You are on page 1of 22

DIREITO PROCESSUAL PENAL I

Prof. Roberto Del Manto

AULA 1 11/02/2011 Apresentao da Disciplina AULA 2 18/02/2011


1. Apresentao. Exposio dos critrios de avaliao e agendamento das respectivas datas Prof Roberto Del Manto e-mail: robertodelmanto@uninove.br Site: www.dmkm.com.br 2. Avaliaes AV1 25/03 matria princpios, inqurito, espcies de ao. 3. BIBLIOGRAFIA BSICA: MIRABETE, Jlio Fabbrini. Processo penal. 18 ed. So Paulo. Atlas. 2007. NUCCI Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execuo Penal. 5 ED. So Paulo. R. dos Tribunais. 2009. FRANCO, Alberto Silva. Cdigo de Processo jurisprudencial. V1 e v2. So Paulo. RT. 2004. Penal e sua interpretao

4. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR MARQUES, Jos Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. v1 e v2. Campinas (SP). Millennium. 2003. JESUS, Damsio E. de. Cdigo de Processo Penal Anotado. 23 ed. So Paulo. Saraiva. 2009. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de processo penal comentado. 9 ed. So Paulo. R. dos Tribunais. 2009. BONFIM, Edlson Mougenot. Curso de processo penal. 5 ed. Ver. E atual. De acordo com as leis n 11.900, 12.016 e 12.037, de 2009. So Paulo. Saraiva. 2010. GRECO FILHO, Vicente. Manual de processo penal. 8 ed. So Paulo. Saraiva. 2010.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 1 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

COMPETNCIA EM MATRIA CRIMINAL

STF STJ TRF 3 R TJ/SP V.E.C - JECRIM V. do JRI V. Criminal

DP

1. Instncia administrativa O titular desta instncia o delegado de policia que tem a obrigao profissional de instaurar inquritos policiais para propositura de futura ao penal pelo promotor de justia. Anotaes importantssimas: o inqurito policial o nico procedimento que no existe ampla defesa e contraditrio, mas o objetivo maior, juntar indcios de autoria e materialidade delitiva.

1.1. Definio de inqurito policial (IQ): procedimento administrativo, facultativo, presidido pelo Delegado de Policia em todos os crimes comunicados a ele, atravs de um boletim ocorrncia. a) Crime: Noticia crime: a comunicao da pratica de crime por terceira pessoa perante a autoridade policial. (terceira pessoa comunica o crime). Delatio crime: a comunicao da prtica de crime pela prpria vitima perante a autoridade policial.( a prpria pessoa comunica o crime).

b) Boletim de ocorrncia: a instrumentalizao material da prtica de um crime, documentada pela autoridade policial. Lavradura do boletim de ocorrncia efetuado pelo Delegado, ex. furto de um carro, chegamos na delegacia e vai pedir a comunicao de um crime. Anotao complementar: todo o crime que deixa vestgio, obrigatoriamente ser realizado um exame ou pericia para que a mesma seja utilizada em um processo criminal.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 2 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

O correto dizer exame corpo de delito As gravaes podem sem usadas como provas desde que sejam convalidadas pelo perito. 2. Primeira instncia Judicial Aqui atua um Juiz de Direito. O processo criminal (com exceo do IP) obrigatoriamente tem ampla defesa e contraditrio. 2.1. Partes no processo: a) Juiz de Direito: bacharel concursado responsvel pela aplicao da tutela jurisdicional (ele vai julgar). b) Promotor de Justia: o bacharel concursado, que defende os interesses da sociedade, e atua como fiscal da lei.Cusros Legis c) Advogado: o profissional do direito aprovado no exame de ordem, que exerce a defesa tcnica em processo ou procedimento. Na prtica, pode tanto defender ou como acusar, pela dupla obrigao profissional. d) Defensor pblico: o profissional do direito que defende toda pessoa pobre no termo assertivo da palavra que no tem condio de pagar custas de processos e honorrios de advogado. Aquele que defende os interesses das pessoas de baixa renda. e) Advogado Ad Hoc (para o ato): tambm conhecido como advogado dativo, chamado pelo juiz quando o ru citado, comparece na audincia, mas no esta acompanhado de advogado. Ningum ser processado sem a defesa tcnica deste profissional, sob pena de nulidade. 2.2. Atuao Jurisdicional a) JECRIM Juizados especiais criminais: julgam contravenes penais, considerados crimes de menor porte e menor potencial ofensivo cuja pena mxima no exceda a um ano. Tambm julga crimes comuns cuja pena mxima seja igual ou inferior a dois anos. (Lei 10.259/03). Questo de poltica criminal: neste caso aplicado o rol de penas alternativas, tais como: cestas bsicas, servios a comunidade, pena de multa, utilizando-se a pena privativa de liberdade como ltima hiptese e no a principal. (acidente de transito, leso corporal leve, age com negligencia, imprudncia ou impercia, por meio do exame de corpo de delito para avaliar a leso.)

Julgam no menor potencialidade de lesar tanto a sociedade quanto ao particular. b) Vara criminal: julgar a maioria dos crimes comuns, apenados com recluso e ou deteno. c) Vara do Jri: julgar crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados e seus conexos, quando falamos de jri falamos de: (se praticar o crime pela excludente no vai para o jri. Homicdio: tirar a vida de um ser humano.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 3 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto Infanticdio: crime prprio praticado pela me sob influencia sob estado puerperal (aps o nascimento da criana). Para o prof Damasio at a queda do cordo umbilical permite analisar o estado puerperal da me, para o Mirabete aps a dosagem hormonal. Suicdio: no crime no direito penal, mas se pune por trs condutas: 1) Induzimento: colocar a idia na cabea da pessoa; 2) Instigao: significar reforar o induzimento do suicdio e; 3) Auxlio: auxilio ao suicdio d os meios necessrios. Na Roma antiga proibiu o suicdio, pois os patrcios endividados se suicidaram, para evitar prejuzo o imprio normatizou a proibio do suicdio, penalizando de morte as famlias e os bens para o Imprio. Aborto: a interrupo bruta da gravidez, ela no considerada crime quando: 1) Gravidez de alto risco; 2) M formao do feto; 3) Gravidez decorrente de estupro 3. 2 instncia judicial Os Juzes so chamados de desembargadores. No trabalham em varas criminais, mas autuam em cmaras julgadoras. Desembarga (desembaraa), vai atuar numa cmara criminal. Cada cmara criminal formada por 5 desembargadores. Temos o Presidente o Procurador da Justia e os 3 sero sorteados para analisar o recurso. (Relator). Em se tratando de competncia Estadual, o Tribunal de Justia do Estado de So Paulo ser o competente. Em se tratando de crime de competncia Federal, o Tribunal Regional Federal da 3 Regio ser o responsvel. TJ fica na frente do Foro central da praa Joo Mendes. O TRF fica na avenida Paulista ao lado da Caixa Econmica. 4. Instncia Superior: So as ultimas cortes da justia prevista da competncia criminal. Seus membros so chamados de Ministros, eles atuam em turmas julgadoras. Anotao importantssima: No existe hierarquia entre o Superior Tribunal de Justia e o Supremo Tribunal Federal, mas existe competncia em relao matria. O STJ julga a matria infraconstitucional. O STF julga a matria constitucional. Na vou esquecer: os tribunais de ltima instncia desempenham fator poltico e judicial concomitantemente.

Os 11 ministros de cada um deles so nomeados pelo Presidente da Repblica. Filme caso dos irmos naves.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 4 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

AULA 3 25/02/2011
INQURITO POLICIAL Trata-se de procedimento administrativo, comea na delegacia, facultativo que tem um objetivo de juntar indcios de autoria e materialidade delitiva para aparelhamento (instruo) de ao penal futura. 1. Anotao Complementar: autoria: identificar o autor ou autores do crime. 2. Materialidade Delitiva: so todas as circunstncias do crime relacionadas direta ou indiretamente, com a dinmica dos fatos. OBS: Anotao Importantssima: todos os crimes que deixarem vestgios haver a necessidade da realizao de exames complementares; porque o inqurito policial tem carter inquisitivo.

3. Exame de Corpo de Delito: o corpo que sofreu o delito, e que deve ser periciado. ESPCIES DE APRESENTAO DE CRIME 5. Notitia Criminis- Notcia Crime: apresentao da notcia de um crime por uma terceira pessoa, perante a autoridade policial. a) Denncia Annima: tambm considerada noticia crime. 6. Delatio Criminis a comunicao do crime pela prpria vtima perante a autoridade policial. OBS: Eu, como futuro e promissor profissional do direito jamais vou a uma delegacia prestar queixa sob pena de queimar no mar do inferno. 6.1. Queixa crime: ou simplesmente queixa: pea privativa de advogado, que ser exclusivamente protocolada perante o juiz criminal, via de regra, nos crimes que se processam mediante ao penal privada. 7. Boletim de Ocorrncia: a instrumentalizao documental do fato apresentado perante a delegacia. PRINCPIOS DO INQURITO POLICIAL 1. Principio da Inquisitividade: a exceo a regra que o Inqurito Policial (IP) no tem ampla defesa e contraditrio, pois trata-se de um conjunto de diligncias, visando exclusivamente, desvendar o crime. 2. Princpio da Indisponibilidade: o delegado de polcia no est obrigado, a instaurar inqurito policial. Entretanto, se o fizer ele no poder arquiv-lo, e obrigatoriamente dever conclu-lo.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 5 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto Anotao Importantssima: o delegado no pode arquivar o inqurito, somente o juiz de direito, aps o parecer do Ministrio Pblico (MP) que autoridade competente para arquiv-lo. A previso legal est no artigo 17 do CPP.

Pelo Princpio da Economia Processual ele poder ser desarquivado se dentro do prazo prescricional surgirem novas provas de autoria e materialidade delitiva. 3. Princpio da Dispensabilidade: a regra geral que o inqurito policial obrigatrio na grande maioria dos crimes. Entretanto, se o promotor de justia conseguir juntar indcios de autoria e materialidade para comprovar um crime, ele poder oferecer denncia diretamente ao juiz criminal. Trata-se de caso excepcional. 4. Princpio da Escrita: o inqurito policial ser sempre redigido por autoridade policial, atravs de documentos prprios. 5. Princpio do Sigilo: o delegado de polcia responsvel pelo sigilo das investigaes, no podendo expor a imagem e a honra do indiciado (artigo 5, X da CF). Advogados: este sigilo no se estende a ele de acordo com o artigo 7, XIV do Estatuto da OAB. Nos casos de segredo de justia, o advogado ir apresentar obrigatoriamente uma procurao e somente ele poder consultar os autos do inqurito policial. Smula 14 do STF: reconhece o direito do advogado em consultar os autos do inqurito policial, desde que faa a prova para seu patrocnio.

PRINCPIOS DO PROCESSO PENAL 1. Princpio da Ampla Defesa e Contraditrio: todo processo ou procedimento, para ter validade jurdica deve possuir os 2 preceitos constitucionais. O inqurito policial a nica exceo no estado democrtico de direito. a) Ampla Defesa: a utilizao de todos os meios de defesa previstos em lei para a melhor defesa tcnica realizada pelo advogado. b) Contraditrio: o direito do acusado em apresentar a sua verso dos fatos em contraponto a acusado. Anotao Importantssima: o silncio do acusado no ser considerado como presuno de culpa, trata-se de direito garantido constitucionalmente.

Tambm ningum obrigado a fazer prova contra si ou contra outrem, tendo em vista a auto defesa. O Advogado poder orientar seu cliente a mentir ou at omitir fatos que o incriminem em inqurito policial e ao penal. 2. Princpio do Devido Processo Legal: o artigo 5, LIV da CF estabelece o preceito garantista, para todo o processo ou procedimento. Vale dizer que a ampla defesa e o contraditrio, so preceitos obrigatrios e que devem ser garantidos em todas as hipteses, com exceo do inqurito policial. A idia maior que todo o acusado tem garantias constitucionais encejadoras da atuao do advogado, em todos os momentos da defesa tcnica. 3. Princpio da Presuno de Inocncia: no direito penal, todos so considerados inocentes, at que se prove o contrrio. Este preceito constitucional, estabelece ainda que

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 6 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto mesmo o acusado confessando a prtica de crime, o obriga, a convalidar sua confisso por outros elementos de prova. Prova Iuri Et de Iuri prova acima de prova.

AULA 4 04/03/2011
RESUMO IP procedimento administrativo - CF Princpios que regem o Processo Penal: Principio do Devido Processo Legal. Principio da Inocncia Processual. Principio da Ampla Defesa e do Contraditrio.

1. Princpio da Inocncia Processual: a) Prova: a evidncia, legitimada pelo perito competente, tem carter importante no julgamento de autoria e materialidade delitiva. b) Evidncia: por outro lado somente se tornar prova, se for acolhida atravs de meios lcitos para todos os fins de direito. 2. Informaes complementares Aps a existncia de um crime, este chega a conhecimento da autoridade policial. As formas de conhecimento sero Noticia Crime e Delatio Crime . Delegado de polcia confecciona boletim de ocorrncia. Se estiver comprovado autoria e materialidade delitiva o delegado determina a instaurao de inqurito policial. 3. Inicio de Fase Instrutria Oitiva da conduta da ocorrncia; Oitiva de todas as testemunhas; Depoimento pessoal do acusado; Realizao de exames e pericias, obrigatoriamente nos crimes que deixarem vestgios. Finalizao do inqurito policial com a confeco de relatrio; Remessa ao frum criminal onde o juiz de direito encaminhar o IP para o promotor de justia oferecer denncia.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 7 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

Quadro sintico

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 8 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

4. Informaes importantes:

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 9 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto Na fase instrutria considerado o condutor da ocorrncia a qualquer pessoa que apresent-la formalmente perante a autoridade policial (Policial Militar, Policial Civil, GCN ou qualquer cidado). Na oitiva das testemunhas, todas as pessoas envolvidas sero alvo de depoimento pessoal perante a autoridade policial. a) Depoimento do acusado: quando ocorrer pratica de crime o acusado poder depor ou reservar-se no direito de manter se em silncio. Isto direito constitucional, porque ningum obrigado a produzir provas contra si, existindo ainda presuno de inocncia para todos os efeitos legais. b) Na pratica o relatrio o resumo da investivao c) Indiciamento formal: o ato privativo do delegado, que ocorre exclusivamente dentro do inqurito policial quando da certeza da autoria e materialidade delitiva. Tambm na prtica serve para apontar para o promotor de justia o verdadeiro autor do crime. 5. Atuao do promotor de justia 5.1. Recebido o inqurito policial j relatado, o promotor de justia poder: a) Oferecer a denuncia; b) Opinar pelo arquivamento (o juiz pode no aceitar o arquivamento e o promotor pedir ao procurador de justia para que possa arquivar. O procurador chamado quando houver discordancia do arquivamento); c) Requerer diligencias complementares. 5.2. Arquivamento do inqurito policial a) O delegado de policia no poder arquivar inqurito policial, pois se trata de direito exclusivo do Juiz de Direito. b) O promotor de justia o nico profissional do Direito que poder requerer arquivamento, e neste caso o juiz poder ou no acolher a pretenso. c) Uma vez arquivado, somente ser desarquivado o IP se existirem novas provas dentro do prazo prescricional. d) Casos excepcionais: e) Se o promotor de justia, opinae pelo arquivamento , e o juiz de direito concorda, ele ser efetivamente arquivado, com as ressalvas do art. 18 do CPP. No mesmo entendimento, se o promotor opina pelo arquivamento e o juiz de direito discordar, o inqurito policial ser remetido ao procurador de justia, que poder opinar pelo arquivamento ou ainda oferecer denncia. f) Nem todo inqurito policial, vira ao penal. Um dos pressupostos do inqurito policial, a faculdade de sua utilizao em casos excepcionais o promotor de justia poder oferecer sua denncia diretamente ao juiz criminal (princpio da economia processual). OBS: Indiciamento formal ato privativo do delegado. Promotor de Juiz e o Juiz no podem indiciar.

AULA 5 11/03/2011

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 10 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto
LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL TTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1o O processo penal reger-se-, em todo o territrio brasileiro, por este Cdigo, ressalvados: I - os tratados, as convenes e regras de direito internacional; II - as prerrogativas constitucionais do Presidente da Repblica, dos ministros de Estado, nos crimes conexos com os do Presidente da Repblica, e dos ministros do Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade (Constituio, arts. 86, 89, 2o, e 100); III - os processos da competncia da Justia Militar; IV - os processos da competncia do tribunal especial (Constituio, art. 122, no 17); V - os processos por crimes de imprensa. Pargrafo nico. Aplicar-se-, entretanto, este Cdigo aos processos referidos nos nos. IV e V, quando as leis especiais que os regulam no dispuserem de modo diverso. Art. 2o A lei processual penal aplicar-se- desde logo, sem prejuzo da validade dos atos realizados sob a vigncia da lei anterior. Art. 3o A lei processual penal admitir interpretao extensiva e aplicao analgica, bem como o suplemento dos princpios gerais de direito. TTULO II DO INQURITO POLICIAL Art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. (Redao dada pela Lei n 9.043, de 9.5.1995) Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo. Art. 5o Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I - de ofcio; II - mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. 1o O requerimento a que se refere o no II conter sempre que possvel: a) a narrao do fato, com todas as circunstncias; b) a individualizao do indiciado ou seus sinais caractersticos e as razes de convico ou de presuno de ser ele o autor da infrao, ou os motivos de impossibilidade de o fazer; c) a nomeao das testemunhas, com indicao de sua profisso e residncia. 2o Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso para o chefe de Polcia. 3o Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica poder, verbalmente ou por escrito, comunic-la autoridade policial, e esta, verificada a procedncia das informaes, mandar instaurar inqurito. 4o O inqurito, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado. 5o Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la. Art. 6o Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: I - dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; (Redao dada pela Lei n 8.862, de 28.3.1994) (Vide Lei n 5.970, de 1973) II - apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais; (Redao dada pela Lei n 8.862, de 28.3.1994) III - colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; IV - ouvir o ofendido; V - ouvir o indiciado, com observncia, no que for aplicvel, do disposto no Captulo III do Ttulo Vll, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que Ihe tenham ouvido a leitura; VI - proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes; VII - determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias; VIII - ordenar a identificao do indiciado pelo processo datiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes; IX - averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 11 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto
Art. 7o Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica. Art. 8o Havendo priso em flagrante, ser observado o disposto no Captulo II do Ttulo IX deste Livro. Art. 9o Todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade. Art. 10. O inqurito dever terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela. 1o A autoridade far minucioso relatrio do que tiver sido apurado e enviar autos ao juiz competente. 2o No relatrio poder a autoridade indicar testemunhas que no tiverem sido inquiridas, mencionando o lugar onde possam ser encontradas. 3o Quando o fato for de difcil elucidao, e o indiciado estiver solto, a autoridade poder requerer ao juiz a devoluo dos autos, para ulteriores diligncias, que sero realizadas no prazo marcado pelo juiz. Art. 11. Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem prova, acompanharo os autos do inqurito. Art. 12. O inqurito policial acompanhar a denncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra. Art. 13. Incumbir ainda autoridade policial: I - fornecer s autoridades judicirias as informaes necessrias instruo e julgamento dos processos; II - realizar as diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico; III - cumprir os mandados de priso expedidos pelas autoridades judicirias; IV - representar acerca da priso preventiva. Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade. Art. 15. Se o indiciado for menor, ser-lhe- nomeado curador pela autoridade policial. Art. 16. O Ministrio Pblico no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para novas diligncias, imprescindveis ao oferecimento da denncia. Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito. Art. 18. Depois de ordenado o arquivamento do inqurito pela autoridade judiciria, por falta de base para a denncia, a autoridade policial poder proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notcia. Art. 19. Nos crimes em que no couber ao pblica, os autos do inqurito sero remetidos ao juzo competente, onde aguardaro a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou sero entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado. Art. 20. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Pargrafo nico. Nos atestados de antecedentes que Ihe forem solicitados, a autoridade policial no poder mencionar quaisquer anotaes referentes a instaurao de inqurito contra os requerentes, salvo no caso de existir condenao anterior. (Includo pela Lei n 6.900, de 14.4.1981) Art. 21. A incomunicabilidade do indiciado depender sempre de despacho nos autos e somente ser permitida quando o interesse da sociedade ou a convenincia da investigao o exigir. Pargrafo nico. A incomunicabilidade, que no exceder de trs dias, ser decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial, ou do rgo do Ministrio Pblico, respeitado, em qualquer hiptese, o disposto no artigo 89, inciso III, do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei n. 4.215, de 27 de abril de 1963) (Redao dada pela Lei n 5.010, de 30.5.1966) Art. 22. No Distrito Federal e nas comarcas em que houver mais de uma circunscrio policial, a autoridade com exerccio em uma delas poder, nos inquritos a que esteja procedendo, ordenar diligncias em circunscrio de outra, independentemente de precatrias ou requisies, e bem assim providenciar, at que comparea a autoridade competente, sobre qualquer fato que ocorra em sua presena, noutra circunscrio. Art. 23. Ao fazer a remessa dos autos do inqurito ao juiz competente, a autoridade policial oficiar ao Instituto de Identificao e Estatstica, ou repartio congnere, mencionando o juzo a que tiverem sido distribudos, e os dados relativos infrao penal e pessoa do indiciado.

1. Caracteristicas

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 12 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto Atuao do promotor de justia na atualidade, somente ser vista a partir do inicio de ao penal. importante lembrar que ele no est obrigado a oferecer denncia em todos os casos trazidos a ele. Entretanto, importante ressaltar que uma vez oferecida a denncia, tambm se aplica o principio da indisponibilidade da ao penal para todos os efeitos de direito. Inqurito Policial Fase Instrutria Relatrio (resumo remessa para o forum Vara Criminal, Vara do Jri, Jecrim Promotor de Justia (requerer arquivamento, requerimento novas deligencia, o juiz pode ou no aceitar se ele no aceitar vai para o procurador de justia, arquivar ou oferencer denuncia) Autoria e Materialidade Oferece Denncia Ter o inicio de ao penal. 1.1. Papel do curador a) Pergunta de prova: a Emancipao na esfera civil, no se estende a esfera penal e em nenhuma hiptese, inclusive nos crimes falimentares. Diferente da esfera criminal que se discute inimputabilidade, a esfera civil discute nica e exclusivamente a capacidade para se exercer atos na propria esfera civil. 1.2. Questo do curador De acordo, artigos 15, 194 e 262 do CPP, a lei penal est em vigor requerente a sua nomeao em crater obrigatrio. 1.3. Cabimento Indiciados maiores de 18 anos e com 21 anos incompletos. 1.4. Prtica na delegacia: Constitui mera irregularidade a ausncia do curador em sede administrativa. No se pode impetrar Habeas Corpus, porque o IP no totalmente nulo. (Art. 647 e 648, I do CPP). 1.5. Em outras hipteses: O curador obrigatoriamente ser pessoa maior de 21 anos, no se exigindo ser ele advogado. 1.6. Posies contrrias dos autores a) Art. 15 do CPP exige a nomeao de curador ao indiciado menor e no ao indiciado capaz. (Fernando Capaz, Fernando Noronha, Prof Mirabete). b) A capacidade Civil nunca influenciou o processo penal, e, portanto prevale o art. 15 do CPP. (Nucci). c) O Cdigo Civil em orientao prevalente na doutrina, que o art. 15 Caput do CC revogou tcita e expressamente o art. 15 do CPP. (Prof. Damsio).

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 13 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto 1.7. Em final concluso: a doutrina (entendimento dos autores) entendeu a revogao do art. 15 do CPP; Ao passo que a Jurisprudncia (julgados) entende que a nomeao continua sendo obrigatria, e a sua ausncia constitui uma mera irregularidade. 1.8. Identificao criminal: o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal (tocar o piano). Trata-se de abuso de autoridade e constrangimento ilegal, conforme o art. 5, LVII da CF/88 (tocar pianinho s para criminoso, ele nem anda com documento). 1.9. Identificao verbal: a doutrina e a jurisprudncia aceitam esta modalidade de identificao com uma nica exigncia: a) Todas as informaes devem ser a veracidade dos fatos, aps verificao prvia. b) Se o Civil apresentar, perante a autoridade policial, dados inveridicos, poder responder por crime. c) Extravio de documento, quando se requer a segunda via de RG, obrigatoriamente estaro inseridos nos dados da polcia administrativa a da do requerimento e a data da expedio. d) Exceo a regra: o art. 3 da Lei 10.254/00 obriga o indiciamento formal atravs de planilhamento (tocar o piano) nos seguintes casos: 1) Crime de homicidio doloso, crimes contra o patrimnio com violncia ou grave ameaa, crime de receptao qualificada, crime contra a dignidade sexual e crime de falsificao de documento pblico.

2) Quando houver suspeita de falsificao ou adulterao de documento, o indiciado tambm ser planilhado.

1.10.

Questo identificao verbal

Neste caso de identificao, o civil tem o prazo legal para apresentar documento perante autoridade policial em 48 horas, sob pena de ser indiciado formalmente. Na prtica a autoridade policial, concede prazo menor, inclusive sujestionando ao civil que um parente traga um documento para todos os fins de direito. 1.11. Incomunibilidade do judicirio

De acordo com o art. 21 do CPP, algumas questes excepcionais, determinam legalmente que por at 3 dias que a incomunibilidade aceita pelos seguintes motivos: a) Necessidade na instruo administrativa (IP). b) Convenincia da dinmica dos fatos. c) Realizao de acariaes para dirimir depoimentos conflitantes. Pergunta de prova No existe incomunicabilidade para o advogado, pois o art. 7 ,III no estatuto da OAB, lei federal recepcionada pela prpria carta magna.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 14 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

1.12.

Tabela da responsabilidade

Idade Maiores de 21 18-21

Area Civil

Area Criminal Imputvel 18-21 no incompletos Semi-imputvel

16-18

16-18 incompletos- capaz se for emancipado e ausencia de emancipao relativamente incapaz. Incapaz Incapaz

Inimputvel

14-16 0-14

Inumputvel(adolescente) Inimputvel (criana)

2. Principio da inquisitividade 3. Principio da obrigatoriedade 4. Principio da indisponibilidade 5. Principio da dispensabilidade 6. Principio do sigilo 7. Disposies preliminares 7.1. Art. 1 ao 3 Regra do Jogo, os principios do direito penal so aplicados no processo penal por analogia.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 15 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

AULA 6 18/03/2011 FALTA

AULA 7 25/03/2011 AVALIAO A1

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 16 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

AULA 8 01/04/2011 FALTA

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 17 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

AULA 9 08/04/2011
AO CIVIL EX DELICTO Ao que advm do delito. a espcie de ao, que tem como causa de pedir, indenizao, advindo de resultado naturalstico, onde se requer pagamento em pecnia. A questo maior que tanto a ao penal como a ao civil so independentes, no tem qualquer obrigatoriedade entre si. 1. Fato Gerador da Ao Penal Ex Delicto: na teoria, as aes so independentes ou importando o ingresso simultneo de ambas s aes. Na prtica: em alguns casos, se as aes forem propostas simultaneamente facultativo ao juiz do civil, determinar o sobrestamento (paralisao) da ao civil, at deciso transitada em julgado da ao penal.

Isso ocorre para se evitar decises contraditrias. 2. Prova Emprestada: direito do advogado dentro da ampla defesa e do contraditrio, extrair cpias de depoimentos, exames e percias de um processo para auxiliar no julgamento, de competncia diferente. 3. Ao Civil de Conhecimento (art. 64 CPP) 3.1. Artigo 63: estabelece a necessidade do trnsito em julgado na esfera criminal para a propositura da ao civil ex delicto. Por outro lado, o art. 64 pargrafo nico tambm estabelece a suspenso da ao civil dando preferncia a criminal. Por mais uma vez importante estabelecer que se trata de faculdade do juiz. A ao rescisria no civil e a reviso criminal em competncia distinta, tambm podem ser intentadas a qualquer momento. 3.2. Artigo 65: excludentes de criminalidades ou excludentes de ilicitude impedem a propositura da ao civil ex delicto, pelos prprios fundamentos. 3.3. Artigo 66 o rol taxativo: o inciso que absolve o artigo 386 I, onde taxativamente impede-se a propositura da ao civil ex delicto. 3.4. Artigo 67 questo documental: trata-se da mesma forma de rol taxativo com relao a documentos que no impediram a propositura da ao civil ex delicto: Arquivamento de Inqurito Policial; Deciso que julga extinta a punibilidade; Sentena absolutria que entender que o fato no crime.

3.5. Artigo 68 Justia Gratuita: quando o autor da ao civil ex delicto for pobre, no termo assertivo da palavra, poder fazer uso da justia gratuita no estando obrigado a pagamento de honorrios de advogado, custas processuais e sucumbncias.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 18 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

JURISDIO o espao territorial, onde o juiz executa a tutela especfica. Para melhor administrao as capitais brasileiras so divididas em comarcas, municipais ou divididas por bairros. 1. Competncia: pode ser considerada como medida de jurisdio. Atualmente, ela designada por matria que definir atuao do juiz e do promotor. Anotao complementar: alem da rea de atuao, a competncia tambm ser dividida em 7 possibilidades previstas no art. 69 do CPP; inclusive sendo utilizado o princpio da economia processual.

AULA 10 15/04/2011 AUSNCIA DO PROFESSOR TRABALHO EM SALA

AULA 11 22/04/2011 FERIADO

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 19 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto

AULA 12 29/04/2011
APONTAMENTOS PARA A PROVA Princpios da Ao Penal. Ao Penal Pblica Subsidiria. Ao Penal Pblica Incondicionada. Competncia por Conexo ou Continncia.

COMPETNCIA E SUAS DIVISES A Competncia Jurisdicional ser dar perante alguns aspectos Artigo 69: Inciso I Lugar da Infrao: o processo brasileiro define o lugar do crime, onde inicialmente ocorreu a ao ou omisso, independentemente de o resultado se dar em outro lugar. Inciso II O Domiclio ou Residncia do Ru: domiclio ou residncia para o processo penal na verdade no importa, mas sim aonde ser encontrado o acusado. Inciso III A Natureza da Infrao: cada vara criminal competente para julgar determinados crimes: 1) 2) 3) JECRIM: contravenes penais e crimes comuns cuja pena seja igual ou inferior a 2 anos. Jri Criminal: crimes comuns com pena de recluso ou deteno. Vara do Jri: homicdio, infanticdio, suicdio e aborto.

Inciso IV A Distribuio: por analogia ao processo civil, a mesma questo idntica no crime: O juiz ou o delegado de policia que primeiro tomar cincia da existncia de fato criminoso, ser o responsvel para iniciar os trabalhos profissionais.

Inciso V Conexo ou Continncia: so causas legais de competncia para julgamento. O artigo 76 em seus 3 incisos estabelecem a regra para conexo; ao passo que o artigo 77 estabelece a continncia em casos considerados especficos. Vale dizer que pode ser firmada a competncia de um juiz criminal atravs do nexo de causalidade entre o local do crime, e a existncia de 2 ou mais infraes. Dica para a prova: a conexo sempre pressupe a existncia de uma pluralidade de infraes penais, atreladas por nexos previamente estabelecidos. No vou esquecer: Princpio da Economia Processual: no pode haver 2 ou mais inquritos, duas ou mais aes, versando o mesmo fato criminoso. Todos os procedimentos e todos

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 20 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto os processos sero unificados, para que se evitem tambm decises contraditrias (Artigo 76). De acordo com o artigo 77, a continncia estabelece uma relao entre o continente e o contedo. Assim sendo, o crime mais grave, vai chamar para si todos os outros de mais crimes, tambm unificando a atuao do judicirio. Diversamente da conexo, a continncia no pressupe uma pluralidade de condutas, mas a idia principal que ocorra a unidade da infrao penal. Inciso VI Preveno: da mesma forma que a distribuio, a autoridade policial ou judicial que primeiro tomou conhecimento do fato criminoso, ser responsvel e competente para atuar profissionalmente, independente da ao ter sido proposta. Inciso VII Prerrogativa de Funo: esta questo continua sendo considerada como foro privilegiado, para processo e julgamento de pessoas que exercem alguns cargos, pblicos ou no. 1) Presidente da Repblica: compete exclusivamente ao Supremo Tribunal Federal julgar o representante da nao.

O processo consiste em 2 fases: a) Fase de Admissibilidade: deve ser aprovada o inicio de ao penal por 2/3 da cmara dos deputados; b) Segunda Fase: Processo e Julgamento quem oferece denncia para o STF o Procurador Geral da Repblica 2) Senadores e Deputados Federais: a competncia exclusiva do STF, com a devida licena da cmara dos deputados ou do senado federal. Posteriormente, se aprovado, o processo se inicia. Governadores dos Estados: a competncia do STJ, da mesma forma de processo e procedimento do Presidente da Repblica, Senadores e Deputados Federais. Prefeitos Municipais: a competncia exclusiva do Tribunal de Justia, e no tem grandes formalidades, porque eles no gozam em principio, da improcessabilidade penal. Anotao Importantssima Vice-presidente, Ministros do STF, Ministros do STF, Ministros do Estado e Procurador Geral da Repblica: a competncia continua sendo do STF, que cabe processar e julgar, em carter originrio. No importa qual a cadeira que atua o Ministro de Estado, todos eles sem nenhuma exceo sero julgados da mesma forma. Desembargadores: tambm compete ao STJ a competncia para julgamento, inclusive do Distrito Federal. Da mesma forma, trata-se de foro privilegiado, enquanto os profissionais estiverem atuando judicialmente. Juzes Estaduais e Membros do Ministrio Pblico: a questo dividida em duas fases: a primeira competncia, para ambos os casos do tribunal de justia, mas importante ressaltar que junto com esse processo tramitar procedimento administrativo perante o prprio rgo colegiado.

3)

4)

5)

6)

7)

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 21 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Prof. Roberto Del Manto 8) Deputados Estaduais: via de regra o julgamento do Tribunal de Justia. Entretanto, se houver conotao ou envolvimento com Deputados Federais, poder haver a interferncia do julgamento para o prprio STF. Anotao Complementar Tribunal do Jri: so dois os entendimentos: o primeiro entende que a competncia originria por prerrogativa de funo prevalece sobre o jri (art. 5, inciso XXXVIII, d CF). Outra corrente doutrinria prevalece estabelecendo a competncia do jri, para julgar crimes de sua competncia de acordo com a Smula 394 do STF. Anotao Importantssima: se um funcionrio pblico vier a praticar crime contra um civil, no existe prerrogativa de funo, e o que prevalece o tribunal do jri. Independente do julgamento ocorrer procedimento administrativo, que julgar o funcionrio pblico podendo conden-lo a exonerao a bem do servio pblico, com registro desonroso a ser publicado em diria oficial do Estado ou da prpria Unio Federal.

Curso de Direito 6 Semestre 1-2011 Pgina 22 UNINOVE Vila Maria - Mrcio Almeida da Silva RA: 308201934

You might also like