvimento rural. Em 1993, implementada a nova PAC que tem como principais objetivos: Reduo da produo por hectare (set-aside) retirada forada de terras de produo de cereais, em exploraes que ultrapassassem as 92 toneladas por ano, atravs de um sistema de subsdios compensatrios; Concesso de reformas antecipadas; Apoio reconverso da produo (nomeadamente florestao); Incentivos financeiros a prticas agrcolas pouco poluentes (por exemplo, e principalmente, agricultura biolgica);

Para a proteger o ambiente, destacam-se os incentivos: Ao pousio temporrio; s reformas antecipadas para os agricultores mais velhos; prtica da agricultura biolgica; silvicultura; Ao desenvolvimento da pluriatividade (exerccio de outra atividade renumerada para alm da agricultura); orientao para novas produes industriais ou energticas.

A reforma de 1992 teve maus resultados e em 1999 forma implementadas novas medidas na perspetiva da Agenda 2000 documento que apresenta o conjunto de questes que se colocam UE, relacionadas com o alargamento e com a reviso das polticas comuns - mais uma vez, em 1992, foi , levada a cabo outra reforma dando prioridade melhoria do

ambiente, segurana alimentar, ao bem-estar animal e promoo de uma agricultura sustentvel. A poltica agrcola valoriza cada vez mais um modelo em que a agricultura assume quatro funes essenciais: A funo econmica, pelo tradicional papel de produo e contribuio para o crescimento econmico; A funo de ordenamento do territrio, pois ocupa grande parte do territrio; A funo social, uma vez que constitui a forma de sobrevivncia de numerosas comunidades; A funo ambiental, pelo seu papel na conservao dos espaos, na proteo da biodiversidade e na salvaguarda da paisagem.

Impacte da PAC na agricultura portuguesa

A agricultura portuguesa encontrava-se quase estagnada, quando se iniciou, em 1977, o processo de adeso: Representava 17% no PIB e 30% no emprego; A produtividade e o rendimento eram muito inferiores aos dos restantes pases membros; O investimento era reduzido e as tcnicas pouco evoludas; As infraestruturas agrcolas eram insuficientes e as caractersticas da estrutura fundiria dificultavam o desenvolvimento do setor. Pouca experincia em matria de concorrncia nos mercados internos e externo.

Mas todos estes problemas da agricultura portuguesa foram reconhecidos no Programa de pr-adeso e no Tratado de Adeso, que permitiu uma integrao em duas etapas. Na primeira etapa que decorreu at 1990, o nosso pas no esteve sujeito s regras e preos da PAC, a fim de facilitar a adaptao. O pas beneficiou ainda, nesta etapa, de um programa de incentivos financeiros - o PEDAP Programa Especfico de Desenvolvimento da Agricultura Portuguesa visando uma modernizao acelerada nos primeiros anos de adeso, para enfrentar mais facilmente a abertura ao mercado europeu.

A segunda etapa, foi marcada pela concretizao do Mercado nico (1993) que permitiu a livre circulao de produtos e exps o mercado portugus concorrncia externa. Foi tambm marcada pela reforma da PAC de 1992. Apesar das condies especiais, a agricultura portuguesa sofreu dificuldades: Sofreu limitaes produo, na sequncia de um excesso de produo para o qual no tinha contribudo; Foi desfavorecida pelo sistema de repartio de apoios, que beneficiava os pases que mais produziam; Endividamento dos agricultores.

Os resultados O nmero de exploraes agrcolas diminuiu quase 40%, enquanto a dimenso mdia das exploraes agrcolas aumentou. O investimento em infraestruturas fundirias, tecnologias e formao profissional melhoraram com apoios comunitrios, do PEDAP e do PAMAF Programa de Apoio Modernizao Agrcola e Florestal entre 1994 e 1999. Potencializar o setor agrrio nacional Inserindo-se numa estratgia de desenvolvimento agrcola e rural que visa incentivar uma slida aliana entre a agricultura, enquanto atividade produtiva moderna e competitiva, e o desenvolvimento sustentvel dos territrios rurais nas vertentes ambiental, econmica e social, o programa Operacional Agricultura e Desenvolvimento Rural, denominado programa AGRO, integra dois eixos prioritrios estratgicos: o primeiro projeta Melhorar a Competitividade Agroflorestal e a Sustentabilidade Rural; o segundo prope-se Reforar o Potencial Humano e os Servios Agricultura e Zonas Rurais Objetivos Especficos:

Reforo da competitividade econmica das atividades e fileiras produtivas agroflorestais; Incentivo multifuncionalidade das exploraes agrcolas Promoo da qualidade e da inovao da produo agroflorestal e agrorrural. Valorizao do potencial especfico dos territrios Melhoria das condies de vida do trabalho e do rendimento.

Reforo da organizao e iniciativa de associaes dos agricultores.

Eixo 1 Melhorar a competitividade agroflorestal e a sustentabilidade rural; Eixo 2 Reforar o potencial humano e os servios agricultura e s reas rurais.

Parte dos recursos financeiros deste programa provm dos Fundos estruturais: FEDER Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. FSE Fundo Social Europeu (para a formao de pessoas). FEOGA Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola.

Melhorar a distribuio e a comercializao Potencializar o setor agrrio implica a criao de condies para o escoamento da produo, o que passa pela organizao dos produtores e pela melhoria das redes de distribuio e comercializao. Associativismo organizao dos produtores em cooperativas, associaes ou por outras formas, ao estabelecer a ligao entre o mercado e os produtores desempenha um papel importante: Permite melhorar a defesa dos interesses dos produtores; Aumenta a informao relativa aos mercados; Melhora a promoo dos produtos e permite a sua comercializao; Aumenta a capacidade de negociao; Permite otimizar recursos e equipamentos; Facilita ao acesso ao crdito; Proporciona informao. Valorizar os recursos humanos A potencializao do setor passa ainda por este ponto, atravs do rejuvenescimento da populao ativa agrcola e do aumento do seu nvel de instruo e qualificao profissional. Reduzir o impacte ambiental A agricultura biolgica

A agricultura biolgica constitui um sistema de produo que tende a aproximar a agronomia da ecologia, recuperando tcnicas e prticas tradicionais, mas tendo presente algumas das novas tcnicas e tecnologias. A agricultura biolgica um sistema de produo que visa a manuteno da produtividade do solo e das culturas, para proporcionar nutrientes s plantas e controlar as infestantes, parasitas e doenas, com utilizao preferencial de rotaes de culturas, adio de subprodutos agrcolas (estrumes, leguminosas, detritos orgnicos, rochas ou minerais triturados) e controlo biolgico de pragas, evitando-se assim o uso de fertilizantes e pesticidas de sntese qumica, reguladores de crescimento e aditivos nas raes. Os estudos realizados revelam que os produtos de agricultura biolgica possuem maiores teores de matria seca, de minerais e de vitaminas. So mais saborosos e conservam-se melhor. Testes efetuados em animais revelam uma maior fecundidade e menor suscetibilidade a doenas para os quais so alimentados com produtos de agricultura biolgica, quando comparados com os que so alimentados com produtos convencionais, cultivados com adubos qumicos.

Novas oportunidades para as reas rurais


A (re) descoberta da multifuncionalidade do espao rural

A multifuncionalidade das reas rurais implica, no geral, a pluriatividade ao nvel das famlias agrcolas, que permite o plurirrendimento, atravs de atividades alternativas ou complementares. Implica, tambm, a possibilidade de preservar os valores, a cultura, o patrimnio e de potencializar os recursos locais. A diversificao das atividades nas reas rurais constitui uma opo estratgica para diminuir as assimetrias territoriais, atravs da fixao de populao, e para promover o desenvolvimento rural. As reas rurais, apesar de apresentarem graves insuficincias e fragilidades em relao s reas urbanas, no so, contudo, uniformes. Pelo contrrio exibem em si profundos contrastes. As que se localizam no litoral, junto as grandes centros urbanos, apresentam um forte dinamismo econmico, proporcionando por essa proximidade e uma organizao ao nvel do territrio e da empresa, que torna difcil, por vezes, estabelecer os limites entre os espaos urbanos e os espaos rurais espao periurbano. Representam reas densamente povoadas, urbanizadas e ocupadas, j de forma significativa, por atividades ligadas ao setor secundrio e tercirio. A agricultura praticada moderna, voltada para o mercado e marcada pela pluriatividade da mo de obra, proporcionada pela difuso das referidas atividades.

No interior do pas, a realidade completamente diferente. O espao rural apresenta caractersticas muito vincadas, permitindo estabelecer, de forma bem ntida, as diferenas que o separam do espao urbano. As reas rurais perifricas apresentam assim, uma srie de problemas: Perda e envelhecimento da populao; Baixo nvel de qualificao; Falta de emprego no agrcola; Abandono de terras agrcolas; Carncia de equipamentos Insuficincia de redes de transporte; Baixo poder de compra.

Potencialidades (passa por saber usar as caractersticas que j temos)

Recursos endgenos recursos naturais e humanos prprios de um territrio. Patrimnio histrico, arqueolgico, natural e paisagstico rico e diversificado; Baixos nveis de poluio e elevado grau de preservao ambiental; Tendncia para melhoria das infraestruturas; Existncia de um saber-fazer tradicional, que valoriza os recursos naturais da regio.

Turismo: diversificar a economia valorizando os recursos O turismo (deslocaes superiores a 24 horas) e outras atividades de lazer em espao rural, tm vindo a assumir uma crescente importncia a nvel nacional. A designao de Turismo em Espao Rural (TER) passa a ser utilizada na legislao de 1986 e designa-se por o conjunto de atividades e

servios prestados a troco de renumerao, de forma personalizada e de acordo com os valores, tradies e modos de vida das comunidades rurais em que se insere. Tem como objetivo oferecer aos turistas a oportunidade de conviver com as prticas, as tradies e os valores da sociedade rural, valorizando as particularidades das regies no que elas tm de mais genuno, desde a paisagem gastronomia e aos costumes.

As principais vantagens do turismo em espao rural residem na: Diversificao das atividades econmicas e da oferta turstica; Promoo e conservao dos recursos humanos e naturais das reas rurais; Melhoria da qualidade de vida das populaes residentes.

Diversos tipo de turismo Turismo de Habitao (que se desenvolve mais no Norte do pas) um servio de hospedagem de natureza familiar em casas antigas, com valor arquitetnico, histrico ou artstico, a exemplo dos solares minhotos, prestado pelo proprietrio que nelas reside; Turismo rural (o proprietrio tem que viver na casa) um servio de hospedagem de natureza familiar que ocorre em casas rsticas que pelas suas caractersticas se integrem na arquitetura tpica regional; Agroturismo (no obrigatrio o proprietrio viver na casa) um servio de hospedagem prestado em casas particulares integradas em exploraes agrcolas, permitindo aos hspedes conhecer as prticas agrcolas e participar nos trabalhos do campo; Turismo de aldeia - designa a hospedagem prestada num conjunto de cinco casas, pelo menos, integradas na arquitetura tpica do lugar, podendo tratar-se de aldeias histricas, centros rurais ou de aldeias que mantenham as caractersticas tradicionais, com a explorao a ser realizada por uma nica entidade de gesto; Casas de campo- prestam um servio de hospedagem em unidades localizadas em reas rurais, independentemente de constiturem a residncia do proprietrio, devendo-se, pelas suas caractersticas, integrarse na arquitetura e ambiente do lugar; Hotis rurais so estabelecimentos situados em reas rurais, fora das sedes de concelho que detenham uma dimenso populacional superior a 20 000 habitantes no ltimo censo -, que prestam servios de alojamento e outros, como de refeies. Devem respeitar todas as caractersticas da regio onde se situam. A indstria e desenvolvimento rural

Grande parte das indstrias que se localizam em reas rurais est ligada explorao dos recursos locais: Indstrias associadas produo agropecuria de conservas de fruta e vegetais, transformao de tomate, lacticnios e carne, indstrias de lanifcios, couro, calado, etc; Indstrias ligas explorao florestal serraes, carpintarias, corticeiras, mobilirio, etc; Indstrias de extrao e transformao de rochas e minerais.

O crescimento deste setor fez-se sentir sobretudo nos distritos do litoral ocidental, onde mais fcil recrutar mo de obra, onde abundam servios de apoio indstria e onde os transportes e as comunicaes se apresentam mais desenvolvidos. Comeam ento a acentuar-se as assimetrias regionais (xodo rural e emigrao). Assiste-se ao progressivo despovoamento das reas rurais, ao mesmo tempo que, nos distritos industrializados do litoral, a oferta de trabalho maior e a populao vai crescer, tal como a economia dessas regies. Fatores de atrao da indstria nas reas rurais Aproveitamento de recursos locais; Disponibilidade de mo de obra relativamente barata; Existncia de infraestruturas e de boas acessibilidades; Disponibilidade de servios de apoio atividade produtiva; Proximidade de mercados regionais relativamente vastos.

Mas a instalao das indstrias depende das medidas de administrao local e do governo central: A melhoria das redes de estradas e telecomunicaes; A comparticipao na formao da mo de obra; A concesso de facilidades de acesso ao crdito bancrio a juros reduzidos; A concesso de subsdios e incentivos fiscais; A construo de loteamentos industriais, infraestruturados, adequados instalao de indstrias e vendidos a preos simblicos.

Desenvolver a silvicultura

Entre as funes desempenhadas pela floresta, destacam-se:

A funo econmica, produzindo matrias-primas e frutos, fornecendo emprego e gerando riqueza; A funo social, fornecendo ar puro e espaos de lazer; A funo ambiental, sendo fundamental na conservao dos solos, contribuindo para conservar a gua e regular o ciclo hidrolgico, armazenando carbono, preservando a biodiversidade.

Problemas A fragmentao da propriedade florestal; A baixa rendibilidade; O elevado risco da atividade associado aos incndios florestais.

Para que o desenvolvimento da silvicultura seja real e possa tornar-se um contributo para o aumento do rendimento das populaes rurais, necessrio: Promover o emparcelamento; Criao de instrumentos de ordenamento e gesto florestal; Simplificao dos processos de investimento; A promoo do associativismo, da formao profissional e da investigao florestal; A preveno de incndios, atravs da limpeza de matos, povoamentos e desbastes; melhoria e construo da rede viria e de linhas corta-fogo; otimizao dos pontos de gua; campanhas de sensibilizao, etc.

Produzir energias renovveis

Biomassa e biogs os produtos da floresta constituem um enorme potencial para a produo de energia e, para alm destes, ainda possvel utilizar os

resduos da agricultura, como o das podas das vinhas, olivais e rvores de frutos, para a obteno de energia. O biogs tem origem nos efluentes agropecurios, da agroindstria e urbanos (lamas das estaes de tratamento dos efluentes domsticos) e ainda nos aterros. Resulta da degradao biolgica anaerbica (sem oxignio) da matria orgnica.

Biocombustveis lquidos so produzidos a partir das culturas energticas, de onde se obtm o biodiesel, a partir de leos de colza e de girassol, e o etanol, pela fermentao de hidratos de carbono provenientes da cana-deacar, da beterraba e dos resduos florestais.

Energia elica - a energia que provm do vento.

Energia hdrica utilizada para moagem dos cereais e da azeitona, constituindo tambm o recurso nacional mais utilizado para a produo de eletricidade, nas centrais hidroeltricas. Atualmente, existe uma aposta na construo de mini-hdricas, cujos impactes ambientais so menores.

Desenvolver os produtos regionais de qualidade

A grande variedade de produes animais e vegetais tradicionais especficas das regies deve no s ser preservada como tambm potencializada. Tendo em conta a crescente procura de alimentos de qualidade, estes produtos constituem uma importante via pata a obteno de rendimentos suplementares aos das atividades agrcolas que lhes so origem para o desenvolvimento rural.

Os produtos especficos so reconhecidos A denominao de origem protegida (DOP) sabemos, por exemplo, na compra de um queijo, de onde este vem;

Na indicao geogrfica protegida (IGP);

A Especialidade Tradicional Garantida (ETG) no tem a denominao de origem, mas sabemos que um produto tradicional.

O artesanato constitui tambm uma forma de diversificar atividades rurais e de criar emprego, para alm de ser um elemento representativo da identidade cultural, que importa preservar.

O papel dinamizador dos servios

O incremento dos servios fundamental para o desenvolvimento das regies mais desfavorecidas, onde assumem um duplo papel, promovendo a melhoria da qualidade de vida e criando postos de trabalho. O fornecimento de vens e servios de proximidade, como os que se encontram ligados ao abastecimento de gua, eletricidade, telefone, sade, apoio a jovens e idosos, e a oferta de outros mais diversificados, relacionados com a cultura, desporto ou lazer, garantem uma melhor qualidade de vida s populaes rurais e constituem um estmulo essencial sua permanncia, sendo tambm a melhor forma de cativar novos habitantes.

Estratgias integradas de desenvolvimento rural

No quadro da Unio Europeia, desde a Agenda 2000 que tem vindo a ser aprofundado m conjunto de medidas de apoio ao desenvolvimento rural, o qual foi consagrado como o segundo pilar da PAC. A Poltica de Desenvolvimento Rural tem como principais objetivos: Reforar os setores agrcola e silvcola; Melhorar a competitividade das reas rurais; Preservar o ambiente e o patrimnio rural; Promover o papel multifuncional da agricultura.

Entre as medidas de apoio ao desenvolvimento rural, financiadas no mbito do QCA e do programa AGRO, contam-se: As medidas agroambientais; As indemnizaes compensatrias;

Os apoios silvicultura e

Iniciativa comunitria LEADER Foi lanada em 1991, com o objetivo de apoiar aes inovadoras de desenvolvimento rural, nas regies desfavorecidas da Unio.

LEADER + (2000-2006) Valorizao do patrimnio natural e cultural; Reforo do ambiente econmico, no sentido de contribuir para a criao de postos de trabalho; Melhoria da capacidade organizacional nas respetivas comunidades.

Objetivos para Portugal: Mobilizar, reforar e aperfeioar a iniciativa, a organizao e as competncias locais; Incentivar e melhorar a cooperao entre os territrios rurais; Garantir novas abordagens de desenvolvimento, integradas e sustentveis. Etc.

Os transportes
A diversidade dos modos de transporte e a desigualdade espacial das redes O aumento da mobilidade permitiu desenvolver o comrcio e, consequentemente, as atividades produtivas, quer a nvel regional, quer a nvel internacional, diminuir as assimetrias regionais e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da populao. Ao mesmo tempo, ajudou expanso de novas formas de organizao do espao, referindo-se a titulo de exemplo o crescimento dos subrbios nas grandes cidades, redistribuio espacial da populao, como a ecloso e intensificao de movimentos migratrios, assim como massificao de fenmenos sociais, culturais e econmicos, como o caso do turismo.

A competitividade dos diferentes modos de transporte As principais redes de transporte utilizadas para o estabelecimento de ligaes so: a rede rodoviria, a rede ferroviria, a rede martima e a rede area. A escolha do modo transporte a utilizar depende de vrios fatores, podendo enunciar-se como os mais importantes o custo do transporte, o ripo de mercadoria a transportar, a distncia a vencer, o tempo gasto no percurso e o tipo de trajeto a percorrer. Em Portugal, no trfego internacional de mercadorias, o transporte realizado, na maioria dos casos, por via martima, ao qual se segue o transporte rodovirio, que nos ltimos anos tem registado um crescimento assinalvel.

Transporte rodovirio Vantagens O transporte rodovirio tem registado em Portugal um aumento muito significativo, quer no que respeita aos veculos pesados, quer aos ligeiros. Esta situao traduz a subida do nvel mdio de vida da populao, assim como o desenvolvimento do comrcio e das atividades produtivas. Este meio de transporte revela-se especialmente adequado, para curtas e mdias distncias. Apresenta uma grande flexibilidade, permitindo o transporte porta a porta e revela-se rpido e cmodo. Tem sido objeto de uma considervel evoluo tecnolgica que se traduz no aumento da capacidade de carga e especializao para o transporte de mercadorias diversificadas. Tudo isto se reflete na diminuio dos custos de transporte e no aumento da sua competitividade face a outros meios, nomeadamente o ferrovirio, a quem superou no trfego interno de passageiros e mercadorias. Desvantagens O crescimento deste transporte tem-se traduzido no excessivo trfego, especialmente nos grandes centros urbanos, onde os congestionamentos so cada vez mais frequentes e intensos, principalmente s horas de ponta, num elevado consumo de combustvel e num aumento da poluio e ao aumento do desgaste psicolgico, dificuldade em estacionar, entre outros. A elevada sinistralidade outro dos grandes problemas associados utilizao deste meio de transporte.

Transporte ferrovirio Vantagens Os aspetos positivos deste meio de transporte comeam a ser realados num momento em que os pases desenvolvidos aumentam as preocupaes com a poluio, com o aumento do consumo dos combustveis fsseis, com

o congestionamento do trfego rodovirio e com a crescente sinistralidade observada nas estradas. Neste contexto, a via ferroviria apresenta-se como um meio de transporte economicamente vantajoso para o trfego de mercadorias pesadas e volumosas, a mdias e longas distncias, com maior capacidade de carga que o transporte rodovirio, menor consumo de energia e menos poluio. Caracteriza-se, ainda, por uma baixa sinistralidade e o aumento da sua velocidade mdia. Por outro lado, bastante confortvel. Desvantagens medida que os transportes rodovirios de foram desenvolvendo, este foi perdendo competitividade, quer no transporte de passageiros quer no de mercadorias, apresentando atualmente uma utilizao mais modesta, tanto nas ligaes nacionais, quer nas internacionais. Na origem desta situao encontram-se alguns dos aspetos mais negativos deste meio de transporte, nomeadamente o carter fixo dos seus itinerrios, que se traduz numa menor flexibilidade e na exigncia de transbordo, o que, alm de retirar comodidade, aumento o custo do transporte, no s pela perda de tempo que implica, como pelo aumento da mo de obra utilizada.

Transporte martimo Vantagens Em Portugal, cerca de 80% do comrcio internacional de mercadorias feito por via martima. A esta utilizao do transporte martimo no alheia a localizao geogrfica do nosso pas. Este meio de transporte revela-se vantajoso no trfego de mercadorias pesadas e volumosas, a longas distncias, revelando-se muitas vezes o nico possvel quando se trata de trajetos intercontinentais. A crescente especializao que este vem apresentando (petroleiros, cerealeiros, etc.) torna-o cada vez mais atrativo, pois confere-lhe a possibilidade de transportar vrias mercadorias, em boas condies de acondicionamento. Oferece maior segurana no transporte e maior rapidez nas operaes de carga e descarga. Desvantagens O transporte martimo apresenta a menor velocidade mdia alcanada e a exigncia de transbordo. Com a adeso Unio Europeia, este transporte perdeu importncia, uma vez que o comrcio externo nacional se passou a processar maioritariamente com os pases comunitrios, utilizando-se a via terrestre. Portugal pode oferecer servios de transhipment transbordo de mercadorias de um navio para o outro (por exemplo, um navio de longo curso descarrega as mercadorias num porto portugus que as faz chegar a outros portos europeus, em navios de menor dimenso, e vice-versa. Por isso, aproveitar as potencialidades da costa nacional como fachada atlntica

de entrada na Europa um objetivo da Poltica Geral de Transportes. Para isso, necessrio: Desenvolver os servios de transporte martimo de curta distncia; Desenvolver as infraestruturas logsticas e intermodais nos portos; Iniciar a explorao do terminal dos contentores do porto de Sines; Melhorar as infraestruturas e ligaes ferrovirias de trfego de mercadorias; Estimular a complementaridade entre portos, por forma a aumentar a eficincia e a atrair carga.

Transporte areo Vantagens Este encontra-se especialmente vocacionado para o trfego de passageiros, dada a rapidez, a comodidade e at a segurana que oferece. A sua utilizao tem vindo a aumentar muito significativamente em todo o Mundo, para viagens longas e tambm para mdias distncias. Desvantagens Relativamente ao transporte de mercadorias, a sua utilizao restrita dada a fraca capacidade de carga e dos elevados custos de transporte, apesar de se registar um aumento significativo. especialmente indicado para o transporte de mercadorias leves, pouco volumosas, de grande valor unitrio e perecveis. Gera bastante poluio, implica grande consumo de energia e a saturao do espao areo, que se reflete no decrscimo de segurana.

You might also like