You are on page 1of 3

VOLIO (LIVRE ARBTRIO)

A doutrina do Livre Arbtrio procura responder a seguinte pergunta: O homem natural, que morto em seus delitos e pecados (Ef. 2:1-3), cuja inclinao inata cogita somente as coisas da carne (Rm. 8:5-8), por natureza escravo do pecado (Jo. 8:34). Sendo assim, ser que ele capaz, por mero ato de volio (escolha), evitar todas as formas de pecado, arrepender-se de suas transgresses e depositar sua f em Jesus Cristo? A Teologia Reformada, baseada em textos tais como Jr.13:23; Jo.6:44; 8:34; Rm. 8:5-8; Ef. 2:1-10, entre outros, afirma que o homem no est disposto a fugir de sua tendncia ao pecado, obedecer a Deus de forma aceitvel, e refugiar-se em Jesus Cristo, at que seja regenerado e transformado pela soberana interveno do Esprito Santo. Assim, o mrito humano totalmente excludo e a soberana graa de Deus reconhecida. A Bblia insiste que somos salvos somente pela f (sem obras meritrias), somente pela graa, uma soberana interveno da parte de Deus, sem iniciativa ou esforo humano (Rm.3:28; 4:13-16;9:16; Ef. 2:8-9). Se atribuirmos poderes soberanos volio humana, estaremos afirmando que o homem quem contribui decisivamente para a sua salvao, e assim, efetivamente anulamos a glria de Deus (Is. 43:11-13).

1. Expandindo o Problema. O termo Livre Arbtrio uma designao infeliz, porque no pleno sentido da palavra, ningum realmente livre. Uma designao melhor seria Volio Humana. Por natureza, somos dependentes de Deus, sujeitos s legislaes dEle. Embora seja possvel, pecado contrariar as determinaes do nosso Criador. As nossas decises, na realidade, no so espontaneamente livres, pois so resultantes de influncias externas sobre a nossa volio, tais como: informaes recebidas, circunstncias que provocam reaes, presses sociais, o nosso estado emocional, necessidades fsicas, etc. As nossas decises sempre refletem a nossa disposio em um dado momento. 2. Explicando a Volio.

Podemos dizer que Volio a capacidade de escolher entre opes. Deus nos deu o dom de sermos criaturas responsveis e capazes de prestar contas pelas nossas decises. Quando Deus faz seus apelos aos homens, Ele sempre faz referncia nossa capacidade de escolher. As leis da sociedade existem porque reconhecem a volio humana. Esta volio humana livre, no sentido que no forada nem para o bem nem para o mal. O homem sempre age de acordo com seus prprios desejos em um dado momento. Enfim, ele pode escolher entre opes. As escolhas do homem no so determinadas por qualquer necessidade absoluta de sua natureza. Cobias existem, porm, no podem obrigar o homem a satisfaz-las. O homem tem de reagir responsavelmente. O estado de Ado antes de corromper suas faculdades pelo pecado da desobedincia era de inocncia. Ele tinha a liberdade e o poder de querer e fazer aquilo que era bom e agradvel a Deus. Ele no foi criado com nenhuma deficincia moral. A sua deciso representativa podia ter sido diferente; ele tinha o poder para curvar-se diante da vontade revelada de Deus. Mas, por ser o representante universal de toda a sua descendncia, a sua capacidade de escolha no foi previamente programada e feita imutvel; ele tinha tambm o poder de desobedecer vontade de Deus. Quando Ado pecou, ele e toda a sua descendncia perderam inteiramente todo o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanha a salvao. O pecador, alm de no querer a vontade de Deus, incapaz de, pelo seu prprio poder, converter-se ou mesmo preparar-se para isso. Por no ter mais o poder e nem o querer para buscar e praticar a vontade de Deus, o homem tornou-se autocentrado, buscando e praticando somente a sua prpria vontade. Somente pela regenerao (obra do Esprito Santo), o homem pode ser liberto de sua natural escravido do pecado. O Esprito Santo atua sobre as suas faculdades determinativas de tal forma que o homem recebe o poder de querer a vontade de Deus em sua vida. Todavia, por causa da corrupo ainda existente no homem, ele no faz o bem perfeitamente, nem deseja somente o que bom, mas tambm o que mau. Contudo, a nossa plena convico esta: Aquele que comeou boa obra em vs h de complet-la at o dia de Cristo Jesus (Fl. 1:6). O Esprito Santo levar o homem gradativamente verdadeira santidade. somente depois da morte que a vontade do redimido torna-se perfeita e imutavelmente livre unicamente para o bem. Naquele dia seremos aperfeioados definitivamente.Como anelamos o dia quando nunca mais teremos de viver a opresso de decises infelizes! A nossa orao

esta: Ensina-me, Senhor, o teu caminho; dispe-me o corao para s temer o teu nome (Sl. 86:11).

You might also like