You are on page 1of 3

BREVE HISTRICO DO LAZER - ORIGEM

O lazer surgiu durante a segunda metade do sculo XX e no inicio do sculo XXI. Pode-se dizer que um conjunto de ocupaes s quais o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se e entreter-se (Dumazedier). A palavra lazer deriva do latim licere, ou seja, ser licto, ser permitido". Neste sentido, se ele exercitado corretamente, pode-se colocar em prtica os Quatro pilares da Educao de Delores: aprender a conhecer e a pensar; a fazer; a viver juntos, ou com os outros. Por ser fruto de relaes sociais, o lazer visto tambm como um espao de vivncia cultural no tempo disponvel das obrigaes profissionais, escolares, familiares e sociais, combinando os aspectos tempo e atitude, no qual se pode potencializar o ldico ( jogos, brinquedos, passatempos e divertimento), cuja essncia est na alegria e no prazer. Compreendendo-se lazer como necessidade cotidiana, espao privilegiado de expresso do ser humano, ligado existncia social e histrica, compreende-se tambm que ele influenciado e pode influenciar nossas relaes socioculturais e possibilitar contatos sociais, convvio fraterno, criatividade, melhorando dessa forma, nossa vida. Existem diferentes tipos de lazer: lazer noturno associado noite e atividades que se desenrolam em bares, discotecas, e outros lugares em que a msica e a bebida so pilares centrais; lazer espetculo, dentre os quais, podemos distinguir os culturais (teatro, cinemas e shows); lazer esportivo referente prtica de algum esporte; lazer passivo que aliena o ser e o envolve na teia consumista gerada pela indstria cultural, na qual o consumidor no passa de mais uma pea de engrenagem e lazer ativo, o qual possibilita uma nova enunciao de mltiplas vivncias, uma converso das atividades em conhecimento, em expresso criadora e em novos olhares e potencialidades. No decorrer da histria, verifica-se que o lazer tambm passou a ser tema preocupante na sade, pois nos tempos modernos, na era em que o mal do sculo se tornou o stress, cuidar da situao salutar (zelando-se pelo bem estar fsico, mental e emocional) tornou-se primordial para melhorar a qualidade de vida, a qual est intimamente relacionada sade. Sendo assim, define-se lazer como uma forma do indivduo utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que goste de fazer, se entregando de livre e espontnea vontade, o que no significa que seja sempre uma mesma atividade. A escolha da atividade pode ser uma entre tantas outras que possa gerar relaxamento, tranquilidade e bem estar para a sade.

http://edfisicanoturno.blogspot.com.br/2011/03/breve-historico-do-lazer-origem.html

Lazer
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Lazer um conjunto de ocupaes s quais o indivduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informao ou formao desinteressada, sua participao social voluntria ou sua livre capacidade criadora aps livrar-se ou desembaraar-se das obrigaes profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976, apud Oleias). A palavra lazer deriva do latim licere, ou seja, "ser lcito", "ser permitido".

Poderamos definir lazer, como uma forma de voc utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que voc goste de fazer, o que no significa que seja sempre uma mesma atividade. Esta atividade pode ser uma entre tantas outras. No campo da educao pode-se identificar as atividades de lazer como aes integradoras dos Quatro pilares da educao, propostos por Delors:

Aprender a conhecer e a pensar Aprender a fazer Aprender a viver juntos aprender a viver com os outros Aprender a ser
ndice
[esconder]

1 Tipos de Lazer 2 Termos correlatos 3 Bibliografia 4 Ligaes externas

[editar]Tipos

de Lazer

Pode-se dizer que h uma importante diversificao do mundo do lazer ao ponto que podemos falar de diferentes tipos de lazer, suficientemente distintos entre si, podemos defini-los separadamente:

Lazer Noturno: se trata de todo o lazer associado a noite e atividades em que elas se desenrolam, bares, discotecas, e outros lugares em que a msica e a bebida so os pilares centrais.

Lazer espetculo: todo lazer relacionado com os espetculos, entre os que podemos distinguir os culturais (teatro,concertos,exibies pera, cinema,shows, espetculos, apresentaes culturais) e os desportivos.

Lazer esportivo: se refere a prtica de algum esporte. Lazer alternativo: o lazer alternativo tem duas vertentes, uma que se refere ao lazer alternativo noturno, que na maioria dos casos dirigido a jovens maiores de 18 anos, para proporcionar uma alternativa mais sadia em suas sadas noturnas. Enquanto que um novo ramo do lazer alternativo, se refere a um tipo de lazer no convencional, no esportivo e no de espetculo na que o participante ator principal de seu lazer. Este tipo de lazer tambm conhecido como lazer experiencial.

Utilizando como critrio a participao das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer:

Lazer ativo: Lazer em que o participante receptor e emissor de estmulos. Lazer passivo: Lazer em que o participante unicamente receptor de estmulos.

[editar]Termos

correlatos

Recreao Atividades de tempo livre Entretenimento Passatempo

Instalao recreativa Turismo Turismlogo Brinquedo Brinquedoteca Ludoteca Ludoterapia Desportes

O lazer pode ajudar a fortalecer os ossos e melhorar a autoestima.

[editar]Bibliografia
BACAL, Sarah. "Lazer e o Universo dos Possveis". So Paulo: Aleph, 2003. CAMARGO, Luis Otvio de Lima. O que Lazer. So Paulo: Brasiliense, 1989. DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. So Paulo: Perspectiva, 1976. EDUCAO - um tesouro a descobrir: relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI. Organizado por Jacques Delors; traduo de Jos Carlos Eufrsio. So Paulo: Cortez, 1999. 288 p. MARCELINO, Nlson Carvalho. Lazer e Humanizao. Campinas: Papirus, 1983. REQUIXA, Renato. O lazer no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1977. ROLIN, Liz Cintra. Educao e Lazer - A Aprendizagem Permanente. So Paulo: tica, 1990

You might also like