You are on page 1of 29

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAARI CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAO.

PROCESSO DE AQUECIMENTO DE GUA.

Camaari-Ba 2011

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAARI CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAO.

PROCESSO DE AQUECIMENTO DE GUA.

Relatrio experimental da disciplina Servomecanismo I a ser encaminhado ao professor Leonardo Fonseca para avaliao e anlise. Referente 3 Unidade do curso de Engenharia de Controle e Automao (Mecatrnica).

ADRIANO. CLUDIA CRISTINA. THIAGO ALMEIDA. NILMAR IBRAHIM. WILLER.

Camaari-Ba 2011

RESUMO

Este Relatrio apresenta de forma descritiva o processo de aquecimento de gua, com o objetivo de estudar a aplicabilidade no processo produtivo, enfatizando a importncia da Engenharia de Controle e Automao aplicando-se de forma enftica o quanto a mesma fundamental em qualquer processo produtivo.

SUMRIO

1-INTRODUO...............................................................................................05 2-OBJETIVO.....................................................................................................06 3- SISTEMA PROPOSTO (AQUECIMENTO DE GUA POR ESTUFA)........07 4- SISTEMAS DE CONTROLE.........................................................................08 5- CLP...............................................................................................................09 6- MICROCONTROLADORES.........................................................................11 7- ELEMENTOS SENSORES...........................................................................12 8- ELEMENTOS ATUADORES........................................................................13 9- TCNICAS DE CONTROLE.........................................................................13 10- TRANSDUTOR INTELIGENTE DA TEMPERATURA DA INTEGRAO..................................................................................................14 11- CONCLUSO.............................................................................................27

12- REFERNCIAS .........................................................................................28

1. INTRODUO SISTEMAS DE AQUECIMENTO DE GUA.

importante que o sistema de aquecimento de gua seja definido j na fase de projeto, uma vez que sua instalao adequada exige certos cuidados que interferem diretamente no desenho da planta, tais como a inclinao do telhado e as.instalaes,eltricas,e.hidrulicas. A escolha do aquecedor depende do tipo de energia a ser utilizado para esquentar a gua: eltrica, a gs ou solar. A partir da, definido o sistema de alimentao,dos,equipamentos: por acumulao, em que a gua aquecida fica armazenada em boilers instalados,no,forro;ou.em,falsos.armrios; de passagem, em que a gua aquecida gradualmente, medida em que passa,pelo;aparelho.

Um fator importante a localizao do imvel. O sistema a gs, por exemplo, fica mais prtico em cidades servidas por gs de rua e em regies prximas a bacias coletoras, como o Rio de Janeiro. J a opo pelo aquecimento solar perfeita para regies em que a incidncia do sol constante. O aquecimento solar merece algumas explicaes: trata-se de um conjunto incluindo um coletor, um boiler e um sistema de aquecimento eltrico acoplado. O coletor a placa para captao da energia dos raios solares, transformando-a no calor que aquece a gua fria. Seu nmero varia de acordo com a capacidade do boiler (o reservatrio que armazena a gua quente): uma ou duas placas para boilers de 150 litros, duas para 200 litros, duas ou trs para 250 litros e quatro a cinco para 300 litros. Como regra geral, o boiler deve ser instalado em posio superior aos coletores. Estes devem estar voltados para o norte, e sua inclinao deve ser igual ao ngulo da latitude local acrescido de 5 a 10 graus. De forma geral, os fabricantes fazem as seguintes recomendaes: os aquecedores devem ser alimentados pelo reservatrio superior de gua fria (caixa d'gua), nunca diretamente pela rede pblica (gua da rua), evitando assim que;o;aparelho;seja,afetado.pela.falta,de;gua; antes de usar o equipamento pela primeira vez, ver ificar se as ligaes de gs e hidrulicas esto de acordo com as especificaes do manual de instalao; deve ser verificado se a empresa instaladora colocou uma vlvula de segurana ou respiro nos modelos de acumulao a gs, pois esse acessrio de proteo.alerta.quando.o,aparelho;est;com;problemas; o queimador do aquecedor nunca deve ser acendido sem antes verificar se o reservatrio (nos modelos de acumulao) est cheio de gua; o aquecedor nunca deve ser acoplado mesma vlvula que alimenta a descarga; para evitar o acmulo de sedimentos no interior dos aquecedor es com sistema de acumulao, deve-se, uma vez por ms, deixar escoar, pelo dreno de limpeza, cerca de 20 litros de gua do aparelho;

para obter presso satisfatria nos pontos de consumo, o fundo da caixa d'gua fria deve estar a pelo menos 1 metro acima do forro; ao instalar o sistema em casas (baixa presso), certificar -se de que a bitola da tubulao de alimentao de gua fria seja maior que a do ponto de entrada do aquecedor, melhorando a presso da gua; de acordo com as normas de segurana da ABNT, proibida a instalao de aquecedores a gs em forros, armrios embutidos, nichos internos ou qualquer local sem ventilao permanente.

A tabela abaixo mostra os diversos tipos de aquecedores e suas principais caractersticas:


TIPOS Passagem individual Vantagens Desvantagens compacto e fcil de instalar, dispensando tubulao Eltrico Passagem central compacto Acumulao gua quente para uso imediato e boa presso de gua custo do kw

custo do kw, baixa presso e pouca vazo custo do kw e pouca vazo de gua de gua . A gs Passagem presso de gua melhor que nos modelos de passagem eltricos risco de vazamento se no seguir especificaes; dificuldade em manter a temperatura baixa . Acumulao

. Vantagens

gua quente para uso imediato; presso de gua melhor que no similar eltrico risco de vazamento se no seguir especificaes

Desvantagens

. Vantagens Desvantagens

Solar Acumulao custo de aquecimento zero, em regies de sol constante custo do aparelho; em regies pouco ensolaradas, o sistema eltrico acionado constantemente

2- OBJETIVO Um algoritmo de controle automtico PID a base para muitos sistemas de controle de processos industriais. Cada tipo de algoritmo controle automtico algoritmo tem vantagens e desvantagens.Voc ir determinar a correta estratgia de controle baseado no processo dinmico e nas exigncias da aplicao.O controles aplicado neste relatrio e ON/OFF so relativamente simples e econmicos.

Assim, so amplamente usados em sistemas industriais. Neste tipo de controle, a sada oscila dentro de uma banda morta. Reduzindo esta banda morta reduzem-se as amplitudes de oscilaes do processo, mas tambm se aumenta o numero de ciclos de atuao do atuador, reduzindo a vida til deste.

3 - SISTEMAS PROPOSTO (AQUECIMENTO DE GUA POR ESTUFA)

O sistema automtico para o controle de temperatura desenvolvido (Figura 2) possui um circuito eletrnico temporizado, capaz de programar o tempo do processo, avisando ao operador, atravs de alarme que o tempo programado foi atingido. O circuito provido de um sistema de acendimento automtico eltrico, que possibilita acender com segurana os queimadores. O controlador detemperatura analgico comanda, conforme o set point, a temperatura do ar de secagem, abrindo e fechando o solenide do queimador a gs auxiliar (A), o qual entrar em combusto aproveitando a chama do queimador a gs principal (B). O queimador a gs auxiliar, ser acionado atravs do solenide, liberando o gs, entrando em combusto na presena da centelha do acendedor eltrico .

Os resultados da avaliao do sistema de controle mostrados na figura 3 e 4 acima, realizando a simulao no SIMULINK foi possvel simular dados coletados em dois perodos: de 8:45 s 10:58 e de 19:00 s 22:04, respectivamente. Observou-se que o grfico da Figuras 4 (perodo noturno), apresentou caractersticas diferentes ao grfico da Figuras 3 (perodo diurno), no que diz respeito ao aumento de temperatura do ar em relao ao tempo. O coeficiente R2 mostra que o comportamento da temperatura do ar de secagem no varia em funo do perodo (diurno e noturno) em que acontece o processo, ou seja, no afeta o modelo de funcionamento do sistema de automao proposto.

4 - SISTEMAS DE CONTROLE Um sistema de controle basicamente um sistema entrada(s)-sada(s). O sistema a ser controlado , em geral, chamado de processo ou planta. O processo um sistema dinmico, ou seja, seu comportamento descrito matematicamente por um conjunto de equaes diferenciais. Como exemplos de sistemas dinmicos temos, entre outros: sistemas eltricos, mecnicos, qumicos, biolgicos e econmicos. A entrada do processo chamada de varivel de controle ou varivel manipulada (MV) e a sada do processo chamada de varivel controlada ou varivel de processo(PV). A filosofia bsica de um sistema de controle unir o resultado da leitura dos elementos sensores com a ao dos elementos atuadores. Eles recebem as informaes lidas dos sensores para saber o atual estado do processo, executa clculos e lgicas pr-definidas (tambm chamadas de lei de controle) e envia o resultado para os atuadores, de modo que a situao atual do processo seja modificada para que se atinja um ponto de operao prximo do desejado.
8

Para projetar um controlador so utilizadas diversas ferramentas computacionais, tcnicas e teorias de controle. As ferramentas computacionais permitem que o processo seja simulado em um computador para que os parmetros do controlador possam ser projetados sem a necessidade de utilizar o processo real. Uma vez projetado o controlador o mesmo implementado e validado no processo real. Os Sistemas de Controle unem o resultado da leitura dos elementos sensores com a ao dos elementos atuadores. Eles recebem as informaes lidas dos sensores para saber o atual estado do processo, executa clculos e lgicas prdefinidas (tambm chamadas de lei de controle) e envia o resultado para os atuadores, de modo que a situao atual do processo seja modificada para que se atinja um ponto de operao prximo do desejado. Na era da modernidade, o uso dos sistemas de controle disseminado: desde uma simples boia que controla o nvel de um tanque d'gua at os sistemas digitais das aeronaves mais sofisticadas. Para implementar sistemas de controle, so utilizados dispositivos

como microcontroladores, CLP's e microprocessadores, entre outros. Estes dispositivos possuem em comum entradas e sadas (Portas de entrada/sada), que servem para realizar a comunicao com os dispositivos perifricos (sensores e atuadores). Estas portas de entrada/sada tambm podem ser destinadas a realizar a comunicao com outros sistemas, a fim de fornecer dados de leitura dos sensores ou at receber instrues externas para os atuadores. 5 - CLP Ao final da dcada de 1960, o advento dos circuitos integrados permitiu o desenvolvimento de minicomputadores que logo foram utilizados para controle online de processos industriais. Em 1969 surgiram os primeiros controladores e, em 1970, eles incorporaram microprocessadores, sendo ento denominados Controladores Lgicos Programveis (CLPs ou PLCs, da sigla em ingls, a qual possui emprego mais amplo, uma vez que a primeira se tornou marca registrada de propriedade exclusiva de um fabricante nacional). Este dispositivo foi concebido para controlar e automatizar equipamentos e processos , devendo reagir e apresentar respostas a estmulos no menor tempo possvel (operao em tempo real). Na automao, o emprego de CLPs deve -se considerar:

Compatibilidade entre instalao eltrica e pontos de Entrada/Sada


9

Existncia de chaves de proteo de hardware Tipo e forma de endereamento Estrutura da palavra Tipo e forma dos sinais aceitveis Compatibilidade dos equipamentos eletromecnicos

Para ser considerado como CLP, o equipamento precisa reunir trs caractersticas bsicas:

Executar uma rotina cclica de operao durante seu funcionamento Forma bsica de programao atravs de uma linguagem oriunda dos diagramas eltricos de rels Produto projetado para operao em ambiente industrial, e sujeito a condies adversas (umidade, temperatura, gases inflamveis, oxidaes, poeira)

Um CLP constitudo basicamente por:


Fonte de alimentao Unidade Central de Processamento (UCP) Memrias dos tipos fixa (Memria de programa) e voltil (Memria de dados) Dispositivos de entrada e sada Terminal de programao

As linguagens de programao utilizadas por um CLP podem ser divididas em dois tipos bsicos: as textuais (Lista de Instrues e Texto Estruturado), oriundas da programao baseada em mnemnicos, e as grficas, representadas pelas linguagens tradicionais baseadas em rels e em blocos funcionais (Linguagem Ladder, Linguagem em Diagrama de Blocos Funcionais e Diagrama de Funes Sequenciais). Em geral, os CLPs permitem dois modos bsicos de operao: o Modo de Programao, destinado elaborao e alterao de programas aplicativos; e o Modo de Execuo (run), destinado execuo do programa contido na memria do dispositivo (Ciclo de Execuo). O Ciclo de Execuo (scan) realizado ciclicamente, e compreende:

Leitura dos valores de entrada e seu respectivo armazenamento na memria (imagem das entradas); Processamento das instrues do programa aplicativo, empregando a imagem das entradas e gerando na memria os valores de sada (imagem das sadas); Atualizao das sadas , atravs do envio da respectiva imagem para os mdulos de sada.
10

6 - MICROCONTROLADORES O microcontrolador um Circuito integrado incorporado em um chip, composto por processador, entradas, sadas e memria. Atravs de uma programao feita pelo tcnico, os microcontroladores podem controlar suas sadas, tendo como referncia as entradas ou um valor pr-determinado no programa. Diferenas entre os microcontroladores:

Quantidade de memria interna. Velocidade de processamento. Quantidade de sinal de entrada e sada (I/O). Alimentao. Perifricos. Arquitetura. Set de instrues.

Caractersticas:

Consumo pequeno. Modo de espera. Tamanho reduzido. Baixo custo.

Por apresentar tamanho reduzido, baixo consumo so muito utilizados em automao e controle. Exemplos: controle de motores automotivos, controles remotos, mquinas de escritrio e residenciais, brinquedos, sistemas de superviso, etc. Enfim eles so uma alternativa eficiente e barata para controlar muitos processos e aplicaes. 7 ELEMENTOS SENSORES So os elementos responsveis pela leitura do estado em que o processo se encontra. Os sensores (ou transdutores) medem grandezas mecnicas como de posio, de velocidade e acelerao; grandezas fsicas como de temperatura, de fluxo, de nvel e de presso; grandezas qumicas como de concentrao, entre outras. Eles enviam para o controlador a atual situao do processo para que este possa tomar as medidas necessrias. A obteno de algumas dessas variveis pode ser impossibilitada por razes operacionais ou econmicas. Para contornar essa limitao as grandezas de
11

interesse podem ser estimadas atravs da medio de outras. Isso pode ser feito utilizando-se um estimador de estados ou atravs de inferncia.

Sensor Transdutor da temperatura Especificao:

1 2 3 4 5

Amplitude da presso Exatido Fonte de alimentao Sinal de sada Temp do diafragma. Material do diafragma Par termoelctrico E-conexo Conexo do processo

-50-600-1300 classe a: + (0.15+0.2%t); classe b: + (0.3+0.5%t) 24vdc 0-5v, 0-10v, 4-20ma; E, K, J, PT100; PT1000 -25-125

304; 306,316L

7 8 9

/ 2pin; 3PIN, fio principal 1/4NPT; 1/2NPT; M20*1.5; M27*2; PROJETO ESPECIAL
a qumica do petrleo, passa a indstria de ao, a fonte eltrica, o navio, o oceano, o sistema da soluo da gua, a mquina da ambiental-proteo, a mquina etc. do alimento

10 Aplicao

12

8 ELEMENTOS ATUADORES Atuador um elemento capaz de modificar grandezas fsicas no sistema ao qual pertence (geralmente produzindo movimento) atendendo a comandos que podem ser manuais ou automticos, nesse processo tambm acontece a converso de diferentes tipos de energia, so exemplos de elementos atuadores: cilindros pneumticos (pneumtica) ou cilindros hidrulicos (Hidrulica)e motores (dispositivos rotativos com acionamento de diversas naturezas). Para se classificar os elementos atuadores podem ser usados trs critrios diferentes,so eles:

Energia de sada: mecnica, trmica, ptica, etc. Princpio de funcionamento: mecnico, pneumtico, hidrulico, eletromagntico, etc. Se for um atuador que gera movimento, pelo tipo de movimento: linear ou rotativo.

9 TCNICAS DE CONTROLE 9.1 - Controle em malha fechada No controle em malha fechada, informaes sobre como a sada de controle est evoluindo so utilizadas para determinar o sinal de controle que deve ser aplicado ao processo em um instante especfico. Isto feito a partir de uma realimentao da sada para a entrada. Em geral, a fim de tornar o sistema mais preciso e de fazer com que ele reaja a perturbaes externas, o sinal de sada comparado com um sinal de referncia (chamado no jargo industrial de set-point) e o desvio (erro) entre estes dois sinais utilizado para determinar o sinal de controle que deve efetivamente ser aplicado ao processo. Assim, o sinal de controle determinado de forma a corrigir este desvio entre a sada e o sinal de referncia. O dispositivo que utiliza o sinal de erro para determinar ou calcular o sinal de controle a ser aplicado planta chamado de controlador ou compensador. Em resumo, a utilizao da realimentao e, portanto, do controle em malha fechada, permite entre outros:
aumentar a preciso e exatido do sistema. rejeitar o efeito de perturbaes externas. melhorar a dinmica do sistema e, eventualmente, estabilizar um sistema

naturalmente instvel em malha aberta.


diminuir a sensibilidade do sistema a variaes dos parmetros do processo,

ou seja, tornar o sistema robusto.


13

9.2 - Controle em malha aberta O controle em malha aberta consiste em aplicar um sinal de controle prdeterminado, esperando-se que ao final de um determinado tempo a varivel controlada atinja um determinado valor ou apresente um determinado comportamento. Neste tipo de sistema de controle no so utilizadas informaes sobre evoluo do processo para a determinar o sinal de controle a ser aplicado em um determinado instante. Mais especificamente, o sinal de controle no calculado a partir de uma medio do sinal de sada. Caractersticas bsicas de um sistema de controle que opera em malha aberta: impreciso, nenhuma adaptao a variaes externas (perturbaes), dependncia do julgamento e da estimativa humana. Por outro lado, este tipo de sistemas so em geral simples e baratos, pois no envolvem equipamentos sofisticados para a medio e/ou determinao do sinal de controle.

10 TRANSDUTOR INTELIGENTE DE TMPERATURA Os transdutores de temperatura so dispositivos destinados a converter o sinal de um sensor de temperatura em um sinal linear de corrente eltrica. Esta converso permite que o sinal seja transportado com maior imunidade a rudo, aumentando assim a distncia entre o sensor e o indicador ou painel de controle. Qualquer componente eletrnico muda suas caractersticas com a temperatura; assim, alguns componentes so projetados para medir temperatura, outros o so para se manterem estveis com a temperatura.

Figura 0.3 Transdutor de temperatura

14

Modelo: STT-800H Tipo de protocolo do CERVO STT-800M Anlogo-tipo

10.2.1 Caracterstica e funes: 10.2.1.1 O fio Two transmite o sistema. Conversores de sinal do sinal de sada de dois fios da fonte de alimentao ao mesmo tempo. 10.2.1.2 A sada da C.C. do sinal de sada 4-20mA sobreps o protocolo de comunicaes digitais do CERVO (sistema two-wire). 10.2.1.3 Conversor de sinal usado na resina de cola Epoxy em um pacote do mdulo, com antivibrao, o anticorrosivo, anti-umidade, etc. 10.2.1.4 Os conversores de sinal do milivolt do par termoelctrico convertidos diretamente 4 na sada atual do ~ 20mA, usando um cabo ordinrio da transmisso do sinal podem eliminar a compensao cara do fio. 10.2.1.5 Para trazer a temperatura da cena mostrou que ambos a sada do transmissor 4 do sinal atual do ~ 20mA, quando a temperatura medida na cena puder ler a temperatura. 10.2.1.6 Desfile atravs das mos da configurao de mquina e do software da eliminao de erros, gerncia remota do PC.

Especificao tcnica: Fonte de alimentao Resistncia de carga Sinal de sada Erro Exposio Temperatura ambiental O impacto da temperatura ambiental Sinal prova de exploses Avaliao da proteo Compensao da juno fria Erro da compensao da juno fria Sinal de entrada 13~30V, C.C. 0~850 4~20mA 0.2%, 0.5% LCD -20~70degree 0.25%/10 dBT4 IP54 CU50 0.5%/10 B, E, J, K, N, R, S, T-tipo par termoelctrico.
15

Pt50, Pt100, Pt1000, Cu50, resistncia trmica de Cu100-based Resistncia, entrada da tenso do milivolt O par termoelctrico e a resistncia podem ser conectados em uma segundo-linha sistema, trs-ou sistema de quatro fios C.C. 11V~36V /S 0.05% 0.1% ou 0.1%/ano (verificao uma do maior) 0-32 segundos ajustvel -40~+85degree -20~+70degree 25mm de 44mm 10 ~ 60HZ, 0.21mm sinusoidals

Sistema do fio

Tenso de fonte de alimentao do transmissor do CERVO Os dados refrescam a taxa Exatido Estabilidade Umedecimento Temperatura de trabalho Escala de temperatura do funcionamento do LCD Dimenso Resistncia mecnica da vibrao

Interferncia Anti-RF IEC61000-4-3, 10V/M, 80 ~ 1000MHZ 10.9 Controlador Lgico Programvel Simatic S7-200

figura 1.0 CLP s7-200 SIEMENS

16

10.9.1 Caractersticas Funcionais

Um amplo espectro de CPUs est disponvel para aplicaes simples at aplicaes de grande performance. Ao todo so 5 modelos de CPU com diferentes caractersticas, dentre elas, a quantidade de memria e de entradas e sadas integradas. A prpria CPU j vem equipada com diversos recursos, como: O micro CLP S7-200 constitui uma verdadeira alternativa econmica para todas as aplicaes na rea de automao de pequeno porte. Seu projeto caracterizado pelas seguintes qualidades bsicas:

- Entradas e sadas digitais integradas ; - Interface RS485 integrada ; - Protocolo PPI (mestre/escravo), MPI (escravo), ou outros como Modbus (programvel via Freeport) ; - Contadores rpidos ; - Sadas de pulso rpido ; - Memria retentiva ; - Entradas de interrupo ; - Relgio de tempo real (opcional para alguns modelos) ; - Carto de memria removvel; - Potencimetro;

A grande diversidade de mdulos de expanso permite a adaptao da configurao para diversos tipos de aplicao. Dependendo do modelo da CPU, possvel utilizar at 7 mdulos de expanso:

- Mdulos de Entradas/Sadas - Digitais - Analgicos - Especficos para medio de temperatura - Mdulo de Posicionamento - Mdulos de Comunicao - AS-Interface (mestre) - PROFIBUS-DP (escravo) - Modem - Ethernet 10.9.2_Interfaces Homem-Mquina O SIMATIC S7-200 pode usar qualquer painel de operao da linha SIMATIC HMI. Porm, para manter sua caracterstica de baixo custo, foi desenvolvido uma linha de painis de operao especficos para o uso com o S7-200, os Micro Painis.

17

Essa linha constituda de dois modelos: - TD200: display de texto de duas linhas com teclas programveis, velocidade de at 187,5 Kbps e extremamente fcil de usar. - TP070: painel grfico com tela de 5,7 do tipo touch-screen com elevado contraste. 10.9.3_Programao e Parametrizao A programao do SIMATIC S7-200 feita atravs do software STEP 7Micro/WIN, que uma ferramenta que preza a facilidade de uso, possibilitando a programao na linguagem que mais lhe agrada: LAD, FDB e STL (SIMATIC), ou KOP e FUP (IEC 1131). Sua aparncia e operao so idnticas s aplicaes padro Windows, agilizando a ambientao do usurio. Ele permite que voc crie suas prprias bibliotecas, com partes de programas para serem reutilizadas, ou adicionar bibliotecas prontas, como a de protocolo USS. Alm disso, ele conta com os Wizards, que so assistentes de parametrizao para funes como comunicao em rede e configurao do TD200, entre outros. Isso tudo lhe permite poupar tempo, aumentando sua produtividade e reduzindo custos.

10.10_Supervisrio (Elipse SCADA)

SCADA = Supervisory Control and Data Acquisition So os sistemas de superviso de processos industriais que coletam dados do processo atravs de remotas industriais, principalmente Controladores Lgicos Programveis, formatam estes dados, e os apresenta ao operador em uma multiplicidade de formas. O objetivo principal dos sistemas SCADA propiciar uma interface de alto nvel do operador com o processo informando-o "em tempo real" de todos os eventos de importncia da planta.

Hoje os sistemas de superviso oferecem trs funes bsicas:

a)Funes de superviso:

Inclui todas as funes de monitoramento do processo tais como: sinticos animados, grficos de tendncia de variveis analgicas e digitais, relatrios em vdeo e impressos, etc.

18

b) Funes de operao:

Atualmente os sistemas SCADA substituram com vantagens as funes da mesa de controle. As funes de operao incluem: ligar e desligar equipamentos e seqncia de equipamentos, operao de malhas PID, mudana de modo de operao de equipamentos, etc.

c) Funes de controle:

Controle DDC ("Digital Direct Control") Alguns sistemas de superviso possuem uma linguagem que permite definir diretamente aes de controle, sem depender de um nvel intermedirio de controle representado por remotas inteligentes. Todas as operaes de entrada e sada so executadas diretamente atravs de cartes de I/O ligados diretamente ao barramento do micro, ou por remotas mais simples. Os dados so amostrados, um algoritmo de controle como um controlador PID, por exemplo, executado, e a sada aplicada ao processo (ao direta sobre uma varivel manipulada). Isto, entretanto s possvel quando a velocidade do processo assim o permite. Em alguns casos requisitos de confiabilidade tornam desaconselhvel este tipo de soluo. De forma que visualizando sistema proposto temos:

19

Para o processo em questo, arbitramos o valor de 250 segundos para o sistema alcanar o regime permanente, conforme o grfico abaixo:

Assim sendo, podemos calcular os parmetros bsicos deste sistema, com a finalidade de obtermos a modelagem requerida para o projeto de automao a ser desenvolvido e fazer a anlise do sistema proposto. 1. Qual a constante de tempo do processo?() O tempo requerido, medido a partir do ponto onde o sinal de sada comea a mudar, para que a sada do processo de primeira ordem atinja 63.2% do valor da variao total, depois que ocorreu uma mudana na entrada. Quando sistemas desta natureza atingem o regime permanente, temos que:

t=20

(1)

20

Nestas condies dizemos que o sistema alcanou o regime ideal de trabalho para as definies do projeto de controle, atingindo o mximo da variao total que de aproximadamente 98,2%. Respondendo a pergunta deste tpico, temos: Se tmx=250 segundos, a constante de tempo =12,5s 2. Quais os plos e zeros da funo de transferncia?

(2)

1 passo: calcular o Kp:

(3)

ou

(4)

Onde: Y(t) u(t) s a variao da sada . a variao da entrada. pode ser definido como:

O tempo decorrido aps a ocorrncia de uma perturbao no processo at que seja notada uma mudana na sada do mesmo (atraso).
21

A variao da sada, para o nosso sistema est entre 30C at 130C, sendo assim fica:

Ento, Kp=0,4 De posse de todos os parmetros retomamos agora a funo de transferncia para o sistema de 1 ordem:

O sistema no tem zeros, e o plo nico deste tipo de sistema P= 3. Demonstre o diagrama de bloco do processo?

4. Qual a nova funo de transferncia com aplicao da funo P, PI, PD, PID? Erro (Ao Direta):

22

Onde: SP = setpoint PV = varivel de processo E = erro Controle Proporcional:

Onde: Kp = ganho proporcional E = erro

Controle Proporcional integral (PI):

Onde: Kp = ganho proporcional Ti = reset integral E = erro

23

Controle Proporcional Derivativo (PD):

Onde: Kp = ganho proporcional Kd = ganho derivativo Ti = reset integral E = erro

Controle Proporcional integral Derivativo (PID):

Onde: Kp = ganho proporcional Ti = reset integral Td = tempo derivativo

24

Implementao Digital de um Algoritmo PID (Padro):

Onde: CVn = varivel de controle no instante n CV(n-1) = varivel de controle no instante n-1 En = erro no instante n E(n-1) = erro no instante n-1 Kp = ganho proporcional Ti = reset integral Td = tempo derivativo

5. Quais o plos e zeros da funo controlada com aplicao dos controladores P,PI,PD e PID? Conforme avaliado antes O sistema no tem zeros, e o plo nico deste tipo de sistema P= .

Porm em uma aplicao em que o sistema possua podemos demonstrar exemplos:

25

26

11 - CONCLUSO

Durante a realizao do trabalho houve grande dificuldade para encontrar um modelo a ser utilizado na simulao. Como foi difcil obter uma literatura tcnica que disponibilizasse um modelo mais realstico do sistema ento foi adotado o modelo genrico de segunda ordem como foi descrito anteriormente. Este apesar de genrico tem um comportamento semelhante maioria dos sistemas de aquecimento prticos. O aquecedor de gua de extrema importncia no processo industrial sendo aplicadas em caldeiras, extrusoras, injetoras entre outras aplicaes. Se a ocorrncia simultnea de gs, por um lado, diminui a energia hidrosttica da coluna bifsica que se estabelece entre o reservatrio e a superfcie, por outro aumenta a energia dissipada no escoamento, induz oscilaes de presso e vazo neste escoamento. Assim aplicao do Aquecedor por estufa fundamental sempre que a coexistncia das fases no escoamento implicarem na operao inadequada de equipamentos ou incrementar processos indesejveis, como a perda de carga ou a oscilao de variveis operacionais (vazo, presso, temperatura, etc.) no sistema de transporte de fluidos. Assim um sistema de controle eficiente fundamental para que o processo produtivo ocorra da melhor e mais segura maneira possvel. A temperatura no aquecedor por estufa a sua principal varivel no processo de separao dos fluidos imiscveis. As outras variveis como nvel so mais utilizadas para segurana e anlise quantitativa da produo do que para estabelecer um ambiente adequado separao. Como foi apresentado neste trabalho, o controlador PID se mostrou uma opo eficiente para realizar o controle da temperatura deste sistema. Dada a grande praticidade na sintonia, a sua simplicidade, baixo custo de implementao e versatilidade o PID se tornou uma ferramenta largamente empregada na indstria moderna. E neste trabalho foi comprovado que possvel implementar este tipo de controle em CLP que no disponibilizam um bloco PID pronto.

27

12 REFERNCIAS

CAPELLI, Alexandre, 2006; Automao industrial: Controle do movimento e processos contnuos /Alexandre Capelli. Sao Paulo: Erica, 2006. GEORGINO, Marcelo, 1971; Automao Aplicada Descrio e Implementao de sistemas Seqenciais com PLCs/ Marcelo Georgini. So Paulo: Erica, 2000. MORAES, CICERO C.: CASTRUCCI, P. de, 2007; Engenharia de automao industrial / Cicero couto de Moraes, Plinio de Lauro Castrucci. 2. ed. Rio de Janeiro. OLIVEIRA, J. C. P. Controlador Lgico Programvel. Editora Makron Books. Sao Paulo, 1993. PRUDENTE, FRANCESCO: Automao industrial - PLC: teoria e aplicaes, LTC, 2007. PNPUB Programa Nacional De Produo e Uso de Bicombustvel, Disponivel em <http://biodiesel.gov.br> Acesso: 10 novembro 2010 s 20:18hs

SILVEIRA, Paulo Rogerio Da. Automao e controle discreto. So Paulo: Erica, 2003. 229 p GUEDES, L.A.Classificao das redes para automao industrial. 2005. Disponvelem:< http://www.dca.ufrn.br/~affonso/DCA0447/aulas/rai acesso em 11 de outubro de 2010 s 16:52hs ROSRIO, J.M. Princpios de Mecatrnica. So Paulo: Prentice Hall, 2005 SILVEIRA, P. R., SANTOS, W. E. Automao e Controle Discreto. Editora Erica. 1 edicao. Sao Paulo, 1999.

28

29

You might also like