You are on page 1of 30

Seminrio Teolgico Evanglico

A palavra tica originada do grego ethos, que significa modo de ser, carter. Atravs do latim mos(ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral. Etimologicamente "tica" e "moral" so expresses sinnimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda sua traduo para o latim.

Tanto ethos (carter) como mos (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que no natural, o homem no nasce com ele como se fosse um instinto, mas que adquirido ou conquistado por hbito. Diz respeito a uma realidade humana que construda histrica e socialmente a partir das relaes coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

A tica a cincia da moral ou dos valores e tem a ver com as normas sob as quais o indivduo e a sociedade vivem. Essas normas podem variar grandemente de uma cultura para outra e dependem da fonte de autoridade que lhes serve de fundamento.

Em Filosofia, tica significa o que bom para o indivduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento: indivduo-sociedade.
A questo geralmente considerada fundamentalmente na tica filosfica a justificao da moralidade, isto , se possvel ou no demonstrar que uma ao moral racional.

As correntes ticas filosficas podem ser divididas em trs categorias: 1. tica Aristotlica. Derivada da "tica de Aristteles" enfatiza as virtudes: Justia, caridade e generosidade Por valorizar a harmonia entre a moralidade e a natureza humana, concebendo a humanidade como parte da ordem natural do mundo, tambm qualificada como naturalista.

2. Kantiana: a Deontologia .

Do grego , transliterado deon: dever, obrigao + , logos: cincia Na filosofia moral contempornea, uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas so moralmente necessrias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito. conhecida tambm sob o nome de "Teoria do Dever".

2. Kantiana: a Deontologia

Tambm se refere ao conjunto de princpios e regras de conduta os deveres inerentes a uma determinada profisso.
Assim, cada profissional est sujeito a uma deontologia prpria a regular o exerccio de sua profisso, conforme o Cdigo de tica de sua categoria.

So normas estabelecidas pelos prprios profissionais, tendo em vista no exatamente a qualidade moral mas a correo de suas intenes e aes, em relao a direitos, deveres ou princpios, nas relaes entre a profisso e a sociedade.

3. Utilitarismo .
Seus seguidores so geralmente muito pragmticos e de certo modo imediatistas (contentando-se com uma moral provisria) So menos especulativos, e raciocinam praticamente assim: O maior valor tico deve consistir em procurar o maior bem possvel para o maior nmero possvel de homens (ou de pessoas). Esta formulao til e prtica,no perde tempo em especulaes que acabam atrapalhando, ou mesmo substituindo, o agir. E no h dvidas de que no campo da moral ou da tica as palavras jamais conseguem substituir as aes.

3. Utilitarismo .

Entretanto, o utilitarismo move-se um pouco no ar, na medida em que no define o que seria o maior bem. O que se deve conseguir para o maior nmero possvel de pessoas: mais livros ou mais manteiga? Sobre o que seria o bem final para os homens, esta corrente geralmente no pensa muito.

Comportamento no qual a ao parece no ser guiada por nenhum tipo de premeditao. Admiti-se, desde o choro ou riso de um beb, que um resultado, imediato de algum estmulo externo, at uma atitude de um adulto que lhe seja involuntrio , como o desviar de um galho de rvore que cai sobre a cabea. Crtica: Esse tipo de tica incoerente.

No podemos considerar uma reao do estmulo como sendo uma ao tica, pois no envolve deciso interior, este nvel de imediatismo no faz do indivduo um ser tico na verdadeira acepo da palavra.

Concorda-se com algum hbito predominante, com o que a maioria das pessoas est fazendo ou querendo que elas faam.

No questionam a razo de sua atitude.


Crtica: No sbio rejeitar todos os costumes, tradies e hbitos culturais, porm deve se ter convico do que se faz e a importncia de cada atitude, hbito ou costume.

Por exemplo: ir aos cultos aos domingos.

Devemos participar do culto no como um hbito social ou tradio religiosa e sim, como expresso da nossa adorao e devoo a Deus.

aquela cujo conceito supremo o prazer. O hedonista valoriza uma ao pelo prazer que essa ao proporciona ao seu ego. O bem definido como aquilo que d prazer e o mal como aquilo que causa dor. Crtica: Este tipo de tica destrona DEUS da vida humana, e torna DEUS apenas como um meio para alcanar desejos e fins egostas.

A Igreja vista como um instrumento utilitrio para alcanar o que se deseja: a "felicidade" do indivduo o verdadeiro objetivo da sua vida. A marca dos ensinos: O prazer, a ausncia da dor e do sofrimento como essncia da felicidade. Infelizmente uma parte da teologia crist atual e seus pressupostos se baseia nesse tipo de hedonismo religioso.

Ressalta o homem como produto da natureza, produto dum processo evolutivo. Argumenta que mau interferir na natureza encorajando a sobrevivncia dos inabilitados que ela quer eliminar (doente e fracos). Crtica: Apoiando-se na teoria da evoluo, o naturalismo muito perigoso. O exemplo histrico Adolf Hitler que tentou estabelecer a supremacia da raa ariana, justificando assim a morte de mais de 6 milhes de judeus.

O homem a medida de todas as coisas. Cada homem estabelece seus prprios conceitos ticos, pois tudo relativo. A opinio e viso de cada pessoa varia de acordo com sua perspectiva pessoal de certo e errado, bom e mal. Todas as religies so boas, desde que exercidas com sinceridade. Todos os caminhos levam a Deus.

Crtica: O pluralismo religioso dos dias atuais tem motivado o homem ps-moderno a esse relativismo levando-o a se afastar cada vez mais do Deus nico e verdadeiro.

Assim no importa que um creia em JESUS, outro em AL, outro em BUDA, outro nos ORIXS, outro na REENCARNAO, o importante ter f em algo ou algum.

Quanto sua aplicao: 1. tica social: abrange os princpios que regem o comportamento da famlia e da sociedade como um todo. 2. tica poltica: fala dos princpios de conduo e administrao do bem pblico nos municpios estados e federao. 3. tica religiosa: tem a ver com os princpios que regem o comportamento espiritual do homem, pertena ele a qualquer religio.

1.

A tica crist tem elementos distintivos em relao a outros sistemas.

2.

O telogo Emil Brunner declarou que a tica crist a cincia da conduta humana que se determina pela conduta divina.
Os fundamentos da tica crist encontram-se nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, entendidas como a revelao especial de Deus aos seres humanos.

3.

No contexto evanglico "tica crist" um somatrio de princpios que formam e do sentido vida crist normal. a marca registrada de cada crente. o que cada crente , pensa e faz. Por aquilo que o crente e faz, evidencia sua dependncia de Deus e do seu prximo. Esta a diferena fundamental entre "tica crist" e "tica" como simples estudo crtico da moralidade.

1.

O carter do homem regenerado por Deus,nascido de novo. (2Co 5.17; Jo 3.3; Tt 3.5-6)

2.

A demonstrao visvel do carter do cristo nascido de novo (Mt. 5.13-16)


Ser o sal da terra. Dar sabor, conservar, cicatrizar ou sarar
Ser a luz do mundo. Brilhar nas trevas do mundo Ser testemunha do poder do evangelho. (I Pe 2.9-10)

a tica do amor, da verdade, e da justia.

A tica crist uma viso superior de autoridade das Escrituras Sagradas.

A fundamentao da tica crist encontra-se:


Nos princpios, Nos mandamentos e Nos propsitos divinos revelados na Bblia Sagrada

(Jo 5.39; Mt 22.29; SI119.105; 19.7-11)

Ressaltam-se nas Escrituras como princpios ticos morais, sociais e religiosas: Os 10 mandamentos (Ex 20.1-17 e Dt 5) Os profetas e seus ensinamentos, exortaes e denncias. Os sbios como J, Davi, Salomo que escreveram os livros poticos por inspirao divina, com princpios sobre a vida, o sofrimento, os relacionamentos humanos, sociais e polticos, vida religiosa, temor a Deus, etc.

Os Evangelhos com os ensinos do Senhor Jesus Cristo.

Os escritos apostlicos com ensinamentos para vida crist individual e vida comunitria da igreja, e doutrinas bsicas da f crist
Queda, pecado, regenerao, justificao, adoo,

ressurreio, juzo divino, a vontade de Deus, famlia, estado, trabalho etc.

O Hierarquismo sustenta um arranjo ou ordem hierrquica das normas ticas, subtendendo uma pirmide de valores normativos de inferior superior.
Superior Mdio Inferior

As escrituras realmente apresentam uma hierarquia de valores morais. Jesus referiu-se a alguns pecados como sendo maiores que outros. Ele disse a Pilatos em Jo 19.11: Por isso quem me entregou a ti, maior pecado tem."

Mt 22.34-40 - Qual o maior mandamento? " E Jesus disse-lhe: Amars ao Senhor teu Deus de todo teu corao, e de toda a tua alma e de todo teu pensamento. Este o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este : Amars ao teu prximo como a ti mesmo.

O Senhor Jesus Cristo hierarquizou os mandamentos no dizendo qual era o nico mandamento, mas qual era o primeiro mandamento quanto sua importncia.

Amar ao Senhor Amar ao Prximo

O exemplo de Pedro e Joo: Atos 4:13-22.


Obedecer a Deus

Obedecer aos Homens

You might also like