You are on page 1of 64

1 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ECONOMIA DOCENTE: Maria Cristina Drumond e Castro EMENTA Economia: origem, conceitos fundamentais, problemas

e temas relevantes. Evoluo do pensamento econmico. O conceito de economia e o funcionamento do mercado. Relaes entre economia e direito. O estudo da atividade econmica nacional. Desenvolvimento e crescimento econmico. Economia internacional. CONTEDO PROGRAMTICO Introduo ao estudo da Economia A evoluo do pensamento econmico O conceito de economia e o funcionamento do mercado Origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes da economia Principais contribuies de autores sobre o tema A lei da escassez e as necessidades humanas. Oferta x Procura Preos e equilbrio de mercado Fatores de produo Produo e custos de produo Economia e Direito Fundamentos jurdicos do mercado. (Para alunos do curso de Estruturas de mercado (concorrncia Direito) perfeita, oligoplio, monoplio, cartel) Sistema brasileiro de defesa da concorrncia A relao entre fornecedores e consumidores e o Cdigo de Defesa do Consumidor Produo e recursos naturais: a legislao de proteo ao meio ambiente. A atividade econmica Conceitos bsicos: nacional Macroeconomia PIB, Renda, investimento. A distribuio da Renda nacional Objetivos e instrumentos de poltica econmica Poltica fiscal Poltica monetria Poltica cambial O setor pblico na economia O desenvolvimento e o Discusses sobre PIB e indicadores de crescimento econmico desenvolvimento econmico Economia Internacional Comrcio internacional O balano de pagamentos O papel das instituies multilaterais: FMI, Banco Mundial, OMC. A globalizao como fenmeno

2 multidimensional Temas relacionados Economia

Atualidades sobre Economia

atualidade

da

3 BIBLIOGRAFIA BSICA CASTRO, A; LESSA, C. Introduo Economia. Rio de Janeiro: Forense Universitria. ROSSETTI, Jos Paschoal. Introduo Economia. 20. ed. So Paulo: Atlas. VASCONCELLOS, M. A.; GARCIA, M. Fundamentos de Economia. 2. Ed. So Paulo: Saraiva. COMPLEMENTAR CARDOSO, E. A. Economia Brasileira ao Alcance de Todos. So Paulo: Brasiliense. HUBERMAN, Leo. Histria da Riqueza do Homem. 21. Ed. So Paulo: LTC. NUSDEO, F. Curso de Economia: Introduo ao Direito Econmico. 4. Ed. So Paulo: RT. SINGER, Paul. Aprender Economia. 23. ed. So Paulo: Contexto. TROSTER, R. L. Introduo Economia. So Paulo: Makron.

ESTE MATERIAL DISCIPLINAS

DIDTICO

SER

UTILIZADO

NAS

AULAS

DAS

ECONOMIA & NEGCIOS - CURSO DE ADMINISTRAO ECONOMIA - CURSO DE DIREITO

ELABORAO: PROF. MARCUS VINCIUS DRUMOND E CASTRO COSTA E PROFA. MARIA CRISTINA

1.

INTRODUO AO ESTUDO DA ECONOMIA

Origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes da economia. Conceito de Economia: * Dicionrio Cincia que estuda as leis que regulam a produo de bens; ou conjunto de atividades de uma coletividade humana relativos produo, distribuio e consumo de bens. * Dicionrio de Economia Paulo Sandroni Cincia que estuda a atividade produtiva. Focaliza estritamente os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos materiais escassos para a produo de bens. Estuda as variaes e combinaes na alocao dos fatores de produo (terra, capital, trabalho e tecnologia) na distribuio da renda, na oferta e na procura. * Introduo Economia Paulo Viceconti Economia a cincia social que estuda a produo, a circulao, e o consumo dos bens e servios que so utilizados para satisfazer as necessidades humanas. No uma cincia exata cujas leis ou proposies sejam passveis de verificao ou de experimentao em laboratrio. Por essa razo, embora os economistas estejam de acordo entre si sobre muitos fatos relativos cincia, tambm discordam sobre muitos outros. * Introduo Economia - Mankiw A palavra ECONOMIA deriva do grego aquele que administra o lar. A princpio esta origem pode parecer estranha, mas, na verdade, lares e economias tm muito em comum. * Introduo Anlise Econmica - Paul Samuelson Economia uma cincia social que estuda a administrao dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos. * A Cincia Econmica a cincia que estuda como os indivduos decidem empregar recursos produtivos escassos na produo de bens e servios a fim de satisfazer s inmeras necessidades humanas ilimitadas.

5 ECONOMIA O ESTUDO DA FORMA PELA QUAL A SOCIEDADE ADMINISTRA SEUS RECURSOS ESCASSOS PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES ILIMITADAS. O problema econmico aparece ao usarmos os recursos para a satisfao das necessidades do homem. Esses recursos so chamados fatores de produo (terra, capital e trabalho) e so utilizados para a produo de coisas que realizem as necessidades do homem. A Economia no Cotidiano: Vamos conhecer agora, atravs de quatro pequenas histrias do dia-a-dia, como a economia est presente em nosso ambiente e s vezes no sabemos ou no a conhecemos. Fernando, quando se formou no incio da dcada de 70, recebeu a oferta de quatro diferentes oportunidades de emprego. Naquela poca, a riqueza gerada no Brasil crescia a uma taxa mdia de 8%a.a., ou seja, praticamente no havia desemprego. Hoje, seu filho Igor, que recentemente se formou na faculdade, enfrenta srias dificuldades para conseguir trabalho, pois a taxa de desemprego uma das mais altas da histria do pas. Fernando se pergunta: Por que a taxa de desemprego varia de um perodo para outro? Maria, aps terminar seu MBA, teve um aumento salarial e concluiu que est recebendo 50% a mais do que um colega que tem apenas a graduao na mesma rea e 30% a mais do que outro colega que tambm concluiu o MBA com ela, mas trabalha numa regio menos desenvolvida. Maria, ento, questiona: Por que um profissional com MBA ganha mais do que aquele que apenas graduado? Por que os trabalhadores de uma regio mais desenvolvida ganham mais do que os de uma regio menos desenvolvida? Gilberto comprou uma geladeira e um aparelho de TV em 1993, ano em que se casou. No incio de 2003, ele constatou que os preos desses eletrodomsticos caram 30% ao longo desse perodo. Gilberto se pergunta? Por que os preos caem ou sobem de um ano para outro? Luciana, ao ler um jornal especializado em economia e finanas, observou um grfico mostrando a evoluo das taxas de juros dos ttulos pblicos (Selic) e dos ttulos privados (CDBs), e constatou que, apesar de ainda muito elevadas, estas taxas j foram o dobro, alguns anos atrs. Ela fez a seguinte pergunta?

Por que os juros variam de um ano para outro? As quatro pequenas histrias mencionadas anteriormente tratam de algo em comum: a economia. O nosso dia-a-dia, independente de sermos consumidores, trabalhadores, produtores ou cidados, nos conduz a questes econmicas, seja no mbito nacional, regional, local ou dentro de nossos domiclios, sobre a formao de preos, o mercado de trabalho, o papel do governo e assim por diante. O grande economista Alfred Marshall foi muito feliz quando afirmou que> A economia o estudo do homem nos negcios dirios de sua vida. Estudar economia no til apenas para entender melhor o mundo que nos cerca, mas principalmente para tomar melhores decises, pois, como veremos a seguir, a economia o estudo das escolhas feitas pelas pessoas diante de situaes de escassez.

2. 2.1

O conceito de economia e o funcionamento do mercado. Recursos Limitados versus Necessidades Ilimitadas

A escassez o problema econmico central de qualquer sociedade. No houvesse escassez no haveria necessidade de se estudar Economia. A escassez ocorre porque as necessidades humanas a serem satisfeitas atravs do consumo dos mais diversos tipos de bens, como alimentao, vesturio e moradia, e servios, como de sade, de educao e transporte so ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (matrias primas, terra, mo de obra mquinas e equipamentos) disponveis e que so alocados na produo so insuficientes para se produzir o volume de bens e servios necessrios para satisfazer as necessidades de todas as pessoas. Portanto, a escassez atinge qualquer tipo de sociedade, rica ou pobre em diferentes intensidades. Em razo da escassez so necessrias escolhas, visto que no possvel produzir tudo aquilo que as pessoas desejam. Ento devem ser elaborados mecanismos que auxiliem as sociedades a decidir quais bens sero produzidos e quais necessidades sero atendidas. Neste sentido a escassez a preocupao bsica da Cincia Econmica. 2.2 Os Fatores de Produo: Capital, Recursos Naturais, Fora de Trabalho, Tecnologia, Capacidade Empresarial Os recursos econmicos, que constituem a base de qualquer economia, so os meios utilizados pela sociedade para a produo de bens e servios que iro satisfazer s necessidades humanas. Caractersticas dos recursos econmicos. * Escassos Representados por uma situao na qual os recursos podem ser utilizados na produo de diferentes bens e servios, de tal modo que devemos sacrificar um bem ou servio por outro (limitados) * Versteis So aqueles que podem ser aproveitados em diversos usos. Ex.: A farinha de trigo pode ser utilizada na produo de po ou ento na fabricao de macarro * Combinados Podem ser combinados em propores variveis na produo de bens e servios. Ex.: Insumos importados quando substitudos por insumos nacionais em razo do aumento do preo decorrente de desvalorizao cambial. (aumento do preo da moeda estrangeira frente a moeda nacional) Os recursos econmicos so escassos, versteis e podem ser combinados em propores variadas.

8 Quanto classificao os recursos podem ser agrupados em: Terra so os recursos naturais e as riquezas naturais de que uma nao dispe. De posse dos recursos naturais e dos bens de capital, preciso ento utiliz-los de forma a obter um produto ou servio que ir atender s necessidades dos indivduos. Recursos naturais so os bens econmicos utilizados na produo e que so obtidos diretamente da natureza, como os solos (urbanos e agrcolas), os minerais, as guas, (dos rios, dos lagos, dos mares, dos oceanos e do subsolo), a fauna, a flora, o sol e o vento (como fontes de energia) entre outros. So recursos presentes na natureza e denominados como TERRA pelos economistas. Trabalho a utilizao da fora de trabalho para produzir algum bem ou servios. Os recursos humanos incluem atividade humana (esforo fsico e/ou mental) utilizada na produo de bens e servios, como: os servios tcnicos de um advogado, do mdico, do economista, do engenheiro, ou a mo-de-obra do eletricista, do encanador, etc. So recursos dados em funo do conhecimento e das habilidades que as pessoas obtm por meio da educao e da experincia em atividades produtivas, denominados pelos economistas como TRABALHO. Capital compreende todo bem destinado produo de outro bem. Capital ou bens de capital abrange todos os bens materiais produzidos pelo homem e que so utilizados na produo. O fator capital inclui o conjunto de riquezas acumuladas por uma sociedade, e com essas riquezas que um pas desenvolve suas atividades de produo. Cabe ressaltar que, para haver capital, fundamental a participao do ser humano, ou seja, que no existe capital sem trabalho. Alm disso, normal associarmos os bens de capital com dinheiro, ativos financeiros (aes, ttulos, etc.), porm tais instrumentos so considerados como capital financeiro e no constituem riqueza, e sim direitos a ela. No haver aumento de riqueza na sociedade se esses direitos de papel aumentarem sem que ocorra aumento correspondente de edifcios, equipamentos, estoques etc. Entre os principais grupos de riquezas acumuladas por uma sociedade esto os seguintes: * Infra-estrutura (transportes, telecomunicaes, energia) * Infra-estrutura social (sistemas de gua e saneamento, educao, cultura, segurana, sade, lazer e esportes) * Construes e edificaes de modo geral, sejam pblicas ou privadas. Ex. Galpo industrial, edifcios comerciais, etc. * Equipamentos de transporte (caminhes, locomotivas, vages, embarcaes, aeronaves). nibus, utilitrios,

9 Capacidade empresarial compreende, numa sntese, a aglutinao de todos os demais fatores de produo. A capacidade empresarial compreende uma viso muito clara das oportunidades de investimento, das possibilidades de financiamento da produo, da obteno e utilizao adequada dos fatores de produo e, principalmente, da organizao e coordenao eficiente das operaes. Os desejos humanos so ilimitados (insaciveis) enquanto os recursos de produo so limitados, criando-se, assim, a escassez. Allguns economistas consideram a capacidade empresarial como sendo tambm um fator de produo. Isto porque o empresrio exerce funes fundamentais para o processo produtivo. ele quem organiza a produo reunindo e combinado os demais recursos produtivos, assumindo, assim, todos os riscos inerentes elaborao de bens e servios. ele que colhe os ganhos (lucro) ou as perdas do fracasso (prejuzo). Em algumas firmas o empresrio pode ter uma dupla funo e ser tambm o gerente; em outras, tal fato no ocorre. De qualquer maneira, a funo empresarial necessria na economia. Tecnologia compreende o estudo das tcnicas. Todo e qualquer trabalho desenvolvido requer uma determinada maneira para a sua execuo, e a tcnica a maneira correta de executar uma tarefa. A remunerao dos proprietrios dos recursos representa o preo pago pela utilizao dos fatores de produo. Esta remunerao depende do tipo de recurso. Assim: RECURSO Terra Trabalho Capital financeiro Bens de Capital Capacidade Empresarial REMUNERAO aluguel salrio juros lucro royalties

2.3

Curvas de Possibilidades de Produo

Curva de Possibilidade de Produo (Curva de Transformao): devido escassez de recursos, a produo mxima possvel de um pas ser aquela representada pela utilizao plena de todos os recursos de produo. Assim considerando, temos vrias possibilidades de combinao de produo, pois podemos abdicar de um bem ou servio para aumentarmos a produo de outro bem ou servio. Bancos 8 10 Bancos Cadeiras 15 12 Bancos

10

A Cadeiras Cadeiras Normalmente a transferncia de fatores de produo de um bem (A) para a produo de outro bem (B) torna-se cada vez menos apta (Terras menos produtivas, trabalhadores menos preparados para a nova produo) e, por isto, os custos de oportunidade so cada vez mais crescentes, o que explica o formato da Curva de possibilidade de produo. Progresso Econmico Involuo Econmica

Deslocamentos da Curva de Possibilidade de Produo: Para a direita significa que o pas est crescendo Tecnologia, aumento demogrfico, incorporao de fronteiras agrcolas, qualificao da mo de obra, maior eficincia produtiva das empresas, descobertas minerais. 2.4 Necessidades Humanas Coletivas: Sade, Educao, Segurana etc. Individuais: Absolutas (dormir, comer, respirar, procriar Relativas ou sociais (hbitos, normas, costumes, valores etc.)

etc.)

11

12

Necessidades de Auto-realizao Necessidades de Estima Necessidades Sociais


Necess idades Secun drias Necess idades Primri as

Necessidades de segurana Necessidades fisiolgicas

Primrias: 1. Fisiolgicas: necessidades de alimentao, sono e repouso, de abrigo, desejo sexual, etc. Esse grupo de necessidades est relacionado com a sobrevivncia do indivduo e com a preservao da espcie. 2. de Segurana: Necessidades de segurana, estabilidade, busca de proteo contra a ameaa ou privao, e a fuga ao perigo. Secundrias: 3. Sociais: necessidade de associao, de participao, de aceitao por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. 4. de Estima: Relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se v e se avalia. Envolvem a auto-apreciao, a autoconfiana, a necessidade de aprovao social e de respeito, de status, prestgio e considerao. 5. de Auto-realizao: so as necessidades humanas mais elevadas e que esto no topo da hierarquia. So as necessidades de cada pessoa realizar o seu prprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente (ser constantemente mais do que - vir a ser tudo o que pode ser).

Observaes: Apenas quando um nvel est atendido que o nvel imediatamente mais elevado surge no comportamento. Contudo, quando uma necessidade de nvel mais baixo deixa de ser satisfeita, ela volta a predominar no comportamento, enquanto gerar tenso no organismo. Nem todas as pessoas conseguem chegar ao topo da pirmide de necessidades. Qualquer possibilidade de frustrao de certas necessidades passa a ser considerada ameaa psicolgica. Essa ameaa que produz as reaes gerais de emergncia no comportamento humano. Vrias pesquisa no chegaram a provar cientificamente a teoria de Maslow e algumas delas at a invalidaram. Contudo, a teoria de Maslow bem estruturada suficientemente para poder oferecer um esquema orientador e til para o comportamento do administrador.

Trabal ho criati vo e desa fiant e Diversi dade e auto nomi a Partici pa o nas decis es Resp ons abil ida de por res ult ado s Orgu lho e rec on hec ime nto Prom o es Amiza de dos cole gas Intera o com clien tes Geren te ami gv el Condi es segu ras de trab alho Remu nera o e ben efci os Estabi lida de no emp rego Interv alos de desc anso Confo rto fsic o Horri o de trab alho razo vel

13

2.5

Bens

Tudo aquilo que tem utilidade com ou sem valor econmico. O ar, por exemplo, um bem livre, mas o minrio de ferro um bem econmico, porque escasso e depende do trabalho humano para ser obtido. Os bens econmicos de dividem em cinco grupos principais. So eles: * Bens de Capital ou de Produo : mquinas equipamentos; * Bens de Consumo: brinquedos, um par de sapatos aqueles que podem ser comprados pelas pessoas depois de um processo de produo ou industrializao; * Bens de Consumo Durvel: mquina de lavar roupas, um imvel que s so trocados aps perodos longos de uso; * Bens de Consumo Semi-Durvel: carro, roupas os que precisam ser trocados periodicamente; * Bens de Consumo No Durvel: alimentos.

2.6 As Questes Centrais: o qu, como e para quem produzir Em virtude da escassez, surge a necessidade da escolha: * O que e quanto produzir? Dada escassez de recursos de produo, a sociedade ter de escolher, dentro do leque de possibilidades de produo, quais produtos sero produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. * Como produzir? A sociedade ter de escolher, ainda, quais recursos de produo sero utilizados para a produo de bens e servios, dado o nvel tecnolgico existente. A concorrncia entre os diferentes produtores acaba decidindo como vo ser produzidos os bens e servios. Os produtores escolhero, dentre os mtodos mais eficientes, aquele que tiver menor custo de produo possvel. * Para quem produzir? A sociedade ter tambm de decidir como seus membros participaro da distribuio dos resultados de sua produo. A distribuio da renda depender no s da oferta e da demanda nos mercados de servios

14 produtivos, ou seja, da determinao dos salrios, das rendas da terra, dos juros e dos benefcios do capital, mas, tambm, da repartio inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herana. Em economias de mercado, esses problemas so resolvidos predominantemente pelo mecanismo de preos, atuando por meio da oferta e da demanda. Nas economias centralizadas, essas questes so decididas por um rgo central de planejamento, a partir de um levantamento dos recursos de produo disponveis e das necessidades do pas. Ou seja, a maioria dos preos dos bens e servios, salrios e quotas de produo e de recursos so calculados nos computadores desse rgo e no pela oferta e demanda no mercado.

Custo de Oportunidade A transferncia dos fatores de produo de um bem A (alimentos) para produzir um bem B (mquinas) implica um custo oportunidade.

Custo de Oportunidade que igual ao sacrifcio de se deixar de produzir parte do bem A para se produzir mais do bem B.

O Custo de oportunidade tambm chamado de custo alternativo por representar o custo da produo alternativa sacrificada ou custo implcito. de se esperar que os custos oportunidades sejam crescentes, j que quando aumentamos a produo de um bem, os fatores de produo transferidos dos outros produtos tornam-se cada vez menos aptos para a nova finalidade, ou seja, a transferncia vai ficando cada vez mais difcil e onerosa e o grau de sacrifcio vai aumentando. Esse fato justifica o formato cncavo da curva de possibilidade de produo: acrscimos iguais na produo dos alimentos implicam decrscimos cada vez maiores na produo de mquinas. 2.7 O Sistema Econmico:

Em toda comunidade organizada, mesclam-se, em maior ou menor medida, os mercados e a atividade dos governos. O grau de concorrncia dos mercados variado, indo do monoplio, em que apenas uma empresa opera, economia de livre mercado, que apresenta uma verdadeira concorrncia, com vrias empresas operando. O mesmo ocorre quanto interveno pblica, que engloba desde uma interveno mnima em impostos, crdito, contratos e subsdios at o controle dos salrios e os preos dos sistemas de economia centralizada que imperam nos pases comunistas. Entretanto, em ambos os sistemas ocorrem divergncias: no primeiro, existem somente monoplios estatais, sobretudo nas linhas areas

15 e na malha ferroviria; no segundo, somente concesses empresa privada. As principais diferenas entre a organizao econmica centralizada e a capitalista reside em quem o proprietrio das fbricas, fazendas e outras empresas, assim como os diferentes pontos de vista sobre a distribuio da renda ou a forma de estabelecer os preos. Em quase todos os pases capitalistas, uma parte importante do produto nacional bruto (PNB) produzida pelas empresas privadas, pelos agricultores e pelas instituies no governamentais, como universidades e hospitais particulares, cooperativas e fundaes. Os problemas mais importantes enfrentados pelo capitalismo so o desemprego, a inflao e as injustas desigualdades econmicas. Os problemas mais graves das economias centralizadas so o subemprego, o macio emprego informal, o racionamento, a burocracia e a escassez de bens de consumo. Em uma situao intermediria entre a economia centralizada e a economia de livre mercado, encontram-se os pases social-democratas ou liberalsocialistas. A atividade econmica recai, em sua maior parte, sobre o setor privado, mas o setor pblico regula essa atividade, intervindo para proteger os trabalhadores e redistribuir a renda. a chamada economia mista.

2.8

Formas de organizao:

So duas as formas de organizao econmicas:

ECONOMIA DE MERCADO Descentralizada Empresas e famlias preocupam-se em resolver, isoladamente seus prprios negcios, sem se preocupar com a satisfao dos demais membros do mercado. Concorrncia de mercado e mecanismo de preos, onde o consumidor tentar maximizar sua satisfao e o produtor tentar maximizar seu lucro. Atitudes, mesmo que isoladamente de cada um tende a beneficiar toda a sociedade, mesmo que indiretamente. Mo invisvel. Indivduos, atravs da demanda e empresas, atravs da oferta, procuram um equilbrio. Capital, propriedade privada, diviso do trabalho. Maior eficincia e organizao da produo.

ECONOMIA ESTATAL Centralizada

16

Faz-se a observao, pelo rgo Planejador Central, das necessidades das famlias a serem atendidas. Levantam-se os recursos disponveis para a produo. Selecionam-se as necessidades para ordenar a produo. rgo planejador central fixa o que vai ser produzido e as metas a serem cumpridas pelas empresas. Mercado controlado pelo Governo, obedecendo s metas fixadas pelo Poder Central. Preos determinados pelo Poder central para controlar oferta e demanda. Meios de produo so de propriedade coletiva. Residncias so de propriedade pblica. Tende maior justia social na distribuio da renda.

17 2.9 Questes centrais da economia - Classificao das Atividades de Produo

Microeconomia:

o ramo da economia que estuda o comportamento da firma e da famlia, objetivando compreender como os consumidores, dadas a sua renda e preferncia, atuam conjuntamente com as empresas atravs do mercado para determinar preos e quantidades.

Macroeconomia: o ramo da economia que estuda o comportamento do sistema econmico como um todo. Tm como objeto de estudo as relaes entre os grandes agregados estatsticos: a renda nacional, o nvel de emprego e dos preos, o consumo, a poupana e os investimentos totais. Isto se fundamenta na idia de que possvel explicar a operao da economia como um todo, sem necessidade de compreender o comportamento de cada indivduo ou empresa que dela participam. O funcionamento do sistema econmico pode ser caracterizado, de forma simplista por dois mercados: um de fatores de produo (capital, terra, trabalho, principalmente) e outro de bens e servios. 2.10 Inter-relaes da Economia com as demais Cincias

Tendo a Economia seu objeto de estudo bem definido, o mercado, ele interage com as demais cincias, afinal todas estudam uma mesma realidade e, portanto, existem muitos pontos em comum.

* Economia e Poltica: So reas muito interligadas, enquanto que a poltica o poder de governar, esse poder exercido determinando atividade econmica ( Democracia ou Autoritarismo ). Muitas vezes, a economia determina alteraes na poltica. Ex: A agricultura na dcada de 30 dominava o cenrio poltico do pas, atravs da poltica do caf com leite.

* Economia e Histria: A histria contribui muito para a economia, pois atravs do seu estudo podemos observar a evoluo de questes do passado, compar-las com questes do presente para tentar prever o futuro. Do mesmo modo alteraes na economia mudam a histria.

18 Ex: Revoluo Industrial, quebra da Bolsa de Nova York, a crise do petrleo etc.

* Economia e Geografia: A Geografia relaciona-se economia, pois, muitas vezes, problemas geogrficos e regionais interferem na economia de um pas. Ex: Desigualdades sociais no Polgono das Secas exigem polticas econmicas diferentes das aplicadas na regio Sudeste.

* Economia, Matemtica e Estatstica: A relao existente em economia, matemtica e estatstica que, atravs das duas ltimas, podemos tentar explicar variaes da primeira. A Econometria o ramo da Cincia Econmica que trata de quantificar, isto , de representar numericamente as relaes econmicas, o que se realiza atravs da utilizao da Teoria Econmica, da Matemtica e da Estatstica. EX: O consumo nacional est diretamente relacionado com a renda nacional C= f(RN), onde o consumo uma relao da renda nacional, aumentos na renda nacional geram aumentos no consumo dos indivduos e essa variao pode ser demonstrada atravs de grficos estatsticos.

* Economia e Sociologia: As polticas econmicas atingem diretamente os indivduos que so objeto da Sociologia EX: As polticas salariais ou gastos sociais so exemplos que direta ou indiretamente, influenciam esses indivduos.

19 3. MICROECONOMIA E MERCADOS

Todos os dias, voc ouve ou l algo que trata do mercado.Basta abrir os jornais, assistir televiso ou visitar as ruas de sua cidade. Portanto, no nada to distante do seu dia a dia, pelo contrrio, algo que faz parte do seu cotidiano, de sua vida. Alguns economistas dividem as unidades econmicas em dois grandes grupos, de acordo com sua funo: o de compradores e o de vendedores. Os compradores abrangem os consumidores, aqueles que adquirem bens e servios, e as empresas que adquirem mo de obra, capital e matriasprimas que utilizam para produzir bens e servios. J no que se refere os vendedores, podemos listar as empresas que vendem bens e servios, alm dos trabalhadores que vendem seus servios e os proprietrios de recursos que arrendam terras e comercializam recursos minerais. Mercado onde as famlias e as empresas realizam suas trocas de bens e servios e fatores de produo. Antigamente, esses mercados tinham limitaes geogrficas, o que no existe mais hoje quando temos a globalizao da economia. Um fato que acontece no Japo, hoje, em poucas horas afeta o mundo inteiro.

Ex: Queda nas bolsas de valores, guerras, problemas polticos etc.

Mas qual relao destes termos com o termo mercado?

A relao direta, uma vez que o mercado consiste num grupo de compradores (lado da procura) e um de vendedores (lado da oferta) de bens, servios ou recursos, que estabelecem contato e realizam transaes entre si. Ou seja, a interao de compradores e vendedores d origem aos mercados. O lado dos compradores constitudo tanto de consumidores, que so compradores de bens e servios, quanto de empresas, que so compradoras de recursos (trabalho, terra, capital e capacidade empresarial) utilizados na produo de bens e servios; enquanto o lado dos vendedores constitudo pelas empresas, que vendem bens e servios aos consumidores, e pelos proprietrios de recursos (trabalho, terra, capital e capacidade empresarial), que os vendem (ou arrendam) para as empresas em troca de remunerao (salrios, aluguis e lucros).

Voc j ouviu falar das agncias reguladoras no Brasil?

Essas agncias de regulao surgem em funo da existncia de falhas do mercado. Assim, ao ouvirmos falar em regulao, podemos imaginar formas

20 de contornar essas falhas luz do modo de produo capitalista, enquanto a desregulamentao significa deixar o mercado solto das amarras da regulao, pois, nestes casos, o mercado mais eficiente. Por exemplo, temos a Agncia Nacional de Energia Eltrica e a Agncia Nacional de Telecomunicaes, entre outras. Muitas pessoas pensam que os significados dos termos oferta e demanda so sinnimos na Cincia Econmica. Quando debatem temas como sade, transportes, pobreza, moradia etc., costumam afirmar que tudo isso se refere apenas questo de oferta e demanda. Outros, menos informados, costumam ainda usar e abusar dessa afirmao, tornando a oferta e a demanda uma espcie de lei inviolvel sobre a qual nada pode ser feito e a partir da qual tudo pode ser explicado. Tanto a oferta quanto a demanda fazem parte de um modelo econmico criado para explicar como os preos so determinados em um sistema de mercado. Observe que os preos determinam quais famlias ou regies sero beneficiadas com determinados produtos e servios, e quais empresas recebero determinados recursos. Em se tratando de Microeconomia, os economistas recorrem ao conceito de demanda para descrever a quantidade de um bem ou servio que uma famlia ou empresa decide comprar a um dado preo. Ento, a quantidade demandada de um bem ou servio refere-se quantidade desse bem ou servio que os compradores desejam e podem comprar. Observe, tambm, que vrias questes podem afetar os consumidores na hora da compra, tais como renda, gosto, preo etc.

Os mercados so classificados em: * Concorrncia Perfeita:

Nesse mercado ocorre existncia de um grande nmero de pequenos vendedores e compradores, os produtos so iguais, h livre entrada e sada de empresas nesse mercado, recursos produtivos podem ser deslocados de um lugar para outro, compradores e vendedores conhecem tudo o que ocorre nesse mercado. No so facilmente encontrados na prtica, os produtos agrcolas so os que mais se assemelham a este mercado. Serve como paradigma (ideal para perfeio).

Existncia de um grande nmero de pequenos vendedores e compradores, onde cada vendedor/comprador individualmente representam pouco no total do mercado (mercado atomizado).

21 O produto transacionado homogneo, ou seja, todas as empresas produzem produtos iguais que no se distinguem um dos outros por qualidade, marca, rtulo ou qualquer outra caracterstica (produto padronizado). H livre entrada e sada de empresas no mercado, qualquer empresa pode entrar ou sair do mercado a qualquer momento, sem quaisquer restries das demais concorrentes, tais como prticas desleais de preos, associaes de produtores visando impedir a entrada de empresas novas, etc. Perfeita transparncia, perfeito conhecimento de tudo o que ocorre no mercado para compradores e vendedores, se uma empresa obtiver inovao tecnolgica no processo produtivo, as demais sabero deste fato. Perfeita mobilidade dos recursos produtivos, os recursos (mo de obra, insumos etc.) podem ser facilmente deslocados da fabricao de uma mercadoria para outra. No mercado de fatores de produo vigora a concorrncia perfeita, j que cada empresa poder adquirir a quantidade desejada do fator por um preo fixado concorrencialmente.

* Monoplio:

Mercado que caracteriza pela existncia de um nico vendedor que tem poder quase que absoluto para fixar o preo para o produto que lhe for mais conveniente. Pode ser legal ou tcnico.

Monoplio Legal quando uma lei assegura ao vendedor a primazia no mercado. At 1995, a Petrobrs possua, por lei, o monoplio das atividades de extrao e refino de petrleo.

Monoplio tcnico quando a produo de uma empresa a forma mais barata de fabricao de um produto. Quanto maior o tamanho da empresa (escala), menor o custo mdio de fabricao do produto. Ex: As atividades de gerao e distribuio de energia eltrica.

* Concorrncia Monopolstica:

Mercado em apesar de haver um grande nmero de produtores (portanto, mercado concorrencial) cada um deles age como se fosse monopolista de seu produto, j que DIFERENCIADO dos demais. A diferenciao se d por caractersticas do mesmo como: qualidade, marca (grife), padro de acabamento, assistncia Tcnica, etc. Exemplo:

22 Confeces, restaurantes, alimentos diferenciados por sua natureza (comida chinesa, italiana, brasileira...), instalaes (simples, mdias, luxuosas). Na concorrncia monopolstica, embora a poder do vendedor seja menor (que o monoplio e oligoplio) na fixao de preos devido ao grande nmero de concorrentes, o fato de seu produto ser diferenciado dos demais, lhe d certa autonomia para determinar seu preo.

* Oligoplio:

Mercado em que existe um pequeno nmero de vendedores ou em que, apesar de existir um grande nmero de vendedores, uma parcela destes domina a maior parte do mercado. No oligoplio, os poucos vendedores existentes podem se unir para evitar a concorrncia entre eles e impor um preo ao mercado. Exemplos: indstrias automobilsticas, indstria de bebidas, etc. Embora no haja barreiras explcitas, o poderio das grandes firmas que dominam o mercado um fator desestimulante entrada de novas empresas no oligoplio. No oligoplio, tanto as quantidades ofertadas quanto os preos so fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartis. O cartel uma organizao (formal ou informal) de produtores dentro de um setor que determina a poltica de preos para todas as empresas que a ele pertencem. Por exemplo: Cartel da Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (OPEP). Este cartel estabelece o preo do petrleo no mercado mundial. Ser que existe formao de cartel entre os distribuidores de lcool no Brasil? E entre os distribuidores de gasolina? Pense nisso!

* Monopsnio:

um mercado em que h um nico comprador. Exemplo de uma regio em que existe um expressivo nmero de produtores de leite e apenas uma usina que beneficie o produto. A usina a nica opo de venda para os produtores, impondo seu preo aos produtores.

* Oligopsnio:

23 um mercado caracterizado por um pequeno nmero de compradores ou mesmo que haja um grande nmero de compradores, uma parte destes responsvel por parcela expressiva de compras ocorridas no mercado. A indstria automobilstica, constituda por um pequeno nmero de empresas, tem poder oligopsonista em relao indstria de autopeas, pois responsvel por um grande volume das compras da produo desta ltima. As grandes empresas beneficiadoras de produtos agrcolas tambm formam um oligopsnio em relao aos agricultores, j que compram uma parcela expressiva da produo destes.

24 4. A OFERTA, A DEMANDA E O MERCADO - EQUILBRIO ENTRE OFERTA E DEMANDA

Microeconomia, ou Teoria dos Preos parte da teoria econmica que estuda o comportamento das famlias e empresas e os mercado nos quais operam. A Microeconomia preocupa-se mais com a anlise parcial, com as unidades (consumidores, firmas e mercados especficos), enquanto a Macroeconomia estuda os grandes agregados (Produto Nacional, Nvel Geral de preos, etc.) dentro de um enfoque de anlise global. A Microeconomia analisa a formao de preos no mercado de bens e servios (preos dos bens e servios) e no mercado dos servios dos fatores de produo (salrios, juros, aluguis e lucros).

* Condio COETERIS PARIBUS: uma expresso latina que significa tudo o mais constante. A Microeconomia parcial. Para poder analisar um mercado isoladamente, supe que todos os demais mercados esto constantes.

4.1 A Demanda

Demanda (ou procura) a quantidade de determinado bem ou servio que os consumidores desejam adquirir, num dado perodo. Assim, a demanda um desejo, um plano. Representa o mximo que o consumidor pode aspirar, dada sua renda e os preos de mercado. A cada preo, a quantidade demandada a quantidade mxima que os compradores desejam comprar quele preo. A quantidade demandada no necessariamente a quantidade comprada. O preo de demanda para uma dada quantidade de um bem o maior preo que os compradores estariam dispostos a pagar pela ultima unidade dessa quantidade.

* A Lei da Demanda: Quando o preo sobe, a quantidade demandada diminui, considerando que tudo mais permanece constante, ou seja, outras coisas no se alteram. Essas outras coisas so determinantes da demanda que no so os preos e incluem fatores como a renda e os gostos ou preferncias. Dizemos que a quantidade demandada e o preo tm uma relao negativa (ou inversa). Se o preo sobe a quantidade demandada cai, e quando o preo cai quantidade demandada sobe.

* A Curva de Demanda: A curva de demanda mostra a quantidade demandada de um bem a diferentes preos, considerando que os outros fatores que determinam a demanda, como gostos, preferncias e a renda do consumidor permanecem constantes, no se alteram.

25

Demanda por Trigo Preo Quantida de demanda da 45 65 85 105 125 Ponto

PRE O 0,90

A CURVA DE DEMANDA

0,90 0,85 0,80 0,75 0,70

A B C D E 0,75 0,70 45 65 85 10 5 125 QUANTIDAD E 0,80 0,85

A curva de demanda mostra o efeito do preo na quantidade que os compradores desejam comprar (com tudo mais constante), de modo que o foco fica nos efeitos das mudanas nos preos. Se deslocarmos para baixo ao longo da curva de demanda, a quantidade demandada aumenta e o preo diminui. Entretanto, a demanda (isto , a curva de demanda) permanece inalterada.

* Variveis que afetam a Demanda: A demanda de um bem ou servio pode ser afetada por muitos fatores. A funo demanda colocada como dependente das seguintes variveis, consideradas as mais relevantes e gerais, pois costumam ser observadas na maioria dos mercados de bens e servios.

FUNO GERAL DA DEMANDA

Qo = f ( Pi , m , Pn, O ) Qd = f ( Pi, Ps, Pc, R, G )

26

Qd = Quantidade demandada do bem i num dado perodo de tempo Pi = Preo do bem i

Ps = Preo dos bens substitutos ou concorrentes Pc = Preo dos bens complementares R G = Renda dos consumidores = Gostos, hbitos e preferncias do consumidor.

Essas so algumas das variveis que encontramos, e para estudar cada uma dessas variveis sobre a procura de determinado bem ou servio, recorremos hiptese coeteris paribus. Todos as demais variveis permanecem constantes. Chamamos essa relao de inversa, pois temos os chamados efeitos substituio e renda, que agem conjuntamente, um aumento no preo de um bem leva a uma queda na quantidade demandada que so causados por esses dois efeitos somados.

Efeito Substituio: Se houver um bem substituto ou concorrente, que possa satisfazer as necessidades dos consumidores, quando o preo do bem Pi aumenta o consumidor passa a consumir seu substituto Os reduzindo assim a demando por Pi.

Efeito Renda: Se houver um aumento no preo do bem, coeteris paribus , haver uma queda no poder aquisitivo do consumidor, e a demanda pelo bem Pi ir diminuir. Com a mesma renda ele no consegue comprar a mesma quantidade que comprava antes.

* Vamos definir os vrios tipos de bens que influenciam na variao da demanda:

- Bem Normal: Um bem para o qual, tudo o mais mantido constante, um aumento na renda provoca um aumento na quantidade demandada. Ex:

- Bem Inferior: Aquele cuja quantidade demandada diminui, tudo o mais mantido constante, a quando a renda aumenta. Ex:

27 - Bens Substitutos ou Concorrentes: Dois bens para os quais. tudo o mais constante, um aumento no preo de um deles aumenta a demanda pelo outro. Ex:

- Bens Complementares: Bens para os quais o aumento no preo de um dos bens leva a uma reduo na demanda pelo outro bem. Ex:

- Bens de Consumo Saciado: Bens para os quais um aumento na renda do consumidor, no aumentar a demanda do bem, o caso de demanda de alimentos bsicos. Ex:

* Deslocamentos da Curva de Demanda:

- Movimento ao Longo da curva:

A variao na quantidade demandada refere-se ao movimento ao longo da prpria curva de demanda, em virtude da variao do preo do prprio bem Pi, mantendo as demais variveis constantes (coeteris paribus).

- Deslocamentos da Curva de Demanda:

As variaes da demanda dizem respeito ao deslocamento da curva da demanda, em virtude de alteraes em Ps, Pc, R ou G ( ou seja, mudanas na condio coeteris paribus). Por exemplo, supondo um aumento da renda do consumidor , sendo um bem normal, ocorrer um aumento da demanda (aos mesmos preos anteriores, o consumidor poder comprar mais do que comprava antes).

28

D D1 D0 D2 Qualquer mudana que aumente a quantidade que os compradores desejam comprar a um preo dado desloca a curva de demanda para a direita. Qualquer mudana que diminua a quantidade que os compradores desejam comprar a um preo dado desloca a curva de demanda para a esquerda.

]Bens Substitutos ou Concorrentes: supondo um aumento no preo da Coca-Cola Bens Complementares: supondo um aumento no preo dos automveis Bens Normais: supondo um aumento na renda em relao ao consumo de carne Bens Inferiores: aumento na renda em relao ao consumo de pass. de nibus Bens Consumo Saciado: supondo um aumento na renda em relao ao consumo de sal

* Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou servio:

At agora, no distinguimos a demanda do consumidor individual da demanda de mercado, englobando todos os consumidores de determinado bem ou servio. A demanda de mercado igual ao somatrio das demandas individuais. Assim, a cada preo, a demanda de mercado a soma das demandas dos consumidores individuais.

29

4.2 A Oferta

Oferta a quantidade de determinado bem ou servio que os produtores desejam vender em determinado perodo. A oferta determina os planos dos produtores ou vendedores, em funo dos preos de mercado. Considera-se que os produtores so racionais, j que esto produzindo com o lucro mximo, dentro da restrio de custos de produo. A quantidade ofertada a qualquer preo a mxima quantidade que os vendedores desejam vender quele preo. A quantidade ofertada no necessariamente a quantidade vendida. O preo de oferta para uma dada quantidade o preo mais baixo pelo qual os vendedores estariam dispostos a vender a ltima unidade daquela quantidade.

* A Lei da Oferta: A quantidade ofertada aumentar quando o preo subir e diminuir quando o preo cair. O preo e a quantidade ofertada esto positivamente (ou diretamente) relacionados. Quando um sobe, o outro tambm, sobe, e quando um cai o outro tambm cai. Para qualquer curva de oferta, outros determinantes da oferta que no so preos, como tecnologia e os salrios dos trabalhadores, so mantidos constantes. Um preo de mercado mais alto geralmente estimula uma quantidade ofertada maior por duas razes, o preo mais alto aumenta o lucro dos vendedores que j existem, fazendo com que desejem vender mais; e o preo mais alto atrai novos ofertantes.

* A Curva da Oferta

A curva de oferta mostra a quantidade ofertada a vrios preos, mantendo os outros determinantes da oferta (que no os preos) constantes. Dizemos que a quantidade ofertada aumenta porque a oferta (isto , a curva da oferta) no se altera. Oferta por Trigo Pre Quantida o de Ofertada 0,90 0,85 0,80 0,75 0,70 115 110 85 70 55 Ponto

F G H I J

30

A curva de oferta mostra o efeito do preo na quantidade que os vendedores esto dispostos a oferecer. Os determinantes, que no so preos, so mantidos constantes para que apenas os efeitos das mudanas nos preos sejam mostrados. Quando o preo sobe, a quantidade ofertada aumenta. Quando o preo cai, a quantidade ofertada diminui. Entretanto, a oferta (isto , a curva de oferta) permanece inalterada.

* Variveis que afetam a Oferta: A oferta de um bem pode ser afetada por vrios fatores. As principais variveis que afetam a oferta de um bem ou servio so:

FUNO GERAL DA OFERTA

Qo = f ( Pi , m , Pn, O ) Qd = f ( Pi, Ps, Pc, R, G )

Qo = Quantidade ofertada do bem i Pi = Preo do bem i

m = Preo dos fatores e insumos de produo (mo-de-obra, matriaprima, etc.) Pn O = Preo de outros n bens substitutos na produo = Objetivos e metas do empresrio

Se o preo do bem aumenta, estimula as empresas a produzirem mais. Para produzir mais, os custos de produo sero maiores, e o preo do bem deve ser aumentado, coeteris paribus.

* Deslocamentos da Curva de Oferta

31 Como na demanda precisamos distinguir na oferta:

* Movimento ao Longo da Curva de oferta:

Movimento ao longo da curva (quando se altera o preo do prprio bem P, mantendo-se constantes as demais variveis).

* Deslocamentos da Curva de Oferta:

Deslocamentos da curva (quando altera a condio coeteris paribus, ou seja, quando se alteram Pn, m, ou O) Sempre que qualquer um dos determinantes da oferta (exceto o preo) se alterar, a curva de oferta se desloca. Qualquer mudana que aumentar a quantidade oferecida a qualquer preo desloca a curva de oferta para a direita. Analogamente, qualquer mudana que reduzir a quantidade oferecida a qualquer preo desloca a curva de oferta para a esquerda.

VARIVEIS QUE AFETAM A QUANTIDADE OFERECIDA PREO PREO DOS INSUMOS TECNOLOGIA EXPECTATIVAS NMERO DE VENDEDORES

UMA VARIVEL VARIVEL...

NESTA

Este quadro lista as variveis que podem influenciar a quantidade em um mercado. Observe o papel especial desempenhado pelos preo: uma variao nos preos representa um movimento ao longo da curva de oferta enquanto uma alterao em qualquer das demais variveis desloca a curva de oferta.

Deslocamento na Oferta: supondo um aumento no preo de um bem substituto Deslocamento na Oferta: supondo um aumentto no preo de um fator de produo

32 * Curva de Oferta de mercado de um bem ou servio

a soma das curvas de oferta das firmas individuais, que produzem um dado bem ou servio.

4.3 Equilbrio de Mercado:

Dizemos que o mercado est em equilbrio quando o preo no mostra tendncia a mudar. Esse preo atingido quando a quantidade demandada igual quantidade ofertada. Somente ao preo de equilbrio de mercado os compradores compram a quantidade que desejam e os vendedores conseguem vender a quantidade que desejam. Ningum quer comprar ou vender uma quantidade maior.

Demanda e Oferta por Trigo Preo Quantida de Demanda da 45 65 85 105 125 Quantida de Ofertada 115 100 85 70 55 Estado do Mercado Tendncia a Mudana de Preo

0,90 0,85 0,80 0,75 0,70

A R$ 0,80 o mercado entra em EQUILBRIO: os compradores esto de fato comprando o mximo que queriam quele preo, e os vendedores esto vendendo o quanto queriam quele preo. A quantidade demandada igual quantidade ofertada. Como todos esto comprando e vendendo o que queriam a R$ 0, 80, ningum tem incentivo para modificar o preo. Ento a R$ 0,80 o mercado est em EQUILBRIO. Todas as 85 sacas de trigo so vendidas a R$ 0,80 cada. Isso reflete a Lei do preo nico: em qualquer mercado, todas as unidades tendem a ser trocadas pelo mesmo preo. Os vendedores que tentarem cobrar mais caro perdero negcios. Qualquer comprador que tentar comprar por menos no encontrar vendedor. Portanto, todos compram e vendem ao preo de equilbrio do mercado.

33 O equilbrio de mercado ocorre no preo ao qual a quantidade ofertada igual quantidade demandada, obtm-se a satisfao tanto das empresas quanto dos consumidores, ponto CH. O preo no tende a se alterar (desde que os demais determinantes da oferta e da demanda, que no so preos, Coeteris Paribus, permaneam constantes). Se o preo est acima do preo de equilbrio de mercado, h um excesso de oferta. A quantidade ofertada excede a quantidade demandada. O preo de mercado tende a cair, ponto X. Se o preo est abaixo do preo de equilbrio de mercado, h um excesso de demanda. A quantidade demandada excede a quantidade ofertada. O preo de mercado tende a subir, ponto Y.

* Excesso de Oferta: Quanto maior o preo, acima do preo de equilbrio de mercado, maior a quantidade de produtores que vo querer vender, e novas empresas podem entrar nesse mercado visando o lucro que o mercado est oferecendo a preos altos. Porm os mesmos percebem que no conseguem vender no ponto X, seus estoques aumentam e com isso o preo tende a diminuir.

* Excesso de Demanda: Quando o preo inferior ao preo no ponto de equilbrio, surgir um excesso de demanda. Os consumidores vo querer consumir mais e novos consumidores, que estavam fora do mercado por sua baixa renda, tambm vo comear a consumir. Os produtores observando a escassez e o volume da demanda, no ponto Y vo aumentar seus preos.

* Mudanas no Ponto de Equilbrio, em Virtude de Deslocamentos da Oferta e da Demanda: Vimos que vrios fatores podem provocar deslocamentos das curvas de oferta e das curvas de demanda. Esses deslocamentos provocaro, evidentemente, mudanas no Ponto de Equilbrio. Observando os grficos abaixo, suponhamos. Por exemplo, que o mercado do bem X esteja em equilbrio, e o bem X seja um bem normal (no inferior). O preo de equilbrio inicial P0 e a quantidade de equilbrio Q0.

* Mudana no Ponto de Equilbrio, devido a deslocamento da Curva de Demanda: Vamos supor agora que os consumidores tenham tido um aumento de renda real (aumento do poder aquisitivo). Conseqentemente, coeteris paribus, a demanda do bem X, a um mesmo preo, ser maior. Isso significa um deslocamento da curva de demanda para a direita, de D0 para D1. Assim, ao preo P0, teremos um excesso de demanda, que provocar gradativamente um aumento de preos. Com os preos aumentando, o

34 excesso de demanda vai diminuindo, at acabar, no novo ponto de equilbrio, ao preo P1, e a quantidade Q1.

* Mudana do Ponto de Equilbrio, devido ao deslocamento da Curva de Oferta:

Da mesma forma, um deslocamento da curva de oferta afeta a quantidade e os preos de equilbrio. Vamos supor agora que houve uma diminuio dos preos das matrias-primas usadas na produo do bem X. Conseqentemente, a curva de oferta desse bem se desloca para a direita. Como vimos no deslocamento da curva de demanda, podemos perceber que o preo de equilbrio se tornar menor, e a quantidade demandada maior.

35 5. ECONOMIA E DIREITO 5.1 Fundamentos jurdicos do mercado.

ORDENAMENTO Ordenamento

CONSTITUCIONAL:

Formas

Alternativas

de

As principais formas de ordenamento institucional da economia, historicamente conhecidas, praticadas desde a antiguidade at o final da Idade Mdia, estendida, tambm, pelos sculos XVI, XVII e primeira metade do sculo XVIII, fundamentam-se em trs bases: A autoridade: o exerccio autocrtico do poder A proteo: o governo como agente tutelar A tradio: a reproduo de conservadorismo

O trinmio, autoridade-proteo-tradio, est presente em particularmente todas as formas de ordenamento que antecederam os modelos praticados nos ltimos 250 anos. As primeiras civilizaes que desenvolveram em torno de grandes rios: a Mesopotnea, nos valores dos rios Tigre e Eufrates; o Egito, no do Nilo; ndia, no do Ganges e do Indo; China,no do rio Amarelo, passaram a exigir formas de ordenamento diferenciados. Apesar desses rios fertilizarem a terra e permiti boas colheitas, havia a necessidade de levar suas guas ate os locais mais distantes por meio de canais de irrigao. Para coordenar esse trabalho, exigia-se um poder central: dele emanava os princpios da autoridade e da proteo. Surge assim, o governo como agente econmico coordenador e centralizador de decises sua evoluo conduziu criao de sistemas burocratizados, marcados na maior parte dos casos por modelos autoritrios de gesto, sob o predomnio do dirigismo e da centralizao poltica. Em paralelo aos principios da autoridade e da proteo, exercidas pelo poder central, o principio da tradio tambm exercia poderoso papel ordenador. Esse terceiro principio encarregava-se de reproduzir, conservadoramente, as bases das atividades econmicas e seus resultados ao longo tempo, garantindo a perpetuidade de grupos e naes. Os recursos eram empregados segundo formas que no se alteravam com o tempo e as relaes entre os agentes econmicos tambm se mantinham com base em rgidos padres.

36 A combinao desses trs princpios, o da autoridade, o da proteo e o da tradio, estavam assim presentes nos primeiros modelos de ordenamento institucional. O da autoridade era exercido pelas diferentes formas de governo que se praticaram dele deriva o principio da proteo. E o da tradio encontravase de forma difusa, permeando a sociedade como um todo.

O PENSAMENTO LIBERAL CLSSICO E A ECONOMIA DE MERCADO As caractersticas bsicas poder autocrtico, conservadorismo, centralismo, restries e regulamentaes s foram superados a partir da segunda metade do sculo XVIII, com a formulao do pensamento liberal clssico. Uma rebelio de novas idias, fundamentadas em novos princpios, coincidiu com a revoluo industrial, com a guerra da independncia dos Estados Unidos e com a Revoluo Frances,a quando os princpios da autoridade, da proteo e da tradio foram postos em cheque pelos pensamentos liberais. Isto comeou a acontecer em 1776, mesmo ano da declarao da independncia dos Estados Unidos, com a publicao da A Riqueza das Naes, de Adam Smith. As novas idias e os novos acontecimentos foram produtos de correntes comuns que h muito vinham circulado de um e de outro lado do Atlntico, na Europa e na Amrica. A Riqueza das Naes constituiu numa severa condenao aos objetivos e ineficincia dos controles exercidos sobre os indivduos e a sociedade pelos governos mercantilistas. Elas se baseavam na doutrina do individualismo, segundo o qual o individuo e no o governo era o objetivo principal do interesse social. Em segundo lugar, elas se assentavam no conceito de laissez-faire, segundo o qual o governo deveria restringir seus esforos, interferindo o menos possvel na vida dos cidados, a no ser para assegurar os direitos naturais ligados vida, liberdade, e propriedade. E, finalmente, elas se apoiariam na crena de que o sistema econmico poderia operar com base no interesse prprio de cada um dos agentes, e, no, necessariamente, no controle por uma autoridade publica. Datam desta poca os novos conceitos sobre os quais se edificaria uma nova ordem institucional: o da ordem natural e o da mo invisvel do mercado. O PENSAMENTO SOCIALISTA E A ECONOMIA DE COMANDO CENTRAL

37 Os novos princpios e as prticas revolucionrias que os sucederam atingiram seu apogeu entre as ultimas dcadas do sculo XVIII e a primeira metade do sculo XIX, quando passaram a ganhar corpo, novas correntes de pensamento. O laissez-faire no foi to justo quando se suponha. Prevaleceu a lei dos mais fortes em muitas atividades, ela sufocou as foras da concorrncia. O modo liberal-individualista de produo no conduziu justia distributiva to amplamente quanto imaginavam seus primeiros idelogos. Com isso, criavam-se as condies para a proposta de uma nova ordem econmica, supostamente mais eficaz e mais justa. Nesse sentido, a segunda metade do sculo XIX produziu um tipo de pensamento socialista respaldado na observao critica da realidade. Ela nasceu do fracasso do liberalismo em corresponder s suas promessas, extremamente otimistas, de bem estar econmico geral. Segundo os tericos do mercado livre, a eliminao de restries governamentais s atividades econmicas levaria a um progresso imediato e universal das condies materiais de vida.a riqueza aumentou efetivamente num ritmo sem precedentes, e o igualmente excepcional incremento do consumo mostrou que, pelo menos, alguns benefcios da revoluo industrial estavam amplamente repetidos. Contudo, o que mais impressionou os observadores da poca eram as desigualdades econmicas geradas pelo processo. Isso foi uma decepo amarga para a esperana humanitria de que se abraavam o liberalismo, na expectativa de que o progresso econmico seria compartilhado por todos. O socialismo surgiu em resposta a essa decepo. Entretanto, durante o sculo XIX, o pensamento reformador do socialismo no produziu mudanas substanciais no ordenamento institucional da economia. Mesmo o pensamento marxista, teoricamente o mais robusto, no foi alem de condenar o modo capitalista de produo e de buscar a evidencia o colapso de longo prazo de seu sistema de valor, fruto de suas prprias contradies. Somente no sculo XX que se deu a construo das economias de comando central, doutrinariamente fundamentadas no pensamento marxista. Estas economias passaram a ser uma alternativa s de mercado, estabelecias desde as revolues liberais do sculo XVIII. Ate 117, data da revoluo sovitica, o capitalismo individualista poderia ser apresentado no s como o melhor e o mais eficiente sistema econmico jamais surgido,mas, tambm, como um sistema universal. Todavia, embora s na segunda dcada do sculo XX, tenha sido efetivada a primeira grande revoluo socialista, a economia ortodoxa de mercado vinha acusando

38 graves vcios e causando imprevistas decepes desde a segunda metade do sculo XIX. A livre concorrncia, solta como um grande monstro selvagem e pode fazer sua violenta trajetria. O abuso dos novos poderes por homens de negcios hbeis, mas incultos, levou males por todos os lados: incapacitou mes para cumprirem seus deveres, sobrecarregou crianas de cansao e doena e, em muitos casos, degradou a prpria raa. Enquanto isso, a negligncia da lei, muito mais que a fria obstinao da disciplina industrial, fez rebaixar a energia moral e fsica: privando o povo das qualidades que capacitaram para a nova ordem de coisas, ela diminuiu o bem causado pelo advento da livre iniciativa. Sem duvida, a livre iniciativa produziu um outro tipo de desenvolvimento econmico, com sensvel expanso de eficincia produtiva,e, conseqentemente, um forte crescimento no salrio do trabalhador. Entretanto, as desigualdades das economias tornaram-se gritantes e insustentveis. O crescimento dos rendimentos das classes dos trabalhadores no podia ser comparado ao rpido enriquecimento das classes empresrias, que detinham poderes de negociao incomparavelmente maiores que os da coletividade assalariada. O livre jogo das foras de mercado e a nointerferncia do governo no vinham garantindo, como esperavam os tericos liberais, o perfeito funcionamento da economia. Nesse sentido, acreditavam-se os socialistas que as instituies bsicas do liberalismo, a liberdade de empreender, a livre concorrncia e a propriedade privada dos meios de produo eram responsveis pelas desigualdades na repartio da renda social e pelas seguidas crises econmicas. Eliminar essas instituies era o foco especifico da revoluo socialista. A propriedade dos meios de produo deveria pertencer sociedade, e a organizao da atividade no deveria ser guiada pelo interesse individual e pela concorrncia, mas por um nico centro de decises, que atuaria no sentido do interesse coletivo. O sistema liberal pluripolar assim substitudo pela interveno direta e total do governo. Os fluxos de produo e da renda seriam regulados por uma central de planificao, que estabeleceria os objetivos da economia,os meios para alcan-las, a remunerao de recursos e os preos dos bens e servios. A economia de comando central, diametralmente oposta economia de mercado, promovia a justa remunerao dos fatores de produo e eliminariam as desigualdades econmicas. Alm do mais, atravs da fixao de metas compatveis com as reais necessidades coletivas, realizaria o objetivo alocativo, sendo esse o regime praticado aps a segunda guerra mundial: Tcheco-Eslovquia, Iuguslvia, Hungria, Alemanha Oriental, Polnia, Bulgria e outros.

39

O MODELO LIBERAL: O ordenamento pelas foras do mercado Adam Smith, no seu livro The Wealth of Nations A Riqueza das Naes colocou as bases para a compreenso do funcionamento das economias de mercado. Ele construiu os alicerces da teoria clssica e descreve os fundamentos do sistema de livre empreendimento, em que a propriedade dos meios de produo privada e o mercado atua como centro de coordenao do processo econmico. Props que o interesse individual a mola propulsora das economias de mercado. Ele observou que os agentes econmicos, individualmente considerados, embora motivados por seus interesses prprios, agem freqentemente, em beneficio da sociedade como um todo. Ao decidirem por um investimento produtivo, ao escolherem uma atividade profissional, ao se definirem por uma ocupao, os agentes econmicos no tem inteno de promover o bem publico e, muitas vezes, nem mesmo sabem como ele possa ser promovido. Cada qual pretende apenas o prprio beneficio, mas guiado por uma espcie de Mao invisvel a percorrer caminhos que aparentemente nada tm a ver com seus propsitos individuais. Ao procurarem, individualmente, seus prprios interesses muitas vezes ele, tambm, realiza o interesse da sociedade. Segundo o argumento da ortodoxia clssica, o bom funcionamento do sistema econmico como um todo no se fundamenta apenas na justificao do interesse individual, mas nos ajustamentos que a concorrncia perfeita capaz de promover. Ela quem limita os exageros do interesse privado, impedindo que produtores conspirem contra os consumidores. Em sntese, as proposies da ortodoxia liberal fundamentaram-se em quatro princpios como sendo a economia de mercado: a racionalidade do homem econmico, as virtudes individuais, o automatismo das foras de mercado e os ajustamentos pela concorrncia. A racionalidade do homem econmico: Fundamenta-se na presuno de que os agentes econmicos, individualmente considerados, sempre se conduzem de forma racional. O objetivo de cada um a maximizao de seus prprios rendimentos e, na aplicao dos rendimentos, a maximizao dos graus possveis de satisfao. A racionalidade de cada homem econmico levaria o sistema como um todo a tambm operar racionalmente. A virtude do individualismo: Fundamenta-se na concepo de que a soma dos interesses individuais, resultantes da racionalidade de cada agente econmico, a expresso prpria dos interesses coletivos. Cada qual, ao procurar seu prprio interesse, est convergindo para a realizao

40 do interesse social. Buscando seus prprios interesses, freqentemente cada individuo promove o da sociedade mais efetivamente do que quando realmente tencionava faz-lo. O automatismo das foras de mercado: Fundamenta-se no fato de que ops consumidores tm a liberdade para adquirir o que mais lhes agrada. Como produtores, trabalhadores ou como proprietrios de outros meios de produo, tm a liberdade de empregar suas foras de trabalho e seus ativos de tal forma que, a seu juzo, estes lhe tragam a mxima recompensa econmica ou outras formas de satisfao. o mecanismo impessoal de mercado que, segundo esse ponto de vista, faz os interesses dos diferentes individuais harmonizarem-se. Sendo que as quantidades demandadas se ajustam sob a orientao de um dos meios eficientes ndices de escassez: os preos. Os ajustamentos pela concorrncia: Nesse principio, quando a concorrncia se estabelece, ela impede que produtores conspirem contra o interesse social, a no ser que elas se unam,em conluios que destroem os princpios da competio. Havendo, porm, a concorrncia perfeita entre grandes nmeros de produtores e sendo tambm atomizada a procurar, as aes conspirativas, tornam-se mais difceis. Mais ainda a concorrncia o instrumento da eficincia produtiva e de eficincia alocativa. A concorrncia pode ser a cauda da runa de alguns, e o premio de outros. Ser o fator de runa para os menos eficientes e de xito, de perpetuao no negcio e de expanso para os mais capazes. As proposies e os princpios da ortodoxia liberal chocam-se, porem, com as novas realidades que emergiram das ondas sucessivas de revolues tecnolgicas e industriais, ocorridas nos ltimos dois sculos. As distncias, os vcios e as imperfeies, da economia e mercado resultaram, assim, de desvios entre suas bases conceituais e a realidade da vida econmica. Muitas delas se acentuaram ao longo dos anos, em decorrncia de mudanas de altos impactos ocorridos nas condies sociais e poltico institucionais da maior parte das naes, sendo destacado: Cada uma delas de alguma forma esto relacionadas a um dos traos dominantes de ordem econmica definida pela ortodoxia liberal. Estrutura efetiva de concorrncia

O modelo idealizado de economia de mercado fundamentava-se na hiptese de concorrncia perfeita. Entretanto, na realidade tal sistema efetivamente no acontece como pensavam os liberais, pois as estruturas de mercado que efetivamente prevalecem so imperfeitas. Conseqentemente, a eficincia privada que se alcana em situao de concorrncia imperfeita, notadamente quando ocorre a situao extrema de monoplio, nem sempre conduz otimizao dos interesses sociais. Os mercados no so como

41 idealizavam os primeiros pensadores liberais, centro de excelncia para promover o bem comum. Gerao de externalidades negativas

A palavra externalidade empregada aqui, no sentido de efeitos sobre terceiros, ou sobre a sociedade como um todo, causados pelas aes ou comportamentos de agentes envolvidos em determinados atos econmicos. As externalidades podem ser positivas ou negativas, benficas ou prejudiciais, no importa se voluntrias ou no. Vo desde a poluio do ar por uma fbrica de cimentos ou a contaminao das guas por uma fabrica de produtos qumicos, ate o desconforto resultante da instalao de feiras em vias publicas ou o desconforto causado pela produo ou consumo de determinados bens ou servios, que satisfazem a uns, mas prejudicam a outros. Incapacidade para avaliao de mritos

A racionalidade do homem econmico no garantia suficiente para que os padres de produo ou de consumo sejam plenamente satisfatrios, tanto do ponto de vista da sociedade como um todo, como de indivduos isoladamente considerados. A ocorrncia de externalidades resulta desse tipo de incapacidade. Os mercados sustentados por intensivas campanhas promocionais podem transformar consumidores em bonecos de cordes manipulados por produtores de alto poder de persuaso, sustentados pelo poder econmico de que desfrutam. medida que ocorrem situaes desse tipo, ainda que seus efeitos sejam mais perniciosos do ponto de vista de indivduos do que da sociedade como um todo, a economia de mercado se desvia do caminho que levariam a otimizao comum, ou seja, os custos e benefcios de agentes individuais no se compatibilizam, necessariamente, com os da sociedade como um todo. Instabilidade conjuntural

Os primeiros formuladores da ortodoxia liberal acreditavam que como a oferta cria sua prpria demanda, tudo o que for produzido ser escoado e a economia se manter permanentemente em estado de equilbrio e de pleno emprego. Mas os fatos no confirmaram essa suposio. A historia dessas economias de mercado tida por bruscas oscilaes econmicas, de alto e baixo. Momentos de euforia e de expanso so sucedidos de outros de recesso e de desnimos generalizados. as foras de mercado no so suficientemente para reestimular, no caso de depresso ou para serenar as exaltaes infundadas nos casos de euforias. Ineficincia distributiva

A liberdade de ao econmica no um premio de que todos desfrutam em igualdade de condies. Uma das causas da desigualdade de rendas e

42 de riquezas o talento diferenciado que alguns tm para desenvolver negcios e fazer fortunas. A capacidade empresarial livre no tem para desenvolver negcios e fazer fortunas. A capacidade empresarial livre no tem para todos os mesmos significados. Dela pem resultar distores distributivas que se acumulam e se ampliam como o tempo, deixando muito abaixo da linha da pobreza absoluta e outros em posies tambm distantes desta linha, s que em direo oposta. Sendo assim, no se pode dizer que a economia de mercado, de forma como foi imaginada pela tradio liberal, condio suficiente para a justia distributiva. Incapacidade de produzir bens pblicos e semi-pblicos

Por definio, os bens pblicos diferem dos bens de mercado por vrios atributos. Os primeiros se definem por sua indivisibilidade e pela dificuldade em se ressarcirem seus custos de ofera pelos mecanismos do mercado. A segurana nacional e a dos cidados o exemplo clssico. Outro o saneamento bsico. Outro ainda a limpeza urbana. Em todos esses casos no possvel medir quanto desses bens cada agente econmico consome. Por essa razo, bens dessa categoria no so proporcionais pelos mecanismos da iniciativa privada. Conseqentemente, as economias de mercado tm dificuldades em atender a essas categorias de bens, no obstante seja alta sua essencialidade. O mesmo pode se dizer em relao aos bens semi-pblicos, que combinam os atributos dos bens pblicos com os dos bens de mercado. A educao escolar e o atendimento mdicohospitalar so exemplos tpicos. Ineficincia alocativa

Esta deficincia tem a ver com uma das caractersticas marcantes das economias de mercado. Nela os produtores no ouvem as vozes de quem mais necessita, mas as de quem tem mais recursos para adquirir os bens e servios que eles esto dispostos a produzir. O triunfo tem carter privado, no social. Atendeu a fins privados, nem sempre compatveis com metas que digam respeito s exigncias da sociedade como um todo. Os recursos disponveis no so alocados para satisfazer, primeiro s necessidades bsicas de todos e, depois, s necessidades menos essenciais desigualmente distribudas pela sociedade. Esse conjunto de deficincias, fortemente associado a desvios de comportamento ou a imperfeies estruturais, motivou diversas categorias de aes corretivas. A maior parte delas implicou maior participao das autoridades publicas na vida econmica, quer para suprir as necessidades que os mecanismos de mercado se mostraram incapazes de atender, quer para ajustar os interesses privados aos sociais. Essa maior participao do governo como agente econmico definiu uma nova ordem instituicional, caracterizada por: restries seletivas ao

43 empreendimento privado; estatizao parcial; submisso dos mercados ao poder regulatrio da autoridade pblica. Se prevalecessem nas economias de mercado apenas os princpios da ortodoxia liberal clssica, os agentes econmicos privados seriam os rbitros de suas prprias condutas. Em seu conjunto, a economia seria autoajustvel, praticando-se em todos os setores a liberdade transacional e de empreendimento, a concorrncia livre e a busca do interesse prprio sob a gide da justia para com os outros. No isso, contudo, a realidade que prevaleceu nas economias de mercado. Com o correr do tempo, acontecimentos histricos de alto impacto, como a depresso dos anos 30, ou novas exigncias, como a criao de condies para a acelerao do crescimento econmico em naes atrasadas, ou ainda a constatao dos vcios, das imperfeies e das deficincias assinaladas, levaram o governo a atuar com maior amplitude, deixando de ser mero agente passivo. Em paralelo coordenao derivada de jogo de interesses privados e das liberdades para empreender e transacionar, a maior presena do governo na ordem econmica tornou-se inevitvel. Ao ampliar sua esfera de ao, o governo assumiu funes adicionais, tais como: promover a concorrncia; fiscalizar e corrigir desvios que contrarie o interesse social; mobilizar instrumentos de poltica econmica para estabilizar a economia, notadamente em situaes recessivas, de generalizada reduo das atividades produtivas e do nvel de emprego de recursos; redistribuir a renda e remover situaes de pobreza absoluta; atenuar ou remover problemas decorrentes de externalidades; produzir bens e servios pblicos e semi-pblicos, que, pelos mecanismos de mercado livre e pelos estmulos do empreendimento privado, no seriam produzidos em escalas que atendessem s necessidades a eles relacionadas. O MODELO COLETIVISTA: O Ordenamento por Comandos Centrais A segunda grande categoria de ordenamento institucional, a economia de comando central, resultou de bases conceituais e de concepes sobre a organizao da vida em sociedade, opostas, em muitos aspectos s da liberdade ortodoxa. Elas esto fortemente ligadas s propostas reformistas de pensadores socialistas, quase sempre inconformados com as prticas econmicas vigentes em suas pocas e com seus resultados, vistos do ponto de vista da sociedade como um todo. A primeira manifestao mais recente dessa corrente foi publicada em 1516: Utopia, de Thomas Morus. A primeira parte do texto tratou das ms condies econmicas e sociais observadas na Inglaterra e em outras naes ao tempo em que foi escrita. Atacou a instituio da propriedade privada, o desemprego e o desperdcio com idias pioneiras sobre as questes bsicas da eficincia e eficcia. E, ento props uma nova forma

44 de estruturar a economia e a vida em sociedade, fundamentada no solidarismo igualistaristas: todos trabalhariam para o bem da sociedade, no haveria riqueza suprflua ou pobreza. Outras surgiram como as dos utopistas franceses e a dos associativistas ingleses. O retorno ao sistema do comando central ocorreu a partir de 1927-28, no inicio da era stalinista, sendo fundamentado nos seguintes pontos do quadro institucional. A posse e o comando, pelo governo, de totalidade dos meios de produo da economia. Isso significa reduzir a zero ou quase zero as variadas formas de propriedade privada dos recursos produtivos. Admitem-se apenas atividades tercirias, em que a prestao do servio executada por atividades individuais, sem emprego de terceiros. Entretanto os fatores produtivos ficam em nome do estado que determinar a forma de produo. A justaposio dos poderes poltico e econmico. uma decorrncia linear da coletivizao dos meios de produo. Com ele, o governo define a alocao dos recursos e a destinao dos produtos. O governo, a um s tempo, centraliza o poder poltico, no sentido de estabelecer as diretrizes estratgicas da economia, e o poder econmico, no sentido de dispor, via centrais de planificao, da totalidade dos recursos econmicos da nao. Esta concentrao de funes que conduz justaposio dos centros das decises poltica e econmica. Trata-se de uma instituio que diametricalmente oposta ao principio da descentralizao das economias de mercado. A soberania do planejador. A soberania do consumidor ou a do produtor, movidos por interesses privados, substituda pela do planejador. A justificativa dessa mudana a busca de racionalidade na alocao de recursos por um plano central, em que busca eliminar uma das deficincias da economia de mercado apontada pelos socialistas, ou seja, a ineficcia alocativa.nos sistemas de comando central, o planejador define prioridades sociais e mobiliza o sistema econmico para realiz-las. Junto com a eficcia alocativa, o planejador determina tambm como e onde os recursos sero empregados, mobilizando-os em sua totalidade, segundo padres estabelecidos de eficincia produtiva. O governo, por comandos centrais, quem determina as parcelas da renda agregada que sero destinadas ao consumo e acumulao, o total e a desagregao setorial dos investimentos, a relao de todas as categorias de bens e servios que sero produzidos e as formas de mobilizao dos recursos. A supremacia de medidas compulsrias de gesto, comparativamente a sistemas de iniciativas fundamentados na busca do interesse pblico. Ao coletivizar os meios de produo e aos estabelecer os mecanismos do comando central, medidas de carter compulsrio que passam a prevalecer. So definidos de cima para baixo os parmetros de eficincia,

45 relativos a custos, prazos, nveis de produo e graus de produtividade. Para alcan-los o governo recorre fixao de metas operacionais, e a mtodos burocrticos de gesto, para acompanhar a sua realizao. Em decorrncia desse quadro institucional, o governo assume a posio de agente econmico central. dele a responsabilidade pelo equacionamento das trs questes chaves: a eficincia, a eficcia e a justia social. Alguns pases do Leste Europeu, particularmente a Rssia, na China, utilizaram esse sistema. A mudana para esse modelo de gerir a economia trouxe muitos vcios, dentre os quais deve-se destacar os mais relevantes: Burocratizao excessiva imposta ao processo econmico Insubmisso de atividades primrias e tercirias ao rigorismo dos comandos centrais Congelamento de padres definidos Vulnerabilidade propagao de erros estratgicos ou operacionais Desalinhamento das escolhas em relao s aspiraes sociais - Perda progressiva de eficincia produtiva, comprometendo a longo prazo o objetivo dominante da justia distributiva. Cada uma dessas deficincias e imperfeies est de alguma forma relacionada aos traos dominantes da ordem institucional definida pela ortodoxia dos modelos coletivistas-centralistas. O PROCESSO DE DESRADICALIZAO: A Tendncia Centrpeta Os movimentos observados durante o sculo XX, de um lado, nas economias de mercado, e, de outro lado, nas economias de comando central, sugerem que daqui para frente no devero prevalecer os fundamentos das ortodoxias praticadas, em suas formas extremadas. Os paradigmas de uma nova ordem institucional, definidos para novos horizontes histricos, so nitidamente desradicalizados. Decorrente da correo das imperfeies e das deficincias dos ordenamentos institucionais extremados, as mudanas introduzidas em cada um dos dois plos apostos parecem caminhar em direo centrpeta dos extremos para o centro. A direo oposta, centrfuga, que levou aos extremos parece historicamente superada. As posies de cada um dos sistemas em relao aos dois critrios fundamentais, a liberdade econmica e a propriedade dos meios de produo, j no so as praticadas no passado. Na China e na URSS a liberdade econmica maior, prevalecendo apenas restries seletivas. E a propriedade dos meios de produo caminha na direo de ampliar a presena de empresas no estatais no aparelho de produo. Nesses dois campos, a Europa do Leste parece mais avanada em relao China.

46 Entre os novos paradigmas que se forjam para o futuro, a construo da economia social de mercado parece ser um dos mais consistentes. De forma como tem sido conceituado, um tipo de ordenamento institucional que se configura como uma espcie de sntese dos modelos at ento praticados. Na economia ortodoxa, nunca se deu de forma plena o acesso de todas as classes socioeconmicas a todos os mercados de bens e servios. Apenas as classes do topo da pirmide de estratificao social tm acesso a todos os mercados: com seus elevados nveis de renda podem adquirir, em quaisquer mercados, os bens e servios que desejarem. J as classes mdias e mdias-baixas tm acesso menos fcil,mas ainda assim podem tangenciar a maior parte do mercado. Mas as classes da base da pirmide esto excludas de grande numero de mercados, notadamente, nas aes de alta incidncia da pobreza absoluta. Em contraposio, na economia coletiva ortodoxa, tambm nunca se deu de forma plena o acesso de todas as pessoas a todos os produtos. Estruturas de mercado (concorrncia perfeita, oligoplio, monoplio, cartel) e o sistema brasileiro de defesa da concorrncia. A relao entre fornecedores e consumidores e o Cdigo de Defesa do Consumidor. Produo e recursos naturais: a legislao de proteo ao meio ambiente. 6. MACROECONOMIA - A atividade econmica nacional o ramo da teoria econmica que estuda o funcionamento da economia como um todo, procurando identificar e medir as variveis que determinam o volume da produo total, o nvel de emprego e o nvel de preos do sistema econmico, bem como a insero do mesmo na economia mundial. A macroeconomia ganhou grande impulso a partir da dcada de 30, com Keynes e sua obra Teoria Geral do Emprego, Juros e Moeda, sendo este inclusive considerado seu fundador. Os principais agregados macroeconmicos mostram, o comportamento e as variaes na renda total gerada na Economia (PIB), a taxa de aumento dos preos (inflao), a porcentagem da fora de trabalho sem emprego (desemprego), o desequilbrio no comrcio entre o Brasil e o resto do mundo (economia como um todo) etc. O governo para alcanar os objetivos a que se prope, utiliza a poltica econmica, mediante instrumentos que a poltica fiscal, monetria e cambial oferecem. A poltica fiscal trata das decises do governo quanto aos gastos e receitas pblicas retratados nas Leis oramentrias. A poltica monetria ocupa-se principalmente em controlar a quantidade de dinheiro e a taxa de juros. A poltica cambial ocupa-se, principalmente, da anlise do dficit/supervit comercial entre pases e as flutuaes das taxas de cmbio. 6.1. CONCEITOS BSICOS

47 PNB (Produto Nacional Bruto) : o valor monetrio total de todos os bens e servios finais produzidos pelos cidados de uma nao, mesmo que tenham sido produzidos no exterior. PIB: (Produto Interno Bruto) o valor de mercado (preos de mercado) de todos (o mais abrangente possvel) os bens e servios (vendidos legalmente) finais (para no haver duplicidade de contagem, no entram os produtos intermedirios) produzidos (presente/ o carro usado j foi computado quando foi lanado) em um pas (dentro do pas) em dado perodo de tempo (ano/trimestre). Tabela 1 . Taxa mdia anual de crescimento do PIB (%) Perodo 1951 - 60 61 - 70 71 - 80 81 - 90 91 - 2000 2000 2001 Fonte: IBGE, 2001. Brasil 7,4 6,2 8,6 1,5 2,7 4,4 2,0 Mundo 4,2 4,9 3,8 3,1 3,7 4,6 2,0

PIB e Economia do bem estar: O PIB um bom indicador de bem estar econmico, mas no medida perfeita para analisar o bem estar social, pois exclui de sua anlise informaes relativas `a qualidade de vida, trabalhos voluntrios, contribuies sociais etc.

48 Tabela 2. PIB, Esperana de vida e analfabetismo, 1993. Pas EUA JAPO ALEMANHA MXICO BRASIL RSSIA INDONSIA CHINA PAQUISTO NIGRIA BANGLADESH NDIA Fonte: ONU Esperana de vida (anos) 76 80 76 71 67 67 63 69 62 51 56 61 PIB per capita 24.680 20.660 18.840 7.010 5.500 4.760 3.270 2.330 2.160 1.540 1.290 1.240 Taxa de adultos alfabetizados (%) 99 99 99 89 82 99 83 80 36 54 37 51

Paradoxo do Modelo Brasileiro (Modelo Concentrador) - IPEA, 1999. Pases com a mesma faixa de renda per capita que a do Brasil tm taxas de pobreza menores que a brasileira. Brasil Costa Rica Mxico Chile Malsia Bulgria 34% 19% 15% 15% 7% 4%

Pases com taxa de pobreza igual a do Brasil tm faixa de renda menor que a brasileira. Brasil Panam Botsuana Repblica Dominicana Mauritnia Guin US$ 4.300 2.800 2.400 1.600 800 700

49 Desigualdade de Renda Distncia entre a renda dos 20% mais pobres e a dos 20% mais ricos em alguns pases. Polnia Japo ndia Alemanha Itlia China EUA Mxico Chile Guin-Bissau Guatemala BRASIL 3x 4x 5x 6x 6x 7x 8x 13 x 18 x 28 x 30 x 33X

Consequncias do Modelo Concentrador: 21% do PIB gasto na rea social, mas a menor parcela dos pobres. 10% dos mais ricos recebem a metade dos recursos da aposentadoria. 60% dos gastos com educao vo para as Universidades (privilegia o topo da pirmide). 2% das despesas sociais (investimentos em saneamento bsico) 6.2 PRODUTO, RENDA E DESPESA Despesa nacional o gasto dos agentes econmicos com o produto nacional. Assim, temos um resultado denominado de identidade bsica das contas nacionais, ou seja : Produto Nacional = Renda Nacional = Despesa Nacional Ou seja, o dinheiro gasto por uma pessoa (Despesa) na compra de um produto igual receita do vendedor (Renda) . FLUXO CIRCULAR DA RENDA: Mercado de Fatores Indivduos Mercado de Produtos ----- Fluxo monetrio ____ Fluxo de bens e servios Empresas

50 6.2.1. CONCEITOS DE RENDA Renda Interna e Renda Nacional RIBpm ( Renda Interna Bruta a preos de mercado) = PIBpm Renda Pessoal e Renda Pessoal Disponvel: a renda com que as famlias contam para poderem consumir bens ou servios, ou seja, para realizar o consumo pessoal ou consumo das famlias. RENDA NACIONAL ( - ) Impostos Diretos e contribuio previdenciria paga pelas empresas ( - ) Lucros retidos pelas empresas (no distribudos) ( - ) Outras receitas correntes do governo ( + ) Transferncias s famlias (Governo e Resto do Mundo) ( = ) RENDA PESSOAL ( - ) Impostos Diretos e contribuio previdenciria pago pelos indivduos ( = ) RENDA PESSOAL DISPONVEL Assim, da renda disponvel , parte vai para o consumo e a outra parte que sobra para poupana. RENDA PESSOAL DISPONVEL = CONSUMO DAS FAMLIAS + POUPANA 6.3 CARGA TRIBUTRIA BRUTA E LQUIDA 1) Carga Tributria Bruta : um indicador que visa medir quanto da produo gerada internamente no pas destinada a financiar os gastos de governo. CTB ( em % ) = Receita Tributria x 100 PIBpm 2) Carga Tributria Lquida : Nem toda receita tributria do governo est disponvel deste para gastar ou poupar. Existem os subsdios e as transferncias do governo para as famlias (penso, aposentadoria, seguro-desemprego) CTL (em %) = Receita Tributria Subsdios - Transferncias x 100 PIBpm

51 6.4. FORMAO DE CAPITAL: POUPANA E INVESTIMENTO Poupana a parcela da renda que no utilizada para o consumo. Assim , numa economia fechada (sem relao com outros pases) e sem governo, teramos que: RN = Consumo + Poupana ... RN = C + S S = RN C ou seja , S = Poupana RN = Renda Nacional C = Consumo Investimento o gasto com bens que foram produzidos mas no foram consumidos no perodo, e que aumentam a capacidade produtiva da economia para os perodos seguintes. composto pelo investimento em bens de capital e pela variao de estoques de produtos que no foram consumidos. Assim, numa economia fechada , a produo de bens finais ou ser consumida pelas famlias ( C ) ou ser acumulada pelas empresas ( I ) ou seja : I = Investimento em Bens de Capital + Variao de Estoques PN = C + I como produto = renda , PN = RN .... C + I = C + S .... 6.5. CONTAS NACIONAIS : 1) Conta PIB: RIBpm = Consumo ( C ) + Investimento lquido ( I ) + gastos do governo ( G ) + saldo da conta exportaes importaes ( NX ) RIB pm = C + I + G + NX produo + ou PIB pm = Pagamento aos fatores de Impostos - subsdios 2) Conta Renda Nacional Disponvel : RD = RN ( renda nacional ) lucros suspensos impostos outras receitas do Governo + transferncias do governo e firmas para famlias. Ou RD = Consumo ( famlias e governo ) + Poupana 3) Conta Transaes Correntes com o resto do Mundo: NX = Exportaes + transferncias recebidas do exterior Importaes Renda Enviada para o exterior. 4) Conta Capital : I = Investimento em bens de capital + variao dos estoques ou S = poupana das famlias + poupana do governo + poupana das empresas + Poupana do setor externo. I=S

52

53 7. INFLAO 7.1. CONCEITO : uma elevao persistente do nvel geral de preos de uma economia ao longo do tempo. Assim , a INFLAO o crescimento dos preos. A taxa de inflao mede o ritmo desse crescimento. 7.2. INCONVENIENTES DA INFLAO: 1) Perda do poder aquisitivo dos salrios e outras rendas fixas (Ex.: Aluguis), ou seja, diminuio da quantidade de bens e servios que eles podem adquirir com seu salrio (ou renda de aluguel). 2) Desorganizao do mercado de capitais e aumento da procura por ativos reais (ouro, imveis), em virtude da diferena que passa a existir entre as taxas nominais e reais de juros. 3) Surgimento de Dficits no Balano de Pagamentos (no caso de taxa de cmbio fixa, a inflao desestimula as exportaes e estimula as importaes, provocando dficits na Balana Comercial com consequncias no Balano de Pagamentos) 4) Dificuldades para o financiamento do setor Pblico, em virtude do Efeito Tanzi , ou seja, do intervalo de tempo entre a ocorrncia do fato gerador do imposto e seu efetivo pagamento ao poder pblico, assim como da dificuldade de obter financiamento para seu dficit , uma vez que os poupadores no compraram ttulos da dvida pblica em virtude do juro nominal desses papis ser inferior taxa de inflao do perodo. 5) Indexao de contratos, que apesar de atenuar os efeitos distorcivos da inflao sobre a economia, apresenta a desvantagem de perpetu-la, pois os agentes econmicos sempre tendero a reajustar os rendimentos pela inflao passada, impedindo que a taxa de inflao venha a cair no futuro. 7.3. TIPOS DE INFLAO : 1) Inflao de Demanda : causada por um aumento da demanda agregada - Causas do Aumento da Demanda Agregada : a) b) c) d) e) f) Aumento dos Investimentos Aumento dos Gastos do Governo Aumento das Exportaes Reduo dos Tributos Reduo das Importaes Aumento da Oferta de Moeda

- Meios de se combater a Inflao de Demanda : a) Os monetaristas aconselham o uso de uma Poltica Monetria Restritiva para diminuir a Demanda Agregada.

54 b) Os Keynesianos preferem enfatizar a utilizao da Poltica Fiscal 2) Inflao de Custos : provocada por uma diminuio da Oferta Agregada. - Causas da Inflao de Custos: a) Aumento de salrio acima do aumento da produtividade; b) Aumento das margens de lucro em mercados monopolizados ou oligopolizados; c) Aumento de preos agrcolas( tempestades ,neve, geadas ); d) Aumento de preos de matrias primas importadas ( Ex.: Petrleo); e) Desvalorizao real da taxa de cmbio. As Polticas Fiscal e Monetria e a Inflao de Custos:

A utilizao de Polticas Monetria e Fiscal em caso de inflao de custos leva a a dois caminhos: Se a soluo for reduzir a inflao, deve-se usar polticas fiscal e monetria restritivas, o que poder levar a um aumento do nvel de desemprego. Se as polticas fiscal e monetria forem expansionistas, com o objetivo de eliminar o desemprego, ocorrer um recrudescimento da inflao O meio aparentemente mais adequado para se combater a inflao de custos seria o controle de preos e salrios. Embora parea o caminho mais lgico, os conflitos inerentes a tal negociao geralmente a inviabilizam. 7.4. A INFLAO INERCIAL : Resulta da indexao da economia, ou seja, a indexao adotada como forma de convivncia da economia com a inflao para permitir que os mecanismos de mercado funcionem mesmo na presena de taxas elevadas de inflao. No entanto, o seu principal defeito a perpetuao da taxa de inflao a nveis elevados, pois mesmo que todas as outras possveis causas da inflao no estejam mais presentes na economia , os agentes econmicos continuam reajustando seus preos com base na inflao passada, o que provoca uma inflexibilidade para baixo da taxa de inflao.

55 8. POLTICA FISCAL 8.1 A INTERVENO DO ESTADO NA ECONOMIA SIM INTERVENO OS KEYNESIANOS Os keynesianos so os seguidores da Teoria elaborada por keynes (1833/46). No aceitam a tese de que a economia tende "livremente" ao pleno emprego dos recursos produtivos. Recomendam a interveno do estado mediante as polticas fiscal, monetria com o objetivo de estabilizar a economia. NO INTERVENO OS MONETARISTAS So seguidores das idias dos economistas clssicos. A corrente monetarista surgiu na Universidade de Chicago (USA) e, em particular, com a obra de Milton Friedman (1912). Confiam no livre jogo de foras do mercado como instrumento para situar a economia prxima ao pleno emprego. A interveno do estado deve-se reduzir ao mnimo possvel: na Essncia, controlar apenas o volume de dinheiro.

Fonte: Mochon & Troster, 1994. 8.2 AS FUNES E OS OBJETIVOS DO SETOR PBLICO As funes bsicas na programao econmica como o papel dominante nas atividades de carter social. Em muitos pases, o setor pblico tem atuado como promotor direto de grandes empresas industriais e organizaes financeiras, entre outros. As principais funes do setor pblico so as seguintes: Fiscalizadora Reguladora Provedora de bens e servios Redistributiva estabilizadora. FUNO FISCAL REGULADORA CARACTERSTICA Estabelecer e cobrar tributos Regular a atividade econmica, estabelecer controle de preos de alguns setores, regular monoplios, proteger consumidores (sade, contaminaes...) PROVEDORA DE Fornecer bens e servios pblicos (justia, defesa, BENS E educao, sade, gua, energia). Pagar penses e SERVIOS seguros sociais, promover o investimento em setores atrasados. REDISTRIBUTIVA Modificar a distribuio de renda ou da riqueza entre a populao, por regio, por grupo, buscando maior igualdade social. (Salrio Mnimo) ESTABILIZADORA Controlar os grandes agregados econmicos, evitando excessivas flutuaes e procurando diminuir os efeitos

56 das quedas da atividade produtiva. Figura 1. As flutuaes ou ciclos econmicos

PIB recuperao

depresso

TEMPO As flutuaes ou ciclos econmicos podem ser considerados como uma sucesso peridica de fases ascendentes e descendentes, quase simtricas. Os elementos comuns que se encontram nas diferentes fases do ciclo, so: Depresso (ponto mnimo do ciclo) Recuperao (fase ascendente do ciclo) Auge (ponto mximo do ciclo) Recesso (fase descendente do ciclo)

Objetivo do setor pblico (progresso econmico e social do pas) Objetivos econmicos: Maior nvel de emprego; Estabilidade de preos Crescimento econmico Objetivos sociais: Distribuio de renda equitativa Bem estar social. 8.3. ORAMENTO DO SETOR PBLICO O oramento do setor pblico uma descrio de seus planos de gastos e financiamento e a fonte das receitas do setor pblico. Oramento do setor = Receitas pblico pblicas - Gastos pblicos

Para maior esclarecimentos consultar o site: www.planejamento.gov.br onde so apresentadas todas as tabelas relativas

57 aos oramentos da Unio do perodo 95/2002 , por categoria (receitas, despesas) , por programas e reas atendidas. 8.4. OS ESTABILIZADORES AUTOMTICOS DA POLTICA FISCAL So instrumentos que atuam para estabilizar a atividade econmica, como por exemplo um perodo de depresso (baixa atividade econmica e elevado desemprego). qualquer ao do sistema econmico que tende a reduzir mecanicamente as foras de recesso e/ou expanso da demanda, sem que sejam necessrias medidas discricionrias de poltica econmica. (Ex: Tributos) Polticas fiscais discricionrias (dependem da deciso dos condutores da poltica fiscal): Polticas de obras pblicas, projetos pblicos de emprego; programas de transferncias; alterao de tributos.

8.5. O DFICIT E SEU FINANCIAMENTO Procedimentos para atender as necessidades crescentes de financiamento: Tributos Emisso de dinheiro (BACEN) - aumenta presso inflacionria e perda do valor do dinheiro. Dvida pblica. Venda de ttulos de renda fixa (Ttulos do Tesouro Nacional) - pode reduzir as possibilidades de financiamento e contribuir para aumento da taxa de juros. 8.6. RELATRIO DO FMI SOBRE AS PRTICAS DE TRANSPARNCIA FISCAL DO BRASIL Observncia de cdigos e padres Washington) Privatizao de bens pblicos Demisses (inchao/desemprego) Adequao da legislao trabalhista Reduo de Polticas sociais. Consequncias: Desemprego Maior desigualdade xodo Rural Crise cambial: presso inflacionria aumento dos preos domsticos aumento da taxa de juros queda no PIB aumento do desemprego aumento da dvida pblica maior grau de risco do pas menor investimentos estrangeiros. internacionais (Consenso de

Concluso do Relatrio: pontos positivos Aumento do grau de transparncia fiscal. Aprovao da lei de responsabilidade Fiscal. (Normas e Princpios Fiscais para atendimento de todos os nveis de governo. Recomendaes do FMI:

58 Reduo da sobreposio e duplicao de funes em rea do gasto pblicos; Menor grau de vinculao de receitas oramentrias para dar maior flexibilidade ao oramento; Preparao de estimativas de custos de trs anos para programas de despesas contnuas. Choques da Economia Brasileira e seus reflexos no oramento: Desacelerao da economia mundial mais pronunciada que o esperado; Elevao do risco de pases emergentes com reflexos negativos de capital externo e presses na taxa de cmbio; Crise de energia, gesto do racionamento, queda da produo industrial, reviso de gastos pblicos. Necessidade de financiamento externo da economia brasileira necessidade de ampliao das exportaes e substituio das importaes. Renovao do Acordo com o FMI (Recursos de US$ 15 bilhes para 200 e 2001) Desempenho fiscal (Programa de Estabilidade Fiscal) PEF cumprimento de metas fiscais. Diminuio dos desequilbrios fiscais (reforma)

59 9. POLTICA MONETRIA Os ofertantes de recursos financeiros so os sujeitos econmicos que, dados sua renda e seus planos de consumo, poupana e investimento, aparecem com excesso de financiamento; enquanto os demandantes so aqueles cujos planos envolvem necessidades de financiamento. As instituies financeiras intermediam os fluxos de um para outro. Elas recebem suas receitas ao cobrar pelos servios que oferecem a seus clientes, e emprestando dinheiro a taxas de juros mais elevadas que aquelas pagas a seus clientes pelos depsitos feitos. 9.1 MOEDA E CRDITO: 1. Moeda - Ch (China), tabaco (Virgnia), arroz (Japo), sal (frica), gado, facas , machados, Foice (Brasil) - Brasil ;1874 : proibio de circulao de gneros alimentcios como moedas - Metais: ouro, prata, cobre, zinco, nquel, estanho. - Primeira Cunhagem pelo Estado: sc. VII aC na Ldia (Turquia) - Sc III aC : uso corrente no mundo civilizado - Moeda-papel lastreado em ouro - Papel-moeda no lastreados em ouro - Moeda Bancria ou Escritural (Cheque, carto de crdito) criada pelos bancos em funo dos depsitos vista - Duas Categorias de moeda: Metlica (usada atualmente apenas como troco) e Fiduciria (papel-moeda e moeda escritural) - No Brasil, a emisso de papel-moeda feita pelo BC, atravs da Casa da Moeda, mediante vinculao s reservas de liquidez internacional, e nunca superior 3% do PIB 2. Conceito de Moeda Dinheiro tudo o que se aceita como instrumento de troca pelas diversas unidades econmicas, em virtude da lei ou simplesmente dos costumes dos negcios. Esta definio compreende o dinheiro moeda, de papel, metlico, bilhetes de banco, depsitos vista. Definio Simples: Dinheiro qualquer coisa que seja geralmente aceita em pagamento de bens e servios

3. Funes da Moeda Instrumento de Troca : funo principal, como facilitador das transaes comerciais Reserva de Valor: entesouramento para uso futuro Medida Comum do Valor dos Bens: padro para poder-se comparar valor dos bens Padro de Pagamentos Futuros: presta-se para a realizao de contratos futuros ou contratos de crdito.

4. Valor da Moeda

60

A moeda , em si mesma, no tem qualquer utilidade, a no ser a que provm de seu valor de troca - O valor da moeda depende do nvel geral de preos, sendo inversamente proporcional a este - Determinantes do Nvel Geral de Preos: * Quantidade de Dinheiro h controvrsia sobre este, pois alguns economistas acham que a diferena entre a demanda e a oferta global de bens e servios e no a quantidade de moeda em circulao. * Velocidade de Circulao deste * Volume de Comrcio ou Transaes Tipos de Inflao: * Inflao Rastejante : to pequena que os efeitos na economia so imperceptveis * Inflao Persistente: duradoura e com reflexos negativos na economia - Inflao de Demanda: excesso de demanda sobre a oferta - Inflao de Custos : aumento de custos, Ex. Petrleo * Desinflao: o ritmo do aumento de preos sobe mais devagar, perde fora * Deflao: diminuio do nvel geral de preos * Hiperinflao : aumento do nvel geral de preos acima de 50% ao ms * Estagflao: aumento do nvel geral de preos com diminuio da atividade econmica - Velocidade de Circulao da Moeda: VCM = ndice de cheques compensados x 100 = ndice dos depsitos vista - Volume de Comrcio ou Transaes: significa o movimento de negcios que se efetuam mediante o uso da moeda. 5. Meios de Pagamento (M1) = dinheiro em poder do pblico + depsitos vista M1 : normalmente deve variar de 15% a 17% do PIB Meio Circulante: o total de moeda legalmente emitido pelo governo. Compreende o dinheiro em poder do pblico, nos bancos e com as autoridades monetrias -

6. Base Monetria

61

BM = Dinheiro em Circulao (dinheiro emitido dinheiro em caixa do BC) + Reservas Bancrias ( recolhimento compulsrio no BC + depsitos nos bancos comerciais) As autoridades monetrias controlam a BM , aumentando ou diminuindo seu volume, em funo das necessidades conjunturais. Consequentemente, acompanham tambm a quantidade de M1.

7. Crdito Funciona como substituto da moeda Aumento do crdito ( aumento da liquidez ) provoca as mesmas conseqncias inflacionrias que o aumento da disponibilidade de dinheiro numa economia. - Faz parte da Poltica Monetria de um pas - Conceito : a transferncia temporria do uso do dinheiro - Tem como suporte os depsitos vista nas instituies bancrias Moeda Escritural - Do entrechoque da oferta e da procura por crdito surge a taxa de juros - Pode ser crdito de curto prazo (at um ano), mdio prazo (em torno de um ano) e de longo prazo ( acima de um ano) - Modalidades de Crdito no Mercado Financeiro Brasileiro: - Crdito Direto ao Consumidor (CDC) - Crdito Especial em Conta Corrente - Emprstimos no Exterior (Notes, Commercial Papers, Export Notes, Eurobnus, etc.) - Desconto de Duplicatas - Fundos Especiais de Instituies Pblicas - Emisso de Debntures - Arrendamento Mercantil - Hot Money (emprstimo de curtssimo prazo) - Vendor (a empresa vendedora financia o cliente) - Emprstimo para Capital de Giro - Adiantamento de Contrato de Cmbio - ADC disposio de todos os agente econmicos (famlias, empresas, governo)

Crdito internacionais disposio do Governo: - FMI - Financiamento s Exportaes do BIRD, Agncias Governamentais Estrangeiras, etc. - BID - Financiamentos Diversos ttulos da Divida Externa (C-Bond, etc) - Taxas de Juros Internacionais: - Prime rate ( EUA ) - Libor ( Inglaterra ) 8. Sistema Financeiro Nacional - Sistema Financeiro Nacional

62

Subsistema Normativo 1. Conselho Monetrio Nacional ( CMN ) 2. Banco Central do Brasil ( BACEN ) 3. Comisso de Valores Mobilirios ( CVM )

Subsistema Operativo - Autoridades Especiais: 1. Banco do Brasil ( BB ) 2. Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social

( BNDES ) - Instituies do Subsistema Operativo: 1. Bancos Comerciais 2. Bancos Mltiplos 3. Sistemas Brasileiros de Poupana e Emprstimos ( SBPE ) 3.1. Sociedade de Crdito Imobilirio ( SCI ) 3.2. Associaes de Poupana e Emprstimo ( APE ) 3.3. Caixa Econmica 4. Bancos de Investimento 5. Bancos de Desenvolvimento 6. Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento 7. Bolsas de Valores e outras instituies auxiliares ( Sociedades Corretoras, Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios, etc. ) Foi institucionalizado entre os anos 1964 e 1968 Aps este perodo, surgiram: - Cia. de Arrendamento Mercantil ( Leasing ) - Administradoras de Consrcio - Cia. de Factoring Vide maiores informaes site do BNDES

63 10. POLTICA CAMBIAL 10.1 MERCADO EXTERNO Cmbio: a troca de moeda entre os pases

* Mercado Cambial divide-se: Cmbio manual ( Mercado flutuante dlar turismo) Mercado Sacado (Letra de cmbio internacional) Mercado Livre (dlar comercial) Mercado Negro (Paralelo) * Taxa de cmbio o preo do dinheiro estrangeiro * Brasil : Poltica Cambial de responsabilidade do CMN e a execuo pelo BC * Dentre as polticas cambiais, o sistema de banda cambial, ncora do plano real de 1995 at 1999. O BC intervinha comprando ou vendendo divisas sempre que o mercado extrapolava estas bandas. O BC tambm ajustava as bandas sempre que necessrio. * Aps 1999, flutuao livre do cmbio * As taxas de cmbio influenciam na inflao, nvel de atividade da economia, reservas internacionais do BC Balano de Pagamentos: o registro anual e sistemtico de todas as transaes econmicas celebradas entre os residentes do pas em questo e os de pases estrangeiros. - Estrutura do Balano de Pagamentos: 1. Balana Comercial Importaes Exportaes 2. Balana de Servios Seguros Fretes Viagens Internacionais Juros 3. Transferncias Unilaterais Donativos Herana Contribuies Beneficentes 4. Transaes Correntes ( 1 + 2 + 3 ) 5. Balana de Capital Investimento Financiamento Amortizaes Emprstimos 6. Erros e Omisses 7. Resultado ( Dficit ou Supervit ) ( 4 + 5 + 6 ) - O desequilbrio no BP normal quando no persistente - O dficit aceitvel internacionalmente para as Transaes Correntes de 3% do PIB

64 - Antigamente o OURO servia para reajuste do BP, bastava o pas deficitrio fazer transferncia de suas reservas. - Atualmente, as RESERVAS CAMBIAIS fazem este papel - Dois Conceitos de Reserva Cambial: * Caixa : divisas disponveis * Liquidez Internacional: alm das divisas disponveis, tambm os crditos de mdio e longo prazo. - As reservas devem cobrir em torno de trs meses das importaes ( Ideal) - No caso de Dficit de curto prazo, os pases podem usar seus recursos junto ao FMI (Standy By) - No caso de desequilbrio de longo prazo, a soluo a desvalorizao cambial - DES ( Direito Especial de Saque) moeda escritural do FMI , para embasar acordos de ajuda de longo prazo, mediante adoo de medidas enrgicas para a economia do pas necessitado.

11. Atualidades sobre Economia

Textos sero analisados devido ao tema discutido na conjuntura econmica e de maior relevncia para as turmas.

You might also like