You are on page 1of 8

EVOLUO DAS ARQUITETURAS DOS COMPUTADORES

GERAO ZERO - Computadores mecnicos (1642 1945)

PRIMEIRA GERAO - Vlvulas (1945 1955) O principal estmulo para desenvolvimento de computadores eletrnicos veio da segunda guerra mundial.

Os Alemes tinham um dispositivo chamado Enigma, usado para codificar as mensagens enviadas para os submarinos, que estavam promovendo um grande estrago na Armada britnica. Essas mensagens eram interceptadas pela inteligncia aliada. O problema que para decodific-las era necessrio um rduo e imenso trabalho de calculo, e se esses clculos no fossem feitos imediatamente aps a interceptao, a mensagem no seria mais til. Como no era possvel fazer esses clculos manualmente em tal velocidade a inteligncia britnica criou um laboratrio altamente secreto onde foi construdo um computador chamado Colossus. O famoso matemtico britnico Alan Turing liderou a equipe de construo dessa mquina.

O Colossus tornou-se operacional em 1943, com as suas 2.000 vlvulas ele trabalhava com smbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na mquina de leitura fotoelctrica, comparando a mensagem codificada com os cdigos conhecidos at encontrar uma coincidncia. Ele processava 25.000 caracteres por segundo. Por ter sido mantido em segredo militar por 30 anos essa linha no se desenvolveu. Apesar disso Colossus considerado o primeiro computador eletrnico construdo no mundo.

A segunda guerra mundial tambm fez com que cientistas dos Estados Unidos trabalhassem na construo de um computador.

O Exercito Americano precisava de tabelas de direo de tiro para ajudar na artilharia pesada. Esses clculos eram feitos por centenas de mulheres, que usavam calculadoras de mo, mas esse era um mtodo muito lento e extremamente vulnervel a erros. Ento John Mauchly props ao exercito americano um projeto para

financiamento de um computador eletrnico. Em 1943 a proposta foi aceita, e com ajuda de John Eckert, Mauchly comeou a construo de um computador chamado ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer).

Ele era composto por 17.468 vlvulas, 1.500 rels, possua 20 registradores, cada qual capaz de armazenar um numero decimal de 10 dgitos. Para programar o ENIAC era necessrio ajustar a posio de 6.000 chaves de varias posies e conectar um numero imenso de soquetes por meio de uma verdadeira floresta de cabos. Toda essa estrutura pesava 30 toneladas, consumia 140 kilowatts de energia eltrica e ocupava um enorme galpo. Ele foi o primeiro computador a usar eletrnica digital. A construo do ENIAC custou ao exrcito Americano 468.000 dlares da poca, que correspondem a pouco mais de US$ 10 milhes em valores corrigidos.

A maquina s ficou pronta em 1946, quando era muito tarde para os seus propsitos originais. Portanto, como a guerra tinha terminado, Mauchly e Eckert foram autorizados a organizar um seminrio para mostrar seu trabalho comunidade cientifica. Esse seminrio marcou o inicio de uma exploso de interesse na construo de grandes computadores digitais e Impulsionou a desenvolvimento de sucessores EDSAC, JOHNIAC, ILLIAC, MANIAC, WEIZAC.

Com grande colaborao de John Von Neumann, Mauchly e Eckert construram o EDVAC,o primeiro computador com programa armazenado na memria.

Entre 1945 e 1951 Von Neumann construiu sua prpria verso do EDVAC, O IAS Machine. A mquina de Von Neumann tinha cinco componentes bsicos: a memria, a unidade aritmtica, a unidade de controle e os dispositivos de entrada/sada.

a memria tinha 4.096 palavras, cada uma delas de 40 bits , que podiam assumir os valores 0 ou 1. Dentro da unidade aritmtica lgica estava um registrador especial de 40 bits, chamado acumulador. Uma instruo tpica dessa maquina somava o contedo de uma palavra da memria ao contedo do acumulador ou armazenava o contedo do acumulador em uma palavra de memria. A maquina no processava nmeros em ponto flutuante (nmeros reais), porque Von Neumann acreditava que qualquer matemtico competente seria capaz de tratar de cabea o ponto binrio.

Von Neumann contribuiu para a construo dos computadores de forma grandiosa, pois, ainda hoje a maioria destas mquinas segue o modelo inventado pelo mesmo.

SEGUNDA GERAO - Transistores (1955 1965) O Transistor foi inventado no Bell Lababoratories em 1947, por John Bardeen, Walter Brattain e Willian Shockley. Inveno que rendeu o premio Nobel em 1956.

Por ser um componente baseado na tecnologia dos semicondutores, o transistor tinha grande vantagem sobre as vlvulas, por ter aquecimento mnimo, pequeno consumo de energia, ser mais veloz, e tambm com essa substituio, houve uma enorme diminuio em cabos e fios, tendo em vista que cada transistor substitua dezenas de vlvulas.

O primeiro computador transistorizado era uma maquina de 16 bits, construda no Lincoln Laboratory, chamava se TX 0 (Transistorized eXperimental computer 0), mas ele nunca funcionou muito bem.

Em 1957 um dos envolvidos na construo da TX 0, Kenneth Olsen, fundou sua prpria empresa, a DEC (Digital Equipment Corporation) para desenvolver uma maquina semelhante a TX 0, a PDP 1. Ela possua 4k de palavras de 18 bits e um tempo de ciclo de cinco microssegundos, tinha metade do desempenho do IBM 7090, que era o computador mais rpido do mundo naquela poca, mas custavam alguns milhes de dlares, enquanto o preo da PDP 1 era 120.000 dlares, o que fez com que a DEC vendesse dezenas de PDP 1, dando origem a indstria dos chamados microcomputadores. A PDP 1 tambm proporcionou a criao do primeiro jogo de guerra no espao, graas ao seu sistema de vdeo de 512x512 pixels com a capacidade de plotar pontos em qualquer parte da tela do sistema.

TERCEIRA GERAO - Circuitos integrados (1965 1980)

A terceira gerao surgiu com a introduo dos circuitos integrados em 1964. De 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec desenvolveram o primeiro circuito integrado e que permitir futuramente o surgimento dos microcomputadores, o circuito integrado so pastilhas que ficaram conhecida como chip, esses chips de forma muito reduzida juntava em nica pea vrios transistores interligados formando assim complexos circuitos eletrnicos.Com os meios produzidos por eles foi possvel produzir componentes com dezenas de transistores e outros componentes eletrnicos, os circuitos integrados podem ser classificados como: SSI-samll scale integration(pequena escala de integrao):abrigava em seu componente cerca de 100 transistores.

MSI-Middle scale integration(mdia escala de integrao):abrigava em seu componente cerca de 1.000t transistores.

LSI-Large scale intergration(larga escala de integrao): abrigava em seu componente cerca de 10.000 transistores.

A IBM, uma das corporaes lder em desenvolvimento de computadores, aproveito o lanamento da nova tecnologia que diminua o tamanho dos computadores e ficavam com maior desempenho,lanou em 1960 o IBM/360 que foi criado a partir dos circuitos integrados.Em 1961, Steven Hofstein, descobriu o transistor de efeito de campo usados nos circuitos integrados MOS Techonoly, em 1965 a Digital Equipament(DEC) lana o PDP-8 o primeiro minicomputador comercial com o preo bem tentador que usavam a mais barata lgica dos circuitos integrados, em 1968 a Burroughs criou os primeiro computadores que usavam totalmente os circuitos integrados o B2500 e o B3500.

At certo tempo o processamento central dos computadores era descentralizado em vrios componentes, e dificultava um processamento mais gil, mas em 1971 foi desenvolvido o primeiro microprocessador do mundo foi o processador Intel4004, era o nico chip com todas as partes bsicas de um processador central, uma CPU de um computador de 4 bits. Suas principais caractersticas eram ser o primeiro microprocessador do mundo, possui 2.250 de componentes em um nico chip e soma 2 nmeros de 4 bits em 11 milionsimos de segundo. J em 1974, a Intel lana o microprocessador Intel 8080 abrigando muito mais componente que seu antecessor, ele trouxe um padro novo para as indstrias de computadores possibilitando maior desempenho nos microcomputadores que no mesmo ano comeo a surgir, suas principais caractersticas eram que ser tornou o padro para a indstria de microcomputadores, possua 4.500 de componentes e somava 2 nmeros de 8 bits em 2,5 milionsimos de segundo. Tambm em 1974 comearam a surgir os microcomputadores desenvolvido por Ed Roberts do MITS, criou o Altair 8800 um dos mais revolucionrios microcomputador da poca, o Altair baseava-se no

microprocessador Intel 8080,que possibilitou um desempenho suficiente nas aplicaes domstica, comercial e para pequenas empresas.Em 1975 a MOS Tchonoly desenvolveu o microprocessador MOS-6502 que representou outra revoluo dos processadores no mercado e o crescimento de desenvolvimento novas tecnologias em

microprocessadores.

Ainda em 1975 os estudantes Willian (Bill) Gates e Paul Allen criam o primeiro software para microcomputador, no mesmo ano fundar a Microsoft. Em 1976 a Apple fundada por Steve Jobs e Stephen Wozniak, o primeiro projeto da Apple o Apple I foi recusado pela Atari e pela HP(Hewlett-Packard),mas em 1977 a Apple lanou o Apple II que era bem parecido com um microcomputador atual e se tornou um sucesso no seu lanamento, no mesmo ano surgiram mais 2 microcomputadores o TRS-80 produzidos pela Tandy Corporation e vendida nas lojas Radio Shack e o PET da Commodore e Em 1979, lanado pela Software Arts o "VisiCalc", o qual foi o primeiro programa comercial para microcomputadores.

QUARTA GERAO - Integrao de circuito em escala muito alta (1980 a os dias atuais)

A quarta gerao comea na dcada de 80,que foi criado o ICLSI ou LSI Integratede Circuit Large Scale Integration, ou seja, "Circuito Integrado em Larga Escala de Integrao" ou Chip, onde foram desenvolvidas tcnicas para se aumentar cada vez mais o nmero de componentes no mesmo circuito integrado. Alguns tipos de LSI incorporavam at 300.000 componentes em uma nica pastilha.Alm deles, outros componentes eletrnicos foram miniaturizados e montados num nico CHIP, que j calculavam em nano segundos (bilionsimos). Os computadores com o CI (Circuito Integrado) so muito mais confiveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rpidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixssimo consumo de energia e menor custo.

Assim comearam a surgi os novos computadores, ainda menores s que mais velozes epoderosos do que a gerao anterior, depois de um tempo houve uma passagem do LSI para o VLSI-very large sacale of intergration (muita alta escala de integrao), na quarta gerao era o comeo das linguagens de programao as mais usados era PROLONG, FP,UNIX e logo depois surgiu a linguagem C,em 1981 nasce processadores melhores e mais rpidos o primeiro foi o Intel 286 com slot de 16 bits e memria de 30 pinos e 4 anos mais tarde o intel 386 surgi com a mesma memria mais com velocidade de processamento maior, e em 1989 foi lanado o primeiro 486 DX com memria de 72 pinos a rapidez era maior e possua slots PCI de 32 bits o dobro da velocidade do slots ISA, ainda na quarta gerao comearam a surgi os PC (Personal Computer) os computadores pessoais que com o baixo custo uma pessoa j podia ter seu prprio computador.

No ano 1981, a Apple lanou o Apple III mais acabou levando a pior porque meses depois a IBM lanou o IBM Personal Computer(PC) que tinha a arquitetura aberta de hardware, isso significava que a IBM estabeleceu um padro para hardware que mesmo involuntariamente permitiu que outras empresas fabricassem clones do IBM PC. Os computadores at certo tempo rodavam com o sistema de comando, o mais

famoso era o MS-DOS da Microsoft, a IBM uso o MS-DOS no IMB PC, comeou a surgi as interfaces grficas, a idia da interface grfica originalmente veio da Xerox Parc que j vinha investigando e desenvolvendo ela, s que Steve Jobs visita a Xerox Parc tira suas dvidas e em 1983 lana a Lisa o primeiro computador pessoal a usar a interface grfica s que no fez tanto sucesso, pois seu custo era muito alto, mas serviu de base para a criao do Macintosh que foi lanado em 1984 e depois do lanamento da Lisa Bill Gates visita a Apple logo em seguida a Microsoft lana o Windows seu famoso sistema operacional.

Depois comearam a surgi melhorias na interface grfica e tambm o aparecimento de mais computadores pessoais que at hoje vem se desenvolvendo.

You might also like