You are on page 1of 15

Antioxidante.

O que : Um antioxidante uma molcula capaz de inibir a oxidao de outras molculas. A oxidao uma reao qumica que transfere hidrognio de uma substncia para um agente oxidante. As reaes de oxidao podem produzir radicais livres. Por sua vez, estes radicais podem dar incio a reaes em cadeia que, quando ocorrem em clulas, podem danific-las ou causar a sua morte. Os antioxidantes interrompem estas reaes em cadeia eliminando os radicais livres intermedirios e inibindo outras reaes de oxidao. Isto conseguido atravs da sua prpria oxidao, pelo que os antioxidantes so frequentemente agentes de reduo, como os tiis, o cido ascrbico ou polifenis.

Derivados da p-fenilenodiamina so antioxidantes comuns para prevenir a formao de gomas na gasolina.

Embora as reaes de oxidao sejam fundamentais para a vida, podem tambm ser prejudiciais. As plantas e os animais sustentam sistemas complexos de vrios tipos de antioxidantes, como glutationa, vitamina C e vitamina E, e ainda enzimas como a catalase ( uma enzima intracelular, encontrada na maioria dos organismos, que decompe o perxido de hidrognio), dismutase e vrias peroxidases. Baixos nveis de antioxidantes, ou inibio das enzimas antioxidantes, causam stress oxidativo e podem danificar ou matar as clulas. Como o stress oxidativo mostra ser um componente fundamental de muitas doenas humanas, o uso de antioxidantes na farmacologia estudado de forma intensiva, sobretudo em tratamentos para os enfartes ou doenas neurodegenerativas. Contudo, ainda se desconhece se o stress oxidativo uma causa ou consequncia da prpria doena. Os antioxidantes so amplamente usados no fabrico de suplementos dietticos e tm sido amplamente estudados no mbito da investigao de doenas como o cancro, doenas coronrias e at mesmo no mal de
1

montanha. Embora alguns estudos iniciais tenham sugerido que os suplementos de antioxidantes podiam ter benefcios na sade, ensaios clnicos realizados mais tarde no detectaram qualquer benefcio, tendo sugerido, pelo contrrio, que suplementos em excesso podem ser nocivos. Para alm do seu uso no campo da medicina, estes compostos tm imensas aplicaes industriais, como conservantes alimentares, cosmtica, e na preveno da degradao da borracha. So importantes aditivos na gasolina, prevenindo a formao de gomas que interferem com a atividade dos motores de combusto interna.

Quais os tipos mais comuns: cido rico: O cido rico (AU) uma oxipurina produzida a partir da xantina pela enzima xantina oxidase, sendo um produto intermedirio do metabolismo da purina. Na quase totalidade dos animais terrestres, a urato oxidase serve seguidamente de catalisador na oxidao de cido rico em alantona. Note-se, porm que, nos humanos e na maioria dos primatas, embora o gene do urato oxidase esteja presente no funcional, pelo que este estgio de processamento do AU no ocorre. As razes evolucionrias que explicam esta perda da converso rica em alantona so ainda tpico de especulao, mas os efeitos antioxidantes do AU tm levado proposio por parte dos investigadores que esta mutao tenha sido benfica para os primeiros primatas e homindeos. Estudos sobre a aclimatao a altitudes elevadas sustentam a hiptese de que o AU age como antioxidante atravs da mitigao do stress oxidativo causado pelahipxia hipoxmica. Em estudos animais que investigam doenas derivadas do stress oxidativo, a introduo de AU tanto previne a doena, como a ameniza, tendo levado investigadores a propor que o facto seja devido s propriedades antioxidantes do cido. A proposta tem sido confirmada por estudos relativos ao mecanismo antioxidante do AU. Gwen Scott explica o significado desta descoberta, propondo que "os nveis de cido rico no soro esto inversamente associados incidncia de esclerose mltipla (EM) nos humanos, uma vez que os pacientes de EM mostram baixos nveis de AU e indivduos com gota raramente desenvolvem a doena. Alm disso, a administrao de AU teraputica em Encefalomelite Alrgica Experimental (EAE), um modelo animal de EM. "Enquanto que o mecanismo de atuao antioxidante do AU est bem estudado, a alegao de que os seus nveis tm uma relao direta com a EM ainda controversa e requer mais investigao antes de poderem ser retiradas concluses slidas. Quando comparado com os demais/todos os outros antioxidantes, o AU o que tem a maior concentrao no soro, e proporciona cerca de metade da capacidade antioxidante serolgica total'. A atividade antioxidante do cido rico igualmente complexa, dado que no reage contra todos os oxidantes, como por exemplo, os superxidos, mas reage contra o peroxinitrito, perxidos, e cido hipocloroso. Entre os muito fatores de risco de uma terapia com AU encontra-se a preocupante associao entre nveis elevados de AU (hiperuricemia) e a patologia reumatolgica conhecida como gota. Por si s, o risco de gota relacionado com altos nveis de AU (415530 mol/L) apenas de 0,5% por ano, valor que aumenta para 4,5% se considerarmos nveis supersaturados de AU (535+ mol/L). A maioria destes estudos mencionados determinou as aes antioxidantes do AU dentro de nveis fisiolgicos normais, tendo alguns encontrado atividade antioxidante a nveis to altos como 285 mol/L. Os efeitos do cido rico em condies como AVCs e enfartes ainda no foram completamente compreendidos, tendo alguns estudos estabelecido uma ligao entre altos nveis de AU e aumento da mortalidade, enquanto outros,
3

mais cautelosos, no mostram qualquer associao. Esta situao pode deverse ativao do cido rico como mecanismo de defesa perante o stress oxidativo, mas agindo em vez disso como um pr-oxidante em casos onde transtornos metablicos fazem disparar a sua produo para nveis bastante superiores ao normal. cido ascrbico O cido ascrbico, tambm designado por ascorbato ou vitamina C, um catalisador redox (reduo-oxidao) monossacardeo presente tanto em animais como plantas. Uma vez que durante a evoluo dos primatas uma mutao fez com que se perdesse uma das enzimas necessrias para a produo de cido ascrbico, os humanos necessitam de obt-lo atravs de a dieta alimentar, sendo portanto, uma vitamina. A maior parte dos restantes animais so capazes de produzir este composto pelo prprio corpo e no necessitam de o ter presente na dieta. O cido ascrbico necessrio na converso do procolagnio em colagnio atravs da oxidao de resduos de prolina em hidroxiprolina. Noutras clulas, mantido na sua forma reduzida atravs da reao com a glutationa, que pode ser catalisada pela protena disulfide-isomerase e glutarredoxinas. O cido ascrbico um catalisador redox que pode reduzir, e portanto, neutralizar, as espcies reativas do oxignio, como o perxido de hidrognio. Para alm dos seus efeitos antioxidantes diretos, o cido ascrbico tambm um substrato para a enzima redoxascorbato peroxidase, funo particularmente importante na resistncia das plantas ao stress. Em todas as plantas podem ser observados elevados nveis de cido ascrbico, chegando a atingir concentraes de 20 milimols nos cloroplastos.

Glutationa A glutationa um peptdeo que contm cistena presente na maior parte das formas de vida aerobitica. No necessria a sua ingesto, sendo em vez disso sintetizado nas clulas a partir dos seus constituintes aminocidos. As propriedades antioxidantes da glutationa devemse presena do grupo dos tiis na sua poro de cistena, sendo agentes de reduo que podem ser reversamente oxidados e reduzidos. Nas clulas, a glutationa conservada na sua forma reduzida pela enzima glutationa redutase, e por sua vez reduz outros metablitos e sistemas enzimticos como o ascorbato no ciclo glutationa-ascorbato, glutationa peroxidases e glutarredoxinas, reagindo tambm diretamente com os oxidantes. Devido sua alta concentrao e ao seu papel central na manuteno do estado redox das clulas, a glutationa um dos mais importantes antioxidantes celulares. Em alguns organismos, a glutationa substituda por
4

outros tiis, como o micotiol nas actinobacterias, o bacilitiol e algumas bactrias Grampositivas, ou por tripanotiona nas kinetoplastea.

em

Melatonina A melatonina um antioxidante poderoso, atravessando facilmente as membranas celulares e a barreira hematoenceflica. Ao contrrio de outros antioxidantes, a melatonina no atravessa o ciclo de reduo-oxidao, que a capacidade de uma molcula em se submeter a repetidas redues e oxidaes. O ciclo redox pode permitir a outros antioxidantes, como a vitamina C, agirem como pr-oxidantes, o que leva formao de radicais livres. Em consequncia disso, tem sido referida como o antioxidante terminal ou suicida. Tocoferis e tocotrienis (vitamina E) A vitamina E uma designao coletiva que engloba oito tocoferis e tocotrienis, que so vitaminas solveis em lpidos com propriedades antioxidantes. Entre elas, a mais estudada tem sido a -tocoferol, por ser a mais biodisponvel j que esta forma que o corpo preferencialmente absorve e metaboliza. Tem sido afirmado que a forma -tocopherol o mais importante antioxidante solvel em lpidos e que protege as membranas da oxidao atravs da reao com radicais lpidos produzidos na cadeia recativa da peroxidao de lpidos. Isto elimina os radicais livres intermdios e impede a reao de propagao de prosseguir. Esta reao produz radicais de -tocoferoxil oxidados que podem ser reciclados de volta para a forma reduzida ativa por outros antioxidantes, como o cido ascrbico, o retinol ou o ubiquinol. Isto est de acordo com descobertas que mostram que o -tocoferol protege, ao contrrio dos antioxidantes solveis em gua, com eficcia clulas deficientes em glutationa peroxidase 4 (GPx4) da morte. Contudo, o papel e importncia das vrias formas da vitamina E so ainda pouco claros, tendo sido sugerido que a mais importante funo da tocoferol seria a de molcula de sinalizao, com esta molcula a no ter qualquer papel significativo no metabolismo antioxidante. As funes das restantes formas da vitamina E so ainda menos compreendidas, embora a tocoferol seja um nuclefilo capaz de reagir com agentes mutagnicos electrfilos e os tocotrienis possam ser importantes na proteo dos neurnios.

Na medicina encontramos antioxidantes. Como exemplo:

diversas

aplicaes

para

agentes

- tratamento de doenas: - a contribuio na nutrio e sade de atletas; - dieta alimentar; Tratamento de doenas: O crebro especialmente vulnervel a leses causadas pela oxidao, devido ao seu elevado metabolismo basal e ao facto de a sua constituio qumica ser, em grande parte, lipdica - 49-66% da substncia branca e 36-40% da substncia cinzenta, em tecido desidratado. Assim, os antioxidantes so frequentemente usados como medicao em vrias leses cerebrais. Para o tratamento da leso por reperfuso ou do traumatismo cranioenceflico pode recorrer-se a compostos mimticos da superxido dismutase, como o tiopentato de sdio e opropofol. No tratamento dos AVC est a ser estudada a administrao de ebseleno e do frmaco experimental NXY-059. Estes compostos parecem prevenir a ocorrncia de stress oxidativo nos neurnios, prevenindo tambm a apoptose e a necrose e consequentes danos neurolgicos. Os antioxidantes esto ainda a ser investigados como possvel tratamento para doenas neurodegenerativas como a doena de Alzheimer, a doena de Parkinson ou a esclerose lateral amiotrfica[162][163] e como forma de preveno da perda de audio por exposio ao rudo. Estes antioxidantes podem ainda revelar-se benficos noutros contextos clnicos, como a preveno de danos hepticos derivados do consumo excessivo de lcool (Doena heptica alcolica). Preveno de doenas

Estrutura do resveratrol, um antioxidante polifenlico.

Os consumidores de fruta e hortalias apresentam menor risco de vir a sofrer de doenas cardacas e algumas doenas neurolgicas, existindo concluses de que alguns tipos de hortalias, e frutas em geral, oferecem alguma proteo contra alguns tipos de cancro.

Uma vez que estes gneros alimentcios so uma grande fontes de antioxidantes, foi proposto que os antioxidantes poderiam prevenir alguns tipos de doenas. Esta hiptese tem sido testada clinicamente, mas no parece ser verdadeira, j que os suplementos de antioxidantes no demonstram qualquer efeito inequvoco na reduo do risco de doenas crnicas cardacas ou cancergenas. Esta concluso sugere que os benefcios possam advir de outras substncias presentes nas frutas e nas hortalias, possivelmente os flavonides, ou ter origem numa mistura complexa de substncias. Pensa-se que a oxidao de lipoprotenas de baixa densidade no sangue contribua para doenas cardacas e observaes iniciais permitiram notar que indivduos que tomavam suplementos de vitamina E apresentavam menor risco de vir a desenvolver doenas cardacas. No seguimento destas observaes, foram conduzidos pelo menos sete ensaios clnicos de grande dimenso, de modo a comprovar os efeitos dos suplementos antioxidantes com vitamina E, em doses dos 50 aos 600 mg por dia. No entanto, nenhum destes ensaios demonstrou existir um efeito estatisticamente significativo da vitamina E no nmero total de mortes ou nas mortes causadas por doenas cardiovasculares. Estudos sequentes tambm mostraram concluses desfavorveis a esta hiptese. No est esclarecido se as doses usadas nestes ensaios, ou na maior parte dos suplementos dietticos, so capazes de produzir uma reduo significativa do stress oxidativo. Apesar do papel evidente do stress oxidativo nas doenas cardiovasculares, ensaios controlados com a administrao de vitaminas antioxidantes no mostraram qualquer reduo: tanto no risco de vir a contrair a doena, como na progresso da doena j em curso. Enquanto que na maioria dos ensaios se tenha recorrido a suplementos com doses elevadas de antioxidantes, o estudo " Supplmentation en Vitamines et Mineraux Antioxydants" (SU.VI.MAX) testou o efeito de suplementos com doses equivalentes s presentes numa dieta regular e saudvel. Aos mais de 12.500 indivduos de ambos os sexos que participaram, foram administradas: ou doses baixas de antioxidantes (120 mg de cido ascrbico, 30 mg de vitamina E, 6 mg de -caroteno, 100 g de selnio e 20 mg de zinco) ou comprimidos placebo durante uma mdia de sete anos e meio. O estudo concluiu que baixas doses de suplementos antioxidantes diminuram a incidncia de cancro total e a mortalidade multicausa nos homens, mas no nas mulheres. A eficcia dos suplementos apenas nos homens pode estar relacionada com as suas baixas taxas de certos antioxidantes, sobretudo -caroteno. Inmeras empresas nutracuticas e de alimentao saudvel comercializam vrias frmulas de antioxidantes como suplementos dietticos de uso bastante comum em pases desenvolvidos. Estes suplementos podem incluir antioxidantes especficos, como o polifenol ou o resveratrol (feito a partir de sementes de uva ou razes de polygonum), ou combinaes de
7

antioxidantes, como os produtos "ACES" que contm -caroteno (provitamina A), vitamina C, E e Selnio, ou ainda plantas que contenham antioxidantes, como o ch verde. Embora alguns nveis de vitaminas antioxidantes e minerais na dieta sejam necessrios para manter a sade, h dvidas considerveis se estes suplementos de antioxidantes so benficos ou prejudiciais e, caso sejam benficos, quais que so precisos e em que doses. De fato, alguns autores argumentam que as hipteses de os antioxidantes poderem prevenir doenas crnicas est hoje posta de lado e que a hiptese foi mal formulada desde o incio. Pelo contrrio, polifenis dietticos podem exercer papis no antioxidantes em concentraes diminutas que afectam a sinalizao celular, a sensibilidade dos receptores, a actividade inflamatria das enzimas ou a regulao gentica. Ainda relativamente esperana de vida, chegou at a ser sugerido que nveis moderados de stress oxidativo poderiam aumentar a longevidade do verme Caenorhabditis elegans, atravs da induo de uma resposta protectiva a nveis elevados de espcies reactivas do oxignio. A sugesto de que o aumento da esperana de vida advm de maior stress oxidativo entra em conflito com os resultados obtidos na Saccharomyces cerevisiae, sendo a situao nos mamferos ainda menos clara. Ainda assim, os suplementos de antioxidantes no aparentam contribuir de alguma forma para o aumento da esperana de vida nos humanos. Exerccio fsico Durante o exerccio fsico, o consumo de oxignio pode aumentar at dez vezes. Isto leva a um aumento muito significativo da produo de oxidantes e resulta em leses que contribuem para a fadiga muscular durante e depois do exerccio. A resposta inflamatria que ocorre depois de exerccio rduo est tambm associada ao stress oxidativo, especialmente nas 24 horas seguintes. A resposta do sistema imunitrio aos danos ocorridos tem o seu mximo dois a sete dias depois do exerccio, que corresponde ao perodo durante o qual ocorre a maior parte da adaptao que proporciona tonificao muscular. Durante este processo, so produzidos nos neutrfilos radicais livres para remoo do tecido danificado. Como consequncia, nveis excessivos de antioxidantes podem inibir os mecanismos de recuperao e adaptao. Os suplementos de antioxidantes podem tambm prevenir qualquer um dos benefcios normalmente proporcionados pelo exerccio, como a sensibilidade insulnica. As evidncias relativas aos benefcios dos suplementos antioxidantes no exerccio vigoroso so ainda contraditrias. Existem fortes indcios que uma das adaptaes resultantes do exerccio o fortalecimento das defesas antioxidantes do corpo, sobretudo do sistema da glutationa, de forma a regular o maior stress oxidativo. Este efeito pode oferecer, at certo ponto, uma proteo contra doenas associadas ao stress oxidativo, o que forneceria uma

explicao parcial para a menor incidncia de doenas graves e melhor condio clnica entre aqueles que praticam exerccio regularmente. Contudo, no so observados quaisquer benefcios na condio fsica de atletas que tomam suplementos de vitamina E. De fato, apesar do seu papel fundamental na preveno de peroxidao da membrana lpida, seis semanas de suplementao com vitamina E no apresentaram qualquer efeito ao nvel da recuperao do tecido muscular muscular de maratonistas. Embora no parea existir uma maior necessidade de vitamina C entre os atletas, existem algumas evidncias de que os suplementos desta vitamina aumentam a resistncia ao exerccio intenso e de que os suplementos de vitamina C antes de exerccio violento podem reduzir a quantidade de leso do tecido muscular. Porm, outros estudos no verificaram tal ocorrncia, e algumas investigaes sugerem que suplementos em quantidades to altas como 1000 mg chegam mesmo a inibir a recuperao. Uma reviso publicada na revista Sports Medicine em 2011 analisou 150 estudos sobre suplementos antioxidantes durante a prtica de exerccio. A reviso concluiu que mesmo os estudos que observaram uma reduo no stress oxidativo no conseguiram demonstrar benefcios para a performance ou para a preveno de danos musculares. Alm disso, alguns estudos indicaram que os suplementos antioxidantes podiam mesmo atuar contra os benefcios cardiovasculares do exerccio. Efeitos adversos

Estrutura do cido ftico.

Os cidos de reduo relativamente fortes podem ter efeitos antinutrientes, ao ligar-se aos sais minerais como o ferro e o zinco no aparelho digestivo, impedindo-os de serem absorvidos. Casos notveis so o cido oxlico, os taninos e o cido ftico, bastante presentes em dietas ricas em plantas. As deficincias de clcio e ferro no so raras nas dietas alimentares de pases em desenvolvimento, onde se consome pouca carne e onde so

ingeridas grandes quantidades de cido ftico atravs do feijo e po zimo integral.

Alimentos

cido de reduo presente

Gro de cacau e chocolate, espinafre, nabo e ruibarbo. cido oxlico

Cereais integrais, milho, legumes.

cido ftico

Ch, fava, repolho.

Taninos

Antioxidantes no-polares como o eugenol tm limites de toxicidade que podem ser ultrapassados com o uso indevido de leos essenciais no diludos. A toxicidade associada a doses elevadas de antioxidantes solveis em gua, como o cido ascrbico, menos grave j que estes compostos podem ser facilmente expelidos atravs da urina. Mais perigosas, doses muito elevadas de alguns antioxidantes podem representar efeitos nocivos a longo prazo. O estudo "beta-Carotene and Retinol Efficacy Trial" (CARET), levado a cabo em pacientes com cancro pulmonar revelou que os fumadores que tomavam suplementos com -caroteno e vitamina A apresentavam maior incidncia da doena. Estudos seguintes confirmaram estes efeitos adversos. Estes efeitos nocivos podem tambm ser observados em nofumadores, como demonstrado numa metanlise recente, onde dados de cerca de 230.000 pacientes revelam que os suplementos de -aroteno, vitamina A ou vitamina E est associada com o aumento da mortalidade, no havendo, no entanto, qualquer efeito significativo na vitamina C. A observao conjunta de todos os estudos controlados aleatrios no mostrou qualquer risco para a sade; no entanto, foi detectado um aumento da mortalidade quando os ensaios de risco de alta qualidade e imparciais foram examinados separadamente. Contudo, uma vez que a maioria destes ensaios era efectuado quer em idosos, quer em pacientes que j sofriam da doena, os resultados podem no se aplicar populao em geral. Esta metanlise foi mais tarde repetida e aumentada pelos mesmos autores, incluindo as novas anlises publicadas pela Colaborao Cochrane, e confirmados os resultados anteriores. Estas duas publicaes so consistentes com algumas metanlises anteriores que tambm sugeriam que a suplementao de vitamina E aumentavam a mortalidade, e que os suplementos de antioxidantes aumentavam o risco de cancro do coln.

10

No entanto, os resultados desta metanlise so inconsistentes com outros estudos como o ensaio SU.VI.MAX, que sugeriu que os antioxidantes no tm qualquer efeito na mortalidade. Em sntese, o elevado nmero de ensaios clnicos levados a cabo nos suplementos de antioxidantes sugere que, ou estes produtos no tm qualquer efeito na sade, ou que causam um pequeno aumento na mortalidade na populao idosa ou mais vulnervel. Ao mesmo tempo que os suplementos antioxidantes so amplamente usados nas tentativas de impedir o desenvolvimento do cancro, tem tambm sido proposto que os antioxidantes podem, paradoxalmente, interferir com os tratamentos da doena. Pensou-se que isto ocorresse devido aos altos nveis de stress oxidativo que gerado no meio ambiente das clulas cancergenas, tornando-as mais susceptveis ao ainda maior stress oxidativo induzido pelos tratamentos. Como resultado, ao reduzir o stress oxidativo nas clulas cancergenas, os suplementos de antioxidantes diminuem tambm a eficcia da radioterapia e da quimioterapia. Por outro lado, outras revises sugeriram que os antioxidantes poderiam reduzir os efeitos adversos ou aumentar a taxa de sobrevivncia.

11

Agentes antioxidantes e seu papel na nutrio e sade dos atletas. O exerccio fsico, com a devida moderao, traz benefcios orgnicos. Entretanto, atividades fsicas que ultrapassam os limites fisiolgicos promovem um aumento na produo de radicais livres de oxignio, os quais, quando no so devidamente neutralizados, podem iniciar um processo deletrio nas clulas e tecidos, denominado estresse oxidativo. Esse processo degenerativo pode originar diversas doenas e, alm disso, parece desempenhar um papel importante no processo de envelhecimento precoce. O objetivo deste trabalho foi avaliar os nveis de consumo de alimentos antioxidantes e de conhecimento sobre seus benefcios em atletas, praticantes de diferentes modalidades esportivas, de ambos os sexos, da cidade de Umuarama-Paran. Para a coleta dos dados utilizou-se um formulrio contendo quatro questes e uma tabela de freqncia de consumo alimentar. A populao alvo consistiu de 11 homens, com faixa etria entre 22 a 30 anos, e 10mulheres entre 18 a 22 anos, todos tendo o esporte como atividade profissional. Observou-se que os atletas no possuem informaes suficientes sobre os mecanismos de ao dos antioxidantes no organismo, bem como sobre seus efeitos na preveno de doenas e envelhecimento precoce. Em relao frequncia de consumo de alimentos antioxidantes, 70% dos atletas do sexo masculino raramente ingeriam selnio e flavonoides, 50% raramente ingeriam fontes de vitamina E. Dentre as atletas, 73% e 55% raramente consumiam selnio e flavonoides, respectivamente. Portanto, tornase evidente a necessidade de informar os atletas sobre a importncia de uma alimentao variada e equilibrada, para que os alimentos antioxidantes faam parte de seu dia-a-dia, possibilitando a preveno de doenas crnicas e o envelhecimento precoce.

12

Dieta alimentar: Os antioxidantes e os alimentos funcionais so elementos fundamentais para a base de tratamento da Medicina Ortomolecular. A Ortomolecular uma terapia individualizada, com necessidades e deficincias diferentes, onde no podemos generalizar e tratar todos igualmente. No uma especialidade nova, mas um mtodo inovador de gerenciar a sade tratando o indivduo como um todo. Trata-se de uma medicina preventiva, onde sade no ausncia de doena, sade bem estar, e muitas vezes a doena pode no estar presente mas existir condies que iro propiciar a ela. O aumento de radicais livres uma destas condies, que controladas no levaro ao aparecimento de doenas pela intoxicao por metais pesados como: chumbo, mercrio, alumnio, cdmio , etc... A Terapia Ortomolecular ou de Oligoelementos baseia-se na reposio de minerais por meio de pele, sob forma de gel, vitaminas, aminocidos, fitoterpicos, aloe vera e cidos graxos, sempre utilizando produtos de venda livre. Seu principal objetivo reforar a vitalidade das clulas sem efeitos tpicos, propiciando o reequilbrio natural do organismo sem nenhuma contra indicao ou efeitos colaterais.

Uma pequena parte do oxignio que respiramos forma os radicais livres que so substncias desesperadas para reagir com molculas ss do organismo oxidando-as. A oxidao leva leso celular comprometendo o funcionamento de tecidos e rgos. A leso celular uma das primeiras manifestaes de uma doena. Porm existe em contrapartida o nosso sistema antioxidante que procura neutralizar os radicais livres. O sistema antioxidante dividido em duas pores: o sistema antioxidante endgeno (produzido pelo organismo) o sistema antioxidante exgeno (adquirido pela ingesto, alimentao ou introduo intravenosa de antioxidantes). Vejamos alguns alimentos que contem Antioxidantes Funcionais Naturais; Segundo o International Life Institute North America Food Components Reports, alimentos funcionais so aqueles que, alm dos benefcios puramente nutricionais, contm componentes capazes de prevenir doenas e promover a sade. Inmeras evidncias confirmam que a dieta est diretamente relacionada reduo dos fatores de risco para diversas doenas, assim como pode atuar como verdadeiro medicamento para a cura ou controle de diversas patologias.

13

Soja Soja: um alimento que alm do alto teor de fibras e protenas , oferece benefcios extras. Contm Isoflavona , um fitoestrgeno capaz de atuar efetivamente nos sintomas de menopausa como ondas de calor, ressecamento vaginal e outros. Ainda previne cncer de mama, segundo estudos realizados com populaes asiticas, que tem a soja como alimento tradicional e apresenta as menores taxas de cncer de mama. A soja contm lecitina que atua na reduo do colesterol, as saponinas, que aumentam a excreo do colesterol e a glicina, que reduz a homocistena, um importante fator de risco para doena cardiovascular. A soja tem ainda propriedades antinflamatrias e antioxidantes.

Ovo Ovo no passado era considerado um alimento de alto valor nutritivo e energtico e muitas geraes foram criadas tendo-o como o alimento principal. Farto, barato e fcil de preparar, acompanhou o crescimento de crianas e era tipo como fortificante para os idosos. No entanto, aps a descoberta na dcada de sessenta que o colesterol dos alimentos era o principal agente responsvel pela doena arterial coronariana o ovo foi declarado inimigo da sade pblica. Recentemente, com a descoberta de novos nutrientes no ovo, ele foi declarado como um alimento funcional acrescido ainda do fato de que, pesquisas recentes demonstraram um mnimo efeito do ovo nos nveis de colesterol. O ovo apresenta uma grande diversidade de nutrientes e um alto valor protico. uma boa fonte de vitaminas do complexo B, A, E, K (31% RDA) e dos carotenides, lutena e zeaxantina; de minerais, ferro, fsforo, selnio (17%RDA) e zinco. fonte importante de colina (2000 mg), um importante componente do crebro e da memria e deve ser recomendado s crianas, gestantes e aos idosos. Alho Contm um fitoqumico, a ALicina, capaz de inibir a sntese do colesterol.

Tomate Contm licopeno, um pigmento natural que lhe confere a cor vermelha. Alm de poderoso varredor de radical livre, tem ao redutora de colesterol por inibir sua sntese no corpo humano.Estudos comprovam efeito preventivo no cncer de prstata e hiperplasia prosttica benigna.

14

Salmo A constatao de que os esquims da Groenlndia apresentam baixo ndice de doena do corao, apesar do do grande consumo de gorduras em uma dieta rica em peixes gordurosos (salmo , sardinha e atum) levou hiptese de que leos extrados de peixes marinhos teriam ao protetora contra aterosclerose, uma vez que apresentam efeito anti-hipertensivo, antinflamatrio, antiarrtmico e anti- trombtico. Isso graas aos megas 3 que ainda apresentam propriedades preventivas de artrose, demncia, cncer, eczemas e depresso. Ch verde (Camelia sinensis): formado a partir de folhas frescas da Camelila, ao contrrio do ch preto onde h excessiva oxidao dos flavonides, reduzindo seu potencial antioxidante, anticancergena e lipolticas (atuam no processo de emagrecimento). Uva Tanto a uva quanto o vinho protegem o corao do infarto. Contm , um antibitico natural com amplo expectro de ao.Tem ao antioxidante, anticancergena, relaxante vascular e anti-trombtica. Outros alimentos funcionais que no podem faltar na alimentao: abacate, azeite de oliva, castanha do par, linhaa, quinua, aa, aveia, iogurte, repolho, ma, caf e cacau. Enfim, o prolongamento dos anos de juventude e a melhora da qualidade devem estar baseados num trip composto de: 1. Consumo de alimentos saudveis, controle do valor calrico dos alimentos e controle dos fatores de risco ( sobrepeso, obesidade, desnutrio etc.). 2. Controle do stress oxidativo ( cigarro, toxinas, insnia, etilismo etc.). 3. Atividade fsica moderada com suplementao antioxidante e uma adequada vida social e familiar.

15

You might also like