You are on page 1of 29

HABILIDADES A SEREM TRABALHADAS NO REFORO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL H25 Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais

ou no. H28 H29 H34 H35 H57 H58 H92 H101

Estabelecer relaes entre o horrio de incio e trmino e/ou o intervalo da durao de um evento ou acontecimento. Resolver problema envolvendo trocas entre cdulas e moedas do sistema monetrio brasileiro, em funo de seus valores. Reconhecer e utilizar caractersticas do sistema de numerao decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princpio do valor posicional. Identificar a localizao de nmeros naturais na reta numrica. Resolver problema utilizando a escrita decimal de cdulas e moedas do sistema monetrio brasileiro. Identificar frao como representao que pode estar associada a diferentes significados. Resolver problema envolvendo a noo de permetro de figuras planas, com ou sem malhas quadriculadas . Resolver problema com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados das operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso).

9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL H07 Identificar propriedades de tringulos pela comparao de medidas de lados e ngulos. H12 H14 H17 H20 H21 H26 H32 H33 H39 H42 H43 H45 H53 H55 H58 H61 H64 H65 H68 H70 H77 H78

Reconhecer a conservao ou modificao de medidas dos lados, do permetro, da rea em ampliao e/ou reduo de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. Reconhecer ngulos como mudana de direo ou giros, identificando ngulos retos e no-retos. Reconhecer que as imagens de uma figura construda por uma transformao homottica so semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou no se alteram. Resolver problema utilizando propriedades dos polgonos (soma de seus ngulos internos, nmero de diagonais, clculo da medida de cada ngulo interno nos polgonos regulares). Utilizar relaes mtricas do tringulo retngulo para resolver problemas significativos. Resolver problema utilizando relaes entre diferentes unidades de medida. Resolver problema envolvendo o clculo de permetro de figuras planas, com ou sem malhas quadriculadas . Resolver problema envolvendo o clculo de rea de figuras planas, com ou sem malhas. Identificar a localizao de nmeros inteiros na reta numrica. Identificar a localizao de nmeros racionais na reta numrica. Resolver problema envolvendo equao do 2 grau. Efetuar clculos com nmeros inteiros, envolvendo as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao). Reconhecer/Identificar diferentes representaes de um mesmo nmero racional. Identificar fraes equivalentes. Identificar frao como representao que pode estar associada a diferentes significados. Efetuar clculos que envolvam operaes com nmeros racionais (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao). Resolver problema com nmeros racionais envolvendo as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao). Efetuar clculos simples com valores aproximados de radicais. Resolver problema que envolva porcentagem. Resolver problema que envolva variao proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. Identificar uma equao ou inequao do 1 grau que expressa um problema. Identificar um sistema de equaes do 1 grau que expressa um problema.

H80 Resolver problema envolvendo informaes apresentadas em tabelas e/ou grficos. H81

Associar informaes apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos grficos que as representam e vice-versa.
3 SRIE DO ENSINO MDIO

H02 Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relaes de proporcionalidade. H03 H08 H09 H31 H32 H33 H36 H43 H50 H54 H68 H70 H75 H76 H78 H80 H88

Identificar propriedades comuns e diferenas entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificaes. Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificaes ou vistas. Identificar a relao entre o nmero de vrtices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema. Resolver problema envolvendo noes de volume. Resolver problema envolvendo o clculo de permetro de figuras planas, com ou sem malhas quadriculadas . Resolver problema envolvendo o clculo de rea de figuras planas, com ou sem malhas. Identificar a localizao de nmeros reais na reta numrica. Resolver problema envolvendo equao do 2 grau. Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funes reais apresentadas em grficos. Resolver problema envolvendo P.A./P.G. dada a frmula do termo geral. Resolver problema que envolva porcentagem. Resolver problema que envolva variao proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. Resolver problema de contagem utilizando o princpio multiplicativo ou noces de permutao simples, arranjos simples e/ou combinaes simples. Calcular a probabilidade de um evento. Identificar um sistema de equaes do 1 grau que expressa um problema. Resolver problema envolvendo informaes apresentadas em tabelas e/ou grficos. Associar pontos num plano cartesiano s suas coordenadas e vice-versa.

5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


H29 - RESOLVER PROBLEMA ENVOLVENDO TROCAS ENTRE CDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETRIO BRASILEIRO, EM FUNO DE SEUS VALORES. Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue realizar a troca de uma ou mais cdulas por outras cdulas menores ou por moedas, considerando-se os seus valores. O desenvolvimento dessa habilidade traz ao aluno a noo de conveno de valores que atribuda a certos objetos. Como exemplo, a compreenso de que uma nota de dez reais equivale a duas notas de cinco, ou a cinco notas de dois reais, ou ainda a 10 notas de um real. Essa diferena de pedaos de papis devido a uma conveno e relao entre os valores de um com os de outro e estabelecida pelas operaes matemticas. Esta habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que requeiram do aluno estabelecer trocas entre cdulas e cdulas, cdulas e moedas, moedas e moedas, do Sistema Monetrio Nacional, explorando vantagens e desvantagens dessas trocas.

Item da habilidade H29 utilizada no teste:

H34 - RECONHECER E UTILIZAR CARACTERSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAO DECIMAL, TAIS COMO AGRUPAMENTOS E TROCAS NA BASE 10 E PRINCPIO DO VALOR POSICIONAL.

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue explorar situaes em que ele perceba que cada agrupamento de 10 unidades, 10 dezenas, 10 centenas etc., requer uma troca do algarismo do nmero na posio correspondente unidade, dezena, centena etc., respectivamente.

Item da habilidade H34 utilizada no teste:

H35 - IDENTIFICAR A LOCALIZAO DE NMEROS NATURAIS NA RETA NUMRICA. Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue compreender a representao geomtrica dos nmeros naturais em uma reta numerada, e tambm a representao como um conjunto de elementos ordenados, organizados em uma seqncia crescente que possui primeiro elemento, mas no tem ltimo elemento. Essa habilidade avaliada por meio de problemas contextualizados, que requeiram do aluno completar na reta numrica uma seqncia de nmeros naturais, com quantidade variada de algarismos, utilizando nmeros com zeros intercalados e no final, e nmeros com os mesmos algarismos em diferentes posies. Item da habilidade H35 utilizada no teste:

H101 - RESOLVER PROBLEMA COM NMEROS NATURAIS, ENVOLVENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DAS OPERAES (ADIO, SUBTRAO, MULTIPLICAO, DIVISO). As habilidades que podem ser avaliadas por meio deste descritor referem-se resoluo, pelo aluno, de diferentes situaes que apresentam aes de: juntar, ou seja, situaes associadas idia de combinar dois estados para obter um terceiro; alterar um estado inicial, ou seja, situaes ligadas idia de transformao, que pode ser positiva ou negativa; de comparar, ou seja, situaes ligadas idia de comparao; operar com mais de uma transformao, considerando situaes que supem a compreenso de mais de uma transformao. Item da habilidade H101 utilizada no teste:

H25 ESTIMAR A MEDIDA DE GRANDEZAS UTILIZANDO UNIDADES DE MEDIDA CONVENCIONAIS OU NO. Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno lidar com unidades de medida no-convencionais, como por exemplo, usar um lpis como unidade de comprimento, ou um azulejo, como unidade de rea, e para lidar com medidas adotadas como convencionais como metro, quilo, litro, etc. Essa habilidade avaliada por meio de situaesproblema, contextualizadas, que requeiram do aluno identificar grandezas mensurveis que ocorrem no seu dia-a-dia, convencionais ou no, relacionadas a comprimento, massa, capacidade, superfcie, etc. Por exemplo, solicita-se ao aluno que, considerando-se a medida de um lpis em cm, e considerando-se, ainda, que determinado objeto mede tantos lpis, que ele indique, em cm, a medida do objeto. Item da habilidade H25:

O carro de Joo consome 1 litro de gasolina a cada 10 quilmetros percorridos. Para ir da sua casa ao stio, que fica distante 63 quilmetros, o carro consome (A) um pouco menos de 6 litros de gasolina. (B) exatamente 6 litros de gasolina. (C) um pouco mais de 6 litros de gasolina. (D) exatamente 7 litros de gasolina. H28 ESTABELECER RELAES ENTRE O HORRIO DE INCIO E TRMINO E/OU INTERVALO DA DURAO DE UM EVENTO OU ACONTECIMENTO. Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno realizar estimativas do tempo de durao de um evento, a partir do horrio de incio e de trmino. Tambm, de maneira inversa, a partir do conhecimento do tempo de um evento ou do horrio de incio dos mesmos, calcular o horrio de encerramento. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que requeiram do aluno calcular estimativas do tempo de durao de, por exemplo, um jogo de futebol, um filme ou uma novela. Devem ser exploradas as relaes entre a hora e partes da hora em relgios e em tabelas de horrios de aulas, recreios, nibus, etc. Um exemplo do que requerido nos Item em relao a esse descritor a solicitao de que o aluno estime o horrio de encerramento de um evento dado o seu horrio de incio. Item da habilidade H28:

Quando Maria colocou um bolo para assar, o relgio marcava:

O bolo ficou pronto em 30 minutos. Que horrio o relgio estava marcando quando o bolo ficou pronto? (A) 11 horas e 50 minutos (B) 12 horas (C) 12 horas e 5 minutos (D) 12 horas e 10 minutos H92 RESOLVER PROBLEMA ENVOLVENDO O CLCULO DE PERMETRO DE FIGURAS PLANAS, DESENHADAS EM MALHAS QUADRICULADAS. Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas, utilizando malhas quadriculadas, de diferentes formas, para encontrar o permetro de figuras planas. Essa habilidade avaliada por meio da resoluo de problemas contextualizados, que requeiram do aluno o clculo do permetro de uma figura plana, usando uma unidade especificada em uma malha quadriculada e comparando o contorno da figura com essa unidade. Item da habilidade H92:

A parte destacada, na malha quadriculada abaixo, representa uma figura na bandeira da escola de Joo. Cada lado do quadradinho mede 1 metro.

Quantos metros de fita sero necessrios para contornar essa figura? (A) 4 (B) 6 (C) 8 (D) 10 H57 RESOLVER PROBLEMAS UTILIZANDO A ESCRITA DECIMAL DE CDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETRIO BRASILEIRO. Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas do seu cotidiano, que envolvam o valor decimal de cdulas ou moedas do Sistema Monetrio Brasileiro. Essa habilidade avaliada por meio da resoluo de problemas que se relacionam ao cotidiano, associados manipulao de dinheiro. Podem ser exploradas as operaes de adio e subtrao com decimais que representam quantidades monetrias, e as operaes de multiplicao e diviso de um decimal que representa quantidades monetrias por um nmero natural. Item da habilidade H57:

Fernando tem, no seu cofrinho, cinco moedas de R$ 0,05, oito moedas de R$ 0,10 e trs moedas de R$ 0,25. Que quantia Fernando tem no cofrinho? (A) R$ 1,55 (B) R$ 1,80

(C) R$ 2,05 (D) R$ 4,05 H58 IDENTIFICAR FRAO COMO REPRESENTAO QUE PODE ESTAR ASSOCIADA A DIFERENTES SIGNIFICADOS. As habilidades que podem ser avaliadas por meio deste descritor referem-se compreenso, pelo aluno, dos diferentes significados que uma frao pode representar. Podem-se citar os seguintes significados: 1. A relao parte-todo apresenta-se como um todo que se divide em partes (equivalentes em quantidade de superfcie ou de elementos). A frao indica a relao que existe entre um nmero de partes e o total de partes; 2. Outro significado das fraes o de quociente; baseia-se na diviso de um nmero natural por outro (a b = a / b; b ? 0). Para o aluno, ela se diferencia da interpretao anterior, pois dividir um chocolate em 3 partes e comer 2 dessas partes uma situao diferente daquela em que preciso dividir 2 chocolates para 3 pessoas. No entanto, nos dois casos, o resultado representado pela mesma notao: 2/3; 3. Uma terceira situao, diferente das anteriores, aquela em que a frao usada como uma espcie de ndice comparativo entre duas quantidades de uma grandeza, ou seja, quando interpretada como razo. Isso ocorre, por exemplo, quando se lida com informaes do tipo 2 de cada 3 habitantes de uma cidade so imigrantes. Essas habilidades so avaliadas por meio de situaes-problema que se apiem, principalmente, em ilustraes prximas de situaes cotidianas representando os diferentes significados de frao citados anteriormente. Item da habilidade H58:

Sara fez um bolo e repartiu com seus quatro filhos. Joo comeu 3 pedaos, Pedro comeu 4, Marta comeu 5 e Jorge no comeu nenhum. Sabendo-se que o bolo foi dividido em 24 pedaos iguais, que parte do bolo foi consumida?

9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


H07 - IDENTIFICAR PROPRIEDADES DE TRINGULOS PELA COMPARAO DE MEDIDAS DE LADOS E NGULOS. Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue explorar as classificaes dos tringulos segundo seus ngulos e segundo seus lados, bem como definies e propriedades das retas especiais que definem a altura, a bissetriz, a mediatriz e a mediana. A relao angular de Tales, de que a soma dos ngulos internos de um tringulo 180 deve ser conhecida, mas devem ser evitadas manipulaes excessivamente algbricas. Item da habilidade H07:

H12 - RECONHECER A CONSERVAO OU MODIFICAO DE MEDIDAS DOS LADOS, DO PERMETRO, DA REA EM AMPLIAO E/OU REDUO DE FIGURAS POLIGONAIS USANDO MALHAS QUADRICULADAS. Essa habilidade deve verificar se o aluno, usando figuras planas desenhadas em uma malha quadriculada, consegue reconhecer um polgono em que cada lado ampliado (ou reduzido) por um fator k, e, dessa forma, o permetro multiplicado por k e a rea multiplicada por k2. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais o aluno solicitado a ampliar e reduzir figuras planas desenhadas em uma malha quadriculada. Item da habilidade H12:

H14 - RECONHECER NGULOS COMO MUDANA DE DIREO OU GIROS, IDENTIFICANDO NGULOS RETOS E NO-RETOS. Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue identificar ngulos que se movimentam. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais o aluno deve observar as mudanas de direo como, por exemplo, o movimento dos ponteiros de um relgio. s 9h os ponteiros formam um ngulo de 90 e s 9h15, os ponteiros formam um ngulo de 180. As mudanas de direo dos navios e dos avies fornecem bons exemplos a serem explorados.

Item da habilidade H14:

H17 Reconhecer que as imagens de uma figura construda por uma transformao homottica so semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou no se alteram. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno reconhecer homotetias entre figuras poligonais planas e, a partir da, identificar propriedades que se alteram e propriedades que no se alteram nessas figuras. importante lembrar que homotetia uma transformao que amplia ou reduz uma figura ou um grfico, afastando-a ou aproximando-a de um referencial fixo (construo da noo de semelhana). Nessa etapa do conhecimento so tratadas apenas as figuras poligonais. Outros tipos de figuras so considerados no Ensino Mdio. Em um mapa, por exemplo, o contorno de uma regio, como um Estado da Federao, uma reduo do contorno real, e se o mapa for muito pequenino podemos ampli-lo com respeito, por exemplo, ao centro da menor circunferncia que contorne toda a regio, e assim, toda a linha que contorna a regio ser afastada (ou aproximada) desse centro de um mesmo fator constante. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, onde o aluno verifique que multiplicar os lados de uma poligonal por uma mesma constante acarreta uma multiplicao do permetro da poligonal por essa constante, e acarreta uma multiplicao pelo quadrado da constante no caso do clculo da rea. Item da habilidade H17:

A professora desenhou um tringulo, como no quadro abaixo.

Em seguida, fez a seguinte pergunta: "Se eu ampliar esse tringulo 3 vezes, como ficaro as medidas de seus lados e de seus ngulos?" Alguns alunos responderam: Fernando: Os lados tero 3 cm a mais cada um. J os ngulos sero os mesmos. Gisele: Os lados e ngulos tero suas medidas multiplicadas por 3. Marina: A medida dos lados eu multiplico por 3 e a medida dos ngulos eu mantenho as mesmas.

Roberto: A medida da base ser a mesma (5 cm), os outros lados eu multiplico por 3 e mantenho a medida dos ngulos. Qual dos alunos acertou a pergunta da professora? (A) Fernando (B) Gisele (C) Marina (D) Roberto H20 Resolver problema utilizando a propriedade dos polgonos (soma de seus ngulos internos, nmero de diagonais, clculo da medida de cada ngulo interno nos polgonos regulares). Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno determinar a soma dos ngulos internos, o nmero de diagonais de um polgono e a medida de cada ngulo interno de um polgono regular. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que explic Item um dado conhecimento especfico. Todos os tpicos contemplados nesse descritor devem ser verificados em problemas que identifiquem a habilidade do aluno, ou seja, se ele sabe calcular a medida de cada ngulo interno, ou calcular a soma de todos os ngulos internos, ou calcular o nmero de diagonais dos polgonos regulares. Item da habilidade H20:

Cristina desenhou quatro polgonos regulares e anotou dentro deles o valor da soma de seus ngulos internos.

Qual a medida de cada ngulo interno do hexgono regular? (A) 60 (B) 108 (C) 120 (D) 135 H21 Utilizar relaes mtricas do tringulo retngulo para resolver problemas significativos. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno manipular as relaes mtricas do tringulo retngulo. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que exijam que o aluno selecione as relaes que devem ser utilizadas no problema, especialmente em se tratando do Teorema de Pitgoras. Item da habilidade H21:

Observe a figura abaixo que representa uma escada apoiada em uma parede que forma um ngulo reto com o solo. O topo da escada est a 7 m de altura, e seu p est afastado da parede 2 m.

A escada mede, aproximadamente, (A) 5 m. (B) 6,7 m. (C) 7,3 m. (D) 9 m. H32 - RESOLVER PROBLEMA ENVOLVENDO O CLCULO DE PERMETRO DE FIGURAS PLANAS, COM OU SEM MALHAS QUADRICULADAS.

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue calcular a rea de polgonos regulares, irregulares e figuras circulares. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que explorem polgonos regulares e irregulares desenhados em uma malha quadriculada, identificando a unidade de rea para, a partir dela, calcular a rea do polgono. Tambm podem ser apresentados problemas que forneam, por meio do texto ou de desenhos, as medidas lineares de tringulos, quadrilteros e crculos, de modo a possibilitar o clculo da rea da figura dada. Alm disso, podem ser propostos problemas que utilizem formas circulares que, juntamente com polgonos regulares e irregulares, produzam uma nova forma cuja rea pode ser calculada a partir das reas das partes da figura.

Item da habilidade H32 utilizada no teste:

H33 Resolver problema envolvendo o clculo de rea de figuras planas. Esse descritor descreve a habilidade de o aluno calcular a rea de polgonos regulares, irregulares e figuras circulares. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que explorem polgonos regulares e irregulares desenhados em uma malha quadriculada, identificando a unidade de rea para, a partir dela, calcular a rea do polgono. Tambm podem ser apresentados problemas que forneam, por meio do texto ou de desenhos, as medidas lineares de tringulos, quadrilteros e crculos, de modo a possibilitar o clculo da rea da figura dada. Alm disso, podem ser propostos problemas que utilizem formas circulares que, juntamente com polgonos regulares e irregulares, produzam uma nova forma cuja rea pode ser calculada a partir das reas das partes da figura. Item da habilidade H33:

O administrador de um campo de futebol precisa comprar grama verde e amarela para cobrir o campo com faixas verdes e amarelas iguais em reas e quantidades. O campo um retngulo com 100 m de comprimento e 50 m de largura e, para cada 10 m2 de grama plantada, gasta-se 1 m2 a mais por causa da perda. Quantos m2 de grama verde o administrador dever comprar para cobrir todo o campo? (A) 2 250 (B) 2 500 (C) 2 750 (D) 5 000

H26 - RESOLVER PROBLEMA UTILIZANDO RELAES ENTRE DIFERENTES UNIDADES DE MEDIDA. Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue realizar transformaes entre unidades de medidas. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que explorem as relaes entre diferentes unidades de comprimento, tais como, metro e centmetro, quilmetro e metro, metro e milmetro, centmetro e milmetro; unidades de rea, tais como, metro quadrado, quilmetro quadrado, hectare; unidades de capacidade, tais como, litro e mililitro; e de volume, tais como, metro cbico e decmetro cbico, e as relaes entre essas unidades. Item da habilidade H26 utilizada no teste:

H39 - IDENTIFICAR A LOCALIZAO DE NMEROS INTEIROS NA RETA NUMRICA.

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue compreender como se dispem os nmeros inteiros na reta numerada, ou seja, marcando-se o zero, colocamos os inteiros positivos direita do zero e os inteiros com o sinal negativo esquerda do zero. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que apresentem nmeros inteiros com quantidade variada de dgitos, e com variao do posicionamento dos zeros.

Item da habilidade H39 utilizada no teste:

H42 - IDENTIFICAR A LOCALIZAO DE NMEROS RACIONAIS NA RETA NUMRICA.

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue compreender a disposio dos nmeros racionais, tanto positivos quanto negativos, na reta numerada. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais podem ser exploradas as representaes fracionrias e decimais dos nmeros racionais.

Item da habilidade H42 utilizada no teste:

H45 - EFETUAR CLCULOS COM NMEROS INTEIROS, ENVOLVENDO AS OPERAES (ADIO, SUBTRAO, MULTIPLICAO, DIVISO, POTENCIAO).

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue realizar as quatro operaes da aritmtica, bem como a potenciao. As regras das operaes e suas justificativas devem ser destacadas, como por exemplo, a comutatividade e a associatividade da adio e da multiplicao e a no existncia da diviso por zero, sem esquecer de destacar que a diviso de dois inteiros pode no resultar em um nmero inteiro. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que exijam do aluno a realizao de clculos com quantidades variadas de algarismos, e que utilize nmeros com zeros colocados em diferentes posies, ou seja, zeros intercalados com outros dgitos e zeros no final do nmero.

Item da habilidade H45 utilizada no teste:

H53 - RECONHECER/IDENTIFICAR DIFERENTES REPRESENTAES DE UM MESMO NMERO RACIONAL.

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue lidar com os nmeros racionais dados na forma fracionria, decimal e percentual. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que permitam ao aluno identificar, por exemplo, que , 0,25 e 25% so diferentes representaes do mesmo nmero racional. Item da habilidade H53 utilizada no teste:

H58 - IDENTIFICAR FRAO COMO REPRESENTAO QUE PODE ESTAR ASSOCIADA A DIFERENTES SIGNIFICADOS. Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue identificar uma frao como p/q um quociente, com q0 , como parte do todo, ou seja, tomar p como parte de um objeto que est dividido em q pedaos, e como uma razo entre dois nmeros: p est para q . Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, de modo que o aluno reconhea essas diferentes formas.

Item da habilidade H58 utilizada no teste:

H55 - IDENTIFICAR FRAES EQUIVALENTES.

Essa habilidade deve verificar a habilidade de o aluno compreender que duas fraes escritas com nmeros distintos podem representar o mesmo nmero. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que utilizem diferentes apresentaes contendo desenhos, palavras, nmeros, ou palavras e nmeros. Por exemplo, se para conseguir certa tonalidade de azul um pintor usa 2 latas de tinta branca para 5 latas de tinta azul escuro, ento quantas latas de tinta branca ele precisa para diluir em 10 latas de tinta azul escuro? Observe que se trata de determinar a frao equivalente, ou seja, 4 latas de tinta branca, porque

Item da habilidade H55 utilizada no teste:

H61 - EFETUAR CLCULOS QUE ENVOLVAM OPERAES COM NMEROS RACIONAIS (ADIO, SUBTRAO, MULTIPLICAO, DIVISO, POTENCIAO).

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue fazer clculos com nmeros racionais quer seja dado em forma fracionria ou em forma decimal. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que requeiram a manipulao de nmeros racionais.

Item da habilidade H61 utilizada no teste:

H64 - RESOLVER PROBLEMA COM NMEROS RACIONAIS ENVOLVENDO AS OPERAES (ADIO, SUBTRAO, MULTIPLICAO, DIVISO, POTENCIAO).

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue operar com os nmeros racionais em problemas do cotidiano que requeiram algum raciocnio, alm do simples clculo avaliado na habilidade anterior. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que combinem as operaes como, por exemplo, a compra e a venda de objetos usando o nosso sistema monetrio, a execuo de uma receita culinria que use fraes dos mantimentos etc.

Item da habilidade H64 utilizada no teste:

H65 - EFETUAR CLCULOS SIMPLES COM VALORES APROXIMADOS DE RADICAIS.

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue fazer operaes com valores aproximados de alguns radicais. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, onde o aluno use, por exemplo, , ou seja, o aluno opera com aproximaes de irracionais algbricos.

Item da habilidade H65 utilizada no teste:

H68 - RESOLVER PROBLEMA QUE ENVOLVA PORCENTAGEM.

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue realizar clculos com porcentagens. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, bem como situaes mais complexas envolvendo a compra e venda de produtos, a comparao de quantidades em problemas que requeiram a equivalncia entre uma frao ordinria simples e uma porcentagem, ou entre uma porcentagem e uma representao decimal.

Item da habilidade H68 utilizada no teste:

H70 - RESOLVER PROBLEMA QUE ENVOLVA VARIAO PROPORCIONAL, DIRETA OU INVERSA, ENTRE GRANDEZAS.

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue resolver problemas que apresentem proporcionalidade simples. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais ocorra a variao proporcional simples, bem como problemas onde no h variao proporcional.

Item da habilidade H70 utilizada no teste:

H43 Resolver problema que envolva equao de segundo grau. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno resolver problemas que requeiram a resoluo de uma equao do segundo grau. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais o aluno possa traduzir o enunciado do problema para a linguagem da matemtica. Item da habilidade H43:

O custo de uma produo, em milhares de reais, de x mquinas iguais dado pela expresso C(x) = x x + 10. Se o custo foi de 52 mil reais, ento, o nmero de mquinas utilizadas na produo foi (A) 6 (B) 7. (C) 8. (D) 9. H77 Identificar uma equao ou uma inequao de primeiro grau que expressa um problema. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno modelar um problema por uma equao ou desigualdade (inequao) do primeiro grau. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais o aluno reconhea quando se trata de uma igualdade ou de uma desigualdade. Item da habilidade H77:

Uma prefeitura aplicou R$ 850 mil na construo de 3 creches e um parque infantil. O custo de cada creche foi de R$ 250 mil. A expresso que representa o custo do parque, em mil reais, (A) x + 850 = 250. (B) x 850 = 750. (C) 850 = x + 250. (D) 850 = x + 750. H78 Identificar um sistema de equaes do primeiro grau que expressa um problema. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno identificar que a modelagem de um problema um sistema de duas equaes lineares com duas incgnitas. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais o aluno possa efetuar ou reconhecer a modelagem.

Item da habilidade H78:

Joo e Pedro foram a um restaurante almoar e a conta deles foi de R$ 28,00. A conta de Pedro foi o triplo do valor de seu companheiro. O sistema de equaes do 1 grau que melhor traduz o problema

H80 Resolver problema envolvendo informaes apresentadas em tabelas e/ou grficos. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno analisar tabelas ou grficos, extraindo deles as informaes necessrias para a soluo do problema. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais o aluno ter que analisar os grficos que lhe forem apresentados e possivelmente realizar algum clculo para obter a resposta do problema. Item da habilidade H80:

O grfico abaixo mostra a evoluo da preferncia dos eleitores pelos candidatos A e B.

H81 - ASSOCIAR INFORMAES APRESENTADAS EM LISTAS E/OU TABELAS SIMPLES AOS GRFICOS QUE AS REPRESENTAM E VICE-VERSA.

Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue relacionar informaes apresentadas em tabelas com grficos, ou informaes apresentadas em grficos com tabelas. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais seja possvel associar dados apresentados em tabelas, listas, ou quadros a diferentes tipos de grficos, ou seja, podem ser apresentados grficos de setor (tipo pizza), grficos em colunas e grficos de linhas, ou viceversa.

Item da habilidade H81 utilizada no teste:

3 SRIE DO ENSINO MDIO


H08 - Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificaes ou vistas. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno reconhecer as planificaes dos poliedros tais como prismas, pirmides, troncos, cilindros e cones. Tanto faz propor um problema em que o aluno identifique a planificao de uma dada figura espacial ou, dada uma planificao, identificar a figura espacial correspondente.

Item da habilidade H08 utilizada no teste:

H09 - Identificar a relao entre o nmero de vrtices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno compreender a relao de Euler para poliedros. Essa relao estabelece que, se subtrairmos o nmero de arestas, A, do nmero de vrtices, V, somando o nmero de faces, F, obteremos a constante 2, ou seja, V A + F = 2.

Item da habilidade H09 utilizada no teste:

H88 - Associar pontos num plano cartesiano s suas coordenadas e vice-versa. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno identificar a localizao de um ponto em um plano cartesiano, ou seja, o aluno deve reconhecer um elemento (ponto) do sistema de eixos cartesiano ortogonal a partir de um par ordenado ou, com base em um par ordenado, determinar o ponto do sistema cartesiano.

Item da habilidade H88 utilizada no teste:

H02 Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relaes de proporcionalidade Pretende-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer relaes de proporcionalidade com o objetivo de identificar figuras que sejam semelhantes. Item da habilidade H02 utilizada no teste:

H03 - Identificar propriedades comuns e diferenas entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificaes. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno diferenciar um slido com faces, arestas e vrtices (poliedro) de corpos redondos (cilindro, cone e esfera) pelas suas caractersticas. Essa distino feita a partir da visualizao dos objetos que os representam, com base no reconhecimento de cada componente (faces, arestas, vrtices, ngulos) tanto de poliedros quanto dos corpos redondos, considerando-se tambm a forma planificada dos respectivos slidos. Com respeito s planificaes, importante que o aluno descubra que a esfera no tem uma planificao, ou seja, no possvel cort-la e depois coloc-la em um plano.

Item da habilidade H03 utilizada no teste:

H32 - Resolver problema envolvendo o clculo de permetro de figuras planas, com ou sem malhas quadriculadas. Essa habilidade deve verificar se o aluno consegue calcular a rea de polgonos regulares, irregulares e figuras circulares. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que explorem polgonos regulares e irregulares desenhados em uma malha quadriculada, identificando a unidade de rea para, a partir dela, calcular a rea do polgono. Tambm podem ser apresentados problemas que forneam, por meio do texto ou de desenhos, as medidas lineares de tringulos, quadrilteros e crculos, de modo a possibilitar o clculo da rea da figura dada. Alm disso, podem ser propostos problemas que utilizem formas circulares que, juntamente com polgonos regulares e irregulares, produzam uma nova forma cuja rea pode ser calculada a partir das reas das partes da figura. Item da habilidade H32 utilizada no teste:

H31 - Resolver problema envolvendo noes de volume. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno trabalhar problemas que envolvam o clculo de rea total e do volume dos slidos geomtricos. Devem ser explorados os poliedros tais como prismas e pirmides regulares e irregulares, os slidos de revoluo como cilindros, cones e esferas.

Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, onde o aluno por meio de frmulas, teoremas, lemas , corolrios e/ou por induo possa realizar os devidos clculos, a partir da visualizao das figuras ou de maneira interpretativa de um texto que descreva a referida figura. Item da habilidade H31 utilizada no teste:

H68 - Resolver problema que envolva porcentagem. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno demonstrar o entendimento de que porcentagem, quer seja apresentada na forma de uma frao, quer forma decimal ou na forma porcentual, tambm uma forma de proporcionalidade. uma frao do todo em que o denominador sempre 100. Item da habilidade H68 utilizada no teste:

H70 - Resolver problema que envolva variao proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.

Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno resolver problemas que apresentem proporcionalidade simples. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais ocorra a variao proporcional simples, bem como problemas onde no h variao proporcional. Item da habilidade H70 utilizada no teste:

H36 - Identificar a localizao de nmeros reais na reta numrica. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno compreender que cada nmero real corresponde a um ponto na reta numrica e que cada ponto na reta numrica corresponde a um nmero real. Item da habilidade H36 utilizada no teste:

H50 - Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funes reais apresentadas em grficos. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno analisar o grfico de funes lineares e quadrticas. Faz parte dessa anlise identificar se a funo crescente ou decrescente, no crescente ou no decrescente, isto , se h trechos onde a funo permanece constante. Tambm deve fazer parte dessa anlise, a determinao dos zeros das funes, ou seja, dos pontos onde o grfico das funes intercepta o eixo das abscissas no plano de coordenadas cartesianas. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que podem ser obtidas tomando-se grficos em jornais, revistas, Internet, etc. Item da habilidade H50 utilizada no teste:

H33 - Resolver problemas envolvendo o clculo de rea de figuras planas, com ou sem malhas. Esse descritor descreve a habilidade de o aluno calcular a rea de polgonos regulares, irregulares e figuras circulares. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, que explorem polgonos regulares e irregulares desenhados em uma malha quadriculada, identificando a unidade de rea para, a partir dela, calcular a rea do polgono. Tambm podem ser apresentados problemas que forneam, por meio do texto ou de desenhos, as medidas lineares de tringulos, quadrilteros e crculos, de modo a possibilitar o clculo da rea da figura dada. Alm disso, podem ser propostos problemas que utilizem formas circulares que, juntamente com polgonos regulares e irregulares, produzam uma nova forma cuja rea pode ser calculada a partir das reas das partes da figura. Item da habilidade H33 utilizada no teste:

H80 - Resolver problema envolvendo informaes apresentadas em tabelas e/ou grficos Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno analisar tabelas ou grficos. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, onde o aluno responde a consultas com respeito situao apresentada em um grfico ou em uma tabela. Podem ser usados nos problemas tabelas de preos, grficos que mostram o crescimento dos juros, ou o ndice de escolaridade das pessoas do Pas, ou de uma regio. importante que os dados sejam atualizados para que o aluno tenha uma informao que real.

Item da habilidade H80 utilizada no teste:

H76 - Calcular a probabilidade de um evento. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno determinar a probabilidade de ocorrncia de um evento associando-a com a freqncia. Item da habilidade H76 utilizada no teste:

H43 - Resolver problema envolvendo equao do 2 grau. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno obter resultado de uma equao do segundo grau e saber manipulla. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, nas quais o aluno calcule as razes ou faa/reconhea o grfico de uma equao do segundo grau; e tambm saiba localizar seu vrtice e perceber simetrias e saiba escrever a equao como produto de suas razes reais.

Item da habilidade H43 utilizada no teste:

H75 - Resolver problema de contagem utilizando o princpio multiplicativo ou noes de permutao simples, arranjos simples e/ou combinaes simples. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno resolver problemas simples usando princpios de contagem. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, exigindo que o aluno saiba quando usar o princpio da multiplicao, saiba que esse princpio se aplica contagem de eventos sucessivos e que pode levar a uma permutao simples ou a um arranjo, que exatamente o caso da permutao de k elementos em um universo de n elementos. Item da habilidade H75 utilizada no teste:

H54 - Resolver problema envolvendo P.A./P.G. dada a frmula do termo geral. Com base nesse descritor, pretende-se avaliar a habilidade de os alunos compreenderem as propriedades de progresso aritmtica e progresso geomtrica para resolver problemas. Como o objetivo no a memorizao, indicado que a frmula do termo geral seja dada.

Item da habilidade H54 utilizada no teste:

You might also like