You are on page 1of 15

COMO CITAR AS FONTES CONSULTADAS?

Existem formas diversas de citar. Porm, qualquer que seja o formato escolhido entre os mais comuns nica maneira aceitvel de citar citar corretamente. Ou seja, a citao tem de identificar e permitir localizar, sem qualquer equvoco possvel, o documento citado. A utilizao de documentos retirados da internet coloca algumas questes pertinentes sobre a forma de cit-los. Esta pgina procura responder s dvidas surgidas a esse nvel. O modelo de citao que adotamos e recomendamos aqui para explicar como citar documentos de diferente natureza, por ser aquele que dominante em Portugal, inspirado no modelo da American Sociological Association (Sistema de Harvard). Outros modelos de citao so utilizados em Portugal. Mas qualquer modelo s aceitvel se contiver os dados bibliogrficos indispensveis sua identificao. O modelo de citao ensinado na disciplina obedece aos critrios das normas ISBD "International Standart Bibliographic Description" e s Regras Portuguesas de Catalogao, nomeadamente norma sobre referncias bibliogrficas e citaes NP 405 de 1966 e NP 4051 de 1994, que introduz algumas alteraes. Obedece ainda s Normas ISO (International Standart Organization), nomeadamente s normas ISO 690-2 e ISO 690:1987.

PARA QUE SERVE UMA REFERNCIA BIBLIOGRFICA?


Uma referncia bibliogrfica cumpre quatro funes essenciais:

(A) Reconhece o

mrito do autor do texto consultado. Trata-se, acima de tudo, de uma questo de honestidade intelectual e, frequentemente, de uma responsabilidade de ontolgica pautada pela no apropriao indevida do trabalho dos outros. A utilizao de fontes bibliogrficas , supostamente, reveladora de uma atitude intelectual prudente de quem reconhece no estar a "descobrir a plvora". Quando no se cita pode-se inadvertidamente estar a plagiar outros autores. A alnea a) do n 76 do Cdigo dos Direitos de Autor

(Lei 45/85 de 17 de Setembro) diz explicitamente que a utilizao livre de publicaes deve ser acompanhada Da indicao, sempre que possvel, do nome do autor e do editor, do ttulo da obra e demais circunstncias que os identifiquem. O ponto 2 do mesmo artigo refere que As obras reproduzidas ou citadas no se devem confundir com a obra de quem as utilize, nem a reproduo ou citao podem ser to extensas que prejudiquem o interesse por aquelas obras.

(b) Confere maior credibilidade quilo que o autor escreve, pois denota a sua preocupao
em consultar o trabalho daqueles que escreveram sobre o mesmo tema. Sempre que se trata da

utilizao de uma fonte reconhecida, vista como uma autoridade nesse campo refora essa mesma credibilidade. Para quem l, a citao permite identificar as ideias e informao da autoria de quem escreve e aquelas que so retiradas ou inspiradas em outras fontes.

(c) Permite
informao.

a quem l localizar, confirmar e explorar a fonte de onde foi extrada a

(d) Funciona como espcie de "memria auxiliar" para o autor, permitindo-lhe o seu uso
posterior.

AS CITAES NOS TRABALHOS DOS ESTUDANTES


O desenvolvimento de um trabalho acadmico ntegro obriga no s identificao das fontes, mas tambm criao de ideias prprias. Embora esta regra seja de fcil compreenso a sua aplicao prtica est rodeada de algumas dificuldades. As dificuldades mais comuns com que os estudantes se deparam na elaborao dos seus relatrios so:

(A) Basearem excessivamente os seus relatrios na informao de outros autores; (b) Parafrasearem ou sumariarem excessivamente a linguagem e ou informao de outros
autores;

(c) Citar incorretamente as fontes; (d) Dependerem excessivamente da ajuda de outras fontes.
Mais grave que isto, constituindo violaes graves da integridade acadmica, apresentar trabalhos de pesquisa iguais ou idnticos em disciplinas diferentes ou "pedir emprestados" trabalhos a colegas de anos anteriores ou de outras universidades e apresent-los como originais seus. Ao redigirem os seus trabalhos e relatrios os estudantes so frequentemente confrontados com as seguintes dvidas: o que citar e no citar? cito em demasia? Onde colocar a citao? Como evitar o plgio? Relativamente dvida "o que citar" h uma regra bsica a seguir: devem ser citadas todas as ideias especficas, as opinies e os fatos que no so da autoria de quem escreve. Em contrapartida no deve ser citado tudo aquilo que faz parte do conhecimento comum. O conhecimento comum tanto diz respeito informao conhecida pelo pblico em geral, como

informao genrica de um dado campo profissional. Contudo, porque muitas vezes difcil identificar onde comea e onde acaba o conhecimento comum, uma boa regra a seguir "na dvida deve citar-se". Sentir-se compelido a fazer uma citao em quase todas as frases significa que no se pensou o suficiente, no se dispensou a ateno devida ou o tempo de investigao necessrio ao tpico que se analisa, de modo a que possam surgir e ser desenvolvidas ideias prprias. Um relatrio de pesquisa no deve cingir-se a uma compilao de ideias e fatos de outros trabalhos. As fontes devem constituir apenas a base a partir da qual so desenvolvidas as ideias de quem escreve. A regra de ouro , "sempre que usada informao de outras fontes essa informao deve ser comentada". Alm disso, a importncia e o tamanho do comentrio no devem ser nunca menores que a dimenso da fonte utilizada. Em relao ao local mais indicado para colocar a citao o final do pargrafo no , geralmente, o local mais aconselhado. Na verdade, a citao colocada no final do pargrafo deixa frequentemente o leitor na dvida. A citao diz respeito ltima frase do pargrafo, ao pargrafo todo, ou a parte do pargrafo? necessrio que quem redija revele explicitamente onde comea e onde acaba a informao da fonte utilizada. A maneira mais fcil de concretizar este desiderato recorrer a expresses como "Segundo Pedro Hespanha (...)" ou "Carlos Fortuna sustente que (...)". Sempre que se reescrevam ideias ou informaes atravs de palavras prprias, seja sumariando, seja parafraseando, as ideias e a informao no nos pertencem. A fonte deve, por isso, ser citada. Caso contrrio est a praticar um plgio que, no meio acadmico, constitui uma das ofensas mais graves. Plagiar usar ideias e os escritos de outros autores como se eles fossem nossos.

CITAES NO CORPO DO TEXTO


O modelo base de citaes no corpo do texto inclui o ltimo nome do(s) autor (es) e o ano de publicao. Alm disso, sempre que se faz uma citao direta do trabalho ou se faz referncia a uma passagem especfica desse trabalho deve acrescentar-se o nmero das pginas.

(A) Se o
parntesis.

nome do autor aparece no texto, deve ser seguido do ano de publicao entre

Exemplo: Como refere Boaventura de Sousa Santos (1995), o Estado portugus caracterizase...

(b) Se o nome do autor no aparece no texto, deve ser referenciado a partir do seu ltimo
nome, seguido de vrgula, espao e do ano de publicao entre parntesis.

Exemplo: A experincia turstica converteu-se num fato de transgresso das normas sociais
(Fortuna, 1995).

(c) Se a citao corresponde a uma transcrio ou a uma reproduo quase fiel do texto do
autor citado, deve indicar-se o nmero da(s) pgina(s) citada(s) imediatamente a seguir ao ano de publicao, ao qual se seguem - antes da indicao da(s) pgina(s) - dois pontos e um espao.

Exemplo 1: Hespanha (2002: 35) Exemplo 2: Nunes (2001: 43-44)

(d) Se o texto for uma co-autoria de vrios autores deve citar-se da seguinte maneira:
Exemplo para dois autores: (Baganha e Gis, 2001) Exemplo para trs autores: (Estanque, Ferreira e Costa, 2002) Exemplo para mais de trs autores: (Mendes et al., 1998)

Nota:

A expresso et al. tem de aparecer obrigatoriamente em itlico. Nas referncias bibliogrficas que encerram o trabalho a expresso et al. pode ser substituda pelos nomes dos autores a que se refere.

(E) Transcries

ou reprodues fiis includas no texto tm obrigatoriamente de ser colocadas entre aspas, com a referncia (s) pgina(s) donde foi (foram) retirada(s).

Exemplo 1: "O patrimnio histrico das nossas cidades converteu-se num recurso
importante de promoo local." (Peixoto, 1997: 56)

Exemplo 2: Como salienta Costa, "o sindicalismo portugus internacionalizou-se sob o signo
da desconfiana mtua entre as duas centrais sindicais." (1997: 132)

(f) Quando se cita um autor a partir do texto de outro autor deve recorrer-se expresso
latina apud ou, em alternativa, expresso in.

Exemplo: Os novos movimentos sociais no Mxico dos anos 90 "converteram-se em


mecanismos de legitimao de novas classes dirigentes." (Carrizo apud Mass, 1998: 46)

CITAES CURTAS E LONGAS


As citaes curtas (at 3 linhas) devem ser colocadas no corpo do texto entre aspas. As citaes longas (mais de 3 linhas) devem constituir um pargrafo nico, recuado 1 cm em relao s margens esquerda e direita do texto, devendo o espaamento das linhas ser menor, ou colocado em itlico, podendo ou no estar colocadas entre aspas.

Exemplo:
Citao curta: Segundo Carlos Fort una, ainda que paulatinamente, os modos de organizao poltica e social do trabalho foram responsveis pelo crescimento e democratizao do acesso ao turismo (1995: 13). Citao longa: Segundo Carlos Fortuna, Ainda que paulatinamente, os modos de organizao poltica e social do trabalho foram responsveis pelo crescimento e democratizao do acesso ao turismo, medida que permitiram o aumento dos tempos livres dos trabalhadores e fomentaram a ideologia das frias. (1995: 13)

CITAES COM RETICNCIAS


Sempre que se omite parte do texto transcrito devem ser usadas reticncias. Omisso no incio da citao: Segundo Ruivo (1995: 128) o Estado portugus tem ... assumido formas reticulares quase imperscrutveis. Omisso no meio da citao: Podemos concluir, de acordo com Fortuna (1995: 23) que O que est em causa (...) forjar nveis de satisfao antecipada nos consumidores potenciais. Omisso no fim da citao: O estilo de vida depende da apropriao individual ... (McCracken, 1990: 71 a 89).

CITAES COM INTERPOLAO


Sempre que necessrio intercalar ou acrescentar palavras para esclarecer o sentido da citao, essas palavras devem ser colocadas entre colchetes (parntesis rectos). Exemplo: O processo de regionalizao [portugus] estava assim condenado a morrer nascena. (Rodrigues, 1999: 45)

CITAES COM EXPRESSO sic (Assim mesmo)

Quando citada uma parte de um texto que contm incorreces, deve colocar-se imediatamente a seguir incorreco, entre parntesis ou colchetes, a expresso latina sic de modo a serem externalizadas as responsabilidades da incorreco Exemplo: O ex-presidente da repblica portuguesa, Antnio Guterres [ sic], foi re-eleito presidente da Internacional Socialista. (Moreira, 2002: 33)

CITAES COM DESTAQUES


Quando pretendemos pr em relevo (dar um destaque a) algumas palavras ou trechos da citao devemos sublinh-las (com sublinhado ou estilo carregado), indicando que somos os responsveis pelo sublinhado. Exemplo: De acordo com o mesmo autor (Santos, 1992: 51), ... o Estado portugus procede a uma aplicao selectiva da lei, legitimando, desse modo, a emergncia de formas de fenmenos informais de regulao econmica. (sublinhado nosso ou sublinhado do autor, se for o caso)

CITAES EM LNGUA ESTRANGEIRA


Sempre que se citam trabalhos em lngua estrangeira deve ter-se o cuidado de traduzir para portugus o trecho citado. Se no trabalho forem transcritos muitos trechos traduzidos de lnguas estrangeiras deve ser mencionado na introduo que as tradues so da autoria de quem redige o texto. Em alternativa, sempre que se cita um trecho traduzido de lnguas estrangeiras, deve referirse, na sequncia do trecho ou em nota de rodap, que a traduo da nossa responsabilidade. Exemplo: Para Backs (1997: 35), A mudana uma porta que apenas se abre por dentro. (traduo nossa)

CITAES DE UMA IDEIA COMUM A VRIOS AUTORES


Quando se citam autores diferentes e obras diferentes sobre uma mesma ideia deve respeitarse a ordem cronolgica, elencando as referncias da mais antiga para a mais recente (Para trabalhos do mesmo ano adopta-se o critrio da ordenao alfabtica a partir do ltimo nome do autor). Exemplo: A semiperiferia tornou-se uma categoria analtica de grande operacionalidade para promover estudos sobre a sociedade portuguesa (Fortuna, 1989; Santos, 1989; Hespanha, 1992 e Santos, 1995a e 1995b).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
COMO CITAR? LIVRO
O modelo base de citar um livro segue esta ordem: 1) ltimo nome do autor, seguido de vrgula, o primeiro nome do autor e espao. 2) Abrir parntesis, seguido do ano de edio, fechar parntesis, vrgula e espao. 3) Ttulo do livro (em itlico), ponto final e espao. 4) Local de publicao, seguido por dois pontos ou vrgula e espao. 5) Nome do editor e ponto final.

Nota: Em alternativa o ano de edio pode aparecer em ltimo lugar, a seguir ao nome do
editor, antecedido de vrgula.

Exemplo 1 (um autor):


Fortuna, Carlos (1999), Identidades, percursos, paisagens culturais. Estudos sociolgicos de cultura urbana. Oeiras: Celta.

Exemplo 2 (dois ou trs autores):


Estanque, Elsio e Mendes, Jos Manuel (1999), Classes e desigualdades sociais em Portugal. Um estudo comparativo. Porto: Afrontamento. Stoer, Stephen R.; Corteso, Luza e Correia, Jos A. (orgs.), (2001), Transnacionalizao da educao: da crise da educao "educao da crise". Porto: Afrontamento.

Exemplo 3 (trs ou mais autores):


Brotchie, John; Batty, Mike; Blakely, Ed; Hall, Peter e Newton, Peter (orgs.), (1995), Cities in Competition: productive and sustainable cities for the 21st century. Melbourne: Longman Australia.

OU substituir os outros autores pela expresso et al.


Brotchie, John et al. (orgs.), (1995), Cities in Competition: productive and sustainable cities for the 21st century. Melbourne: Longman Australia.

Exemplo 4 (livro em ingls): Usam-se sempre maisculas no incio de cada palavra


excepto quando se trata de preposies.

Bakhtine, Mikhail (1984), Rabelais and His World. Bloomington: Indiana University Press.

Nota: Como se v no exemplo 3, quando a obra citada organizada pelos autores (o que
significa que no interior da obra h captulos escritos por outros autores que no os que organizam a obra), o nome ou nomes dos autores so obrigatoriamente seguidos pela expresso (org.) ou (orgs.). conforme se trate de um ou mais autores.

CAPTULO EM LIVRO
Como se deduz da nota anterior, por vezes, a fonte utilizada refere-se exclusivamente ao captulo de um livro que pode ou no ser escrito pelo autor que organiza a obra. Neste caso, o captulo utilizado como referncia bibliogrfica deve citar-se do seguinte modo. 1) ltimo nome do autor, seguido de vrgula, o primeiro nome do autor e espao. 2) Abrir parntesis, seguido do ano de edio, fechar parntesis, vrgula e espao. 3) Abrir aspas, ttulo do captulo, fechar aspas vrgula e espao. 4) in (em itlico), nome(s) do(s) autor(es), espao, abrir parntesis, org. ou orgs., fechar parntesis, vrgula e espao. 5) Ttulo do livro (em itlico) e ponto final. 6) Local de publicao, seguido por dois pontos ou vrgula e espao. 7) Nome do editor, vrgula e espao. 8) pgina em que o captulo se inicia, hfen, pgina em que o captulo termina e ponto final.

Exemplo 1: Fortuna, Carlos e Peixoto, Paulo (2002), A recriao e reproduo de


representaes no processo de transformao das paisagens urbanas de algumas cidades portuguesas, in Carlos Fortuna e Augusto Santos Silva (orgs.), Projecto e circunstncia: culturas urbanas em Portugal. Porto: Afrontamento, 17-63.

Exemplo 2: Fortuna, Carlos (1997), Destradicionalizao e imagem da cidade - o caso de


vora, in Carlos Fortuna (org.), Cidade, Cultura e Globalizao. Oeiras: Celta, 231-257.

OU substituir o nome do autor do livro pela expresso idem (apenas no caso do(s) autor(es)
do captulo ser(em) o(s) mesmo(s) do(s) organizador(es) do livro). Fortuna, Carlos (1997), Destradicionalizao e imagem da cidade - o caso de vora, in idem (org.), Cidade, Cultura e Globalizao. Oeiras: Celta, 231-257.

LIVRO SEM AUTOR


Acontece frequentemente, por razes vrias, utilizar como fontes livros ou literatura cinzenta sem autor. Nestes casos a citao deve fazer-se colocando no lugar do nome do autor a referncia s. a.. Em caos excepcionais devem citar-se os livros por ordem alfabtica a partir da primeira palavra do ttulo ou recorrendo ao seu autor institucional.

Exemplo 1: s. a. (1958), Coimbra de outros tempos. Coimbra: Coimbra editora.

Exemplo 2 (manuais sem autor): Manual of Style (1993). Chicago: University of Chicago
Press.

Exemplo 3 (quando o autor uma instituio) : Direco Geral do Turismo (2001), 2000
- Os nmeros do Turismo em Portugal. Lisboa: Direco Geral do Turismo.

Exemplo 4 (livros sem data, sem local de edio e/ou sem editor) : Belo, Joaquim (s.
d.), O Porto de setecentos. s. l.: s. e.. OU Belo, Joaquim (s.n.t.), O Porto de setecentos. s.n.t. Significa sem notas tipogrficas.

LIVRO DE VRIOS AUTORES


Livros com vrios autores no identificados na capa do livro ou na ficha tcnica.

Exemplo: VV.AA (1997), Regionalizao e Identidades Locais: a preservao e


reabilitao dos centros histricos. Lisboa: Cosmos.

ARTIGOS EM REVISTAS CIENTFICAS


O modelo base de citar um artigo em revista segue esta ordem: 1) ltimo nome do autor, seguido de vrgula, o primeiro nome do autor e espao. 2) Abrir parntesis, seguido do ano de edio, fechar parntesis, vrgula e espao. 3) Ttulo do artigo, fechar aspas, ponto final e espao. 4) Nome da revista (em itlico), vrgula e espao 5) Nmero da revista, vrgula e espao 6) pgina onde comea o artigo, hfen, pgina onde acaba o artigo e ponto final.

Exemplo 1: Peixoto, Paulo (1995), A seduo do consumo. As novas superfcies comerciais


urbanas. Revista Crtica de Cincias Sociais, 43, 147-169.

Exemplo 2 (para nmeros de revistas publicadas em vrios volumes em que o volume publicado retoma a paginao do anterior) acrescentar ao nmero da revista o
nmero do volume: Adler, J., (1989 ), Travel as Performed Art. American Journal of Sociology, 94 (6), 1366-1391.

Exemplo 3 (dois ou trs autores): Fortuna, Carlos; Ferreira, Claudino e Abreu, Paula
(1998/1999), Espao pblico urbano e cultura em Portugal. Revista crtica de cincias sociais, 52/53, 85-117.

Exemplo 4 (mais de trs autores): Silva, Amrico; Bastos, Eliana; Rosa, Jlio e Mendes,
Afonso (2001), "A sociologia brasileira no dealbar do sculo XXI". Revista brasileira de sociologia, 114, 128-149.

OU substituir os outros autores pela expresso et al.


Silva, Amrico et al. (2001), "A sociologia brasileira no dealbar do sculo XXI". Revista brasileira de sociologia, 114, 128-149.

JORNAIS E REVISTAS
Sempre que se citam artigos de jornais ou revistas tem de fazer-se uma distino entre os artigos que so assinados por um autor e aqueles que no so. Quando os artigos so assinados por um autor a regra de citar idntica s citaes de artigos de revistas cientficas.

Exemplo 1 (artigos assinados por autor):


Costa, Joo (2002), "A desertificao dos centros histricos". Pblico, 20 de Abril, pp. 36.

Exemplo 2 (artigos ou notcia no assinado por autor) :


Dirio de Coimbra (2000), "Queremos ver os turistas de cebolas s costas", 19 de Agosto, pp. 5.
ARTIGOS EM FORMATO ELETRNICO (RETIRADOS DA INTERNET)

De bases de dados comerciais Exemplo:


Graham, Lorie M. (1998), "The Past Never Vanishes: A Contextual Critique of the Existing Indian Family Doctrine". American Indian Law Review, 23, 1. Pesquisado em 25 de Maio de 1999. Disponvel em LEXIS-NEXIS Academic Universe, Law Reviews.

Verses eletrnicas de jornais Exemplo 1:


Clary, Mike (2000) "Vieques Protesters Removed Without Incident". Los Angeles Times, 5 de Maio. Pgina consultada a 7 de Maio de 2000, <http://www.latimes.com/news/nation/updates/lat_vieques000505.htm>.

Exemplo 2 (artigos ou notcias sem autor em jornais eletrnicos):


Pblico (2002), "Comisso independente garante iseno na anlise RTP", 30 de Maio. Pgina consultada a 30 de Maio de 2002 <http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=147535>.

ARTIGOS EM REVISTAS ELETRNICAS Exemplo1:


Smith, Herman W. e Takako Nomi (2000) "Is Amae the Key to Understanding Japanese Culture?". Electronic Journal of Sociology, 5, 1. Consultado em 5 de Maio de 2000,<http://www.sociology.org/content/vol005.001/smith-nomi.html>.

Exemplo 2:
Jeudy, Henri-Pierre (1996), Au tout patrimoine. Actas do seminrio Ville et patrimoine. Consultado em 4 de Junho de 2002, <http://www.vtmasso.com/ressources/7seminaires/patrimoine/2seanPatr.htm>

INFORMAO DISPONVEL EM PGINAS ELETRNICAS Exemplo 1:


Centro de Estudos Sociais (2002), "Bolsa CES de curta durao". Pgina consultada em 3 de Junho de 2002, <http://www.ces.fe.uc.pt/misc/0001.html>.

Exemplo 2 (se a pgina no revelar a data da ltima actualizao) :

Universidade de Brock (s. d.), "Sociology@Brock". Pgina consultada a 5 de Junho de 2002, <http://www.brocku.ca/sociology/>.
ARTIGOS PUBLICADOS EM ACTAS DE CONGRESSOS DISPONVEIS EM CDROM Exemplo:
Fortuna, Carlos e Peixoto, Paulo (2002), "As novas e as velhas imagens das cidades: um olhar sobre a transformao identitria de cinco cidades portuguesas". Actas do IV Congresso da Associao Portuguesa de Sociologia: Associao Portuguesa de Sociologia (em CDROM).

DOCUMENTOS UDIO E VDEO


Documentrios e emisses udio ou vdeo devem ser citados do seguinte modo.

Exemplo 1 (Se o documentrio est inserido numa srie ou rubrica):


Saraiva. Jos Hermano (2003), "O Castelo de Guimares". Horizontes da Memria, 15 de Janeiro de 2003, RTP2. TSF (2003), "Cdigo de tica para o futebol". Frum TSF, 15 de Janeiro de 2003, TSF.

Exemplo 2 (Documentrios no inseridos em sries ou rubricas):


Antena 1 (2003), "Os novos meninos da rua". Emisso da Antena 1 de 15 de Janeiro de 2003, apresentao de Joo Loureno, 17:30h-19:00h. BBC (2002), "As empresas nmadas". Emisso da SIC de 15 de Janeiro de 2003, 23:00h24:00h.

Exemplo 3 (Citao a partir da emisso de rdio ou televiso):


SIC Notcias (2003), "Edio da Noite". Debate entre Antnio Carvalho e Amrico Ramos moderado por Jlio Mendona, 15 de Janeiro. Em alternativa, sempre que se pretendem referenciar fontes "consultadas" em documentos udio ou vdeo, em vez de se proceder a uma citao no corpo do texto com uma entrada correspondente das referncias bibliogrficas finais, pode introduzir-se uma nota de rodap onde se refere que a informao foi veiculada num determinado documento udio ou vdeo.

OUTROS Documentos e relatrios governamentais


Dado que a natureza dos documentos pblicos, em particular, e da literatura cinzenta, em geral, to variada, o modelo de citao destes documentos no pode ser estandardizado. A regra essencial a adotar nestes casos facultar, na citao, a informao suficiente para que o leitor possa localizar facilmente a referncia.

Exemplo 1:
Ministrio da Economia (1998), As novas energias no poluentes ao servio do desenvolvimento das empresas. Lisboa: Gabinete de estudos prospectivos do Ministrio da Economia.

Exemplo 2:
Direco Geral do Turismo (2001), "Dados preliminares sobre os fluxos tursticos registados em Portugal em 2000". Brochura da Direco Geral do Turismo: Lisboa.

TESES E DISSERTAES Exemplo:

Mendes, Jos Manuel (1999), "Do ressentimento ao reconhecimento: vozes, identidades e processos polticos nos Aores: 1974-1996", Tese de doutoramento em sociologia. Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

CITAES E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS COM NOMES


COMPOSTOS
Autores com nomes compostos devem ser citados, no corpo do texto e na lista das referncias bibliogrficas, com o nome composto. Exemplos: Amaral Jnior, Margarida ... Castelo Branco, Lus ... Garcia Mrquez, Gabriel ... Lvi-Strauss, Claude ... Santa Eulal, Begona ... So Jos, Jos ...

NOTAS DE RODAP E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


NOTAS DE RODAP

(A) As (b) As

notas de rodap no devem ser excessivas, sob pena de desviarem o leitor do argumento central do texto. notas de rodap devem ser usadas para citar material pouco divulgado e de acessibilidade limitada, bem como para acrescentar informao apresentada num quadro ou grfico. Podem ser tambm utilizadas para referenciar outras abordagens da problemtica tratada.

(c) As

notas de rodap devem ser numeradas sequencialmente com nmeros rabes e includas em p de pgina (Footnotes) em no final de seces (Endnotes).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

(A) As referncias bibliogrficas devero ser colocadas no fim do texto, ou no final de uma
seco a seguir s notas de rodap, numa seco autnoma designada "referncias bibliogrficas".

(b) Todas as referncias citadas no corpo do texto tm obrigatoriamente de estar listadas nas
"referncias bibliogrficas" e vice-versa.

(c) As

referncias devem ser listadas por ordem alfabtica a partir do ltimo nome do primeiro autor.

(d) As referncias de um mesmo autor devem ser ordenadas por ano de publicao do ano
mais antigo para o mais recente.

E) Trabalhos de um mesmo autor e de um mesmo ano devem ser distinguidos atravs da


juno de letras data de publicao (Exemplo: 2002a; 2002b; 2002c).

(f) As referncias bibliogrficas utilizadas devem o mais possvel, estar atualizadas, devem
ser variadas (livros, artigos, etc.), devem ser legveis (cf. alnea anterior) e devem seguir um sistema de descrio normalizado como, por exemplo, o que indicado nesta pgina.

FONTES UTILIZADAS
British Library (1987), International Standart Bibliographical Description for monographic Publications (ISBD). of Library Associations. Caron, Rosaire e Blanchet, Robert (2002), "Comment citer un document lectronique?" Pgina consultada em 12 de Junho de 2002, <http://www.bibl.ulaval.ca/doelec/citedoce.html>. Estivill , Assumpci e Urbano, Cristbal (1997), "Cmo citar recursos electrnicos". Pgina consultada em 12 de Junho de 2002, <http://www.ub.es/biblio/citae-e.htm>. Hoemann, George (1998), "Electronic Style - What's Here". Pgina consultada em 12 de Junho de 2002, <http://web.utk.edu/~hoemann/whats.html>. Instituto Portugus do Patrimnio Cultural (1984), Regras Portuguesas de Catalogao. Lisboa: IPPC. International Organization of Standardization (2002a), "Excerpts from International Standard - ISO 690:1987". Pgina consultada em 4 de dezembro de 2002, <http://www.nlc-bnc.ca/iso/tc46sc9/standard/690-1e.htm>. International Organization of Standardization (2002b), "Excerpts from International Standard - ISO 690-2". Pgina consultada em 4 de dezembro de 2002, <http://www.nlc-bnc.ca/iso/tc46sc9/standard/690-2e.htm>. Londres: International Federation

John F. Kennedy Memorial University Library (2000), "ASA Format - American Sociological Association". Pgina consultada em 9 de Junho de 2002, <http://www.calstatela.edu/library/bi/rsalina/asa.styleguide.html>. Matos, Manuel A. (1994), "Normas para apresentao de dissertaes. Bases essenciais." Pgina consultada em 4 de Dezembro de 2002, <http://www.fe.up.pt/~mam/normas.pdf>. Moura, Gevilacio Aguiar Colho de (2002), "Citaes e referncias a documentos eletrnicos". Pgina consultada em 12 de Junho de 2002, <http://www.quatrocantos.com/tec_web/refere/index.htm>. Nunes, Lus Miguel (2001), "Regras para elaborao de relatrios tcnicos e cientficos". Pgina consultada em 4 de Dezembro de 2002, <http://w3.ualg.pt/~lnunes/Textosdeapoio/normas.PDF>. The University of Wisconsin-Madison Writing Center (2001), "Citing Electronic Sources". Pgina consultada em 12 de Junho de 2002, <http://www.wisc.edu/writetest/Handbook/elecmla.html>. Tong, Josie (2002), "Citation Style Guides for Internet and Electronic Sources". Pgina consultada em 12 de Junho de 2002, <http://www.library.ualberta.ca/guides/citation/index.cfm>. 2002 - 2010 Paulo Peixoto, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra

You might also like