You are on page 1of 5

Professora: Graziela Gorini / Srie: ________ / Turma: _______ Cricima, _______ de __________________ de ___________

E. E. F. PROFESSOR LAPAGESSE

NOTA: _________

Aluno(a): ______________________________________ AVALIAO DE HISTRIA E GEOGRAFIA:

DICAS PARA UMA BOA AVALIAO: A avaliao individual; Emprstimos no so permitidos; As respostas devem ser completas; permitido o uso do dicionrio; As questes (letra) devem estar legveis e sem rasuras; Revise bem a prova antes de entregar; Ateno e tima avaliao. Com carinho, Professora: Graziela Gorini.

Nas aulas de Histria e Geografia aprendemos a nos localizar no mundo, no Brasil, em Santa Catarina e em Cricima.

1- No Mapa-mndi abaixo, pinte os continentes de 2- No mapa do Brasil abaixo, pinte o nosso estado de vermelho: marrom e os oceanos de azul:

3- Complete as frases corretamente: a) A capital do Brasil ___________________________. b) A capital de Santa Catarina ________________________. c) Cricima conhecida como a capital do ____________________.

O tempo significa as condies atmosfricas em um determinado perodo do dia, ou seja, est


quente, com possibilidade de chuvas, ou muito frio. O tempo pode mudar rapidamente. J o clima representa as condies atmosfricas consideradas como padro de uma regio, mais duradouro, ou seja, permanece por sculos da mesma forma. 4- Responda com ateno: Voc acha importante saber a previso do tempo? Por qu? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Grande parte de nossa vida gira em torno do clima e consequentemente das estaes

do ano. Tudo acontece de uma forma muito sincronizada: medida que a Terra gira em torno do Sol, o eixo terrestre fica ligeiramente inclinado em relao ao plano do movimento. Por causa desta inclinao, a luz e o calor do Sol no chegam com a mesma intensidade em todos os pontos da Terra ao longo do ano. 5- Complete a cruzadinha abaixo com os nomes das estaes do ano: 1- Estao que faz mais frio, que comea em junho e vai at setembro. 2- Estao mais quente e chuvosa, que comea em dezembro e vai at maro. 3- Estao que os vegetais crescem mais rpido, comea em setembro e vai at dezembro. 4- Estao em que as rvores perdem suas folhas, comea em maro e vai at junho. E S T A E S X D O X A N O 2

A gua um recurso indispensvel vida. Apesar de a gua ser to importante para a vida e

de nosso planeta ser chamado de planeta gua, a pequena quantidade disponvel ao uso, corre o risco de ser cada vez menor. Isso ocorre devido ao mau uso que o ser humano faz da gua desperdiando este bem precioso. 6- Leia abaixo algumas situaes em que usamos a gua e marque um X somente nas que demonstram o desperdcio dela: a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( f) ( g) ( h) ( ) Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes. ) Tomar banhos demorados. ) No lavar caladas e ptios com a mangueira. ) Deixar a torneira aberta ao lavar as louas da cozinha. ) Usar a mquina de lavar roupas com bastante roupas. ) Consertar vazamentos e torneiras pingando. ) Lavar as caladas e ptios com a mangueira. ) Deixar o chuveiro aberto enquanto est ensaboando o corpo.

Voc aprendeu que, trs quartas partes do nosso planeta coberto por gua, mas existe mais
gua salgada ou mais gua doce. Ao ser observada do espao, a Terra parece um planeta azul, quase totalmente coberto de gua. Apenas a gua doce da Terra usada para o consumo dos seres vivos. 7- Complete e pinte o esquema e a legenda abaixo. Represente a proporo de gua doce, de gua salgada e a terra existente no nosso planeta Terra: Terra Legenda:

______________________

______________________

______________________

Antigamente o rio Me Luzia e o rio Cricima eram limpos e com muita vida, hoje eles esto

muito poludos. Voc j parou para pensar que a gua potvel da Terra pode acabar? isso mesmo! Ns no estamos cuidando muito bem da gua e dependemos muito dela para viver. 8- Complete o acrstico da palavra GUA com frases criativas e interessantes: ____________________________________________________________________ G _____________________________________________________________________ U ____________________________________________________________________ A ____________________________________________________________________ Aps as conversas a respeito da Histria do Brasil e as descobertas com o Hino Nacional Brasileiro que realizamos em sala de aula, j podemos cantar bem alto, com peito cheio de orgulho e sem medo de errar o Hino Nacional Brasileiro. Sabemos seu significado e sua mensagem a todos os brasileiros. Leia a primeira e a segunda estrofe do nosso Hino Nacional Brasileiro para relembrar: HINO NACIONAL BRASILEIRO Ouviram do Ipiranga as margens plcidas De um povo herico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios flgidos, Brilhou no cu da Ptria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com brao forte, Em teu seio, liberdade, Desafia o nosso peito a prpria morte! 9- Agora complete as frases e responda com ateno: a) A data que ficou marcada na Histria do Brasil e que aparece nas duas primeiras estrofes do Hino Nacional Brasileiro o dia __________ de __________________ de __________. b) Nesta data histrica, comemoramos at hoje a ___________________ do ___________. c) Explique com suas palavras esta data histrica: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

You might also like