You are on page 1of 2

Conhecimentos Basicos A evoluo da Vigilancia Sanitria no Brasil http://pt.scribd.com/doc/91697348/AEVOLUCAO-DA-VIGILANCIA-SANITARIA-NO-BRASIL Breve Histria da Vigilncia Sanitria.

. A histria da Vigilncia Sanitria brasileira a histria do Pas, a histria do medo da doena e da morte, um relato de tragdias e herosmos, de conquistas, desafios e perdas, uma espcie de certificado de resistncia s atrocidades do poder, ignorncia dos governantes, ao descaso das autoridades sanitrias que no passado isolavam os doentes como mtodo de cura. E tratavam a populao com a habitual truculncia da cegueira administrativa, em relao sade pblica, empregando muitas vezes nas comunidades revoltadas a providencial profilaxia da violncia e da brutalidade. Mas essa uma memriaque deveria permanecer guardada a sete chaves, se uma nao no fosse feita tambm da matria dos traumas e do sonho de evoluo e modernidade (Anvisa, 2006). Em registro numa narrativa de medo, de crenas e de horror, injustias e vitrias, de renascimento de um povo a partir de medidas polticas e sanitrias inovadoras como as de Oswaldo Cruz, com o combate febre amarela, e Carlos Chagas em sua dedicao no combate peste bubnica. Sem dvida uma memria recuperada e consagrada sade pblica e a quem a realizou nos preceitos de Hipcrates e de Avicena. Alm de tudo isso, conta com introduo do escritor membro da Academia Brasileira de Letras (e mdico sanitarista) Moacyr Scliar (A orelha de Van Gogh), o que faz ressaltar sobremaneira o valor da obra. No final do sculo XIX houve uma reestruturao da vigilncia sanitria impulsionada pelas descobertas nos campos da bacteriologia e teraputico nos perodos que incluem a I e a II Grandes Guerras. Aps a II Guerra Mundial, com o crescimento econmico, os movimentos de reorientao administrativa ampliaramas atribuies da vigilncia sanitria no mesmo ritmo em que a base produtiva do Pas foi construda, bem como conferiram destaques ao planejamento centralizado e participao intensiva da administrao pblica no esforo desenvolvimentista (De Paula, 1998). A partir da dcada de oitenta, a crescente participao popular e de entidades representativas de diversos segmentos da sociedade no processo poltico moldaram a concepo vigente de vigilncia sanitria,integrando, conforme preceito constitucional, o complexo de atividades concebidas para que o Estado cumpra o papel de guardio dos direitos do consumidor e provedor das condies de sade da populao(De Paula, 1998). O que Vigilncia Sanitria. Na Lei Orgnica da Sade, 8.080 de 1990, artigo 6 pargrafo 1 (MINISTRIO DA SADE, 2005),aparece a nova definio proposta aps a reforma sanitria que introduz o conceito de risco e minimiza o carter burocrtico e normativo anterior, a Vigilncia Sanitria passa ento, perante a lei, a atuar sobre fatores de risco assumindo o papel de promover, proteger, recuperar e reabilitar a sade da populao sendo definida como: Um conjunto de aes capazes de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios de correntes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao deservios de interesse a sade, abrangendo:

I o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a sade, compreendidas todas as etapas e processos, da produo ao consumo; e II - o controle da prestao de servios que se relacionam direta ou indiretamente com a sade. Segundo Costa (2001), as aes de Vigilncia Sanitria constituem a mais antiga face da Sade Pblica e a tentativa de estabelecer controle sobre os elementos essenciais da vida, na perspectiva e tica da melhoria da qualidade de vida. As aes normativas, de fiscalizao e de controle da vigilncia sanitria so exercidas de acordo com o "poder de polcia", e, segundo Frazo, L., "O poder de polcia, como atributo do Estado, tem funo reguladora dos direitos individuais e coletivos para garantir, a estes, absoluta predominncia sobre

You might also like