You are on page 1of 44

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL ESAB CURSO DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E DOCNCIA DO ENSINO SUPERIOR EMERSON LUIS COBIANCHI

INDISCIPLINA NA ESCOLA, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA

CORNLIO PROCPIO - PR 2009

EMERSON LUIS COBIANCHI

INDISCIPLINA NA ESCOLA, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA

Monografia apresentada a ESABI - Escola Superior Aberta do Brasil, sob orientao da Professora Beatriz Christo Gobbi

CORNLIO PROCPIO - PR 2009

EMERSON LUIS COBIANCHI

INDISCIPLINA NA ESCOLA, UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA

Aprovado em

de

2009

__________________________

__________________________

___________________________

CORNLIO PROCPIO - PR 2009

Dedico este trabalho ao maior docente que passou por esta terra, Jesus Cristo, o qual atravs dos seus ensinamentos mudou e ainda muda a vida de milhares de pessoas com sua poderosa pedagogia do caminho, da verdade e da vida.

AGRADECIMENTOS Agradeo em primeiro lugar a Deus. A minha esposa e filhos, pela pacincia que eles tiveram comigo. A todos aqueles que me ajudaram de uma forma direta ou indireta na realizao deste trabalho. Aos professores e aos orientadores da ESAB.

No basta saber, preciso tambm aplicar; no basta


querer, preciso tambm fazer.

(Johann Goethe)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar os possveis motivos da indisciplina presente nas escolas, buscando novas mudanas, para um melhor desempenho escolar. Este assunto muito relevante, pois interfere diretamente no processo de ensino-aprendizagem, como um fator agravante para o aprendizado do aluno e ensino didtico do professor. A partir deste foco o presente estudo ser desenvolvido como uma pesquisa exploratria onde sero realizados levantamentos bibliogrficos desenvolvidos com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrnicas e tambm descritivas, com o objetivo de identificar os possveis motivos da indisciplina presente nas escolas. Comearemos conceituando o que disciplina e indisciplina, mostraremos os possiveis fatores que contribuem para a indisciplina no contexto escolar, como fatores relacionados aos professores, alunos, familia e instituio escolar, depois analisaremos possveis solues para resoluo deste problema e interferncias na indisciplina, o que nos vai conduzir a observar uma interveno em uma escola em crise e por fim concluiremos este trabalho mostrando que a indisiplina na escola uma soluo possvel.

SUMRIO

1. INTRODUO....................................................................................10 1.1 OBJETIVO GERAL...........................................................................11 1.2 OBJETIVOS ESPECFICOS.............................................................12

2. DISCIPLINA E INDISCIPLINA...........................................................13 2.1 CONCEITOS DE DISCIPLINA..........................................................13 2.1.1 Disciplina na Escola nos Dias Atuais........................................14 2.2 CONCEITOS DE INDISCIPLINA......................................................16

3. TRS POSSVEIS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR..........................................17 3.1 FATORES RELACIONADOS AO PROFESSOR..............................23 3.2 FATORES RELACIONADO AO ALUNO..........................................25 3.3 FATORES RELACIONADOS NA FAMLIA.......................................26 3.4 FATORES RELACIONADOS NA INSTITUO EDUCACIONAL...29

4. QUATRO POSSVEIS SOLUES E INTERFERENCIAS NA INDISCIPLINA........................................................................................32 4.1 ASPECTOS RELACIONADO AO AMBIENTE DA ESCOLA............33 4.2 ASPECTOS RELACIONADOS AO PAPEL DA ESCOLA.................33 4.3 ASPECTOS RELACIONADOS A POSTURA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA.......................................................................................34

5.

CONSIDERAES

SOBRE

ENCAMINHAMENTOS

PREVENTIVO........................................................................................35 5.1 INTERVENO EM ESCOLAS SOB CRISE..................................38

6. CONCLUSES...................................................................................40

REFERNCIAS......................................................................................42

10

1. INTRODUO
Os alunos j no so mais os mesmos, A indisciplina em sala de aula hoje, um fenmeno que vem sendo discutido em nossa sociedade com muita freqncia, seja por meios acadmicos, familiares, por educadores, psicopedagogos, psiclogos ou at mesmo pela mdia.

Sabemos que a indisciplina escolar no envolve somente caractersticas encontradas dentro da sala de aula na relao professor-aluno. Fora da escola existem problemas sociais, como sobrevivncia precria e baixa qualidade de vida, problemas culturais, psicolgicos, alm de conflitos nas relaes familiares.

A indisciplina no contexto escolar, de acordo com Garcia (1999) est relacionada a fatores internos ou externos escola. Entre as razes internas estariam, por exemplo, as condies de ensino e aprendizagem, a natureza do currculo, as caractersticas dos alunos, aos modos de relacionamento estabelecidos entre alunos e professores, e o prprio sentido atrelado escolarizao. Entre os fatores externos destacam-se a violncia social e os conflitos psicolgicos causados por ela, a influncia da mdia e o ambiente familiar dos alunos.

Entende-se que a indisciplina tem relaes com todo o cenrio educacional, e envolve diversas pessoas em sua produo social. O estudo da percepo dos professores, portanto, fornece uma perspectiva sobre o processo de construo social da indisciplina, que pode ajudar a pensar particularmente na possibilidade de se encontrar possveis solues para um melhor desempenho escolar.

Sendo assim, o assunto indisciplina muito relevante, pois interfere diretamente no processo de ensino-aprendizagem, como um fator agravante para o aprendizado do aluno e ensino didtico do professor.

Por que atualmente as crianas no obedecem a seus pais, e tampouco os professores? Ao observar todo o cotidiano escolar, vem-se reclamaes e relatos de funcionrios e coordenadores pedaggicos. Para os professores, o ensino tem como um de seus obstculos centrais a conduta desordenada dos alunos, como:

11

baguna, tumulto, falta de limites, mau comportamento, desrespeito.

Realmente, conquistar a disciplina em sala de aula e na escola tornou-se um verdadeiro desafio para o ensino atual, tanto nas instituies de mbito pblico como privado e merece uma sria reflexo.

Ento, como diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condies de aprendizado dos alunos?

A partir destes questionamentos o presente estudo ser desenvolvido como uma pesquisa exploratria onde sero realizadas pesquisas bibliogrficas desenvolvidas com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrnicas e tambm descritivas, com o objetivo de identificar os possveis motivos da indisciplina presente nas esolas, buscando novas mudanas, para um melhor desempenho escolar.

De muitos temas que poderiam ser explorado, escolheu-se o tema sobre indisciplina na sala de aula, pois, talvez seja a grande dor de cabea para os educadores das escolas brasileiras. um assunto que merece uma reflexo e uma busca exaustiva de alternativas que possam nos ajudar. Sendo assim, o assunto indisciplina muito relevante, pois interfere diretamente no processo de ensino-aprendizagem.

Para uma melhor compreenso sobre o assunto, sero citados nos prximos captulos os problemas indisciplinares e suas causas geradoras. Assim como as tentativas de possveis mudanas a fim de amenizar esse problema to srio que tanto tem causado polmicas em todo o pas.

1.1 OBJETIVO GERAL


Identificar os possveis motivos da indisciplina presente nas escolas, buscando novas mudanas, para um melhor desempenho escolar.

12

1.2 OBJETIVOS ESPECFICOS


Explicar o que disciplina escolar; Descrever o que indisciplina escolar; Levantar as causas da indisciplina nas escolas brasileiras; Buscar solues adequadas para melhorar o desempenho escolar dos alunos; Diagnosticar atravs de pesquisa como anda a indisciplina nas escolas.

13

2. DISCIPLINA E INDISCIPLINA

2.1 CONCEITOS DE DISCIPLINA


No dicionrio, o termo disciplina pode ser definido como regime de ordem imposta ou livremente consentida. Ordem que convm ao funcionamento regular de urna organizao (militar, escolar, penitenciria, religiosa, etc.).

Relaes de subordinao do aluno ao mestre ou ao instrutor. Observncia de preceitos ou normas. Submisso a um regulamento. E, o termo disciplinar, o ato de sujeitar ou submeter disciplina: fazer obedecer ou ceder; acomodar, sujeitar; corrigir. j o termo indisciplina refere-se ao procedimento, ato ou dito contrrio disciplina; desobedincia, desordem, rebelio. Sendo assim, indisciplinado aquele que se insurge contra a disciplina (FERREIRA, 1986).

Disciplina o conjunto de prescries ou regras destinadas a manter a boa ordem em qualquer organizao; obedincia autoridade; obedincia de normas ou preceitos; doutrina; ensino; conjunto de conhecimentos que se professam em cada cadeira de um instituto escolar. (FERNANDES; LUFT;GUIMARES, 1993):
Disciplina um conjunto de regras que devem ser obedecidas para o xito do aprendizado escolar. Portanto, ela uma qualidade de relacionamento humano entre o corpo docente e os alunos em uma sala de aula e, consequentemente, na escola (TIBA, 1996, p. 99).

A disciplina parece ser vista como obedincia cega a um conjunto de prescrio e, principalmente, como um pr-requisito para o bom aproveitamento do que oferecido na escola. Nessa viso, as regras so imprescritveis ao desejado ordenamento, ajustamento, controle e coero de cada aluno e da classe como um todo (REGO, 1996, p.85).

Assim, quando se pensa na disciplina em relao a um conjunto de normas do funcionamento regular de uma organizao, isso implica na possibilidade de quebra de normas estabelecidas, e essa quebra de normas pode trazer complicaes para a organizao.

14

Alm deste conceito inicial, a disciplina pode ser classificada de vrias maneiras, de acordo com as condies em que apresentada, pois, pode estar associada s regras de uma determinada organizao, ou ao comportamento individual de cada pessoa.

Nesse sentido, na organizao escolar, a disciplina se divide entre um ambiente em que o individuo se torna obrigado a cumprir suas leis, e outro em que depende do comportamento de cada um. Assim como a escola tem esse ambiente de dominao no qual no tolera as diferenas, ela tambm recortada por formas de resistncia que no se submetem as imposies das normas do dever-ser. Compreender essa situao implica em aceitar a escola como um lugar que se expressa numa extrema tenso entre foras opostas (GUIMARES, 1996, p.80).

2.1.1 Disciplina na Escola nos Dias Atuais


Atualmente quando se fala em disciplina, pensa-se num conjunto de regras com a finalidade de estabelecer a ordem, assim como as sanes associadas violao das mesmas. Esta violao conduz desordem, que define o conceito de indisciplina (ESTRELA,1992).

Para Durkheim "a disciplina a moral da classe", enquanto que, para Freinet, "s h desordem quando h falha na organizao do trabalho, quando a criana no est ocupada numa atividade que responde aos seus desejos e s suas possibilidades". Refere ainda que, para Nizet e Hiernaux, a disciplina ou a indisciplina so formas de reao continuidade ou ao desfasamento que os alunos encontram na Escola, acentuadas pelas estratgias dos professores. E para Maria Montessori "a disciplina no , pois, um fim, mas um caminho que permitir criana saborear as alegrias da ordem interior, atingidas graas a conquistas sucessivas" (apud ESTRELA, 1992, p. 78). A disciplina pode se classificada de vrias maneiras de acordo com as condies em que apresentada, pode estar associada s regras e normas de uma determinada organizao ou ao comportamento individual de cada pessoa. Mas sendo um

15

conceito fundamental de organizao em qualquer das circunstncias em que aplicada (ESTRELA, 1992).

A disciplina na escola se divide entre um ambiente em que o individuo se torna obrigado a cumprir suas leis, e outro em que depende do comportamento de cada um.

Assim como a escola tem esse ambiente de dominao no qual no tolera as diferenas, ela tambm recortada por formas de resistncia que no se submetem as imposies das normas do dever-ser. Compreender essa situao implica em aceitar a escola como um lugar que se expressa numa extrema tenso entre foras opostas (GUIMARES, 1996).
[b1] Comentrio: O trecho da citao direta precisa ser destacado do resto do texto.

A escola tem o dever de impor normas com funo de manter a ordem, e fazer com que os indivduos respeitem o rgo central, mas no podem deixar de colocar a questo da opinio de cada um, fazendo com que seu estabelecimento se transforme em uma forma de priso.

Levando-se em conta as caractersticas das crianas e jovens que hoje freqentam as escolas, tem-se um percentual considerado grande de indisciplinados e isso ocorre quando a escola no tem um significado para eles, pois quando a organizao do ano escolar, dos programas de aulas, podem estar distante do gosto e das necessidades dos alunos, pode transformar-se em apatia ou explodir em violncia (GUIMARES, 1996).
[b2] Comentrio: O trecho da citao direta precisa ser destacado do resto do texto.

No entanto este um tema que tem gerado bastantes discusses no meio educacional, deixando grande parte dos profissionais muito preocupados. No processo educativo, a questo da indisciplina nas aulas um dos temas que atualmente mais mobilizam professores, tcnicos e pais de diversas escolas brasileiras que esto inseridas em contextos distintos. Entretanto apesar de ser objeto de crescente preocupao, no meio educacional este assunto de um modo geral, superficialmente debatido (REGO, 1996).
[b3] Comentrio: O trecho da citao direta precisa ser destacado do resto do texto.

16

O tema disciplina pode nos levar a discutir a prpria natureza humana. Para o filsofo Kant, a disciplina uma condio necessria para arrancar o homem de sua condio natural de selvagem. No se trata apenas de bons modos, trata-se de educar o homem para ser homem, tirando sua condio animal. Permanecer parado num banco escolar, para Kant, necessrio no para possibilitar o bom funcionamento da escola, mas ensinar a criana a controlar seus impulsos. Isso no significa que ela no possa se alfabetizar, mas no conseguiria se humanizar (GROPA, 1996).
[b4] Comentrio: O trecho da citao direta precisa ser destacado do resto do texto.

Alguns filsofos defendem o ensino tradicional porque se preocupam com o futuro da humanidade. J Piajet aposta na autodisciplina. Disciplinar um ato complementar e depende das caractersticas pessoais do disciplinador, porque vrios professores tero resultados diferentes numa nica sala, portanto faz-se necessrio a observao de algumas caractersticas nos relacionamentos humanos.

2.2 CONCEITOS DE INDISCIPLINA


De acordo com Ferreira (1996, p.595) o termo indisciplina refere-se ao procedimento, ato ou dito contrrio indisciplina, desobedincia, desordem, rebelio. Sendo assim, indisciplinado aquele que se insurge contra a disciplina.

Esta definio pode ser interpretada de diversas formas. possvel entender que disciplinvel aquele que deixa submeter, a que se sujeita de modo passivo, aos conjuntos de normas estabelecidas por outrem e relacionadas com as necessidades extrema a este. J o indisciplinado no acata e no se submete nem tampouco se acomoda, provocando rupturas e questionamentos.

Assim, a indisciplina tende a ser definida pela sua negao, privao ou, ainda, pela desordem proveniente da quebra de regras estabelecidas (ESTRELA, 2002, p. 17).

Em seus estudos Rego (1995 p. 84), afirma que:

17 a indisciplina muito difundida no meio educacional e compreendida como manifesta por um indivduo ou um grupo, com um comportamento inadequado em sinal de rebeldia, desacato, trazida na falta de educao ou de respeito pelas autoridades, na baguna ou agitao dos comportamentos esperados.

Segundo Rego (1995) a indisciplina pode ser vista como obedincia cega a um conjunto de prescries, principalmente como um pr requisito para o bom aproveitamento do que oferecido na escola. Observa-se que nesta perspectiva, qualquer manifestao de inquietao, discordncia, conversa, questionamento ou desateno por parte dos alunos entendida como indisciplina, j que se busca a pacincia e a docilidade das crianas de tal forma que nada as possa distrair dos exerccios passados pelo professor.

Sabe-se que a escola a instituio responsvel pelo bom desempenho individual e pela interao dos indivduos com os demais no grupo. No entanto, o meio escolar tem vivido situao cada vez mais constante. Entre elas, o estranhamento e a alienao de professores e alunos em relao ao processo educativo. Alunos rebeldes, professores insatisfeitos, riscos constantes de violncias. Este tem sido o real trazido pela mdia a respeito da educao, abrangendo de uma forma geral toda a sociedade.

Rego (1995) relata ainda que muitas regras existem para que se possa formar um cidado digno, responsvel de viver em sociedade, e para isso uma das responsabilidade fica para a escola, que no ponto de vista do professor, a disciplina essencialmente um processo de estimular a conduta cujos processos levaro a um auto-controle da criana, com objetivo de alcanar uma educao fundamental.

18

3. TRS POSSVEIS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR


A indisciplina na escola est na ordem do dia. As preocupaes de professores, pais e educadores em geral, relativos aos comportamentos escolares dos alunos, tm sido considerveis nos ltimos anos.

Constata-se que no contexto educativo, a indisciplina contribui para a excluso escolar, gerando um problema social grave. Para Aquino (1996a, p. 40), embora o fenmeno da indisciplina seja um velho conhecido de todos, sua relevncia terica no to ntida.

A origem dos comportamentos ditos indisciplinares pode estar em diversos fatores: uns ligados a questes relacionadas ao professor, principalmente na sala de aula; outros centrados nas famlias dos alunos; outros verificados nos alunos; outros gerados no processo pedaggico escolar; e outros alheios ao contexto escolar.

Em continuidade a este momento de contextualizao do objeto de estudo a ser investigado, ser apresentado, mesmo que sinteticamente, algumas causas do fenmeno indisciplina escolar.

A indisciplina escolar no apresenta uma causa nica, reflete uma combinao complexa de causas. A complexidade parte do perfil da indisciplina, embora seu conceito seja, ainda, um trabalho no totalmente compreendido.

Segundo Vygotsky (1987) a educao tem papel crucial sobre o comportamento e o desenvolvimento de funes psicolgicas. Em outras palavras, o comportamento ou disciplina aprendido. Baseando-se nestas premissas, pode-se inferir, portanto, que o problema da indisciplina no deve ser encarado como alheio famlia nem to pouco escola j que, na nossa sociedade, elas so as principais agncias educativas.

Para Tiba (2006), essas causas so inmeras, e uma das que se destaca entre os

19

alunos a auto-estima, e ele diz que: Os distrbios comuns da auto-estima so a perda de limites, e a auto desvalorizao, o excesso de auto-estima, o ego inflado, o ego murcho, o pretender fazer algo e no seguir adiante. Esses problemas conduzem indisciplina e falta de respeito pelas pessoas ou bens alheios e tm se tornado muito srio nas ltimas dcadas.

A seguir sero demonstradas algumas causas de indisciplina:

1 - Relacionamento

Segundo Tiba (2006), os problemas de relacionamento entre os alunos na sala de aula tambm so grandes causadores de indisciplina, muitas brigas acontecem por motivos banais, ou por fatos que aconteceram dias antes e que nessas horas o dilogo bsico geral no foge muito do exemplo:
- Professora, olha ele! Est me batendo! - Voc no jeito mesmo! Pare de bater na sua colega! - Mas ela que est me provocando, fessora. - Pare de provocar seu colega! - Mas eu no estou fazendo nada...

Esse tipo de dilogo comum em sala de aula e de acordo com Tiba (2006), essa situao exige que o professor saiba impor sua autoridade sobre os alunos.

2 - Bullyng

Outra causa considerada grave entre os alunos, o bullyng, que segundo Tiba (2006), essa palavra vem do verbo ingls bully, que significa tiranizar, intimidar. Isso no uma agresso perigosa, mas deixam as pessoas isoladas, porque so agredidas psicologicamente e com a auto-estima rebaixada. Basicamente, a prtica do bullying se concentra na combinao entre a intimidao e a humilhao das pessoas, estas geralmente mais acomodadas, passivas ou que no possuem condies de exercer o poder sobre algum ou sobre algum grupo.

20 O bullyng s interrompido pela interferncia de pessoas que tenham autoridade sobre seus praticantes. O professor, ou o prprio diretor, deve interferir tornando o bullyng possvel a punio, e trazer tona esse mecanismo feito mais s escondidas que exposto grande maioria, para que todos fiquem cientes e sejam mobilizados a interferir e interromper cada vez que perceberem intimidao, abuso, violncia ou aterrorizao (Tiba, 2006, p. 68).

normal em sala de aula, ouvir apelidos como: quatro olhos, baleia, e outros tipos de insultos que mexem com a auto-estima das crianas, isso no s uma simples brincadeira de criana, esse tipo de atitude chamado de bulling. Especialistas revelam que esse fenmeno, que acontece no mundo todo, pode provocar nas vtimas desde diminuio na auto-estima at o suicdio. Bullying diz respeito a atitudes agressivas, intencionais e repetidas praticadas por um ou mais alunos contra outro (ARAMIS NETO, 1999).

[b5] Comentrio: Verificar no Manual de Monografia a forma de se escrever o nome do autor quando mencionado entre os parnteses.

Esse tipo de comportamento pode ser praticado por crianas ou adolescentes qualquer nvel de classe social, nas escolas mais freqente na hora dos intervalos gerando tumulto na escola em geral e indisciplina na sala de aula.

3 - Agressividade

A relao familiar: pais e filhos, mes e filhos repleta de afetividade o que dificulta a visualizao dos problemas e dificuldades de forma ampla, ou seja, para um pai difcil entender que seu filho possa ter atitudes de desrespeito diante do professor, por exemplo.

Assim, a agressividade pode surgir dentro do ambiente familiar e so fatores que podem intensificar o aparecimento da indisciplina do aluno na escola. A interpretao psicanaltica utilizada na educao sugerindo que as dificuldades de aprendizagem estariam ligadas a problemas emocionais ou traumas vividos na infncia estaria tornando a educao dada aos filhos permissiva, pelo medo do uso do autoritarismo e com dificuldades para o estabelecimento de limites, normas ou mesmo valores individuais e coletivos (PERIN e CORDEIRO, 2002).

4 Hiperatividade

21

No cotidiano da sala de aula e depara com alunos agitados, que arrancam os brinquedos de seus colegas, andam de um lado para o outro e no conseguem ficar muito tempo sentado, no mesmo lugar. Nunca terminam as tarefas solicitadas. Em algumas vezes chegam a ser agressivos. Esse comportamento, geralmente confundido com indisciplina, caracterstico de um distrbio de ateno que, de acordo com Gentile (2000), atinge 5% das crianas e adolescentes de todo o mundo: a hiperatividade. Conhecer os sintomas e aprender a lidar com esse problema uma obrigao de qualquer professor que no queira causar danos a seus alunos. Afinal, a demora em diagnosticar o caso pode trazer srias conseqncias para o desenvolvimento da criana.

A hiperatividade, segundo Lancet (1998) denominada na medicina de desordem do dficit de ateno, pode afetar crianas, adolescentes e at mesmo alguns adultos. Os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memria e habilidades motoras. Embora a criana hiperativa tenha muitas vezes uma inteligncia normal ou acima da mdia, o estado caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento. Os professores e pais da criana hiperativa devem saber lidar com a falta de ateno, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolvel da criana.

O comportamento hiperativo pode estar relacionado a uma perda da viso ou audio, a um problema de comunicao, como a incapacidade de processar adequadamente os smbolos e idias que surgem, estresse emocional, convulses ou distrbios do sono (LEITE; FERREIRA, 2008).

O verdadeiro comportamento hiperativo interfere na vida familiar, escolar e social da criana. As crianas hiperativas tm dificuldade em prestar ateno e aprender. Como so incapazes de filtrar estmulos, so facilmente distradas. Essas crianas podem falar muito, alto demais e em momentos inoportunos. As crianas hiperativas esto sempre em movimento, sempre fazendo algo e so incapazes de ficar quietas. So impulsivas. No param para olhar ou ouvir. Devido sua energia, curiosidade e necessidade de explorar surpreendentes e aparentemente infinitas, so propensas a se machucar e a quebrar e danificar coisas. As crianas hiperativas toleram pouco as frustraes. Elas discutem com os pais, professores, adultos e amigos. Fazem

22

birras e seu humor flutua rapidamente. Essas crianas tambm tendem a ser muito agarrado s pessoas. Precisam de muita ateno e tranqilizao. importante para os pais perceberem que as crianas hiperativas entenderam as regras, instrues e expectativas sociais. O problema que elas tm dificuldade em obedec-las. Esses comportamentos so acidentais e no propositais (LEITE; FERREIRA, 2008).

5 Violncia

Atualmente as diversas modalidades de violncia engendradas na sociedade atingem, alm dos espaos privados, queles de domnio pblico. Os efeitos desta violncia acabam por afetar praticamente todos os contextos institucionais, entre eles, a escola.

Ao

se

estudar

questes

referentes

violncia

indisciplina,

restrita

aos

estabelecimentos escolares formais, procurou-se ter como um dos pontos de orientao um conceito ampliado de violncia, visto que esta tradicionalmente percebida preferencialmente enquanto danos fsicos e materiais. O conceito de violncia oferecido por Chau (1985) bastante abrangente, sobretudo ao ser utilizado na anlise de instituies:
Entendemos por violncia uma realizao determinada das relaes de foras, tanto em termos de classes sociais, quanto em termos interpessoais. Em lugar de tomarmos a violncia como violao e transgresso de normas, regras e leis, preferimos consider-la sob dois outros ngulos. Em primeiro lugar, como converso de uma diferena e de uma assimetria numa relao hierrquica de desigualdade, com fins de dominao, de explorao e opresso. Isto , a converso dos diferentes em desiguais e a desigualdade em relao entre superior e inferior. Em segundo lugar, como a ao que trata um ser humano no como sujeito, mas como coisa. Esta se caracteriza pela inrcia, pela passividade e pelo silncio de modo que, quando a atividade e a fala de outrem so impedidas ou anuladas, h violncia (CHAU, 1985, p. 35).

Abramovay e Ruas (2003) apontam que um dos fatores que dificulta a anlise da violncia escolar que no existe consenso sobre o significado da violncia. A caracterizao da violncia pode variar em funo do estabelecimento escolar, bem como por quem descrita, se por professores, alunos, diretores, etc, havendo, tambm, variaes em funo da idade e sexo.

23

Segundo (Nogueira, 2003) as diferentes manifestaes de violncia nas escolas vm adquirindo cada vez mais importncia e dramaticidade na sociedade brasileira, especialmente a partir da dcada de oitenta. Muitas so as suas expresses, os sujeitos envolvidos e as conseqncias. O freqente envolvimento da populao infantil e juvenil com esta realidade ocupa, de maneira crescente, as pginas da imprensa falada e escrita. Tal problemtica tem muitas implicaes do ponto de vista da prtica educativa, e suas diferentes manifestaes tm preocupado de forma especial pais e educadores.

3.1 FATORES RELACIONADOS AO PROFESSOR


muito importante o papel do professor, no como figura central, mas como coordenador do processo educativo, j que, usando de autoridade democrtica, cria, em conjunto com os alunos, espaos pedaggicos interessantes, estimulantes e desafiadores, para que neles ocorra a construo de um conhecimento escolar significativo.

necessrio que se estabelea uma forma de comunicao necessria para que a aprendizagem significativa ocorra realmente.

Vasconcellos (2003, p. 58) diz que:


O professor desempenha neste processo o papel de modelo, guia ou referncia (seja para ser seguido ou contestado); mas os alunos podem aprender a lidar com o conhecimento tambm com os colegas. Uma coisa o conhecimento pronto, sistematizado, outro, bem diferente, este conhecimento em movimento, tencionado pelas questes da existncia, sendo montado e desmontado (engenharia conceitual). Aprende-se a pensar, ou, se quiserem, aprende-se a aprender.

Em suma, o ofcio docente exige a negociao constante, quer com relao definio de objetivos e s estratgias de ensino e de avaliao, quer com relao disciplina, pois esta, se imposta autoritariamente, jamais ser aceita pelos alunos.

24

Segundo Rego (1995) a indisciplina pode ser vista como obedincia cega a um conjunto de prescries, principalmente como um pr-requisito para o bom aproveitamento do que oferecido na escola. Observa-se que nesta perspectiva, qualquer manifestao de inquietao, discordncia, conversa questionamento ou desateno por parte dos alunos entendida como indisciplina, j que se busca a pacincia e a docilidade das crianas de tal forma que nada as possa distrair dos exerccios passados pelo professor.

Sabe-se que a escola a instituio responsvel pelo bom desempenho individual e pela interao dos indivduos com os demais no grupo. No entanto, o meio escolar tem vivido novas situaes cada vez mais constantes. Entre elas, o estranhamento e a alienao de professores e alunos em relao ao processo educativo. Alunos rebeldes, professores insatisfeitos, riscos constantes de violncias. Este tem sido o real trazido pela mdia a respeito da educao, abrangendo de uma forma geral toda a sociedade. Para obter um resultado satisfatrio sobre a autodisciplina, o professor tem de trabalhar muito os valores ticos e morais, pois nenhuma criana consegue ser disciplinada sem ajuda de um orientador, pois papel do professor, mostrar o caminho e direcionar estas crianas para se tornar um cidado (REGO, 1995).

O professor nunca abdica de sua autoridade moral, mesmo nos momentos em que pode ser desafiado pelos alunos. Uma criana muitas vezes provoca a zanga do professor intencionalmente para provar suas idias negativas sobre os adultos. Ao disciplinar um aluno o professor no pode levar em conta sua opinio pessoal sobre ele. Castigos, tambm no tm um bom resultado disciplinar, o aluno pode tanto se rebelar pela vingana como se recolher, evitando o desenvolvimento de seu comportamento natural. Ele deve ganhar a confiana do aluno e assim orient-los conforme a necessidade de cada um. O castigo no impede que o agressor aprenda a controlar seu comportamento, mas se tornar mais cauteloso ao cometer seus atos. Nenhuma criana se auto-avalia quando esta sendo castigada, elas o vem como uma forma de vingana de quem esta aplicando, e esse sentimento passam para os alunos mesmo sem essa inteno (GINOTT 1978).

O professor deve saber se controlar quando so provocados pelos alunos, pois o objetivo deles fazer o professor perder o controle e agir conforme seus impulsos.

25

Ele deve ser firme e no perder jamais o equilbrio e a calma sobre os alunos, e nunca usar o castigo diante de um mau comportamento, pois este no o ajuda a desenvolver o bom senso e carter, mas a se tornar vingativo e reforar seu pensamento sobre os adultos que na maioria dos alunos agressores, no bom (GINOTT, 1978).

3.2 FATORES RELACIONADOS AO ALUNO


Os atos caracterizados como indisciplinados na escola estariam relacionados atitude do aluno, como por exemplo: falar ao mesmo tempo em que o professor atrapalhando as aulas; responder com grosserias; brigar com outros alunos ou mesmo entre professor e aluno; bagunar; ser desobediente; no fazer as tarefas escolares (OLIVEIRA, 1996).

A sociedade mudou a famlia tambm, o aluno de hoje diferente, mas a escola continua com seus mtodos de ensino como h dcadas atrs. Assim, o comportamento indisciplinado do aluno sinalizaria que algo na escola e na sala de aula no est ocorrendo de acordo com as expectativas principalmente dos alunos, e mais, estes estariam reivindicando mudanas necessrias para que se realize o objetivo da escola: uma educao de qualidade, que desperte o interesse do aluno pelo aprendizado e pelo ambiente escolar. Segundo Aquino (1996) estamos em outros tempos e precisamos estabelecer outras relaes.

O aluno precisa ser considerado no meio ou momento histrico em que est inserido. Se ele no est integrado ao processo ensino-aprendizagem passa a apresentar comportamentos que causam preocupao escola, so manifestaes que surgem na forma de agitao ou, contrria a ela, comportamentos de apatia e descomprometido. Manifestaes pacficas, quase estticas, do silncio e alienao s regras impostas (VASCONCELLOS, 2000).

Se a disciplina constitui normas impostas para que haja uma melhoria no ambiente escolar, a anulao ou esquiva do indivduo da convivncia e da manifestao de seu modo de pensar e se expressar nesse ambiente tambm uma forma de reagir

26

s normas ou regras, portanto uma forma de indisciplina.

3.3 FATORES RELACIONADO A FAMLIA


A importncia da colaborao escola-famlia notria, pois, quando as famlias participam da vida escolar, torna-se mais fcil a integrao dos alunos e melhora a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. H estudos que evidenciam que o envolvimento dos pais est positivamente correlacionado com os resultados escolares dos alunos.

O envolvimento dos familiares melhora a imagem da escola e o seu vnculo com a comunidade. Tal envolvimento significa uma educao de sucesso apoiada no binmio escola-famlia, j que no se aprende s na escola. Nesta, aprende-se a aprender, mas para aprender o indivduo dever ser estimulado por um meio ambiente favorvel, sendo que na famlia que os alunos adquirem os modelos de comportamentos que exteriorizam na sala de aula.

A relao familiar: pais e filhos, mes e filhos repleta de afetividade o que dificulta a visualizao dos problemas e dificuldades de forma ampla, ou seja, para um pai difcil entender que seu filho possa ter atitudes de desrespeito diante do professor, por exemplo.

Assim, a agressividade pode surgir dentro do ambiente familiar e so fatores que podem intensificar o aparecimento da indisciplina do aluno na escola. A interpretao psicanaltica utilizada na educao sugerindo que as dificuldades de aprendizagem estariam ligadas a problemas emocionais ou traumas vividos na infncia estaria tornando a educao dada aos filhos permissiva, pelo medo do uso do autoritarismo e com dificuldades para o estabelecimento de limites, normas ou mesmo valores individuais e coletivos (PERIN e CORDEIRO, 2002).

Ao se analisar mais detalhadamente esse aspecto entra-se em contato com uma multiplicidade de fatores que esto relacionadas s mudanas da sociedade de forma geral

27 A sociedade do sc. XXI vive um perodo de crise tica, que no Brasil est constantemente retratada principalmente no campo da poltica quando vm tona casos de corrupo, desvios de dinheiro pblico, m distribuio de renda e indiferena dos governantes classe trabalhista, acentuando o desemprego e o subemprego. A crise econmica, o consumismo, a competio exacerbada no mercado de trabalho e os valores invertidos so os principais fatores de desagregao familiar (PERIN e CORDEIRO, 2002, p.13-14).

Nesse

sentido,

quando

os

pais

possuem

dificuldades

em

exercer

sua

responsabilidade de estabelecer limites, transmitir valores para seus filhos, ou isentando-se desses papis, podem ser considerados como indisciplinados. Os pais so os principais educadores. s vezes, ficam meio confusos frente atitude dos filhos, e no sabem como agir, saber o que correto ou no em determinados momentos, no querendo assumir uma posio autoritria acabam por permitir tudo com medo que o filho venha a sofrer algum trauma. Dessa forma, acabam tendo atitudes que no somente geram indisciplina, mas que so indisciplinadas por no fornecer subsdios para que a criana tenha comportamentos adequados no convvio com outras pessoas, independente do contexto envolvido: familiar, escolar, social, entre outros (PERIN e CORDEIRO, 2002).

Ao se observar crianas onde os pais no impem nenhum tipo de limite identificase crianas que so geralmente rejeitadas pelos colegas, pois no conseguem respeitar ningum. Para que a criana saiba aceitar e respeitar os limites impostos pelos professores, colegas ou amigos com que convive, preciso que ela tenha aprendido e exercitado desde o incio de sua vida, este tipo de comportamento em sua famlia.

A permissividade exagerada enquanto a criana pequena, dificulta mais tarde, a retirada dessas concesses. A coerncia na educao de uma criana precisa ser pensada, planejada por toda famlia, inclusive junto com a escola, quando for o caso. Todo problema tem uma origem. Se h indisciplina dos estudantes nas escolas, certamente esse tipo de atitude tem suas razes em experincias anteriores. Que experincias anteriores trazem uma criana que recm ingressou na escola e apresenta comportamento inadequado e muitas vezes agressivo? A experincia do convvio familiar, sem dvida (AQUINO, 1998).

28

E a maioria dos especialistas est de acordo que os problemas de indisciplina na escola tm como base a falta de limites em casa.
A educao ativa formal dada pela escola. Porm, a educao global feita a oito mos: pela escola, pelo pai e pela me e pelo prprio adolescente. Se a escola exige o cumprimento de regras, mas o aluno indisciplinado tem a condescendncia dos pais, acaba funcionando como um casal que no chega a um acordo quanto educao da criana. O filho vai tirar o lucro da discordncia pais/escola da mesma forma que se aproveita quando h divergncias entre o pai e a me. (TIBA, 1996, p. 183).

No h dvida de que o sistema de educao dentro do mbito familiar mudou muito nos ltimos anos. H algum tempo atrs, vigorava a disciplina moldada a martelo, imposta pela fora. A criana que desobedecia a seus pais era castigada, muitas vezes com violncia fsica.

Com os diversos conceitos psicanalticos e psicolgicos que ganharam fora especialmente nas dcadas de 1960 e 1970, a educao familiar foi arremessada a um outro extremo e deu-se abertura a uma educao sem limites. Os filhos podiam tudo, os pais nada podiam. Isso gerou inmeros reflexos que so sentidos at hoje.

So muitos os pais que continuam acreditando que no se pode proibir nada aos filhos, que eles tm que ter liberdade para fazer o que tiverem vontade e quando tiverem vontade. Felizmente, conforme vimos nas palavras de Tiba, estes conceitos esto mudando e muitos pais esto comeando a buscar o equilbrio entre liberdade e responsabilidade. a palavra de ordem agora : LIMITE! (TIBA, 1996).

Mas evidente que as coisas no mudam de uma hora para outra. Enquanto a nova cultura do limite vai se impondo gradativamente no meio familiar, ainda h muitos alunos envolvidos pela couraa protetora do deixe fazer. Logicamente isto traz reflexos negativos para dentro da escola, conforme veremos em seguida (TIBA, 1996).

Escola e famlia exercem papis distintos no processo educativo. Evidencia-se uma confuso de papis. A principal funo da famlia a transmisso de valores morais s crianas. J escola cabe a misso de recriar e sistematizar o conhecimento

29

histrico, social, moral (AQUINO, 1998).

3.4 FATORES RELACIONADOS NA INSTITUO EDUCATIVA Ao comear sua vida escolar a criana vai iniciar um intenso processo de socializao, deparando-se com uma organizao escolar que lhe desconhecida e com uma srie de regras que sero interiorizadas e cumpridas a fim de possibilitar uma relao de convivncia. Assim, o aluno ter que aprender as novas regras da organizao em que acaba de entrar a fim de se comportar adequadamente nas diversas situaes.

No processo educativo, a questo da indisciplina nas aulas um dos temas que atualmente mais mobilizam professores, tcnicos e pais de diversas escolas brasileiras que esto inseridas em contextos distintos. Entretanto apesar de ser objeto de crescente preocupao, no meio educacional este assunto de um modo geral, superficialmente debatido (REGO, 1995).

Contudo, nem todos os alunos que passam pela escola se comportam conforme as normas estabelecidas. Muitos alunos rejeitam os objetivos ou os procedimentos valorizados pela escola e pela sociedade, sendo o seu comportamento visto como indisciplinado. Desse modo, a escola, ao no conseguir realizar a socializao comportamental, cria situaes de indisciplina nos seus alunos.
As crianas populares brasileiras no se evadem da escola, no a deixam porque querem. As crianas populares brasileiras so expulsas da escola, no, obviamente, porque esta ou aquela professora, por uma questo de pura antipatia pessoal expulse estes ou aqueles alunos ou reprove. a estrutura mesma da sociedade que cria uma srie de impasses e de dificuldades, uns em solidariedade com os outros, de que resultam obstculos enormes para as crianas populares no s chegarem escola, mas tambm, quando chegam, nela ficarem e nela fazerem o percurso que tm direito (FREIRE, 1998a, p.35).

Para Freire (1997), um projeto de escola que busque a formao da cidadania precisa ter como objetivos: tratar todos os indivduos com dignidade, com respeito divergncia, valorizando o que cada um tem de bom; fazer com que a escola se

30

torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espao para a construo de conhecimentos cientficos significativos, que contribuam para uma anlise crtica da realidade.

Sem desconsiderar a existncia de fatores externos que influenciam nas relaes e comportamentos no ambiente escolar, evidencia-se que no prprio espao da escola onde se constituem muitas manifestaes de indisciplina, particularmente ligadas ao sistema de organizao escolar. Parte-se das regras escolares que, muitas vezes, so impostas para os alunos, mas no esto claras. Manifestaes de Indisciplina podem ser decorrentes do descontentamento por essas regras e pela no compreenso das mesmas. A escola a responsvel pelo estabelecimento e pela clareza das normas. O no entendimento das mesmas pode reverter em tomadas de deciso indevidas com relao ao grupo de alunos. medida que a escola vigia e pune o aluno confirma que sua atitude irregular e alheia ao esperado por ela, assim, ele assume a posio de excludo e no adequado ao ambiente escolar (FOUCAULT apud SILVA, 1998).

medida que cobra do aluno o respeito, o cumprimento das normas, o bom desempenho, a escola precisa oferecer subsdios para tais prticas. Como um aluno ir desenvolver conceitos de justia e pratic-los se freqentemente injustiado e punido, se no ouvido ou mesmo questionado sobre o que se passa com ele? E o que pior, na maioria das vezes, a culpa ou a origem dos fracassos e da indisciplina recai sobre o prprio aluno. O sistema escolar isenta-se de suas responsabilidades e desconsidera suas prticas excludentes.

Nesse sentido, segundo Frazatto importante que os alunos participem do processo de construo das regras, no as recebam prontas, pois "ao participar da construo de regras, a criana aprende a ser parte de um grupo, ao mesmo tempo em que desenvolve sua autonomia (apud FERREIRA 2001, p.175).

importante que a escola adote a discusso dos "temas-problema" com os diferentes grupos que a compem. A ausncia de um plano comum de ao na escola um sintoma da inexistncia de discusso sobre esse assunto. Outro sintoma quando se invertem as prioridades, dando mais importncia para a

31

interveno do que para a preveno, que se daria atravs do investimento em aes preventivas voltadas transformao de propenses e desenvolvimento de recursos internos.

32

4.

QUATRO

POSSVEIS

SOLUES

INTERFNCIAS

NA

INDISCIPLINA
A indisciplina escolar no um fenmeno esttico, que tem mantido as mesmas caractersticas ao longo das ltimas dcadas. No h receitas, frmulas j prontas para as situaes de indisciplina, dado estas serem relacionais e circunstanciais. preciso situ-la em seus termos, isto , de acordo com as caractersticas e com os condicionamentos do aluno que a provoca ou da situao na qual se manifesta.

Antunes (2002a, p. 25) salienta que ensinar no fcil e educar mais difcil ainda, mas no ensina quem no constri democraticamente as linhas do que e do que no permitido. Os encaminhamentos disciplinares preventivos em nvel de escola tm se mostrado efetivos, de acordo com a literatura especializada. Estudos indicam que uma diretriz disciplinar ampla, de base preventiva, o melhor posicionamento que uma escola pode desenvolver para garantir a disciplina.

Se o que se deseja uma escola disciplinada, importante compartilhar com os estudantes expectativas que reflitam uma apreciao quanto as suas

potencialidades e que expressem a viso de que eles devem assumir suas prprias responsabilidades junto escola.

Outro elemento preventivo relevante na indisciplina a adoo da modalidade de tutoria. uma via polivalente de enorme interesse em que cada professor adota como tutor uma turma ou indivduos de uma sala de aula ou da escola. Gotzen (2003, p. 66) afirma que as tutorias so aplicadas mediante a ao coletiva e individual dirigida aos alunos ao longo da sua escolaridade, que incumbe logicamente a eles e a seu tutor, sendo que este ltimo deve zelar pela harmonia entre alunos, professores e pais.

4.1 ASPECTOS RELACIONADOS AO AMBIENTE DA ESCOLA


Deseja-se que a escola seja um espao humanizado, democrtico, onde se cultiva o

33

dilogo e a afetividade, onde se pratica a observao e a garantia dos direitos humanos. Na prtica, o que se espera que a escola assuma um papel educativo e proporcione, atravs de uma viso sistmica, a integrao de todos os agentes envolvidos no processo, bem como o acesso das novas geraes herana cultural acumulada, vista como instrumento para desenvolver competncias, aguar sensibilidades e transformar o ser humano. Para que essa educao represente mudana deve-se cultivar, sobretudo entre os professores, uma postura de interesse pelas metas, realizaes e problemas dos estudantes. Para Montoan (2003, p. 16), nosso modelo educacional mostra h algum tempo sinais de esgotamento e nesse vazio de idias que acompanha a crise paradigmtica que surge o momento oportuno das transformaes. Essas transformaes na escola no ocorrem por acaso ou por decreto, mas pela postura reflexiva e pela vontade coletiva da sua comunidade.

4.2 ASPECTOS REFERENTES AO PAPEL DA DIREO ESCOLAR importante que a direo escolar atue de modo a oferecer apoio aos professores e aos alunos, tendo uma presena constante nos diversos espaos escolares, onde deve manter o relacionamento informal com professores e alunos. Espera-se que a direo escolar: expresse interesse pelas suas atividades, adotando uma postura de administrador-gestor que busca parcerias com outros espaos educativos; implemente inovaes educacionais que melhor qualifiquem alunos e professores; desenvolva novas habilidades de estudo nos alunos; e introduza estratgias de aprendizagem cooperativas. Para Castro e Carvalho (2005, p. 41):
Uma escola, diferentemente de uma empresa comercial, no pode se contentar apenas com um administrador, mas precisa de um educador que lidere e crie liderana no percurso de realizaes do projeto. Se assim forem conduzidas a definio e a realizao de um projeto pedaggico, ento, ele ser sempre coletivo. Ou o projeto pedaggico ser coletivo ou ele no ser pedaggico. Neste caso a fora para a sua realizao estar enfraquecida. [...] Um projeto pedaggico bem definido, com as prioridades colocadas de forma consensual, facilitar sua partilha para alm dos profissionais da educao, envolvendo os alunos, os pais e mesmo a comunidade local.

Alm disso, importante gerar modificaes no clima e na imagem da escola,

34

atravs de atividades extracurriculares envolventes que valorizem o papel da escola diante dos seus alunos.

4.3 ASPECTOS REFERENTES POSTURA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA necessrio que o professor desenvolva e conquiste maior autonomia para lidar com a indisciplina na sala de aula. Isso no significa deixar o professor sozinho com a indisciplina, mas fomentar um trabalho em parceria, baseado em

responsabilidades claramente definidas e no auxlio estratgico da equipe de apoio pedaggico em situaes que requerem interveno. Para Gmez (2000, p. 81):
O ensino uma atividade prtica que se prope dirigir as trocas educativas para orientar num sentido determinado as influncias que se exercem sobre as novas geraes. Compreender a vida da sala de aula um requisito necessrio para evitar a arbitrariedade na interveno. Mas nesta atividade, como noutras prticas sociais, como a medicina, a justia, a poltica, a economia, etc., no se pode evitar o compromisso com a ao, a dimenso projetiva e normativa deste mbito do conhecimento e atuao.

Assim, se no incio do ano letivo h um encontro de desconhecidos, que se comportam com apreenso e que fazem avaliaes mtuas, com o tempo, ocorre uma evoluo educativa do indivduo e do grupo, j que so realidades

inacabadas que se constroem no processo de desenvolvimento e interveno.

35

5. CONSIDERAES SOBRE ENCAMINHAMENTOS PREVENTIVOS


A seguir sero apresentadas algumas consideraes sobre encaminhamentos disciplinares preventivos em nvel de escola que tm se mostrado efetivos, tanto segundo nossa observao quanto de acordo com a literatura especializada (ABUD e ROMEU, 1989; LASLEY e WAYSON, 1982; GETTINGER, 1988;

VASCONCELLOS, 1995). Tais estudos indicam que uma diretriz disciplinar ampla, de base preventiva, o melhor recurso que uma escola pode desenvolver.

Revelam elementos comuns, quando observadas comparativamente. Um destes elementos a existncia de uma postura comum entre os profissionais da escola, com base num compromisso de estabelecer e manter uma disciplina estudantil apropriada, entendida como uma condio necessria para o processo de ensinoaprendizagem.

O primeiro ponto a ser destacado refere-se necessidade de as escolas desenvolverem uma diretriz disciplinar de base pedaggica ampla, legitimada pela comunidade escolar, consonante com seu projeto poltico-pedaggico. Tal diretriz deve incluir o desenvolvimento de orientaes (regras e procedimentos) disciplinares claras e de base ampla, as quais ganham em legitimidade medida que so desenvolvidas com a participao dos estudantes, tornadas claras e conhecidas de toda a comunidade envolvida com a escola. A participao dos alunos um elemento importante, pois favorece o sentimento de pertena e implica o exerccio de algum grau de poder sobre as disposies coletivas, bases na criao de um senso de responsabilidade comum e um elemento de motivao (DANTOLA, 1989b).

necessrio, ainda, uma disseminao ampla destas orientaes comuns, que assegure que todos os estudantes, pais e profissionais da escola tenham claras as expectativas sociais e pedaggicas que estaro sendo praticadas pela escola. importante ressaltar que tal diretriz disciplinar no deve se restringir a estabelecer um conjunto de normas que organizem o ambiente escolar, mas deve tambm orientar a prpria cultura daquilo que a comunidade deseja em termos de desenvolvimento disciplinar. Afinal, a disciplina deve ser tambm um objetivo

36

educacional (ABUD e ROMEU, 1989, p. 89).

Esta poltica disciplinar deve partir de um conceito operacional claro quanto ao que considera disciplina e de um processo de reflexo atravs do qual se estabeleam parmetros disciplinares que estaro informando e norteando as estratgias e procedimentos a serem observados pela comunidade escolar.

importante que essa diretriz disciplinar combine encaminhamentos preventivos e interventivos, na forma de prticas de sala de aula em particular (que incluem a introduo, no currculo, de elementos para o desenvolvimento moral e aprendizagem cooperativa, por exemplo), tendo por complemento disposies disciplinares de base mais ampla, relativas escola como um todo, e que sejam conhecidas e reiteradas pelos diversos profissionais que nela estejam atuando.

Ainda, escolas bem disciplinadas tendem a conjugar uma poltica de valorizao da aprendizagem e uma disposio crtica diante das condies que a inibem. Um outro aspecto importante, ento, reside no cultivo de expectativas elevadas quanto ao desempenho escolar, socializao e comportamento dos estudantes. Ao se desejar uma escola bem disciplinada importante compartilhar e comunicar aos estudantes, algumas expectativas que reflitam uma apreciao quanto a suas potencialidades e que expressem a viso de que eles devem assumir suas prprias responsabilidades junto escola.

Outro elemento preventivo relevante est no ambiente da escola (ABUD e ROMEU, 1989; VASCONCELLOS, 1995), que deve ser verdadeiramente humano, no sentido de constituir um espao democrtico onde se cultiva o dilogo e a afetividade humana, em que se pratica a observao e garantia dos direitos humanos (constitucionais). Este clima caloroso deve refletir um conhecimento e preocupao quanto aos estudantes enquanto pessoas, tendo em vista suas condies concretas, individualidades e singularidades.

Na prtica, se desejar que a educao escolar represente mudana (FREIRE, 1991), deve-se cultivar uma postura, sobretudo entre os professores de interesse e compromisso pelas metas, realizaes e problemas dos estudantes, bem como de

37

apoio s suas atividades curriculares e extracurriculares.

Outro aspecto refere-se ao papel da direo da escola. Parece particularmente importante que esta seja visvel e atue de modo a oferecer encorajamento e suporte a professores e alunos. A visibilidade aqui considerada diz respeito presena constante da direo nos diversos espaos da escola, onde deve exercer, de modo informal, relacionamentos com professores e estudantes, em nvel pessoal e que expresse interesse pelas suas atividades.

Tambm importante a relao formal entre direo e corpo docente. Aos professores deve ser delegada responsabilidade para lidar com as questes disciplinares de rotina; as questes mais srias devem ser tratadas em parceria com as pessoas ou grupo responsveis pela orientao disciplinar (pedaggica).

necessrio, portanto, que os professores desenvolvam e conquistem

maior

autonomia para lidar com a indisciplina de sala de aula. Isto no significa deix-los a ss com a indisciplina de sala de aula, mas fomentar um trabalho em parceria, baseado em responsabilidades claramente definidas e no auxlio estratgico em situaes de interveno da equipe de apoio pedaggico.

Finalmente, preciso considerar a necessidade de estreitar as relaes entre escola e comunidade. O avano disciplinar na escola parece requerer um alto nvel de comunicao e relaes democrticas com as comunidades a que atendem (DANTOLA, 1989b; GUIMARES, 1985). Entretanto, esta nem sempre a realidade vivida pelas escolas. Nesse sentido, uma meta ainda a ser atingida seria ampliar o grau de envolvimento dos pais nas atividades para as quais so solicitados, seja nas discusses pertinentes s questes pedaggicas como s atividades

extracurriculares ou mesmo de gesto, incluindo a questo da indisciplina. Para isso, fundamental manter a comunidade informada quanto s metas, realizaes e atividades escolares.

38

5.1 INTERVENO NAS ESCOLAS SOB CRISE


Em escolas particularmente afetadas por desordem e que apresentam contextos de perigo potencial ou efetivo aos estudantes e professores, determinados

procedimentos se fazem necessrios como forma de produzir melhorias reais em seu ambiente. Nesse contexto, mostra-se como soluo recorrer a estratgias de desenvolvimento institucional e desencadear um processo de reestruturao (ou elaborao) de programas disciplinares e de ensino, visando obter melhorias significativas tanto no comportamento estudantil quanto no seu desempenho escolar.

Assim, no se trata apenas de focalizar o comportamento dos alunos. necessrio considerar todos os aspectos do seu desenvolvimento psicossocial em relao qualidade da educao oferecida pela escola. O fato de o aluno no aprender, e por conseqncia experimentar insucesso escolar, pode estar na base da sua indisciplina (ABUD e ROMEU, 1989, p. 85). Este processo, que requer meses ou mesmo anos de trabalho coletivo, dever incorporar a criao de grupos de trabalho responsveis por avaliar, planejar e desencadear determinadas mudanas e avanos na escola. Esse processo constitui uma oportunidade de exerccio democrtico dentro da comunidade escolar. Da a importncia da contribuio dos estudantes (DANTOLA, 1989b).

Acrescente-se a importncia de introduzir inovaes educacionais que melhor instrumentalizem alunos e professores. Assim, por exemplo, pode ser interessante desenvolver, nos alunos, novas habilidades de estudo, bem como introduzir estratgias de aprendizagem cooperativa o que muito provavelmente vai requerer um avano na formao continuada, em servio, dos professores. Alm disso pode ser importante gerar modificaes na atmosfera e na imagem da escola, atravs, por exemplo, de atividades extracurriculares, envolvendo a comunidade escolar como um todo, que ajudem a melhorar a estima pela escola e o valor desta perante os estudantes. Ser importante, tambm, estimular a valorizao do prprio papel da escola na vida dos estudantes. A escolarizao hoje no est mais associada a vantagens socioeconmicas efetivas para muitos alunos, e teria, conseqentemente, perdido parte de seu valor. Essa crise de significado quanto ao papel da escola

39

reflete uma crise social mais ampla de valores e deve ser encarada sob este nvel de complexidade.

Outra melhoria seria oferecer servios especiais, tais como aconselhamento e superviso, sobretudo para aqueles alunos com problemas disciplinares mais srios e/ou crnicos. Finalmente, deve-se enfatizar a necessidade de ampliar a comunicao e o envolvimento dos pais nos processos decisrios da escola, como elemento essencial mudana que se deseja obter. A participao destes revela-se um elemento crtico para melhorar a ordem nas escolas com problemas disciplinares (ABUD e ROMEU, 1989; DANTOLA, 1989b).

40

6. CONCLUSO

O tema abordado neste trabalho muito amplo, porm conclui-se que se pode diminuir a indisciplina nas salas de aula e com isto melhorar as condies de aprendizado dos alunos, desde que tomadas algumas medidas em relao escola e o meio scio-familiar que o cerca.

A escola deve oferecer ao aluno o desejo de aprender, isto coloca em movimento toda a sua organizao, desde a sua direo at seus funcionrios, tambm h necessidade de algumas mudanas na prxis do ensino, fazendo com que o professor interaja mais com seu aluno, existe uma necessidade de tutores em cada sala de aula, para que possam observar as reais necessidades de cada classe, tambm podemos observar a importncia de orientao psicolgica dentro da escola, isto se daria atravs de psicopedagogos ou psiclogos educacionais.

Outra coisa que se deve analisar so os currculos educacionais, existem disciplinas que so formadoras da tica e da moral, fazendo com que o aluno venha internalizar a lei, pela qual o levar a compreender melhor a disciplina, um exemplo disto o ensino religioso, que foi abandonado pelas escolas, apesar de ser uma matria facultativa entre as disciplinas curriculares escolar.

H tambm uma necessidade da escola interagir com a famlia do aluno, tornandose participativa em seu meio scio-familiar, fazendo-se com isto, conhecida da escola as reais condies de seus alunos.

A famlia do aluno que tem grande participao na indisciplina nas salas de aula, muitos pais so omissos em relao escola, muitos so geradores de conflitos para seus filhos e muitos no ensinam a disciplina dentro de casa, fazendo com que este aluno leve para a sala de aula fatores determinante para a indisciplina.

No o aluno o maior causador da indisciplina, a escola o principal gerador da indisciplina devido a forma que os gestores concebem a ordem na sala de aula. (DOXSEY, 2009), para se haver uma aprendizagem significativa e a disciplina, as

[b6] Comentrio: Verificar no Manual de Monografia a forma de se escrever o nome do autor quando mencionado entre os parnteses.

41

escolas devem tomar para si a responsabilidade de levar o aluno ao desejo de aprender, fazendo com que seus impulsos para a indisciplina sejam sublimados para a disciplina e a vontade de aprender.

Logo o objetivo desta pesquisa foi atingido, fazendo-se de grande importncia para a comunidade cientfica, pois podemos perceber que apesar das discusses sobre indisciplina serem bastante abrangentes, conclumos que existem solues e que s depende das organizaes escolares juntamente com os pais dos alunos fazerem um esforo para atingirem sua principal meta, o ensino e a aprendizagem.

42

REFERNCIAS

ABRAMOVAY, M; RUAS, M. das G. Violncia nas escolas. Braslia: UNESCO, 2003. ABUD, Maria; ROMEU, Sonia. A problemtica da disciplina na escola : relato de experincia. In: DANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola . So Paulo : E.P.U., 1989. p. 79-90. ANTUNES, C. Professor bonzinho= aluno difcil: a questo da indisciplina em sala de aula. Petrpolis: Vozes, 2002a. AQUINO, Julio R. Groppa. Desordem na relao professor-aluno: indisciplina. Moralidade e conhecimento. In: AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas tericas e prticas. 13. ed. So Paulo: Summus, 1996a. AQUINO, Julio R. Groppa. Indisciplina: o contraponto das escolas democrticas. 4. ed. So Paulo: Moderna, 1998. ARAJO, Ulisses F. de. Moralidade e indisciplina: uma leitura possvel a partir do referencial piagetiano. In.: AQUINO, Julio Groppa (Org.) Indisciplina na escola: Alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1996. CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. (Org.). Ensinar a ensinar: didtica para a escola fundamental e mdia. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005 DANTOLA, Arlette. Disciplina democrtica na escola. In: DANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola. So Paulo : E.P.U., 1989b. ESTRELA, M. T. Relao pedaggica, disciplina e indisciplina na aula. So Paulo: Porto, 1992. FERNANDES, F; LUFT, C. P.; GUIMARES, M. F. Dicionrio brasileiro Globo. 29. ed. So Paulo: Globo, 1993. FERREIRA, A. B. H. Miniaurelio Sculo XXI Escolar: o minidicionrio de lngua portuguesa. 4.ed. rev. Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti (org).Os fazeres na educao infantil. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2001. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. FREIRE, Paulo. Educao e mudana. So Paulo : Paz e Terra, 1991. FREITAS, G, B. Escola, Estado e sociedade. 4. ed. So Paulo: Moraes, 1980.

43

GARCIA, J. Indisciplina na escola: uma reflexo sobre a dimenso preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999. GENTILE, P. Indisciplinado ou Hiperativo. Nova escola. So Paulo. Abril, p.30, maio, 2000. GINOTT. Haim. O professor e a criana. Rio de Janeiro: Bloch, 1978. GMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000. GOTZEN, C. A disciplina escolar: preveno e intervenes nos problemas de comportamento 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. GUIMARES, A. M. Indisciplina e violncia: ambigidade dos conflitos na escola. In: AQUINO, J.G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1996. LANCET. A. Hiperatividade com dficit de ateno:Equipe ABC da Sade. Disponvel em: http://<www.psicosite.com.br.tex/inf/tdah01.htm>. Acesso em: 10 jul. 2008. LEITE, Neiva Terezinha Chaves; FERREIRA, Josiane Peres. Hiperatividade X Indisciplina: Contribuies para o Cotidiano Escolar. 2008. Disponvel em: http://<www.psicopedagogiabrasil.com.br/artigos_neiva_hiperatividade.htm - 161k> Acesso em 5 jul. 2008. MANTOAN, M. T. E. Incluso escolar: o que ? por qu? como fazer? So Paulo: Moderna, 2003. NOGUEIRA, Rosana. Escola e violncias: uma reflexo possvel. 2003. Disponvel em: http:// www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt14/gt14845int.doc - Acesso em: 10 jul 2008. OLIVEIRA, J. Estatuto da criana e do adolescente: lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. 7. ed., atual. ampl. So Paulo: Saraiva, 1996. PERIN, E.S.; CORDEIRO, M.V.C.C, Indisciplina na Escola do Sculo XXI, Monografia apresentada para obteno do ttulo de especialista em psicopedagogia, Ponta Grossa PR, 2002, Disponvel em: <ttp://www.pesquisa.uncnet.br> Acesso em 10 jun 2008. REGO, Teresa C. R. A indisciplina e o processo educativo: uma anlise na perspectiva vygotskiana. In.: AQUINO. Julio Groppa (Org.) Indisciplina na escola: Alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1996.

44

SILVA, L.C. Faria, Possveis incompletudes e equvocos dos discursos sobre a questo da disciplina,1998. Disponvel em: <http://www.scielo.br>. Acesso em Maio/2008. TIBA, I. Disciplina: o limite na medida certa. 8. ed. So Paulo: Gente, 1996. TIBA, I. Disciplina: Limite na medida certa: Novos paradigmas. 79. ed. So Paulo: Integrare, 2006. VASCONCELLOS, C. S. Disciplina: construo da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 11. ed. So Paulo: Libertad, 2000. (Cadernos Pedaggicos do Libertad; v. 4) VASCONCELLOS, C. S. Para onde vai o Professor? Resgate do professor como sujeito de transformao. 10. ed. So Paulo: Libertad, 2003. VASCONCELLOS, Celso. Disciplina: construo da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola 4. ed. So Paulo : Libertad, 1995. 110 p. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1987.

You might also like