You are on page 1of 1

1

EQUINOS

39 CONBRAVET Congresso Brasileiro de Medicina Veterinria

LESO POR ARAME FARPADO NA REGIO DO ANTEBRAO EM EQUINO


RELATO DE CASO CALCIOLARI, K.*; JUNIOR, J. M.; CASAS, V. F.
Residente de Clnica e Cirurgia de Grandes Animais no Hospital Veterinrio da Universidade de Franca UNIFRAN. Docente de Clnica e Cirurgia de Grandes Animais na Universidade de Franca- UNIFRAN. *endereo eletrnico: karinaveterinaria@hotmail.com

Introduo
Os equinos so comumente acometidos por leses, principalmente em membros, sendo umas das principais afeces na rotina do mdico veterinrio. O modo e a rapidez que se conduz o tratamento destas so de demasiada importncia determinando o prognstico para o animal.

Relato de caso
Episdio de leso por arame farpado em equino, fmea, dois anos, mestia, 356 quilos (kg), que foi encaminhado para o atendimento veterinrio com lacerao proximal no antebrao esquerdo. Houve perda significativa de pele, acometimento total do msculo extensor carporadial, parcial do msculo flexor carporadial, total do nervo mediano e ulnar alm de veias medianas. Realizou-se a sutura da ferida, sem sucesso, com deiscncia total dos pontos aps 7 dias. Optou-se ento pela cicatrizao por segunda inteno, limpeza com soluo de clorexidine, extrato de barbatimo e aplicao de pomada a base de leo de rcino. Foi utilizado a associao de penicilinas G com estreptomicina (Diclopen 10 milhes JA, diluente do produto a base diclofenaco foi substitudo por gua para injeo) na dose de 20.000 UI/kg, ao dia (SID), intramuscular (IM). A manuteno do leucograma elevado, direcionou a troca por enrofloxacina 10% na dose de 4,0mg/kg,SID, IM, durante dez dias. O analgsico de escolha foi o cloridrato de tramadol na dose de 2mg/kg de doze em doze horas (BID) nos 3 primeiros dias associado com flunixin meglumine na dose de 1,1 mg/kg (SID) por cinco dias IM, sendo ento substitudo por meloxican em gel oral (Maxican gel, Ouro Fino) na dose para adulto por 15 dias. Com a melhora aparente da ferida e do animal (40 dias aps) inicio-se um trabalho de fisioterapia e cinesioterapia. A cicatrizao completa ocorreu dentro de 3 meses, com a recuperao de 90 por cento da capacidade motora.

Dia zero

1 dia aps

7 dias aps

10 dias aps

Discusso
O relato demonstra um caso de lacerao com grave acometimento neuromuscular, porm com recuperao expressiva utilizando pomada a base de leo de rcino.

20 dias aps

60 dias aps

Concluso
O uso pomadas a base de leo de rcino so extremamente teis na evoluo do processo de cicatrizao por segunda inteno, causando granulao e epitelizao rpida. O uso da fisioterapia foi essencial para a recuperao neuromuscular no animal. Referncias
1. 2. 3. MARTINS, P.S. & ALVES, A.L.G., Comparao entre fitoterpicos de uso tpico na cicatrizao de pele em eqinos. Archives of Veterinary Science, v. 8, n. 2, p.1-7. 2003. Neto, J.C.L., Consideraes sobre a cicatrizao e o tratamento de feridas cutneas em eqinos. Disponvel em: <www.merial.com.br/veterinarios/equinos/biblioteca/equinos_documentoList> Merial, 2003. Acesso em: 23 jul. 2012 SAVAGE, C. J., Segredos em Medicina de Equinos, 1 Ed, Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 382.

90 dias aps

110 dias aps

You might also like