You are on page 1of 9

COOPERATIVAS DE TRABALHO

Ana Paula Reck Broring1

RESUMO

O cooperativismo o trabalho mutuo entre pessoas com interesses comuns. A cooperativa de trabalho um sistema de trabalho autnomo e independente, que produzem bens e servios por intermdio dos cooperados. Os cooperados so trabalhadores associados da cooperativa que executam desde os trabalhos braais at os intelectuais. O objetivo desta forma de cooperativa prestar servios ao mercado sem a presena do intermedirio, pois, os prestadores deste servio so os prprios cooperados. Na cooperativa de trabalho, o capital o trabalho dos associados. Neste artigo sero apresentadas informaes sobre esta instituio que tem por objetivo proporcionar aos cooperados de forma organizada melhores condies de vida, sociais e de trabalho.

Palavras-chave: Cooperativa. Trabalho.

Acadmica do Curso de Cincias Contbeis, 6 fase do Centro Universitrio FACVEST.

COOPERATIVES OF WORK

Ana Paula Reck Broring2

ABSTRACT

The cooperativismo is the work lends between people with common interests. The work cooperative is a system of independent and independent work, that produces goods and services for intermediary of the cooperated ones. The cooperated ones are diligent associates of the cooperative whom they execute since the manual works until the intellectuals. The cooperative objective in such a way is to give services to the market without the presence of the intermediary, therefore, the rendering of this service are the proper ones cooperated. In the work cooperative, the capital is the work of the associates. In this research it will be presented information on this institution that has for objective to provide to cooperated of organized form the better conditions of life, social and of work.

Word-key: Cooperative. Work.

Acadmica do Curso de Cincias Contbeis, 6 fase do Centro Universitrio FACVEST.

INTRODUO

Um grande problema enfrentado pela sociedade brasileira o desemprego, a Revoluo Industrial no sculo XVIII e as grandes crises econmicas levaram muitas empresas a abrirem falncia, causando uma diminuio considervel nos postos de trabalho, deixando muitos trabalhadores sem condies financeiras de sustento as famlias. As cooperativas de trabalho, instrumento central deste artigo, tm por objetivo principal a funo social, e esta diretamente ligada aos trabalhadores, ate ento fora do mercado de trabalho, no s no Brasil, mas no mundo todo.
Pode-se observar que a globalizao proporciona uma resposta via cooperativa, isto , possui os elementos para gerar empregos atravs das cooperativas de trabalho, que organizada socialmente, buscam atingir seu principal objetivo, a valorizao do homem atravs do processo produtivo. (SILVA, 2007, p.02).

Esta forma de cooperativa engloba os associados cooperativados, dispensando os intermedirios, passando os cooperados a exercerem suas funes em prol de um grupo ou de um bem comum. Conforme exposto na Lei de Cooperativas, artigo 4. da Lei n. 5.764/71, cooperativa de trabalho uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurdica prprias, de natureza civil, no sujeitas falncia, constitudas para prestar servios aos associados. 2 REFERENCIAL TERICO 2.1 Sociedades Cooperativas A primeira fase da revoluo industrial fez com que a classe operria e camponesa fosse diretamente atingida por uma grave crise. Aps uma grande luta em buscas por uma melhor qualidade de vida, os trabalhadores compreendem a necessidade de uma mudana. Surge ento uma forma associativa de trabalho, as cooperativas so criadas com o objetivo de unir operrios com o propsito de oferecer trabalho em prol do bem comum. Entre as vrias definies de sociedades cooperativas, pode aqui ser citada de FAUQUET citado por BULGARELLI (2000: 51), sociedade cooperativa :

uma empresa econmica, pois no uma associao beneficente ou cultural, pois busca atravs da explorao de um complexo organizacional a prestao de servios de natureza econmica; e, uma associao de pessoas, porque congrega seus associados pela ajuda mtua, objetivando alcanar o ideal do cooperativismo, expresso nos princpios rochdaleanos, que a informam na sua ao prtica. A referncia aos princpios doutrinrios indispensvel para a sua caracterizao, pois so eles, afinal, que lhe conferem originalidade e a distinguem das demais sociedades existentes.

As cooperativas so unio de pessoas com o objetivo de unir esforos para trabalhar visando melhorar as condies socioeconmicas, trabalhando como autnomos, pondo o capital e o trabalho a servio da comunidade. Logo, a Organizao das Cooperativas Brasileiras OCB, a conceitua como: uma sociedade de pessoas, de natureza civil, unidas pela cooperao e ajuda mtua, gerida de forma democrtica e participativa, com objetivos econmicos e sociais comuns e cujos aspectos legais e doutrinrios so distintos de outras sociedades. Conforme a Recomendao n127 da Organizao Internacional do Trabalho OIT,
a cooperativa uma associao de pessoas que se uniram voluntariamente para realizar objetivo comum, atravs, da formao de uma organizao administrada e controlada democraticamente, realizando contribuies eqitativas para o capital necessrio e aceitando assumir de forma igualitria os riscos e benefcios do empreendimento no qual os scios participam ativamente.

Este conceito define claramente, a finalidade e funo da sociedade cooperativista, pois, destaca a forma de trabalho voluntrio e democrtico, corroborando aos associados os riscos corridos por qualquer empreendimento econmico-social diante da competio do mercado num mercado competitivo. O cooperativismo chega para amenizar o problema do desemprego e motivar a gerao de renda. Surge de diversas formas, como: cooperativa de habitao, agrcola, sade, trabalho. 2.2 Cooperativa de Trabalho Frana, Itlia e Inglaterra foram os beros das cooperativas de trabalho, expandindose mais tarde para outros pases. Cooperativa de trabalho uma forma associativa com o objetivo de unir esforos de forma organizada sem relao de emprego entre cooperados, cooperativas e tomadores de servios. Os cooperativados no so subordinados entre si, mas trabalham em prol de todos.

As cooperativas de trabalho podem ser classificadas: - Cooperativas que produzem servios: - Setor da sade: abrange todos os profissionais da rea da sade, mdicos, psiclogos, enfermeiros, etc. - Setor de transporte: rene as diversas classes de motoristas, tanto do transporte de cargas como de pessoas. - Diversas: envolve carregadores, professores, vigilantes, pedreiros, garons, garis, cabeleireiros, artistas, prestadores de servios, etc. - Cooperativas de produo de bens: - Fbricas cooperativas: os cooperados so administradores e proprietrios, organizam a constituio da fbrica cooperativa ou a recuperao de empresas em fase de falncia. Existem tambm cooperativas metalrgica, txtil, de alimentao, floriculturas, calados, etc. - Cooperativa dos assentados: exploradores de rea agrcola comunitrias. - Cooperativas Artesanais: - Desenvolvidas por artesos de variados produtos, coletiva ou individual. Auxiliam os cooperados na aquisio de matria prima e comercializao dos artesanatos, algumas assessoram os artesos em todo processo produtivo. 2.3 Cooperativas de Trabalho Brasil Baseado no neoliberalismo e na globalizao da economia, inicia-se no Brasil, nos anos 90 um novo cenrio poltico-econmico mundial, apresentando grandes mudanas no processo de produo. Com essas mudanas, ocorrem as mudanas nas grandes empresas, a crise destri parte do processo de reestruturao da economia. No Brasil, o incio da crise das relaes de trabalho ocorreu praticamente a partir da abertura do mercado promovido pelo governo Collor (Fernando Collor de Melo) no incio dos anos 1990. As transformaes do capitalismo traziam ao Estado novas e prementes demandas, pois a nova economia global teria como subproduto o aumento da desigualdade. O trabalho informal passou por um enorme crescimento nas dcadas de 1970, 1980 e 1990, quando ocupou quase metade do mercado de trabalho.

2.3 Regime Jurdico A Constituio Federal/88, alnea c do inciso III do art. 146 dispe as regras sobre as cooperativas e aos tratamentos tributrios. O 2 do art. 174 determina que a lei apia as cooperativas e outras formas associativas. No art. 5.: As sociedades cooperativas podero adotar por objeto qualquer gnero de servio, operao ou atividade, assegurando-se-lhes o direito exclusivo e exigindo-se-lhes a obrigao do uso da expresso "cooperativa" em sua denominao. Conforme pargrafo nico consolidado, no h vinculo empregatcio entre cooperados, cooperativas e tomadores de servios. Este tipo de cooperativa enquadra-se no regime jurdico estabelecido pela Lei n 5.764/71, sob pena de ser autuado na forma do art. 1, 1, da Portaria do Ministro de Estado do Trabalho n 925/95. Segundo a Lei, so consideradas caractersticas da cooperativa de trabalho: I - adeso voluntria, com nmero ilimitado de associados, salvo impossibilidade tcnica de prestao de servios; II - variabilidade do capital social representado por quotas partes; III - limitao do nmero de quotas partes do capital para cada associado, facultado, porm, o estabelecimento de critrios de proporcionalidade, se assim for mais adequado para o cumprimento dos objetivos sociais; IV - inacessibilidade das quotas-partes do capital a terceiros, estranhos sociedade; V - singularidade de voto. Podendo as cooperativas centrais, federaes e confederaes de cooperativas, com exceo das que exeram atividade de crdito, optar pelo critrio da proporcionalidade; VI - qurum para o funcionamento e deliberao da Assemblia Geral baseado no nmero de associados e no no capital; VII - retorno das sobras lquidas do exerccio, proporcionalmente s operaes realizadas pelo associado, salvo deliberao em contrrio da Assemblia Geral; VIII - indivisibilidade dos fundos de Reserva e de Assistncia Tcnica Educacional e Social; IX - neutralidade poltica e indiscriminao religiosa, racial e social; X - prestao de assistncia aos associados, e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa;

XI - rea de admisso de associados limitada s possibilidades de reunio, controle, operaes e prestao de servios. No existe vnculo empregatcio entre associados e a sociedade cooperativa de qualquer natureza. Portanto, igualam-se s empresas privadas em relao aos empregados da cooperativa para a legislao trabalhista e previdenciria. No pargrafo nico do art.442 da CLT, acrescentado pela Lei n 8949/94 dispe: Pargrafo nico. Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, no existe vnculo empregatcio entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de servio daquela. Por no existir vnculos empregatcio, algumas vezes as cooperativas so usadas para violar a legislao trabalhista. A primeira vista, oferecem um ganho maior aos cooperados, mas por outro so privados dos direitos trabalhistas. J o associado que presta servios a terceiros, poder ser contratado como empregado pela cooperativa, perdendo o direito de votar e ser votado at que seja encerrada a relao empregatcia. O associado somente poder ser demitido por sua vontade. (arts. 31 e 32 da Lei 5.764/71). A partir de maio de 1996, as cooperativas de trabalho devem recolher encargo previdencirio de 15% sobre a importncia paga, distribuda ou creditada aos cooperados, a ttulo de remunerao plos servios prestados a pessoas jurdicas por intermdio delas (Lei Complementar n 84/96, art. 1, II, revogada). 3.4 Associados Para tornar-se um cooperativado, o interessado deve preencher uma proposta que examinada pelo Conselho de Administrao. Aps a aprovao, o futuro associado deve subscrever quotas de capital e assinar o livro de matriculas. As quotas so intransferveis e sua negociao poder ser feita somente dentro da sociedade. As quotas subscritas so os limites de responsabilidade do associado. Os associados recolhem em favor da cooperativa uma taxa para as cooperativas de trabalho cobram diretamente de seus associados uma taxa administrativa suficiente para abonar as despesas administrativas.

3.5 Rateio das Receitas da Cooperativa de Trabalho As Cooperativas de Trabalho no tm fins lucrativos, sendo que parte dos resultados obtidos destinado aos Cooperados, durante o desenvolvimento do trabalho e o que sobrar usado para o desenvolvimento da Cooperativa. Toda Cooperativa obrigada a criar um Fundo de Reserva para reparar possveis perdas e tambm constituir um Fundo de Assistncia Tcnica, Educacional e Social com no mnimo, 5% das sobras do Exerccio. 3.6 As Cooperativas e os Sindicatos Essas duas entidades so complementares em vrios aspectos, os Sindicatos podem ter uma relao positiva com as Cooperativas de trabalho, pois os cooperados tm benefcios sobre os servios prestados pelos sindicatos, e por outro lado os filiados aos sindicatos usufruem do trabalho oferecido pelas Cooperativas.

CONCLUSO Aps o levantamento sobre conceitos e funcionamento do cooperativismo de trabalho no Brasil e de acordo com a Lei das Cooperativas, esta forma de associao no est sujeita a falncia nem visa o lucro, mas sim, seus cooperados exercem tarefas em benefcio de um todo ou de um bem comum. O cooperativismo nasceu na Europa e atingiu outros pases, cujo principal objetivo a diminuio do desemprego e a gerao de renda. Hoje, infelizmente, um dos principais problemas enfrentados por essa modalidade de associao a questo do direito trabalhista, pois, por no existir o vnculo empregatcio, algumas delas violam a legislao, principalmente aps o processo de terceirizao ocorrida no Brasil, nas quais as cooperativas tornaram-se uma forma das grandes empresas terceirizarem sem onerar. Porm, quando h a reclamao do vnculo empregatcio, nos tribunais, geralmente h ganho de causa. Outro grande problema ocorre quando, em funo da competitividade, muitas vezes cooperativas esperam lucratividade, sendo que o principal objetivo a gerao de emprego, renda e redistribuio de riquezas. Conclumos que, no Brasil, podemos destacar como modalidades de Cooperativas, todas as que produzem: 1) Servios, nos setores da Sade, Transporte, bem como outros prestadores de servios; 2) Bens, destacando-se as reas txteis, alimentao, calados, etc.; 3) Cooperativas de Assentados, cujos cooperados exploram a rea agrcola de forma comunitria; 4) Artesanais, onde a atividade desenvolvida por artesos de produtos diversos, coletiva ou individual.

You might also like