You are on page 1of 26

geometrias e medidas

O experimento

Experimento
Estradas para estao
Objetivos da unidade 1. Interpretar problemas de natureza geomtrica; 2. Estudar relaes entre pontos e retas experimental eanaliticamente.

licena Esta obra est licenciada sob uma licena Creative Commons

Secretaria de Educao a Distncia

Ministrio da Cincia e Tecnologia

Ministrio da Educao

O experimento

Estradas paraestao

Sinopse Este experimento trata de um problema de otimizao que envolve aescolha da localizao de uma estao ferroviria e a construo de estradas. As questes sero apresentadas aos alunos, que devero discutir e chegar a um consenso sobre suas solues. Aps a discusso, os alunos resolvero os problemas experimentalmente, descobrindo, posteriormente, como encontrar as mesmas solues de forma analtica. Contedos Geometria Analtica: Estudo do Ponto, Reta e Circunferncia; Geometria Plana: Problemas de Otimizao no Plano.

Objetivos 1. Interpretar problemas de natureza geomtrica; 2. Estudar relaes entre pontos e retas experimental eanaliticamente. Durao Uma aula dupla.

Introduo
A otimizao est muito presente no nosso dia-a-dia, at mesmo em questes simples como escolher um caminho para ir ao mercado. Porm, na maioria dos problemas do cotidiano, existem muitas variveis aserem consideradas, por exemplo: melhor ir pelo caminho mais curto ou pelo mais seguro? Neste experimento apresentamos aseguinte situao: dada uma linha reta de trem, devemos construir uma estao e duas estradas minimizando o material, isto , oobjetivo obter o traado das estradas de forma que o comprimento total seja o menor possvel. Em seguida, de outra forma, almejamos que duas estradas de mesma extenso liguem as cidades estao. Esta situao no a ideal para uma construo real, mas permite estudos matemticos e discusses interessantes. As resolues desses problemas sero desenvolvidas sob trs aspectos: experimental, geomtrico e analtico.

Estradas para estao

O Experimento

2 / 14

O Experimento
Material necessrio

Papel quadriculado (ou papel milimetrado); Rgua; Tesoura; Compasso; Papelo (ou isopor); Tachinha; Barbante; Caneta hidrogrca (ou caneta comum).

fig. 1

Material complementar Plstico transparente; Laser; Espelho pequeno; Caneta para cd (marcador permanente).

Estradas para estao

Preparao

Professor, divida a classe em duplas e apresente aos alunos o seguinte problema:

Um trilho ferrovirio retilneo passa prximo a duas cidades. preciso, ento, construir umaestao e duas estradas de acesso aela. Esta construo deve gastar o mnimo de material possvel. Qual seria o melhor local para construir aestao?

Cada dupla deve receber, por enquanto, apenas uma folha de papel quadriculado.

Material mnimo

etapa

Aps explicar o problema, inicie esta etapa com uma reexo: a classe deve chegar a umconsenso sobre como garantir a condio de gasto mnimo para a construo das duas estradas. Pretendemos que os alunos percebam a necessidade de a soma das medidas das estradas ser a menor possvel.

O Experimento

3 / 14

Em seguida, pea aos alunos que faam uma representao grca da situao. Verique se os alunos representam o trilho ferrovirio por uma reta horizontal no papel milimetrado, pois esta congurao simplicar os clculos no Fechamento. Feitoo trilho, pea que desenhem dois pontos, que sero as cidades A e B, como nafigura 2.

Para simplicar osclculos da etapa nal, sugira para osalunos escolherem os pontos dascidades nas interseces doquadriculado.

fig. 2

Professor, os alunos no devem desenhar as cidades em uma mesma reta horizontal, pois este um caso particular que ser discutido posteriormente. Finalizada a discusso, o novo problema aser resolvido : Questo para os alunos Onde deve ser construda a estao para que a soma das distncias entre as cidades e aestao seja mnima?

Comente com seus alunos que neste problema estamos considerando que as diculdades de construo das estradas podem ser desconsideradas.

Estradas para estao

Neste momento, a Folha do Aluno deve ser entregue. Conforme a congurao de cada desenho, os alunos devem tentar encontrar amelhor posio para minimizar os custos da construo. Para isso, eles devem seguir oprocedimento descrito abaixo: 1. Escolha 5 pontos distintos sobre o trilho;

fig. 3

2. Posicione o papel milimetrado em cima doisopor (ou papelo); 3. Corte um pedao de barbante que passe por A, por B e por um dos pontos escolhido, prendendo-o com as tachinhas;

O Experimento

4 / 14

fig. 4

4. Pinte o barbante com a caneta hidrogrca esepare-o;

Pinte entre as tachinhas de A e B e o ponto numerado. No pinte obarbante que sobrar.

fig. 5

fig. 6

Estradas para estao

5. Faa o mesmo com os 5 pontos do trilho. Deixe os barbantes ordenados em relao aos pontos;

fig. 7

6. Terminado o procedimento com todos ospontos, compare-os e veja em qual deles asoma foi menor, ou seja, qual barbante teve a pintura de menor extenso; 7. Caso ache necessrio, pegue mais alguns pontos e faa o mesmo procedimento. Terminado o experimento, os alunos tero uma estimativa sobre o ponto onde a soma das distncias mnima, isto , um local para a estao. Nesse caso, observando afigura 7, podemos concluir que a estao estar entre os pontos 3 e 4, onde as pinturas dobarbante so menores. Alternativa para encontrar a estao O ponto onde ser construda a estao tambm pode ser encontrado usando laser e espelho. A realizao desta parte em sala de aula ca a seu critrio, professor, poisela no fundamental para a concluso doexperimento.

Professor, este renamento s ser til se otrilho for umsegmento de reta muito grande. Noexemplo aqui apresentado, isso no seria necessrio.

Professor, no ser possvel encontrar oponto exato, pois, usando barbante e caneta, alcanamos apenas uma aproximao da localizao daestao.

O Experimento

5 / 14

Posicione um espelho sobre o trilho. Coloque o laser sobre a cidade A apontando para a cidade B reetida no espelho e acione-o, como mostrado na figura 8, (o resultado ser o mesmo se o laser for colocado sobre a cidade B):

fig. 8

O laser ir tocar o espelho no local exato da estao.

fig. 9

Estradas para estao

Neste caso, possvel visualizar um trao vermelho indicando o caminho do laser: este sai de A, toca o espelho no local exato da estao e chega at B. A imagem de B reetida no espelho foi de suma importncia para encontrar a estao. Podemos observar esse fato da seguinte maneira: Primeiramente, reproduzimos a gura do trilho e das cidades num plstico transparente com a ajuda de uma caneta (marcador permanente); Dobramos o plstico no trilho e marcamos outro ponto (B) em cima da Cidade B, comomostrado na figura 10;

fig. 10

Abrimos o plstico novamente (figura 11); Desenhamos um segmento de reta que ligue A a B . Ao dobrar o plstico, temos o mesmo efeito da reexo no espelho. O ponto observado na imagem formada no espelho o ponto B, que tem a mesma distncia at otrilho que o ponto B.

O Experimento

6 / 14

fig. 11

Justicativa geomtrica Mas, geometricamente, como podemos encontrar este ponto onde a soma a menor? Proponha a seguinte questo aos alunos: Questo para os alunos Se a cidade B estivesse do outro lado dotrilho, onde seria construda a estao?

A menor distncia entre dois pontos uma reta; assim, se a cidade original estivesse dooutro lado do trilho, (B), uma simples reta unindo-as seria a soluo do problema. Dessa maneira, podemos dizer que se construirmos uma cidade B simtrica a B , do outro lado do trilho, teramos a soluo simplesmente traando uma reta entre elas:

Estradas para estao

Cidade B

Trilho

Estao

Cidade B

Cidade A

fig. 12

Notao A partir de agora usaremos cidade A = A, cidade B = B, trilho = T , estao = E e cidade B = B para simplicar a escrita dotexto.

Por serem simtricos, a distncia de B aotrilho deve ser a mesma que de B ao trilho e, traando uma reta entre elas, esta deve ser perpendicular ao trilho. A reta traada entre A e B cruzar otrilho no ponto P, que ser o local exato daconstruo da estao. Assim, basta traar uma reta de E a B e teremos as estradas desejadas.

Este resultado ser discutido adiante.

O Experimento

7 / 14

Cidade B

Trilho

Estao P

Cidade B

Cidade A

fig. 13

Este procedimento possvel, pois osdois tringulos formados so congruentes. (Ossegmentos PB e PB, e EB e EB so iguais.) Assim, possvel encontrar o ponto onde a soma das distncias mnima e compar-lo com o ponto encontrado na Etapa 1.

Distncias iguais

etapa

Na Etapa anterior, foi encontrado um ponto onde os gastos so minimizados. Porm, nesse ponto as estradas no tm o mesmo comprimento, ou seja, os moradores de

Estradas para estao

umadas cidades percorreriam uma distncia mais longa que os da outra para chegar estao. Professor, sugira uma ambientao doproblema, dizendo que os moradores dacidade mais distante no gostaram doprojeto de construo e acharam que seriamais justo se as estradas tivessem omesmo tamanho. Discutido isso, questione-os: Questo para os alunos Onde deve ser construda a estao para que as estradas tenham a mesma extenso?

Para responder a essa questo, os alunos devem utilizar inicialmente o mesmo mtodo experimental da Etapa 1. Os pontos escolhidos anteriormente podem ser reutilizados, mas outros podem ser escolhidos se necessrio. A principal diferena no procedimento desta etapa que os segmentos AE e BE devem ser pintados com cores diferentes.

fig. 14

O Experimento

8 / 14

Finalizado o experimento, devemos comparar os barbantes e vericar em qual ponto as partes pintadas de cores diferentes tm o mesmo tamanho (ou so prximas).

fig. 15

Observando a gura, podemos vericar que os pontos 2 e 3 so os que tm ostamanhos das partes pintadas mais prximos. Com isso, podemos concluir que aestao deve car entre estes pontos. Alternativa para justicar a posio daestao A soluo desta etapa pode ser justicada com o uso de um espelho. A realizao desta parte em sala de aula ca a critrio do professor, pois ela no fundamental para a concluso do experimento. Primeiramente, traamos um tringulo com o ponto E estimado, A e B. Aps isso, posicionamos um espelho sobre o desenho de forma que ele passe por E.

Estradas para estao

fig. 16

Movimente o espelho, mantendo a estao como eixo, at encontrar um tringulo com lados formados pelo ponto A e pelo ponto A-imagem do espelho.

fig. 17

fig. 18

O Experimento

9 / 14

Como mostrado na figura 17, o espelho car posicionado no ponto mdio dosegmento AB, ou seja, sobre a mediana dotringulo formado por E, A e B. Justicativa geomtrica Vamos supor que as cidades e o ponto onde car a estao sejam os vrtices de um tringulo. O que poderamos dizer sobre esse tringulo?
Trilho

Cidade B

Cidade A

fig. 19

O primeiro fato que podemos notar que o tringulo issceles. Anal, ele tem dois lados iguais, j que queremos estradas com amesma distncia da estao. O fato de o tringulo da figura 19 ser issceles nos traz algumas consequncias (figura 20), como: Se temos dois lados iguais (o lado a igual ao lado b), consequentemente temos dois ngulos iguais, ; A bissetriz do vrtice do ponto procurado coincidente com a mediana desse vrtice.

Estradas para estao

Trilho

Ponto procurado lado b Bissetriz e mediana Cidade B Ponto mdio Cidade A

lado a

fig. 20

Assim, os alunos podem encontrar o ponto da maneira descrita acima e vericar se oprocedimento experimental feito noincio da Etapa 2 foi suciente para encontrar oponto com preciso. Caso particular Em situaes reais, prefervel a minimizao do custo de construo, deixando de lado outros fatores, como as diferentes distncias entre as cidades. Existe alguma situao onde este conito no ocorreria? Ouseja, existe alguma situao em que ambos fatores sejam levados em conta, ouseja, em que a construo da estao seja a mais barata e tambm a que atende sduas cidades igualmente? Questo para os alunos Como deveria ser a congurao das duascidades para que o ponto encontrado na Etapa 1 seja o mesmo da Etapa 2?

O Experimento

10 / 14

Para a estao estar mesma distncia das duas cidades e ainda ser a obra que minimiza o material gasto, basta colocar ascidades em uma mesma reta, paralela reta do trilho.

Fechamento
Aps nalizar a parte experimental, inicie com seus alunos um estudo analtico sobre como encontrar os pontos das Etapas 1 e 2. Material mnimo (Etapa 1) Para o caso em que as duas estradas devem ter soma mnima, sugerimos um mtodo deresoluo, usando geometria analtica. Primeiro, denimos um eixo cartesiano. Para facilitar os clculos, vamos deni-lo de modo que o eixo x seja paralelo aos trilhos. Tambm facilita deni-los de modo que um dos pontos esteja sobre um dos eixos. Agora, denimos a escala dos eixos seguindo o quadriculado da folha e podemos comear os clculos.

Estradas para estao

11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 1 0 1 2 fig. 21 1

Trilho

Cidade B

Cidade A
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A coordenada de B : B = (13; 3). B simtrico a B em relao ao T . Assim, a sua coordenada x a mesma, mas precisamos encontrar sua nova coordenada y. Note que a distncia de B a T 6 e a coordenada y de B deve ser igual coordenada y de B somada com duas vezes essadistncia. Assim,

yB = y B + 2 6 B = (13; 15)
Precisamos agora encontrar a reta denida pelos pontos A e B. Assim:

mAB =

y 15 0 15 = = = 1, 36 x 13 2 11

O Experimento

11 / 14

o coeciente angular. A equao da reta deve ser, ento:

y y0 = mAB (x x0 ),
onde y0 e x0 so as coordenadas de algum ponto dessa reta. Escolhendo as coordenadas de A, aequao torna-se:

A = (2; 0 ) y 0 = 1, 36(x 2) y 1, 36 x + 2, 72 = 0
Agora, fazendo a interseco da equao encontrada com a equao do trilho (y = 9), teremos o local da estao:

9 1, 36 x + 2, 72 = 0 x = 8, 6
A coordenada da estao : (8, 6; 9). Distncias iguais (Etapa 2) Usaremos o mesmo eixo cartesiano desenhado anteriormente.

Estradas para estao

11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 1 0 1 2 fig. 22 1

Trilho

Cidade B

Cidade A
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Trace um segmento de reta entre A e B. Comas coordenadas em mos, calcule oponto mdio Pm:

Pm =

xA + xB yA + yB , ; 2 2

onde xA e yA so as coordenadas de A, e xB e yB so as coordenadas de B. Assim:

Pm =

2 + 13 0 + 3 ; 2 2

= (7, 5; 1, 5).

Calcule o coeciente angular da reta denida por A e B:

mAB =

30 3 y = = = 0, 27 . x 13 2 11

O Experimento

12 / 14

Precisamos encontrar a reta perpendicular ao segmento que passe pelo ponto mdio. Para isso, atravs do coeciente calculado anteriormente, possvel encontrar o coeciente da reta perpendicular:

m Pm =

1 1 = 3, 7 . = mAB 0, 27

Se duas retas so perpendiculares, sabemos que seus coecientes angulares, 1 e 2, obedecem a relao: 1 1 = .
2

A partir desse novo coeciente, podemos encontrar a equao da reta perpendicular y y Pm = m Pm (x x Pm ), onde x Pm e y Pm so as coordenadas do ponto mdio. Assim:

y 1, 5 = 3, 7(x 7, 5).
Essa reta perpendicular cruza a reta que representa o trilho em algum ponto, onde ser a estao. Para isso, precisamos usar aequao da reta do trilho: y = 9. Com isso podemos encontrar o ponto de interseco entre essas retas:

y=9 y 1 , 5 = 3 , 7(x 7, 5)
Substituindo y = 9 na segunda equao, temos:

9 1, 5 = 3, 7(x 7, 5) 7, 5 = 3, 7(x 7, 5) 3, 7x + 27, 7 7, 5 = 0 x x = 4, 6 .


Portanto, a estao deve ser construda noponto (4, 6; 9).

Estradas para estao

O Experimento

13 / 14

Ficha tcnica
Autor Marcelo Firer Coordenao de Redao Rita Santos Guimares Redao Mariana Sacrini Ayres Feraz Revisores Matemtica Antnio Carlos Patrocnio Lngua Portuguesa CarolinaBonturi Pedagogia ngela Soligo Projeto grfico e ilustraes tcnicas Preface Design Ilustrador Lucas Ogasawara de Oliveira Fotgrafo Augusto Fidalgo Yamamoto Universidade Estadual deCampinas Reitor Fernando Ferreira Costa Vice-Reitor Edgar Salvadori de Decca Pr-Reitor de Ps-Graduao Euclides de Mesquita Neto Matemtica Multimdia Coordenador Geral Samuel Rocha de Oliveira Coordenador de Experimentos Leonardo Barichello Instituto de Matemtica, Estatstica e Computao Cientfica (imecc unicamp) Diretor Jayme Vaz Jr. Vice-Diretor Edmundo Capelas de Oliveira

licena Esta obra est licenciada sob uma licena Creative Commons

Secretaria de Educao a Distncia

Ministrio da Cincia e Tecnologia

Ministrio da Educao

You might also like