You are on page 1of 6

Refrao da luz

Leis de Refrao
Chamamos de refrao da luz o fenmeno em que ela transmitida de um meio para outro diferente. Nesta mudana de meios a frequncia da onda luminosa no alterada, embora sua velocidade e o seu comprimento de onda sejam. Com a alterao da velocidade de propagao ocorre um desvio da direo original. Para se entender melhor este fenmeno, imagine um raio de luz que passa de um meio para outro de superfcie plana, conforme mostra a figura abaixo:

Onde:

Raio 1 o raio incidente, com velocidade e comprimento de onda caracterstico; Raio 2 o raio refratado, com velocidade e comprimento de onda caracterstico; A reta tracejada a linha normal superfcie; O ngulo formado entre o raio 1 e a reta normal o ngulo de incidncia; O ngulo formado entre o raio 2 e a reta normal o ngulo de refrao; A fronteira entre os dois meios um dioptro plano.

Conhecendo os elementos de uma refrao podemos entender o fenmeno atravs das duas leis que o regem.

1 Lei da Refrao
A 1 lei da refrao diz que o raio incidente (raio 1), o raio refratado (raio 2) e a reta normal ao ponto de incidncia (reta tracejada) esto contidos no mesmo plano, que no caso do desenho acima o plano da tela.

2 Lei da Refrao - Lei de Snell


A 2 lei da refrao utilizada para calcular o desvio dos raios de luz ao mudarem de meio, e expressa por:

No entanto, sabemos que:

Alm de que:

Ao agruparmos estas informaes, chegamos a uma forma completa da Lei de Snell:

Ex:
No experimento, voc no consegue inicialmente ver a moeda porque ela esta oculta na parede atrs da parede do copo. Como essa parede opaca, os raios de luz provenientes das moedas (por reflexo difusa) no atravessam. Quando a gua colocada em um dos copos, os raios de luz provenientes da moeda sofrem refrao ao passar da gua para o ar. Por causa da refrao, agora esses raios de luz podem chegar aos seus olhos e voc consegue ver a imagem da moeda.

Agora no exemplo, do lpis parcialmente submerso, vemos que este aparenta estar torto. Na realidade isso apenas uma iluso, que ocorre devido a refrao dos raios de luz ao passarem da gua para o ar.

Por causa da refrao as imagens dos objetos submersos sofrem distores. Uma piscina, por exemplo aparenta ser mais rasa do que realmente , e as pernas de quem est dentro dela parecem mais curtas.

Porque um espelho permite que vejamos a imagem dos objetos? A explicao est ligada reflexo regular da luz, que acontece em superfcies muito lisas e polidas, tais como um espelho, uma bandeja de prata ou de ao inox, um vidro de janela ou a superfcie de gua parada. Quando os raios de luz sofrem reflexo regular num espelho e atingem os nossos olhos, no conseguimos perceber que esses raios foram refletidos na superfcie. Temos a impresso de que eles vieram de dentro do espelho, exatamente da posio em que vemos a imagem. Nosso corpo no uma fonte luminosa. Ele pode ser visto, se estiver iluminado, porque reflete a luz de forma difusa, da mesma maneira que um caderno ou uma parede. Quando nos olhamos num espelho, conseguimos ver uma imagem do nosso corpo porque os raios de luz que so refletidos (reflexo difusa) por nosso corpo chegam at a superfcie do espelho, sofrem reflexo regular e chegam aos nossos olhos. Voc j percebeu que, quando olhamos no espelho, parece que as partes direita e esquerda foram trocadas de lugar? E isso vale, no apenas para o nosso corpo, mas para qualquer objeto refletido no espelho. Em linguagem cientfica, dizemos que o espelho provoca a reverso das imagens, ou seja, ele troca a direita e a esquerda de lugar.

Espelhos esfricos :
Espelhos esfricos so espelhos que resultam do corte de uma esfera (calota esfrica) em que uma de suas superfcies espelhada, com reflexo regular (especular). Assim, surgem dois tipos de espelhos, os cncavos e os convexos. No primeiro a superfcie refletora interna, e no segundo externa. Esses espelhos obedecem s mesmas leis de reflexo da luz dos espelhos planos da ptica geomtrica.

Reflexo da luz em espelhos esfricos


Assim como para espelhos planos, as duas leis da reflexo tambm so obedecidas nos espelhos esfricos, ou seja, os ngulos de incidncia e reflexo so iguais, e os raios incididos, refletidos e a reta normal ao ponto incidido.

Imagens em espelhos convexos


O lado convexo da colher exemplifica um espelho convexo. Espelhos desse tipo fornecem, como voc pode verificar, uma imagem direita (isto , que no est de cabea para baixo) e que menor que o objeto.

Como fornecemos imagens reduzidas, os espelhos convexos permitem visualizar uma regio maior do que seria visualizada num espelho plano. E isso voc pode comprovar com auxilio da colher.

Imagens em espelhos cncavos


O lado cncavo da colher ilustra as propriedades de um espelho cncavo. Espelhos desse tipo fornecem uma imagem com caractersticas que dependem de o objeto estar prximo ou distante do espelho. No caso de objetos distantes como o seu rosto quando voc est com o brao esticado os espelhos cncavos fornecem uma imagem invertida (de cabea para baixo) e menor que o objeto.

J no caso de objetos prximos tais espelhos fornecem imagens direitas (no esto de cabea para baixo) e maiores que o objeto. Ento, espelhos cncavos permitem ampliar imagens de objetos prximos.

Condies de Gauss

Para se obter imagens ntidas em espelhos esfricos, Gauss observou que 'os raios de luz deveriam incidir paralelos ou pouco inclinados em relao ao eixo principal e prximos dele . Assim, para se ter nitidez na imagem, o ngulo de abertura do espelho tem que ser inferior a 10 graus. Se essas condies forem obedecidas, esses espelhos so chamados de 'espelhos esfricos de [Gauss]'.

Elementos
Centro de curvatura (C): o centro da esfera que deu origem ao espelho. Raio de curvatura (R): o raio da esfera que deu origem ao espelho. Vrtice (V): a interseo entre o eixo principal e a calota esfrica. Eixo principal: a reta que passa pelo centro de curvatura e sai perpendicular ao vrtice do espelho. Eixo secundrio: qualquer reta que passe pelo centro de curvatura, menos a que definida como eixo principal (passa pelo vrtice). Existem infinitos eixos secundrios na superfcie do espelho. ngulo de abertura (A): o ngulo formado pelas extremidades da calota, delimitada por eixos secundrios.

Foco
Principal: Quando um feixe de raios paralelos incide sobre um espelho esfrico de Gauss, paralelamente ao eixo principal, origina um feixe refletido convergente, no caso do espelho cncavo, e divergente, no espelho convexo. Esses raios refletidos ou seus prolongamentos vo se encontrar em um ponto chamado foco principal. Ele se encontra no ponto mdio entre o vrtice e o centro de curvatura do espelho, ou seja, onde a distncia entre o ponto C e V, e a distncia entre o ponto F e V. ,

Secundrio: Quando um feixe de raios de luz paralelos incide no espelho esfrico de Gauss, paralelamente a algum eixo secundrio, este origina raios refletidos que convergem ou divergem (cncavo e convexo) para um ponto chamado foco secundrio. Vale salientar que o foco principal e os focos secundrios pertencem a uma mesma reta, e, esta reta, corta perpendicularmente o eixo principal, no ponto onde se situa o foco principal.

Propriedades dos espelhos esfricos de Gauss


Todo raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal reflete na direo que passa pelo foco principal. No espelho cncavo a passagem efetiva, no convexo so os prolongamentos dos raios que passam pelo seu foco principal. Todo raio de luz que incide no espelho, com sua direo passando pelo foco principal, reflete paralelamente ao eixo principal. Todo raio de luz que incide no espelho, na direo do seu centro de curvatura, reflete sobre si mesmo. Todo raio de luz que incide no vrtice do espelho reflete simetricamente em relao ao eixo principal.

Objeto e Imagem

Temos a seguinte equao com relao a imagem projetada por um objeto frente a um espelho esfrico (concavo ou convexo).

Posio (em relao ao vrtice)


, em que , a posio do foco principal. , a posio do objeto. , a posio da imagem projetada.

Obs: valores positivos representam posio no lado real, e negativos no lado virtual. Imagem virtual formada pelos prolongamentos dos Raios Refletidos(RR). Imagem real formada pelos prprios Raios Refletidos(RR). Obs': Outra forma de escrever esta equao :

Tamanho da Imagem

, onde , o tamanho projetado da imagem. , o tamanho real do objeto. ou ainda

, onde , a distncia focal do espelho.

You might also like