You are on page 1of 2

REGULAMENTAO DO ADICIONAL DE PENOSIDADE NO JUDICIRIO FEDERAL

Histrico
1. O conceito de trabalho penoso foi previsto pela primeira vez no ordenamento brasileiro na Lei 3.807 de 26 de agosto de 1960 que concedia aposentadoria especial aos segurados que exercem servios considerados penosos. 2. Aps previso em outras legislaes esparsas, o legislador constituinte originrio de 1988 fez constar expressamente o adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei (Art. 7, XIII, CF). 3. Em seguida, a Lei 8.112/90, que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, tambm tratou do adicional de penosidade, aduzindo que ele o adicional de atividade penosa ser devido aos servidores em exerccio em zonas de fronteira ou em localidades cujas condies de vida o justifiquem, nos termos, condies e limites fixados em regulamento (art. 71). 4. Em dezembro de 2010, o Ministrio Pblico da Unio, por meio da portaria n. 633 da Procuradoria-Geral da Repblica, regulamentou o referido adicional apontando que o adicional de atividade penosa ser pago na razo de 20% (vinte por cento) do vencimento bsico dos integrantes das carreiras de Analista e Tcnico do Ministrio Pblico da Unio e, quanto aos servidores requisitados e sem vnculo com a Administrao, considerar-se- o ltimo padro do vencimento bsico mensal da carreira de Tcnico do Ministrio Pblico da Unio (art. 2). 5. Para a referida portaria caracteriza-se como zona de fronteira a faixa de at cento e cinquenta quilmetros de largura ao longo das fronteiras terrestres (art. 1, 1), bem como se consideram localidades cujas condies de vida justifiquem a percepo do Adicional de Atividade Penosa aquelas situadas na Amaznia Legal e que tenham populao inferior a 200 (duzentos) mil habitantes, conforme dados do IBGE, bem como aquelas localizadas nos Estados do Acre, do Amap, de Roraima e de Rondnia (art. 1, 2). 6. Por fim, tentando estender tal iniciativa aos servidores do Judicirio Federal a FENAJUFE, no dia 24 de fevereiro de 2011, protocolizou requerimento no tribunais superiores.

Fundamento
7. Considerando que o exerccio do servio pblico no judicirio federal em regies de fronteira e na Amaznia legal possui peculiaridades que torna a atividade penosa e considerando ainda que a desvalorizao da carreira dos servidores do judicirio federal exige das organizaes de classe uma atuao mais enrgica no

sentido de ampliar o rol de direitos dos servidores, devemos lutar pela regulamentao do adicional de penosidade no Judicirio Federal. 8. O mero requerimento feito aos tribunais superiores no garante o sucesso do pleito. A aprovao do adicional requer o acompanhamento intenso da FENAJUFE em cada tribunal, pois a tendncia o indeferimento do pedido, como tem acontecido constantemente nos feitos de interesse dos servidores. 9. A regulamentao desse adicional tem se mostrado um tema constante nas assembleias dos sindicatos que tem sua base em estados fronteirios. Nota-se o desconforto dos servidores com o tratamento desigual que se mantm, uma vez que os colegas do Ministrio Pblico da Unio vm recebendo o adicional. 10. Alm da defesa poltica da regulamentao, h a necessidade do acompanhamento da assessoria jurdica da Federao. A sustentao oral tcnica, por ocasio da discusso do tema nos rgos colegiados, indispensvel.

Proposta
11. Ante o exposto, apesar de se limitar parcela dos servidores, prope-se que: a) A FENAJUFE estabelea como uma de suas prioridades para o ano de 2011 a regulamentao do adicional de penosidade para regies de fronteira, afim de que o acrscimo j seja pago no ano de 2012. b) O acompanhamento tcnico da assessoria jurdica da Federao nos requerimentos protocolizados nos tribunais superiores. c) A criao de uma comisso composta por membros dos sindicatos que tem maior interesse na regulamentao da matria para acompanhar os requerimentos.

DIRETORIA SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIAS ELEITORAL E FEDERAL DO ACRE - SINDJEF

You might also like