You are on page 1of 4

Quadro esquemtico - ndia

Politica A ndia no era um pas unificado. Compreendia grande nmero de pequenos estados independentes governados por monarcas denominados Rajs, e em tempo de guerra reunio-se em torno de um Maraj A agricultura era a base da economia da ndia, cultivava-se arroz, trigo, cevada, algodo, e frutas. Era irrigada por canais. A criao de gado era importante oculpao dos hindus. Seus rebanhos formavam sua principal fonte de riquezas. Criavam vacas, carneiros e porcos. A indstria, fabricavam tecidos (algodo e l), porcelanas, objetos de marfim, vasos e estatuetas. Comercializam com povos do oriente mdio, gregos e romanos. Exportavam tecidos e ornamentos, perolas e perfumes e principalmente as especiarias. As castas organizaram a sociedade indiana durante vrios sculos. Caracterizavam-se durante por rgido sistema absolutamente fechado, onde cada membro exercia funo especifica, morava em locais especficos e no se misturavam. Dividindo-se em: Brmanes, Xtrias ou guerreiros, Vaixs e Sudras. Os chamados impuros ou prias no pertenciam a nenhuma casta. Eram compostos por prisioneiros de guerra, nascidos da unio de pessoas de castas diferentes ou expulsos de suas castas por violarem as leis religiosas. O Bramanismo foi introduzida pelos irase no acabou com os deuses antigos, mas estabeleceu a existncia de um ser universal Brame. Tem como principais caractersticas a crena na reencarnao, sistema de castas, naturalismo e individualismo. Sofreu algumas modificaes e passou a ser Hindusmo. O que se conhece da histria indiana nessa poca so um conjunto de hinos religiosos conhecidos como Vedas. Esses hinos, todos eles escritos em snscrito, se dividem em quatro partes: Atharva-Veda, Sama-Veda, Yajur-Veda, e Rig-Veda e narram momentos importantes das divindades. Os hindus dedicavam-se Lingustica, filosofia, matemtica, onde criaram os algarismos arbicos, conheciam a extrao da raiz quadrada e cbica e a soluo para equaes do segundo grau e Astronomia, estabeleceram que a Terra era esfrica e identificaram o movimento de rotao. Tambem usavam plantas teraputicas e realizavam cirurgias avanadas com aplicao de enxertos de pele, cauterizaes e operaes de vescula e olhos. Dinastia Muria, um dos governantes Asoka, tomou a deciso de no promover mais guerras, investiu em obras que beneficiavam a populao, como hospitais, favoreceu a tolerncia religiosa e proibiu o sacrifcio de animais. Dinastia Gupta conseguiu reunificar o imprio e reestabeleceu a supremacia do hindusmo. A economia se fortaleceu, com a ampliao dos cultivos agrcolas e dos rebanhos e o desenvolvimento da produo de tecidos. O comercio com o oriente prosperou durante essa dinastia. Com o aumento de riquezas, a arrecadao de impostos tambm aumentou o que tornou essa dinastia rica e poderosa, e levou esse perodo a ser considerado a idade do Ouro da ndia Antiga.

Economia

Sociedade

Religio

Cultura

Cientifico

Perodos (dinastias)

Quadro esquemtico - China


Politica Os chineses tinham unidade cultural, mas no unidades poltica nem governo centralizado. Estavam divididos em diversos reinos que viviam em guerra. Esse perodo da histria da china ficou conhecido como perodo dos reinos guerreiros Os principais eram: Chin, Chao, Chu, Chi, Han, Wei e Yen Assim com o Egito a china era um imprio de regadio. Cultivavam trigo, cevada, paino, sorgo e arroz. Criaram diques, represas e canais de irrigao para melhorar sua agricultura. Os chineses dedicavam-se produo de cermica e sofisticada porcelana. Cultivavam tambm amoreiras para a criao de bicho da seda. A fabricao de seda era uma arte milenar e bastante apreciada pelos Chineses. Seu comrcio era feito com indianos e rabes. Rota da seda, foi como ficou conhecido os caminhos pelos quais as caravanas chinesas passavam vendendo e comprando mercadorias. Famlia imperial. Grandes proprietrios de terras. Mandarins (funcionrios pblicos letrados) Grandes comerciantes e empresrios manufatureiros funcionrios do governo Pequenos comerciantes Pequenos proprietrios Artesos Camponeses Trabalhadores contratados Pequeno numero de escravos Os chineses adoravam as foras da natureza e os deuses celestiais, contudo algumas importantes doutrinas influenciaram demais esse povo: Taosmo enfatizava a simplicidade, a naturalidade e a espontaneidade. Confucionismo pregava rgidos valores morais baseados no culto aos ancestrais, obedincia aos pais respeito as antigas tradies, lealdade e submisso a lei e autoridade, responsabilidade social das classes privilegiadas. O Budismo. A cultura material inclua a criao de vasos de bronze decorados com imagens de seres mticos e animais, esculturas em jade e instrumentos musicais. Registravam os grandes feitos e conhecimentos dos grandes lideres e imperadores com o objetivo de deixar exemplo para as geraes futuras. Os chineses foram pioneiros em muitas descobertas e desenvolvimentos. Os principais contributos tecnolgicos da China incluem os detectores desismos, fsforos, papel, o ferro fundido, o arado de ferro, o carro de mo, a ponte suspensa, o paraquedas, o gs natural como combustvel, a bssola, a hlice, a besta, e a plvora. A medicina Chinesa era preventiva, os mdicos cuidavam para que os pacientes no ficassem doentes para isso desenvolveram tcnicas como a acupuntura e utilizao de ervas e razes medicinais como Ginseng. Podemos dividir as dinastias chinesas em doi grandes perodos os das Antigas Dinastias (Xia, Chang e Chou) desde antes do sculo XVII a.C. at III a.C.; e a China Imperial ( dinastias Chin, Han, Sui, Thang, Song, Yuan, Ming e Manchu) do sculo III a.C. ao XX d.C.

Economia

Sociedade

Religio

Cultura

Cientifico

Perodos (dinastias)

http://www.slideshare.net/nilafaisca/a-china-antiga

Quadro esquemtico Amrica


Politica Os maias: No se constituram em imprio centralizado, desenvolvendo-se em torno de centro urbanos autnomos. Os incas: formaram um imenso Imprio, controlado de perto pelo Estado. Os maias: Basicamente agrcola, cultivavam milho, produto bsico da alimentao, algodo, cacau e etc. Tambm davam importncia as atividades comerciais. Os incas: Economia Inca baseava-se no trabalho coletivo e adaptado idade de cada um. A base da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes. Os maias: Era bastante rgida, sendo composta por trs camadas sociais. O poder poltico era teocrtico e hereditrio, sendo que a posio social era dada pelo nascimento. Os incas: O Inca, o imperador, era considerado filho do deus sol. Ele concentrava todos os poderes, e era o guardio dos bens do Estado, especialmente a terra. Os maias: Os maias acreditavam que o destino era regido pelos deuses. Itzamna, senhor do cu, era o deus mais importante. Tambm se cultuavam os deuses do sol, da chuva e divindades ligadas a caa e agricultura. Os incas: Adoravam diversos deuses, associados aos elementos da natureza (chuva, terra, sol e lua).Divindades com atitudes semelhantes s humanas recebiam oferendas, inclusive sacrifcios humanos. Os maias: A principal expresso da arte maia foi cermica. Os diversos aspectos da arte, assim como a organizao desta civilizao testemunham um elevado grau de especializao A qualidade tcnica da arquitetura, da escultura e a abundncia de cermicas confirmam o carter evoludo desta sociedade. Os incas: As informaes eram registradas em cordes de tamanhos diferentes e com diversos ns presos a um cordo principal. Utilizavam-se de ervas e faziam sangrias. Os maias: Desenvolveram o conceito de zero; na astronomia chegaram a estabelecer clculos precisos sobre a trajetria dos astros, previam eclipses solares e dispunham de diversas tcnicas que permitiam calcular as estaes do ano. Os incas: A construo de estradas, pontes e tneis atestam o notvel desenvolvimento inca. Tinham um sistema de numerao decimal chamado Quipu que era usado para contar. No dominavam o ferro e roda mas deixaram obras arquitetnicas admirveis; terraos para o plantio e palcios. Machu Picchu um dos conjuntos arquitetnicos mais famosos do Imprio Inca. Os Mais : Eles no tiveram dinastias definidas pois viverem em um mundo magico governado pelos Deuses, sendo os mais importantes: O Sol, A lua e Itazmn. Os Incas:

Economia

Sociedade

Religio

Cultura

Cientifico

Perodos (dinastias)

Quadro esquemtico frica


Politica Etiopia/Nubia: Eram criadores de gado e dominavam a metalrgica e o ferro Jenne-jeno: O cultivo da agricultura em reas inudadas, a frabicao de joias e de outros utenslios de ferro possibilitaram o desenvolvimento do comercio com outras regies. Reino de Kush: Extrao do ouro e comercio. Na histria da frica, algumas sociedades ficaram mais famosas por causa de sua durao ou importncia poltico-econmica na frica. O Imprio Kush ( 1700 a.C.- 300 d.C. ), O povo cartagins ( sculo VI a.C. a I a.C. ), A sociedade de Axum ( sculo I d.C. a X d.C. ), O Reino de Gana ( 300 d.C. at 1300 d.C.) Como a frica muito grande, diversas religies manifestaram-se nela. Nos locais prximos a Eursia prevaleceu o judasmo que se espalhou pelas cidades do norte da frica. Logo aps o cristianismo e o islamismo se fortaleceram muito na frica. Alm destas o povo africano tambm criou religies. A africa era formada pro uma grande diversidade cultural. Cultura

Economia

Sociedade

Religio

Cientifico

Perodos (dinastias)

Reino Kush e Reino Axum.

You might also like