You are on page 1of 125

CDIGO DE POSTURAS MUNICPIO DE PORTO VELHO

LEI N 53-A, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1972.

Atualizada at 2010.

LEI

No 53-A,

DE 27 DE DEZEMBRO DE 1972 Institui o Cdigo de Posturas do Municpio de Porto Velho e d outras providncias.

DR JOC DE FREITAS ATALLA, Prefeito do Municpio de Porto Velho, no uso de suas atribuies, FAO SABER que a Cmara Municipal de Porto Velho aprovou e eu sanciono a seguinte LEI: Ttulo I DISPOSIES GERAIS Art. 1 Fica institudo o Cdigo de Posturas do Municpio de Porto Velho, na forma do que dispe esta lei. Art. 2 Este Cdigo define as normas disciplinadoras da vida social urbana e obriga os muncipes ao cumprimento dos deveres concernentes a: I - higiene pblica; II - bem-estar pblico; III - localizao e funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadoras de servios de qualquer natureza; IV - fiscalizao e pesquisas municipais. Art. 3 Para os efeitos deste Cdigo: I - higiene pblica a resultante da aplicao do conjunto de preceitos e regras que tratam das relaes da comunidade quanto profilaxia de molstias contagiosas, s condies de habitao, alimentao, circulao, uso do solo, gozo e usufruto de servios municipais e destinao de resduos da produo e do consumo de bens; II - bem estar pblico a resultante da aplicao do conjunto de preceitos e regras que tratam das relaes da comunidade quanto segurana, moralidade, comodidade, costumes e lazer, bem como das relaes jurdicas entre a Administrao Pblica Municipal e os muncipes. Art. 4 Cumpre ao Prefeito e aos servidores municipais observar e fazer respeitar as prescries deste Cdigo. Art. 5 As pessoas fsicas ou jurdicas de direito pblico e de direito privado, sujeitas aos preceitos e regras que constituem este Cdigo, so obrigadas a: I - facilitar o desempenho da fiscalizao municipal; II - fornecer informaes de utilidade imediata ou mediata, para o planejamento integrado, como tcnica de governo.

Ttulo II DA HIGIENE PBLICA Captulo I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 6 Compete Prefeitura zelar pela higiene pblica visando a melhoria das condies do meio ambiente urbano e rural, de sade e bem-estar da populao. Art. 7 Para assegurar a melhoria das condies a que se refere o artigo anterior, Prefeitura cumpre: I - promover a limpeza dos logradouros pblicos; II - fiscalizar os trabalhos de manuteno e uso dos edifcios unihabitacionais e pluri-habitacionais, suas instalaes e equipamentos; III - diligenciar para que nas edificaes da rea rural, sejam observadas as regras elementares de uso e tratamento: a) dos sanitrios; b) dos poos e fontes de abastecimento de gua potvel; c) da instalao e limpeza de fossas. IV - fiscalizar a produo, manufatura, distribuio, comercializao, acondicionamento, transporte e consumo de gneros alimentcios; V - inspecionar as instalaes sanitrias de estdios e recintos de desportos, bem como fiscalizar as condies de higiene nas piscinas; VI - fiscalizar as condies de higiene e o estado de conservao de vasilhames destinados coleta de lixo; VII - tomar medidas preventivas contra a poluio ambiental do ar e das guas, mediante o estabelecimento de controle sobre: a)fixao de anncios, letreiros, afixos e cartazes; b)despejos industriais; c)limpeza de terrenos; d)limpeza e desobstruo de valas e cursos dgua; e)condies higinico-sanitrias de cemitrios particulares; f)uso de chamins e vlvulas de escape de gazes e fuligens; g)sons e rudos. Art. 8 A Prefeitura tomar as providncias cabveis para sanar irregularidades apuradas no trato de problemas de higiene pblica. Art. 9 Quando as providncias necessrias forem da alada do Governo do Territrio ou do Governo Federal, a Prefeitura oficiar s autoridades competentes, notificando-as a respeito. Art. 10 Quando se verificar infrao a este Cdigo, o servidor municipal competente lavrar auto de infrao, iniciando-se com isso o processo administrativo cabvel. Pargrafo nico. O auto de infrao servir tambm de elemento para instruo do processo executivo de cobrana da multa correspondente falta cometida.

Captulo II DA LIMPEZA DOS LOGRADOUROS PBLICOS Art. 11. dever da populao cooperar com a Prefeitura na conservao e limpeza da cidade. Art. 12. A cooperao a que se refere o artigo anterior, compreende: I - no fazer varredura do interior de prdios, terrenos, ou veculos para logradouros pblicos; II - no atirar nos logradouros pblicos: resduos, detritos, caixas, envoltrios, papis, pontas de cigarros, lquidos, e objetos em geral, nem cuspir atravs de janelas, portas de edifcios e aberturas de veculos, em direo a passeios pblicos; III - no bater ou sacudir tapetes ou quaisquer outras peas em janelas e portas que do para logradouros pblicos; IV - no utilizar chafarizes, fontes ou tanques situados em logradouros nas vias pblicas, para lavagem de roupas, animais e objetos de quaisquer natureza; V - no derivar para logradouros pblicos, as guas servidas; VI - no conduzir, sem as precaues devidas, quaisquer materiais que possam comprometer a limpeza dos logradouros pblicos; VII - no queimar lixo, detritos ou objetos em quantidade capaz de incomodar a vizinhana; VIII - no conduzir doentes portadores de molstias infecto-contagiosas, sem as necessrias precaues de seu isolamento em relao ao pblico. Art. 13. proibido ocupar os passeios com estendal e coradouros de roupas ou utiliz-los para estendedores de fazenda, couro, e peles. Art. 14. A limpeza de passeios e sarjetas fronteirias a prdios ser de responsabilidade de seus ocupantes ou proprietrios. Pargrafo nico. Resultando da limpeza de que trata este artigo, lixo ou detritos slidos de qualquer natureza, coloc-los em vasilhame de coleta de lixo domiciliar. Art. 15. A lavagem de passeio fronteirio a prdios ou de pavimento trreo de edifcios, deve ser feito em dia e hora de pouca movimentao de pedestres e as guas servidas escoadas complemente. Art. 16. Inexistindo rede de esgotos, as guas servidas devero ser canalizadas pelo proprietrio ou ocupante do prdio, para a fossa do prprio imvel. Art. 17. proibido atirar detritos e lixo em jardins pblicos. Art. 18. Para impedir a queda de detritos ou de materiais sobre o leito dos logradouros pblicos, os veculos empregados em seu transporte devero ser dotados dos elementos necessrios proteo da respectiva carga. 1 Na carga ou descarga de veculos, devero ser adotadas as precaues para evitar que o passeio do logradouro fique interrompido.

2 Imediatamente aps o trmino da carga ou descarga de veculos, o ocupante do prdio providenciar a limpeza do trecho do logradouro pblico afetado, recolhendo os detritos ao seu depsito particular de lixo. Art. 19. A limpeza e capinao de entrada para veculo ou de passeio com asfalto ou de pavimentao, ser feita pelo ocupante do imvel a que sirvam. Art. 20. A entrada de veculos e acesso a edifcios cobertos, obriga o ocupante do edifcio a tomar providncias para que nelas no se acumulem guas nem detritos. Art. 21. A execuo de trabalhos de edificao, de conserto e conservao de edifcios, obriga o construtor responsvel a providenciar para que o leito do logradouro pblico, no trecho compreendido pelas obras, seja mantido permanentemente em satisfatrio estado de limpeza. Art. 22. No caso de entupimento da galeria de guas pluviais, ocasionado por servio particular de construo, conserto e conservao, a Prefeitura providenciar a limpeza da referida galeria, correndo as despesas, acrescidas de 20% (vinte por cento), por conta do proprietrio, construtor ou ocupante do imvel. Captulo III Da limpeza e Condies Sanitrias dos Edifcios Uni-habitacionais e Pluri-habitacionais Art. 23. Das residncias e dormitrios no se far comunicao direta com estabelecimentos comerciais ou industriais de qualquer natureza, salvo atravs de ante-cmaras, com abertura para o exterior. Art. 24. Os proprietrios e ocupantes de edifcios so obrigados a manter limpeza e asseio nas edificaes que ocuparem bem como suas reas internas e externas, ptios, quintais e vasilhames apropriados para coleta de lixo. Art. 25. Alm de outras prescries e regras de higiene vedado s pessoas ocupantes de edifcio de apartamento: introduzir nas canalizaes gerais e nos poos de ventilao qualquer objeto ou volume que possa danific-los, provocar entupimentos ou produzir incndios; cuspir, lanar resduos e detritos de materiais, caixas, pontas de cigarros, lquidos, e objetos em geral, atravs de janelas, portas e aberturas, para os poos de ventilao e reas internas, corredores e demais dependncias comuns a todos os ocupantes do edifcio; jogar lixo em outro local que no seja o vasilhame ou coletor apropriado; estender, secar, bater ou sacudir tapetes ou peas de tecido em janelas, portas ou em lugares visveis de exterior ou das partes nobres do edifcio; depositar objetos em janelas ou parapeitos e terraos ou de qualquer dependncia de uso comum a todos os ocupantes do edifcio; manter, em quaisquer dependncias do edifcio, animais de qualquer espcie, exceto aves canoras; usar fogo a carvo ou lenha. Pargrafo nico. Das convenes de condomnio de edifcios de apartamentos constar as prescries de higiene listadas no presente artigo. Art. 26. obrigatria a colocao de receptculos para pontas de cigarros em locais de estar e espera, bem como em corredores dos edifcios de utilizao coletiva e a subsequente remoo destas para o vasilhame coletor de lixo.

Art. 27. No permitido que as canalizaes de esgotos sanitrios recebam, direta ou indiretamente e sob qualquer pretexto, guas pluviais ou resultantes de drenagem. Art. 28. Fica proibido o escoamento superficial de guas pluviais, de lavagem, de consumo caseiro ou industrial, atravs de canaletas, valas ou crregos. (Redao dada pela L.C. 58, de 17.10.1995) 1 O sistema de escoamento de guas pluviais, dever funcionar sem que ocorram deficincias de qualquer natureza. 2 Constitui infrao ao presente artigo a simples possibilidade de utilizao do sistema predial de esgotos sanitrios para escoamento de guas pluviais, ainda que esta utilizao no esteja sendo efetivamente aproveitada. (Redao dada pela L.C. 58, de 17.10.1995) 3 O escoamento das guas pluviais, guas servidas de consumo domiciliar ou industrial, somente dever ocorrer para sumidouros residenciais e industriais ou galerias de esgotos; (Redao dada pela L.C. 58, de 17.10.1995) 4 Nas edificaes que tenham quintais ou terrenos circundantes, recobertos ou no por vegetao, o escoamento das guas somente poder ser feito atravs da forma que determina o pargrafo anterior. Art. 29. Todo reservatrio de gua existente em edifcio dever ter as seguintes condies sanitrias: impossibilidade de acesso de elementos que possam poluir ou contaminar a gua; facilidade de inspeo e de limpeza; abertura ou tampa removvel para inspeo e limpeza; canalizao de limpeza, bem como telas e outros dispositivos contra a entrada de corpos estranhos. Art. 30. Presumem-se insalubres as habitaes: construdas em terreno mido e alagadio; de aerao e iluminao deficiente; sem abastecimento de gua potvel suficiente para atender s necessidades gerais; de servios sanitrios inadequados; com o interior de suas dependncias sem condies de higiene; que tiverem ptios ou quintais com acmulo de lixo ou de guas estagnadas. Pargrafo nico. A fiscalizao municipal dever proceder s intimaes necessrias para que sejam sanadas as faltas verificadas, depois de exauridos os meios legais e formais de conciliao dos interesses particulares e os de higiene pblica. Captulo IV DA LIMPEZA E CONDIES SANITRIAS NAS EDIFICAES DA ZONA RURAL Art. 31. Nas edificaes da zona rural sero observados: cuidados especiais com vistas profilaxia sanitria das dependncias, feito pela sua dedetizao; que no se verifique empoamento de guas pluviais ou servidas;

potvel; caiadas.

proteo aos poos ou fontes utilizadas para abastecimento de gua Pargrafo nico. As casas de taipa sero, obrigatoriamente, rebocadas e

Art. 32. Os estbulos, estrebarias, pocilgas, chiqueiros e currais, bem como as estrumeiras e os depsitos de lixo, sero localizados a uma distncia mnima de 50,00 m (cinqenta metros) das habitaes e construdos segundo projetos aprovados pelo Departamento de Planejamento, do qual constar dependncia para isolar animais doentes. 1 O animal constatado doente ser colocado em compartimento isolado, at ser removido para local apropriado ao restabelecimento de sua sade. 2 Resduos, dejetos e guas servidas sero postos em local sanitariamente apropriado. Art. 33. Fossas, depsitos de lixo, estrumeiras, currais chiqueiros, estbulos, estribarias, pocilgas e avirios, devero ser localizados a jusante das fontes de abastecimento de gua a uma distncia nunca inferior a quinze metros. Pargrafo nico. O funcionamento de qualquer das instalaes referidas neste artigo obriga a rigorosa limpeza no estagnao de lquidos e no amontoamento de dejetos e resduos alimentares. Captulo V DA HIGIENE DOS SANITRIOS Art. 34. Para assegurar-se a higiene sanitria de edifcios em geral e de moradias em particular, os aparelhos e sistemas sanitrios no se ligaro diretamente com sala, refeitrio, cozinha, copa ou despensa. 1 No caso de estabelecimentos industriais e comerciais de gneros alimentcios, inclusive casas de carne e peixarias, hotis, penses, restaurantes, confeitarias e outras casas de pasto, os respectivos sanitrios devero: ser totalmente isolados, de forma a evitar poluirdes ou contaminaes do locais de trabalho; no ter comunicao direta com os compartimentos ou locais onde se preparem, fabriquem, manipulem, vendam ou depositem gneros alimentcios; ter as janelas e demais aberturas devidamente teladas, prova de insetos; ter as portas providas de molas automticas, que as mantenham fechadas; ter os vasos sanitrios sanfonados; possuir descarga automtica. 2 As exigncias do pargrafo anterior e de suas alneas so extensivas aos mictrios.

Art. 35. Os vasos sanitrios devero ser rigorosamente limpos e desinfectados a cada utilizao. 1 As caixas de madeira, blocos de cimento e outros materiais utilizados para proteger os vasos sanitrios devero ser removidos, no momento em que se proceda a limpeza e desinfeco. 2 Os vasos sanitrios de edifcios de apartamentos e os de utilizao coletiva devero ser providos de tampos e assentos inquebrveis, que facilitem a limpeza e assegurem absoluta higiene. Captulo VI LIMPEZA E CONDIES SANITRIAS DE POOS E FONTES PARA ABASTECIMENTO DE GUA POTVEL Art. 35-A. O suprimento de gua e qualquer edifcio poder ser feito por meio de poos freticos, artesianos ou semi-artesianos, segundo as condies hidrolgicas locais e a solicitao de consumo, de consumo, desde que inexista em funcionamento na rea sistema pblico de abastecimento de gua potvel e esgotos sanitrios. Art. 36. Os poos freticos s devero ser adotados: I - quando o consumo de gua prevista for suficiente para ser atendido por poo raso; II - quando as condies do lenol fretico permitirem volumes suficientes ao consumo previsto. 1 Na localizao de poos freticos devero ser considerados: a) o ponto mais alto possvel do lote do terreno que circunda o edifcio; b) fretico; c) nvel superior s fossas, depsitos de lixo, estrumeiras, currais, pocilgas e galinheiros, bem como deles distantes, no mnimo, 15,00 m ( quinze metros). 2 O dimetro mnimo de poo fretico dever ser de 1,45m (um metro e quarenta e cinco centmetros). 3 A profundidade do poo varia conforme as caractersticas do lenol fretico, devendo ter a mxima profundidade permitida pela camada impermevel para um armazenamento pelo menos de 1/3 (um tero) do consumo dirio. 4 O revestimento lateral poder ser feito por meio de tubos de concreto ou de paredes de tijolos. 5 No caso de paredes de tijolos, as juntas devero ser tomadas com argamassa at a profundidade de 3,00 (trs metros) a partir da superfcie do poo. 6 Abaixo de 3,00 (trs metros) da superfcie do poo, os tijolos devero ser assentados em crivo. 7 A tampa de poo fretico dever obedecer s seguintes condies: a) ser de laje de concreto armado, com espessura adequada; o ponto mais distante possvel de escoamento subterrneo proveniente de focos provveis de poluio e a direo oposta para a abertura de poo

b) estender-se 0,30 m (trinta centmetros), no mnimo, alm das paredes do poo; c) ter cobertura que permite a inscrio de um crculo de dimetro mnimo igual a 0,50 ( cinqenta centmetros) para inspeo, com rebordo e tampa com fecho. 8 Os poos freticos devero ser providos: a) de valetas circundantes, para afastamento de enxurradas; b) de cerca para evitar o acesso de animais. Art. 37. Os poos artesianos ou semi-artesianos sero mantidos nos casos de grande consumo de gua e quando o lenol fretico permitir volume suficiente de gua em condies de potabilidade. 1 Os estudos e projetos relativos perfurao de poos artesianos ou semi-artesianos sero aprovados pelo rgo competente da Prefeitura. 2 A perfurao de poos artesianos e semi-artesianos dever ser executada por firma especializada, cadastrada na Prefeitura. 3 Alm do teste dinmico de vazo e do equipamento de elevao, os poos artesianos e semi-artesianos devero ter encaminhamento e vedao adequada, que assegure absoluta proteo sanitria. Art. 38. Na impossibilidade do suprimento de gua ao prdio por meio de poos ou existindo convenincia tcnica ou econmica, devero, podero ser adotadas outras solues de suprimento, como fontes, linhas de drenagem, crregos e rios, com tratamento ou sem ele. 1 As solues indicadas no presente artigo, s podero ser adotadas se forem asseguradas condies mnimas de potabilidade da gua a ser utilizada. 2 Depender de aprovao prvia de Departamento de Planejamento e da autoridade sanitria competente, a abertura e funcionamento de poos freticos artesianos e semi-artesianos. Art. 39. A aduo de gua para uso domstico, provinda de poos ou fontes, ser feita por meio de canalizao adequada no se permitindo a abertura de rego para derivao de gua a ser captada. Art. 40. Os poos ou fontes para abastecimento de gua potvel devero ser mantidos permanentemente limpos. Captulo VII DAS INSTALAES E DA LIMPEZA DE FOSSAS Art. 41. As instalaes individuais ou coletivas de fossas sero feitas onde no existir rede de esgoto sanitrios. Art. 42. Na instalao de fossas spticas sero observadas as exigncias do Cdigo de Obras, Edificadas e Instalaes. 1 As fossas spticas podero ser instaladas apenas em edifcios providos de sistema de abastecimento de gua fornecida pela CAERD - Companhia de gua e Esgoto de Rondnia.

2 O memorial descritivo do projeto de instalao de fossa sptica, seca ou de sumidouro, apresentar a forma de operao de uso e manuteno das mesmas, observadas as normas estabelecidas pela ABNT. 3 Nas fossas spticas sero registrados: a) data de instalao; b) capacidade de uso em volume; c) perodo de limpeza. Art. 43. Excepcionalmente, ser permitida a construo de fossa seca ou de sumidouro nas habitaes de tipo econmico a que se refere o Cdigo de Obras de Edificaes e Instalaes. 1 A fossa seca ou de sumidouro na zona rural dever ser instalada a uma distncia mnima de 10,00 (dez metros) da habitao correspondente. Art. 44. Para a instalao de fossas, sero consideradas seguintes fatores: a) as instalao ser feita em terreno drenado e acima das guas que escorrem na superfcie; b) o tipo de solo deve ser preferencialmente argiloso, compacto. c) a superfcie do solo deve ser no poluda e livre de contaminao; d) as guas do subsolo, deve ser livre, preservada de contaminao pelo uso da fossa; e) a rea que circunda a fossa, cerca de 2,00m2 (dois metros quadrados), deve ser livre de vegetao, lixo e resduos de qualquer natureza. Art. 45. As fossas secas ou de sumidouro devero ser limpas uma vez a cada 2 (dois) anos. Captulo VII DA ALIMENTAO PBLICA Seo I Disposies Preliminares Art. 46. A Prefeitura exercer em colaborao com autoridades sanitrias federais, a fiscalizao sobre fabricao e comrcio de gneros alimentcios. 1 A fiscalizao da Prefeitura abrange: a) aparelhos, utenslios e recipientes empregados no preparo, fabrico, manipulao, acondicionamento, conservao, armazenagem, depsito, transporte, distribuio e venda de gneros alimentcios; b) locais onde se recebam, preparem, preparem, fabriquem, beneficiem, depositem, distribuam e exponham venda gneros alimentcios; c) armazns e veculos de empresas transportadoras em que gneros estiverem depositados ou em trnsito, ainda que noturno, bem como os domiclios onde se acharem porventura ocultos.

Art. 47. Para efeito deste Cdigo, gnero alimentcio toda substncia destinada alimentao humana. 1 Imprprio para consumo ser o gnero alimentcio: a) danificado por unidade ou fermentao, de caracteres fsicos ou organolpticos anormais; b) c) d) e) de manipulao ou acondicionamento precrio, prejudicial higiene; alterado, deteriorado, contaminado ou infestado de parasitas; fraudado, adulterado ou falsificado; que contiver substncias txicas ou nocivas sade.

2 Contaminado ou deteriorado ser o gnero alimentcio: a) contendo parasitas e bactrias causadoras de putrefao e capazes de transmitir doenas ao homem; b) contendo microorganismos de origem fecal humana, que propague contendo gs sulfdrico ou gasognios suscetveis de produzir o enegrecimento e gosto cido; c) estufamento do vasilhame que o contenha. 3o - Alterado ser o gnero alimentcio: a) com avaria ou deteriorao; b) de caractersticas organolpticas causadas por ao de umidade, prolongada ou deficiente conservao e acondicionamento. temperatura, microorganismos, parasitas; c) 4 Adulterado ou falsificado ser o gnero alimentcio: a) misturado com substncias que modifiquem sua qualidade, reduzam seu valor restritivo ou provoquem sua deteriorao; b) c) d) e) estranhas; f) que aparentar melhor qualidade do que a real, exceto nos casos expressamente previstos neste Cdigo. 5 Fraudado ser o gnero alimentcio: a) substitudo total ou parcialmente em relao ao indicado no recipiente; b) que, na composio, peso ou medida, diversificar do enunciado no invlucro ou rtulo. supresso de qualquer de seus elementos de constituio normal; contendo substncias ou ingredientes nocivos sade; total ou parcialmente substitudo por outro de qualidade inferior; colorido, revestido, aromatizado ou acondicionado a substncias

Art. 48. Nos estabelecimentos de gneros alimentcios, nenhuma pessoa poder ser admitida ao trabalho sem dispor, previamente de carteira de sade, expedida pela repartio sanitria competente. Pargrafo nico. Para ser concedida licena a vendedor ambulante de gneros alimentcios, dever o mesmo satisfazer a exigncia estabelecida neste artigo. Art. 49. No interesse da sade pblica, a autoridade municipal competente proibir o ingresso e venda de gneros alimentcios de determinadas procedncias, quando justificadas os motivos. Pargrafo nico. As empresas e firmas que infringirem o disposto no presente artigo sero passveis de penalidade. Seo II Do Preparo e Exposio de Gneros Alimentcios Art. 50. Asseio e limpeza devero ser observados nas operaes de fabrico, manipulao, preparo, conservao, acondicionamento e venda de gneros alimentcios. Pargrafo nico. Excepcionalmente, ser permitida a venda de frutas verdes, desde que sejam para fins especiais. Art. 51. Os gneros alimentcios devero ser fabricados com matria prima, segundo as exigncias deste Cdigo. Art. 52. Os gneros alimentcios industrializados, para serem expostos venda, devero ser protegidos: I por meio de caixas, armrios, invlucros ou dispositivos envidraados, os produtos feitos por processo de fervura, assadura ou cozimento; II por refrigerao em recipientes adequados, os produtos lcteos; III por meio de vitrines, os produtos a granel e varejo, que possam ser ingeridos sem cozimento; IV por meio de ganchos metlicos, inoxidveis, as carnes em conserva no enlatadas; V por empacotamento, enlatados e encaixotados, massas, farinhas e biscoitos; VI por ensacamento, farinhas de mandioca, milho e trigo. Art. 53. As frutas para serem expostas venda devero: I ser colocadas em mesas ou estandes rigorosamente limpas, estas afastadas no mnimo um metro dos umbrais das portas externas do estabelecimento vendedor; II estar sazonadas e em perfeito estado de conservao; III no ser descascadas nem expostas em fatias; IV no estar deterioradas. Art. I II III 54. As verduras para serem expostas venda devero: ser frescas; estar lavadas: no estar deterioradas;

composio.

IV

ser despojadas de suas aderncias inteis, se estas forem de fcil

Pargrafo nico. As verduras que tiverem de ser consumidas sem cozimento, devero ser dispostas em depsitos, recipientes ou dispositivos de superfcie impermevel, capazes de isol-las de impurezas. ou grelados. Art. 55. vedada a venda de legumes, razes e tubrculos deteriorados

Art. 56. proibido utilizar para quaisquer outros fins os depsitos ou bancas de frutas e de produtos hortigranjeiros. Art. 57. As aves vivas sero expostas venda dentro de gaiolas apropriadas, que possibilitem limpeza e lavagens dirias. 1 As gaiolas devero ser colocadas em compartimento adequados. 2 As aves consideradas imprprias para consumo, no podero ser expostas venda. 3 Nos casos de infrao do disposto no pargrafo anterior, as aves devero ser apreendidas pela fiscalizao municipal e encaminhadas aos depsitos da Prefeitura, a fim de serem abatidas no cabendo aos seus proprietrios qualquer indenizao por esse prejuzo. Art. 58. As aves abatidas devero ser expostas venda completamente limpas de plumagem, vsceras e partes no comestveis, e expostas em balces frigorficos ou cmaras frigorficas. Pargrafo nico. As aves sero vendidas em casas de carnes, sees correspondentes de supermercados, matadouros avcolas e casa de frios. Art. 59. Os ovos expostos venda devero ser previamente selecionados e estar em perfeito estado de conservao. Art. 60. No ser permitido o emprego de jornais ou quaisquer impressos e de papis usados para embrulhar gneros alimentcios, no se empregaro papis impressos nem usados. Seo III Do Transporte de Gneros Alimentcios Art. 61. Veculos ou quaisquer outros meios de transporte de gneros alimentcios devero ser mantidos em permanente estado de asseio e de conservao. (Redao dada pela L.C. 57, de 04.09.1995) Art. 62. Os veculos para transporte de carnes, peixes, frangos, frios e outros devero ser obrigatoriamente frigorficos ou isotrmicos, tipo furgo. (Redao dada pela L.C. 57, de 04.09.1995) Pargrafo nico. No caso do Varejista no possuir veculo adequado para o transporte dos produtos citados no presente artigo, cabe, obrigatoriamente, aos frigorficos ou distribuidores atacadistas, a responsabilidade de realizar a entrega. (Redao dada pela L.C. 57, de 04.09.1995) Art. 63. Os veculos empregados nos transporte de ossos e sebos devero

ser isotrmicos, tipo furgo, revestidos internamente com ao inoxidvel, e o piso e os lados externos pintados com tinta isolante. Art. 64. proibido transportar ou deixar em caixas e cestos ou em qualquer veculos de conduo para venda, bem como em depsito de gneros alimentcios, objetos estranhos ao comrcio destes, sob pena de multa. Pargrafo nico. Os infratores das prescries do presente artigo sero multados e tero os produtos inutilizados. Art. 65. No permitido aos condutores de veculos nem aos seus ajudantes repousarem sobre os gneros alimentcios que transportarem, sob pena de multa. (Redao dada pela L.C. 57, de 04.09.1995) 1 No caso de infrao s prescries dos arts. 61, 62, 63, 64 e 65, os infratores sero multados e tero seus produtos apreendidos e inutilizados, independente de qualquer indenizao pelo poder pblico. (Redao dada pela L.C. 57, de 04.09.1995) 2 (Vetado) (Redao dada pela L.C. 57, de 04.09.1995) Seo IV Dos Equipamentos, Vasilhames e Utenslios Art. 66. Os equipamentos, vasilhames e utenslios empregados no preparo, fabrico, manipulao, acondicionamento, conservao e venda de gneros alimentcios, devero ser mantidos em perfeito estado de limpeza e de conservao, isentos de impureza e livres de substncias venenosas. 1 proibido o emprego de utenslio e materiais destinados manipulao ou ao acondicionamento de gneros alimentcios ou de materiais para o preparo destes, quando em sua composio ou mtodo de fabricao constar arsnico. 2 Recipientes de ferro galvanizado s podero ser utilizados para guardar gneros alimentcios no cidos. 3 Tubulaes, torneiras e sifes empregados no transvasamento e envasilhamento de bebidas cidas ou gaseificadas devero ser de metais inoxidveis. 4 Utenslios e vasilhames destinados ao preparo, conservao e acondicionamento de substncias alimentcias s podero ser pintados com matrias corantes de inocuidade comprovada. 5 Papis ou folhas metlicas destinadas a revestir, enfeitar ou envolver produtos alimentcios no devero conter substncias txicas. 6 Papis, cartolinas, e caixas de papelo ou de madeira, empregados no acondicionamento de gneros alimentcios devero ser inodoros e isentos de substncias txicas. 7 A autoridade municipal competente poder interditar temporria ou definitivamente o emprego ou uso de utenslio, aparelhos, vasilhames e instrumentos de trabalho, bem como de instalaes, que no satisfaam as exigncias tcnicas e as prescries referidas neste Cdigo.

8 Fechos de metal empregados no fechamento de garrafas e frascos de vidro, devero ter a parte interna revestida de matria impermevel. 9 Fechos e rolhas usadas no podero ser empregados para obturar recipientes ou frascos que contiverem gneros alimentcios. Art. 67. A instalao e utilizao de aparelhos ou velas filtrantes destinados filtrao de gua em estabelecimentos de utilizao coletiva, industriais e comerciais de gneros alimentcios, dependero de prvia autorizao e instrues da entidade pblica competente. 1 Os aparelhos ou velas filtrantes devero ser proporcionais quantidade de gua estimada para o consumo de estabelecimento em causa. 2 Os aparelhos ou velas filtrantes devero ser permanentemente limpos, a fim de assegurar as necessrias condies de higiene. Art. 68. proibido o uso de produtos qumicos destinados a facilitar a lavagem ou limpeza de utenslios e vasilhame empregados no preparo, manipulao, conservao e acondicionamento de produtos alimentcios, que forem julgados nocivos ou prejudiciais sade. Art. 69. Aparelhos, vasilhames e utenslios destinados a preparo manipulao, acondicionamento ou envasilhamento de gneros alimentcios a serem utilizados durante a alimentao, devero ter o registro de sua aprovao na entidade pblica competente, antes de serem expostos venda e usados pelo pblico. Seo V Da Embalagem e Rotulagem de Gneros Alimentcios Art. 70. O gnero alimentcio industrializado e exposto venda em vasilhame ou invlucro, dever ser rotulado com a marca de sua fabricao e as especificaes bromatolgicas correspondentes. 1 Os envoltrios, rtulos ou designaes devero mencionar: nome do fabricante, sede da fbrica, nome e natureza de produto, nmero de registro deste na entidade pblica competente, alm de outras especificaes legalmente exigveis. 2 Os produtos artificiais devero ser, obrigatoriamente a declarao de artificial, impressa ou gravada nos invlucros ou rtulos, em caracteres visveis e perfeitamente legveis. 3 vedado o emprego de declarao ou indicao que atribua aos produtos alimentcios ao teraputica de qualquer natureza ou que faa supor terem propriedades higinicas superiores quela que naturalmente possuam. 4 As designaes extra' ou fino ou qualquer outras que se refiram boa qualidade de produtos alimentcios sero reservadas para aqueles que apresentarem as caractersticas organolpticas que assim os possam apresentarem as caractersticas organolpticas que assim os possam classificar, sendo vedada sua

aplicao aos produtos artificiais. Art. 71. Os que designarem ou rotularem produtos alimentcios em desacordo com as prescries legais, sofrero a interdio dos mesmos, sem prejuzo de outras penalidades cabveis. Seo VI Dos Estabelecimentos Industriais e Comerciais de Gneros Alimentcios Art. 72. Nos edifcios de estabelecimentos comerciais e industriais de gneros alimentcios, alm das prescries do Cdigo de Obras Edificaes e Instalaes, obrigatrio: I ter torneiras e ralos dispostos de modo a facilitar a lavagem da parte industrial ou comercial, conforme o caso; II ser os ralos na proporo de um para cada 100,00 m2 (cem metros quadrados) de piso ou frao, alm de providos de aparelho para reter as matrias slidas, retirando-se estas diariamente; III ter vesturios para empregados de ambos os sexos, no podendo os vestirios comunicar-se diretamente com os locais em que se preparem, fabriquem, manipulem ou depositem gneros alimentcios; IV ter lavatrios com gua corrente na proporo adequada ao nmero de pessoas que os possam utilizar, tanto os que neles trabalhem como os fregueses, estes quando for o caso; V ter bebedouro higinicos com gua filtrada. 1 Os balces e armrios devero repousar diretamente no piso, sobre base de concreto, a fim de evitar penetrao de poeira e esconderijo de insetos e de pequenos animais. 2 Poder ser permitido que os balces fiquem acima do piso 0,20 (vinte centmetros), no mnimo, a fim de facilitar sua varredura e lavagem. 3 As pias devero ter ligao sifonada para a rede de esgotos. 4 As pias devero ter ligao sifonada para a rede de esgotos. 5 No estabelecimento onde existir chamin, a autoridade municipal competente poder determinar, a qualquer tempo que nela sejam feitos acrscimos ou modificaes necessrias correo de inconvenientes ou defeitos porventura existentes. Art. 73. No estabelecimento onde se vendam gneros alimentcios para consumo imediato, devero existir, obrigatoriamente, vista do pblico, recipientes adequado para lanamento e coleta de detritos, cascas e papis provenientes dos gneros consumidos no local. Art. 74. Nos estabelecimentos industriais e comerciais de gneros alimentcios, obrigatrio que sejam devidamente teladas as janelas, portas e demais aberturas das seguintes dependncias:

I compartimentos de manipulao, preparo ou fabricao de gneros alimentcios em geral; II salas de elaborao dos produtos, nas fbricas de conservas de carnes e produtos derivados; III sanitrios. 1 Os depsitos de matrias-primas devero ser protegidos contra insetos e roedores. 2 s prescries do presente artigo so extensivas s aberturas das cmaras de secagem de panificadoras ou fbricas de massas e congneres. Art. 75. As fbricas de gelo para uso alimentar devero ter obrigatoriamente abastecimento de gua potvel. Art. 76. As leiteiras devero ter balces com tampo de mrmore, ao inoxidvel ou material equivalente, sendo obrigatrio o mesmo tratamento em relao s prateleiras. Art. 77. As torrefaes de caf devero ter, na dependncia destinada ao depsito de caf e sobre o piso, um estrado de madeira de 0,15m (quinze metros), no mnimo, acima do solo. Art. 78. As destilarias, cervejarias e fbricas de bebidas em geral devero possuir aparelhamento mecnico para enchimento e fechamento de vasilhame, conforme as prescries legais. Art. 79. Nos estabelecimentos ou locais em que se fabriquem, preparem, beneficiem, acondicionem, distribuam ou vendam gneros alimentcios, proibido depositar ou vender substncias nocivas sade ou que sirvam para falsificao destes gneros. Pargrafo nico. Alm da apreenso das substncias a que se refere o presente artigo, os infratores sero passveis de multa, sem prejuzo de outras penalidades e da ao criminal cabveis no caso. Art. 80. Nos estabelecimentos onde se fabriquem, preparem, vendam ou depositem gneros alimentcios, existiro depsitos metlicos especiais, cotados de tampos de fecho hermtico, para a coleta de resduos. Art. 81. Nos estabelecimentos e locais onde se manipulem, beneficiem, preparem ou fabriquem gneros alimentcios, proibido, sob pena de multa: I II III fumar; varrer a seco; permitir a entrada ou permanncia de ces ou quaisquer animais

domsticos.

Art. 82. Nos estabelecimentos industriais e comerciais de gneros alimentcios, s podero existir residncias ou dormitrios quando o prdio dispuser de aposentos especiais para este fim, adequadamente separados da parte industrial ou comercial.

Pargrafo nico. Nos casos a que se refere o presente artigo, os compartimentos de habitao no podero ter comunicao direta com as dependncias ou locais destinados manipulao, preparo ou fabrico, depsito ou venda de gnero alimentcios. Art. 83. Os estabelecimentos industriais e comerciais de gneros alimentcios devero ser, obrigatoriamente mantidos em rigoroso estado de asseio e higiene e periodicamente dedetizados. 1 Sempre que se tornar necessrio, a juzo da fiscalizao municipal, os estabelecimentos de que trata o presente artigo devero ser pintados ou reformados. Art. 84. Os empregados e operrios dos estabelecimentos de gneros alimentcios sero obrigados a: I apresentar, anualmente, a respectiva carteira de sade repartio sanitria competente, para a necessria reviso; II usar vesturio adequado natureza do servio, durante o perodo de trabalho. III manter o mais rigoroso asseio corporal. Pargrafo nico. O empregado ou operrio que for punido repetidas vezes por falta de asseio pessoal ou por infrao a qualquer dos demais itens do presente artigo, no poder continuar a lidar com gneros alimentcios. Seo VII Dos Supermercados Art. 85. Os supermercados devero ser destinados especialmente venda a varejo de gneros alimentcios e, subsidiariamente, a venda de objetos de uso domstico, mediante sistema de auto-servio. 1 O sistema de venda, nos supermercados, dever proporcionar ao comprador fcil identificao, escolha e coleta de mercadorias. 2 O comprador dever ter a seu dispor, entrado do supermercado, recipiente prprio do estabelecimento, destinado coleta de mercadorias. 3 A operao de coleta de mercadorias nos supermercados dever ser feita junto a balces e prateleiras. 4 Excepcionalmente, os supermercados podero manter lojas complementares, para a operao de coleta de mercadorias por parte de sua clientela. 5 Os supermercados devero colocar disposio exclusiva dos consumidores balana eletrnica, para conferncia do peso de produtos alimentcios, em local de fcil acesso e identificao. Art. 86. Nos supermercados, proibido o preparo ou fabrico de produtos

alimentcios de qualquer natureza, bem como a existncia de matadouros avcolas e peixarias. 5 Os supermercados devero colocar disposio exclusiva dos consumidores balana eletrnica, para conferncia do peso de produtos alimentcios, em local fcil acesso e identificao. (Redao dada pela L.C. 31, de 27.10.1994)

Seo VII Das Casas de Carnes e das Peixarias Art. 87. As casas de carnes e peixarias devero: I permanecer em estado de asseio absoluto; II ser dotadas de ralos, bem como da necessria declividade no piso, que possibilitem lavagens e constantes vazo de guas servidas sob o passeio; III conservar os ralos em condies de limpeza, devendo ser diariamente desinfetados; IV ser dotadas de torneiras e de pias apropriadas e em quantidade suficiente; V ter balces com tampo de mrmore, ao inoxidvel ou material equivalente, bem como revestidos, na parte inferior, com material impermevel, liso, resistente e de cor clara; VI ter cmaras frigorficas ou refrigeradores mecnico-automticos, com capacidade proporcional s suas necessidades; VII no dispor de fogo, fogareiro ou aparelhos congneres; VIII ter os utenslios mantidos no mais rigoroso estado de limpeza; IX manter iluminao artificial eltrica, incandescente ou fluorescente. 1 Na conservao de carnes ou pescados, vedado utilizar cmaras frigorficas de expanso direta em que o gs empregado seja andrico sulfuroso. 2 Em casas de carnes e em peixaria no ser permitido qualquer outro ramo de negcio diverso ao da especialidade que lhes corresponde. 3 Os proprietrios de casas de carnes e de peixarias, bem como seus empregados, so obrigados a: diariamente; a) usar, quando em servio, aventais e gorros brancos, mudados

b) cuidar para que nestes estabelecimentos no entrem pessoas portadoras de molstias contagiosas ou repugnantes. Art. 88. Nas casas de carnes, proibido: I existir quaisquer objetos de madeira que no tenham funo especfica na manipulao das carnes; II entrar carnes que no sejam as provenientes do Matadouro Municipal ou matadouros-frigorficos, regularmente inspecionados e carimbadas;

III guardar na sala de talho objetos que lhe sejam estranhos; IV preparar ou manipular produtos de carnes para qualquer fim, mesmo nas suas dependncias. Art. 89. Nas carnes com ossos, o peso destes no poder exceder a duzentos gramas por quilo. 1 Os sebos e outros resduos de aproveitamento industrial, devero ser, obrigatoriamente, mantidos em recipientes estanques, bem como removidos, diariamente, pelo interessados. 2 Nenhuma casa de carnes poder funcionar em dependncia de fbricas de produtos de carnes e de estabelecimentos congneres, mesmo que entre eles no exista conexo. Art. 90. Nas peixarias proibido: I existir qualquer objeto de madeira que no tenha funo especfica na manipulao de pescados; II preparar ou fabricar conservas de peixes, mesmo nas suas dependncias. Art. 91. Para limpeza e escamagem de peixes devero existir, obrigatoriamente, locais apropriados, bem como recipientes para recolhimento de detritos, no podendo estes serem jogados ao cho ou permanecer sobre as mesas. 1 As peixarias no podero funcionar em dependncias de fbrica de conservas de pescados. Seo IX Da Higiene em Estabelecimentos Comerciais e Prestadores de Servios Art. 92. Os hotis, penses, estabelecimentos congneres devero: restaurantes, cafs, bares e

I estar sempre limpos e desinfetados; II lavar louas e talheres em gua corrente; III assegurar que a higienizao das louas e talheres sejam feitas com gua fervente; IV preservar o uso individual de guardanapo e toalha; V ter aucareiro de tipos que permitam a retirada do acar sem o levantamento da tampa; VI guardar louas e talheres em armrios suficientemente ventilados, embora fechados para evitar poeiras e insetos; VII guardar as roupas servidas em depsitos apropriados; VIII conservar cozinhas, copas e despensas devidamente asseadas; IX manter banheiros e pias permanentemente limpos. Pargrafo nico. Empregados trajados, uniformizados e limpos. e garons sero convenientemente

Art. 93. Nos hotis e penses obrigatria a desinfeco de colches, travesseiros e cobertores. Seo X Dos Vendedores Ambulantes de Gneros Alimentcios Art. 94. Os vendedores ambulantes de gneros alimentcios devero: I ter carrinhos de acordo com os modelos oficiais da Prefeitura; II zelar para que os gneros que ofeream no estejam deteriorados nem contaminados e se apresentem em perfeitas condies de higiene. III ter os produtos expostos venda conservados em recipientes apropriados, para isol-los de impurezas e de insetos; IV usar vesturio adequado e limpo; V manter-se rigorosamente asseados. 1 Ao vendedor ambulante de gneros alimentcios de ingesto imediata proibido toc-los com as mo, sob pena de multa, sendo a proibio extensiva freguesia. 2 Os vendedores ambulantes de alimentos preparados no podero estacionar em locais que seja fcil a contaminao dos produtos expostos venda. Art. 95. A venda ambulante de sorvetes, refrescos, doces, guloseimas, pes e outros gneros alimentcios de ingesto imediata, s ser feita em carros, caixas ou outros receptculos fechados de modo que a mercador seja inteiramente resguardada de poeira, e da ao do tempo ou de elementos malficos de qualquer espcie. 1 As partes das vasilhas destinadas venda de gneros alimentcios de ingesto imediata, sero justapostas, de modo a preserv-los de qualquer contaminao. 2 O acondicionamento de balas, confeitos e biscoitos providos de envoltrios, ser feito em vasilhas abertas. Art. 96. No comrcio ambulante de pescado devero ser exigido o uso de caixa trmica ou geladeira. Art. 97. At a distncia mnima de 200,00 m (duzentos metros) do estabelecimento de ensino e de hospitais, ser localizado o estacionamento de vendedor ambulante de sorvetes, refrescos, doces, pastis ou gneros alimentcios de ingesto imediata. Captulo IX DA HIGIENE NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E PRESTADORES DE SERVIOS EM GERAL Art. 98. A licena de funcionamento do edifcio e instalaes de qualquer estabelecimento comercial e industrial, ser concedida aps serem vistoriados pela Prefeitura.

Pargrafo nico. Para observncia do disposto no presente artigo, a Prefeitura poder exigir modificaes, instalaes ou aparelhos que se fizerem necessrios. Art. 99. A fiscalizao da Prefeitura ser vigilante no que se refere aos estabelecimentos industriais cujo funcionamento possa tornar-se nocivo ou incmodo vizinhana pela produo de odores, gases, fumaas, rudos e poeiras. 1 A construo ou instalao de estabelecimentos industriais a que se refere o presente artigo s ser permitida se os mesmos forem convenientemente isolados e afastados das residncias vizinhas, bem como dotados de meios, aparelhos e instalaes tecnicamente adequadas. 2 No caso de estabelecimento de trabalho j instalado que porventura oferea ou venha a oferecer perigo sade ou acarrete ou venha a acarretar incomodo aos vizinhos os proprietrios sero obrigados a executar os melhoramentos que se fizerem necessrios remoo dos inconvenientes. Art. 100. Em todo e qualquer local de trabalho dever haver iluminao suficiente e adequada, natural ou artificial, apropriada natureza da atividade, levando-se em conta a luminosidade exterior e dando-se preferncia iluminao natural. 1 Na exigncia dos iluminamentos mnimos admissveis referentes iluminao natural ou artificial, devero ser observadas os dispositivos da legislao federal sobre higiene do trabalho e as especificaes pela ABNT. 2 A iluminao dever incidir em direo que no prejudique movimentos e viso de empregados, nem provoque sombras sobre objetos que devam ser iluminados. 3 Nos casos de iluminao eltrica, esta dever ter fixidez e intensidade necessrias higiene visual. Art. 101. As janelas, clarabias ou coberturas iluminantes horizontais ou em dentes-de-serra, devero ser dispostas de maneira a no permitir que o sol incida diretamente sobre o local de trabalho. Pargrafo nico. Quando necessrio, devero ser utilizados recursos tcnicos para evitar a insolao excessiva, como venezianas, toldos e cortinas e outros. Art. 102. Os locais de trabalho devero ter ventilao natural que proporcione ambiente de conforto trmico compatvel com a natureza da atividade. Pargrafo nico. A ventilao artificial realizado por meio de ventiladores, exaustores, insufladores e de outros recursos tcnicos ser obrigatria, quando a ventilao natural for deficiente. devero: Art. 103. As dependncias em que forem instalados focos de combusto

dormitrio;

ser independentes de outras porventura destinadas a moradia ou

II ter paredes construdas de material incombustvel; III ser ventiladas por meio de lanternas ou de aberturas nas paredes externas, colocadas na sua parte mais elevada. Art. 104. No caso de instalaes geradoras de calor, devero: I existir capelas, anteparos, paredes duplas, isolamento trmico e recursos similares; II ficar localizadas, preferencialmente, em compartimentos especiais; III ficar isoladas, no mnimo 0,50m (cinqenta centmetros), das paredes mais prximas. Art. 105. Devero ser asseguradas condies de higiene e conforto nas instalaes destinadas a refeies, inclusive de lanches, nos locais de trabalho. Art. 106. Devero ser proporcionadas a empregados, facilidades para obteno de gua potvel em locais de trabalho, especialmente bebedouros de jato inclinado e guarda-protetora, no instalados em pias ou lavatrios. 1 Em qualquer caso, proibido o uso de copos coletivos ou a existncia de torneiras sem proteo. 2 Mesmo a cu aberto, ser obrigatrio o provimento de gua potvel a empregados em servio. Art. 107. Os estabelecimentos industriais em que as atividades exijam o uso de uniforme ou guarda-p, mantero locais apropriados para vesturios, dotados de armrios individuais, para ambos os sexos. Pargrafo nico. Na hiptese de atividades insalubres os armrios sero de compartimentos duplos. Art. 108. Os estabelecimentos e industrias mantero lavatrios situados em locais adequados lavagem de mos durante o trabalho, sada dos sanitrios e antes das refeies. Art. 109. Os recantos e dependncias de estabelecimentos comercial e industrial sero mantidos em estado de higiene compatvel com a natureza de seu trabalho. Pargrafo nico. O servio de limpeza geral dos locais de trabalho ser realizado fora do expediente da produo e por processos que reduzam ao mnimo o levantamento de poeiras. Art. 110. As paredes dos locais de trabalho devero ser pintadas com tinta lavvel ou revestidas de material cermico ou similar. vidrado e conservadas em permanente estado de limpeza, sem umidade aparente.

Art. 111. Os pisos e locais de trabalho devero ser impermeveis, protegidos contra umidade. Art. 112. As coberturas dos locais de trabalho devero assegurar proteo contra chuvas e insolao. Art. 113. Nos sales de beleza, de barbeiros e cabeleireiros, os utenslios utilizados no corte de barbas, corte e penteado de cabelos, sero esterilizados antes de cada aplicao. Pargrafo nico. Durante o trabalho, oficiais e empregados usaro blusas brancas, servindo clientela toalhas e golas individuais rigorosamente limpas. Art. 114. Farmcias, drogarias e laboratrios devero ter: a) pisos em cores claras, resistentes e efeitos de cidos, lisos, dotados paredes de material adequado e de cor branca at a altura mnima filtros e pias de gua corrente; bancas destinadas ao preparo de drogas, revestidas com material de

de ralos e com a necessria declividade; b) de 2,00 (dois metros), e o restante das paredes em cores claras; c) d)

fcil limpeza e resistentes a efeitos de cidos e corrosivos. Pargrafo nico. As exigncias do presente artigo so extensivas aos laboratrios de anlise e de pesquisas e s industrias qumica e farmacutica. Art. 115. Nos necrotrios e necrocmios, as mesas de autpsias e de exames clnicos, sero obrigatoriamente de mrmore, vidro, ardsia ou material equivalente, construdos segundo modernas tcnicas de engenharia sanitria. Art. 116. Os materiais, substncias e produtos empregados na manipulao e transporte em locais de trabalho devero conter etiqueta, de sua composio, as recomendaes de socorro imediato em caso de acidente, bem como o smbolo correspondente a determinado perigo, segundo padronizao nacional ou internacional. 1 Os responsveis pelo emprego de substncias nocivas afixaro, obrigatoriamente, avisos e cartazes sobre os perigos que acarreta a manipulao dessas substncias, especialmente se produz aerodispersides txicos, irritantes e alergnicos. Seo II Da higiene nos hospitais, Casas de Sade e Maternidade existir: Art. 117. Nos hospitais, casas de sade e maternidades obrigatrio lavanderia gua quente, com instalaes completas de

desinfeco;

II locais apropriados para roupas servidas; III esterilizao de louas, talheres e utenslios diversos; IV freqentes servios de lavagens e limpeza de corredores, salas spticas e pisos em geral; V desinfeco de quartos aps a sada de doentes portadores de molstias infecto-contagiosas; VI desinfeco de colches, travesseiros e cobertores; VII instalaes de necrotrio e necrocmio, segundo dispositivos do Cdigo de Obras, Edificao e Instalaes. 1 Cozinha, copa e despensa devero estar conservadas asseadas e em condies de completa higiene. 2 Banheiros e pias devero estar sempre limpos, desinfetados. Seo III Da Higiene nos Estabelecimentos Educacionais Art. 118. Nos estabelecimentos educacionais dever ser mantido permanente asseio geral e preservada absoluta condio de higiene em todos os recintos e dependncias. 1 Ateno especial de higiene dever ser dada aos bebedouros, lavatrios e banheiros. 2 Campos de jogos, jardins, ptios e demais reas livres, devero ser mantidas permanentemente limpas, sem estagnao de guas e formao de lama. Art. 119. Os educadores em geral devero dar ateno especial aos problemas de asseio e higiene dos alunos e dos estabelecimentos educacionais. devero: Art. 120. Os estabelecimentos educacionais em regime de internato conservar os dormitrios adequadamente ventilados; ter depsito apropriado para roupas servidas; lavar louas e talheres em gua corrente; assegurar esterilizao de louas e talheres atravs de gua fervente; preservar o uso individual de guardanapos e toalhas; ter aucareiros que permitam a retirada de acar sem o levantamento da tampa; guardar louas e talheres em armrios fechados, porm ventilados, no expostos a poeiras e insetos; conservar cozinhas, copas e despensas asseadas, livres de insetos e roedores. Seo IV Da Higiene nos Locais de Atendimento a Veculos Art. 121. Nos locais de atendimento a veculos, obrigatrio que os

servios de limpeza, pintura, lavagem de veculos e outras guas que possam arrastar leos e graxas nas fossas de tratamento biolgico de guas residuais. Captulo X DA MANUTENO, USO E LIMPEZA DE LOCAIS DESTINADOS PRTICA DE DESPORTOS Seo I Disposies Preliminares Art. 122. Os locais destinados prtica de desportos sero construdos segundo os preceitos, regras e especificaes tcnicas do Cdigo de Obras, Edificaes e Instalaes. Manuteno, uso e limpeza sero programados de acordo com os preceitos e regras estabelecidos por este cdigo e pelas normas emanadas dos rgos colegiados de desportos e cultura. Seo II Dos Campos Esportivos Art. 123. A manuteno dos campos esportivos dar-se- pela conservao de gramados, ensaibrados e drenos, de modo que guas de chuva no formem empoamentos e lama. 1 Antes e depois de se realizar qualquer atividade esportiva dever ser feita inspeo do gramado, objetivando preservar as condies de uso. 2 A utilizao dos campos esportivos condicionada a liberao de uso, expedido pela fiscalizao de posturas, a requerimento de interessados.

Seo III Das Piscinas Art. 124. Nas piscinas de natao devero existir dependncias em permanente estado de limpeza, segundo os mais rigorosos preceitos de higiene. 1 O lava-ps, na sada de vestirios, dever ter um volume pequeno de gua clorada, que assegure a rpida esterilizao dos ps de banhistas. 2 considerada rea sptica, privativa de banhistas e proibida aos assistentes, o ptio da piscina. 3 Dever fazer perfeita e uniforme esterilizao da gua, todo o equipamento da piscina. recirculao, filtrao e

4 Cuidado especial dever ser dado aos filtros de presso e ralos distribudos no fundo da piscina. 5 Dever ser assegurado o funcionamento normal aos acessrios tais como clorador e aspirador para limpeza do fundo da piscina. 6 A limpeza da gua das piscinas dever ser feita de tal forma que a uma profundidade 3,00 m (trs metros), se obtenha transparncia e nitidez do fundo da piscina. 7 A esterilizao da gua das piscinas dever ser feita por meio de cloro, seus compostos ou similares. 8 Dever ser mantido na gua em excesso de cloro livre, no inferior a 0,2 nem superior a 0,5 de unidade por milho, quando a piscina estiver em uso. 9 Se o cloro e seus compostos forem usados com amnia o teor de cloro residual na gua, no dever ser inferior a 0,6 de unidade por milho, quando a piscina estiver em uso. Art. 125. Quando a piscina estiver em uso, obrigatrio: I assistncia permanente de uma banhista responsvel pela ordem disciplinar e pelas emergncias; II interdio da entrada a qualquer pessoa portadora de molstia contagiosa, afeces visveis da pele, doenas de nariz, garganta, ouvido e de outros males indicados por autoridade sanitria competente; III remoo por processo automtico, ao menos uma vez por dia, de detritos submersos, espuma e materiais que flutuem na piscina; IV proibio do ingresso de garrafas e de copos de vidro no ptio da piscina; V fazer o registro dirio das principais operaes de tratamento e controle da gua usada na piscina; VI fazer trimestralmente a anlise da gua, apresentando Prefeitura atestado da autoridade sanitria competente.

Pargrafo nico. Nenhuma piscina ser usada quando suas guas forem julgadas poludas pela autoridade sanitria competente. Art. 126. A freqncia mxima das piscinas ser de: I cinco pessoas por cada metro cbico de gua, no caso de piscina de alimentao permanente e quando a quantidade de gua for garantida por diluio; II duas pessoas para cada metro cbico de gua, no caso de piscina de alimentao peridica, por substituio total. Captulo XII DA COLETA E DESTINAO DE LIXO Art. 127. Em cada edifcio obrigatria a existncia de vasilhame apropriado para coleta de lixo. 1 Todo vasilhame para coleta de lixo dever obedecer s normas de fabricao, manuteno e limpeza, estipuladas pela Prefeitura. 2 Os edifcios de apartamentos ou de utilizao coletiva ostentaro vasilhame metlico, provido de tampa, para recolhimento do lixo proveniente de cada economia. 3 No caso de edifcios que possuam instalao de incinerao de lixo, cinzas e escrias, devero ser recolhidas em vasilhame metlico, provido de tampa, para destinao coleta de lixo domiciliar promovida pela Prefeitura. 4 O vasilhame para coleta de lixo dos edifcios de apartamentos e de utilizao coletiva, bem como dos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de servios, ser diariamente desinfetado. Art. 128. As instalaes coletoras e incineradoras de lixo, devero ser providas de dispositivos para limpeza e lavagem. Art. 129. Quando se destina o edifcio ao comrcio, indstria ou prestador de servio, a infrao de qualquer dos dispositivos deste captulo poder implicar na cassao da licena de seu funcionamento, alm as demais penalidades prescrita por este Cdigo. Captulo XII DO CONTROLE DA POLUIO AMBIENTAL DO AR E DE GUA Art. 130. Mediante providncias disciplinadoras de procedimentos relativos a utilizao dos meios e condies ambiental do ar e das guas, a Prefeitura manter o sistema permanente de controle da poluio. Art. 131. Alm das providncias de que trata o artigo anterior a Prefeitura: gua; I II cadastrar as fontes causadoras de poluio ambiental, do ar e da estabelecer limites de tolerncia dos poluentes ambientais e do ar

interiores e exteriores das edificaes; III instituir padres de nveis dos poluentes do ar dos ambientes interiores e exteriores; IV instituir padres de nveis dos poluentes nas fontes emissoras, revisando-as periodicamente. Pargrafo nico. Os gases, poeiras e detritos resultantes de processos industriais, devero ser removidos por meios tecnicamente adequados. Art. 132. Para controle da poluio de guas, a Prefeitura: I promover coleta de amostras de guas destinadas a controle fsico, qumico, bacteriolgico e biolgico; II realizar estudos objetivando o estabelecimento de medidas para solucionar cada caso de poluio. Art. 133. Para controle dos despejos industriais, a Prefeitura: I cadastrar indstrias cujos despejos devem ser controlados; II inspecionar as indstrias quanto a destinao de seus despejos; III promover estudos relativos a qualidade, volume e incidncia dos despejos industriais; IV indicar os limites de tolerncia quanto a qualidade dos despejos industriais a serem admitidos na rede pblica de esgotos e nos cursos de gua. Art. 134. Os estabelecimentos industriais daro aos resduos tratamento e destino que os tornem inofensivos a seus empregados e coletividade. 1 Os resduos industriais slidos devero ser submetidos a tratamento especfico antes de incinerados, removidos ou enterrados. 2 O lanamento de resduos industriais lquidos nos cursos de gua depende de permisso da autoridade sanitria competente, a qual fixar o teor mximo, admissvel, de efluente. Captulo XIV DA LIMPEZA DOS TERRENOS Art.135. Os imveis situados nas reas urbanas e de expanso do Municpio de Porto Velho devero ser mantidos limpos. Livres de lixo, entulhos e isentos de quaisquer materiais nocivos a sade da vizinhana ou da coletividade, inclusive acumulo de guas. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 1. A existncia de plantaes, de muros, cerca, divisrias ou de construes inabitadas, inacabadas ou demolidas parcialmente no exime o responsvel pelo terreno do cumprimento da obrigao disposta no caput deste artigo. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 2. Considerar-se- limpo o terreno devidamente drenado, capinado ou roado manual ou mecanicamente, sem deposito de lixo, detrito ou entulho de qualquer espcie, com cobertura vegetal at 40cm (quarenta centmetros) de altura, a exceo das reas reservadas ao passeio publico, que devero ser caladas na forma

do art. 264-A. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 3. As disposies deste artigo no se aplicam aos terrenos localizados em reas de preservao permanente, assim declaradas. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) Art. 136. O proprietrio, o titular do domnio til, o compromissrio comprador ou o possuidor do imvel a qualquer titulo, fica obrigado a promover, por sua conta e risco, a drenagem e a limpeza geral do imvel, com a remoo necessria dos entulhos, detritos e demais materiais nocivos a sade, a devida destinao das guas oriundas da drenagem do imvel a local apropriado nos termos do artigo anterior. (Redao dada pela L.C. 393, de 19.07.2010) 1. Os entulhos, detritos e demais materiais removidos devero ser destinados a lugar apropriado, indicado pela Prefeitura Municipal, sendo vedada a queima desordenada ou o deposito no imvel. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 2. No caso de descumprimento da obrigao disposta no caput, ser o responsvel notificado, pessoalmente ou por meio de AR (Aviso de recebimento dos Correios), para promover a limpeza do imvel no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de multa. (Redao dada pela L.C. 393, de 19.07.2010) 3. Quando ignorado ou incerto o responsvel do imvel ou, ainda, havendo recusa no recebimento ou impossibilidade de entrega por se encontrar em lugar no sabido, a notificao se far mediante edital, a ser publicado no Dirio Oficial do Municpio e em jornal de grande circulao, por trs vezes consecutivas, sendo respeitados os prazos e devendo constar a localizao e a caracterizao do imvel objeto da infrao, e quando da impossibilidade de entrega prevista neste pargrafo, conter a identificao do titular ou responsvel do imvel. (Redao dada pela L.C. 393, de 19.07.2010) 4. No caso de notificao por edital, o prazo mencionado no 2. dever ser contado a partir do primeiro dia til subseqente ao da ultima publicao. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 5. Expirados os prazos previstos nos 2 e 4 deste artigo, ser aplicar multa pecuniria e a Prefeitura do Municpio poder providenciar, diretamente ou por meio da contratao de terceiros, os servios necessrios para a limpeza, cujas despesas devero ser indenizadas pela pessoa responsvel pelo imvel. (Redao dada pela L.C. 393, de 19.07.2010) 6. Os valores dos servios de limpeza de imveis devero constar em planilha de custos elaborada pela SEMOB, com pesquisa de preos e certificao de compatibilidade com os valores praticados no mercado local. (Redao dada pela L.C. 393, de 19.07.2010) 7. Aps a realizao dos servios de limpeza pela Prefeitura Municipal, ser o responsvel pelo terreno notificado para recolher aos cofres municipais o valor apurado, no prazo improrrogvel de 15 (quinze) dias, sendo cabvel a notificao nos termos do 3 nas situaes que especifica. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006)

8. Os valores correspondentes as despesas do servio e a multa prevista, quando no pagos no prazo legal, sero processados administrativamente e inscritos na Divida Ativa, para execuo pela Fazenda Pblica Municipal. (Redao dada pela L.C. 393, de 19.07.2010) 9. Em caso de reincidncia no descumprimento da obrigao disposta neste artigo, verificada no perodo de 24 (vinte e quatro) meses anteriores, o valor da multa dever ser dobrada em relao a ultima multa aplicada ao infrator. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) Art. 137. O terreno, qualquer que seja sua destinao dever ser preparado para dar fcil escoamento s guas pluviais e para ser protegido contra guas de infiltrao, mediante: a) b) imediaes; c) canalizao para sarjeta ou valeta de logradouros. absoro natural do terreno; encaminhamento das guas para vala ou curso de gua das

Pargrafo nico. O encaminhamento das guas para vala ou curso de gua, sarjeta ou valeta, ser feito atravs de canalizaes subterrneas. Art. 138. Quando existir galeria de guas pluviais no logradouro, o encaminhamento de guas pluviais e de infiltrao do terreno poder ser feito por meio de canalizao, se a Prefeitura assim o permitir. 1 A ligao de ramal privativo a galeria de guas pluviais poder ser feita diretamente por meio de caixa de ralo, poo de visita ou caixa de areia, sendo obrigatrio uma pequena caixa de inspeo no interior do terreno, prximo ao alinhamento, no incio do respectivo ramal. 2 Quando as obras referidas no pargrafo anterior forem executadas pela Prefeitura, as despesas correro por conta exclusiva do interessado. 3 Os materiais necessrios execuo das obras sero fornecidos pelo interessado no respectivo local, de acordo com a relao organizada pelo rgo competente da Prefeitura, devolvendo esta os que porventura no forem utilizados. Art. 139. No existindo galerias de gua pluviais no logradouro, poder ser feita a canalizao das guas pluviais e de infiltrao do terreno para a sarjeta ou valeta do referido logradouro, caso a Prefeitura assim o decidir. 1 Se a declividade do terreno for insuficiente para a execuo da soluo indicada no presente artigo, a Prefeitura exigir terraplanagem at o nvel necessrio. 2 Quando a galeria de guas pluviais for construda no logradouro, a Prefeitura poder exigir a ligao do ramal privativo do terreno particular referida

galeria. Art. 140. O terreno susceptvel de eroso, desmoronamento, ou carreamento de terras, materiais, detritos, destroos e lixo para logradouros, sarjetas, valas ou canalizao pblica e particular ser obrigatoriamente protegido por obras de arrimo. Pargrafo nico. As obras a que se refere o presente artigo podero ser, dentre outras, as seguintes exigidas: a) regularizao e acomodao do solo de acordo com o regime de revestimento do solo e dos taludes com gramneas ou plantas disposio de sebes vivas para fixao de terras e retardamento de ajardinamento, com passeios convenientemente dispostos; pavimentao parcial ou total com pedras, lajes ou concreto; cortes escalonados com banquetas de defesa; muralhas de arrimo das terras e plataformas sucessivas,

escoamento das guas afluentes; b) rasteiras; c) escoamento superficial; d) e) f) g)

devidamente sustentadas ou taludes; h) revestidas; i) valas de contorno revestidas ou obras de circunvalao para a eliminao ou correo de barrancos ou taludes muito aprumados, construo de canais, de soleira contnua ou em degraus, galerias, construo de pequenas barragens ou canais em cascatas, em captao de afluxo pluvial das encostas; j) no estabilizados pela ao do tempo; k) caixas de areia e obras complementares; l) determinados talvegues. Art. 141. A qualquer tempo que se verifique iminncia de desagregao e arrastamento de terras, lamas e detritos para logradouros, cursos de gua ou valas, o proprietrio do terreno obrigado a executar as medidas que forem impostas pela Prefeitura. Art. 142. Quando as guas de logradouros pblicos se concentrarem ou desaguarem em terreno particular, ser exigida do proprietrio faixa de servido ou ''non aedificandi'' dos terrenos para que a Prefeitura proceda a execuo de obras que assegurem o escoamento das guas sem prejudicar o imvel. drenagem a cu aberto por sistema de pequenas valetas e canaletas

Art. 143. As obras em encostas e valetas de rodovias ou suas plataformas, devero ser executadas de forma que permita fcil escoamento das guas pluviais. 1 As guas pluviais no podero ser abandonadas na fralda dos terrenos, sendo obrigatrio seu encaminhamento aos pontos de coleta indicados pela Prefeitura. 2 Os proprietrio de terrenos marginais a estradas e caminhos obrigados a dar sada s guas pluviais, no podendo obstruir os esgotos e vias feitos para tal fim. Captulo XV DA LIMPEZA E DESOBSTRUO DE CURSOS DE GUA E DE VALAS Art. 144. Os proprietrios conservaro limpos e desobstrudos os cursos de guas ou valas que existirem em seus terrenos ou com eles limitarem, de forma que a seo de vazo de guas em curso ou valas se realize desembaraadamente. Pargrafo nico. Nos terrenos alugados ou arrendados, a limpeza e desobstruo dos cursos de gua e das valas compete ao inquilino ou arrendatrio, se outra no for a clusula contratual. Art. 145. Quando for julgada necessria a canalizao, capeamento ou regularizao de cursos de gua ou de valas, a Prefeitura poder exigir que o proprietrio do terreno execute as respectivas obras. Pargrafo nico. No caso do curso de gua ou da vala serem limites de dois terrenos, as obras sero de responsabilidade dos dois proprietrios. Art. 146. Nenhum servio ou construo poder ser feito em margens, leito ou por cima de valas, galerias e de cursos de gua, sem serem executadas as obras de arte adequadas, bem como conservadas ou aumentadas as dimenses da seo de vazo. Art. 147. Nos terrenos por onde passarem rios, riachos, crregos, valas, bem como nos fundos de vales, as construes a serem levantadas devero ficar em relao s respectivas bordas a distncias que forem determinadas pela Lei de Zoneamento e Cdigo de Obras deste Municpio. Art. 148. Mesmo existindo projeto em estudo ou oficialmente aprovado, correspondente a desvio, supresso ou derivao de guas e sua conduo por logradouros pblicos, s podero ser suprimidas ou interceptadas valas, galerias, cursos de guas ou canais existentes depois de construdo o correspondente sistema de galerias coletoras e de destino s guas remanescentes do talvegue natural abandonado, bem como aos despejos domsticos, sempre a juzo da Prefeitura. Art. 149. Cada trecho de vala a ser capeado, por custo que seja, dever ter, no mnimo, um poo de visita ou caixa de areia em cada lote.

Pargrafo nico. A distncia entre os poos ou caixas no poder exceder de 30,00 m (trinta metros). Art. 150. Ao captar as guas de qualquer vala, a galeria coletora dever ter 0,50m (cinqenta metros) de dimetro, no mnimo, bem como as necessrias obras de cabeceira, para captao e para evitar eroso ou solapamento. Pargrafo nico. As galerias no interior dos terrenos devero ter, sempre que possvel, altura superior a 0,80 m (oitenta centmetros), a fim de facilitar sua inspeo e desobstruo. Art. 151. Ao ser desviada uma vala ou galeria existente dentro de uma propriedade para a divisa da mesma com outra, as faixas marginais devero situar-se dentro do terreno beneficiado com o desvio. 1 No caso referido no presente artigo, o terreno correspondente faixa entre a margem da vala ou galeria e a divisa do terreno lindeiro dever ficar non aedificandi, salvaguardando interesse do confinante, que, nesse caso, no ficar obrigado a ceder faixa non aedificandi. 2 No ser permitido o capeamento de vala ou galeria junto a uma divisa do terreno, se a requerente no juntar comprovante de que lhe pertence essa rea da vala ou galeria. 3 No caso de vala ou galeria j existente, cujo eixo constituir divisa de propriedade, ambos os confinantes ficaro obrigados faixa ''non aedificandi'' em largura e em partes iguais. Art. 152. A superfcie das guas represadas dever ser limpa de vegetao aqutica. Captulo XVI DOS CEMITRIOS PBLICOS E PARTICULARES Art. 153. A construo de cemitrio particular dever ser localizada, em pontos elevados, na contravertente das guas. Pargrafo nico. Para ser construdo o cemitrio particular depende de prvia autorizao do Prefeito. Art. 154. O cemitrio particular dever ser cercado por muro, com altura mnima de 2,00 m (dois metros), alm de isolado por logradouros pblicos com largura mnima de 30,00 m (trinta metros). Art. 155. O nvel do cemitrio, em relao aos cursos de gua vizinhos, dever ser suficientemente elevado, de modo que as guas das enchentes no atinjam o fundo das sepulturas. Art. 156. A rea do cemitrio ser dividido, obrigatoriamente em quadras, separadas umas das outras por meio de avenidas e ruas, paralelas e perpendiculares.

1 As reas interiores das quadras sero reservadas para a localizao dos depsitos funerrios. 2 As avenidas e ruas tero alinhamento e nivelamento aprovado pela Prefeitura devendo ser, obrigatoriamente, providas de guias e sarjetas e de pavimentao. 3 As reas das avenidas e ruas sero consideradas servido pblica e no podero ser utilizadas para outro fim. 4 O ajardinamento e arborizao do recinto do cemitrio dever ser de forma a dar-lhe o melhor aspecto paisagstico. 5 A arborizao das alamedas no deve ser cerrada, preferindo-se rvores retas e delgadas, que no dificultem a circulao do ar nas camadas inferiores e a evaporao da umidade do terreno. 6 No recinto do cemitrio devero: a) b) c) d) existir templo, necrotrio e necrocmio; ser asseguradas absoluto asseio e limpeza; ser mantidas completa ordem e respeito; ser estabelecidos alinhamento e numerao das sepulturas,

incluindo a designao dos lugares onde as mesmas devam ser abertas; e) f) ser mantido registro de sepulturas, carneiros e mausolus; ser rigorosamente controlados os sepultamentos, exumaes e ser rigorosamente organizados e atualizados registros, livros ou assegurar a todas as confisses religiosas praticarem seus ritos no

transladaes, mediante certides de bito e outros documentos hbeis; g) fichrios relativos a sepultamentos, exumaes, transladaes e perpetuidade; h) cemitrio. Art. 157. Entende-se por depsitos funerrios e sepultura o carneiro simples ou geminado e o ossurio. Pargrafo nico. As sepulturas remuneradas podero ser temporrias ou perptuas. Art. 158. Nas sepulturas gratuitas sero inumados os indigentes adultos pelo prazo de cinco anos e crianas, pelo prazo de trs anos. prazos: Art. 159. As sepulturas temporrias sero concedidas pelos seguintes

I de cinco anos, facultada a prorrogao por igual perodo, sem direito a novos sepultamentos; II por dez anos, facultada a prorrogao por igual perodo, com direito ao sepultamento de cnjuge e de parentes consangneos ou afins at o segundo grau, desde que no atingido o ltimo qinqnio da concesso. Pargrafo nico. Para renovao de prazo das sepulturas temporrias, condio indispensvel a boa conservao das mesmas por parte dos interessados. Art. 160. No se conceder perpetuidade nas sepulturas temporrias. Pargrafo nico. Quando o interessado desejar perpetuidade, dever fazer a transladao dos restos mortais para sepultura perptua, observadas as disposies legais. Art. 161. A concesso de perpetuidade ser feita exclusivamente para carneiros simples ou geminados, do tipo destinado a adultos, exigidos as seguintes condies: possibilidade do uso do carneiro para sepultamento de cnjuge, parentes consangneos ou afins at o segundo grau; obrigatoriedade de construir, no prazo mximo de um ano, baldrames convenientemente revestidos, e cobertura da sepultura, a fim de ser colocada lpide ou construdo mausolu, para esse fim estabelecendo o prazo de trs anos; caducidade da concesso, no caso de no cumprimento das prescries deste artigo. Art. 162. Para adultos, o prazo mximo a vigorar entre dois sepultamentos na mesma sepultura ou no mesmo carneiro de cinco e para crianas, de trs anos. Art. 163. Para construes funerrias no cemitrio, devero ser atendidos os seguintes requisitos: I requerimento do interessado Prefeitura, acompanhado do respectivo projeto; II aprovao do projeto pela Prefeitura, considerado os aspectos estticos, de segurana e de higiene; III expedio de licena da Prefeitura para a construo segundo projeto aprovado. 1 O embelezamento das sepulturas temporrias ser feita atravs de canteiros ao nvel do arruamento, limitado ao perodo de cada sepultura. 2 obrigatrio o ladrilhamento do solo em torno das sepulturas e dos carneiros, o qual dever atingir a totalidade da largura das ruas de separao, segundo plano de arruamento aprovado pela Prefeitura. 3 Poder exigir-se que as construes funerrias sejam executadas apenas por construtores cadastrados na Prefeitura. Art. 164. No recinto do cemitrio no se preparar pedras e outros

materiais destinados a construo de carneiros e mausolus. Art. 165. Os restos de materiais provenientes de obras, conservao e limpeza de tmulos, devero ser removidos para fora do recinto, imediatamente aps concluso dos trabalhos. Pargrafo nico. O descobrimento deste artigo sujeita o responsvel ao pagamento das despesas do servio de remoo dos materiais, que sero executados pela Prefeitura, sem prejuzo de sanes cabveis. Art. 166. Um cemitrio poder ser substitudo por outro quando tiver chegado a saturao tal, que seja difcil a decomposio dos cadveres. 1 No caso a que se refere o presente artigo, o antigo cemitrio permanecer fechado durante cinco anos, findos os quais destinar-se- sua rea para construo de parque pblico. 2 Para translado de restos mortais de cemitrio antigo para novo, os interessados tero direito a espao igual ao que usufrua naquele. Ttulo III DO BEM-ESTAR PBLICO Captulo I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 167. A Prefeitura, tendo em vista zelar pelo bem-estar pblico coibir, mediante aplicao dos dispositivos deste Cdigo, o abuso do exerccio dos direitos individuais quanto ao uso da propriedade particular e ao usufruto de servios e equipamentos pblicos. Pargrafo nico. Para atender s exigncias do presente artigo, a fiscalizao da Prefeitura desenvolver-se- no sentido de preservar a moralidade pblica, assegurando o sossego pblico, a ordem nos divertimentos e festejos populares, a utilizao adequada das vias pblicas, a defesa esttica e paisagstica da cidade, assim como a esttica dos edifcios, tudo no interesse social da comunidade. Art. 168. Dentre outras formas, a moralidade pblica ser preservada especialmente nos estabelecimentos comerciais, nas bancas de revistas, jornais e junto a vendedores ambulantes, a exposio, venda e a distribuio de gravuras, livros revistas e jornais. Captulo II DA MORALIDADE PBLICA Art. 169. A Prefeitura poder, no que tange a esttica e costumes junto a estabelecimentos comerciais, bancas de jornais e revistas, vendedores ambulantes, exposio, venda e distribuio de gravuras, livros revistas e jornais, apreender impressos pornogrficos e obscenos expostos venda. 1 Na primeira infrao, alm da multa cabvel, o estabelecimento comercial ou a banca de jornais e revistas ser fechada durante 15 (quinze) dias e o

vendedor ambulante ter sua licena apreendida durante o mesmo perodo. 2 No caso de reincidncia, haver a cassao definitiva da licena de funcionamento do estabelecimento comercial ou da banca de jornais e revistas, bem como da licena para o vendedor ambulante exercer suas atividades comerciais. 3 As sanes so cabveis at mesmo quando qualquer publicao imoral ou pornogrfica for exposta, vendida ou distribuda em envelopes ou invlucros fechados. Art. 170. A moralidade pblica ser preservada, tambm exigindo-se de proprietrios de estabelecimentos em que se vendem bebidas alcolicas, manuteno da ordem e o respeito pblico. Art. 171. De praticantes de esportes ou banhistas, a Prefeitura exigir trajarem-se com roupas apropriadas a passeio na cidade, liberado o uso de roupas especficas de banho apenas nos recintos de clubes, casas de banho e nas praias. Captulo III DA COMODIDADE PBLICA Art. 172. Os banhos em rios, riachos, crregos ou lagoas igaraps no territrio do Municpio, sero permitidos apenas em locais designados pela Prefeitura. Art. 173. Fumar no interior de veculo de transporte coletivo que operem nas reas urbana e de expanso urbana deste Municpio, sujeito o fumante a advertncia da parte da fiscalizao da Prefeitura ou a sua retirada do veculo. Pargrafo nico. As empresas de transporte coletivo afixaro aviso da proibio de fumar no interior do veculo, reportando-se ao presente artigo. Captulo IV DO SOSSEGO PBLICO Art. 174. A Prefeitura inspecionar e licenciar ou no a instalao e funcionamento de aparelhos sonoros, engenhos que produzam rudos, instrumentos de alerta, advertncia e propaganda que, pela intensidade e volume de som e rudo, possam constituir perturbao ao sossego pblico. Art. 175. Os nveis de intensidade de som ou rudo sero controlados, em decibis por aparelho de medio de intensidade sonora. 1 O nvel mximo de som ou rudo para veculos de d85 db (oitenta e cinco decibis, medidos na curva B do respectivo aparelho, distncia de 7,00 m (sete metros) do veculo ao ar livre, em situao normal. 2 O nvel mximo de som ou rudo permitido a mquinas compressores e geradores estacionrios, que no se enquadrarem no pargrafo anterior, de 55 db (cinqenta e cinco decibis, das 7 (sete) s 19 (dezenove) horas, medidos na curva B, e de 45 (quarenta e cinco decibis) das 19 (dezenove) s 7 (sete) horas, medidos na curva A do respectivo aparelho, ambos distncia de

5,00 m (metros) de qualquer ponto das divisas do imvel onde aquelas instalaes estejam localizadas ou do ponto de maior intensidade de rudo no edifcio. 3 Aplicam-se os mesmos nveis previstos no pargrafo anterior a altofalantes, rdios, orquestras, instrumentos isolados, aparelhos e utenslios de qualquer natureza, usados em estabelecimentos comerciais ou de diverses pblicas, como parques de diverses, bares, restaurantes, cantinas e clubes noturnos. 4 As prescries do pargrafo anterior so extensivas aos clubes esportivos, sociedades recreativas e congneres. Art. 176. Nas lojas vendedoras de instrumentos sonoros ou destinadas a reparos de instrumentos musicais, devero existir cabinas isoladas para passar discos, experimentar rdios, vitrolas, aparelhos de televiso ou instrumentos que produzem som ou rudos. 1 Em salo de vendas o uso de rdio, vitrola e aparelhos ou instrumentos sonoros em funcionamento, obriga a verificao da intensidade de som, que no ultrapassar 45 db (quarenta e cinco decibis), medidos na curva A do aparelho medidor de intensidade sonora, distncia de 5,00m (cinco metros), tomada do logradouro para qualquer porta do estabelecimento em causa. 2 As cabinas a que se refere o presente artigo devero ser providas de aparelhos renovadores de ar, obedecidas as prescries do Cdigo de Obras, Edificaes e Instalaes. Art. 177. Na zona urbana e de expanso urbana e instalao e funcionamento de alto-falantes fixos ou mveis, cinge-se ao ditames da Lei Eleitoral. 3 Em oportunidade excepcionais e a critrio do Prefeito, excludos os casos de propaganda comercial e qualquer natureza, poder ser concedida licena especial para o uso de alto-falante, em carter provisrio. 4 No interior de Estdio Municipal, apenas durante o transcorrer de competies esportivas, e colocados na altura mxima de 4,00 m (quatro metros) acima do nvel do solo permitido o uso de alto-falantes e de aparelhos sonoros. Art. 178. O uso de aparelhos sonoros ou musicais no interior de veculos de transporte coletivo, salvo mediante auditivo de uso pessoal para aparelhos de rdio, ser proibido e reprimido pela fiscalizao da Prefeitura. Art. 179. No se permitir o funcionamento de: I II motores de exploso, desprovidos de silenciosos; armas de fogo nas reas urbanas e de expanso urbana.

Art. 180. Em edifcio de apartamento residencial, no se permitir: I uso, aluguel ou cesso de apartamento ou rea deste para escolas de canto, dana, ou msica, bem como para seitas religiosas, jogos e recreios ou qualquer atividade que determine fluxo de pessoas;

elevadores;

II

prtica de jogos infantis nos halls, escadarias corredores ou

III uso de alto-falantes, piano, rdio, vitrola, mquina e quaisquer instrumento ou aparelho sonoro que incomode aos demais condminos; IV qualquer barulho, depois das 22 (vinte e duas) horas e antes das 8 (oito) horas; V guarda ou depsito de explosivos e inflamveis em qualquer parte do edifcio, bem como solta e queimada de fogos de artifcios; VI aparelho que produza substncia txica, fumaa ou rudo; VII dentro do edifcio, o transporte de mveis, aparelho, caixas, caixotes e outras peas ou objetos de grande volume, fora do horrio, das normas e das condies estabelecidas na conveno de condomnio do edifcio; VIII pessoas estacionadas em halls, escadarias, corredores ou elevadores; IX objetos abandonados em halls, escadarias ou corredores; X alugar, sublocar, ceder ou emprestar apartamento ou parte dele a pessoas de conduta duvidosa e maus costumes, que possam comprometer o decoro familiar. Pargrafo nico. Nas convenes de condomnio de edifcios apartamentos, devero constar as prescries discriminadas no presente artigo. Art. 181. Consentir-se-: I o uso de sinos de igrejas, conventos e capelas, desde que sirvam, exclusivamente, para indicar horas ou para anunciar a realizao de atos ou cultos religiosos, evitados para estes os toques antes das 5 (cinco) e depois das 22 (vinte e duas) horas; II o emprego de fanfarras ou bandas de msicas em procisses, cortejos e desfiles pblicos nas datas religiosas e cvicas; III o uso de sirenes e aparelhos de sinalizao de ambulncias, de carros de bombeiros e de polcia; IV o uso de apitos nas rondas e guardas policiais noturnos; V o funcionamento de mquinas ou aparelhos utilizados em construes ou obras em geral, devidamente licenciados pela Prefeitura, desde que entre 7 (sete) e 19 (dezenove) horas, e no ultrapassem o nvel mximo de 90 db (noventa decibis), medidos na curva C, distncia de 5,00 m (cinco metros) de qualquer ponto da divisa do imvel onde aquelas instalaes estejam localizadas; VI toques, apitos, buzinas ou outros meios de advertncia de veculos em movimento, desde que entre 6 (seis) e 20 (vinte) horas; VII o uso de sirenes ou outros aparelhos sonoros, quando funcionam, exclusivamente, para assinalar horas, entrada ou sada de locais de trabalho, no se prolongando por mais de sessenta segundos; VIII o emprego de explosivos no arrebentamento de pedreiras, rochas ou suas demolies, desde que as detonaes sejam s 7 (sete) e s 18 (dezoito) horas, e deferidas previamente pela Prefeitura; IX manifestaes de alegria e apreo em divertimentos pblicos, reunies ou prlios esportivos, com horrios previamente licenciados e entre 7 (sete) e 22 (vinte e duas) horas, evitadas as proximidades de reparties pblicas, escolas, teatros, cinemas e templos religiosos, nas horas de funcionamento. de

Pargrafo nico. Na distncia mnima de 500,00 (quinhentos metros) de hospitais, casas de sade e sanatrios, as concesses referidas neste artigo no sero toleradas. Art. 182. proibido: I queimar fogos de artifcio, bombas, morteiros, busca-ps e demais fogos ruidosos nos logradouros pblicos, nos prdios de apartamentos e de uso coletivo e nas janelas ou portas de residncias que dem para logradouro pblico; II soltar qualquer fogo de estouro, mesmo na poca junina, distncia de 500,00 (quinhentos metros) de hospitais, casas de sade, sanatrios, templos religiosos, escolas e reparties pblicas, estas duas ltimas nas horas de funcionamento; III soltar bales em qualquer parte do territrio deste Municpio; IV fazer fogueira, nos logradouros pblicos, sem prvia autorizao da Prefeitura;. V a realizao de divertimentos e festejos populares em vias e logradouros pblicos, como parque de diverses, circos, quadrilhas danantes, boibumbs, e movimentos carnavalescos, todos at mesmo em carter de ensaios, na distncia mnima de 300,00 (trezentos metros), dos templos religiosos. (Redao includa pela Lei n. 465, de 09.07.1985) 1 Nos imveis particulares, entre 7 (sete) e 20 (vinte) horas, ser permitida a queima de fogos em geral, desde que os estampidos no ultrapassem o nvel mximo de 90 db (noventa decibis), medidos na curva C do aparelho medidos de intensidade de som distncia de 7,00 m (sete metros) da origem do estampido ao ar livre, observadas as demais prescries legais. 2 A Prefeitura s conceder licena de funcionamento a indstrias para fabricao de fogos em geral, com estampidos at o nvel mximo de intensidade fixado no pargrafo anterior. 3 A Prefeitura s conceder autorizao ou licena para a venda ou comrcio dos produtos especificados no item I do presente artigo se for obedecido o limite no pargrafo 1o, para a intensidade dos estampidos. 7 O no cumprimento do disposto no inciso V deste artigo, alm das penalidades apresentadas neste Cdigo, poder se constituir motivo para a desclassificao automtica da agremiao ou grupo em concurso Municipal que aps regularmente intimado de qualquer infrao ao inciso j mencionado, vier desobedecer a determinao do Poder Executivo Municipal. (Redao includa pela Lei n. 465, de 09.07.1985) Art. 183. Nos hotis e penses vedado: I II III pendurar roupas nas janelas; colocar, nas janelas, vasos ou quaisquer outros objetos; deixar, nos aposentos ou sales, pssaros, ces e outros animais.

1 O uso de pijamas e roupes s permitido dentro dos aposentos ou em trnsito para o banheiro.

2 No so permitidas correrias, algazarras, gritarias, assobios e barulhos que possam perturbar a tranqilidade e o sossego comuns, devendo o silncio ser completo aps as 22 (vinte e duas) horas. Art. 184. Na defesa do bem-estar e tranqilidade pblica, em todo e qualquer edifcio de utilizao coletiva, ou parte dele, obrigatrio colocar, em lugar bem visvel, um aviso sobre a sua capacidade mxima de lotao. critrios: 1 A capacidade mxima de lotao ser fixada com base nos seguintes rea do edifcio ou estabelecimento; acessos ao edifcio ou estabelecimento; estrutura da edificao.

a) b) c)

2 A capacidade mxima de lotao a que se refere o presente artigo, dever constar obrigatoriamente, dos termos da carta de ocupao concedida pelo rgo competente da Prefeitura, obedecendo as prescries do Cdigo de Obras, Edificaes e Instalaes deste Municpio. 3 Incluem-se nas exigncias do presente artigo os edifcios ou parte deles destinados a uso comercial e de livre acesso ao pblico. Art. 185. Em qualquer parte do territrio deste Municpio proibido fazer armadilhas com armas de fogo, sem colocao de sinal visvel para advertncia aos passeantes ou transeuntes. Captulo V DOS DIVERTIMENTOS E FESTEJOS PBLICOS Art. 186. A realizao de divertimentos e festejos populares em logradouros pblicos, recinto fechado e ao ar livre, depender de licena prvia da Prefeitura. Pargrafo nico. Excetuam-se deste exigncia as reunies de qualquer natureza sem entrada pagas, realizadas por clubes ou entidades profissionais e beneficentes respectivas, em suas sedes, bem como as realizadas em residncias. Art. 187. Em estdios, ginsios, campos esportivos e demais recintos em que se realizem competies esportivas, no se permitiro a venda de refrigerantes em garrafas de vidro. Pargrafo nico. A venda de refrigerantes em recipientes plstico ou de papel, que sejam apropriados e de uso absolutamente individual ser tolerada. Art. 188. Nos festejos e divertimentos populares de qualquer natureza sero usados copos e pratos de papel, nas barracas de comidas tpicas e nos balces de refrigerantes.

Seo I Dos Clubes Esportivos Amadores e seus Atletas Art. 189. A Prefeitura, atravs do Conselho Municipal de Esportes, exercer rigorosa fiscalizao no sentido de ser mantido o esprito em nvel elevado pelos clubes amadores e seus atletas, nas competies esportivas. Art. 190. Todo clube esportivo amador no Territrio do Municpio, obrigado a se inscrever no Conselho Municipal de Esportes a seus atletas. 1 A inscrio de que trata este artigo, ser feita ao clube que a requerer. 2 No ato de sua inscrio o clube far prova documental de sua personalidade jurdica, com estatutos devidamente registrados, atendidas as demais exigncias estabelecidas pela entidade federal competente. 3 Inscrio a ttulo precrio pelo prazo improrrogvel de doze meses, desde que requerida por todos os diretores, ser concedida, mediante termo de compromisso, a entidade que esteja em fase de estruturao. 4 Vencidos os doze meses e no tendo sido cumpridas as exigncias do pargrafo anterior, o clube ter sua inscrio sumariamente cancelada. Art. 191. Os clubes esportivos amadores so obrigados a cumprir o calendrio esportivo anual organizado pelo Conselho Municipal de Esportes, o regimento e as determinaes deste e as instrues de organismo superior correspondente. 1 Para realizar qualquer partida esportiva, amistosa ou no, no Municpio ou fora dele, os clubes devero solicitar licena ao Conselho Municipal de Esportes, com a devida antecedncia, mnima de quinze dias. 2 Para formao de selecionados, os clubes so obrigados a ceder seus atletas ao Conselho Municipal de Esportes. profissional. 3 Em nenhuma competio esportiva amadora poder participar atleta

Art. 192. Quanto estiver cumprido penalidade imposta pelo Conselho Municipal de Esportes ou pelo seu clube, o atleta amador no participar de competio a qualquer ttulo, em seu ou noutros clubes, sob pena de ser a penalidade duplicada. 1 O atleta amador obrigado a manter elevado esprito esportivo nas competies em geral e a obedecer nas mesmas as determinaes do Conselho Municipal de Esportes. 2 O atleta amador no poder receber gratificao em dinheiro, sob qualquer pretexto.

3 Enquanto no for anistiado, o atleta amador eliminado de um clube no poder ser inscrito em nenhuma outra entidade esportiva. 4 A eliminao de atleta verificar-se- depois de serem concedidos ampla defesa e defensor dativo. 5 Nenhum atleta ser condenado sem processo regular. Captulo VI DA DEFESA ESTTICA E PAISAGSTICA DA CIDADE Seo I Disposies Preliminares Art. 193. A Prefeitura no interesse da comunidade permanentemente, a defesa paisagstica e esttica da cidade. assegurar,

Art. 194. Ocorrendo incndios ou desabamentos de prdios, a Prefeitura realizar imediata vistoria e determinar providncias capazes de garantir a segurana dos imveis vizinhos e seus moradores. Pargrafo nico. Para preservao da paisagem esttica local, o proprietrio do imvel sinistrado ser obrigado, aps liberao da autoridade policial, a proceder a demolio e remoo total de entulho e a providenciar a reconstruo ou levantamento de novo edifcio. Art. 195. Os relgios localizados nos logradouros pblicos ou em qualquer ponto do exterior de edificaes sero obrigatoriamente mantidos em funcionamento e preciso horria. Pargrafo nico. No caso de paralisao ou mau funcionamento de relgio, instalado nas condies indicadas no presente artigo, ser providenciado o seu conserto no prazo mximo de 10 (dez) dias, contados a partir da data de notificao da Prefeitura. Art. 196. Nos terrenos no construdos, situados na rea urbana e de expanso urbana deste Municpio, ficam proibidas quaisquer edificaes provisrias, inclusive latadas. Seo II Da Preservao de reas Livres em Lotes Ocupados por Edificaes Pblicas e Particulares Art. 197. A Prefeitura, tendo em vista preservar o tratamento paisagstico e esttico das reas livres dos lotes ocupados por edificaes pblicas e particulares, estabelecer normas para definir as reas livres destinadas a uso comum, as quais sero ajardinadas, conservadas limpas de mato e de despejo. Pargrafo nico. A manuteno e conservao das benfeitorias, servios ou instalaes de uso coletivo, de conjuntos residenciais e de edifcios plurihabitacionais, sero de responsabilidade dos proprietrios do imvel e dos

condminos. Art. 198. A conservao de rvores existentes nas reas livres dos lotes ocupados por edificaes pblicas e particulares obrigatria. Pargrafo nico. As rvores de jardins ou quintais que avanarem sobre logradouros pblicos sero aparados, de forma que se preserve a paisagem local. Seo III Da Arborizao e dos Jardins Pblicos Art. 199. de exclusiva responsabilidade da Prefeitura podar, cortar, derrubar, remover ou sacrificar rvores da arborizao pblica. 1 A Prefeitura poder fazer a remoo ou o sacrifcio de rvores a pedido de particulares, mediante indenizao arbitrada pelo Prefeito. 2 Para que no seja desfigurada a arborizao do logradouro, cada remoo importar no imediato plantio da mesma ou de nova rvore em ponto cujo afastamento seja o menor possvel da antiga posio. 3 - A arborizao pblica da Prefeitura de Porto Velho utilizar somente (ou o tanto quanto possvel) rvores frutferas escolhidas entre as espcies que melhor se desenvolvem na regio. (Redao includa pela L.C. 85, de 18.03.1999) 4 - O setor competente da Prefeitura providenciar para que existem mudas bastante, em espcies e quantidade, para atender a demanda decorrente do desenvolvimento urbano do municpio. (Redao includa pela L.C. 85, de 18.03.1999) 5 - A Prefeitura Municipal de Porto Velho promover anualmente campanhas de arborizao, estimulando a participao das sociedades organizadas e da populao em geral. (Redao includa pela L.C. 85, de 18.03.1999) Art. 200. No ser permitida a utilizao de rvores da arborizao pblica para colocar cartazes e anncios, fixar cabos e fios para suporte ou apoio de objetos e instalaes de qualquer natureza. Seo IV Da Esttica dos Logradouros durante Servios de Construo de Edifcios Art. 201. Em nenhum caso e sob qualquer pretexto, a Prefeitura exigir, nas construes de edifcios, que os tapumes e andaimes no prejudiquem a iluminao pblica, a visibilidade de placas de nomenclatura de ruas e de dsticos ou aparelhos de sinalizao de quaisquer servios pblicos. Art. 202. Alm do alinhamento do tapume, no se permitir a ocupao de qualquer parte do passeio com materiais de construo. Pargrafo nico. Os materiais de construo descarregados fora da rea limitada pelo tapume sero, obrigatoriamente, removidos para o interior da obra dentro de duas horas, no mximo, contadas da descarga dos mesmos.-

Seo V Da Ocupao de Passeios com Mesas e Cadeiras Art. 203. A ocupao de passeios com mesas e cadeiras por parte de estabelecimentos comerciais, ser permitida quando: I apresentarem boa forma esttica; II ocuparem apenas a parte do passeio correspondente testado do estabelecimento para o qual foram licenciadas; III deixarem livre, para o pblico, faixa de passeio no inferior a 2,00 m (dois metros) de largura; IV distarem as mesas, no mnimo, 1,50 m (um metro e cinqenta centmetros) entre si. Pargrafo nico. O pedido de licena dever ser acompanhado de uma planta indicando a testada, a largura do passeio, o nmero e a disposio das mesas e cadeiras, em que se distinga o lay-out da parte interna e externa do estabelecimento. Art. 204. Em qualquer hiptese, sero resguardados acessos das economias contguas ao estabelecimento comercial que utilizar o passeio com mesas e cadeiras. Seo VI Da Localizao de Coretos e Palanques em Logradouros Pblicos Art. 205. Para comcios polticos, festividades cvicas, religiosas ou de carter popular, podero ser armados coretos ou palanques provisrios nos logradouros pblicos, desde que a Prefeitura o autorize em requerimento de interessados. Pargrafo nico. A autorizao para instalar depender dos interessados: a) obedecerem s especificaes tcnicas estabelecidas pela Prefeitura no perturbarem o trnsito pblico; proverem de instalao eltrica, quando de utilizao noturna, no prejudicarem o calamento nem o escoamento das guas procederem remoo do coreto ou palanque no prazo de 24 (vinte

para a sua instalao; b) c)

observadas as prescries do Cdigo de Obras, Edificaes e Instalaes; d) pluviais; e) e quatro) horas, a contar do encerramento do ato pblico. Seo VII Da Instalao eventual de Barracas em Logradouros Pblicos Art. 206. O licenciamento para localizao de barracas para fins

comerciais nos passeios e nos leitos dos logradouros pblicos, ser dado apenas s barracas mveis, armados em feiras livres, nos dias e locais determinados pela Prefeitura. 1 As barracas de que trata o presente artigo devero obedecer s especificaes tcnicas estabelecidas pela Prefeitura, no podendo ter rea inferior a 6,00 m2 (seis metros quadrados). 2 Na instalao de barracas devero ser exigido: a) ficarem fora da faixa de rolamento do logradouro pblico e do no prejudicarem o trnsito de veculos; no prejudicarem o trnsito de pedestres, quando localizados nos no serem localizadas em reas ajardinadas; serem armadas a uma distncia mnima de 200,00 m (duzentos

pontos de estacionamento de veculos; b) c) passeios; d) e)

metros) de templos, hospitais, casas de sade, escolas e cinemas. 3 No se permitir jogos de azar, sob qualquer pretexto, nem barulho capaz de perturbar o sossego da vizinhana. 4 No caso do proprietrio da barraca modificar ramo de comrcio para o qual obteve licenciamento e localizao prvia da Prefeitura, esta ser desmontada independentemente de intimao, no cabendo ao proprietrio direito a qualquer indenizao por parte da Municipalidade, nem a esta qualquer responsabilidade por danos decorrentes do desmonte. Art. 207. Nas festas de carter popular ou religioso podero ser instaladas barracas provisrias para divertimentos. 1 As barracas a que se refere este artigo funcionaro exclusivamente nos horrios e perodo fixados para a realizao de festa para a qual foram licenciadas. 2 Quando as prendas, as barracas devero ser providas de mercadorias para pagamento dos prmios. 3 Quando destinadas venda de alimentos e refrigerantes, as barracas devero ter licena expedida pela autoridade sanitrias competente, alm da licena da Prefeitura. Art. 208. As barracas instaladas para venda de fogos de artifcio e artigos congneres, devero: a) ter afastamento mnimo de 3,00 m (trs metros) de qualquer faixa

de rolamento do logradouro pblico e no ser localizadas em ruas de grande trnsito

de pedestres; b) ter afastamento mnimo de 5,00m (cinco metros) para quaisquer edificaes, pontos de estacionamento de veculos ou para outra barraca. 1 As barracas para venda de fogos de artifcio durante os festejos juninos s podero funcionar no perodo de 10 a 30 de junho. 2 Nas barracas de que trata o presente artigo s podero ser vendidos fogos de artifcio e artigo relativos aos festejos juninos liberados pelo Ministrio do Exrcito e pela Secretaria de Segurana Pblica do Territrio Federal de Rondnia. Art. 209. Nas festas de Natal e Ano Novo e nos festejos carnavalescos, ser permitida a instalao de barracas para venda de artigos prprios aos referidos perodos, bem como de alimentos e refrigerantes desde que mantenham, entre si e para qualquer edificao, o afastamento mnimo de 3,00 m (trs metros). 1 O prazo mximo de funcionamento das barracas, referidas no presente artigo, ser de 15 (quinze) dias, contados da data da concesso da licena pela Prefeitura. 2 Para as barracas de venda de refrigerantes, o prazo mximo ser de 5 (cinco) dias nos festejos carnavalescos e de 10 (dez) dias no de Natal e Ano Novo. Art. 210 Nas festas de natal e ano novo, e nos festejos carnavalescos, ser permitida a instalao de barracas para vendas de confeco e afins, e artigos prprios aos referidos perodos, bem como de alimentos e refrigerantes, desde que mantenham entre si, e para qualquer edificao, o afastamento mnimo de 3,00m (trs metros). 1 O prazo mximo de funcionamento das barracas referidas no caput deste artigo ser de 30 (trinta) dias, contados da data da concesso da licena pela Prefeitura. (Redao dada pela L.C. 375, de 06.05.2010) Seo VII DA EXPLORAO DO MEIOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA NOS LOGRADOUROS PBLICOS Art. 210. A explorao ou utilizao dos meios de publicidade e propaganda no logradouros pblicos ou em qualquer lugar de acesso ao pblico, depende de licena prvia da Prefeitura aps liberao do texto por autoridade federal competente: 1 Incluem-se nas exigncias do presente artigo: a) quaisquer meios de publicidade e propaganda referentes a

estabelecimentos comerciais, industriais ou prestadores de servios, escritrios e consultrios, casas e locais de divertimentos pblicos ou qualquer outro tipo de estabelecimento; b) os anncios, letreiros, programas, painis, tabuletas, emblemas,

placas e avisos, quaisquer que sejam a sua natureza e finalidade; c) quaisquer meio de publicidade e propaganda afixados, suspensos ou os anncios e letreiros colocados em terrenos ou prprios de distribuio de anncios, cartazes e quaisquer outros meios de pintados em paredes, muros, tapumes ou veculos; d) domnio privado e que forem visveis dos logradouros pblicos; e) publicidade e propaganda escrita. 2 Os anncios destinados a serem distribudos nos logradouros pblicos tero dimenses nunca inferiores a 0,10 m (dez centmetros) por 0,15 m (quinze centmetros), nem superiores a 0,30 m (trinta centmetros) por 0,45 m (quarenta e cinco centmetros). 3 Entende-se por letreiros a inscrio por meio de placas em tabuleta, referente a industria, comrcio ou prestao de servios exercidos no edifcio em que seja colocado, desde que se refira apenas denominao do estabelecimento comercial, industrial ou prestador de servios e natureza de sua atividade. 4 Entende-se por anncio qualquer inscrio grfica ou alegrica por meio de placa, tabuleta, painel, cartaz e inscrio ou afixada no prprio edifcio onde se exerce o comrcio, a indstria ou a prestao de servios a que se referir, uma vez ultrapassadas as caracterstica do estabelecido no pargrafo anterior. 5 Entende-se como luminoso o anuncio ou letreiro com caracteres ou figuras formadas por lmpadas eltricas, tubos luminosos de gases e outros meio de iluminao, desde que no se constitua de lmpadas protegidas por abajours e destinadas a refletir luz direta sobre tabuletas. Art. 211. Depende de licena da Prefeitura a propaganda falada em lugares pblicos, por meio de amplificadores de voz, alto-falante e propagandistas, respeitadas as prescries deste Cdigo. 1 As exigncias do presente artigo so extensivas propaganda muda feita por meio de propagandistas. 2 Fica sujeita s mesmas prescries a propaganda por meio de projees cinematogrficas. Art. 212. O pedido de licena Prefeitura para colocao de pintura ou distribuio de anncios, cartazes e quaisquer outros meios de publicidade e propaganda, dever mencionar: I II III local em que sero colocados, pintados ou distribudos e divulgados; dimenses; texto inscrito.

Pargrafo nico. Alm das exigncias do presente artigo, devero ser respeitadas as prescries da Lei do Plano Diretor Fsico do Municpio.

Art. 213. Para letreiros ou anncios de carter provisrio, constitudos por flmulas, bandeirolas, faixas, cartazes, emblemas e luminrias a serem colocados, ainda que por um s dia, frente de edifcios ou terrenos, exigir-se-o requerimento Prefeitura por parte do interessado, mencionando local, natureza do material a empregar, respectivos texto, disposio e enumerao dos elementos em relao fachada. 1 A licena, concedida em qualquer dia de um determinado ms, terminar no ltimo dia do ms. 2 A licena de que trata este artigo, no poder, em nenhuma hiptese, exceder o prazo de 30 (trinta) dias. 3 Nova licena ser concedida, se decorrido o perodo de 3 (trs) meses. Art. 214. Os responsveis por letreiros ou anncios referidos no artigo anterior, ficam obrigados a mant-los em perfeitas condies de conservao e limpeza, bem como os muros e painis de sustentao. Art. 215. O emprego de papel papelo ou pano em letreiros, anncios ou propaganda de qualquer natureza ser permitido apenas para os casos de exibio provisria, desde que no colados em fachadas, muros, balaustradas, postes ou rvores. Art. 216. Os anncios por meio de cartazes sero obrigatoriamente, confeccionados em papel apropriado, de modo que assegure eficincia na afixao e condies de impermeabilidade. Art. 217. As decoraes de fachadas e vitrinas de estabelecimentos comerciais podero ser feitas por ocasio de comemoraes cvicas e festividades tradicionais, desde que no constem, nas mesmas, quaisquer referncias comerciais, salvo a denominao do estabelecimento. Art. 218. A simples colocao de pequenos cartazes, em estabelecimento comercial, junto ou sobre cada artigo, indicando o preo deste, no caracteriza entendimento de anncio, publicidade ou propaganda. Art. 219. A exibio de cartazes com finalidades cvico-educativas, bem como de propaganda de partidos polticos a candidatos regularmente inscritos no Tribunal Eleitoral, independe de licena da Prefeitura. Pargrafo nico. Os cartazes de carter cvico-educativo no podero conter referncias a autoridade pblicas, nem desenhos e legendas com propsitos comerciais. Art. 220. Quando destinado exclusiva orientao do pblico, permitido letreiro ou anncio indicativo do uso, capacidade, lotao ou qualquer circunstncia elucidativa do emprego ou finalidade da coisa. Pargrafo nico. O letreiro ou anncio de que trata o presente artigo no poder conter qualquer legenda, dstico ou desenho de valor publicitrio ou de

propaganda. Art. 221. Qualquer publicidade ou propaganda comercial de tipo alegrico ou ambulante, seja qual for a sua forma ou composio s ser permitida se for considerada de interesse pblico pela Prefeitura. Art. 222. Em veculo de carga s ser permitida a inscrio de dizeres referentes empresa ou ao proprietrio do veculo, ramo e sede do negcio, bem como ao nome de produtos principais do comrcio ou indstria a que pertena. Art. 223. proibido a particulares enfeitar logradouros pblicos, localizados na rea urbana deste Municpio, por meio de galhardetes ou bandeirolas. Art. 224. Nos anncios e letreiros no sero permitidos projetores que tenham fachos luminosos com nveis de iluminamento que ofusquem pedestres ou condutores de veculos. Art. 225. Anncios e letreiros sero mantidos em perfeito estado de conservao, funcionamento e segurana. 1 Quando luminosos, os anncios ou letreiros devero ser mantidos iluminados desde o anoitecer at as 22 (vinte e duas) horas, no mnimo. 2 Os anncios luminosos intermitentes ou equipados com luzes ofuscantes funcionaro somente at s 22 (vinte e duas) horas. 3 Quando no tiverem de ser feitas modificaes de dizeres ou de localizao, os consertos ou reparaes de anncios, letreiros e luminosos dependero apenas de comunicao escrita Prefeitura. Art. 226. No permitida a fixao, inscrio ou distribuio de anncios, cartazes e quaisquer outros meios de publicidade e propaganda nas seguintes condies: I quando, pela natureza, provoquem aglomeraes prejudiciais ao trnsito pblico; II quando forem ofensivos moral ou contiverem referncias desprimorosas a indivduos, estabelecimentos, instituies ou crenas. Art. 227. proibida a colocao ou exibio de anncios, seja qual for a sua forma ou composio, nos seguintes casos: I II parte externa de III em pano de boca de teatros, cinemas e demais casas de diverses; em veculos de praas, destinados a passageiros, ou em qualquer carroceria de nibus, salvo a marca da empresa ou do proprietrio; sob a forma de bandeiras nas sacadas ou salincias de edifcios. Captulo VII DA ESTTICA DOS EDIFCIOS

Seo I Dos Templos Religiosos Art. 228. Os templos religiosos e as casas de cultos de qualquer denominao ou seita, preservadas as caractersticas culturais de ancestralidade que podem ser expressas em suas linhas arquitetnicas, tero seus projetos de construo aprovados pela Prefeitura. Art. 229. Templos religiosos e casas de culto, de qualquer denominao ou seita e os locais franqueados ao pblico sero conservados limpos, iluminados e arejados. Pargrafo nico. A conservao de que trata este artigo tem por fim salvaguardar esttica, estabilidade e higiene no contexto da paisagem urbana, assim como preservar a sade e a segurana de seus freqentadores, vizinhos e tambm dos transeuntes. Seo II Da Conservao de Edifcios Art. 230. Os edifcios em geral e suas dependncias em particular, devero ser conservados pelos respectivos proprietrios ou ocupantes especialmente quanto esttica, estabilidade e higiene, para que no sejam comprometidas a paisagem urbana, a segurana e a sade dos ocupantes, vizinhos e transeuntes. Art. 231. A armao de tapumes para conservao das estruturas de qualquer edifcio e da pintura de suas fachadas dever ser feita de modo a garantir o aspecto esttico do mesmo e do logradouro pblico. Art. 232. Toda e qualquer edificao, localizada nas reas urbana e de expanso urbana do Municpio, dever ser pintada pelo menos em quatro anos, tanto no interior como no exterior: 1 Se a edificao for caiada, esta dever ser feita anualmente. 2 No caso de edificaes com fachadas externas revestidas de material cermico, este dever ser limpo de dois em dois anos. Art. 233. Ao ser verificado o mau estado de conservao do edifcio, seu proprietrio ou ocupante ser intimado a realizar os servios necessrios, concedendo-se prazo para esse fim e listando-se os servios a executar. Pargrafo nico. No sendo atendida a intimao no prazo fixado pela Prefeitura, o edifcio ser interditado, at que sejam executados os servios constantes da intimao. Art. 234. Aos proprietrios de prdios em runas ou desabitados ser concedido, mediante intimao, prazo para reform-los e coloc-los de acordo com o Cdigo de Obras, Edificaes e Instalaes, destin-los a habitao ou qualquer outra finalidade legal.

Pargrafo nico. No caso de no serem executados os servios no prazo fixado na intimao, o proprietrio dever proceder a demolio do edifcio. Art. 235. Ao ser constatado, atravs de percia tcnica, que determinado edifcio oferece risco de desabamento, a Prefeitura: I interditar o edifcio; II intimar o proprietrio do prdio interditado a iniciar, no prazo mnimo de 48 (quarenta e oito) horas, os servios de consolidao ou demolio. Pargrafo nico. No caso de perigo iminente do prdio ruir, a Prefeitura executar os servios necessrios consolidao do edifcio ou sua demolio, cobrando ao proprietrio as despesas de execuo dos servios, acrescidas de 20% (vinte por cento). Seo III Da Utilizao de Edifcios Art. 236. A utilizao de edifcios condicionada a: I estarem em conformidade com as exigncias do Cdigo de Obras, Edificaes e Instalaes quanto sua destinao; II atenderem s prescries da Lei do Plano Diretor Fsico, quanto ao zoneamento. Art. 237. As casas ou apartamentos de aluguel, quando vagarem e antes de serem entregues aos inquilinos, devero ser vistoriados pela Prefeitura, quanto s condies de habitalidade. Pargrafo nico. Para atender s exigncias do presente artigo, o interessado dever fazer requerimento Prefeitura. Art. 238. A utilizao de edifcio residencial para qualquer outra finalidade, depende de prvia autorizao da Prefeitura. Pargrafo nico. Para ser concedida a autorizao a que se refere o presente artigo necessrio que a utilizao pretendida se enquadre nas exigncias da Lei do Plano Diretor Fsico. elevadores: Art. 239. obrigatrio para a concesso de licena e funcionamento de

I ser colocada em lugar visvel e mantida em permanente estado de conservao placa de que proibido fumar na cabine do elevador; II ser mantida numa das paredes da cabine, em absoluto estado de conservao, placa com a indicao da capacidade licenciada, relativa lotao do elevador; III ficar a cabine do elevador permanentemente limpa; IV conservarem-se os ascensoristas bem trajados e limpos. Art. 240. A Prefeitura exigir que a instalao de exaustores, chamin ou

de qualquer dispositivo permita a tiragem necessria de gases e elemento aerodispersides de todas as reas de uso comum do edifcio. Art. 241. Ao estabelecimento em que se constatar falta de funcionamento ou funcionamento ineficaz de instalao de ar condicionado, a Prefeitura exigir que providncias necessrias para o funcionamento normal da referida instalao ou que sejam estes dotados de vo adequados para ventilao natural suficiente. Pargrafo nico. Enquanto no for posta em prtica uma das providncias indicadas no presente artigo, a Prefeitura poder determinar a interdio do estabelecimento. Art. 242. Residncia no geminada, edificada com recuo igual ou superior a 5,00 m (cinco metros) de frente poder obter, a ttulo precrio, licena da Prefeitura para a instalao de abrigos pr-fabricados para veculos, com cobertura plstica ou de lminas de metais leves. Pargrafo nico. A Prefeitura poder exigir, a qualquer tempo a remoo de abrigos a que se refere o presente artigo, em defesa da esttica urbana. Seo IV Da Iluminao das Galerias de Passeios, das Vitrinas e Mostrurios Art. 243. As galerias que formem passeios devero ficar iluminadas no mnimo entre 18 (dezoito) e 22 (vinte e duas) horas. Art. 244. As vitrines e mostrurios devero ser mantidos iluminados internamente pelo menos entre 18 (dezoito) e 22 (vinte e duas) horas, nos dias teis. Seo V Das Vitrinas, Balces e Mostrurios Art. 245. A instalao de vitrine ser permitida sem prejuzo da esttica urbana, quando no acarretar prejuzos para a iluminao e ventilao nem perturbar a circulao do ambiente em que estejam instalados. 1 Dentre outros locais, as vitrines podero ser instaladas: a) em passagens, corredores e vos de entrada ou quando se

constituam conjunto em entradas de lojas, desde que a passagem livre no fique reduzida a menos de 1,50 m (hum metro e cinqenta centmetros) de largura; b) no interior de halls ou vestbulos que dem acesso a elevador, se ocuparem rea que no reduza a mais de 20% (vinte por cento) a largura til das referidas passagens e se deixarem livre passagem mnima de 1,50 m (um metro e cinqenta centmetros), nos edifcios de apartamentos mistos e nos de utilizao residencial. 2 As vitrines-balces, quando projetadas em frente a vos de entrada,

devero respeitar o afastamento mnimo de 1,00 m (um metro) das soleiras dos referidos vos. Art. 246. Os balces, mesmo tendo as caractersticas de balces-vitrines, s podero ser instalados se obedecerem ao que dispem os pargrafos do artigo anterior: 1 Os balces destinados venda de quaisquer produtos ou mercadorias no podero ser instalados a menos de 1,00 m (um metro) da linha da fachada. 2 Os balces ou vitrines-balces nos halls de entrada de edifcios s podero ser destinados exposio de produtos. permitida: metros); Art. 247. A instalao de mostrurios nas paredes externas das lojas ser se o passeio do logradouro tiver largura mnima de 2,00 m (dois

II se a salincia mxima de quaisquer de seus elementos sobre o plano vertical marcado pelo alinhamento for de 0,20 (vinte centmetros); III se no interceptarem elementos caractersticos da fachada; IV se forem devidamente emolduradas e pintados. Pargrafo nico. Quando a largura do passeio do logradouro for igual ou superior a 2,50 m (dois metros e cinqenta centmetros), poder existir uma tolerncia de 0,50 m (cinqenta centmetros) para o limite de salincia fixado no item II do presente artigo. Seo VI Dos Estores Art. 248. O uso transitrio de estores protetores contra a ao do sol, instalados na extremidade de marqueses e paralelamente fachada do respectivo edifcio, s ser permitido se: I no descerem, quando completamente distendidos, abaixo da cota de 2,20 (dois metros e vinte centmetros), em relao ao nvel do passeio; II de enrolamento mecnico, a fim de que possam ser recolhidos, ao cessar a ao do sol; III mantidos em satisfatrio estado de conservao e asseio; IV munidos, na extremidade inferior, de vergalhes metlicos ou de outros dispositivos, capeados e suficientemente pesados, a fim de lhes garantir, quando distendidos, a fixidez necessria. Art. 249. Para colocao de estores, o requerimento do interessado ao rgo competente da Prefeitura dever ser acompanhado de desenho em duas vias, representando uma seo normal fachada na qual figurem o estore ou segmento da fachada e o passeio com as respectivas cotas, quando se destinarem ao pavimento trreo.

Art. 250. Quando qualquer estore no se achar em perfeito estado de conservao, Prefeitura intimar ao interessado para retirada imediata da instalao. Seo VII Dos Toldos marquises. Art. 251. permitida a instalao de toldos nos edifcios no providos de

1 Nos prdios comerciais construdos no alinhamento de logradouros, a instalao de toldos dever: a) centmetros); b) c) no exceder a largura do passeio; no apresentar, quando no pavimento trreo, quaisquer de seus no ter largura superior a 2,80 m (dois metros e oitenta

elementos, inclusive bambinelas, e situar-se com altura inferior cota de 2,20 m (dois metros e vinte centmetros) em relao ao nvel do passeio; d) no ter bambinelas de dimenses verticais superiores a 0,60 m no receber, quando no pavimento trreo, nas cabeceiras laterais, dispor de aparelhos com ferragens e roldanas necessrias ao (sessenta centmetros); e) qualquer planejamento; f) completo enrolamento da pea junto fachada. 2 Nos edifcios comerciais, recuados do alinhamento de logradouros, os toldos, quando instalados na fachada do edifcio at o alinhamento, podero: a) b) c) ter balano mximo de 3,00 m (trs metros); ter a mesma altura mxima do p direito do pavilho trreo; ter o mesmo afastamento lateral exigido para o edifcio.

3 Os toldos referidos no pargrafo anterior no podero ser apoiados em armao ou qualquer elemento fixado no terreno e devero ser feitos de materiais de boa qualidade e convenientemente acabados. 4 Qualquer que seja o edifcio comercial, a instalao de toldos no poder prejudicar a arborizao, a iluminao pblica nem ocultar placas de nomenclatura de logradouros. Art. 252. O requerimento do interessado Prefeitura dever ser acompanhado de desenho em duas vias, representando uma seo normal de fachada na qual figurem o toldo, o segmento da fachada e o passeio, com as respectivas

cotas, quando se destinarem ao pavimento trreo. Art. 253. Os toldos devero ser mantidos em perfeito estado de conservao, sob pena de serem retirados por determinao da Prefeitura. Seo VIII Dos Mastros nas Fachadas de Edifcios Art. 254. A colocao de mastros nas fachadas ser permitida se no houver prejuzo para a esttica dos edifcios e para a segurana dos transeuntes. Captulo VIII DA UTILIZAO DOS LOGRADOUROS PBLICOS Seo I Dos Servios e Obras nos Logradouros Pblicos Art. 255. Nenhum servio ou obra que exija levantamento de guias ou escavaes na pavimentao de logradouros pblicos poder ser executado sem prvia licena da Prefeitura, exceto quando se tratar de reparo de emergncia nas instalaes situadas sob os referidos logradouros. Pargrafo nico. Quando os servios de reposio de guias ou de pavimentao de logradouro pblico forem executados pela Prefeitura, esta cobrar a quem de direito a importncia correspondente s despesas acrescida de 20% (vinte por cento). Art. 256. Qualquer entidade que tiver de executar servios ou obra em logradouro dever fazer comunicao s outras entidades de servio pblico interessadas ou porventura atingidas pela execuo dos trabalhos. Seo II Das Invases e Depredaes dos Logradouros pblicos Art. 257. A Prefeitura coibir as invases de logradouros pblicos, mediante procedimentos administrativos diretos e por vias processuais executivas. 1 Verificada, mediante vistoria administrativa, a invaso ou usurpao de logradouro pblico, em conseqncia de obra de carter permanente, a Prefeitura dever promover a imediata demolio da mesma. 2 No caso de invaso por meio de obra ou construo de carter provisrio, a Prefeitura proceder sumariamente desobstruo do logradouro. 3 Idntica providncia ser tomada pela Prefeitura, no caso de invaso de leito de cursos de gua ou de valas e de desvio dos mesmos ou de reduo da respectiva vazo. 4 Em qualquer dos casos previstos nos pargrafos anteriores, o infrator ser obrigado a pagar Prefeitura os servios feitos por esta, acrescentado-se 20% (vinte por cento) aos custos correspondentes a despesas de administrao, sem

prejuzo das penalidades cabveis. Art. 258. As depredaes ou destruies de pavimentao, guias, passeios, pontes, galerias, bueiros, muralhas, balaustradas, bancos, postes, lmpadas, obras ou acessrios existentes nos logradouros pblicos, sero coibidos mediante ao direta da Prefeitura que, julgando necessrio, pedir o concurso de fora policial. Pargrafo nico. Os infratores do presente artigo ficam obrigados a indenizar a Prefeitura das despesas que esta fizer, acrescidos de 20% (vinte por cento) para reparar os danos causados nos leitos dos logradouros pblicos, nas benfeitorias ou nos acessrio neles existentes. Seo III Da Defesa dos Equipamentos dos Servios Pblicos Art. 259. A Prefeitura, em colaborao com o rgo autnomo de gua e esgotos, processar aquele causar danos ou avarias em reservatrios de gua, encanamentos, registros ou peas de qualquer natureza, do servio pblico de abastecimento de gua, aos equipamentos dos servios pblicos de esgotos sanitrios e pluviais. Pargrafo nico. O processo a que se refere o presente artigo visar o pagamento dos prejuzos causados Prefeitura pelo infrator, multa cabvel ao caso, sem prejuzo de processo-crime porventura necessrio. Art. 260. A danificao ou inutilizao de linhas telegrficas, telefnicas e de transmisso de energia eltrica, assim como de esttuas, monumentos, objetos e materiais de serventia pblica, causar ao responsvel as mesmas previstas no artigo anterior. Seo IV Do Atendimento de Veculos em Logradouros Pblicos Art. 261. O atendimento de veculos nos logradouros pblicos localizados nas reas urbanas e de expanso urbana ser permitido apenas para os casos de urgncia, como os feitos por borracheiros, que limitem sua atividade a pequenos consertos indispensveis ao prosseguimento da marcha normal do veculo. Art. 262. Para que os passeios possam ser mantidos em perfeito estado de conservao e limpeza, os postos de abastecimento e de servio de veculos, oficinas mecnicas, garagens de nibus e caminhes e estabelecimentos congneres ficam proibidos de soltar, nos passeios, resduos graxos. Captulo IX DOS MUROS, CERCAS, MUROS DE SUSTENTAO E FECHOS DIVISRIOS Seo I Dos Muros e Cercas e Caladas (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006)

Art. 263. obrigatria a construo de muros nos terrenos no edificados, situados na rea urbana do Distrito Sede deste Municpio, mediante prvia licena do rgo competente da Prefeitura. 1 Os muros devero ser construdos no alinhamento do logradouro pblico. 2 A construo dos muros dever ser de alvenaria, revestida ou de outros materiais com as mesmas caractersticas, e com altura padro de 2,00 m (dois metros). 3 Os muros devero ser conservados limpos e obrigatoriamente pintados de dois em dois anos, assim como os respectivos portes que derem sada para logradouros pblicos. Art. 264. Na rea de expanso urbana, permitido o fechamento de lotes no edificados por meio de cerca de madeira, de cerca de arame liso ou tela, ou de cerca viva de arrimo construda no alinhamento do logradouro pblico. 1 No caso de gradil, postes de madeira ou de metal colocados sobre embasamento de granito, cimento ou tijolo, esse embasamento dever ter a altura mxima de 0,50 m (cinqenta centmetros). 2 Quando as cercas no forem convenientemente conservadas, a Prefeitura exigir a sua substituio por muros. 3 No fechamento de terrenos, vedado o emprego de plantas venenosas ou que tenham espinhos. Art. 264-A. O proprietrio, o titular do domnio til, o compromissrio comprador ou o possuidor a qualquer titulo de imvel situado na zona urbana ou de expanso urbana edificado ou no, fica obrigado a promover, por sua conta e risco, a construo de calada para o passeio pblico de transeuntes. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 1. A calada construda para o passeio publico dever ser mantida sempre limpa, sem vegetao que obstrua a passagem ou que possa oferecer risco a segurana ou a integridade fsica dos transeuntes. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 2. A calada dever ser revestida com piso antiderrapante, no apresentar degraus e se adequar s normas tcnicas fixadas na Lei Complementar 097/1999 e demais normas regulamentares. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 3. As caladas cujas condies possam dificultar o trnsito livre ou comprometer a segurana ou a integridade fsica das pessoas devero ser reconstrudas pelos responsveis, segundo os parmetros fixados no pargrafo anterior, sob pena de equiparao a ausncia de calada para fins de incidncia das penalidades impostas no artigo 264-B. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) Art. 264-B. No caso de descumprimento de obrigao disposta nesta Seo, ser o responsvel notificado, pessoalmente ou por meio de AR (Aviso de

recebimento dos Correios), para promover a construo do muro, cerca e calada, nos casos cabveis, conforme as caractersticas do imvel, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de multa. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 1. Quando ignorado ou incerto o responsvel pelo imvel ou, ainda, havendo recusa no recebimento ou impossibilidade de entrega por se encontrar em lugar no sabido, a notificao se far mediante edital, a ser publicado no Dirio Oficial do Municpio e em jornal de grande circulao, por trs vezes consecutivas, devendo constar a localizao e a caracterizao do imvel objeto da infrao. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 2. No caso de notificao por edital, o prazo mencionado no 1 dever ser contado a partir do primeiro dia til subseqente ao da ultima publicao. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 3. Expirados os prazos previstos no caput ou nos 1 e 2 deste artigo, ser aplicar multa pecuniria e a Prefeitura do Municpio poder providenciar, diretamente ou por meio da contratao de terceiros, os servios necessrios para a construo, cujas despesas devero ser indenizadas pela pessoa responsvel pelo imvel. (Redao dada pela L.C. 393, de 19.07.2010) 4. Os valores dos servios e da obra realizada nos imveis devero constar em planilha de custos elaborada pela SEMOB, com pesquisa de preos e certificao de compatibilidade com os valores praticados no mercado local. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 5. Aps a construo do muro, cerca e/ou calada pela Prefeitura Municipal ser o responsvel pelo terreno notificado para recolher aos cofres municipais o valor apurado, no prazo improrrogvel de 15 (quinze) dias, sendo cabvel a notificao nos termos do 1 nas situaes que especifica. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) 6. Os valores correspondentes as despesas dos servios e a multa prevista no 3 deste artigo, quando no pagos no prazo legal, sero processados administrativamente e inscritos na Divida ativa, para execuo pela Fazenda Pblica Municipal. (Redao dada pela L.C. 257, de 17.07.2006) Seo II Dos Muros de Sustentao Art. 265. Sempre que o nvel de qualquer terreno, edificado ou no, for superior ao nvel do logradouro em que o mesmo se situa, a Prefeitura exigir do proprietrio a construo de muros de sustentao ou de revestimento de terras. 1 A exigncia do presente artigo extensiva aos casos de necessidade de construo de muros de arrimo no interior dos terrenos e nas divisas com os terrenos vizinhos, quando as terras, pondo em risco construo ou benfeitorias existentes no prprio terreno ou nos terrenos vizinhos, evidenciem perigo de desabamento. 2 O nus de construo de muros ou obras de sustentao caber ao

proprietrio onde forem executadas escavaes ou quaisquer obras que modifiquem as condies de estabilidade anterior. 3 A Prefeitura exigir de proprietrio de terreno, edificado ou no, a construo de sarjetas ou drenos, para desvios de guas pluviais ou de infiltrao que causem prejuzos ou danos ao logradouro pblico e a proprietria vizinhos. Seo III Dos Fechos Divisrios em Geral Art. 266. Presumem-se comuns os fechos divisrios entre propriedades situadas em qualquer rea do Municpio, devendo os proprietrios dos imveis confinantes, em partes iguais, para as despesas de sua construo e conservao, conforme dispes o Cdigo Civil Brasileiro. Art. 267. Na rea urbana, os fechos divisrios de terrenos no edificados devero ser feitos por meio de muros rebocados e caiados, de grades de ferro ou de madeira assentes sobre alvenaria, tendo, em qualquer caso, altura mnima de 1,80 m (um metro e oitenta centmetros). Art. 268. Os fechos divisrios de terrenos no edificados e situados na rea de expanso urbana, salvo acordo expresso entre os proprietrios, podero ser constitudos de: I cerca de madeira, cerca de arame liso ou tela de fios metlicos lisos e resistentes, tendo altura mnima de 1,50 m (um metro e cinqenta centmetros); II cerca viva, de espcies vegetais adequadas e resistentes. 1 Na zona rural, os fechos divisrios de terrenos podero ser constitudos de: a) cerca de arame farpado, com trs fios, tendo altura mnima de 1,40 vala, com 2,00 m (dois metros) de profundidade 2,00 m (dois

m (um metro e quarenta centmetros); b) metros) de largura na boca e 0,50 m (cinqenta centmetros) na base, nos casos de terrenos no susceptveis de eroso. 2 Nos fechos divisrios de terrenos, proibido o emprego de plantas venenosas na construo de cercas vivas. Art. 269. A construo e conservao de fechos especiais para conter aves e animais domsticos de pequeno porte, correro por conta exclusiva de seus proprietrios. Pargrafo nico. Os fechos especiais a que se refere o presente artigo podero ser feitos de: a) cerca de arame farpado, com 10 (dez) fios, no mnimo, e altura de

1,60 m (um metro e sessenta centmetros); b) muro de pedras e tijolos de 1,80 m (um metro e oitenta tela de fio metlico resistente, com malha fina; cerca viva, compacta, capaz de impedir a passagem de animais de centmetros) de altura; c) d) pequeno porte. Art. 270. Para construo de fechos divisrios em terrenos no edificados de qualquer rea do Municpio, solicitar-se- licena Prefeitura. Captulo X DO TRNSITO PBLICO Art. 271. O trnsito pblico ser protegido por sinalizao de trnsito nas vias urbanas, constituda por sinais colocados nos logradouros pblicos para advertncia de perigo ou impedimento de trnsito e placas indicativas do sentido do trnsito, marcos itinerrio e sinais preventivos existentes nas estradas e caminhos municipais. Pargrafo nico. A Prefeitura processar, administrativa e criminalmente aquele que danificar, depredar ou alterar a posio dos sinais de trnsito. Art. 272. Nos logradouros pblicos urbanos, ficam proibidos os seguintes atos prejudiciais segurana do trnsito pblico: I atirar corpos ou detritos que possam causar danos aos transeuntes ou incomod-los; II conduzir veculos em alta velocidade ou animal em disparada; III domar animal ou fazer prova de equitao; IV amarrar animal em poste, rvore, grade ou porta; V arrastar madeira ou qualquer outro material volumoso e pesado; VI conduzir animal bravio ou chucro sem a necessria precauo; VII conduzir carros de bois sem guieiro. Art. 273. No permitido embaraar o trnsito ou molestar pedestres. Para tanto proibido: I atravessar a pista de rolamento da via pblica perpendicularmente de um ao outro passeio; II estacionar inutilmente porta de qualquer edifcio pblico, plurihabitacional, de diverses pblicas e de outros usos coletivos; III fazer exerccios de patinao, futebol, peteca, divolo ou de qualquer outro tipo nos passeios e nas pistas de rolamento; IV transitar ou permanecer com qualquer veculo sobre os passeios, exceto carrinho de conduo de criana ou de paraltico; V conduzir pelos passeios, volumes de grande porte; VI conduzir ou conservar animais de grande porte sobre os passeios ou jardins.

1 Nos passeios das vias locais podero trafegar os triciclos e bicicletas de uso exclusivamente infantil. 2 vedado a qualquer ciclista apoiar-se em veculo em movimento ou conduzir volume sobre a cabea. Art. 274. A Prefeitura impedir o trnsito de qualquer veculo ou meio de transporte que possa ocasionar danos aos logradouros pblicos. 1 Nos logradouros de pavimentao asfltica no se permite o trnsito de veculo com rodas de aro de ferro diretamente sobre o solo. 2 O infrator das prescries do presente artigo e do pargrafo anterior fica sujeito apreenso imediata de seu veculo e ao pagamento dos danos porventura causados pavimentao, acrescido de 20% (vinte por cento do custo do reparo e conserto). Art. 275. Em aglomerado urbano, a passagem e o estacionamento de tropa ou rebanho, sero permitidos apenas em logradouros pblicos e locais para isso designados. Art. 276. No permitido nas estradas municipais: I transportar madeira a rastro; II conduzir veculo de trao animal que no tenha eixo fixo e rodas com aro de ferro de 0,10 m (dez centmetros) de largura; III transitar com veculo acorrentado nos trechos onde no houver absoluta necessidade; IV colocar tranqueiras ou porteiras; V impedir o escoamento de guas para terrenos marginais; VI danific-las, sob qualquer forma ou pretexto. Captulo XI DA PREVENO CONTRA INCNDIOS Art. 277. As instalaes contra incndios, obrigatrias nos edifcios de 3 (trs) ou mais pavimentos e nos de mais de 750,00 cm2 (setecentos e cinqenta metros quadrados) de rea construda, bem como nos edifcios destinados, no todo ou em parte, utilizao coletiva, obedecero s prescries da Lei de Edificaes deste Municpio. 1 Nos edifcios j existente e em que sejam necessrias instalaes contra incndios, a Prefeitura fixar prazos para que estas sejam feitas. 2 As edificaes especificadas no presente artigo que dispuserem de instalaes contra incndios, na forma prevista pela Lei de Edificaes sero obrigadas a instalar extintores em locais de fcil acesso ou em cada pavimento. 3 Os prdios de apartamento at trs pavimentos devero dispor, obrigatoriamente, de extintores de incndios em locais de fcil acesso.

4 Em todo e qualquer edifcio de utilizao coletiva ser exigida a instalao de meios de alarme de incndios automticos e sob comando, bem como de sinalizao e indicaes especficas que facilitem as operaes de salvamento e de combate a incndios. 5 obrigatria a sinalizao de equipamento de incndios, observadas as normas estabelecidas pela ABNT. Art. 278. Os estabelecimentos e locais de trabalho, assim como escolas, casas de diverses, hospitais e casas de sade estaro obrigados a dispor de equipamento suficiente ao combate de incndios, to logo estes se iniciem, e sada rpida dos que neles se encontrem, no caso de sinistro. 1 Nos estabelecimentos a que se refere o presente artigo devero existir durante as horas de servio, pessoas adestradas no uso correto dos equipamentos de combate a incndios. 2 Em estabelecimentos de mais de um pavimento e onde sejam maiores os perigos de incndios, ser exigida a existncia de escadas especiais e incombustveis. Art. 279. Na hiptese de extintores manuais, estes devero ser em nmero suficientes a ficar tanto quanto possvel eqidistantes e distribudos de forma adequada extino de incndios dentro de sua rea de proteo para que os operadores nunca necessitem percorrer mais de 25,00 m (vinte e cinco metros). 1 Em sua colocao, os extintores devero: a) ficar sempre com sua parte superior at 1,80 m (um metro e oitenta no ser colocados em escadas; permanecer desobstrudos; ficar visveis, sinalizados e sempre em locais de fcil acesso.

centmetros) do piso; b) c) d)

2 O edifcio ou dependncia de edifcio onde existirem riscos especiais dever ser protegido por unidade extintores de incndio adequadas. Art. 280. As instalaes contra incndios devero ser mantidas permanentemente em rigoroso estado de conservao e de perfeito funcionamento. Pargrafo nico. Nos casos de no cumprimento das exigncias do presente artigo, a Prefeitura dever providenciar a conveniente punio dos responsveis e a expedio das intimaes que se fizerem necessrias. Captulo XII DA APREENSO DE ANIMAIS E DO REGISTRO DE CES Seo I Da Apreenso de Animais Art. 281. proibida a permanncia de animais nos logradouros pblicos.

Art. 282. Os animais encontrados soltos em logradouros ou lugares acessveis ao pblico, nas reas urbana e de expanso urbana, sero apreendidos e recolhidos ao depsito da Prefeitura. 1 Da apreenso de qualquer animal, ser feita publicao em edital na imprensa, marcando-se o prazo mnimo de 5 (cinco) dias para sua retirada. 2 O proprietrio do animal apreendido s poder retir-lo no depsito da Prefeitura mediante comprovao de sua propriedade de forma indiscutvel e pagamento de multa aplicada, assim como as despesas de transporte e manuteno do animal, alm da publicao do edital. 3 No caso da apreenso de co matriculado na Prefeitura, que esteja com coleira munida de chapa de matrcula, o proprietrio ser notificado. 4 No caso de apreenso de co no matriculado, o proprietrio ser obrigado a matricul-lo. Art. 283. O animal raivoso ou portador de molstia contagiosa ou repugnante que for apreendido ser imediatamente abatido. Art. 284. O animal apreendido que no for retirado dentro do prazo previsto no 1o do art. 237, poder ser: I distribudo a casas de caridade, para consumo, quando se tratar de ave, suno, caprino ou ovino; II vendido em leilo pblico, se for bovino, eqino, muar ou co de raa, observadas as prescries deste Cdigo. Pargrafo nico. Excetuam-se da prescrio do item II do presente artigo os ces que no forem de raa, estejam ou no matriculados, os quais sero sacrificados por processo legalmente permitido. Seo II Do Registro de Ces Art. 285. Todos os proprietrios de ces sero obrigados a matricul-los na Prefeitura. 1 A matrcula de ces ser feita mediante apresentao de: a) Prefeitura; b) certificado de vacinao anti-rbica, fornecida por servio legalmente habilitado ou por veterinrio. 2 A matrcula de ces ser feita em rgo competente da Prefeitura, a qualquer poca do ano, devendo constar do registro: recibo de pagamento da chapa de matrcula, fornecida pela

a) b) c)

nmero de ordem da matrcula; nome e endereo do proprietrio; nome, raa, sexo, plo, cor e outros sinais caractersticos do animal.

3 A chapa da matrcula ser de metal, conter o seu nmero de ordem e o ano a que se referir. 4 Para ser matriculado, o co dever ter aaimo e coleira, colocada nesta a chapa da matrcula. 5 Anualmente, obrigatria a renovao da matrcula de todo e qualquer co. Art. 286. Embora matriculado, o co s poder andar em logradouros pblicos se dispor de aimo e coleira com a chapa de matrcula e estiver em companhia de uma pessoa responsvel. Pargrafo nico. Excetuam-se da permisso do presente artigo os ces da espcie bull-dogs e os de porte igual ou maior que os da espcie boxer os quais no podero transitar nem permanecer nos logradouros pblicos. Art. 287. Na rea urbana deste Municpio, ningum poder ter ces, mesmo matriculados, que perturbem o silncio noturno. 1 Para atender a exigncia do presente artigo, os ces devero ser mantidos com aaimo durante a noite, mesmo no interior do imvel. 2 Quando no forem atendidas as prescries do presente artigo do pargrafo anterior, o co ser apreendido e o seu proprietrio processado na forma do que dispe este Cdigo. Art. 288. Ficam proibidos os espetculos de feras e as exibies de cobras e quaisquer animais perigosos, sem as necessrias precaues para garantir a segurana dos espectadores. Pargrafo nico. A proibio do presente artigo extensiva a divertimentos pblicos com animais aulados uns contra os outros, mesmo em lugares particularmente a eles destinados. Art. 289. vedada a criao de abelhas, eqinos, muares, bovinos, caprinos e ovinos nas reas urbana e de expanso urbana deste Municpio. sunos. 1 Inclui-se na proibio do presente artigo a criao ou engorda de

2 Os proprietrios de cevas atualmente existentes nas reas especializadas no presente artigo, tero o prazo improrrogvel de 90 (noventa) dias, a contar da data da publicao deste Cdigo para remoo dos animais. Art. 290. proibido manter, em ptios particulares, nas reas urbana e de expanso urbana deste Municpio, bovinos, eqinos, caprinos e ovinos destinados

ao abate. Art. 291. No permitido criar pombos nos forros das residncias, nem galinhas nos pores e no interior das habitaes. Art. 292. Na rea rural deste Municpio, os proprietrios de gado sero obrigados a ter cercas reforadas e adotar providncias adequadas para que o mesmo no incomode ou cause prejuzo a terceiros nem vagueis pelas estradas. Pargrafo nico. Os proprietrios que infringirem as prescries do presente artigo ficam sujeitos s penalidades deste Cdigo. Art. 293. proibido a qualquer pessoa maltratar animais ou praticar ato de crueldade contra os mesmos, a exemplo dos seguintes: I transportar, no veculos de trao animal, carga ou passageiros de peso superior s foras do animal; II colocar sobre animais carga superior a 150 kg (cento e cinqenta quilos); III manter animais que j tenham a carga permitida; IV fazer trabalhar animais doentes, feridos, extenuados, aleijados, enfraquecidos ou extremamente magros; V obrigar qualquer animal a trabalhar mais de oito horas contnuas sem descanso ou mais de seis horas sem gua e alimentos apropriados; VI martirizar animais para deles alcanar esforos excessivos; VII castigar de qualquer modo animal cado, com ou sem veculo, fazendo-o levantar-se custa de castigos e sofrimentos; VIII castigar com rancor e excesso qualquer animal; IX conduzir animais com a cabea para baixo, suspensos pelos ps ou asas, ou em qualquer posio anormal, que lhes possa ocasionar sofrimento; X transportar animais amarrados traseira de veculo ou atados um ao outro pela cauda; XI abandonar em qualquer ponto, animais doentes, extenuante, enfraquecidos ou feridos; XII amontoar animais em depsitos insuficientes ou sem gua, luz e alimentos; XIII usar de instrumento diferente do chicote leve, para estmulo e correo de animais; XIV empregar arreios que possam constranger, ferir ou magoar o animal; XV usar arreios sobre partes feridas, contuses ou chagas de animais; XVI praticar qualquer ato, mesmo no especificado neste Cdigo, que acarrete violncia e sofrimento para o animal. Captulo XIII DAS QUEIMADAS E DOS CORTES DE RVORES E PASTAGENS Art. 294. A Prefeitura colaborar com a Unio e o Estado, no sentido de evitar devastaes de florestas e bosques e de estimular o plantio de rvores.

Art. 295. Para evitar a propagao de incndios, devero ser obrigatoriamente observadas, nas queimadas, as medidas porventura necessrias. Art. 296. permitido atear fogo em pastagens, palhadas ou matos que limitem com imveis vizinhos, desde que antes se: I prepare aceiros de 7,00 m (sete metros) de largura no mnimo, sendo dois e meio capinados e varridos e o restante roado; II mande aviso escrito e testemunhado aos confinantes com antecedncia de 24 (vinte e quatro) horas, marcando dia, hora e lugar para lanamento de fogo. Art. 297. vedado atear fogo em matas, bosques, capoeiras, lavouras e pastagens ou campos alheios. Pargrafo nico. Salvo acordo entre os interessados, proibido queimar campos ou pastagens de criao em comum. Art. 298. A rvore que, pelo seu estado de conservao ou pela sua estabilidade, oferecer perigo para o pblico ou para o proprietrio vizinho, ser derrubada pelo proprietrio do terreno onde existir, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, aps receber intimao da Prefeitura. Pargrafo nico. No sendo cumprida a exigncia do presente artigo, a rvore ser derrubada pela Prefeitura, pagando o proprietrio as despesas correspondentes, acrescidas de 20% (vinte por cento). Art. 299. Fica proibida a formao de pastagem nas reas urbana e de expanso urbana deste Municpio. Captulo XIV DA EXTINO DE FORMIGUEIROS Art. 300. O proprietrio de terreno, dentro do territrio do Municpio, obrigado a extinguir os formigueiros porventura existentes em sua propriedade. 1 Verificada a existncia de formigueiros, ser feita imediata intimao ao proprietrio do terreno onde os mesmos estiverem localizados, marcando-se o prazo improrrogvel de 30 (trinta) dias para ser procedido o seu extermnio. 2 Se, aps o prazo fixado no forem extintos os formigueiros, a Prefeitura se incumbir de faz-lo, sem prejuzo da indenizao das despesas, acrescidas de 20% (vinte por cento) e das sanes cabveis. Art. 301. No caso da extino de formigueiros em edificaes que exija demolies ou servios especiais, estes devero ser executados sob a responsabilidade de profissional habilitado, com assistncia direta do proprietrio do imvel ou de seu representante legal. Art. 302. Quando a extino de formigueiros for feita pela Prefeitura a pedido de pessoas interessadas, ser cobrada uma remunerao correspondente ao

custo do servio. 1 A remunerao referida no presente artigo corresponder s despesas com mo-de-obra, transporte e inseticida. 2 A remunerao ser cobrada no ato da prestao do servio, por parte da Prefeitura, na forma determinada pela legislao municipal vigente. Ttulo IV DA LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS, PRESTADORES DE SERVIOS E SIMILARES Captulo I DA LICENA DE LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO Art. 303. Qualquer estabelecimento comercial, industrial, prestador de servios ou similar poder instalar-se no Municpio, desde que requeira e obtenha prvia licena de localizao e funcionamento Prefeitura e que seus responsveis tenham efetuado o pagamento do tributo correspondente. 1 O estabelecimento sujeito a tributao no especificamente classificado como comercial, industrial ou prestador de servio, considerado similar. 2 A eventual iseno de tributos municipais no implica na dispensa da licena de localizao. 3 As atividades cujo exerccio depende de autorizao de competncia exclusiva da Unio ou do Estado, no esto isentas de licena de localizao, para que possam observar as prescries de zoneamento estabelecidas pela Lei do Plano Diretor Fsico. Art. 304. A licena de localizao de estabelecimento comercial, industrial, prestador de servios ou similar dever ser solicitada pelo interessado ao rgo competente a Prefeitura, antes da localizao pretendida ou cada vez que se deseje realizar mudana do ramo de atividade. 1 Do requerimento de interessado ou seu representante legal, feito em impresso apropriado do rgo competente da Prefeitura, constaro obrigatoriamente: a) nome, razo social ou denominao sob cuja responsabilidade

funcionar o estabelecimento e ser desenvolvida a atividade comercial, industrial ou prestadora de servio ou similar; b) localizao do estabelecimento, seja nas reas urbana e de expanso urbana ou seja na rea rural, compreendendo numerao do edifcio, pavimento, sala ou outro tipo de dependncia e sede, conforme o caso, ou de propriedade rural a ele sujeita; c) espcies principal e acessrias da atividade, com as discriminaes,

mencionando-se no caso de indstria as matrias primas a serem utilizadas e os produtos a serem fabricados; d) rea total do imvel, ou de parte deste, ocupada pelo estabelecimento e suas dependncias; e) trabalho; f) g) se for o caso; h) instalaes do abastecimento de gua potvel e de esgotos instalaes eltricas e de iluminao; instalaes e aparelhos para extino de incndios; outros dados considerados necessrios. sanitrios, esclarecendo as ligadas s redes pblicas de guas e de esgotos; i) j) k) potncia de energia eltrica a ser consumida se for o caso; aparelhos purificadores de fumaa e aparelhos contra poluio do ar, nmero de empregados por categoria profissional e horrio de

2 O requerimento ter de ser assinado pelo interessado. 3 Ao requerimento devero ser juntados: a) similar; b) Prefeitura; c) memorial industrial, descritivo, quando for caso. cpia do projeto aprovado do edifcio onde se pretende executar a instalao ou indicao do nmero do processo em que foi concedida a aprovao pela cpia da carta de ocupao do local, quando o imvel for utilizado

pela primeira vez para atividade comercial, industrial, prestadora de servio ou

Art. 305. A concesso da licena de localizao e funcionamento de estabelecimento comercial, industrial, prestador de servio ou similar depender de o requerente: I Ao Imediata; II funcionamento. atender s prescries da Lei de Edificaes e da Lei do Plano de satisfazer as exigncias legais de habilitaes e as condies de

1 Verificado pela Prefeitura o preenchimento dos requisitos fixados no presente artigo, ser realizada a necessria vistoria do estabelecimento comercial, industrial, prestador de servio ou similar, antes da concesso da licena de localizao e funcionamento.

2 O fato de j ter funcionamento em determinado local certo estabelecimento, no assegura direito para abertura de um novo, igual ou semelhante. 3 Em edifcios de apartamento sero permitidos, no pavimento trreo, consultrios mdicos ou dentrios, escritrios, cabeleireiros, institutos de beleza e modistas, observadas as prescries da Lei de Edificaes e da Lei do Plano da Ao Imediata. 4 Nas lojas e sobrelojas e nos compartimentos destinados para uso comercial, sero permitidos alfaiatarias, relojoarias, ourivesarias, lapidaes e similares, observadas as exigncias relativas a rudos e trepidao. 5 O estabelecimento industrial que tiver mquinas, fornalhas, fornos e outros dispositivos onde se produza ou concentre calor, dever dispor de locais apropriados para depsitos de combustveis e manipulao de materiais inflamveis. Art. 306. A licena de localizao e instalao inicial e concedida pela Prefeitura mediante despacho da autoridade competente, expedindo-se o correspondente alvar de funcionamento. 1 O Alvar conter as seguintes caractersticas essenciais do estabelecimento: a) b) c) d) localizao; nome, firma ou razo social sob cuja responsabilidade funcionar; ramos, artigos ou atividades licenciadas, conforme o caso; horrio de funcionamento.

2 A licena valer apenas para o exerccio em que for concedida. 3 A licena de carter provisrio valer pelo prazo nela estipulado. 4 No caso de alteraes das caractersticas estabelecimento, o interessado ter de requerer novo alvar. essenciais do

5 Quando se verificar extravio do alvar expedido, novo alvar ser requerido no prazo de 5 (cinco) dias, a contar da data do extravio. 6 No caso de alterao por iniciativa da Prefeitura, dos termos do alvar, esta expedir um novo no prazo de 5 (cinco) dias, contados da data da referida alterao. 7 O alvar dever ser conservado, permanentemente limpo e em lugar visvel. Captulo I DA RENOVAO DA LICENA DE LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO

Art. 307. A licena de localizao e funcionamento ser renovada anualmente e fornecida pelo rgo competente da Prefeitura ao interessado, independentemente de novo requerimento. 1 Quando se tratar de estabelecimento de carter permanente, ser necessrio novo requerimento se a licena de localizao e funcionamento tiver sido cassada ou se as caractersticas essenciais constantes da licena no mais corresponderem s do estabelecimento licenciado. 2 Antes da renovao anual da licena de localizao e funcionamento, a Prefeitura realizar a necessria inspeo do estabelecimento e de suas instalaes, para verificar as condies de segurana e de higiene. 3 Nenhum estabelecimento poder prosseguir nas suas atividades sem estar na posse da licena a que se refere o presente artigo. 4 O no cumprimento do disposto no pargrafo anterior acarretar a interdio do estabelecimento por determinao do Prefeito. 5 A interdio ser precedida de notificao preliminar ao responsvel pelo estabelecimento, dando-se-lhe o prazo mximo de 15 (quinze) dias para regularizar sua situao. 6 A interdio no exime o infrator do pagamento das multas cabveis e demais sanes aplicveis. Art. 308. Para mudana de local de estabelecimento comercial; industrial, prestador de servio ou similar, dever ser solicitada a necessria permisso Prefeitura, a fim de ser verificado se o novo local atende s exigncias legais. Pargrafo nico. Todo aquele que mudar o local do estabelecimento comercial, industrial, prestador de servio ou similar, sem autorizao expressa da Prefeitura, incorrer nas sanes deste Cdigo. Captulo III DA CASSAO DA LICENA DE LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO Art. 309. A licena de localizao de estabelecimento comercial, industrial, prestador de servio ou similar poder ser cassada: I quando for exercida atividade diferente da requerida e licenciada; II quando o proprietrio licenciado se negar a exibi-la autoridade municipal competente, ao ser solicitada a faz-lo; III quando no dispuser das necessrias condies de higiene ou de segurana; IV quando no estabelecimento forem exercidas atividades prejudiciais sade e a higiene pblica; V quando se tornar local de desordens ou imoralidade; VI quando o funcionamento do estabelecimento for prejudicial ordem ou ao sossego pblico; VII quando tenham sido esgotados, improficuamente, todos os meios

de que disponha o fisco para obter o pagamento de tributos devidos pelo exerccio da atividade; VIII quando o responsvel pelo estabelecimento se recusar ao cumprimento das intimaes expedidas pela Prefeitura, exceto se aplicadas multas ou outras penalidade cabveis; IX nos demais casos legalmente previstos. Pargrafo nico. Cassada a licena, no poder o proprietrio do estabelecimento, durante o perodo de 3 (trs) anos, salvo se for revogada a cassao, obter outra para o mesmo ramo de atividade. Art. 310. Publicado o despacho denegatrio de renovao de licena ou o ato de cassao de licena, bem como expirado o prazo de vigncia da licena temporria, ser o estabelecimento imediatamente interrompida. 1 Quando se tratar de explorao de atividade cuja licena tenha sido negada ou cassada ou cujo prazo de vigncia temporria tenha expirado, a explorao em causa dever ser imediatamente interrompida. 2 Sem prejuzo das multas aplicveis o Prefeito poder, ouvida o Procurador Jurdico e o Departamento de Planejamento determinar que seja compulsoriamente fechado o estabelecimento, requisitado para esse fim, o concurso de fora policial. Captulo IV DO HORRIO DE FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E PRESTADORES DE SERVIOS Art. 311. O horrio de abertura e fechamento para os estabelecimento industriais, comerciais e prestadores de servio no Municpio, observados os preceitos da legislao federal que regula o contrato de durao e as condies de trabalho, o estabelecido neste captulo. 1 Para a indstria em geral: a) feira; b) abertura e fechamento: entre 7 e 12:30 horas, aos sbados. abertura e fechamento: entre 7 e 17:30 horas, de segunda a sexta-

2 Para o comrcio e a prestao de servios em geral: a) sexta-feira; b) abertura s 8 e fechamento s 12:30 aos sbados. abertura s 8 horas e fechamento s 18:30 horas de segunda a

3 Aos domingos e nos feriados nacionais, estaduais e municipais, os estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de servio permanecero

fechados. 4 Apesar de terem de observar, obrigatoriamente, o horrio normal de funcionamento, os entrepostos de acessrios de veculos podero servir ao pblico a qualquer hora do dia ou da noite. 5 Desde que requerida licena especial, o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de servio poder verificar-se fora do horrio normal de abertura e fechamento. 6 Nos estabelecimentos onde existam mquinas ou equipamentos que no apresentem diminuio sensvel das perturbaes com a aplicao de dispositivos silenciadores especiais, tais mquinas ou equipamento no podero funcionar entre 18 e 7 horas, nos dias teis, nem em qualquer hora aos domingos e feriados. Art. 312. Em qualquer dia e hora, ser permitido o funcionamento dos estabelecimentos que se dediquem s seguintes atividades, excluindo o expediente de escritrio, observadas as disposies da legislao trabalhista quanto ao horrio de trabalho e ao descanso dos empregados: I II III IV V impresso de jornais; distribuio de leite; frio industrial; produo e distribuio de energia eltrica; servio de abastecimento de gua potvel e servio de esgotos

sanitrios;

VI servio telefnico, telegrfico, rdio-telegrfico e radiodifuso; VII distribuio de gs; VIII garagens comerciais; IX servios de transporte coletivo; X agncias de passagens; XI postos de servio e de abastecimento de veculo; XII oficinas de consertos de cmaras de ar; XIII despachos de empresas de transportes de produtos perecveis; XIV servio de carga e descarga de armazns cerealistas, inclusive companhias de armazns gerais; XV institutos de educao ou de assistncia; XVI farmcias, drogarias e laboratrios; XVII hospitais, casas de sade e postos de servios mdico; XVIII hotis, penses e hospedarias; XIX casas funerrias. Art. 313. O horrio de funcionamento das farmcias, drogarias e casas funerrias das 8 s 18 horas, nos dias teis. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 1 permitido a farmcia, drogarias e casas funerrias, permanecerem ininterruptamente abertas dia e noite, se assim pretenderem. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 2 obrigatrio o servio de planto das farmcias e drogarias e casas

funerrias aos domingos e nos feriados, no perodo diurno e noturno, e nos demais dias da semana, no perodo noturno, sem interrupo de horrio. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 3 Aos domingos e nos feriados, o horrio de planto comea s 8 horas da manh e termina s 18 horas do mesmo dia. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 4 Durante a noite dos dias teis, o horrio de planto das 18 horas s 8 horas do dia seguinte. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 5 As farmcias e drogarias e casas funerrias que derem planto no domingo, obedecero ao horrio fixado no presente artigo durante todos os dias teis da semana seguinte. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 6 As farmcias e drogarias ficam obrigadas a fixar placas quando estiverem de planto. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 7 O regime de planto obedecer rigorosamente escala fixada por meio de Decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal, consultados os proprietrios de farmcias, drogarias e casas funerrias. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 8 Mesmo quando fechadas, as farmcias, drogarias e casas funerrias podero, em caso de urgncia, atender ao pblico a qualquer hora do dia ou da noite. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 9 A inobservncia das prescries do presente artigo e dos pargrafos anteriores implicar em multa correspondente a 100 (cem) Unidades Padro Fiscal do Municpio de Porto Velho, duplicvel em caso de reincidncia. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 10. Se, no obstante s multas, persistirem reiteradas inobservncias das prescries do presente artigo e pargrafos anteriores, a licena de funcionamento ser cassada, sem prejuzo de outras medidas que se impuserem. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 11. As prescries relativas s farmcias, drogarias e casas funerrias sero extensivas aos laboratrios de anlises. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 12. Em nenhuma hiptese se permitir que as casas funerrias, atravs de seus empregados, diretores e/ou scios, tirem plantes e/ou permaneam junto aos hospitais, casas de sade, policlnicas, postos de sade, na disputa por clientes, exceto em estabelecimentos particulares de sade desde que devidamente autorizados pelos proprietrios. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995) 13. Em caso de inobservncia do disposto no pargrafo anterior, fica o infrator sujeito multa correspondente a 50 (cinqenta) Unidades de Padro Fiscal do Municpio de Porto Velho, incidente por cada empregado, scio e diretor da infratora, duplicveis em caso de reincidncias. (Redao dada pela L.C. 50, de 16.07.1995)

Art. 314. Por convenincia pblica, podero funcionar em horrios especiais, mediante licena especial, os seguintes estabelecimentos, respeitadas as disposies da legislao trabalhista relativas ao horrio de trabalho e descanso dos empregados. I supermercados: a) b) c) estabelecimento de gneros alimentcios, mercadorias e

nos dias teis, das 8:00 s 18:30 horas; aos sbados: das 8:00 s 20:00 horas; aos domingos e nos dias feriados: das 8:00 s 12:00 horas;

I casas de carne e peixarias, bem como varejistas de frutas, legumes, verduras, aves e ovos: a) b) dias teis: das 5:00 s 18:00 horas; aos domingos e nos feriados: 5:00 s 12:00 horas.

I casas de banhos e massagens e casas de vendas de flores naturais e de coroas: a) b) nos dias teis: das 7:00 s 22:00 horas; aos domingos e nos feriados: das 7:00 s 12:00 horas;

I panificadoras: diariamente, inclusive aos domingos e nos feriados, das 5:00 s 24:00 horas; II restaurantes, botequins, casas de pasto, bares, confeitarias, bombonerias, sorveterias e casas de caldo de cana: diariamente, inclusive aos domingos e nos feriados, das 8:00 s 24:00 horas; III cafs e leiteiras: diariamente, inclusive aos domingos e nos feriados, das 5:00 s 24:00 horas; IV agncias de aluguel de bicicletas e motocicletas e agncias de mensageiros: diariamente, inclusive aos domingos e nos feriados das 7:00 s 22:00 horas; V lojas que negociam com pequenos artefatos de madeira e outros artigos de curiosidade turstica, casa que negociem com artigos fotogrficos ou com discos: a) b) c) IX a) nos dias teis: das 8:00 s 18:30 horas; aos sbados e vsperas de feriados: das 8:00 s 20:00 horas; aos sbados feriados, das 8:00 s 12:00 horas; barbeiros, cabelereiros e engraxates: nos dias teis: das 8:00 s 18:30 horas;

b) c) IX a) b)

aos sbados e vsperas de feriados: das 8:00 s 20:00 horas; aos sbados e feriados: das 8:00 s 12:00 horas; distribuidores e vendedores de jornais e revistas: nos dias teis: das 5:00 s 22:00 horas, aos domingos e nos feriados: das 5:00 s 18:00 horas;

IX oficinas de consertos de veculos e depsitos de bebidas alcolicas e de refrigerantes: a) b) nos dias teis: horrio normal; aos domingos e nos feriados: das 8:00 s 12:00 horas;

IX auto-escolas, diariamente, inclusive aos domingos e nos feriados das 7:00 s 24:00 horas; X seo de varejo de fbricas de massas alimentcias: das 8:00 s 12:00 horas, aos domingos e nos feriados; XI charutarias que venderem exclusivamente artigos para fumantes, diariamente, inclusive aos domingos e nos feriados, das 7:00 s 22:00 horas; XII exposies, teatros, cinemas, circos, quermesses, parques de diverses, auditrios de emissoras de rdio, rinques, bilhares, piscinas, campos de esporte, ginsios esportivos e sales de conferncias: diariamente, inclusive aos domingos e nos feriados, de 8:00 horas at 1:00 hora da manh seguinte; XIII clubes noturnos: diariamente, inclusive aos domingos e nos feriados, das 20:00 horas at 4:00 horas da manh seguinte, no podendo ficar com as portas abertas no perodo diurno; XIV casas de loteria: a) b) nos dias teis: das 8:00 s 20:00 horas; aos domingos e nos feriados: das 8:00 s 14:00 horas.

1 Quando anexas a estabelecimentos que funcionem alm das 24 horas, as charutarias podero observar o mesmo horrio do estabelecimento. 2 Quando o sbado ou segunda-feira coincidir com feriado, os estabelecimentos de gneros alimentcios e os sales de barbeiros e cabeleireiros podero funcionar nesses dias das 8:00 s 12:00 horas, independente de licena especial, respeitados os direitos assegurados aos empregados pela legislao trabalhista vigente. 3 Os bailes de associaes recreativas, desportivas, culturais e carnavalescas, devero ser realizados dentro de horrio compreendido entre 23:00 horas a 4:00 horas da manh seguinte. 4 Excepcionalmente e mediante licena especial, podero funcionar sem limitao de horrio os seguintes estabelecimentos:

a) b) c) d)

restaurantes e casas de pasto; bares e botequins; cafs e leiterias; confeitarias, sorveterias e bombonerias.

Art. 315. A concesso de licena especial depende de requerimento do interessado, acompanhado de declarao de que no tem empregados ou dispes de turmas que se revezem, de modo que a durao de trabalho efetivo de cada turma no exceda os limites estabelecidos na legislao trabalhista vigente. 1 A licena especial indivisvel, seja qual for a poca do ano em que tenha sido requerida e no ser concedida a estabelecimento que no esteja regularmente licenciado para funcionar no horrio normal. 2 O pedido de licena especial ser feito por meio de formulrio especiais, observadas as instrues que o Prefeito baixar a respeito. Art. 316. Para efeito de licena especial de funcionamento de estabelecimento de mais de um ramo de negcios, prevalecer o horrio determinado para o ramo principal, considerando-se estoque e receita principais do estabelecimento em causa. 1 Devero ficar completamente isolados, para efeito de licena especial, os anexos de estabelecimentos cujo funcionamento no seja permitido fora do horrio normal, sem o que a licena especial ser denegada. 2 O estabelecido no pargrafo anterior obriga o negociante a lidar apenas com artigos cuja venda permitida para horrio normal. Art. 317. O estabelecimento licenciado especificamente como quitanda, caf, sorveteria, confeitaria e bomboneria, poder negociar apenas com artigos de seu prprio ramo de comrcio, constituindo-se concorrncia desleal a venda de mercadorias da qual exista estabelecimento especializado com horrio diferente ao que lhe facultar este Cdigo. 1 facultado aos bares, leiterias e panificadores, observado o cumprimento das exigncias legais, a venda de conservas, frutas, farinhas, massas alimentcias, caf modo, acar, salsichas, lingias ou semelhantes e produtos lcteos, podendo esse comrcio ser exercido inclusive no horrio estabelecido na licena especial a que tiverem direito por este Cdigo. 2 facultado aos estabelecimentos de gneros alimentcios, no horrio fixado para o funcionamento dos mesmos, a venda, em pequena escala, mediante cumprimento das exigncias legais, de artigos de uso caseiro, segundo especificaes estabelecidas em decreto do Prefeito, mesmo havendo para venda desses artigos estabelecimentos especializados, com horrio diferente do fixado para os referidos estabelecimentos. Art. 318. O horrio estabelecido para sales de barbeiros, cabeleireiros e

similares extensivo a negcios de diferente natureza neles localizados, mesmo que lhes possam corresponder, por sua natureza, aos que se realizam em horrios diversos. 1 Os sales, referidos no presente artigo, instalados no interior de hotis e de clubes podero ter o mesmo horrio de funcionamento destes estabelecimentos, caso sejam para uso privativo dos hspedes e associados. 2 Para efeitos do pargrafo anterior, ser considerado instalado no interior de hotel ou de clube, o salo que no der acesso para logradouro pblico e que estiver localizado rigorosamente em dependncia interna do estabelecimento em causa. 3 Anncios da existncia de salo localizado no interior de hotel ou de clube, ser permitido apenas atravs da imprensa ou de prospectos e volantes de propaganda. Art. 319. O horrio normal de funcionamento de indstrias extensivo s suas sees de venda. Art. 320. O horrio normal de funcionamento do comrcio extensivo aos depsitos de mercadorias. Art. 321. Os negcios instalados no interior de estao rodoviria, bem como nas agncias de empresas de transporte rodovirio de passageiros e de casas de diverses, podero funcionar dentro do horrio desses estabelecimentos, desde que no tenham comunicao direta para logradouro pblico. Art. 322. Os estabelecimentos localizados em marcados particulares, obedecero ao horrio constante do respectivo regulamento, objeto de decreto do Prefeito. Art. 323. No perodo de 15 (quinze) de dezembro a 6 (seis) de janeiro, correspondente aos festejos natalinos e de Ano Novo, os estabelecimentos comerciais varejistas podero funcionar fora do horrio normal de abertura e fechamento nos dias teis e permanecer at s 22:00 (vinte e duas) horas, desde que seja solicitada licena especial. 1 Nos dias 24 e 31 de dezembro, vsperas de Natal e Ano Novo, os estabelecimentos comerciais varejistas podero funcionar at s 24:00 horas. Art. 324. Os estabelecimentos que negociarem com artigos carnavalescos podero funcionar, mediante licena especial, at uma hora da manh do dia imediato, durante os trs dias desses festejos e na quinzena que os anteceder. 1 As prerrogativas do presente artigo so extensivas aos estabelecimentos que obtiverem licena especial para funcionamento provisrio com artigos carnavalescos. 2 Nos trs dias de carnaval, os estdios fotogrficos podero funcionar at 22:00 horas, independentemente de licena especial.

Art. 325. Na vspera e no dia da comemorao do dia dos finados, os estabelecimentos que negociarem com flores naturais, coroas, velas e outros artigos prprio para essa comemorao podero funcionar das 6:00 s 18:00 horas, independentemente de licena especial. Art. 326. Os estabelecimentos que negociarem com artigos prprios para festas e festejos juninos, podero funcionar at s 22:00 horas, inclusive domingos e feriados, para venda daqueles artigos, no perodo de 15 de maio a 2 de julho. Art. 327. Na vspera do Dia das Mes e do Dia dos Pais, os estabelecimentos comerciais podero permanecer abertos at 22:00 horas. Art. 328. proibido expor mercadorias estabelecimento comercial, sob pena de multa. do lado de fora do

1 No caso de reincidncia, alm de ser a multa elevada ao dobro, as mercadorias expostas podero ser compulsoriamente removidas para depsito da Prefeitura. 2 No constitui infrao a colocao momentnea de mercadorias sobre o passeio, durante as operaes de carga e descarga. Art. 329. Nos depsitos de materiais e mercadorias, a arrumao destas, quando puder ser feita a cu aberto, dever: I ficar invisvel dos logradouros pblicos; II ser mantida permanentemente arquivada, de forma a evitar recantos inacessveis no terreno; III ser observado um afastamento, em relao divisa, igual altura mxima da pilha, fixado o mnimo de 2,00 m (dois metros). Art. 330. Os estabelecimentos comerciais localizados na zona rural deste Municpio podero funcionar, diariamente, sem limitao de tempo, independentemente de licena especial. Art. 331. proibido fora do horrio regulamentar de abertura e fechamento realizar os seguintes atos: I praticar compra e venda relativas ao comrcio explorado, ainda que a portas fechadas, com ou sem o concurso de empregados, tolerando-se apenas 15 minutos aps o horrio de fechamento para atender eventuais fregueses que se encontrarem no interior do estabelecimento; II manter abertas, entreabertas ou simplesmente fechadas as portas do estabelecimento; III vedar, por qualquer forma, a visibilidade do interior do estabelecimento, quando este for fechado por porta envidraada interna e por portas de grades metlicas. 1 No se consideram infrao os seguintes atos:

a)

abertura de estabelecimentos comerciais para execuo de servios conservar o comerciante entreaberta uma das portas do

de limpeza ou lavagens, durante o tempo estritamente necessrio para isso; b) estabelecimento durante o tempo absolutamente necessrio, quando nele tiver moradia e no disponha de outro meio de comunicao com o logradouro pblico; c) balano. 2 Durante o tempo necessrio para a concluso de trabalhos iniciados antes da hora de fechar o estabelecimento, este dever conservar-se de portas fechadas. Captulo V DO EXERCCIO DO COMRCIO AMBULANTE Art. 332. O exerccio do comrcio ambulante, por conta prpria ou de terceiros, depender de prvia licena especial da Prefeitura. 1 A licena a que se refere o presente artigo ser concedida em conformidade com as prescries deste Cdigo e as da legislao fiscal do Municpio. 2 A licena ser exerccio de comrcio ambulante nos logradouros pblicos ou em lugares de acesso franqueado ao pblico, sem direito a estacionamento. Art. 333. A licena de vendedor ambulante ser concedida pela Prefeitura, mediante: I requerimento ao rgo competente da Prefeitura, mencionando idade, nacionalidade e residncia do pretendente; II apresentao de carteira de sade ou de atestado fornecido pela entidade pblica competente, provando que o pretendente foi vacinado, no sofre de molstia contagiosa, infecto-contagiosa ou repugnante; III apresentao de carteira de identidade e de carteira profissional; IV adoo de veculo segundo modelos oficiais da Prefeitura; V vistoria do veculo a ser utilizado no comrcio de gneros alimentcios; VI pagamento da taxa de licena; VII pagamento da taxa correspondente ao veculo a ser utilizado. Pargrafo nico. O licenciamento de menor de dezoito anos s poder ser feito para o exerccio de comrcio ambulante por conta de terceiros. Art. 334. A licena de vendedor ambulante, por conta prpria ou de terceiros, ser concedida em carter pessoal, intransfervel, a ttulo precrio e exclusivamente a quem exercer o mister. 1 A licena valer apenas para o exerccio em que for concedida. execuo, a portas fechadas, de servio de arrumao, mudana ou

Art. 335. As firmas especializadas na venda ambulante de seus produtos em veculos, podero requerer licena em nome de sua razo social, para cada um de seus veculos. 1 A concesso da licena depender do registro dos empregados que trabalham em cada veculo e a apresentao dos documentos exigidos pelo inciso II, do art. 333 deste Cdigo. 2 No caso de multas ou penalidades aplicadas ao empregado, estas sero de responsabilidade das firmas. Art. 336. Da licena concedida constaro os seguintes elementos: I nmero de inscrio; II caractersticas essenciais da inscrio; III perodo de licena, horrio e condies essenciais ao exerccio do comrcio, sobretudo quanto a vestirio e vasilhame; IV residncia do vendedor ambulante; V nome, razo social ou denominao sob cuja responsabilidade funcione o comrcio ambulante, quando for o caso. 1 A inscrio ser atualizada por iniciativa do comerciante ambulante sempre que houver modificaes nas caractersticas iniciais da atividade por ele exercida. 2o - O vendedor ambulante licenciado obrigado a trazer consigo o instrumento da licena e a carteira profissional, a fim de apresent-las fiscalizao municipal, sempre que lhe for exigido. 3 O vendedor ambulante de bilhetes de loterias dever usar, obrigatoriamente, sobre as vestes, placa indicativa de sua profisso, renovvel semestral ou anualmente, pela Prefeitura, conforme disponha a legislao fiscal do Municpio. 4 O vendedor ambulante, s poder utilizar sinais audveis que no perturbem o sossego pblico, aprovados previamente pela Prefeitura e obedecidas as prescries deste Cdigo. Art. 337. O vendedor ambulante no licenciado para o exerccio ou perodo em que esteja exercendo a atividade, fica sujeito a apreenso das mercadorias encontradas em seu poder, sem prejuzo de outras sanes. Pargrafo nico. A devoluo das mercadorias apreendidas s ser efetuada depois de ser concedida a licena do respectivo vendedor ambulante e de paga, pelo menos, a multa devida. Art. 338. O estacionamento de vendedor ambulante em lugar pblico ser permitido quando for temporrio, de interesse pblico e desde que: I II em ruas secundrias, ficando proibido em avenidas e praas; distante 15,00 m (quinze metros), no mnimo, de qualquer esquina,

medidos a partir do ponto de cruzamento dos alinhamentos das respectivas vias; III na faixa de rolamento junto guia. 1 Alm das exigncias do presente artigo, no poder ser permitido estacionamento, mesmo temporrio: a) aos mercadores de flores, frutas, legumes, pescados e outros

gneros semelhantes, cujos resduos ou detritos possam prejudicar a limpeza dos logradouros, na zona comercial central da cidade, definida pela Lei do Plano Diretor Fsico; b) a menos de 100,00 m (cem metros) de estabelecimento comercial que negocie com o mesmo artigo. 2 Excetuam-se da proibio estabelecida na alnea b do pargrafo anterior os ambulantes de pipocas, doces, amendoim e sorvetes. 3 Excluem-se das restries a que se refere a alnea b do 1o deste artigo, o comrcio ambulante realizado nos perodos de: a) b) c) carnaval, desde o sbado; semana-santa, a partir da quinta-feira; finados, desde a antevspera.

4 As prescries do pargrafo anterior so extensivas a quaisquer dias de festividades pblicas. Art. 339. O estacionamento temporrio de vendedores ambulantes em lugar pblico depender sempre de prvia licena especial da Prefeitura, concedida a ttulo precrio. Pargrafo nico. A licena de estacionamento temporrio poder ser modificada a qualquer tempo, a critrio da Prefeitura, sempre que o exigir a convenincia pblica. Art. 340. O vendedor ambulante que infringir a proibio de estacionamento temporrio, fixada neste Cdigo ou determinada pela Prefeitura, ficar sujeito a apreenso das mercadorias encontradas em seu poder, sem prejuzo de outras sanes. Art. 341. Msicos ambulantes, propagandistas e camels no podero estacionar, mesmo em carter temporrio, promovendo agrupamentos de pessoas na zona comercial central da cidade definida pela Lei de Plano de Ao Imediata. 1 Os infratores s prescries do presente artigo devero ser intimados a retirarem-se imediatamente do local. 2 No caso de desobedincia ou de reincidncia, os infratores ficaro sujeitos a apreenso dos instrumentos, materiais ou mercadorias que estiverem em

seu poder, conforme o caso, sem prejuzo de outras sanes. 3 A licena para os ambulantes a que se refere o presente artigo ser concedida mediante a apresentao de atestado de boa conduta, fornecido pela repartio policial competente, alm de documentos ordinariamente exigidos. Art. 342. Os mercadores ambulantes de qualquer natureza no podero estacionar por qualquer tempo nos passeios dos logradouros pblicos ou neles depositar suas mercadorias ou recipientes em que as conduzem, sob pena de multa de 10 (dez) UPFs, elevada ao dobro na reincidncia. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) Pargrafo nico. No caso de desobedincia ou de reincidncia, as mercadorias sero apreendidas. Art. 343. proibido ao vendedor ambulante, sob pena de multa: I estacionar por qualquer tempo nos logradouros pblicos, fora dos locais legalmente permissveis; II impedir ou dificultar o trnsito nos logradouros pblicos; III transitar pelos passeios conduzindo cestos ou outros volumes de grandes propores; IV realizar o comrcio ambulante fora do horrio normal de funcionamento dos estabelecimentos varejistas do mesmo ramo salvo o que diga respeito alimentao pblica; V alterar ou ceder a outro a sua chapa ou sua licena; VI usar chapa alheia; VII negociar com mercadorias no compreendidas na sua licena; VIII utilizar sistema eltrico de ampliao de som por meio de altofalantes; IX subir nos veculos em movimento para oferecer mercadorias. 1 No caso de reincidncia na violao das prescries de incisos do presente artigo, a multa ser elevada ao dobro, a licena ser automaticamente cassada e as mercadorias em poder do ambulante sero apreendidas. 2 O vendedor ambulante no poder negociar sem licena ou aps ter sido cassada sua licena, sob pena de multa, elevada ao dobro na reincidncia, alm da apreenso das mercadorias encontradas em seu poder. Art. 344. A renovao anual para o exerccio do comrcio ambulante independe de novo requerimento e das provas que, por sua natureza, no necessitem de renovao. 1 O requerimento do interessado ser indispensvel quando se tratar do exerccio de novo ramo de comrcio ou da venda em veculo de gneros alimentcios de ingesto imediata ou de verduras. 2 Em qualquer caso, ser indispensvel a apresentao de novo atestado de sade ou de visto atualizado da autoridade sanitria competente na

carteira de sade. Art. 345. A licena do vendedor ambulante poder ser cassada a qualquer tempo pela Prefeitura, quando: I o comrcio for realizado sem as necessrias condies de higiene ou quando o seu exerccio se tornar prejudicial sade, higiene, ordem, moralidade ou sossego pblico; II o ambulante for autuado no mesmo exerccio por mais de duas infraes da mesma natureza; III o ambulante fizer venda sob peso ou medida sem ter aferido os respectivos instrumentos; IV os demais casos previstos em lei assim o permitir. artigos: consumidor; Art. 346. No ser permitido o comrcio ambulante dos seguintes aguardente ou quaisquer bebidas alcolicas, diretamente ao

II drogas, culos e jias; III armas e munies; IV fumos, charutos, cigarros ou outros artigos para fumantes, diretamente ao consumidor; V gasolina, querosene ou substncias inflamveis ou explosivas; VI carnes e vsceras, diretamente ao consumidor; VII os que ofeream perigo segurana pblica. Captulo VI DO FUNCIONAMENTO DE CASAS E LOCAIS DE DIVERTIMENTOS PBLICOS Seo I Disposies Preliminares Art. 347. O funcionamento de casas e locais de divertimentos pblicos dependem de licena prvia da Prefeitura. 1 Incluem-se nas exigncias do presente artigo: I II III IV V VI VII VIII Prefeito. teatros e cinemas; circos de pano e parques de diverses; auditrios de emissoras de rdio e de televiso; sales de conferncias e sales de bailes; pavilhes e feiras particulares; estdios ou ginsios esportivos, campos ou sales de esportes e clubes noturnos e de diverses; quaisquer outros locais de divertimentos pblicos.

piscinas;

2 Para a concesso de licena, dever ser feito requerimento ao 3 O requerimento dever ser instrudo com a prova de terem sido

satisfeitas as exigncias legais relativas construo, segurana, higiene, comodidade e conforto da casa ou local de divertimentos pblicos. 4 Nenhuma licena de funcionamento de qualquer espcie de divertimento pblico, em ambiente fechado ou ao ar livre, ser concedida sem que o pretendente faa: a) apresentao de laudo de vistoria tcnica, assinado por dois

profissionais legalmente habilitados, quanto s condies de segurana, higiene, comodidade e conforto, bem como ao funcionamento normal de aparelhos e motores, se for o caso; b) tcnica; c) prova de quitao dos tributos municipais, quando se tratar de prova de pagamento de direitos autorais, sempre que couber e na atividade de carter provisrio; d) fora da legislao federal pertinente. 5 No caso de atividade de carter provisrio, o alvar de funcionamento ser expedido a ttulo precrio e valer somente para o perodo nele determinado. 6 No caso de atividade de carter permanente, o alvar de funcionamento ser definitivo, na forma fixada para estabelecimentos comerciais em geral. 7 De alvar de funcionamento constaro: a) promotora; b) c) d) e) fins a que se destina; local; lotao mxima fixada; exigncias que se fizeram necessrias para o funcionamento do data da expedio e prazo de sua vigncia. nome da pessoa ou instituio responsvel, seja proprietria ou prova de prvia inspeo do local e dos aparelhos e motores, pela Prefeitura, com a participao dos profissionais que fornecerem o laudo de vistoria

divertimento em causa; f)

Art. 348. Em qualquer casa e local de divertimentos pblicos, so proibidas alteraes nos programas anunciados e modificaes nos horrios. 1 As prescries do presente artigo so extensivas s competies

esportivas em que se exija pagamento de entradas. 2 No caso a que se refere o pargrafo anterior dever ser, obrigatoriamente, afixado aviso ao pblico, nas bilheterias, em caracteres bem visveis. Art. 349. Os ingressos s podero ser vendidos pelo preo anunciado e em nmero correspondente lotao da casa e local de divertimentos pblicos. Pargrafo nico. Lotado o recinto, s podero ser vendidos ingressos para funes ou espetculos imediatamente seguintes, advertindo-se ao pblico por meio de aviso afixado em local bem visvel do estabelecimento, de preferncia na bilheteria. Art. 350. Em toda casa e local de divertimentos pblicos sero reservados lugares destinados s autoridades policiais e municipais encarregadas da fiscalizao. Art. 351. Nas casas de diverses pblicas e nos sales em que se realizam festivais ou reunies, tanto os destinados ao pblico em geral como sociedade, obrigatria a colocao de cartazes, junto a cada acesso e internamente em local bem visvel, indicando a lotao mximo fixada pela Prefeitura para se funcionamento, tendo em vista a segurana do pblico. 1 Os cartazes devero ser impressos em caracteres de forma, bem legveis, com altura no inferior a 0,06m (seis centmetros), podendo-se substitu-los por letreiros nas paredes, desde que observadas as mesmas exigncias. 2 A falta de cumprimento das prescries do presente artigo e do pargrafo anterior, sujeitas cassao da licena de funcionamento para o local por 30 (trinta) dias, elevados para 90 (noventa) dias, na reincidncia. 3 No caso de terceira infrao, a licena de funcionamento ser definitivamente cassada. Art. 352. As condies mnimas de segurana, higiene, comodidade e conforto das casas e locais de divertimentos pblicos devero ser peridica e obrigatoriamente inspecionados pela Prefeitura. 1 De conformidade com o resultado da inspeo, o rgo da Prefeitura poder exigir: a) apresentao do laudo de vistoria tcnica sobre a segurana e a

estabilidade do edifcio e das respectivas instalaes, assinada por dois profissionais legalmente habilitados; b) necessrias. 2 No caso de no atendimento das exigncias da Prefeitura, ser impedida a continuao de funcionamento do estabelecimento. a realizao de obras ou de outras providncias consideradas

Art. 353. Os responsveis pelo funcionamento de cinemas, teatros, auditrios, salas de conferncias, casas de diverses noturnas, sales de esportes, sales de bailes e outros locais de diverses ou onde se rena grande nmero de pessoas, ficam obrigados a apresentar anualmente Prefeitura laudo de vistoria tcnica, referente segurana e estabilidade do edifcio e das respectivas instalaes, assinado por dois engenheiros ou arquitetos, registrados na municipalidade. 1 obrigatrio constar do laudo de vistoria tcnica, que foram cuidadosamente inspecionados e achados perfeitamente conservados os elementos construtivos do edifcio em especial a estrutura, os pisos e a cobertura, bem como as respectivas instalaes, tendo em vista utilizao do imvel. 2 facultado Prefeitura exigir a apresentao de plantas, cortes, detalhes e clculos que justifiquem o laudo apresentado, bem como provas de resistncia e materiais. 3 Os laudos de vistoria tcnica devero ser apresentados Prefeitura durante o ms de dezembro de cada ano, instruindo requerimento para efeito de licena do estabelecimento no ano seguinte. 4 No caso da no apresentao do laudo de vistoria tcnica ou sendo nele porventura constados defeitos ou deficincias, a Prefeitura poder cassar imediatamente a licena de funcionamento e interditar o local a diverses, se for o caso, sem prejuzo das penalidades cabveis aos profissionais que tenham assinado o referido laudo. 5 Quando o laudo de vistoria tcnica apontar indcios de deficincia na estrutura ou nas instalaes, a licena ser cassada e o local interditado at serem sanadas as causas de perigo. Seo II Dos Cinemas, Teatros e Auditrios Art. 354. Os cinemas, teatros e Auditrios, inclusive os estabelecimentos destinados a outros espetculos pblicos em ambiente fechado, devero: I ter sempre a pintura interna e externa em boas condies; II conservar permanentemente a aparelhagem de refrigerao ou de ar em perfeito estado de funcionamento; III manter as salas de entrada e as de espetculos rigorosamente asseadas; IV assegurar rigorosos asseios nos mictrios e vasos sanitrios lavando-os desinfetando-os diariamente; V realizar asperso semanal de emulso aquosa base de 5% (cinco por cento) de D.D.T. nos recintos destinados ao pblico e aos artistas, incluindo a rea completa do piso, as poltronas, e tapetes , estendendo-a por onde for necessrio, para combater insetos do gnero sifonpteros; VI manter cortinas e tapetes em bom estado de conservao. 1 O no cumprimento das exigncias discriminadas nos incisos do presente artigo sujeita o infrator s penalidades previstas neste Cdigo.

2 A emulso aquosa, referida no inciso V do presente artigo, dever ser preparada a partir de produtos que contenham D.D.T. e produzam uma suspenso uniforme. 3 Na asperso de que trata o inciso V do presente artigo, devero ser utilizados 0,20m3 (vinte centmetros cbicos) da emulso por metro quadrado da rea total a ser aspergida. 4 A asperso semanal ser realizada, obrigatoriamente, na presena de funcionrios especialmente designados pela Prefeitura para esse fim. 5 Caso julgue necessrio, o encarregado da fiscalizao municipal poder retirar amostra da emulso, nunca superior a um litro, a fim de que a Prefeitura mande verificar, em laboratrio competente, se a soluo contm DDT na dose exigida. 6 Efetuada a asperso e considerada satisfatria, o encarregado da fiscalizao municipal dever anotar a data e apor a sua assinatura no quadro fornecido pela Prefeitura, destinado a servir de prova da fiel execuo do servio. Art. 355. Nos cinemas, teatros, auditrios e demais casas de diverses pblicas, devero ainda: I ter bebedouros automticos de gua filtrada; II ser dotado de aparelhamento acstico para comunicados de urgncia a assistentes; III manter as cadeiras bem ajustadas ao solo e colocadas em percursos que permitam a livre sada das pessoas; IV ter o percurso a ser seguido pelo pblico para a sada da sala de espetculos, indicado obrigatoriamente por meio de setas de cor vermelha; V ter as portas de sada encimadas com a palavra SADA, em cor vermelha, legvel a distncia e luminosa quando se apaguem as luzem da luzes da sala de espetculos; VI ter as portas de sada com as folhas abrindo para fora, no sentido do escoamento das salas; VII ter portas movimentadas por dobradias de mola, sendo proibidos fechos de qualquer espcie; VIII ter portas para socorro de emergncia. 1 As portas corredias verticais podero ser permitidas, desde que permaneam suspensas durante o tempo de funcionamento do espetculo, sendo proibidas as horizontais. 2 O mobilirio das casas de diverses pblicas dever ser mantido em perfeito estado de conservao. 3 Durante os intervalos, o iluminamento da sala de espetculos dever ser suficiente para o pblico poder ler o programa. 4 No permitida transio brusca de iluminao nos intervalos e no fim dos espetculos, devendo haver gradaes intermedirias de iluminao para

acomodao visual. 5 Nas passagens, corredores, ptios, reas, salas de espera, vestbulos de entrada ou qualquer outro compartimento que sirva em caso de necessidade, para escoamento rpido do pblico, no sero permitidos balces, mostrurio, bilheterias, mveis, pianos, orquestras, estradas, barreiras, correntes ou qualquer outro obstculo que reduza a largura til ou constitua embarao ao livre escoamento do pblico. 6 Todas as precaues necessrias para evitar incndios devero ser tomadas, sendo obrigatria a existncia de aparelhos apropriados em locais visveis e de fcil acesso. Art. 356. Em cinema, teatro, auditrio e quaisquer outros recintos de divertimentos pblicos, no permitido: I II fumar na sala de espetculos, mesmo durante os intervalos; assistir a qualquer espetculo de chapu na cabea.

Pargrafo nico. Nas salas de exibies cinematogrficas proibido cadeiras no numeradas. Art. 357. Nos cinemas, no poder existir em depsito, no prprio recinto nem nos compartimentos anexos, maior nmero de pelculas que as necessrias para as exibies do dia. Pargrafo nico. As pelculas devero ficar sempre em estojos metlicos, hermeticamente fechados, no podendo ser abertos por mais tempo que o indispensvel para o servio. Art. 358. A projeo de filmes ou de dispositivos de propaganda comercial de produtos ou ramos de negcios de qualquer natureza, de propaganda poltica ou de propaganda de quaisquer associaes ou grmios esportivos, sejam ou no beneficentes, s poder ser feita dentro das normas estabelecidas pelo governo federal para a espcie, alm de prvio pagamento dos tributos devidos ao Municpio. Seo III Dos Clubes Noturnos e outros Estabelecimentos de Diverses Art. 359. Na localizao do clube noturno e de outros estabelecimentos de diverses, a Prefeitura ter sempre em vista o sossego e o decoro pblico. 1 Os clubes noturnos e outros estabelecimentos de diverses sero obrigatoriamente localizados e instalados de maneira que a vizinhana fique defendida de rudos ou incmodos de qualquer natureza. 2 Nenhum estabelecimento referido no presente artigo, poder ser instalado a menos de 500,00 m (quinhentos metros) de escola, hospitais e templos religiosos. Art. 360. vedado instalar clubes noturnos de diverses em prdios onde

existam residncias. Art. 361. Nos clubes noturnos e outros estabelecimentos de diverses, obrigatrio no que for aplicvel, a observncia dos requisitos fixados neste Cdigo para cinemas e auditrios, quanto s condies de segurana, higiene, comodidade e conforto. Pargrafo nico. Qualquer estabelecimento mencionado no presente artigo ter sua licena de funcionamento cassada pela Prefeitura, quando se tornar nocivo ao decoro, ao sossego e ordem pblicos. Seo IV Dos Ensaios nas Sociedades Carnavalescas Art. 362. As sociedades carnavalescas s podero realizar ensaios duas vezes por semana e at 22:00 (vinte e duas) horas. Pargrafo nico. Na quinzena antecedente ao carnaval, os ensaios podero ser dirios, observado o horrio fixado no presente artigo. Seo V Dos Circos e Parques de Diverses Art. 363 - Na localizao e instalao de circos de pano e de parques de diverses, devero: I ser instalados exclusivamente em terrenos adequados, localizados em vias secundrias, ficando proibidos naquelas situados em avenidas e praa; II ser localizado em terreno que no constituam logradouros pblico, no podendo atingi-los mesmo de forma parcial; III ficar isolados de qualquer edificao pelo espao mnimo de 5,00 m (cinco metros), no podendo existir residncia a menos de 60,00 m (sessenta metros); IV ficar a uma distncia de 200,00 m (duzentos metros) no mnimo de hospitais, casas de sade, templos religiosos e estabelecimentos educacionais; V observar o recuo mnimo de frente para as edificaes dos respectivos logradouros, estabelecido pela Lei do Plano Diretor Fsico; VI no perturbar o sossego dos moradores; VII dispor obrigatoriamente de equipamentos adequados contra incndios. Pargrafo nico. Na localizao de circos e parques de diverses, a Prefeitura tem em vista a necessidade de proteger a paisagem e a esttica urbanas. Art. 364. Autorizada pela Prefeitura localizao e feita a montagem pelo interessado, a concesso da licena de funcionamento do circo ou do parque de diverses fica na dependncia da vistoria por parte do competente rgo administrativo municipal para verificao da segurana das instalaes. 1 A licena de funcionamento poder ser renovada at o prazo mximo de 90 (noventa) dias, desde que o circo ou o parque de diverses no

tenham apresentado inconvenincia para a vizinhana ou para a coletividade e aps a necessria vistoria. 2 A licena de funcionamento poder se renovada at o prazo mximo de 90 (noventa) dias, desde que o circo ou o parque de diverses no tenham apresentado inconvenincia para a vizinhana ou para a coletividade e aps a necessria vistoria. 3 Ao conceder a licena, a Prefeitura estabelecer as restries que julgar convenientes manuteno da ordem e da moralidade dos divertimentos e ao sossego pblico. 4 Cada ms, os circos e os parques de diverses em funcionamento devero ser vistoriados pelo rgo competente da Prefeitura. 5 Em nenhuma hiptese, o funcionamento de circos ou de parques de diverses poder prejudicar o interesse pblico nem suas instalaes podero deixar de oferecer suficiente segurana aos freqentadores, transeuntes e vizinhana. Art. 365. Os circos e os parques de diverses cujo funcionamento for superior a 60 (sessenta) dias, devero possuir instalaes sanitrias independentes para homens e mulheres, na proporo mnima de um vaso sanitrio e um lavatrio para cada 200 (duzentos) espectadores, computado a lotao mnima para cada sexo. Pargrafo nico. Na construo das instalaes sanitrias a que se refere o presente artigo ser permitido o emprego de madeira e outros materiais em placas, com barra impermeabilizada at a altura mnima de 1,50 m (um metro e cinqenta centmetros), devendo o piso receber revestimento liso, resistente e impermevel. Art. 366. As instalaes dos parques de diverses no podero ser alteradas ou acrescidas de novos maquinismos ou aparelhos destinados a embarques ou transporte de pessoas, sem prvia licena da Prefeitura. Pargrafo nico. Os maquinismos ou aparelho a que se refere o presente artigo s podero entrar em funcionamento aps serem vistoriados pelos rgos competentes da Prefeitura. Art. 367. As dependncias de circo e a rea de parque de diverses devero ser, obrigatoriamente, mantidas em permanente estado de limpeza e higiene. Pargrafo nico. O lixo da existncia do circo ou parque de diverses, no local, dever ser coletado em recipientes fechados. Art. 368. Quando do desmonte de circo ou de parque de diverses, obrigatria a limpeza de toda a rea ocupada pelo mesmo, incluindo a demolio das respectivas instalaes sanitrias. Art. 369. Para efeito desde Cdigo, os teatros de tipo porttil e desmontvel sero equiparados aos circos. Pargrafo nico. Alm das condies estabelecidas para os circos, a

Prefeitura poder exigir as que julgar necessrias segurana e ao conforto de espectadores e artistas desse tipo de teatro. Captulo VII DA LOCALIZAO E DO FUNCIONAMENTO DE BANCAS DE JORNAIS E REVISTAS Art. 370. A localizao e o funcionamento de bancas de jornais e revistas em logradouros pblicos dependem de licena prvia da Prefeitura. 1 A licena ser expedida a ttulo precrio em nome do requerente, podendo a Prefeitura determinar, a qualquer tempo, a remoo ou a suspenso da banca licenciada. 2 Juntamente com o requerimento, o interessado dever apresentar: a) atestado de bons antecedentes ou folha corrida expedida pela croquis cotado do local, em duas vias, figurando a localizao da documento de identidade profissional.

entidade pblica competente; b) banca; c)

3 No caso de remoo da licena da banca, o interessado dever apresentar prova de licenciamento para o exerccio anterior e o comprovante de quitao da contribuio sindical. 4 O licenciamento de bancas ser anualmente renovado. 5 Cada banca ter uma chapa de identificao fornecida pela Prefeitura, contendo a ordem de licenciamento. Art. 371. Cada concessionrio de banca de jornais e revistas obrigado, no ato da concesso da licena, a se comprometer por escrito desloc-la para ponto indicado pela Prefeitura. Art. 372. O concessionrio de banca de jornais e revistas obrigado a: I manter a banca em bom estado de conservao; II conservar em boas condies de asseio a rea utilizada; III no recusar a expor venda de jornais dirios e revistas nacionais que lhe forem consignados; IV tratar o pblico com urbanidade; V no ocupar passeio, muros e paredes, com exposio de suas mercadorias. Captulo VIII DO FUNCIONAMENTO DE GARAGENS COMERCIAIS Art. 373. Nas garagens comerciais, a capacidade mxima de guardar veculos estabelecida no poder ser ultrapassada.

1 A capacidade referida no presente artigo ser calculada na base de 30,00 m2 (trinta metros quadrados) por veculo a ser abrigado, no caso de garagem no automtica, alm de rea mnima coberta de 150,00 m2 (cento e cinqenta metros quadrados) para ptio de manobras. 2 As prescries do presente artigo so extensivas a estabelecimento fechado que tiver de abrigar veculos. 3 Em qualquer caso, a capacidade mxima de guardar veculo dever constar da licena de funcionamento do estabelecimento. Art. 374. Em nenhuma garagem comercial ser permitida a abertura das folhas dos portes para o exterior, quando estes forem constitudos no alinhamento do logradouro pblico. Art. 375. Em garagens comerciais, os servios de lavagem e de lubrificao de veculos sero permitidos apenas em compartimentos especialmente construdos para esse fim. Art. 376. Quando existirem bombas abastecedoras de combustveis, estas s podero ser localizadas distncia mnima de 15 m (quinze metros) das edificaes de garagem, de 5,00 m (cinco metros) das divisas do lote e de 10,00 m (dez metros) do alinhamento de logradouros pblicos. Pargrafo nico. Para a instalao e funcionamento de bombas abastecedoras, podero ser respeitadas as prescries deste Cdigo relativas a tais aparelhos existentes nos postos de servio e de abastecimento de veculos. Art. 377. passvel de interdio a garagem subterrnea ou parte dela em que se verificar a paralisao do funcionamento das instalaes de renovao de ar ou seu funcionamento em condies inevitveis. Art. 378. proibido fumar e acender ou manter fogos no recinto de garagens comerciais. Captulo IX DOS LOCAIS PARA ESTACIONAMENTO E GUARDAS DE VECULOS Art. 379. O funcionamento de locais para estacionamento e guarda de veculos depender de licena prvia da Prefeitura concedida sempre a ttulo precrio. 1 A licena referida no presente artigo ser concedida em conformidade com as prescries deste Cdigo e da legislao fiscal do Municpio. 2 A licena dever ser renovada anualmente. Art. 380. O licenciamento de locais para estacionamento e guarda de veculos ser concedido se: I existir autorizao legal do proprietrio do terreno; II estiver o terreno devidamente murado, obrigando-se o responsvel pelo licenciamento, sob termo de compromisso, a mant-lo drenado, ensaibrado, limpo e conservado em bom aspecto;2

III for provido de pequena construo especial, composta de sala de escritrio e sanitrio com lavatrio, observadas as reas mnimas estabelecidas pela estabelecidas pela Lei de Edificaes para os referidos compartimentos, bem como recuos mnimos fixados; IV for colocado no local indicao do ramo de negcio adequadamente situada, observando-se as prescries da Lei de Zoneamento e Edificaes. 1 Nos locais de que trata o presente artigo s poder ser exercido o ramo de negcio denominado estacionamento e guarda de veculos, proibida qualquer outra atividade comercial. 2 A licena de funcionamento de locais para estacionamento e guarda de veculos poder ser cassada a qualquer momento, nos termos do que dispes este Cdigo sobre a cassao de licena de localizao e funcionamento de estabelecimentos prestadores de servios. Captulo X DO FUNCIONAMENTO DE OFICINAS DE CONSERTOS DE VECULOS Art. 381. O funcionamento de oficinas de consertos de automveis e caminhes ser permitido quando possurem dependncias e rea suficiente para o recolhimento dos veculos. Captulo XI DO ARMAZENAMENTO, COMRCIO, TRANSPORTE E EMPREGO DE INFLAMVEIS E EXPLOSIVOS Seo I Disposies Preliminares Art. 382. No interesse pblico, a Prefeitura realizar o armazenamento, comrcio, transporte e emprego de inflamveis e explosivos. Art. 383. Consideram-se inflamveis: I algodo; II fsforo e materiais fosforados; III gasolina e demais derivados de petrleo; IV teres, lcoois, aguardente e leos em geral; V carburetos, alcatro e matrias betuminosas lquidas; VI qualquer outra substncias cujo ponto de inflamabilidade seja acima de 135oC (cento e trinta e cinco graus centgrados). Art. 384. Consideram-se explosivos: I II III IV V fogos de artifcios; nitroglicerina, seus compostos e derivados; plvora e algodo plvora; espoletas e estopins; fulminantes, cloratos, formiatos e congneres;

VI

cartuchos de guerra, caa e minas.

Art. 385. proibido: fabricar explosivos sem licena especial e em local no determinado pela Prefeitura, observadas ainda as exigncias da legislao federal vigente; II manter depsito de substncias inflamveis ou de explosivos sem atender as exigncias legais quanto construo e segurana; III depositar ou conservar nos logradouros pblicos, mesmo provisoriamente, inflamveis ou explosivos. I 1 Para funcionamento de fbrica de tintas e de qualquer outra que empregue inflamveis na produo, obrigatria a concesso de licena especial da Prefeitura, que fixe as qualidades permitidas, consideradas as necessidades da indstria, sua localizao e instalaes. 2 Aos varejistas permitido conservar, em cmodos apropriados, em armazns ou lojas, a quantidade fixada pela Prefeitura, na respectiva licena, de material inflamvel ou explosivo que no ultrapassar a venda provvel de 15 (quinze) dias, observadas as prescries da legislao federal em vigor. 3 Os fogueteiros e exploradores de pedreiras podero manter depsitos de explosivos correspondentes ao consumo de 30 (trinta) dias, desde que os depsitos estejam localizados a uma distncia mnima de 250,00 m (duzentos e cinqenta metros) da habitao mais prxima e 150,00 m (cento e cinqenta metros) dos logradouros pblicos. 4 Se as distncias a que se refere o pargrafo anterior forem superiores a 500,00 m (quinhentos metros), permitido o depsito de maior quantidade de explosivos. Seo II Do Armazenamento de Inflamveis e Explosivos Art. 386. Os depsitos de inflamveis e explosivos sero construdos em locais determinados pela Lei do Plano Diretor Fsico e com licena especial da Prefeitura. Pargrafo nico. Para a construo de depsitos de inflamveis e explosivos sero observadas as prescries de Lei de Edificaes e da Lei de Zoneamento. Art. 387. As instalaes de armazenamento de inflamveis devero: animais; ter rea ocupada pelas instalaes isolada de acesso de pessoas e

ter encanamentos de comunicao com tanques providos de vlvulas de reteno, a fim de evitar derramamento no caso de ruptura da canalizao; ter tubulao de passagem do produto submetido prova de presso, de acordo com a natureza desse produto; no ter instalaes eltricas com cabos areos prximos de tanques;

ter postes telefnicos e eltricos localizados de forma a no atingirem tanques e outras instalaes metlicas, no caso de ruptura ou de queda de cabos e fios; ter os parques de armazenamento, instalaes de gua e de extintores qumicos para combate a incndios, proporcionais capacidade dos depsitos e feitas de forma a poderem funcionar continuamente durante os primeiros vinte minutos, independentemente do emprego de bombas ou de renovao de cargas de ingredientes; ser os parques providos de caminhos que facilitem acesso de equipamentos portteis contra incndios; ser os parques dotados de eficiente sistema de alarme. 1 Os tanques que tiverem de armazenar petrleo bruto, leo combustvel ou asfalto lquido, devero ser devidamente protegidos por um dique apropriado, formando uma bacia de proteo com capacidade, no mnimo, igual ao volume do tanque ou soma dos volumes dos tanques circundados pelo referido dique. 2 Quando no se destinarem ao armazenamento de petrleo bruto, leo combustvel ou asfalto lquido, os tanques devero ser circundados por diques, muros de sustentao ou outro meio que impea a descarga do lquido armazenado sobre outras propriedades, no caso de ruptura de tanques ou tubulaes, ficando delimitada uma bacia de proteo igual dos tanques a serem protegidos pela mesma. 3 Os muros ou diques exigidos pelos pargrafos anteriores podero ser de terra ou de alvenaria, construdos de forma a oferecer proteo adequada. 4 Os tanques destinados ao armazenamento de leo lubrificante no necessitam de bacia de proteo. 5 A bacia de proteo dos tanques que se destinam ao armazenamento de petrleo bruto, leo combustvel ou asfalto lquido dever ser isolada da bacia relativa ao armazenamento dos demais derivados de petrleo. 6 No caso de um nico tanque, a bacia de proteo dever ter capacidade igual desse tanque. Art. 388. Quando for necessrio evitar flutuao de tanques de inflamveis, estes devero ficar adequadamente ancorados ou firmados com contrapesos. Art. 389. Para qualquer tipo de tanque de chapas de ao, impermevel aos gases, a distncia de costado no dever ser inferior metade da maior dimenso do tanque menor nem 1,00 m (um metro). 1 No caso de tanque de capacidade inferior a 68.000 l (sessenta e oito mil litros) , a distncia fixada no presente artigo no necessitar exceder a 1,00 m (um metro). 2 Para tanque com as caractersticas referidas no presente artigo e no

pargrafo anterior, a distncia mnima entre ele e os limites de propriedades vizinhas que tiverem de ser edificadas, depende do produto nele armazenado e dos tipos das edificaes. 3 No caso de armazenamento de produtos refinados de petrleo ou de outros lquidos inflamveis no tendentes a transbordar por efeito de ebulio turbilhonar, a distncia referida no pargrafo anterior dever ser, no mnimo, igual a uma e meia vez a maior dimenso do tanque, no necessitando ultrapassar de 50,00 m (cinqenta metros). 4 Se o armazenamento for de leo combustvel, asfalto lquido ou petrleo bruto, tendentes a transbordar por efeito de ebulio turbilhonar, a distncia referida no pargrafo 2o do presente artigo dever ser no mnimo igual a trs vezes a maior dimenso do tanque, no podendo ser inferior a 6,00 m (seis metros), nem precisando exceder de 100,00 (cem metros). Art. 390. Os tanques usados para armazenamento de lquidos inflamveis em geral, devero ter, sob qualquer forma, meios de avaliar excesso de presso interna resultantes do rescaldo provocado pelo fogo nas circunvizinhanas ou por outros tipos de sinistros. 1 A escolha de presso interna e do meio a ser utilizado para alvio das presses excessivas, ficar a cargo do projetista de tanque ou do proprietrio deste. 2 Uma capacidade de alvio de emergncia de 11.610 m3/hora (onze mil, seiscentos e dez metros cbicos por hora) para as presses internas excessivas o mximo necessrio para qualquer tanque, sem considerar as suas dimenses. Art. 391. Os depsitos de inflamveis gasosos devero ter suas resistncias testadas em prova de resistncia a presso, a ser realizada na presena de engenheiros da Prefeitura, especialmente designados. 1 Seja qual for o tipo de depsito de inflamveis gasosos, obrigatrio que estejam ligados eletricamente terra. 2 Todo depsito de inflamveis gasosos dever ser protegido, contra a ao de agentes atmosfricos, por meio de camadas de tinta apropriada para esse fim. 3 Os depsitos providos de sistema prprio e especial de proteo e extino de incndios, devero distar das divisas do terreno e uns dos outros, no mnimo uma vez e meia a sua maior dimenso, ainda que o imvel seja do mesmo proprietrio. 4 Em relao divisa confinante com o logradouro pblico, ser suficiente a distncia correspondente a uma vez a maior dimenso do depsito, desde que esta no seja inferior ao recuo mnimo determinado para as edificaes no referido logradouro, nem a 35,00 m (trinta e cinco metros). Art. 392. Nenhum outro material ser permitido no terreno dentro da distncia de 3,00 m (trs metros) de qualquer tanque de inflamveis que tenha sua

base diretamente apoiada sobre superfcie do terreno. Art. 393. Ser evitado material combustvel, no terreno a menos de 10,00 m (dez metros) de distncia de qualquer depsito de inflamveis ou explosivos. Art. 394. Nos depsitos de inflamveis e explosivos devero se pintadas de forma visvel as expresses INFLAMVEIS OU EXPLOSIVOS CONSERVE FOGO DISTNCIA. Pargrafo nico. Em locais visveis, devero ser colocadas tabuletas ou cartazes em que se afirme: PROIBIDO FUMAR. Art. 395. Em todo depsito, posto de abastecimento de veculos, armazm a granel ou qualquer outro imvel onde existir armazenamento de inflamveis ou explosivos, devero existir instalaes contra incndios e extintores portteis de incndios, em quantidade e disposio convenientes, e mantidos em perfeito estado de funcionamento. Art. 396. Nos depsitos de inflamveis ou explosivos, vedado o uso de qualquer tipo ou qualidade de aparelhos de aquecimento ou de iluminao que utilizem lquidos inflamveis considerados perigosos vida ou propriedade. Art. 397. Nenhum lquido inflamvel poder ser armazenado a distncia inferior a 5,00 m (cinco metros) de qualquer escada, elevador ou sada, a menos que esteja em recipiente selado ou espao reservado e com separao resistente ao fogo. Art. 398. Nos locais onde forem guardados, usados ou manuseados lquidos inflamveis, devero existir absorventes incombustveis, como areia e cinza, juntamente com baldes ou ps, alm de extintores qumicos ou outros aparelhos de extino em quantidade suficiente. Art. 399. Os barris e tambores contendo lquidos inflamveis e armazenados fora de edifcios no sero empilhados nem colocados em passagens ou abaixo de qualquer janela. Pargrafo nico. Nas reas de armazenamento referidas no presente artigo no sero permitidas luzes de chamas expostas. Art. 400. Os tambores ou barris para lquidos inflamveis devero ter bujes ou tampas recolocadas imediatamente aps serem os mesmos esvaziados. Art. 401. proibido fumar e acender ou manter fogos nos compartimentos ou partes de edifcios onde existirem lquidos inflamveis ou recipientes abertos ou em que estejam os mesmos sendo empregados. Art. 402. Os lquidos inflamveis no podero ser retirados nem manuseados na presena de chamas descobertas ou de fogo. Art. 403. Em qualquer estabelecimento comercial, vedado armazenar querosene em quantidade superior a 100 l (cem litros) e gasolina ou outros inflamveis sujeitos a exploso em qualquer quantidade, salvo em depsitos tecnicamente adequados, construdos de forma a evitar-se riscos de incndios.

Art. 404. O edifcio em que se tenha de armazenar mais de 2.000 l (dois litros) de lquidos inflamveis em recipientes no selados, tero, obrigatoriamente, suas janelas providas de vidros fixos, armados em caixilhos metlicos, que garantam a ventilao permanente. Art. 405. obrigatrio que sejam ventilados os compartimentos onde existam inflamveis em recipientes abertos ou onde sejam aquecidos ou sofram tratamento que produza vapores inflamveis. 1 Nos compartimentos onde a ventilao natural for insuficiente, dever haver ventilao forada com abertura de aspirao de rea mnima de 129 cm2 (cento e vinte e nove centmetros quadrados), feita na parede, ao nvel do cho, em oposio a qualquer porta ou entrada de ar, junto de cada receptculo que contenha lquidos inflamveis ou de cada aparelho de aquecimento de onde emanem vapores. 2 As aberturas a que se refere o pargrafo anterior devero ser protegidas com tela de arame galvanizado, obrigatoriamente conservada livre de qualquer obstruo. 3 De cada uma das aberturas de aspirao dever partir um condutor de seo transversal mnima de 129 cm2 (cento e vinte e nove centmetros quadrados) de material incombustvel embutido ou fortemente preso parede e instalado de forma que no fique sujeito a choque. 4 A rede de ventilao dever ser conectada a um ou mais exaustores prova de centelhas, funcionando continuamente, suficiente para renovao do ar do compartimento em cinco minutos. 5 As sadas da rede de ventilao devero ser localizadas de forma a no exporem os imveis circunvizinhos a perigos. Art. 406. Os botijes de gs liqefeito de petrleo podero ser postos venda apenas em estabelecimento comercial especializado, que disponha de depsito tecnicamente adequado, espaoso e bem ventilado, sempre provido de extintores de incndios. Seo III De Funcionamento de Armazns de Algodo Art. 407. No funcionamento de armazns de algodo, devero: I II no ser beneficiado algodo no seu recinto; ser conservados limpos, especialmente de sobras de algodo

enfardados;

III ser os fardos empilhados formando blocos, com volume mximo de 350,00 (trezentos e cinqenta metros cbicos) e altura mxima de 6,00 m (seis metros), separados entre si, no mnimo, por meio de corredores de 1,40 m (um metro e quarenta centmetros). sada. 1 Nos armazns de algodo, as portas devero abrir no sentido da

2 As aberturas de iluminao e ventilao devero ser dotadas de dispositivos de proteo contra a penetrao de fagulhas. 3 Os fios condutores de luz e fora devero ser embutidos ou adequadamente revestidos e as chaves protegidas por meio de caixas de metal ou cimento. 4 As instalaes eltricas devero ser protegidas por fusveis apropriados. 5 A iluminao artificial dever ser feita unicamente por meio de lmpadas eltricas. 6 Nos armazns de algodo, proibido fumar, acender e manter fogo aceso. 7 Cada recinto do armazm de algodo dever ser provido de extintores de incndios, mantidos em perfeito estado de funcionamento. 8 Cada recinto do armazm do algodo dispor, obrigatoriamente, de escada, baldes, fontes ou depsitos de gua, necessrios ao primeiro socorro, no caso de incndio. 9 A inobservncia das prescries do presente artigo sujeitam os infratores a multa. 10. Se houver reincidncia, ser cassada a licena de funcionamento de armazm de algodo em causa e apreendida a mercadoria que se encontrar no recinto. Seo IV Do Transporte de Inflamveis e Explosivos Art. 408. O transporte de inflamveis e explosivos ser feito observandose rigorosas precaues contra incndios e exploses. Pargrafo nico. Todo veculo que transportar inflamveis ou explosivos ter inscrita obrigatoriamente a palavra INFLAMVEIS ou EXPLOSIVOS em local adequado e de forma bem visvel. Art. 409. Os inflamveis e explosivos no podero ser transportados simultaneamente num mesmo veculo. Art. 410. Quando transportarem inflamveis ou explosivos os veculos no podero conduzir outras pessoas alm do motorista e, quando for o caso, dos ajudantes. Art. 411. No ser permitida carga ou descarga de explosivos em passeios e logradouros pblicos.

Seo V Da Instalao e Funcionamento de Postos de Servios e de Abastecimento de Veculos Art. 412 - A instalao de postos de servio e de abastecimento de veculos, bombas de gasolina e depsitos de outros inflamveis, fica sujeita a aprovao de projeto e a concesso de licena pela Prefeitura. 1 A Prefeitura negar a aprovao de projeto e a concesso de licena no caso da instalao do depsito ou da bomba prejudicar de algum modo a segurana pblica. 2 A Prefeitura estabelecer para cada caso, as exigncias que julgar necessrias, no interesse da segurana e da higiene pblica. Art. 413 - Do projeto dos equipamentos e instalaes de servio e de abastecimento de veculos, dever constar a planta de localizao dos referidos equipamentos e instalaes com notas explicativas referentes s condies de segurana e funcionamento. 1 Os depsitos de inflamveis devero ser metlicos e subterrneos, prova de propagao de fogo e sujeitos nos seus detalhes de funcionamento ao que prescreve a legislao federal especial sobre inflamveis. 2 As bombas distribuidoras de combustveis s podero ser instaladas: a) no interior de postos de servio e de abastecimento de veculos, dentro de terrenos de oficinas, fbricas, cooperativas, desde que

observadas as prescries da Lei do Plano de Ao Imediata e a Lei de Edificaes; b) fiquem afastadas, no mnimo, 15,00 m (quinze metros) das edificaes, 5,00 m (cinco metros) das divisas do lote, 10,00 m (dez metros) de alinhamento de logradouros pblicos e que possibilitem operar com o veculo no interior do terreno. 3 A instalao de bombas de combustveis ser feita a uma distncia nunca inferior a 100,00 m (cem metros) de escolas, hospitais, casas de sade, asilos, templos religiosos, praas de esportes, mercados, cemitrios, estaes ferrovirias ou rodovirias e estabelecimentos de divertimentos pblicos ou na mesma quadra onde se acharem localizadas estas edificaes. 4 As exigncias do pargrafo anterior so extensivas a qualquer edifcio pblico. 5 No permitida a instalao de bombas de combustveis em logradouro pblico. 6 As bombas existentes em logradouros pblicos devero ser retiradas no prazo mximo de 3 (trs) anos, a partir da data da publicao deste Cdigo. Art. 414. Para alimentao dos depsitos metlicos subterrneos de

postos de abastecimento e de servio de veculos, os inflamveis devero ser transportados em recipientes apropriados, hermeticamente fechados. 1 O abastecimento de depsitos referidos no presente artigo ser feito por meio de mangueira ou tubo, de modo que os inflamveis passem diretamente do interior dos caminhes tanques para o interior dos depsitos. 2 No ser permitido fazer a livre descarga de inflamveis de qualquer recipiente para os depsitos sem abastec-los por meio de funis. Art. 415. Em todo posto de abastecimento e de servio de veculos dever: I existir armrio individual para cada empregado; II apresentar-se o pessoal de servio adequadamente uniformizado; III haver avisos, em locais bem visveis, de que proibido fumar e acender ou manter fogos acesos dentro de suas reas. Art. 416. No funcionamento de posto de abastecimento e de servio de veculos, obrigatrio: I realizar-se o abastecimento de depsito de veculo por meio de bomba ou por gravidade, depois da elevao faltam em vaso fechado de uma certa quantidade de inflamvel do depsito subterrneo para um pequeno reservatrio elevado, devendo o lquido ser introduzido diretamente no interior do tanque atravs de mangueira com terminal metlico, dotado de vlvula ou de torneira no podendo qualquer parte do terminal ou da torneira ser constituda de ferro ou de ao; II utilizar-se dispositivos dotados de indicador que marque, pela simples leitura, a quantidade de inflamvel fornecida, devendo o referido indicador ficar em posio facilmente visvel, iluminado noite e mantido sempre em perfeitas condies de funcionamento e exatido; III no se fazer abastecimento de veculo ou de qualquer recipiente por meio do emprego de qualquer sistema que consista em despejar livremente os lquidos inflamveis sem o intermdio da mangueira dotada dos dispositivo referidos no item I do presente artigo e sem que o terminal da mangueira seja introduzido no interior do tanque ou recipiente, de forma a impedir o extravasamento do lquido; IV abastecer-se veculo de combustvel, gua e ar exclusivamente dentro do terreno do posto. Prefeitura. Pargrafo nico. O indicador de que trata o item II ser aferido pela Art. 417. Nos postos de abastecimento e de servio de veculos: interior; I no se abastecer veculos coletivos com passageiros no seu

II no se conservar qualquer quantidade de inflamveis em latas, tambores, garrafas e outros recipientes; III no se far reparos, pinturas e desamassamentos de veculos, exceto pequenos reparos em pneus e cmaras de ar.

Art. 418. Os postos de servio e de abastecimento de veculos devero apresentar, obrigatoriamente: I aspecto externo e interno, inclusive pintura, em condies satisfatrias de limpeza; II perfeito estado de funcionamento das instalaes de abastecimento de combustveis, de gua para os veculos e de suprimento de ar para pneumticos, estas com indicaes de presso; III perfeitas condies de funcionamento dos encanamentos de gua e de esgotos e das instalaes eltricas; IV caladas e ptios de manobras em perfeitas condies e inteiramente livres de detritos, tambores, veculos em condies de funcionamento e quaisquer objetos estranhos ao respectivo comrcio. Art. 419. A infrao de dispositivos da presente seo ser punida pela aplicao de multas e, a juzo da Prefeitura, pela interdio de posto ou de qualquer de seus servios. Captulo XII DA EXPLORAO DE PEDREIRAS, BARREIRAS OU SAIBREIRAS Art. 420. A explorao de pedreiras, barreiras ou saibreiras depende de prvia licena da Prefeitura. 1 Para concesso da licena ser feito requerimento ao rgo municipal competente, assinado pelo proprietrio do solo ou pelo explorador, constante de: a) b) c) pblica; d) e) prazo durante o qual se pretende realizar a explorao; declarao do processo de explorao e da qualidade de explosivo a nome e endereo do proprietrio de terreno; nome e endereo do explorador, se este no for o proprietrio; localizao exata do terreno, com indicao de sua entrada em via

ser empregado, quando for o caso. 2 A solicitao de licena dever ser instruda com os seguintes documentos: a) b) prova de propriedade do terreno; autorizao para explorao passado pelo proprietrio em cartrio, planta de situao, com indicaes do relevo do solo por meio de

se ele no for o explorador; c) curvas de nvel e dos limites exatos da rea a ser explorada, bem como da localizao das construes e instalaes, cursos de gua, ruas, estradas ou caminhos, numa faixa de 200,00 m (duzentos metros) em torno da rea a ser explorada;

d)

perfis do terreno em 3 (trs) vias.

3 Quando se tratar de explorao de pequeno porte, podero ser dispensados os documentos indicados nas alneas c e d do pargrafo anterior, a critrio da Prefeitura. 4 A licena para explorao de pedreiras, barreiras ou saibreiras ser concedida a ttulo precrio, podendo ser cassada a qualquer tempo. 5 Ao ser concedida a licena, a Prefeitura estabelecer as medidas de segurana necessrias e poder fazer as restries julgadas convenientes. 6 A concesso de licena para explorao de pedreiras, barreiras ou saibreiras depende: da assinatura do termo de responsabilidade por parte do interessado, pelo qual o explorador se responsabiliza por qualquer dano que da explorao venha resultar ao Municpio ou a terceiros e constaro tambm, as restries julgadas convenientes, as medidas especiais de segurana e acauteladoras do interesses de terceiros. 7 Para ser prorrogada a licena para continuao da explorao, dever ser feito requerimento instrudo com a documentao da licena anteriormente concedida. 8 Mesmo licenciada e explorada de acordo com as prescries deste Cdigo, a pedreira, barreira ou saibreira ou partes delas podero ser posteriormente interditadas, se for constatado que sua explorao acarreta perigo ou dano vida ou propriedade de terceiros. Art. 421. vedada a explorao de pedreira, barreira ou saibreira quando existir acima, abaixo ou ao lado qualquer construo que possa ser prejudicada em sua segurana ou estabilidade. se dar: Art. 422. O licenciamento para instalao de explorao de pedreiras, no nas reas urbana e de expanso urbana deste Municpio; a uma distncia inferior a 200,00 m (duzentos metros) de qualquer de animais, fonte ou manancial de gua; em qualquer local que possa oferecer perigo ao pblico.

I II habitao, abrigo III

Art. 423. O desmonte de pedreiras poder ser feito a frio ou a fogo. Art. 424. A explorao de pedreiras a fogo sujeitar: I empregar somente explosivos de qualidade ou natureza dos que tenham sido indicados no requerimento do interessado para licena da Prefeitura; II realizar exploses somente entre 8 e 10 horas e entre 14 e 16 horas, salvo licena da Prefeitura; III haver um intervalo mnimo de trinta minutos entre cada srie de exploses; IV tomar as mais rigorosas cautelas para impedir a projeo de

blocos de pedras ou estilhaos distncia ou sobre imveis de terceiros, podendo a Prefeitura determinar, em qualquer tempo, medidas que julgar necessrias segurana pblica; V dar, obrigatoriamente, avisos por meio de bandeiras e outros sinais, distintamente percebidos a 100,00 m (cem metros) de distncia, pelo menos cinco minutos antes de ser deitado fogo mina, estabelecendo-se sistema preventivo que impea a aproximao de veculos ou pedestres; VI dar toque convencional ou brado prolongado que indique sinal de fogo. Art. 425. Nas barreiras ou saibreiras, as escavaes devero ser feitas sempre de cima para baixo, por banquetas que no excedam de 3,00 m (trs metros) de altura e 3,00 m (trs metros) de largura. Art. 426. Na explorao de pedreiras, barreiras ou saibreiras devero: I captar-se, no recinto da explorao, as guas provenientes das enxurradas e dirigi-las para caixas de areia de capacidade suficiente, para depois poderem ser convenientemente encaminhadas para galerias acaso existentes nas proximidades; II tomar-se todas as providncias capazes de impedir que as terras carregadas pelas enxurradas se acumulem nas vias pblicas acaso existentes nas proximidades; III constituir-se, no recinto da explorao e uma distncia conveniente, um muro de pedra seca, para arrimo das terras carregadas pelas guas, a fim de impedir que danifiquem propriedades vizinhas ou obstruam galerias. 1 Se, em conseqncia da explorao de pedreiras ou barreiras forem feitas escavaes que determinem formaes de bacias, onde se possam acumular guas pluviais ou de outra origem, o interessado ser obrigado a executar as obras e os trabalhos necessrios para garantir o escoamento dessas guas a destino conveniente. 2 O aterro das bacias referidas no pargrafo anterior ser obrigatrio e dever ser executado pelo interessado proporo que o servio de explorao for progredindo. Art. 427. Em qualquer tempo, a Prefeitura poder terminar a execuo de obras no recinto da explorao de pedreiras, barreiras ou saibreiras, visando proteger imveis pblicos ou particulares vizinhos. Art. 428. O desmonte para preparar o terreno para receber edificao ou para empregar material dele resultante em edificaes a ser construda, depende de prvia licena da Prefeitura. 1A licena a que se refere o presente artigo ser requerida com indicao precisa do objetivo do desmonte e do local onde o mesmo ser feito. 2 Quando o material do desmonte tiver de ser negociado, o requerente da licena ficar sujeito ao pagamento dos tributos devidos. 3 No caso do desmonte para abertura de logradouro por particular, s

ser concedida a licena se a abertura do logradouro estiver com o projeto aprovado e a licena concedida pela Prefeitura. 4 Em qualquer caso, o interessado ficar obrigado a tomar as medidas que a Prefeitura determinar para acautelar a segurana do pblico e a limpeza de logradouros, bem como responsvel por danos que possam resultar do desmonte, seja para o Municpio ou para terceiros. Art. 429. Na explorao de pedreira, barreira ou sabreira, obrigatria a limpeza permanente da via pblica por parte do explorador na extenso em que venha a ser prejudicada em conseqncia dos servios de explorao ou do movimento de veculos de transporte do respectivo-material. Art. 430. No transporte de material de pedreiras, barreiras ou saibreiras, bem como de desmonte ou quaisquer outras exploraes de idntica natureza, s podero ser usados veculos perfeitamente vedados, a fim de impedir a queda de detritos sobre o leito de vias pblicas por onde transitarem. Captulo XIII DA EXTRAO E DOS DEPSITOS DE AREIA E DA EXPLORAO DE OLARIAS Art. 431. A extrao de areia e a localizao de depsito de areia e a explorao de olarias dependem de prvia licena da Prefeitura. 1 Em qualquer caso, para concesso dever ser feita requerimento ao rgo competente da Prefeitura, assinado pelo proprietrio de terreno ou pelo explorador, constante de: a) b) c) nome e residncia do proprietrio do terreno; nome e residncia do explorador, se este no for o proprietrio; descrio do processo de extrao.

2 O requerimento de licena dever ser instrudo com: a) b) prova de propriedade do terreno; autorizao para a explorao, passada em cartrio pelo

proprietrio, se este no for o explorador; c) planta da situao, com indicaes do relevo do solo por meio de curvas de nvel e dos limites exatos da rea a ser explorada, bem como da localizao das construes e instalaes, cursos de gua, estradas, caminhos ou logradouros pblicos numa faixa de 200,00 m (duzentos metros) em torno da rea a ser explorada; d) perfis de terreno.

3 A licena para extrao de areia e localizao de depsito de areia

ou para explorao de olarias ser sempre por prazo fixo e a ttulo precrio, podendo ser cassada a qualquer tempo. 4 Ao ser concedida a licena, a Prefeitura dever estabelecer as prescries necessrias e poder fazer as restries julgadas convenientes. 5 Para ser prorrogada a licena para continuao da extrao de areia e do depsito de areia ou de explorao de olarias, dever ser feito o correspondente requerimento, instrudo com a licena anteriormente concedida. Art. 432. Na instalao de olarias, as chamins devero ser construdas de forma a no incomodar os moradores vizinhos pela fumaa ou emanaes nocivas. 1 Quando as escavaes facilitarem a formao de depsitos de guas, o explorador ser obrigado a fazer as obras de escoamento ou de aterro das cavidades medida que for sendo retirado o barro. 2 Em qualquer tempo, a Prefeitura poder determinar a execuo de obras consideradas necessrias ao saneamento da rea explorada ou proteo de imveis pblicos ou particulares vizinhos. Art. 433. A extrao de areia nos cursos de gua existentes no territrio do Municpio, proibida nos seguintes casos: I II quando modificar o leito ou as margens dos mesmos; quando possibilitar a formao de lodaais ou causar a estagnao

das guas;

III quando oferecer perigo estabilidade de pontes, pontilhes, muralhas ou de qualquer obra construda sobre o leito ou nas margens dos rios. Art. 434. Nos locais de extrao e depsito de areia, a Prefeitura poder determinar, a qualquer tempo, a execuo de obras consideradas necessrias ao saneamento da rea ou proteo de imveis vizinhos. Captulo XIV DA SEGURANA DO TRABALHO Art. 435. A segurana operacional do trabalho ser observada pelo respeito s normas e regras estabelecidas na consolidao das Leis do Trabalho e na Lei de Edificaes do Municpio. Art. 436. obrigatrio que os estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de servios estejam sempre equipados com material mdico necessrio prestao de socorros de urgncia. Art. 437. No estabelecimento de trabalho que tenha locais onde possam ocorrer acidentes obrigatria a instalao, dentro e fora destes locais, de sinalizao de advertncia contra perigos. Art. 438. Os estabelecimentos industriais, comerciais, prestadoras de servio e similares so obrigados a apresentarem Prefeitura, laudo de vistoria

tcnica sobre a segurana no funcionamento de suas instalaes radiolgicas, assinado por profissional legalmente habilitado, bem como submeter a inspeo da Prefeitura essas instalaes. Art. 439. Nas demolies de edificaes devero ser tomadas as seguintes providncias: a) proteger adequadamente as linhas de abastecimento de energia remover previamente os vidros; fechar ou proteger as aberturas dos pisos; fechar todas as aberturas existentes no piso inferior antes de iniciar adotar meios adequados para a remoo dos materiais dentro da assegurar que as paredes e outros elementos do edifcio no

eltrica, gua, esgoto e telefone, acaso existentes; b) c) d)

a demolio do piso superior; e) demolio e para fora da mesma; f) apresentem risco de desabamento no fim de cada dia de trabalho. Art. 440. Na execuo de desmontes, escavaes e fundaes, devero ser adotadas todas as medidas de proteo, a exemplo de escoramentos, muros de arrimo, vias de acesso, redes de abastecimento, remoo de objetos que possam criar risco de acidentes e amontoamento dos materiais desmontados ou escavados. 1 Os andaimes devero oferecer plena garantia de segurana, resistncia e estabilidade, tecnicamente comprovada, sendo proibido carreg-los com peso excessivo. 2 Nos andaimes mecnicos suspensos, os guinchos e dispositivos de suspenso devero ser diariamente inspecionados pelo responsvel da obra. 3 As escadas e rampas provisrias para circulao dos trabalhadores e materiais devero ser de construo slida e rodaps de 0,20 m (vinte centmetros) e guarda lateral de 1,00 m (um metro) de altura. 4 O transporte vertical dos materiais usados na construo dever ser feito por intermdio de meios tecnicamente adequados. 5 obrigatria, ainda, as seguintes medidas de segurana: a) b) de veculos; c) d) orientao com bandeiras, para entrada e sada de veculos; no utilizar para depsito de materiais os andaimes e plataformas adoo de meios adequados de combate a incndios; colocao de sinais indicadores de perigo junto s entradas e sadas

de proteo; e) retirar dos andaimes os materiais empregados e as ferramentas fechar ou proteger as aberturas nos pisos, a fim de evitar a queda fechar ou proteger os vos das portas de acesso caixa de utilizadas ao fim da jornada de trabalho; f) de pessoas ou objetos; g) ou de pessoas; h) remover parceladamente as frmas de estrutura de concreto, a fim manter limpas, na medida do possvel, as reas de trabalho e as de evita a queda brusca de grandes painis; i) vias de acesso. Ttulo V DA FISCALIZAO DA PREFEITURA Captulo I Disposies Preliminares Art. 441. de responsabilidade da fiscalizao de urbanismo e de posturas municipais cumprir e fazer cumprir as disposies deste Cdigo. Art. 442. fiscalizao da Prefeitura, o proprietrio de estabelecimento comercial, industrial ou prestador de servios dever conservar o alvar de localizao e funcionamento em lugar prprio e facilmente visvel, exibindo-se autoridade municipal sempre que esta o solicitar. Art. 443. Em qualquer lugar ou momento, o vendedor ambulante obrigado a exibir fiscalizao de urbanismo de posturas municipais o instrumento de licena para o exerccio do comrcio ambulante e a carteira profissional. Pargrafo nico. A exigncia do presente artigo extensiva licena de estacionamento de vendedor ambulante ou eventual em lugar pblico. Art. 444. Quem embaraar a autoridade municipal incumbida da fiscalizao de gneros alimentcios ser punido com multa, sem prejuzo do procedimento criminal cabvel. 1 Os gneros alimentcios manifestamente deteriorados devero ser sumariamente apreendidos e inutilizados na mesma ocasio, sempre que possvel, sem prejuzo de multa e outras sanes. 2 Quando a inutilizao no puder ser efetuada no momento da apreenso, a mercadoria dever ser transportada para depsito da Prefeitura, destinado a esse fim. elevadores, at a colocao definitiva de portas, a fim de impedir a queda de objetos

3 Os gneros alimentcios suspeitos de alterao, adulterao, fraude e falsificao ou de que contenham substncias nocivas sade e que no correspondam s prescries deste Cdigo, devero ser interditados para exame brometolgico. Art. 445. O proprietrio de instalaes eltricas ou mecnicas sujeitas a inspeo da Prefeitura, fica obrigado a prestar fiscalizao da Prefeitura a assistncia e cooperao necessrias ao desempenho de suas funes. Pargrafo nico. Quando se tratar de instalaes eltricas e mecnicas sujeitas a licena para sua instalao e funcionamento, esta dever ser exibida fiscalizao municipal, quando for solicitada. Captulo II DA INTIMAO Art. 446. A intimao ter lugar sempre que for necessrio fazer cumprir qualquer disposio deste Cdigo. 1 Da intimao constaro dispositivos deste Cdigo cumprir e os prazos dentro dos quais os mesmos devero ser cumpridos. 2 Em geral, os prazos para cumprimento de dispositivo deste Cdigo no devero ser superiores a 8 (oito) dias. 3 Decorrido o prazo fixado e no caso de no cumprimento da intimao, ser aplicada a penalidade cabvel e expedida por edital, nova intimao. 4 Mediante requerimento ao Prefeito e ouvido o rgo competente da Prefeitura, poder ser dilatado o prazo fixado para cumprimento da intimao, no podendo a prorrogao exceder de perodo igual ao anteriormente fixado. 5 Quando for feita interposio de recursos administrativos ou judicirio, contra intimao, o mesmo dever ser levado ao conhecimento do rgo competente da Prefeitura, para os efeitos jurdicos da interposio. 6 No caso de despacho favorvel aos recursos administrativos referidos no pargrafo anterior, cessar o expediente da intimao. 7 No caso de despacho denegatrio aos recursos administrativos referidos no pargrafo 5o do presente artigo, ser providenciado novo expediente de intimao, contando-se a continuao do prazo a partir da data da publicao do referido despacho. CAPTULO III Das Vistorias Art. 447. As vistorias administrativas de obras e estabelecimentos, alm de outras que se fizerem necessrias para o cumprimento de dispositivos deste Cdigo, sero providenciadas pela Prefeitura e realizadas por intermdio de comisso tcnica especial designada pelo Prefeito para esse fim.

Art. 448. As vistorias administrativas tero lugar quando: I terras ou rochas existentes em uma propriedade ameaarem desabar sobre logradouro pblico ou sobre imveis confinantes; II se verificar obstruo ou desvio de cursos de gua, perenes ou no; III deixar de ser cumprida, dentro do prazo fixado, a intimao para regularizao e fixao de terras; IV um aparelhamento de qualquer espcie perturbar o sossego e repouso da vizinhana ou se tornar incmodo, nocivo ou perigoso sob qualquer aspecto; V para incio de atividade de estabelecimento comercial, industrial ou prestador de servios com instalao fixa ou provisria; VI a Prefeitura julgar conveniente, a fim de assegurar o cumprimento de disposies deste Cdigo ou de resguardar o interesse pblico. 1 A vistoria dever ser realizada na presena do proprietrio da obra ou estabelecimento, ou de seu representante lega, e far-se- em dia e hora previamente marcada, salvo nos casos de risco iminente. 2 Se o local a ser vistoriado for encontrado fechado, no dia e hora marcados para a vistoria, far-se- sua interdio. 3 No caso de existir suspeita de iminente desmoronamento ou runa, a comisso tcnica especial proceder imediata vistoria, mesmo que seja necessrio realizar o arrombamento do imvel, ouvida previamente o Procurado Jurdico da Prefeitura. 4 Nas vistorias, referidas no presente artigo, devero ser observados: a) em tela; b) c) d) e) condies de segurana, de conservao ou de higiene; se existe licena para realizar as obras; se as obras so legalizveis, quando for o caso; providncias a serem tomadas, em vista dos dispositivos deste natureza e caractersticas da obra, do estabelecimento ou do caso

Cdigo, bem como de prazos em que devem ser cumpridas. Art. 449. Em toda e qualquer edificao que possui elevadores ou montacargas, escadas rolantes, geradores de vapor, instalaes de ar condicionado e incineradores de lixo, ser feita, obrigatoriamente, a necessria inspeo antes de concedido o ''habita-se'' ou a permisso de funcionamento, a fim de ser verificado se a instalao encontra-se em perfeito estado de funcionamento. Art. 450. Nenhum estabelecimento comercial, industrial, prestador de servios, com instalao fixa ou provisria, poder iniciar suas atividades sem que tenha sido previamente obtido o certificado de inspeo.

1 A inspeo ser feita aps o pedido de licena Prefeitura, para funcionamento do estabelecimento. 2 A inspeo ser precedida e instruda em regime de urgncia, no podendo ultrapassar o prazo de 8 (oito) dias. 3 A inspeo atingir tudo aquilo que for julgado oportuno e especificamente verificar: a) se o estabelecimento enquadra-se nas prescries da Lei de se as instalaes sanitrias e as condies de higiene, segurana e se no haver possibilidades de poluio do ar e da gua; se a sade e o sossego da vizinhana no sero atingidos com as

Edificaes do Plano de Ao Imediata; b) conforto so adequadas e correspondentes natureza do estabelecimento; c) d)

novas instalaes ou aparelhamentos. Art. 451. Em toda vistoria, sero comparadas as condies e caractersticas reais de estabelecimento e das instalaes em geral com as informaes prestadas pelo seu proprietrio ao requerer Prefeitura licena de funcionamento. Pargrafo nico. Quando necessrio, a Prefeitura poder solicitar a colaborao do rgo tcnico de outros Municpio, Estado e da Unio ou das suas respectivas autarquias. Art. 452. De toda vistoria, obrigatrio que as concluses de comisso tcnica especial da Prefeitura sejam consubstanciadas em laudo. 1 Lavrado o laudo de vistoria, a Prefeitura dever fazer, com urgncia, a necessria intimao, na forma prevista por este Cdigo, para que o interessado dele tome imediato conhecimento. 2 No sendo cumpridas as determinaes do laudo de vistoria no prazo fixado, ser renovada, imediatamente e por edital, a intimao. 3 Decorrido o prazo fixado na intimao e no tendo sido cumpridos as providncias estabelecidas no laudo de vistoria, dever ser executada a interdio do edifcio ou do estabelecimento, a demolio ou o desmonte, parcial ou total, ou qualquer outra medida de proteo, segurana e higiene que se fizer necessria, ouvida previamente o Procurador Jurdico da Prefeitura. 4 Nos casos de ameaa segurana pblica, pela iminncia de desmoronamentos de qualquer natureza, que exijam imediatas medidas de proteo e segurana, o rgo competente da Prefeitura, ouvida previamente o Procurador Jurdico determinar a sua execuo, em conformidade com as concluses do laudo de vistoria.

5 Quando os servios decorrentes de laudo de vistoria forem executados ou custeados pela Prefeitura, as despesas sero pagas pelo proprietrio do imvel ou da obra, acrescidas de 20% (vinte por cento). Art. 453. Dentro do prazo fixado na intimao, resultante do laudo de vistoria, o interessado poder apresentar recurso ao Prefeito, por meio de requerimento. 1 O requerimento referido no presente artigo ter carter de urgncia, devendo ser concluso a despacho final do Prefeito antes de decorrido o prazo marcado para o cumprimento das exigncias estabelecidas no laudo de vistoria. 2 O despacho do Prefeito se fundamentar nas concluses do laudo de vistoria e na contestao da comisso tcnica da Prefeitura s razes formuladas no requerimento. 3 O recurso no suspende a execuo das medidas urgentes a serem tomadas, de acordo com os dispositivos deste Cdigo, nos casos de ameaas de desabamentos, com perigos para a segurana pblica. Ttulo VI DAS INFRAES E DAS PENALIDADES Captulo I DISPOSIES PRELIMINARES penalidades. Art. 454. As infraes aos dispositivos deste Cdigo ficam sujeitas a

Art. 455. Quando no for cumprida intimao relativa a exigncias relacionadas com a estabilidade do estabelecimento comercial, industrial ou prestador de servios, proteo sade e vida dos trabalhadores, segurana pblica, sossego e repouso da vizinhana, a Prefeitura poder providenciar corte da linha de fornecimento de energia eltrica, mediante requisio empresa concessionrio do servio de eletricidade. Pargrafo nico. A empresa a que se refere o presente artigo, mediante solicitao fundamentada no rgo competente da Prefeitura, tem a obrigao de recusar ligao ou de suspender o fornecimento de energia eltrica ao estabelecimento que infringir as prescries do presente artigo. Art. 456. Em relao a gneros alimentcios adulterados, fraudados ou falsificados, consideram-se infratores: I o fabricante, nos casos em que o produto alimentcio saia da respectiva fbrica adulterado, fraudado ou falsificado; II o dono do estabelecimento em que forem encontrado produtos adulterados, fraudados ou falsificados; III o vendedor de gneros alimentcios, embora de propriedade alheia, salvo, nesta ltima hiptese, prova de ignorncia da qualidade ou do estado da mercadoria;

IV a pessoa que transportar ou guardar, em armazm ou depsito, mercadorias de outrem ou praticar qualquer ato de intermedirio entre o produtor e o vendedor, quando oculte a procedncia ou o destino da mercadoria; V o dono da mercadoria mesmo no exposto venda. Art. 457. Verificada a infrao a qualquer dispositivo deste Cdigo, ser lavrado imediatamente, pelo servidor pblico municipal competente, o respectivo auto, modelo oficial, obrigatoriamente, os seguintes elementos: I dia, ms, ano, hora e lugar em que foi lavrado; II nome do infrator, profisso, idade, estado civil, residncia, estabelecimento ou escritrio; III descrio sucinta do fato determinante da infrao e de pormenores que possam servir de atenuante ou de agravante; IV dispositivo infringido; V assinatura de quem o lavrou; VI assinatura do infrator, sendo que, no caso de recusa, haver averbamento no auto pela autoridade que o lavrou. 1 A assinatura do auto de infrao de testemunhas e o servidor pblico municipal que o lavrou assume inteira responsabilidade pela mesma, sendo possvel de penalidade, por falta grave, em caso de erros ou excessos. 2 O infrator ter o prazo de 5 (cinco) dias, a partir da data da lavratura do auto de infrao, para apresentar defesa, atravs de requerimento dirigido ao Prefeito. Art. 458. da competncia do Prefeito a confirmao dos autos de infrao e o arbitramento de penalidades, ouvido previamente a chefia do rgo autuante o Procurador Jurdico. Pargrafo nico. Julgadas procedentes, as penalidades incorporadas ao histrico do profissional, da firma e do proprietrio infratores. sero

Art. 459. A aplicao de penalidades referidas neste Cdigo no isenta o infrator das demais penalidades que lhes forem aplicveis pelos mesmos motivos e previstas pela legislao federal ou estadual nem da obrigao de reparar os danos resultantes da infrao, na forma do art. 159 do Cdigo Civil. Captulo II DA ADVERTNCIA, DA SUSPENSO E DA CASSAO DE LICENA DE FUNCIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL, INDUSTRIAL OU PRESTADOR DE SERVIOS Art. 460. Os proprietrios de Estabelecimentos Comerciais, Industriais ou Prestadores de Servios que infringirem dispositivos deste Cdigo, podero sofrer penalidade de advertncia. Art. 461. No caso de infrao a dispositivos deste Cdigo o proprietrio de estabelecimento comercial, industrial ou prestador de servios poder ter a licena de funcionamento suspensa por prazo determinado, conforme arbitramento do

Prefeito. Art. 462. A licena de localizao ou funcionamento de estabelecimento comercial. Industrial ou prestador de servios poder ser cassada quando sua atividade se tornar prejudicial sade, higiene, segurana e ao sossego pblico aps o no atendimento das intimaes expedidas pela Prefeitura. 1 Tero a licena de funcionamento cassada pelo prazo de 03 (trs) anos, os estabelecimentos industriais, comerciais, prestadores de servios e as casas e locais de divertimentos pblicos que forem utilizados para a prtica de quaisquer das aes delituosas previstas nos arts. 12 e 13 da Lei no 6.368, de 21 de outubro de 1976, aps sentena transitada em julgado e mediante regular processo administrativo. (Redao dada pela L.C. 59, de 24.10.1995) 2 As casas e locais de divertimento pblico em cujas dependncias, no perodo de 12 (doze) meses, se registrar mais de uma ocorrncia do delito previsto no artigo 16 da Lei no 6.368, de 21 de outubro de 1976, tero sua licena de funcionamento suspensa pelo prazo de um (01) a trs (03) meses, aps regular processo administrativo. No caso de reincidncia, a qualquer tempo, a licena ser cassada pelo prazo de 03 (trs) meses a 01 (um) ano. (Redao dada pela L.C. 59, de 24.10.1995) 3 No caso de estabelecimento licenciado antes da data da publicao deste Cdigo e cuja atividade seja considerada nociva sade, higiene, segurana e ao sossego pblico, a Prefeitura poder propor a sua interdio judicial. 4 Independentemente de aprovao do Poder Judicirio do Ministrio Pblico, das autoridades policiais civis e militares e dos cidados em geral, o Executivo Municipal implantar sistema de coleta mensal de informaes junto Poder Judicirio e aos rgos de segurana pblica sediados no Municpio de Porto Velho, para fins de instruo das medidas administrativas previstas nesta Lei. Captulo III DAS MULTAS Art. 463. Julgada Improcedente a defesa apresentada pelo infrator ou no sendo a mesma apresentada no prazo fixado ser imposta multa correspondente a infrao, sendo o infrator notificado a pag-la no prazo de cinco dias, nas agencias bancarias conveniadas com o Fisco Municipal, por meio de guia de recolhimento expedida pela Secretaria Municipal de Fazenda. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) Pargrafo nico. As Multas sero impostas em Unidade Padro Fiscal (UPF), aos contribuintes que infringirem qualquer dispositivo deste cdigo. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) Art. 464. Na infrao de qualquer dispositivo deste Cdigo, relativa a higiene pblica, ser imposta multa correspondente aos seguintes valores em Unidade Padro Fiscal (UPF): (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) I - 10 (dez) UPFs, nos casos de higiene dos logradouros pblicos;

(Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) II 5 (cinco) UPFs, nos casos de higiene das habitaes em geral; (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) III - 50 (cinqenta) UPFs, quando se tratar de higiene da alimentao ou de estabelecimento em geral e de outros problema de higiene ou saneamento no especificado nos itens anteriores. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) IV 10 (dez) UPFs, para terrenos de at 900m, 25 (vinte e cinco) UPFs, para terrenos de 901m a 3300m, 40 (quarenta) UPFs para terrenos de 3301m a 6000m, 100 (cem) UPFs, para terrenos a partir de 6001m, quando seu proprietrio no atenderem as especificaes deste Cdigo quanto obrigatoriedade da limpeza de terrenos. (Includo pela L.C. 393, de 19.07.2010) Art. 465. Na infrao de qualquer dispositivo deste Cdigo relativas ao bem estar publico podero ser impostas multas correspondentes ao seguintes valores em Unidade Padro Fiscal (UPF): (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) I 5 (cinco) UPFs, nos casos relacionados com a moralidade e o sossego publico; (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) II 50 (cinqenta) UPFs, nos casos que dizem respeito a divertimentos pblicos em geral, a defesa paisagstica e esttica da cidade, a preservao da esttica dos edifcios e a utilizao dos logradouros. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) III 5 (cinco) UPFs, nos casos concernentes a muros e cerca, muralhas de sustentao e fecho divisrios. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) IV 50 (cinqenta) UPFs, nos casos relacionados com armazenamento comercio, transporte e emprego de inflamveis e explosivos; (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) V 50 (cinqenta) UPFs, quando no forem cumpridas as prescries relativas a segurana de trabalho e a preveno contra incndios; (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) VI 5 (cinco) UPFs, nos casos de registro, licenciamento, vacinao, proibioe captura de animais nas reas urbanas e de expanso urbana; (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) VII 10 (dez) UPFs, quando se tratar de queimadas e cortes de arvores. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) VIII 10 (dez) UPFs, para terrenos de at 900m, 25 (vinte e cinco) UPFs, para terrenos 901m a 3300m, 40 (quarenta) UPFs, para terreno de 3301m a 6000m, 100 (cem) UPFs, para terrenos a partir de 6001m, quando seu proprietrio no atenderem as especificaes deste Cdigo quanto a obrigatoriedade da construo de muros, cerca ou fechos divisrios. (Includo pela L.C. 393, de 19.07.2010) IX 10 (dez) UPFs, para terrenos de at 900m, 25 (vinte e cinco) UPFs, para terrenos 901m a 3300m, 40 (quarenta) UPFs, para terreno de 3301m a 6000m, 100 (cem) UPFs, para terrenos a partir de 6001m, quando seu proprietrio

no atenderem as especificaes deste Cdigo quanto a obrigatoriedade da construo de calada. (Includo pela L.C. 393, de 19.07.2010) Art. 466. Na infrao de qualquer dispositivo deste Cdigo relativo localizao e ao funcionamento de estabelecimento comercial, industrial ou prestador de servios, poder ser impostas multas correspondentes aos seguintes valores em Unidade Padro Fiscal (UPF): (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) I 10 (dez) UPFs, nos casos relacionados com o exerccio do comrcio ambulante; (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) I 10 (dez) UPFs, quando no forem obedecidas as prescries relativas localizao ou ao licenciamento e ao horrio de abertura e fechamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadoras de servios; (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) I 20 (vinte) UPFs, pelo no cumprimento das prescries deste Cdigo relativas explorao de pedreiras, barreiras ou saibreiras. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) Art. 467. Multas variveis de 10 (dez) UPFs sero aplicadas a todo aquele que infringir as prescries deste Cdigo relativas a pesos e medidas. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) Art. 468. Por infrao a qualquer dispositivo no especificado nos artigos 388 e 391 deste Cdigo, podero ser aplicadas multas ao infrator de at 50 (cinqenta) UPFs. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) Art. 469. Quando as multas forem impostas de forma regular e atravs de meios hbeis e quando o infrator se recusar a pag-las prazos legais, sero inscritas na Dvida Ativa, decorrendo o prazo de cobrana administrativa, ser imediatamente procedida cobrana judicial. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) ativa. Art. 470. As multas no pagas nos prazos legais sero inscritas em dvida

Art. 471. Enquanto estiver em debito o contribuinte, no poder receber quaisquer quantias ou crditos que tiver com a Prefeitura, participar de concorrncia, coleta ou tomada de preos, celebrar contratos ou termos de qualquer natureza nem transacionar a qualquer ttulo com a Administrao Direta e Indireta do Municpio de Porto Velho. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) Art. 472. Nas reincidncias, as multas sero aplicadas em dobro. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) Pargrafo nico. verifica-se a reincidncia quando o sujeito passivo comete nova infrao, depois de passado em julgado a deciso que administrativamente, o tenha condenado em infrao anterior. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) Art. 473. Os dbitos decorrentes de multas no pagas nos prazos legais, tero os seus valores monetrios atualizados com base nos coeficientes de correo monetria fixados periodicamente em resolues do rgo federal competente.

Pargrafo nico. Nos clculos de atualizao dos valores monetrio dos dbitos decorrentes de multas a que se refere o presente artigo, sero aplicados os coeficientes de correo monetria que estiverem em vigor na data de liquidao das importncias devidas. Art. 474. Aplicada a multa, no fica o infrator desobrigado do cumprimento ao qual foi notificado. (Redao dada L.C. 319, de 29.12.2008) Captulo IV DO EMBARGO Art. 475. O embargo poder ser aplicado nos seguintes casos e quando: I o estabelecimento comercial, industrial ou prestador de servios estiver em funcionamento, sem a necessria licena; II o funcionamento de estabelecimento comercial, industrial ou prestador de servios estiver sendo prejudicial sade, higiene, segurana e sossego pblico; III estiverem em funcionamento estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de servios que dependem de vistoria prvia e de licena de funcionamento; IV o funcionamento de aparelhos e dispositivos de diverses nos estabelecimentos de divertimentos pblicos perturbarem o sossego pblico ou forem perigosos sade e segurana pblica ou dos empregados; V no for atendida intimao da Prefeitura referente ao cumprimento de dispositivos deste Cdigo. Art. 476. As edificaes em runas ou desocupadas que estiverem ameaadas em sua segurana, estabilidade e resistncia devero ser interditadas ao uso, at que tenham sido executadas as providncias adequadas, atendendo-se as prescries da Lei de Edificaes. Art.477. No caso de gnero alimentcio suspeito de alterao, adulterao, fraude ou falsificao, dever ser o mesmo interditado para exame bromatolgico. 1 Da interdio dever ser lavrado termo pela autorizao municipal competente, especificando a natureza, quantidade, procedncia e nome do dono ou detentor, dia e hora de interdio, bem como a declarao da responsabilidade do dono ou detentor por qualquer falta que venha a ser verificada na partida ou lote do produto interditado. 2 A autoridade municipal competente dever fixar, no termo, o prazo de interdio, o qual no poder ultrapassar de 30 (trinta) dias, contados da data da interdio. 3 No ato da interdio do produto suspeito devero ser colhidas do mesmo trs amostras, que sero destinadas: a) b) a exame bromatolgico; ao dono ou detentor da mercadoria, entregue mediante recibo;

c)

a exame de laboratrio competente.

4 As vasilhas para invlucros das amostras devero ser fechadas, assinaladas e autenticadas de forma a denunciar violao e evitar confuso das amostras ou dvidas sobre a sua procedncia. 5 As amostras de que tratam as alneas b e c do 3o, do presente artigo, serviro para eventual percia de contra prova ou contraditria, admitida a requerimento do interessado, dentro de 10 (dez) dias ou de 48 (quarenta e oito) horas, no caso de produto de fcil perecibilidade, contendo-se o prazo da data e hora da respectiva notificao. 6 A notificao a que se refere o pargrafo anterior dever ser feita dentro do prazo de 10 (dez) dias, a contar da data da anlise bromatlogica. 7 Se dentro do prazo fixado para a interdio do produto no houver qualquer deciso da autoridade competente, o dono ou detentor do respectivo produto ficar isento de qualquer penalidade e com o direito de dispor do mesmo para o que lhe aprouver. 8 Se antes de findo o prazo para a interdio do produto o dono ou detentor substituir ou subtrair no todo ou em parte a partida ou lote interditado, ou retir-lo do estabelecimento, ficar sujeito a multa, acrescida de valor do que foi substitudo ou subtrado, bem como obrigado a entreg-lo ou indicar onde se acha, a fim de ser apreendido ou inutilizado, conforme o seu estado, correndo as despesas de remoo por conta do infrator. 9 Quando o exame bromatlogico indicar que o produto prprio para consumo, a interdio do mesmo ser imediatamente levantada. 10. Se o exame bromatolgico indicar deteriorao, adulterao ou falsificao do produto, este dever ser inutilizado, promovendo-se a ao criminal que couber no caso, mediante inqurito policial. 11. O dono ou detentor do produto condenado dever ser intimado a comparecer ao ato da inutilizao, realizado no prazo mximo de 48 (quarenta e oito) horas. 12. Quando o dono ou detentor do produto condenado se ocultar ou se ausentar, a inutilizao ser feita sua revelia. 13. Da inutilizao do produto condenado, dever ser lavrado termo, observadas as formalidade legais. Art. 478. Alm da notificao de embargo pelo rgo competente da Prefeitura, dever ser feita a publicao de edital. 1 Para assegurar o embargo, a Prefeitura poder, se for o caso, requisitar fora policial, observados os requisitos legais. 2 O embargo s ser levantado aps o cumprimento das exigncias que o motivaram e mediante requerimento do interessado ao Prefeito, acompanhado

dos respectivos comprovantes do pagamento das multas e tributos devidos. 3 Se a coisa embargada no for legalizvel, s poder verificar-se o levantamento do embargo aps a demolio, desmonte ou retirada do que estiver em desacordo com dispositivos deste Cdigo. Captulo V DA DEMOLIO DE OBRAS Art. 479. A demolio, parcial ou total, de obras poder ser aplicada nos seguintes casos e quando: I as obras forem julgadas em risco, na sua segurana, estabilidade ou resistncia, por laudo de vistoria, e o proprietrio ou profissional ou firma responsvel se negar a adotar as medidas de segurana ou a fazer as reparaes necessrias, previstas pelo pargrafo 3o do artigo 305 do Cdigo de Processo Civil; II for indicada, no laudo de vistoria, a necessidade de imediata demolio, parcial ou total, de obra diante da ameaa de iminente desmoronamento; III no caso de obras passveis de serem legalizveis, o proprietrio ou profissional ou firma responsvel no realizar no prazo fixado, as modificaes necessrias nem preencher as exigncias legais determinadas no laudo de vistoria; IV no caso de obras ilegalizveis, o proprietrio ou profissional ou firma responsvel no executar, no prazo fixado as medidas determinadas no laudo de vistoria. 1 Nos casos a que se referem os itens III e IV do presente artigo devero ser observadas as prescries dos 1o e 2o do art. 305 do Cdigo de Processo Civil. 2 Salvo nos casos de comprovada urgncia, o prazo a ser dado ao proprietrio ou profissional ou firma responsvel para iniciar a demolio ser de 7 (sete) dias, no mximo. 3 Se o proprietrio ou profissional ou firma responsvel se recusar a executar a demolio, o Procurador Jurdico da Prefeitura, por determinao expressa do Prefeito, dever providenciar, com mxima urgncia a ao cominatria prevista na alnea a do item IX, do art. 302 do Cdigo de Processo Civil. 4 As demolies referidas nos itens do presente artigo podero ser executadas pela Prefeitura, por determinao expressa do Prefeito, ouvida previamente o Procurado Jurdico, o Departamento de Obras e o Departamento de Planejamento. 5 Quando a demolio for executada pela Prefeitura o proprietrio, profissional ou firma responsvel ficar obrigado a pagar os custos dos servios, acrescidos de 20% (vinte por cento). Captulo VI DAS COISAS APREENDIDAS Art. 480. Nos casos de apreenso, as coisas apreendidas sero recolhidas

no depsito da Prefeitura. 1 Toda apreenso dever constar de termo lavrado pela autoridade municipal competente, com a especificao precisa da coisa apreendida. 2 No caso de animal apreendido devero ser registrados dia, local e hora da apreenso, raa, sexo, plo, cor e outros sinais caractersticos identificadores. 3 Se se tratar de co registrado, dever ser mencionado, inclusive o nmero de sua chapa de matrcula, fornecida pela Prefeitura. 4 A devoluo das coisas apreendidas s se far depois de pagas as multas devidas e as despesas da Prefeitura com a apreenso, o transporte e o depsito e, quando for o caso, a manuteno das mesmas. Art. 481. No caso de no serem reclamadas e retiradas dentro de 5 (cinco) dias, as coisas apreendidas sero vendidas em leilo pblico pela Prefeitura. 1 O leilo pblico ser realizado em dia e hora designados por edital, publicado na imprensa com antecedncia mnima de 8 (oito) dias. 2 A importncia apurada ser aplicada na indenizao das multas devidas, das despesas de apreenso, transporte, depsito e manuteno, estas quando for o caso, alm das despesas do edital. 3 O saldo restante ser entregue requerimento devidamente instrudo e processado. ao proprietrio mediante

4 Se o saldo no for solicitado no prazo de 15 (quinze) dias a partir da data da realizao do leilo pblico, ser o mesmo recolhido aos cofres municipais como receita eventual. Art. 482. Quando se tratar de material ou mercadoria perecvel, o prazo para a reclamao e retirada do depsito da Prefeitura ser de 48 (quarenta e oito) horas. Pargrafo nico. Aps o vencimento do prazo a que se refere o presente artigo, o material ou mercadoria perecvel ser vendido em leilo pblico ou distribudo a casas de caridade, a critrio do Prefeito. Art. 483. Das mercadorias apreendidas de vendedor ambulante sem licena da Prefeitura haver destinao apropriada a cada caso para as seguintes: I doces e quaisquer guloseimas, que devero ser inutilizados de pronto, no ato da apreenso; II carnes, pescados, frutas, verduras e outros artigos de fcil deteriorao, que devero ser distribudos a casa de caridade, se no puderem ser guardados; III bilhetes de loteria, que sero inutilizados aps o prazo de restituio, salvo se no tiverem corrido, caso em que permanecero no depsito da Prefeitura, a fim de ser o respectivo prmio, se o houver, distribudo a casas de caridade que o Prefeito indicar.

Captulo VII DOS NO DIRETAMENTE PUNVEIS E DA RESPONSABILIDADE DA PENA Cdigo: Art. 484. No sero diretamente passveis de penas definidas neste os incapazes na forma da lei; os que forem coagidos a cometer a infrao.

I II

Art. 485. Sempre que a infrao for praticada por qualquer dos agentes a que se refere o artigo anterior, a pena recair: I II III sobre os pais, tutores ou pessoas sob cuja guarda estiver o menor; sobre o curador ou pessoa sob cuja guarda estiver a pessoa; sobre aquele que der causa contraveno forada. Ttulo VI DAS DISPOSIES FINAIS Art. 486. Para efeito deste Cdigo, salrio-mnimo o vigente no Municpio de Porto Velho data em que a multa for aplicada. Art. 487. Os prazos previstos neste Cdigo contar-se-o por dias corridos. Pargrafo nico. No ser computado no prazo o dia inicial e prorrogarse- para o primeiro dia til o vencimento de prazo que incidir em sbado, domingo e feriado. Art. 488. Para construir muros de sustentao ou de proteo de terras, bem como executar obras de canalizao de cursos de gua ou de revestimento a sustentao de margens de cursos de gua, barragens e audes, obrigatrio existir projeto aprovado e a respectiva licena fornecida pela Prefeitura. Art. 489. A prospeco ou explorao de recursos naturais se far tendo em vista as determinaes da legislao federal especialmente os Cdigos de guas e de Minas. Pargrafo nico. No caso de qualquer forma de vegetao natural, devero ser respeitadas as prescries do Cdigo Florestal Nacional. Art. 490. Em matria de obras e de instalaes, as atividades dos profissionais e firmas esto tambm sujeitas s limitaes e obrigaes impostas pelo CREA. Art. 491. No interesse do bem-estar pblico, compete a todo e qualquer muncipe colaborar na fiscalizao do fiel cumprimento dos dispositivos deste Cdigo. Art. 492. O proprietrio ou responsvel de cada estabelecimento comercial, industrial ou prestadores de servios, bem como de edifcio de utilizao

coletiva, fica obrigado a afixar em locais adequados e bem visveis cpias fiis dos dispositivos deste Cdigo que lhes correspondam. Art. 493. A comisso tcnica especial da Prefeitura, referida neste Cdigo, dever ser composta de engenheiros e arquitetos, alm de funcionrios devidamente habilitados com as seguintes atribuies: I realizar as vistorias administrativas que se fizerem necessrias para a localizao e o funcionamento e estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de servios; II realizar sindicncia nos casos de aplicao das penalidades de suspenso a que se refere este Cdigo; III estudar e dar parecer sobre casos omissos e sobre aqueles que, apesar de no se enquadrarem estritamente nos dispositivos deste Cdigo, possam vir a ser considerados em face de condies especiais apresentados; IV outros casos especiais que se tornarem necessrios diante das prescries deste Cdigo. Art. 494. Os dispositivos deste Cdigo aplicam-se no sentido estrito, excludas as analogias e interpretaes extensivas. Art. 495. O Poder Executivo expedir os decretos, portarias, circulares, ordens de servio e outros atos administrativos que se fizerem necessrios fiel observncia das disposies deste Cdigo.

Art. 496. Revogam-se as disposies em contrrio. Art. 497. Este Cdigo entra em vigor na data de sua publicao. Porto Velho (RO), 27 de dezembro de 1972. JACOB FREITAS ATALLAH Prefeito Municipal CLUDIO BATISTA FEITOSA Diretor do Departamento de Administrao JOS MARIA AGUIAR Diretor do Departamento de Finanas DEUSDEDITH SALES DA PAZ Diretor dos Servios Urbanos EDSON FARINAS GRANGEIRO Diretor do Departamento de Obras WALTER PAULA DE SALES Diretor do Departamento de Planejamento TEREZINHA LEITE DE OLIVEIRA Diretora do Servio de Educao e Cultura

You might also like