You are on page 1of 3

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Fluminense IFF Campos Campus Guarus

Trabalho de Geografia Tema: Diversidade Populacional Brasileira

Bryan Gonalves Rangel Raphael Nazrio Williams Moreira Barros Luna 2 ano de Eletrnica, tarde

Introduo A diversidade da populao brasileira aparece nas caractersticas culturais como a lngua, a religio, a msica, os hbitos alimentares e tambm nas caractersticas fsicas das pessoas, como a cor da pele, dos cabelos, estatura, etc.

Desenvolvimento O Brasil um pas com grande diversidade tnica, sua populao composta essencialmente por trs principais grupos tnicos: o indgena, o branco e o negro. Os indgenas constituem a populao nativa do pas, os portugueses foram os povos colonizadores da nao e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo. Grande parte da populao brasileira formada por imigrantes ou descendentes destes. A imigrao para o Brasil se deu principalmente entre meados do sculo XIX e XX, quando vieram europeus (portugueses, italianos, espanhis, alemes) e asiticos (srios, libaneses, japoneses, entre outros). Nas ltimas dcadas, tm entrado no Brasil imigrantes coreanos, chineses, nigerianos, angolanos, bolivianos, peruanos, colombianos, entre outros. Depois dos portugueses, os italianos formaram o grupo mais numeroso de imigrantes estabelecidos no Brasil. Essa mistura de populaes gerou o conceito de miscigenao dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + ndio); cafuzo (ndio + negro). Com a miscigenao, originaram-se os inmeros tipos que hoje compem a nossa populao. Dos portugueses herdamos nossa lngua oficial. No entanto a mesma lngua portuguesa no falada da mesma forma por toda a populao. H diferenas regionais que aparecem, como por exemplo, no sotaque das pessoas.

Regies Cada regio do Brasil possui caractersticas especficas, tanto nos sotaques, costumes, pratos tpicos, gostos musicais e estilos de vida em geral. Alguns exemplos das variaes de costumes de regio para regio so:

Regio Norte: As representaes culturais no Norte do Brasil esto nas festas populares como o crio de Nazar e Festival de Paratins, a maior festa do boi bumb do pas. A culinria apresenta uma grande herana indgena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacac, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacar e mussarela de bfala so muito populares. As frutas tpicas so: cupuau, bacuri, aa, tapereb, graviola, buriti. Regio Nordeste: No Nordeste, a cultura representada atravs de danas e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinria tpica representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fub cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, p de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina tambm est presente no artesanato de rendas.

Regio Centro-Oeste: O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procisso do fogaru, no estado de Gois; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinria de origem indgena e recebe forte influncia da culinria mineira e paulista. Os pratos principais so: galinhada com pequi e guariroba, empado goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal como o pintado, pacu e dourado.

Regio Sudeste: No Sudeste, vrias festas populares de cunho religioso so celebradas no interior da regio. Festa do divino, festejos da pscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinao a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peo de boiadeiro. A culinria muito diversificada, os principais pratos so: queijo minas, po de queijo, feijo tropeiro, tutu de feijo, moqueca capixaba, feijoada, farofa, piro, etc.

Regio Sul: O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhis e, principalmente, alemes e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradies dos antepassados em festas tpicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alem), o fandango de influncia portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinria esto presentes: churrasco, chimarro, camaro, piro de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

Concluso Apesar do processo de globalizao, que busca a mundializao do espao geogrfico tentando, atravs dos meios de comunicao, criar uma sociedade homognea, aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura um desses aspectos: vrias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradies, assim como no Brasil.

You might also like