You are on page 1of 2

1) A organizao dos elementos na tabela peridica moderna est relacionada com a sua configurao eletrnica.

Nela, os elementos X, Y e Z apresentam as seguintes distribuies eletrnicas : X --->1s2 2s2 2p6 3s1 Y --->1s2 2s2 2p6 3s2 3p3 Z --->1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 Sobre esses elementos, correto afirmar: a) X um halognio. b) Y um metal alcalino. c) Z um elemento do grupo 15 ou 5 A. d) A ligao entre os elementos X e Z forma o composto de frmula XZ. e) O elemento Y apresenta o maior raio atmico. 3) Os elementos xA , x+1B e x+2C,pertencem ao mesmo perodo da tabela peridica. Se B um halognio, pode-se afirmar que: a) d) A tem 5 eltrons no ltimo nvel e B tem 6 eltrons no ltimo nvel. b) A tem 6 eltrons no ltimo nvel e C tem 2 eltrons no ltimo nvel. c) A um calcognio e C um gs nobre. A um metal alcalino e C um gs nobre A um metal e C um no metal.

e)

4) Em 1974, Mrio J. Molina e F. Sherwood Rowland lanaram uma idia explosiva: baseados em clculos tericos, levantaram a hiptese de que o cloro proveniente de clorofluorcarbonetos( compostos gasosos de carbono, contendo cloro e flor) poderia destruir a camada de oznio estratosfrico. Esses gases, conhecidos como Freons, ou pela sigla CFC, so utilizados principalmente como substncias refrigerantes em geladeiras, condicionadores de ar, etc, e na poca, eram empregados como propelentes em frascos de aerossis. Julgue os itens abaixo. IO oxignio um exemplo de substncia simples. IIO oznio tem frmula molecular O2 IIIO oznio um gs que protege a Terra dos efeitos dos raios ultravioleta da terra. IVO oxignio e o oznio diferem quanto ao nmero atmico dos elementos qumicos que os formam. Esto corretos os itens: a) b) Apenas o I e II. Todos esto corretos. c) Apenas o I e IV. d) Apenas o I e III. e)Apenas o I , II, III.

6) (SUPERAO 2012) O cido desoxirribonucleico (DNA) um componente essencial de todas as clulas. Ele constitudo por duas filas formadas, cada uma, de muitas unidades denominadas nucleotdeos. Nessas filas os tomos de Hidrognio ligam-se diretamente aos tomos de Oxignio ou Nitrognio. Esse tipo de ligao chamado vulgarmente de ligao da vida. Porm, na qumica e bioqumica chamada de:

a) b) c) d) e)

Covalente simples Covalente dativa Ponte de hidrognio. Ligao Inica Foras de van der waals.

11- (AMAN) Durante a Evaporao da gasolina so rompidas: a) b) c) d) Ligaes inicas. Ligaes covalentes. Interaes do tipo ligao de hidrognio. Interaes do tipo dipolo instantneo dipolo induzido.

12- (CESGRANRIO) Uma substncia com ligao eletrovalente apresenta frmula XY. Na tabela peridica, X e Y so localizados respectivamente nas colunas: a) b) c) d) e) 2A e 7A 2A e 2B 1A e 3A 1A e zero 2A e 6A

22) (FUVEST- SP) Todas as guas com as denominaes a seguir podem exemplificar solues de slidos em lquidos, exceto: a) gua potvel b) gua destilada c) gua dura d) gua mineral e) gua do mar 16) (UFMT) Sabendo-se que no composto HBrO3, o bromo est ligado aos 3 tomos de oxignio e que o hidrognio est ligado a um dos tomos do oxignio, pode-se afirmar que o Br realizar: a) b) c) d) e) Ligaes covalentes normais Ligaes metlicas Ligaes inicas Ligaes metlicas e inicas Duas ligaes covalentes dativas e uma normal

You might also like