You are on page 1of 5

COMO REDIGIR RECURSOS

Professor Thiago Piloni www.thiagopiloni.com.br Observaes A forma de redao de recursos aqui proposta no afasta outras tcnicas adquiridas em manuais ou em outras disciplinas, com elas podendo conviver em harmonia. Em relao a alguns pontos da redao de recursos, no h uma regra absoluta, seja ela legal, doutrinria ou jurisprudencial, sendo o caso concreto norteador do operador do Direito. Todos os textos aqui sugeridos no so vinculativos, sendo possvel e at mesmo desejvel que o acadmico desenvolva o seu prprio estilo de redao. Prope-se um padro bsico para boa parte dos recursos, sendo obviamente necessrio realizar adequaes exigidas por cada espcie recursal. Estrutura geral dos recursos Termo de interposio Nele constam, via de regra, por exemplo: o endereamento ao juzo a quo, a indicao do nmero do processo, a parte recorrente, a espcie de recurso e o dispositivo legal que o embasa, o pedido de remessa das razes ao juzo ad quem, eventual pedido de retratao, entre outros. Razes do recurso Nelas constam, via de regra, por exemplo, o endereamento ao juzo ad quem, a causa de pedir (admissibilidade e mrito) e o pedido do recurso.

PASSO A PASSO DA REDAO DE RECURSOS


PRIMEIRO PASSO Endereamento e texto do termo de interposio Breve comentrio: Para um correto endereamento, imprescindvel conhecer toda a composio do Poder Judicirio e a designao correta de cada um de seus membros (Juiz de Direito, Juiz Federal, Juiz do Trabalho, Juiz Eleitoral, Juiz Auditor, Desembargador, Desembargador Federal, Desembargador Federal do Trabalho e Ministro). Ex.: (1) EXCELENTSSIMO SENHOR (2) JUIZ DE DIREITO (3) DA 1 VARA DE FAMLIA (4) DA CIRCUNSCRIO JUDICIRIA DE TAGUATINGA Ex.: Autos do processo n. (...) RECORRENTE, j qualificado nos autos, por intermdio de seu patrono, inconformado com a deciso de fls. (...), com base no art. (...), vem presena de Vossa Excelncia interpor NOME DO RECURSO requerendo sejam as anexas razes remetidas ao Tribunal ad quem, qual seja, (...). Local e data. IDENTIFICAO DO PATRONO

SEGUNDO PASSO Endereamento e texto das razes recursais Breve comentrio: Para um correto endereamento, imprescindvel conhecer a composio dos Tribunais, as suas competncias e a titulao correta de seus membros (Desembargador, Desembargador Federal, Desembargador Federal do Trabalho e Ministro). Ex.: (1) EXCELENTSSIMO SENHOR (2) MINISTRO PRESIDENTE (3) DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Texto introdutrio das razes do recurso Ex.: RAZES DO RECURSO Egrgio Tribunal, nclitos Julgadores, Apesar do inegvel brilhantismo do juzo a quo, a deciso recorrida no deve prevalecer, merecendo ser CASSADA (...) e/ou REFORMADA (...).

Relato dos fatos Alguns dispositivos legais exigem uma exposio ftica nos recursos. Citam-se alguns para conferncia: art. 514, II do CPC (apelao), art. 524, I do CPC (agravo de instrumento) e art. 541, I do CPC (recursos especiais e extraordinrios). Parece conveniente um breve relato dos fatos, sobretudo das fases processuais j ultrapassadas e dos seus resultados, facilitando a localizao e o esclarecimento do leitor do recurso acerca dos principais aspectos fticos da demanda. No h necessidade de repetir toda a narrativa constante da petio inicial, sendo interessante encontrar um meio termo entre uma longa e cansativa exposio dos fatos e um breve sumrio dos atos processuais.

Pressupostos de admissibilidade Os pressupostos de admissibilidade so classificados em genricos e especficos.

Os genricos, exigidos em todos os recursos, podem ser intrnsecos (cabimento, legitimidade, interesse e inexistncia de fatos impeditivos ou extintivos) ou ainda extrnsecos (preparo, tempestividade e regularidade formal). Quanto aos especficos, esto estes relacionados a determinados recursos, valendo citar aqui alguns dos exigidos pelos apelos excepcionais: prequestionamento, esgotamento das instncias ordinrias, repercusso geral e no revolvimento de matria ftico-probatria. Existem diversas formas de tratar dos pressupostos de admissibilidade, podendo o redator do recurso optar pela mais adequada no caso concreto enfrentado.

Pressupostos genricos de admissibilidade Breves comentrios: Como j dito, a tcnica de redao neste ponto do recurso pode variar. A sugesto , no mnimo, afirmar em um texto conciso que tais requisitos constam do recurso. Ex.: Inicialmente, cumpre destacar que presentes no caso todos os requisitos genricos dos recursos. Ex.: Presentes no caso em debate todos os requisitos genricos dos recursos, vez que se trata de impugnao cabvel, realizada por parte legitimada e com interesse para tanto, no estando presentes quaisquer fatos impeditivos ou extintivos do direito de recorrer. Vale dizer ainda que o preparo foi devidamente realizado e acompanha este arrazoado, no havendo dvida quanto tempestividade e muito menos em relao regularidade formal da impugnao.

Pressupostos genricos de admissibilidade Breve comentrio: possvel optar por um texto completo, deixando clara a presena de todos os pressupostos de admissibilidade genricos no caso concreto Ex.: O recurso em julgamento fundamenta-se no art. (...), sendo o cabvel para atacar a deciso ora recorrida. O recorrente possui legitimidade e interesse para recorrer, pois da anlise da deciso impugnada constata-se claramente a sua sucumbncia, j que (...).

In casu, no h que se falar de fatos impeditivos ou extintivos do direito de recorrer. O preparo encontra-se devidamente comprovado em documento que acompanha este arrazoado. No resta qualquer dvida de que o recurso tempestivo, vez que a deciso guerreada data de () e o recurso foi interposto em (), obedecendo-se assim o prazo legal de (...) dias. Por fim, cumpre ressaltar a obedincia regularidade formal exigida pela espcie recursal.

Pressupostos especficos de admissibilidade Os pressupostos especficos so exigncias legais e/ou jurisprudenciais relacionadas admissibilidade de determinados recursos. Os exemplos a seguir dizem respeito necessidade de esgotamento das vias ordinrias, vedao de reexame ftico-probatrio e ao prequestionamento. Quando do estudo de cada um dos recursos contemplados pela disciplina, estes e outros pressupostos sero melhor analisados.

Pedido Breves comentrios: Dois so os juzos de apreciao dos recursos: admissibilidade e mrito. Se admissvel, o recurso deve ser conhecido. Quanto ao mrito, so possveis impugnaes injustia da deciso, gerando a sua reforma, bem como em relao a algum vcio de atividade, o que geraria a cassao da deciso. Em ambos os casos, o recurso ser provido. Ex.: Por todo o exposto, uma vez presentes os requisitos de admissibilidade, requer o conhecimento do recurso, assim como o seu provimento para: 1. cassar a deciso e, com isso, (especificar o resultado prtico) e/ou; 2. reformar a deciso e, com isso, (especificar o resultado prtico) Pede deferimento, Data e identificao do patrono da parte.

You might also like