You are on page 1of 9

As dez coisas que devemos guardar

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Meus amados e queridos irmos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Nesta matria estaremos sintetizando as dez coisas essenciais que devemos guardar, e evidentemente que a Palavra de Deus a mais substancial e significativa ddiva que devemos no s adquirir como preserv-la guardando-a no nosso corao.

Vamos, pois meditar neste to importante estudo bblico.

Vejamos agora as dez coisas que devemos guardar:

1. O corao (Jr 17:9; Mc 7:21; 23; Ez 11:19, 20; 34:18; Sl 24:3- 5 ; Tg 3:13-18.

NO CORAO EST A FONTE DOS NOSSOS DESEJOS. A CINCIA NOS ENSINA QUE NA REALIDADE ESTA FONTE SERIA LOCALIZADA NO CREBRO, PORM QUANDO SE FALA, NA BBLIA EM EMOES, DESEJOS E SENTIMENTOS, SE FALA DE CORAO E NO DO CREBRO.

MUITAS VEZES ERRAMOS POR OUVIR APENAS A VOZ DO CORAO, OU SEJA A VOZ DAS NOSSAS EMOES QUE POR SUA VEZ NEM SEMPRE ESTO TRATADAS O SUFICIENTE PARA DECIDIR A COISA CERTA.

A BBLIA TAMBM NOS ENSINA QUE ONDE ESTIVER O NOSSO CORAO A TAMBM ESTAR O NOSSO DEUS.

POR ISSO TEMOS DE PROCURAR TER UM CORAO VOLTADO PARA O SENHOR E SEMPRE OUVINDO A SUA VOZ E NO A VOZ DAS EMOES.

2. A lngua (Pv 15:23; Tg 1:26; Tg 3:3- 12 )

TM PODER E AUTORIDADE, O QUE SAI DE NOSSA BOCA SER USADO PELO ESPRITO DE DEUS OU PELO INIMIGO DE NOSSA ALMA.

QUANDO USAMOS A BOCA COMO UM CANAL DE BENO COMO SE ELA FOSSE UM MANANCIAL DE GUAS CRISTALINAS, PORM QUANDO A USAMOS PARA AMALDIOAR OU FAZER COMENTRIOS PECAMINOSOS, A NOSSA BOCA FICA COMO UMA REDE DE ESGOTOS, POR ONDE S PASSA AQUILO QUE DEVE SER LANADO FORA .

PV 6.2 PV 18.21 TG 3.1-12 COMO SUA BOCA TM SIDO USADA?

3. Os olhos ( Pe 2:12-14; Pv 6:24-26; I Jo 2:16)

SO O PRINCIPAL MEIO DE ENTRADA DAS INFORMAES QUE RECEBEMOS DE TUDO O QUE NOS CERCA.

UMA GRANDE PORTA PARA QUE OS DESEJOS CHEGUEM AO NOSSO CORAO. POR ISSO DEVEMOS VIGIAR O QUE OLHAMOS E COMO OLHAMOS. (MT 6.23)

O PRIMEIRO OLHAR NO PODE SER EVITADO, PORM OS DEMAIS PODEM, OU SEJA, QUANDO OLHAMOS PARA ALGO

QUE NO DEVEMOS VER TEMOS DE EVITAR O SEGUNDO OLHAR J QUE O PRIMEIRO NO PDE SER EVITADO.

4. Os ps ( Sl 1.1 , 2; Ef 6:15; Ec 5:1; Is 52:7; I Sm 2:9

SO ELES QUE NOS CONDUZEM ONDE QUEREMOS IR, PORM TEMOS DE VIGIAR POIS CERTOS LUGARES NO SO PARA SEREM PISADOS PELOS SANTOS DE DEUS.

IS 52.7 O SENHOR NOS CHAMOU PARA USAR OS NOSSOS PS PARA ANUNCIAR AS BOAS NOVAS.

DT 11:24-25

LC 20:43

DEVEMOS LEMBRAR QUE OS NOSSOS PS SO USADOS PARA CONQUISTAR TERRITRIOS E PISAR NO INIMIGO.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ningum tome a tua coroa (Ap 3.11).

Quando o Senhor Jesus enviou por mo do evangelista Joo, o filho de Zebedeu, a carta do Apocalipse, ele mandou que Joo escrevesse s sete igrejas da sia, sendo que uma destas igrejas a igreja de Filadlfia.

Como sabemos, dentre as sete Igrejas Filadlfia foi a que mais se destacou e ela serve como modelo de fidelidade, coragem, trabalho e amor fraternal para a igreja hodierna at a volta de Jesus.

Para esta igreja, porm o Senhor d uma advertncia que deveria ser observada por todos ns que tambm procuramos servir a Deus e esperamos a volta do Senhor para nos arrebatar.

Qual foi esta advertncia? O Senhor disse que estes cristos deveriam guardar o que eles tinham para que ningum (simbolizando os inimigos da f e, lgico o prprio Diabo) pudesse roubar-lhes o que tm.

Assim como eles, compete a ns guardar aquilo que ns temos recebido de Deus para que esse ningum no encontre brechas para nos roubar. O que devemos guardar?

Bem, tem muitas coisas que devemos e podemos guardar, mas eu gostaria de destacar pelo menos quatro que considero essenciais a vida crist:

5.

Devemos guardar a nossa salvao Diferente daqueles que apregoam uma soteriologia barata, eu no acredito nesta pregao de uma vez salvo para sempre salvo.

No encontro nada na minha Bblia que oferea subsdio para esse tipo de crena. Ao contrrio, vejo a Bblia trazendo srias advertncias queles que esto andando rumo aos cus para que vigiem e tomem cuidado para no serem assaltados por Satans e roubados no meio do caminho.

Um grande exemplo para todos ns foi Judas Iscariotes que podemos dizer, chegou s portas do cu, no entanto no guardou o presente recebido e morreu afastado da graa.

Leiamos alguns versculos que nos alertam a cuidar para no perdermos a nossa salvao: (1 Co 15.1,2; 2 Pe 2.20-22; 1 Tm 4.1)

6.

Devemos guardar a nossa f - O autor da carta aos Hebreus nos diz no captulo 11 e versculo 6 que: sem f impossvel agradar a Deus.

Uma pessoa que tem a sua f roubada no cr na sua salvao, no perdo dos seus pecados, nas bnos de Deus e conseqentemente passa a duvidar do prprio Deus. Uma pessoa assim torna-se presa fcil para o inimigo das nossas almas.

Cuidado para que voc no tenha a sua f roubada em meio as lutas e aflies desta vida. Jesus disse certa vez a um pai de famlia que queria receber o milagre: Tudo possvel ao que cr (Mc 9.23). E voc ainda cr em Deus?

7. Devemos guardar a nossa paz - Antes de ser assunto aos cus Jesus disse para os discpulos: deixo-vos a paz. Essa paz que ele nos deu um alento em meio s aflies desta vida. uma paz que nos faz cantar mesmo em meio as lutas e tribulaes deste mundo, uma paz que gerada pela nossa f em deus e pela certeza que Ele est no controle da situao.

No permita que o adversrio roube a tua paz, pois um crente sem paz terrvel. Ele briga, fala mal, murmura contra tudo e contra todos. Mas lembre-se voc tem essa paz em seu corao. Jesus prometeu e ele no mente.

8.

Devemos guardar a chama do Esprito Somos seres carnais, mas tambm somos espirituais. A Bblia nos exorta a andar no esprito para no ceder s concupiscncias da carne. Quando aceitamos a Cristo, segundo o apstolo Paulo, somos selados com o Esprito para o dia da redeno (Ef 4.30).

Logo no podemos e no devemos nos conformar com uma vida puramente carnal.

O apstolo Paulo ainda diz que no devemos nos embriagar com vinho da contenda, mas sim ser cheios do Esprito Santo (Ef 5.18).

Portanto no se conforme a uma vida vazia do Esprito e no deixe que o inimigo roube a tua espiritualidade com suas artimanhas.

9. Mente

(Rm 14.5) Um faz diferena entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua prpria mente.

(Ef 4.23 )a vos renovar no esprito da vossa mente;

(Sl 26.2) Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha o meu corao e a minha mente.

10. A Palavra de Deus:

(Jo 8.51) Em verdade, em verdade vos digo que, se algum guardar a minha palavra, nunca ver a morte.

(Jo 14.21 3 23) Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse o que me ama; e aquele que me ama ser amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

e Respondeu-lhe Jesus: Se algum me amar, guardar a minha palavra; e meu Pai o amar, e viremos a ele, e faremos nele morada.

Voc tem guardado os presentes preciosos que Deus lhe deu quando voc aceitou a Cristo como seu salvador? Cuidado, pois o Diabo nosso adversrio, anda em derredor, bramando como leo, procurando a quem possa tragar (1 Pd 5.8).

Que Deus nos ajude a guardar a sua Palavra no nosso corao, pois s assim no pecaremos contra o Senhor. Amm!

You might also like