You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA-UVA LICENCIATURA PLENA EM EDUCAO FSICA

Alessandro Marinho Bezerra

CONTRIBUTOS DO XADREZ NAS AULAS DE EDUCAO FSICA ESCOLAR

QUIXERAMOBIM/CE ABRIL/2013

Alessandro Marinho Bezerra

CONTRIBUTOS DO XADREZ NAS AULAS DE EDUCAO FSICA ESCOLAR

Artigo Cientfico apresentado ao Curso de Graduao em Licenciatura Plena em Educao Fsica, da Universidade Estadual Vale do Acara, como requisito final para obteno do Ttulo de Licenciado em Educao Fsica. Orientador: Prof.Ms. Antonio Marcos Machado de Sousa.

QUIXERAMOBIM/CE ABRIL/2013

Alessandro Marinho Bezerra

CONTRIBUTOS DO XADREZ NAS AULAS DE EDUCAO FSICA ESCOLAR

Artigo Cientfico apresentado ao Curso de Graduao em Licenciatura Plena em Educao Fsica, da Universidade Estadual Vale do Acara, como requisito final para obteno do Ttulo de Licenciado em Educao Fsica. Orientador: Prof.Ms. Antonio Marcos Machado de Sousa

Aprovado em _______/_______/2013. Orientador: ___________________________________________ Prof. MS. Antonio Marcos Machado de Sousa Universidade Estadual Vale do Acara-UVA (Quixeramobim.) 1. Examinador: _______________________________________ Prof. 2. Examinador: _______________________________________ Prof. ________________________________________ Fernanda Nascimento Severo Coordenadora do Ncleo

DEDICATRIA

Dedico esta, bem como todas as minhas demais conquistas, aos meus pais, Francisco Flix e Maria Costa, minhas irms Jaqueline e Kelly e meus filhos Davy e Alessandra, meus melhores a maiores presentes e principalmente a voc minha amada esposa Socorro Bezerra, obrigado pela pacincia, pelo incentivo, pelo carinho. Hoje estamos colhendo, juntos, os frutos do nosso empenho! Esta vitria mais sua que minha!

AGRADECIMENTOS

Agradeo em primeiro lugar, a Deus, pela fora e coragem durante toda esta longa caminhada. A toda minha famlia que, com muito carinho e apoio, no mediram esforos para que eu chegasse at esta etapa da minha vida. A todos os professores do curso, que foram to importantes na minha vida acadmica. Ao professor MS. Antnio Marcos Machado de Sousa, na condio de orientador dessa pesquisa, presena amiga, que com sua competncia e humanismo, soube compreender as minhas dificuldades, que me incentivou e acompanhou. Sou muito grato por sua disponibilidade e ateno. Aos amigos e colegas, pelo incentivo e pelo apoio constante.

CONTRIBUTOS DO XADREZ NAS AULAS DE EDUCAO FSICA ESCOLAR Alessandro Marinho Bezerra1

RESUMO As novas concepes da Educao Fsica Escolar destacam o aluno como um todo integrado que tem capacidade crtica para situar-se no mundo, para ser por ele modificado e para transform-lo, os profissionais de Educao Fsica tem um papel fundamental nesse processo de formao e aprendizado, o xadrez traz esse subsdio para o profissional de Educao Fsica em sua interveno na escola, o xadrez atua de forma criativa, desenvolvendo a auto-estima, conscincia corporal, cognitiva, social, pessoal, cultural e intelectual do aluno. Buscando instigar a criatividade e a adoo de uma postura produtiva e criadora, com que o educando possa fazer uma reflexo da realidade de uma forma global e lgica. Palavras - Chave: Xadrez. Aprendizagem. Interveno. Profissional.

INTRODUO O presente estudo apresenta-se com o objetivo de fazer uma analise do xadrez como ferramenta de apoio pedaggico a disposio do profissional de Educao Fsica em sua interveno na escola, desenvolvendo novas atitudes, cognitivas, aprendizagem de novos conhecimentos, tica no trato com os outros e formao do carter. S 1988 (apud PINTO e CAVALCANTI 2005) ressalta que a estratgia do ensino muito prxima da do xadrez, onde a dialtica e a autocrtica ocupam um lugar primordial e onde o vencido se enriquece mais que o vencedor. Do ponto de vista moral, o xadrez pode promover a conduta tica por meio da experincia do ganhar e do perde, que pode ser aproveitada pelo professor atravs da anlise de partidas comentando erros e acertos.

Graduando em Educao Fsica Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acara UVA.

As partidas so os reflexos dos desafios da vida adulta. Os benefcios do xadrez, sobretudo na vida da criana so gigantescos, estimula a atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianas e jovens durante seu crescimento (PINTO, CAVALCANTE, 2005 p.14), e em sua maioria, produz um excelente resultado no desempenho escolar, em aspectos gerais os alunos que praticam xadrez apresentam ntida superioridade em fora de vontade, tenacidade, memria e concentrao (PINTO, CAVALCANTE, 2005 p.14). Utilizando o xadrez como meio de desenvolver o pensamento logico do educando, o Professor de Educao Fsica Escolar pode torn-lo numa poderosa ferramenta a sua disposio. DESENVOLVIMENTO HISTRIA DO XADREZ A origem do xadrez certamente o maior mistrio existente no mundo. Os historiadores no conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez. O documento mais antigo provavelmente a pintura mural da cmara morturia de Mera, em Sakarah (nos arredores de Giz, no Egito). Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente 3.000 anos antes da era Crist. Hoje a teoria mais aceita que ele se originou na ndia por volta do sculo VI d.C. Era conhecido como "o jogo do exrcito" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Graas s viagens dos mercadores e dos comerciantes o jogo se espalhou para leste (China) e oeste (Prsia). Mais adiante os rabes estudaram profundamente o jogo e se deram conta que ele estava bastante relacionado com a matemtica, escreveram vrios tratados sobre isto e aparentemente foram os primeiros a formalizar e escrever suas regras. A primeira meno do xadrez est em um poema Persa em qual menciona que a vinda do jogo foi na ndia. O xadrez emigrou para a Prsia (atual Ir) durante o reinado de Chosroe-I Annshiravan (531-579) e descrito em um manuscrito persa daquele perodo. Este texto explica a terminologia, nomes e funes das peas com certo detalhe. O xadrez tambm mencionado na poesia pica de Firdousi (940-1021), Schanamekh - O livro dos reis, no qual ele menciona presentes que so dados por

uma caravana do Rajah da ndia na corte do rei Persa Chosroe-I. Entre esses presentes, se encontrava um jogo que simulava uma batalha entre dois exrcitos. Registros mostram que havia originalmente quatro tipos de peas usadas no xadrez. O Shatrang (snscrito Hind) significa "quatro" e anga significa "lados". Os antigos manuscritos consagrados inteiramente ao xadrez, denominados Mansubas, aparecem em Bagd, durante a Idade de Ouro rabe. No tendo em sua lngua nem o som inicial nem o som final da palavra Chatrang, eles a modificam para Shatranj. Aproximadamente em 840, Al Adli, melhor jogador do seu tempo, publica um manuscrito Livro do xadrez (este original foi perdido). Por volta do sculo IX o xadrez foi introduzido na Europa por duas vias distintas: segundo uns pela invaso muulmana da Pennsula Ibrica, e segundo outros, durante o confronto Ocidente-Oriente na Primeira Cruzada. No sculo XI j era amplamente conhecido no velho mundo. H duas referncias do xadrez na literatura antiga chinesa. A primeira foi de uma coleo de poemas conhecida como "Chu chi". O autor chamava-se Chii Yuan. A segunda de um famoso livro de filosofia conhecido como "Shuo Yuan" que citava Chu Chi. Existem vrios tipos de xadrez: xadrez ocidental, xadrez chins, xadrez japons (shogi), xadrez coreano, xadrez burms, xadrez cambojano, xadrez tailndes, xadrez malaio, xadrez indonsio, xadrez turco e possivelmente at xadrez etope. Todos tm em comum certos aspectos como: o objetivo que dar xequemate ao rei, todos tem o rei no centro, uma torre no canto, um cavalo prximo a ela e pees em frente, e os movimentos dessas peas idntico ou quase idntico ao do xadrez ocidental. As regras e os movimentos das peas sofreram alteraes ao longo do tempo, mas ultimamente as regras so as mesmas desde o sculo XV. Na Idade Mdia, o "jogo dos reis" adquire, rapidamente, o status de passatempo favorito da sociedade aristocrtica europia, sendo proibida a sua prtica entre os pobres. Recomenda-se comear sua aprendizagem aos seis anos de idade. As mulheres nobres no hesitam em sentarem-se em frente do tabuleiro, mostrando-se,

inclusive, to hbeis quanto os homens. Estes, s tm o direito de entrar em um aposento feminino com o objetivo explcito de jogar xadrez. No sculo XIII as casas do tabuleiro passaram a ser dividas em duas cores para facilitar a visualizao dos enxadristas. O duplo avano do peo em sua primeira jogada surgiu em 1283, em um manuscrito europeu. Em vinte anos as inovaes espalham-se e as duas modalidades de xadrez coexistem por toda a Europa. A nova maneira de jogar imprime um maior dinamismo s partidas, devido grande riqueza combinatria que ela proporciona, e o antigo xadrez , rapidamente, relegado ao esquecimento.

A EDUCAO FSICA ESCOLAR NOS ULTIMOS TEMPOS De todas as disciplinas que compem a escola, provavelmente a Educao Fsica foi a que sofreu transformaes mais profundas nos ltimos tempos, mudanas pedaggicas e na legislao fizeram com que at mesmo sua misso fosse questionada, na dcada de 80 o compromisso da rea era revelao de craques e melhoria do desempenho fsico e motor dos alunos, hoje, e nfase recaina reflexo sobre as produes humanas que envolvem o movimento. A maior parte do atual ensino na Educao Fsica escolar e Universitria caracterizada por um procedimento metodolgico orientado nas destrezas motoras ou movimentos tcnicos (OLIVERA, 1992). Se antes s os esportes eram privilegiados, hoje h uma infinidade de manifestaes, um leque de opes como: danas, lutas, brincadeiras tradicionais, xadrez e ate esportes radicais, tudo isso claro com timas perspectivas nas escolas. De acordo com Peixoto (2009, p.4) no h mais o pensamento de que a Educao Fsica s trabalha o corpo e as outras disciplinas s a mente. Com o trabalho em conjunto, abre-se espao para a Educao Fsica desenvolver comunicaes e expresses corporais e lingusticas num ambiente mais natural e ldico.

Antes a escola dedicava-se apenas ao conhecimento acadmico, passou ento a visar o aluno em todos os setores da vida social, intervindo com os objetivos da rea. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), n 9394/96, em seu artigo 26, pargrafo terceiro, refere-se: a Educao Fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular da Educao Bsica. A Educao Fsica passou a ser reconhecida como componente essencial para a formao dos alunos. Antes isso desencadeou uma disciplina alheia ao projeto escolar, considerada apenas como recreao ou passatempo, jamais como objetivo pedaggico. Felizmente o objetivo maior da escola ajudar na formao de seus alunos para que possam participar da sociedade e melhor-la. Os profissionais de Educao Fsica devem participar das reunies de pais e ter o conhecimento terico para orient-los corretamente, deixando de lado a ideia de que as aulas so umas brincadeiras sem importncia (MARTINS, 2009, p.02).

A Educao Fsica investiga o patrimnio corporal, como tambm analisa os grupos sociais e suas expresses, como esporte, jogos, lutas, ginsticas, brincadeiras, danas para experiment-las e vivencia-las no espao escolar. As aulas de esporte, lutas e danas no se esgotam a prtica. preciso refletir sobre essas manifestaes para entend-las. Montar uma seleo para disputar torneios e deixar o resto dos alunos somente torcendo fabricar adversrios (NEIRA, 2009, p.40) A Educao Fsica proposta na escola a de incluso, melhoria do corpo e da mente, reflexo e entendimento das manifestaes culturais que envolvem o movimento. Devemos lembra que Educao Fsica no uma prtica alienada, que sua perspectiva cultural considera quatro princpios indispensveis na definio do currculo. Mello (1989), a Educao Fsica os dias de hoje deve ser caracterizada pela busca constante de uma prtica transformadora, que se integre nos avanos alcanados nos estudos da psicomotricidade, e que especialmente, considere os aspectos culturais no processo de aprendizagem.

O primeiro o dialogo nos grupos que compem a sociedade, o segundo a noo que o aluno necessita ver na sociedade o reflexo do que est estudando, o terceiro entender e respeitar as condies de cada estudante, por fim o quarto, que o aperfeioamento do currculo profissional. Atualmente, unanimidade que a Educao Fsica escolar vai alm da recreao e do esporte, com objetivos claros, e procedimentos estratgicos, ela expe um aprendizado de forma gradativa, respeitando o limite de cada um e tambm sua incluso. Mas para que isso acontea disciplina deve ser orientada por um profissional de Educao Fsica, que tem conceitos pedaggicos especficos para atingir seus objetivos. Segundo Martins (2009, p.02) desenvolvimento das habilidades motoras e corporais que ajudam no processo cognitivo, psicolgico e afetivo do cidado. A escola precisa valorizar a Educao Fsica e possibilitar que as aulas sejam integradas ao plano pedaggico. Toda essa multiplicidade de alternativas faz da Educao Fsica uma disciplina privilegiada no espao do conjunto das atividades escolares como tambm no esforo de se pensar e construir uma nova sociedade e uma nova escola.

O QUE O XADREZ Analisando as diversas concepes percebesse distines diversas para o xadrez. O xadrez uma cincia (Leibnitz2). O xadrez a ginastica da inteligncia (Goethe3). O xadrez muita cincia para ser jogo e muito jogo para ser cincia (Montaigne4). O xadrez uma luta gostosa de emoes (Lasker 5)

Heinz Maier-Leibnitz, Fsico Alemo. Jonhann Wolfgang Von Goethe, Escritor Alemo. Miche de Montaigne, Politico, Filosofo e Escritor Francs. Emanuel Lasker, Matemtico Alemo foi o segundo Campeo Mundial de Xadrez.

Definio Como jogo o xadrez esporte intelectual, competio, expectativa, desafio criador, divertimento, higiene mental, repouso. Como cincia o xadrez estratgia, estudo, pesquisa, imaginao, descobrimento, ideal de perfeio. Como arte o xadrez e harmonia, mensagem de beleza, encanto espiritual, emoo, prazer cultural, felicidade. (IDEL BACKER) Para o Prof Ms. Estevo Keglevich de Buzin o xadrez definido assim:

O xadrez uma das mais ricas fontes de prazer, um meio no qual se encontram elementos para representar as mais admirveis concepes artsticas, um campo pelo qual a imaginao pode voar livremente, produzindo, com encantadora beleza, ideias deliciosamente sutis e originais. O xadrez uma das raras e preciosas atividades em que o homem pode explorar ao fundo suas emoes, atingindo estados de prazer to sublimes, to ternos, to intensos, que s podem ser igualados pelas sensaes proporcionadas pelo amor e pela msica.

Para Laplaza (site institucional), as definies do xadrez sob a tica da arte, do jogo, do esporte e como ferramenta educativa;
Xadrez como jogo : Um conjunto de normas de complexidade progressiva a respeitar Um mbito de liberdade que agrada crianas e adultos Representao de mbito em oposio Conjunto de smbolos que representam histria Xadrez como arte : Beleza no inslito, preciso e harmnico que se expressa como: Composio e interpretao de expresses Um idioma com expresso clara, mas aprecivel por conhecedores. Xadrez com esporte : Uma prova de comportamentos ticos Uma atividade que mede esforos e desenvolve a vontade Uma organizao que relaciona pases, provncias e clubes, Um mbito que precisa de regras claras Xadrez como ferramenta educativa : Um teste de habilidades transferveis escola Uma aplicao de exerccios de pensamento lateral, logico, matemtico, visual, etc., com variaes concretas, Um espao de criatividade e recreao que acompanha o processo educativo A possibilidade de dar instrumentos de comparao ante o currculo

A oportunidade para detectar inicios de comportamentos de alunos, de grande ajuda ao desenvolvimento de contedos procedimentais e de atitude.

Um esporte que estimula o raciocnio lgico. Uma cincia, pois os lances podem ser estudados e, muitas vezes, previstos. Arte, pois depende da espirao. E, ainda, h aqueles que o consideram um lazer (SHITSUKA 2004). Jogo arte, cincia, lazer e educao, assim podem definir o xadrez.

XADREZ NA ESCOLA Levar o xadrez para a escola foi um experimento cujas razes se encontram na Rssia, na metade do sculo XX, e que comeou a atrair a ateno dos educadores ocidentais em fins dos anos 1960. Em meados dos anos 1970. Estudos provenientes da Blgica apontaram que o xadrez poderia melhorar as capacidades espaciais, numricas e verbais dos estudantes, como tambm produzir neles um desenvolvimento cognitivo generalizado (SHANK, 2007, p. 225). Os pesquisadores estavam descobrindo, na verdade, que o xadrez poderia ajudar as crianas a desenvolver aptides que iam muito alm da lgica. O xadrez pode melhorar a concentrao, a pacincia e a perseverana, conclui (PETER DAUVERGNE), como tambm desenvolve a criatividade, a intuio, a memria e o que e mais importante, a capacidade de analisar e deduzir a partir de um conjunto de princpios gerais, aprender a tomar decises firmes e resolver problemas com flexibilidade. Para Shenk et al, nas escolas, os alunos enfrentam diariamente situaes que dependem de decises rpidas, e dessas decises depende o relacionamento com os colegas, professores, funcionrios e o prprio desempenho escolar. Segundo os PCNs, 1998, p. 47.

Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaborao de estratgias de resoluo e busca de solues. Propiciam a simulao de situaes problema que

exige solues vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das aes.

O xadrez integrado a escola tem valor inestimvel a oferecer criana a oportunidade de vivenciar diferentes formas de organizao para a melhor realizao de tarefas. O xadrez capaz de mostrar as consequncias de atitudes displicentes, que no tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hbito de refletir antes de agir, alm de ensinar a arcar com as responsabilidades dos prprios atos (PINTO, CAVALCANTE, 2005).

XADREZ NAS AULAS DE EUCAO FSICA ESCOLAR O xadrez introduzido nas aulas de Educao Fsica Escolar promove e estimula o raciocnio lgico e a capacidade de clculo nos alunos que o praticam, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar. Em aspectos gerais, os alunos que jogam xadrez apresentam ntida superioridade em fora de vontade, tenacidade, memria e concentrao aspectos essenciais para a prtica de qualquer atividade esportiva ou social. Como nos jogos, tradicionais nas aulas de Educao Fsica escolar, o xadrez auxilia no processo de desenvolvimento cognitivo e social da criana. Consolidando os esquemas de sociedade e dando prazer e equilbrio emocional a criana. Borin (1996) afirma que assim como nos jogos o xadrez:
Auxilia tambm na descentralizao, que consiste em desenvolver a capacidade de ver algo a partir de um ponto de vista que difere do seu, bem como potencializa a linguagem, a criatividade e raciocnio dedutivo, exigidos na escolha de uma jogada e na argumentao necessria durante a troca de informaes.

Para os PCNs 1997 p.60 o Professor de Educao Fsica:


Deve elaborar sua interveno de modo que os alunos tenham escolhas a fazer, decises a tomar, problemas a resolver, assim os alunos podem tornar-se cada vez mais independentes e responsveis.

O xadrez assume essa dimenso mltipla e fascinante, tanto para jogar como para estudar sob uma perspectiva ldica, o xadrez constitui um meio eficaz para a educao e formao do intelecto do homem (Che Guevara).

CONSIDERAES FINAIS O xadrez socialmente aceito e praticado por pessoas de todas as idades, de ambos os sexos e de todos os setores da sociedade. Inserir o xadrez nas aulas de Educao Fsica Escolar, buscar inovar atravs de prticas de ensino que faam os alunos interagir com o contedo ensinado, transformando-os em agente criadores do seu prprio conhecimento, uma forma de enriquecer ainda mais o imenso mundo da Educao Fsica na escola. Podendo tambm se transformar em uma ferramenta de ligao entre o contedo ensinado nas outras disciplinas como, Matemtica, Portugus e Historia, construindo uma ponte para a interdisciplinaridade no ambiente escolar. Alm de sua importncia no mbito esportivo, aumenta, no contexto atual, o nmero de pases que comeam a adotar o ensino do xadrez como instrumento didtico-pedaggico, e cada vez mais pesquisador, pais e professores em todo mundo descobrem os benefcios educacionais diretos e indiretos decorrente de sua prtica. A importncia do profissional de Educao Fsica fundamental em todo este processo, pois suas aulas podem ser consideradas como um meio natural para que principalmente a criana venha exercer atividades cognitivas, que lhes so to importantes e muitas vezes deixadas de lado pelo prprio desconhecimento de alguns profissionais. O imenso mrito do xadrez que ele responde a uma das preocupaes fundamentais do ensino moderno: dar possibilidade de cada aluno progredir segundo seu prprio ritmo, valorizando assim a motivao pessoal do educando.

REFERNCIAS BECKER, Idel. Manual de xadrez So Paulo: Nobel, 2002. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil , Braslia, DF, v. 132, n. 248, 23 dez. 1996. Seo 1, p. 27834-27841. ______. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares

Nacionais: Educao Fsica / Secretaria de Educao Fundamental Braslia: MEC/SEF, 1997. FILGUTH, Rubens (organizador). A importncia do xadrez Porto Alegre: Artmed, 2007. NEIRA, Marcos Garcia. Ensino de Educao Fsica . So Paulo: Thomson Lerning, 2007. ______, (2009, agosto). Fala Mestre. Revista Nova Escola: 224; pp. 38-42. OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que Educao Fsica. So Paulo: Brasiliense, 2004. PINTO, Valsio; CAVALCANTI, Francisco. Xadrez para todos uma ferramenta pedaggica Recife: Bagaco, 2005. SHENK, David. O jogo imortal: o que o xadrez nos revela sobre a guerra, a arte, a cincia e o crebro humano / traduo, Roberto Franco Valente Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. SHITSUKA, Ricardo; SHITSUKA, Rabbith I.C.M.; SHITSUKA, Caleb D.W.M.; SHITSUKA, Dorlivete M. Xadrez e a estratgia no dia-a-dia Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna Ltda., 2004. Sites: http://www.laplaza.org.ar/ Acessado em Dezembro de 2012. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_xadrez: Acessado em Janeiro de 2013.

You might also like