You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA

CAROLINA VALCACIO DAVI CORREIA GABRIEL DUARTE JSSIKA MEDEIROS JULIANA MELO MARIA EDUARDA VIGAS TALITA LIMA

QUAL A INFLUNCIA DA M OCLUSO NAS RELAES SOCIAIS?

Natal, novembro de 2012

CAROLINA VALCACIO DAVI CORREIA GABRIEL DUARTE JSSIKA MEDEIROS JULIANA MELO MARIA EDUARDA VIGAS TALITA LIMA

QUAL A INFLUNCIA DA M OCLUSO NAS RELAES SOCIAIS?

Orientadora MARIA NGELA FERREIRA ]IRIS DO CEU CLARA COSTA

Introduo A ocluso trata as relaes de mordida entre a arcada dentria superior com a inferior e suas implicaes em estruturas anexas como dentes, gengiva, ossos e msculos. A m ocluso a m relao entre a maxila e a mandbula. Quando no h um encaixe perfeito entre as arcadas dentrias, podendo prejudicar o desenvolvimento sseo da face e das articulaes temporomandibulares (ATM). Os tipos de m ocluso so: mordida cruzada anterior, mordida cruzada posterior, mordida aberta, apinhamento, sobressalincia, desvio da linha mediana e diastemas. Pode ser causada por diversos fatores, dentre eles: hbitos orais deletrios (chupetas, mamadeiras, dedos, etc); questes genticas; problemas respiratrios; perda precoce de dentes decduos; traumas e tumores. Essa disfuno, por influenciar significativamente na esttica do sorriso do indivduo, altera a sua qualidade de vida e a forma como ele se relaciona dentro da sociedade. Alm disso, pode causar problemas psicossociais, disfunes orais e maior susceptibilidade ao trauma e doenas dentrias. A relao entre m ocluso e qualidade de vida bastante complexa e de difcil compreenso []. Os efeitos da m ocluso no so somente de cunho funcional e/ou esttico, sendo tambm influenciado por aspectos psicossociais. Diversas metodologias e ndices so desenvolvidos para quantificar a presena e a gravidade da m ocluso nas relaes sociais e impactos sobre os aspectos estticos e qualidade de vida[7]. Baseado em pesquisas, ortodontistas afirmam que a aparncia da esttica oral pode levar a uma melhora na auto estima e no bem estar social []. A m ocluso afeta significativamente a aparncia esttica do sorriso, a qual uma parte notvel da atratividade facial e influencia a maneira do indivduo expressar suas emoes. Portanto, os impactos estticos da m ocluso podem atingir a qualidade de vida; prejudicar a interao social, relaes interpessoais e bem estar psicolgico; alm de produzir sentimentos de inferioridade [6]. Uma anlise completa dos efeitos da m ocluso nas percepes deve no s verificar as classificaes de beleza e inteligncia, mas tambm compreender como a m ocluso afeta as percepes da personalidade de um indivduo e de sua capacidade de interagir com outras pessoas [5]. O artigo [1] teve como objetivo identificar o efeito da m ocluso e o ndice de auto percepo da esttica em estudantes que fizeram ou no tratamento ortodntico. O artigo [2] teve como objetivo determinar se a m

ocluso e o seu tratamento influenciam na sade geral e oral de adolescentes e na qualidade de vida. O artigo [3] tem como objetivo avaliar os resultados de sade oral relacionada com a qualidade de vida de adolescentes entre 11 e 14 anos que utilizam aparelho ortodntico. O artigo [4] teve como objetivo investigar a m ocluso, avaliar as necessidades de tratamento ortodntico em escolares nigerianos, verificar quais os impactos que a m ocluso pode trazer as suas vidas e avaliar a influncia da idade, sexo e classe social na possvel m ocluso. O artigo [5] teve como objetivo investigar como a ocluso afeta a percepo das pessoas em relao a atratividade, inteligncia, personalidade e o seu desejo de interagir no campo profissional ou pessoal. O artigo [ 6] teve como objetivo conhecer a prevalncia e gravidade das ms ocluses em adolescentes, relacionando com o efeito psicossocial especialmente nas relaes interpessoais e sociais; e identificar as possveis diferenas entre as populaes de origem ocidental e indgena. O artigo [7] objetivou investigar o impacto dos dentes anteriores durante o sorriso na auto percepo e impactos psicossociais da m ocluso nos adolescentes. De um modo geral, os objetivos desse trabalho so analisar a influncia da m ocluso dentria nas relaes sociais, verificar se/como a m ocluso, ou a esttica oral em geral, dificulta a interao social e analisar maneiras de como melhorar as relaes sociais em indivduos que apresentam m ocluso. A Organizao Mundial de Sade (OMS) elegeu o ndice Esttico Dental como forma de avaliar as m ocluses e a repercusso esttica e funcional que elas tm, j que esse ndice valoriza os aspectos subjetivos e tambm os objetivos [6].

DISCUSSO No artigo [] os estudantes, em geral, foram menos crticos na sua auto avaliao de aparncia esttica dental, do que os examinadores, e isso pode ser justificado pelo maior nvel de conhecimento dos examinadores em relao ao problema (m ocluso) ; no houve diferenas significativas entre homens e mulheres e sua auto percepo da necessidade de tratamento ortodntico, nem a relao da auto estima com a auto percepo dental, o que demonstrou que o sexo no afetou nos resultados em relao a auto percepo do sorriso; porm foi identificado que os homens, em geral, se viam menos atrativos do que as mulheres; foi constatado tambm que estudantes que tinham realizado tratamento ortodntico apresentaram maior auto estima do que os que no tinham recebido; os resultados tambm demonstraram que as pessoas as quais percebiam a necessidade de tratamento ortodntico eram influenciadas pelas opinies de outras pessoas. No artigo [] no houve diferenas significativas entre os pacientes de uma localidade (Universidade de Washington) e de outra (Clnicas odontolgicas peditricas). Tambm foi verificado que, quando h um aumento da sade oral, a qualidade de vida, como um todo, tambm aumentou. Alm disso, no houve diferenas significativas entre os trs grupos de estudo na qualidade de vida geral e na qualidade de vida associada a sade oral. Os grupos postorthodontics e preorthodontics alcanaram melhorias na sade, funo oral, aparncia e bem estar social aps o tratamento ortodntico. No artigo [] adolescentes com melhor bem estar psicolgico so, em geral, mais propensas a relatar melhor sade oral relacionada a qualidade de vida independente do estado do seu tratamento ortodntico. J adolescentes com bem estar psicolgico baixo e que no receberam tratamento ortodntico tiveram pior sade oral relacionada com a qualidade de vida em comparao com aqueles que receberam tratamento. Isso sugere que adolescentes com bem estar psicolgico baixo poderiam se beneficiar e aumentar sua sade oral com o tratamento ortodntico. No artigo [4] os resultados mostraram que irregularidades nos dentes foi o tipo de m ocluso mais prevalente. Foi verificado tambm que diastemas na linha mdia e espaamentos generalizados foram observados em 31% e 59% respectivamente. Alm dessas, outras anomalias oclusais tambm foram registradas; e no houve diferenas significativas entre os sexos. Foi constatado que mais de um tero da populao no precisam de tratamento ortodntico, mas ele foi considerado obrigatrio em 24,3%. Mais homens do que mulheres precisaram de tratamento ortodntico. Tambm foi verificado que condies orais no tiveram efeito sobre a qualidade de vida de 85,3% da amostra de estudo.

No artigo [5] os graus de atratividade e inteligncia diferiram significativamente de acordo com a ocluso do indivduo, j que pessoas com a ocluso normal foram eleitas como sendo as mais atrativas e inteligentes, enquanto que pessoas que apresentavam o distrbio de ocluso denominado mordida cruzada foram classificadas como as que menos possuem essas qualidades. As imagens referentes s mulheres foram avaliadas de forma mais positiva do que as referentes aos homens, e os entrevistados mais jovens e com maior nvel de escolaridade foram mais crticos na sua avaliao que os entrevistados com idade mais avanada e/ou menor nvel de escolaridade. Isso se deve ao fato de pessoas com idade mais avanada serem mais tolerantes quanto a problemas estticos do que pessoas mais jovens. No artigo [6] os resultados, em termos gerais, mostraram que as alteraes mais frequentes foram o apinhamento de parte dos dentes anteriores, com 86%; 31% com uma arcada dentria e 55% em ambas as arcadas. Em relao ao questionrio de auto-imagem, 69,2% e 81,2% de homens e mulheres, respectivamente sente que tem alguma m ocluso. Enquanto 53,8% dos homens esta situao incomoda s vezes ou sempre, para as mulheres de 72%. 53,2% das mulheres e 63,1% dos homens traz esta problemas de conviver com seus parceiros, 30,7% dos homens cobrem a boca quando sorri, valor se eleva a 59,7% em mulheres.

No artigo [7] fez-se necessrio a utilizao de siglas para um melhor entendimento do que foi observado. ATDDS (Exibicao dos dentes anteriores durante o sorriso), DAI (Indice de esttica dental) e PIDAQ (Questionario sobre o impacto psicossocial da esttica dental). Foi observado que quanto maiores as pontuaes de PIDAQ, maiores as pontuaes de DAI, linhas de sorriso altas e insatisfaao com a aparncia dentria. No foram encontradas diferenas significativas em relao a impactos psicossociais da esttica dental de acordo com o sexo. Os resultados mostraram que a ATDDS, pontuao do DAI e satisfao com a aparncia dental foram positivamente associados com impactos psicossociais. A escala de PIDAQ foi positivamente associada com todas as variveis independentes, o que significa que a insatisfao prpria com a aparncia, nveis elevados de m ocluso e sorriso gengival foram associados com maiores impactos psicossociais da esttica dental.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Serene Adnan Badran: []; Kelly Ryan Taylor, Asuman Kiyak, Greg J. Huang, Geoffrey M. Greenlee, Cameron J. Jolley, and Gregory J. King: []; Shoroog A.: []; A.N Anosike: [4]; Jase A. Olsen: [5]; Delcides Ferreira Paula Jr: [6]; e Velasquez, R.: [7].

You might also like