You are on page 1of 12

Motores eltricos

Docente:

Reginaldo Discente: Felipe Natanael Gabriel Peixoto Igor Fernando Julhyvan Lisboa Rodrigo Oliveira

Luzinia Gois 15 de maro de 2013

Motores eltricos

Pgina 1

Introduo A fora eletromagntica est presente em praticamente todos os fenmenos fsicos que se encontram no cotidiano. Isso porque as interaes entre os tomos so regidas pelo eletromagnetismo, j que so compostos por prtons e eltrons, ou seja, por cargas eltricas. Do mesmo modo as foras eletromagnticas interferem nas relaes intermoleculares, ou seja, entre ns e quaisquer outros objetos. Assim podem-se incluir fenmenos qumicos e biolgicos como conseqncia do eletromagnetismo. Esta fora tambm est presente nos motores eltricos e este trabalho tem como objetivo explicar o funcionamento desses motores.

Motores eltricos

Pgina 2

ndice Contextualizao histrica........................................................................04

Magnetismo..............................................................................................05

Plos magnticos.....................................................................................06

O que um motor eltrico.......................................................................06

Componentes de um motor eltrico........................................................07

O funcionamento do motor eltrico........................................................09

Motores eltricos

Pgina 3

Contextualizao histrica A histria do motor eltrico tem incio em 1600, o cientista ingls William Gilbert publicou em Londres a obra intitulada De Magnete, descrevendo a fora de atrao magntica. Porm, o fenmeno da eletricidade esttica j havia sido observado antes pelo grego Tales, em 641 a.C., ele verificou que ao friccionar uma pea de mbar com um pano, esta adquiria a propriedade de atrair corpos leves, como plos, penas, cinzas, etc. O fsico dinamarqus Hans Christian Oersted, ao fazer experincias com correntes eltricas, verificou em 1820 que a agulha magntica de uma bssola era desviada de sua posio norte-sul quando esta passava perto de um condutor no qual circulava corrente eltrica. Esta observao permitiu a Oersted reconhecer a ntima relao entre o magnetismo e a eletricidade, dando assim, o primeiro passo em direo ao desenvolvimento do motor eltrico. O sapateiro ingls William Sturgeon, que paralelamente com sua profisso estudava eletricidade nas horas de folga, baseando-se na descoberta de Oersted constatou, em 1825, que um ncleo de ferro envolto por um fio condutor eltrico transformava-se em um im quando se aplicava uma corrente eltrica, observando tambm que a fora do im cessava to logo a corrente fosse interrompida. Estava inventado o eletrom, que seria de fundamental importncia na construo de mquinas eltricas girantes. J no ano de 1833, o ingls W. Ritchie inventou o comutador construindo um pequeno motor eltrico onde o ncleo de ferro enrolado girava em torno de um m permanente.

Figura1.0 William Gilbert


Motores eltricos

Figura 2.0 Tales


Pgina 4

Figura 3.0 Hans Christian Oersted Magnetismo O termo magnetismo se refere atrao e repulso que existe entre dois pedaos de material ferromagntico, um dos quais est magnetizado. Os materiais ferromagnticos incluem: ferro; ao; cobalto e; nquel. Outros elementos como o silcio e o alumnio, podem ser misturados em ligas metlicas com os metais acima para formar materiais magneticamente potentes. Estas foras de atrao e repulso so causadas por pequenas partculas denominadas unidades magnticas.

Motores eltricos

Pgina 5

Plos magnticos Os eltrons giram em torno do seu eixo executando um movimento de spinen em quanto orbitam o ncleo do tomo. Os eltrons em movimentos de rotao produzem um campo magntico em torno do tomo. Geralmente estes tomos esto dispostos de forma randmica e os campos se anulam mutuamente. Nos materiais magnticos, porm, os tomos esto alinhados de tal maneira que os campos magnticos em torno dos tomos se combinam para formar um campo magntico nico. Em uma barra de ferro, por exemplo, as unidades magnticas ficam dispersas randomicamente no metal. Cada unidade magntica possui duas metades ou plos distintos. Uma metade da unidade magntica denominada plo sul e a outra metade da unidade magntica denominada plo norte.

Figura 4.0 plo norte e plo sul O que um motor eltrico

Motor eltrico uma mquina que converte a energia eltrica em energia mecnica (movimento rotativo), possui construo simples e custo reduzido, alm de ser muito verstil e no poluente.

Motores eltricos

Pgina 6

Componentes de um motor eltrico Veja abaixo os componentes de um motor eltrico:

Figura 5.0 Motor eltrico

Para se entender, basicamente, como funciona o motor eltrico explicaremos apenas duas de suas partes: o estator e o rotor.

Estator: um grupo de enrolamentos cilndricos que produz um campo eletromagntico.

Figura 6.0 Estator


Motores eltricos Pgina 7

Como voc pde observar na figura 5.0 h, dentro do estator, o ncleo do estator que tem como funo a intensificao do magnetismo produzido pelos enrolamentos do estator. Rotor: um conjunto de enrolamentos que giram dentro do estator. Existem diversos tipos de motores eltricos e o mais utilizado na indstria so os motores de induo. Estes motores tm geralmente rotores do tipo gaiola de esquilo dado que o enrolamento do rotor constitudo de barras de cobre ou alumnio dispostas circularmente e fechadas por anis do mesmo metal (anis de fechamento) onde as barras condutoras se engastam dando rigidez estrutura, resultando em uma geometria lembrando uma gaiola de esquilo.

Figura 7.0 Rotor do tipo gaiola

Os enrolamentos do rotor so barras slidas, geralmente de cobre ou alumnio, sendo curtocircuitadas pelos anis de fechamento do rotor. Estas barras so fundidas nas fendas dentro do ncleo do rotor formando assim uma gaiola. Quando a corrente eltrica flui atravs dos enrolamentos do rotor, gerado um campo eletromagntico. O campo eletromagntico interage com o campo eletromagntico gerado pelos enrolamentos do estator para produzir energia mecnica.

Motores eltricos

Pgina 8

O funcionamento do motor eltrico Quando uma corrente eltrica passa por um fio no estator, ela produz um campo eletromagntico. Da mesma forma h uma corrente eltrica passando pelo rotor, produzindo um campo eletromagntico. Os campos magnticos produzidos pelo estator e pelo rotor possuem um plo norte e um plo sul cada um. Os plos norte de cada campo se repelem da mesma forma que os plos sul de cada campo. Assim, o plo norte do estator atrado pelo plo sul do rotor e o plo sul do estator atrado pelo plo norte do rotor. A combinao dessas foras de atrao e repulso faz com que o rotor gire, de forma que o plo norte do campo magntico do rotor fique mais perto do plo sul do campo magntico do estator, e o plo sul do campo magntico do rotor se aproxime do plo norte do campo magntico do estator. Este movimento giratrio denominado primeira metade do ciclo da revoluo de um motor eltrico.Quando o sentido da corrente eltrica que passa pelo estator invertido, o campo eletromagntico do estator invertido, e os plos norte e sul do campo trocam de lugar. Assim que isso acontece, a fora de atrao entre o plo norte do rotor e o plo sul do estator se transforma em uma fora de repulso, porque o plo sul do estator se transformou no plo norte. O rotor gira novamente, de modo que os plos norte e sul do rotor e do estator se aproximem dos seus opostos. O rotor, ento, concluiu uma revoluo. A polaridade invertida novamente no motor e o rotor d uma meia volta outra vez. Este processo de revoluo do rotor a energia mecnica produzida pelo motor.

Figura 8.0Motor de Induo Monofsico, de Dois Plos Como a alimentao de CA faz com que os plos do estator se alternem entre as polaridades N e S, o rotor, uma vez acionado, continuar girando a uma velocidade prxima velocidade
Motores eltricos Pgina 9

sncrona (3600 RPM a 60 Hz). Um enrolamento de partida sempre acrescentado aos motores monofsicos para assegurar a rotao de partida correta. Sem o enrolamento extra, o rotor poderia permanecer estacionrio e rapidamente se superaquecer. Na Figura 7.0, o plo superior do estator se transformou no plo norte devido ao sentido instantneo do fluxo de corrente. medida que as barras do rotor cortam o campo magntico, uma corrente induzida nelas. Isto, por sua vez, faz com que os plos magnticos apaream no rotor, prximos, porm separados do plo do estator, devido rotao. A formao desses plos,quando a corrente invertida nos enrolamentos do estator, se d de tal forma que eles ficam sempre "procurando" o campo do estator. Os plos norte e sul se atraem e mantm a rotao. Quanto maior a carga sobre o rotor, mais o plo induzido deslocado e maior o torque produzido pelo campo. Isto tambm resulta em uma corrente mais alta do estator sendo usada, medida que se tenta restabelecer o equilbrio. Como os plos do estator invertem sua polaridade 120 vezes por segundo a 60 Hz, o rotor efetuar uma meia volta a cada 1/120 de segundo, ou uma revoluo a cada 1/60 de segundo.

Motores eltricos

Pgina 10

Concluso Os motores eltricos so de fundamental importncia para o avano da tecnologia mundial. O motor eltrico tem seu funcionamento baseado no magnetismo, que a atrao e repulso existente entre dois pedaos de material ferromagntico, essa atrao e repulso produzem a energia mecnica (movimento).

Motores eltricos

Pgina 11

Bibliografia
http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/redesocial/wp-content/uploads/groupdocuments/12/1323515499-apostila-motores2.pdf Acessado s 13h17min no dia 13 de maro de 2012 http://pt.scribd.com/doc/16570458/Funcionamento-do-motor-eletrico Acessado s 03h30min no dia 13 de maro de 2012 http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_el%C3%A9trico Acessado s 13h00min no dia 14 de maro de 2012

Motores eltricos

Pgina 12

You might also like