You are on page 1of 3

SIMULACRO E SIMULAO: QUANDO O FENMENO CONFUNDE COM A SUA PRPRIA REPRESENTAO.

SE

Jean Baudrillard, em sua obra, "Simulacros e Simulaes", descreve um tipo especfico de relao entre imagem e realidade, ligada s contingncias do momento histrico identificado como "ps-modernidade". O centro de seu argumento encontra-se na experincia de saturao de imagens, no excesso de informaes e contedos com os quais nos deparamos na vida cotidiana. Tal excesso resulta em uma experincia sem precedentes, impossvel de ser explicada pela referncia a categorias j conhecidas. Sua inteno primordial superar as descries convencionais sobre "imagem" e "reproduo" , assim como as implicaes sobre "real" e "irreal" , herdadas atravs delas. Para entendermos esta teoria necessrio nos familiarizarmos com alguns novos conceitos: simulacro e simulao.

1. SIMULACRO O simulacro implica o choque entre as distines sobre os objetos representados e a representao em si mesma. No h diferena entre uma experincia "de fato" e a sua representao, ou seja entre a "verdade em si" e sua "adaptao". 1.1 ADAPTAO Vejamos o seguinte exemplo: Dois amigos se reencontram e relembram histrias de suas juventudes. Aqui, pouco importa a NARRATIVA sobre os acontecimentos em comparao com o acontecimento EM SI. Ambos so igualmente vlidos e falsos. O que importa a representao da situao da forma que for mais conveniente para cada um. No interessam as implicaes que poderiam decorrer da comparao desta tal "estria" com qualquer pretenso que remeta idia de "histria". E ainda assim podemos dizer que eles no esto mentindo, apenas simulando, ou adaptando.

2. SIMULAO Para Baudrillard, "Fatos" acontecidos passam a poder ser descritos pela idia de "simulao". Sua inteno central acabar com qualquer princpio
1

Retirado de: www.felipepena.com/aulas/aula_04/baudrillard/baudrillard.htm

de contradio entre as noes de "verdade/originalidade" e "mentira/falsificao" ao se remeter a qualquer dado experimentado. A imagem, por exemplo, experimentada pelos meios de difuso de contedo em massa, no qual se destaca a televiso, deixa de ser mais ou menos importante que a prpria experincia nela retratada. Percebemos, ento, o choque entre a coisa representada e sua representao, tornando quase impossvel a distino entre a imagem do objeto e o prprio objeto, que na discusso tradicional, caracteriza-se por ser algo com o qual efetivamente se pode manter sempre proximidade e contato. Nesta forma de percepo, as "coisas" que poderiam ser empiricamente experimentadas so reconsideradas pela idia de "hiper-real": algo que no se encontra fundado na experincia em si, mas na conjuno de imagem, realidade e ideologia. O detalhe que nem a ideologia ou a realidade servem de parmetro para a explicao da imagem. No h fundamento ou referncia.

3. O HIPER-REAL Na forma de percepo abordada pelos "simulacros" e pelas "simulaes", as "coisas" que poderiam ser empiricamente experimentadas passam a poder ser consideradas apenas a partir da idia de "hiper-real". Trata-se de algo que no se encontra fundado na experincia em si, mas sim, constitudo na conjuno de imagem, realidade e ideologia, sem que os dois ltimos possam servir de garantias para a explicao do primeiro. Vejamos o exemplo: Seria plenamente vivel, e bastante bvio, identificar a diferena entre, o vdeo de uma notcia de telejornal assistido por algum expectador e o fato transcorrido, da maneira como testemunhado por algum outro suposto observador. Um atropelamento visto pela televiso e o mesmo evento presenciado no ato de seu acontecimento seriam duas coisas distintas. Da mesma forma, seramos capazes de diferenciar a imagem de um ator em um filme - e as imagens filmadas por algum que registra uma situao cotidiana, como um acidente de carro, por exemplo. Os dois seriam como universos distintos, esferas divergentes que se encontram mutuamente excludas. Tudo isso fica claro, e pode ser aceito com certo grau de naturalidade, quando se pensa a diferena entre o "real" e o "representado". Por esta tica, a separao parece explicitamente bvia. Mas, e se tal ponto de vista deixasse de valer? Lembremos, por exemplo, do personagem Senador Caxias, vivido pelo ator Carlos Vereza, na tele-novela O Rei do Gado. O personagem defendia a Reforma Agrria, mas o ator que foi convidado para falar no Congresso Nacional. De forma semelhante, o ator Jackson Antunes foi gravemente ferido por um espectador de

outra tele-novela que lhe descontou toda a raiva sentida por um de seus personagens, o qual agredia a esposa. Desta nova forma de ver as coisas, de que forma poderamos classificar algo como sendo real ou como representao? A "soluo" seria deixar de oferecer a ambos estes ttulos distintos, e, assim, no mais separ-los entre os rtulos de "real" ou de "falso". Ao contrrio, devem-se classificar ambos por um s nome: "hiper-real", em uma postura que implica uma indiferena proposital em relao quela idia moderna to essencial de "validade".

4. A TELEVISO Surge a pergunta: "de que maneira possvel relacionar este debate com a discusso sobre televiso?". A reposta est na idia de que a simulao, da maneira descrita, implica um objeto sem origens: a ausncia de diferenciao entre imagem e representao tem como conseqncia a proposio de que aquilo que visto na tela de um aparelho de TV poderia ser considerado da mesma maneira que o objeto que ele "representaria". Assim, a imagem de um poltico em campanha, ou de um ator desempenhando seu papel, no poderiam ser entendidas pela comparao com qualquer situao real pela qual seria definida sua "falsidade" ou "veracidade". Afinal, todos so simulacros.

You might also like