You are on page 1of 2

Como previnir um incendio

Voc j parou para pensar no quanto todos ns perderamos no caso de um incndio grave? Neste DDS vamos refletir um pouco sobre esta questo. Se nossas instalaes fossem danificadas o prejuzo da empresa seria muito grande, sem contar com possveis acidentes graves. Dependendo do incndio as perdas so irreparveis. Ento temos que ter conscincia o que isto significa e procurar ter alguns cuidados, pois o incndio tambm pode ocorrer em nossas casas, uma vez iniciado o prejuzo certamente ser grande. Assim, o que pode ser feito em relao a incndios? Primeiro temos de compreender se o controle de incndio depende de nosso conhecimento acerca de princpio que so chamadas de fundamentais, que so: 1. Combustvel: papel, madeira, leo, solventes, gasolina, gs, etc. 2. Calor: O grau necessrio para vaporizar o combustvel, que depender de cada um. 3. Oxignio: normalmente deve ter o mnimo de 15% presentes no ar para sustentar um incndio. Quanto maior for sua presena, mais brilhante ser a brasa e mais rpida ser a combusto. Para extinguir um incndio, necessrio apenas remover um dos itens essenciais para sua manuteno, o que pode ser feito por: 1. 2. 3. 4. Arrefecimento - controle de temperatura e calor; Isolamento - controle do combustvel; Sufocao - controle de oxignio; interrupo de reao qumica da cadeia, em certos tipos de incndio.

Os incndios so classificados de acordo com o que esto queimando. Os incndios de classe A envolvem combustveis em geral, como a madeira, tecidos, papel ou entulhos. Para este tipo de incndio usa-se a gua para resfriar o material. Os incndios de classe B envolvem fluidos inflamveis como a gasolina o leo diesel, a graxa, a tinta e etc. Para combater este tipo de incndio, usa-se o dixido de carbono ou p qumico seco que sero responsveis em sufocar o oxignio da reao. Os incndios de classe C envolvem equipamentos eltricos e geralmente so controlados pelo dixido de carbono - CO2 - e p qumico seco da mesma maneira que o anterior. Eis aqui algumas formas que podem contribuir para evitar incndios: 1. 2. 3. 4. Manter uma rea de trabalho limpa evitando o acmulo de entulhos; Colocar trapos sujos de leo e tinta em recipientes metlicos tampados; Observar os avisos de no fumar; Manter todos os materiais combustveis afastados de fornalhas ou outras fontes de ignio;

5. Relatar qualquer risco de incndio que esteja alm do nosso controle, especialmente os eltricos. Finalmente alguns pontos a serem lembrados:

Cuidado na arrumao, limpeza e ordenao de produtos inflamveis; Saiba onde esto os extintores de incndio e o tipo de cada um onde podem ser aplicados e como oper-los; Em caso de princpio de incndio, aja imediatamente, pois debelar o fogo no seu incio mais fcil, ou procure auxlio imediatamente; Use o equipamento de combate porttil para controlar o fogo at que chegue ajuda.

Se no for possvel saia do local imediatamente.

You might also like