You are on page 1of 24

Cpsula do Tempo

FuncionriosConsulares

Amor da Ptria

Sporting

19

espera pelos 500 anos tambm sofrem...


Em Ponta Delgada... meninos e meninas esconderam mensagem.

18

...um amor de Clube

10

A crise para todos... no ? Funcionrios Sobretudo quando se trata de ajudar Consulares tambm sofrem. a passar o testemunho da tradio.

...agora mais novo

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO


PORTUGAL MAIS PERTO

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER

BAD BOY mais... rico!


Segunda-feira, 08 de Abril 2013 Ano III N.147 www.pcnewsnetwork.com

DISTRIBUIO GRATUITA

Quase fenmeno Trudeau est a nascer!


9 5

Mississauga ficou mais rica. O superstore BAD BOY tambm. Uma nova super-loja mais perto de ns.

Banco Esprito Santo em mar de estudo e aco


7

Agradecer a quem nos salva..

21

Carla Tavares
Mortgage Planner
Lic # M090000105

Cell: 647-283-6737
Hipotecas ... Obtenha uma segunda Opinio!
Longtime Friends Serving ...Longtime Customers Peel Region: 14 Queen Street South Mississauga On L5W 1S6 GTA : 2888 Dufferin Street Toronto On M6B 3S6

2 . Nossa gente / Editorial

A declarao
Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com O Primeiro Ministro de Portugal fez uma declarao, um discurso, e os Portugueses ouviram. Nesse discurso, o Primeiro-Ministro manifestou as suas preocupaes, de certa forma o descontentamento, pela reprovacao de sectores do Oramento de Estado por parte do Tribunal Constitucional. Para a oposio esta foi mais uma oportunidade de pedirem ou mesmo exigirem a demisso do Primeiro Ministro e a consequente dissoluo da Assembleia da Republica. No posso nem quero comentar as declaraes dos politicos, mas gostava de frisar que muitas dessas declaraes foram e so completamente desnecessrias. Pois o principal partido da oposio sabe que, se fosse governo, no faria muito melhor. O governo actual no est livre de crticas. Podia ter gerido muitas das situacoes de forma a evitar conflitos e problemas. Mas quem quizer fazer melhor... por favor deve tentar. Esto dez milhes espera. Deve, no entanto, dizer que faz melhor. Deve tambem assegurar s pessoas que tudo ser pago, respeitando os prazos, de forma a garantir que as futuras geraes no vo pagar esta conta. O desafio FICA dado. AT PARA A SEMANA.

08 Abril 2013

Um exemplo a seguir!
O Miguel Relvas demitiu-se. Mas desenganem-se aqueles que pensam que a misso est cumprida, pois trata-se precisamente do oposto. Apesar daquele dossi da licenciatura andar a queimar nas mos do ministro Nuno Crato h demasiado tempo e s agora, aps o afastamento do Dr. (?) Relvas que o relatrio foi remitido para o Ministrio Pblico , o Relvas foi embora porque e quando quis. Sinceramente, acho que devamos aprender com ele, j que ele um vencedor na nobre arte de reduzir tudo a nada. Desde cedo que Miguel Relvas decidiu que queria ser tubaro, apesar de no se ter importado de comear por ser sardinha. Ainda novo conseguiu ganhar a confiana dos eleitores da terra que o viu crescer: Tomar. Comeou assim por tentar escalar na Juventude Social-democrata e depois no partido. Aos 23 anos ningum o ganhava nos discursos e conseguia falar durante 30 minutos sem dizer nada de concreto mas mesmo assim passou logo a deputado. Acumulou todos os cargos que conseguiu para ser importante e tornou-se presidente da Assembleia Municipal de uma autarquia pequena. Aos 30 e pouco anos, j era uma pessoa ocupada, cheia de responsabilidades mas ficava-lhe mal no ter um canudo. Mas o que isso para quem tem a escola da vida que deve valer umas 300 equivalncias. Basta falar com as pessoas certas! Quando algum o apontava e o acusava de no ter a licenciatura ele negava e, para compensar, inaugurava obras com o Dr. atrs do seu nome. Para compor o ramalhete comeou a dar aulas de Marketing Poltico num instituto que tinha como reitor um companheiro da mesma cor poltica.

Cristina Alves jornalista (Lisboa)

Quando comeou a mentir na Assembleia da Repblica isso j no era grave, porque achava que s os grandes o fazem e ele, ainda por cima, j era ministro. O problema era se algum jornalista o desmascarasse, mas, com sorte, esse jornalista acabava no desemprego afinal o sistema funciona! Outra faceta do ministro agora demissionrio era no deixar que as manifs o afectassem viessem elas de onde viessem. Mesmo quando centenas de pessoas pediram a sua demisso em frente Assembleia a sua resposta foi repetir bem alto: As manifestaes so um direito democrtico, quando elas no existem significa que a democracia est doente. No se deixava amedrontar pelos comunas do costume. Ningum o pode acusar de fugir ao seu destino e sempre mostrou que quem mandava nele era ele prprio e no os seus seguranas. Por isso, como corajoso que sempre foi, enfrentou o povo e mesmo quando lhe quiseram bater ele saiu pela porta da frente e sorriu como pde. Sempre demonstrou que s largava o tacho quando quisesse, porque assim que as coisas funcionam, j que o nico que o podia demitir era o primeiro-ministro e todos sabamos que isso no ia acontecer. Mas agora ficou farto de brincar aos polticos e com o casamento (adiado) a aproximar-se tempo de fazer planos para a lua-de-mel. Alm de que ningum o obriga a aturar um pas falido no como se a culpa fosse dele.

O flagelo da fome
A fome um flagelo social gravssimo e constitui quase sempre a ponta do iceberg de uma conjuntura social muito complicada. O alerta deixado pela comunicao social sobre alguns focos de fome, deve fazer-nos refletir sobre esta questo candente que merece uma ateno, no apenas da parte dos governantes, como de todas as estruturas sociais que tm a misso de levar a cabo atividades no mbito da solidariedade social. Um sinal deste problema o aumento do nmero de alunos que chegam diariamente com fome escola, tendo por isso sido lanada uma petio online denominada Pelo pequeno-almoo na escola, com vista a combater este martrio. O empobrecimento que se tem registado no Pas e na Regio tem agravado as condies de vida de todos ns, o que tem feito disparar o nmero de crianas que chegam s escolas sem nada terem comido. Estvamos longe de pensar que a fome voltasse Europa, depois da misria que se viveu, em resultado das guerras que proliferaram na primeira metade do sculo passado. Aquela petio sugere que seja dado o pequeno-almoo nas escolas, desde o pr-escolar at ao 9. ano, lembrando que muitos destes alunos s tm as refeies da escola, como seja o leite escolar a meio da manh e depois do almoo. Infelizmente, a crise econmica est a paralisar a economia da Regio e em consequncia h pessoas com muitas dificuldades, pois o desemprego grassa sobretudo nas ilhas maiores, incidindo designadamente no sector da construo civil que levou muitas famlias para situaes de desespero e no conseguem levar uma vida acima do limiar da pobreza. O problema da fome to preocupante e ningum pode viver sossegado e alheado desta questo, mormente a Igreja, onde em que em cada parquia poderia ser criado um grupo de ao social

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Antnio Pedro Costa Ponta Delgada para atender s necessidades mais urgentes das pessoas por esses Aores fora, tendo em vista um apoio alimentar concreto aos mais carenciados, sobretudo nas escolas. As prprias Cmaras Municipais, em articulao com as Juntas de Freguesia, deveriam dotar-se de planos de contingncia, para fazer face a eventuais casos de fome que possam aparecer. Mais do que fazer grandes obras para encher o olho dos eleitores, tempo de considerar os problemas sociais como uma prioridade em cada Municpio, tendo em vista obviar ao alastramento deste problema. Custa tanto aceitar e tomar conhecimento que pases europeus, liderados pela poderosa Alemanha, estejam a por em causa o programa de ajuda alimentar aos mais desfavorecidos, que apoia 400 mil pessoas s em Portugal, pois o seu funcionamento apenas est garantido at ao final deste ano. A este propsito, a prpria delegao portuguesa da Rede Europeia Anti-Pobreza entende que neste momento de crise financeira e social, os pobres so aqueles que tm sido as maiores vtimas de toda esta crise e so os mais penalizados, situao que no est a ser vista como uma preocupao pelas instncias europeias. Neste momento de grave crise social, importa que a sociedade se mobilize para encontrar solues e assim se evite a todo o custo que crianas passem privaes alimentares.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

Cambio

08 Abril 2013 EDITORIAL

Material Editorial . 3
O Governo, por sua vez, acha que no possvel levar avante... a gesto do Pas e, em comunicao ao Pas, ontem, domingo, diz que no pode fazer mais do que tem feito, que quer continuar a defesa do que chama interesses do Pas e... toca de dizer que vai respeitar as deliberaes do Tribunal Constitucional. Mas que, como faltam nem sabemos quantos milhes de Euros no tal Oramento... l ter de fazer mais uns cortes. Prometeu, desde logo, no aumentar impostos. Impostos, no. Ao contrrio, vai fazer cortes, mais cortes, na despesa pblica. E fala em sectores to importantes como a Sade, a Educao, etc. H j quem se interrogue sobre porque que o Governo no pede a demisso. que, de facto, e ao acompanharmos tudo o que se passou, nas ltimas horas, nos ltimos dias, poucas alternativas tem. Pouco pode fazer. A no ser, efectivamente, continuar a cortar... a cortar. E a surge mais desemprego, mais esbulhamento de regalias. Assim, talvez fosse melhor deixar o caminho aberto. Caminho aberto, talvez, para aqueles que agora criticam tudo e todos, esquecendo-se que foram eles que ajudaram pelo menos ajudaram a criar o chamado rega-bofe que fez perigar o Pas. Por ns, apenas um olhar de pena por tudo o que se vai passando em Portugal. Com um Governo que no governa (no pode porque a famigerada Troika que manda...). Uma Oposio que s critica, sem dar solues. Com um dos Partidos que esteve na gnese de tudo isto... a sacudir a gua do capote e a enlamear o Governo e o Partido que o sustenta. Honestamente... no sabemos o que dizer de tudo isto. Ai no sabemos, no... E agora, Portugal?

*E agora, Portugal?
Novidade... novidade... no h. Muita gente j o adivinhava. O Tribunal Constitucional decidiu considerar nulas umas quantas medidas postas no Oramento Geral do Estado para 2013. Tinham a ver, especialmente, com cortes alguns cortes em regalias que, de resto, eram protegidas pela Constituio. Eram inconstitucionais, portanto. Tanto bastou para que houvesse toda uma catadupa de conversas e discursos. O Primeiro-Ministro fez reunir a Comisso Poltica do seu Partido, foi-se ao Presidente da Repblica... sabemos l, talvez a fazer queixinhas. Depois, Cavaco Silva entendeu que tudo estava bem e que o Governo tinha condies para continuar a sua aco.

a t n Co ente r r o C
Helder Freire Jornalista(Lisboa)

Quarta-feira

Sexta-feira

A Curva

O Escndalo

H sinais de alguma desagregao no governo e h j ministros que tero pedido ao primeiro-ministro para abandonar o executivo. A expectativa que Pedro Passos Coelho se prepara para mexer na equipa depois de ser conhecida a deciso do Tribunal Constitucional relativamente s normas do Oramento do Estado deste ano, o que est a criar uma grande tenso no Governo. Segundo algumas notcias, Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justia e Paulo Macedo da Sade, tero mesmo pedido para sair do governo. Miguel Relvas, o ministro dos Assuntos Parlamentares, que tem criado alguns embaraos ao primeiro-ministro, j saiu. Mas outros ministros como Aguiar Branco, da Defesa, podero ser remodelveis, se Passos Coelho decidir uma remodelao profunda, sem a qual, a mexida num ou dois ministrios, ser entendida como uma operao de cosmtica que no alterar o que os portugueses pensam deste governo. Sem dvida que Passos Coelho est no meio da curva que ter de fazer, para devolver a credibilidade abalada do seu gabinete. Para tanto ter de ir bem fundo, no s nos nomes dos eventuais novos ministros, mas tambm nas polticas e na orgnica do governo. E aqui que a porca torce o rabo. Repetidamente, o primeiro-ministro tem garantido que o governo est no bom caminho e que esta trajetria para manter. Nesta perspetiva, no ser remodelvel o ministro das finanas e, se este continuar no governo, os portugueses no acreditaro que alguma coisa mudou. Passos Coelho pode assim, no se aguentar na curva.

Segunda-feira

O Polvo

Desde 2005 que milhes de euros so retirados de Portugal atravs da compra, a preos de saldos, de crditos em incumprimento a bancos nacionais, por parte de sociedades offshore. Entre 2005 e 2010, duas sociedades que pertencem ao Bank of America (a Investments LLC e a Overseas) compraram CGD, ao Millennium BCP e ao Santander Totta mais de 838 milhes de euros em crditos que estavam em incumprimento, negociaram com os clientes e enviaram os montantes recuperados para a Holanda ou para Delaware (nos EUA), onde as sociedades tm sede, sem pagar nada ao Fisco. claro que se trata de um negcio. Estas sociedades compram aos bancos os considerados incobrveis, por preos irrisrios, renegoceiam com os devedores e exportam o dinheiro apurado para parasos fiscais. Trata-se de um negcio de alto risco, mas, assim mesmo, apetecvel. Quem fica a ver navios o fisco, que no consegue cobrar um tosto nestas transaes. Mas estou recordado que aqui h uns anos, tambm Manuela Ferreira Leite, quando era ministra, vendeu crditos do Estado a uma empresa privada e nunca mais se soube dos resultados desse negcio.

O Ministrio da Educao e Cincia confirmou que vai enviar nas prximas 24 horas para o Ministrio Pblico o relatrio da Inspeco-Geral de Educao e Cincia, relativo ao processo de licenciatura de Miguel Relvas. O MEC esclarece que o ministro Nuno Crato no tem competncias para anular uma licenciatura, pelo que foi decidido o envio ao MP para que posteriormente o Tribunal Administrativo do Crculo de Lisboa possa extrair os devidos efeitos legais das irregularidades detetadas no processo de Relvas. Como se sabe, esta foi a gota de gua que levou demisso do ministro Relvas. O ministro no resistiu onda de indignao popular que o perseguiu por meses e meses onde quer que Relvas se deslocasse. Os portugueses, que com enormes dificuldades mantm os seus filhos no ensino superior, no entendiam como se podia manter no governo um homem sobre quem recaa a suspeita de ter sido beneficiado pelo facto de ser ministro e figura destacada do PSD. Agora, perante a possibilidade de ver negada a sua licenciatura, Relvas, a contragosto, no teve outro remdio seno demitir-se.

Sbado

Nada de novo

Quinta-feira

O novelo

Tera-feira

Mais do mesmo

Oliveira e Costa o 2. maior detentor de capital da rebatizada holding - legalmente, SLN e Galilei so a mesma pessoa jurdica, mantendo-se, na substncia, o corpo acionista anterior ecloso do escndalo do BPN -, embora ao leme do grupo se encontre agora Fernando Lima, cuja notoriedade subiu em flecha a partir de junho de 2011, quando foi eleito gro-mestre manico, do Grande Oriente Lusitano. Da sade ( dona do British Hospital, em Lisboa, e das clnicas IMI) ao turismo (por exemplo, um mega resort a construir na Lagoa dos Salgados, no concelho algarvio de Silves, dos condomnios de luxo (como o que, com projeto de Souto Moura, pretende fazer nascer, j este ano, em Alcntara, na capital) explorao de petrleo em Angola, onde tambm vai arrancar, em parceria com o gigante alemo Heidelberg, com uma grande cimenteira, a dinmica da Galilei. A ser verdade tudo isto, mais o que no se sabe e o que o Costa e outros tero em nome de familiares e amigos, o ministrio das Finanas tem aqui muito material para penhorar. preciso coragem para o fazer. Sim, porque se fosse um qualquer desgraado que faltasse ao pagamento de uma multa qualquer ou da prestao da casa, j lhe tinham ido buscar a massa ao banco (se ele l tivesse alguma coisa) e sem lhe dizer gua vai. nestes momentos tambm, que se mede a coragem dos polticos. claro que mais fcil lanar uma carrada de impostos sobre os contribuintes para tapar o buraco do BPN, do que lanar um moroso, dispendioso e desgastante processo judicial para reaver o dinheiro que a SLN deve aos portugueses. um novelo difcil de desfazer mas, ou h moral, ou comem todos.

A cooperao entre os ministrios da Sade e da Justia permitiu no ltimo ano a deteno de 34 pessoas por suspeita de envolvimento em fraudes na Sade, que custaram ao Estado 25 milhes de euros. Os dados foram divulgados durante a apresentao pblica dos resultados referentes ao combate fraude ao Servio Nacional de Sade (SNS), uma iniciativa que j levou a condenaes em tribunal. Esta notcia, quase que o no era. De uma forma recorrente, todos os anos vm a lume irregularidades detetadas no sector da sade. E isso leva-nos a pensar, porque ser? No andaremos muito longe da verdade, se dissermos que so vrias as razes para que isto acontea. Primeiro, o oramento da sade enorme e por isso mesmo, muito apetecido. Depois, a maior parte desse oramento gasta-se nos hospitais, que so mundos, onde os diferentes interesses profissionais se cruzam e so, muitas vezes antagnicos ou conflituantes. Depois porque a classe dominante, no setor, leia-se mdicos, tm uma tradio de muitos e muitos anos, em que a desregulamentao do exerccio da profisso propiciava toda a gama de fugas e manigncias, que depois, eram retratadas nos casos de polcia relatados ano aps ano. Estvamos habituados a que estes atropelos legalidade, ou no fossem conhecidos, ou, simplesmente no fossem detetados. Agora, com a afinao da mquina de controlo, comeam a aparecer, com mais frequncia as falcatruas que afinal sempre existiram.

O Tribunal Constitucional considerou no conformes quatro artigos do Oramento do Estado para 2013. Em causa esto os artigos 29, 31, 77 e 117. Os restantes artigos em causa foram considerados de acordo com a Constituio. O Tribunal Constitucional considerou inconstitucionais a suspenso do subsdio de frias dos funcionrios pblicos, a reduo de salrios estendida docncia e investigao, a reduo do subsdio de frias dos pensionistas e a contribuio dos subsdios de desemprego e doena. Os restantes artigos em anlise pelo TC foram declarados de acordo com a Lei Fundamental. Caiu o carmo e a trindade, como se no fosse esperada esta deciso do Tribunal Constitucional. Parece alis, que s o governo estaria espera de resultado diferente. Com efeito, no ano passado, o TC j tinha considerado inconstitucionais normas idnticas e Passos Coelho e Vtor Gaspar convenceram-se que os juzes seriam mais uma vez, sensveis aos chamados superiores interesses do Estado. Acontece que o papel do Tribunal Constitucional, zelar pela aplicao da Constituio e no fazer poltica, que isso compete aos polticos. Nada de novo, portanto. S de admirar que o governo no tenha compreendido isso.

Domingo

Nada de bom
Agitaram-se a sociedade poltica portuguesa e as redes sociais, com a reunio de urgncia dramatizada pelo Conselho de Ministros e o pedido de audincia ao Presidente da Repblica. Carros de luxo, de c, para l, vidros escurecidos e jornalistas porta de Belm, comunicados mais ou menos incuos, e os portugueses em expetativa, para saberem onde e como lhes iriam aos bolsos, uma vez que todos sabiam que nada de bom viria da deciso do Tribunal Constitucional. No fundo, o chumbo de quatro normas do Oramento do Estado, tinha apenas o sabor a vitria sobre uma certa soberba do ministro das Finanas e do governo, que julgavam que todos os rgos de soberania se deveriam curvar aos seus desgnios e que no h mais vida para alm do dfice. E foi o que aconteceu. O governo e o primeiro-minsitro, para alm de descarregarem em cima do Tribunal Constitucional uma culpa que a este no cabe, vieram com um certo tom de ameaa, dizer aos portugueses que vo agora tomar medidas na reforma do Estado, que passaro, inevitavelmente, por mais sacrifcios para os portugueses. Isto tem um certo sabor a vingana, e os portugueses no o merecem.

4 . Comunidades

08 Abril 2013

Satlite da NASA testemunha gelo rtico a desfazer-se

Um satlite polar da NASA capturou imagens j consideradas dramticas de uma extensa fratura na folha de gelo rtico. O evento, neste inverno, est, desde j, a causar alguma preocupao. O fraturamento comeou no final de Janeiro, como um sistema de tempo quente sobre o Alasca, que teria alimentado uma corrente de oceano, conhecida como Beaufort Gyre. Essa corrente reforada pegou no canto sudoeste do manto de gelo at uma racha enorme aberta ao norte do Alaska central (em cerca de 3 segundos) e, em seguida, outra imagem, aparentemente com cerca de 1.000 kms de comprimento, com uma fenda aberta no final de fevereiro (em cerca de 30 segundos), levando ao colapso do resto do gelo, a caminho a leste da chamada Bank Island. Demorou apenas sete dias para as fraturas progredirem em toda a rea de oeste para leste, disse ao National Post Trudy Wohlleben, funcionrio superior do instituto de previso

dos gelos. De acordo com Walt Meier, um cientista de pesquisa de neve e gelo, no incomum esta rea experimentar eventos de fratura. No entanto, o que incomum a extenso da fratura e a escala (comprimento e largura) das fissuras vistas, e chega a parecer que a idade do gelo que est a ser responsabilizada. A regio coberta quase completamente pelo gelo sazonal, gelo que se formou desde setembro passado, disse Meier, de acordo com o artigo da NASA Earth Observatory. Este gelo mais fino e mais fraco do que o gelo mais velho, vrios anos, assim que responde mais prontamente aos ventos e mais facilmente quebrado. Em setembro passado viu-se a menor extenso do gelo do mar rtico, desde que os registros comearam em 1979. O gelo do mar recuperou com nveis recordes durante o inverno, atingindo o seu ponto mximo no dia 15 de maro.

Estamos em todo o lado a acompanhar o dia-a-dia das comunidades

Exames adiados devido a concertos de Justin Bieber


A legio de fs de Justin Bieber no para de aumentar e levou mesmo professores de vrias escolas norueguesas a adiarem datas de exames para no coincidirem com os concertos do cantor canadiano em Oslo, de modo a evitar que os alunos pudessem faltar... aos testes. Parece lamentvel, mas preferimos adiar as datas dos testes para evitar problemas. Tommos esta deciso h trs, quatro meses, quando muitos estudantes compraram os bilhetes. Mas isto no um caso que se v repetir, explicou o diretor de uma das escolas da cidade norueguesa de Alesund. No total foram cinco as escolas da cidade de Alesund, que fica a cerca de sete horas de distncia de Oslo, que decidiram adiar os exames previstos para os concertos de Justin Bieber na capital norueguesa.

08 Abril 2013 Partido Liberal procura de um Lder

Comunidade . 5

Justin Trudeau na frente das intenes de voto


*Figura de Pierre Trudeau macaqueada c fora...
No Metro Toronto Convention Centre aconteceu, sbado, campanha. Uma campanha que, a avaliar pelas mais recentes sondagens, acabar por dar a chefia do Partido Liberal a Justin Trudeau. Justin Trudeau, que concentrou a sua ateno no combate ao Partido Conservador no Poder. Vrios luso-canadianos assistiram, interessando-se pelo desenrolar da campanha que est agora na sua fase final. H quem diga que foi morna a parte final da campanha, a ltima que leva o Partido at escolha do Lder, j na prxima semana. Pelos vistos, a parte mais excitante foi a que se passou c fora, quando um grupo de pessoas eventualmente organizadas por algum... macaqueou ( o termo) a imagem de Pierre Trudeau, fazendo vir ao de cima a figura do antigo primeiro-ministro do Canad. E deixando mesmo a pergunta sobre o que que ele pensava da candidatura do filho Justin. Houve quem, naturalmente, no gostasse da brincadeira. A verdade que Justin Trudeau usou o seu tempo de campanha liderana Liberal a antecipar alguns dos ataques conservadores que ele sabe esto a chegar. O candidato favorito lembra que eles e eles so os do Governo vo dizer que ele inexperiente, que

Justin Trudeau conversa.


o governo conservador. Somos um povo otimista, trabalhador, assim temos de ser na resoluo de problemas. Para ele, os canadianos querem uma alternativa positiva que traga novas solues, novas idias e uma nova forma de fazer poltica.

Paul Martin tambm falou.

A segunda classificada no acredita em vitria primeira volta


Muitos analistas prevem uma vitria primeira votao por parte de Justin Trudeau. A candidata Joyce Murray no pensa que isso possa acontecer. A deputada da B.C. fez esta declarao, aps a sesso na Metro Toronto Convention Centre. Eu no acredito que Justin possa ganhar logo primeira votao, disse, acrescentando no acreditar que ela prpria possa vencer primeira votao. Murray, que muitos consideram estar em Segundo lugar na corrida, que vai substituir Bob Rae, acentua designadamente que vale a pena pugnar por um sistema de cooperao, nas eleies de 2015, com outras foras progressivas partidrias para derrotar os Conservadores de Stephen Harper. Tambm o antigo primeiro-ministro Paul Martin falou neste chamado Showcase da liderana do Partido Liberal do Canad.

C fora macaqueou-se a lembrana de Pierre Trudeau. seu currculo reduzido e que a sua popularidade fugaz, baseada na nostalgia de seu falecido pai, o antigo primeiro-ministro Pierre Trudeau. Justin lembrou que, de facto, vivia e respirava cada quilmetro quadrado deste pas desde o dia em que nasceu. De resto, no negou o exemplo dado pelo pai, ainda que observando que tem a sua prpria maneira de ver os problemas.

No h s nostalgia de Pierre Trudeau


O agora depoutado federal por Montreal observou que se celebrava, naquele dia (sbado) o quadragsimo quinto aniversrio da escolha do seu pai para liderar o Partido Liberal. E para os que dizem que a campanha baseada na nostalgia do

Novos imigrantes bem vistos e... queridos


Albert Yue, diretor da Dyversity e presidente e CEO da WelcomePack, disse que o programa foi concebido com base nas experincias passadas de imigrantes, como ele, a tentarem aclimatar-se e adaptar-se ao Canad. Eu fiz o percurso dos imigrantes e, quando cheguei, h 20 anos, eu no sabia nada sobre o Tim Hortons, ou a Bay, disse Yue, que veio de Hong Kong em 1992. Tudo isto sobre a compreenso da mentalidade dos novos imigrantes. Todas as marcas ou quase todas as marcas - so novas para eles. E, no entanto, neste caso, so as marcas que vo dar o primeiro passo para dizer Ol. quase como quando se muda para um novo bairro e os vizinhos se do ao trabalho de passar por aqui e dizer Ol, Bem-vindo ao bairro. mesmo um gesto bonito. Yue entende que tambm uma grande oportunidade para a sua empresa e para as marcas - algumas das quais so seus clientes para alcanar os novos canadianos com os seus produtos. Nem todas as empresas afectas ao programa esto j contactadas, mas no surpreendente ouvir que o Tim Hortons est entre as dezenas de nomes na lista. Quanto s empresas que sero includas no programa, Yue disse que no h concorrncia entre marcas que oferecem os mesmos produtos ou servios. Por exemplo, apenas um banco, uma empresa de automveis e uma empresa de caf sero selecionados para fazer parte da oferta.

Joyce Murray a segunda classificada nas intenes de voto. pai, Justin no fugiu, dizendo, designadamente, que se trata, efectivamente do seu pai. E foram os nossos pais que construiram o pas para ns. Fez aqui uma aproximao necessidade dos mais novos entenderem o grande legado que os pais lhes deixaram. Entende que foram os pais que construiram tudo isto. Desde que lanou a sua campanha em outubro passado, tem havido pouca dvida que Trudeau ganharia. A nica questo que permanece o quo grande ser sua margem de vitria. A resposta final depender da capacidade de cada campo para sair seus adeptos a votar e a distribuio geogrfica dos seus eleitores. De qualquer modo, a luta contra os Conservadores esteve na base de quase todos os candidatos. No sbado, houve tambm a homenagem a Bob Rae, que tem dirigido os Liberais, desde que as eleies de maio de 2011 reduziram o partido ao terceiro lugar. O Partido que estaria agora, segundo as sondagens, frente dos Conservadores e Neo-Democratas. Talvez por isso, Justin Trudeau esteve, desde os primeiros minutos a pedir o apoio e o voto dos que acreditam na sua liderana. Acentuou, ainda, que o Partido Liberal deve estar pronto para servir os canadianos e oferecer-lhes uma alternativa positiva para

Enfim... pelos vistos, o imigrante bem visto e muito querido. E agora os novos imigrantes at recebem, chegada, uns pacotes interessantes. Com, coisas que so capazes de agradar. Sim, sim... porque nada ser to interessante para o Bem-vindo ao Canad como um carto de Tim Hortons, uma oferta de conta-poupana do Royal Bank e... vamos l, uma explicao do sistema fiscal do pas. Pois... estes so apenas alguns dos produtos oferecidos aos novos imigrantes na rea da Grande Toronto. Trata-se, afinal, de uma nova iniciativa de marketing criada pelo pessoal do chamado Dyversity Communications, baseado em Markham. O programa WelcomePack Canad realmente uma caixa cheia de cartes de presente, cupons e produtos de at 40 marcas. A caixa - que tambm projetada como uma lembrana - tambm ter folhetos, oferecendo aconselhamento e informao para os que chegam agora. Desde estabelecer uma classificao de crdito at aos impostos a pagar.

Eleio parcelar
O Primeiro-Ministro Stephen Harper acaba de anunciar mais uma eleio parcial. Desta feita no crculo eleitoral de Labrador (Newfoundland and Labrador). A by-election em causa est marcada para 13 de Maio.

6. Comunidades Amor da Ptria nome de Clube

08 Abril 2013

Apego s tradies das nossas gentes no... clube que tem nome de Amor
O Amor da Ptria foi fundado a 1 de Fevereiro de 71 e da para diante, muita coisa foi feita. Muito mais haver ainda a fazer. Houve, no entanto, uma constante: a preservao das tradies da terra distante. O Amor da Ptria... tem amor tradio, mas consegue vestir-lhe roupagem nova. Pelo menos assim o pensamos. E mesmo que olhe para as ilhas do Faial e do Pico... a verdade que se integra no todo geral Aoriano, no todo geral Portugus. Amor da Ptria nome de clube. Com 42 anos viu passar os tempos. Acompanhou os que vinham de longes terras a enquadrar-se neste Pas grande. Uma outra coisa interessante que so mulheres que resto frente dos destinos da colectividade. Com Bertina Matos, como presidente da Direco, mas com muitas outras senhoras a pegarem nas rdeas da colectividade. Como o caso de Manuela Goulart, agora presidente da Assembleia-Geral, mas que j leva uma srie de anos na direco, onde foi, designadamente, presidente nos ltimos anos.

fazer! mesmo quando pega no instrumento e toca em solo. Sabe mesmo o que faz. Entre os presentes, o Presidente Executivo do Banco Esprito Santos dos Aores, agora entre ns. Ele e um jovem, o Jorge Miguel Valrio Cunha, que tem um ttulo interessante de seguir, j que o dinamizador dos residentes no estrangeiro.

Um velhinho simptico mas jovem

A colectividade que traz at ns as tradies das duas ilhas irms Pico e Faial parece assim disposta a continuar no mesmo tom. E a vibrar com o que, por c, vai argamassando.

No sbado, ABC esteve com a gente do Amor da Ptria. Fundado a 1 de Fevereiro de 1971, o Amor da Ptria est, de facto, no bom caminho. J uma vez dissemos que, por c, nas terras da emigrao, o Amor da Ptria como que um velhinho simptico, que vai olhando para o Passado, sim, mas a tentar que o Presente paute mais as suas actividades rumo a um Futuro que todos querem ainda mais promissor e mais real. Bertina Matos, que ainda teve tempo de responder reportagem ainda que com mais trabalho no duro foi-nos dizendo que a festa est a correr muito bem formidvel, como nos disse j que temos muito pessoal, na sala, mas ao mesmo tempo temos falta de directores para trabalhar. A verdade que no vimos a falta. Para ela, uma coisa diferente que tentmos fazer para atrair mais pessoal e celebrar mais a nossa tradio. E falou, designadamente, na comida regional, que agradou a todos. Por l, designadamente, um dos jovens que encontramos, mais vezes, nestas colectividades: Chris Freitas. Est em todos, como lhe dissemos, ao que ele respondeu que est em todas... por gostar da tradio. Para alm disso... a viola da terra tambm razo para estar presente. verdade, verdade... eu, hoje, estou c para tocar a viola da terra. H poucos que a tocam... e por isso que c estou tambm.

Comea por nos dizer, tambm, que estas so festas extremamente importantes para que a comunidade aoriana continui a conviver e a partilhar impresses e valores dentro desta comunidade canadiana. Entende que extremamente importante por fomentar e manter os valores tradicionais da sua terra e importante at para que a futura gerao que aqui vem no perca estas tradies... isso, . De qualquer modo, como representante do Banco para as andanas da emigrao, pensa que extremamente importante vir a estas regies, para perceber quais so as suas necessidades, porque o Banco Esprito Santo dos Aores quer mesmo estar presente onde h comunidades portuguesas e onde h comunidades portuguesas, o BES dos Aores vai atrs dessas pessoas e quer responder ao mximo s necessidades dessas mesmas pessoas. como que uma responsabilidade. No fundo, o Amor da Ptria um dos mais antigos clubes da comunidade. Fundado a 1 de Fevereiro de 1971, o Amor da Ptria agora com 42 anos - parece ter razes nas ilhas dos Aores... mas engloba gente oriunda de outras regies.

No sbado, era uma Noite Regional. No se falou nesta ou naquela ilha... porque todas esto englobadas neste apego tradio. De resto, vimos por l na Casa dos Aores vrias outras colectividades (Asas do Atlntico e Lusitnia, por exemplo) que compareceram exactamente por que as razes so as mesmas e os amores tambm.

A viola da terra
E a verdade que, quando dos toques, o Chris Freitas l estava. Entre dois dos que j no so jovens, no. Gabriela Bettencourt e Avelino Jorge eram os mais velhos. E estavam como que a transmitir a sua mestria ao mais novo. O Tony Silveira, noutros domnios, era o homem do aparelho musical e que bem o sabe

EUROPA DUCT CLEANING

Religio e F

A converso do malfeitor
No foi h muito tempo, no dia 29 de Maro, 2013, na Sextafeira, que celebramos a Paixo de Cristo. A Bblia ensina que aproximadamente h dois mil anos atrs Cristo foi crucificado com dois salteadores, um direita e outro esquerda (Mateus 27:38). Uns descrevem os salteadores dizendo que um foi o bom ladro e o outro o mau ladro. Realmente, eu acho esta definio estranha porque nunca consegui compreender qual a diferena entre o bom e o mau ladro. Eu penso que as pessoas que foram vtimas dos roubos e assaltos do chamado bom ladro tambm no acham tal definio lgica porque foram injuriadas e ficaram sem os seus bens. Ora, a Bblia no diz que Jesus foi crucificado entre o bom e o mau ladro. Reparem que a Bblia claramente diz que Jesus foi crucificado com os malfeitores, um direita e outro esquerda (Lucas 23:33). Portanto, tanto o que estava esquerda como o que estava direita foram definidos pela Palavra de Deus de serem ambos malfeitores. A ideia do bom e do mau ladro provavelmente veio do facto que um deles se arrependeu ltima da hora e o outro no. Todavia, aquele que se arrependeu no pensou que fosse, aos seus prprios olhos, um bom malfeitor. Reparem que ele disse ao seu colega o seguinte: E ns, na verdade. Com justia porque recebemos o que os nossos feitos mereciam (Lucas 23:41). Ora, se este malfeitor admitiu que a lei foi justa em condenar os dois a uma morte terrvel na cruz porque tanto um como o outro fizeram aces bem ms, dignas do castigo da morte. Portanto, as pessoas responsveis pelo julgamento dos malfeitores nunca pensaram que um deles era o bom ladro. O arrependimento e f que um dos malfeitores manifestou, pouco tempo antes da morte, nos ensina que nunca tarde demais para voltarmos para Deus.

Rev. Joo Duarte


Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

O malfeitor que se arrependeu na ltima hora viveu praticamente a sua vida inteira fazendo mal aos outros. Todavia, quando ele se arrependeu no fim da sua vida, e com f pediu a Cristo que se lembrasse dele quando entrasse no seu reino, Jesus disse-lhe: Em verdade te digo que estars comigo, hoje, no Paraso (Lucas 23:43). Quantos h que pensam que Deus nunca os aceitar no seu reino devido aos seus pecados serem to feios e maus? Este malfeitor, a quem Jesus concedeu passagem para o Paraso, um encorajamento para todos aqueles que pensam assim. Noutra ocasio Jesus disse: ...e o que vem a mim, de maneira nenhuma o lanarei fora (Joo 6:37). O facto que Jesus aceitou o malfeitor quando ele veio ter com ele, prova que Jesus sempre cumpre as suas promessas. A converso do malfeitor um problema para aqueles que pensam que as boas obras contribuem para a salvao. Quais foram as boas obras que este malfeitor fez para ser salvo? Nenhuma boa obra ele fez! Jesus o salvou porque ele admitiu as suas ms obras e teve f que Jesus podia dar-lhe um lugar no seu reino. Portanto, a converso do malfeitor encoraja a todos os pecadores a no terem receio de virem a Cristo e suporta a doutrina da Bblia de que ningum salvo pelas suas boas obras, mas nicamente pela f no sacrifcio que Jesus fez por ns na cruz (Romanos 3:19-28; Glatas 2:16; Efsios 2:8-9). Ser que a converso do malfeitor significa que no precisamos de fazer boas obras, porque afinal a salvao de graa pela f em Cristo? Pois claro que no! (Romanos 6:1-2). Todos aqueles que tm uma f verdadeira em Cristo produzem boas obras (Mateus 7:16-21; Glatas 5:16-22; Efsios 2:8-10). A nica razo porque o malfeitor convertido no fez boas obras, foi porque a morte o impediu de produzir frutos dignos do seu arrependimento e da f em Cristo (Mateus 3:8).

EUROPA DUCT CLEANING


(Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING) Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net

telf: (416) 536 3828 (416) 537 4296

A MELHOR SOLUO SER Contactar Manuel ou Mike

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio

A Primavera... j a est. Mesmo que com uns laivos de frio, qui mesmo de neve e gelo, a Primavera j permite olhar o tempo... e os tempos sem as preocupaes de outras recuadas alturas. o Presente a fazer olhar o Futuro e a esquecer o Passado. E talvez por isso, comeam tambm a chegar at ns figuras de proa de empresas que, directa ou indirectamente, tm a ver com a nossa gente. Os Bancos, por exemplo... tambm comeam a visitar esta nossa terra. Alguns bancos comeam a entender que os da dispora... so gente, tm algo a dizer, tm algo a fazer. Entendem os tempos novos dos dois Pases que amam.

Banco Esprito Santo dos Aores em mar de estudo e aco

08 Abril 2013

Comunidade . 7

Rui Ferreira, o responsvel pelo escritrio local; Gualter Andrade Furtado, Presidente Executivo; e Jorge Valrio Cunha, Dinamizador para os Residentes no Estrangeiro.
Portugus, veio ao Canad para estudar esses e outros aspectos. Contactos. Muitos contactos com gente de c. Empresrios e autoridades. A entender que h ainda mais caminho... a percorrer mesmo por c. A comunidade portuguesa a nortear tudo. Comunidade que est agora, tambm, a passar o testemunho aos mais novos. No Canad onde h muitos clientes. E porque que vieram agora? Sim, porque que se fez esta deslocao? Para o Presidente Executivo do Banco, h necessidade de estar sempre perto dos clientes. Ir procura desses mesmos clientes. De facto, o Banco Esprito Santo um Grupo que tem actividade em 24 pases do Mundo. mesmo um dos mais importantes organismos bancrios de Portugal e tem muito a fazer por c. Banco Esproto Santo dos Aores. Presena firme. Interesse em andar ainda mais em frente.

Do Banco Esprito Santos dos Aores, veio o Presidente Executivo, Gualter Andrade Furtado. Que conhece o terreno que pisa. Que parece jogar o jogo da verdade e entender os novos tempos da emigrao, a olhar o Portugal que deixou... mas o Portugal que lhe continua a nivelar os passos. Veio e quis saber coisas. Entender a nova fase de uma emigrao velha 60 anos, no ? que fez coisas neste Pas, que ajudou a levantar cidades e vilas. E que est agora, tambm, a passar o testemunho aos mais novos. Como o Banco fez, entregando o pelouro da Emigrao . com o ttulo de Organizador de Residentes no Estrangeiro - a um jovem, Jorge Miguel Valrio Cunha, que veio tambm, nesta viagem de... apalpar o pulso emigrao. Ele, que da Graciosa, parece querer saber as verdadeiras dimenses do terreno que pisa.

Como o Banco fez, entregando o pelouro da Emigrao a um jovem, Jorge Miguel Valrio Cunha, que veio tambm, nesta viagem de... apalpar o pulso emigrao. Ele, que da Graciosa, parece querer saber as verdadeiras dimenses do terreno que pisa. De resto, por c, o Banco tem muitos clientes.

Dia Mundial da Sade


Hipertenso Arterial (High Blood Pressure) foi o tema escolhido pela Organizao Mundial da Sade (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Sade 2013, comemorado anualmente no dia 7 de abril. Esta data celebrada desde 1950 e coincide com o aniversrio da fundao da OMS, em 1948.

*Sensibilizar para as causas e consequncias da hipertenso arterial


Diogo Fresco

Entre dois Pases que se estimam

Nveis de presso arterial


A presso arterial considerada normal quando a presso sistlica (mxima) no ultrapassar a 130 e a diastlica (mnima) for inferior a 85 mmHg. De acordo com a situao clnica, recomenda-se que as medidas sejam repetidas pelo menos em duas ou mais visitas clnicas No quadro abaixo, vemos as variaes da presso arterial normal e hipertenso em adultos maiores de 18 anos em mmHg: Hipertenso arterial sistmica A hipertenso arterial sistmica uma doena crnica que, quando no tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicaes que podem atingir outros rgos e sistemas, tais como:

A Primavera tem destas coisas. E tem, sobretudo, a ideia de fazer com que as pessoas de ontem entendam o amanh dos que ainda hoje acreditam que esto num grande Pas, como o Canad... mas no deixaram o outro grande Pas, Portugal, que est a atravessar tambm uma nova fase da sua vida. Ns viemos c o Presidente Executivo do Banco Esprito Santo dos Aores a dizer-nos porque o Banco Esprito Santo um Grupo que tem actividade em 24 pases do Mundo, tendo j Bancos espalhados por vrios continentes, estamos com uma actuao muito forte nos Estados Unidos da Amrica. Constituimos, muito recentemente, um Banco de Investimentos em Nova Iorque e temos a nossa operao, tambm, em Miami. O Canad fica mesmo aqui ao lado... Fala-se muito no Canad. E sobretudo porque, neste momento, em Portugal Continental, e sobretudo nos Aores, fala-se muito no Canad. que estamos a atravessar um perodo de ajustamento difcil. No s em termos oramentais, mas tambm em termos econmicos. Existe um problema muito srio, transversal a toda a sociedade portuguesa, que o desemprego. E cada vez o Canad surge mais como uma possvel alternativa como contributo da resoluo do problema do desemprego, sobretudo de alguns sectores da actividade.

O que a Hipertenso Arterial? Hipertenso arterial a presso arterial acima de 140x90 mmHg (milmetros de mercrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em trs vezes consecutivas e em vrias visitas mdicas. Elevaes ocasionais da presso podem ocorrer com exerccios fsicos, nervosismo, preocupaes, drogas, alimentos, fumo, lcool e caf.

Cuidados para medir a presso arterial


Alguns cuidados devem ser tomados, quando se verifica a presso arterial: - repouso de 15 minutos em ambiente calmo e agradvel; - a bexiga deve estar vazia (urinar antes); - aps exerccios, lcool, caf ou fumo aguardar 30 minutos para medir; - a manga do aparelho de presso deve estar firme e bem ajustado ao brao e ter a largura de 40% da circunferncia do brao, sendo que este deve ser mantido na altura do corao; - no falar durante o procedimento; - esperar 1 a 2 minutos entre as medidas; - deve ser usada uma manga especial para crianas e obesos; - a posio sentada ou deitada a recomendada na rotina das medidas; - vale a medida de menor valor obtido.

- No sistema nervoso central podem ocorrer hemorragia e encefalopatia hipertensiva. - No corao, pode ocorrer cardiopatia isqumica (angina), insuficincia cardaca, aumento do corao e, em alguns casos, morte sbita. - Nos pacientes com insuficincia renal crnica associada ocorre sempre nefroesclerose. - No sistema vascular, pode ocorrer entupimentos e obstrues das artrias cartidas, aneurisma de aorta e doena vascular perifrica dos membros inferiores. - No sistema visual, h retinopatia que reduz muito a viso dos pacientes Perguntas que voc pode fazer ao seu mdico O que presso alta? Qual o nvel da minha presso? Devo fazer verificao da minha presso em casa? O que pode acontecer se eu no tratar a presso alta? Quais os efeitos colaterais do tratamento?

Contactos aturados
Entende, assim, que o Banco Esprito Santo dos Aores, que neste momento o segundo Banco da Regio, e o primeiro banco privado

Cantorias ao desafio em Mississauga


Carlo Miguel Cruz Gomes / ABC
O Clube Portugus de Mississauga parece no dormir. Talvez por no representar esta ou aquela regio geogrfica de Portugal mas tentar representar todas ao mesmo tempo, tem sempre muitos acontecimentos e temas diferentes ao longo do ano. Esta quinta-feira fomos convidados para l passar e conhecer melhor os artistas especiais convidados para o espetculo que decorreu este fim de semana. Quando lchegamos encontramos alguns membros da Direo e seus convidados sentados mesa a jantar, parecendo quase uma famlia num canto do grande salo perto da cozinha. Gilberto Moniz, Presidente daquele Centro portugus em Mississauga, apresentou-nos aos Cantadores Jos Eliseu, Bruno Oliveira, Antnio Isidro e Fbio Ourique que este fim de semana segundo ouvimos dizer proporcionaram dois espetculos onde a lotao do grande salo estava esgotada para ambos os dias, Sbado e Domingo.

8. Comunidades

08 Abril 2013

Uma grande Festa de Cantorias ao desafio

Pela segunda vez, o Centro Cultural Portugus de Mississauga apresentou a comunidade uma grande festa de Cantorias ao Desafio.

para me poder aguentar, porque elas saram das tabernas e para l as vou empurrar. Depois de mais uns toques da guitarra comea outra vez Os tolos dizem tolices e isto no de estranhar, mas eu s gostava que vises quem gosta de os imitar e o outro diz em resposta Na sua imitao fazem umas cantiguinhas para enxovalhar sem razo as nossas queridas velhinhas, para elas que dedico esta minha cano. E tudo continua por uns minutos largos at que aparea outro tema ou outro Cantador. Se no deu para aperceber, o melhor para prxima estar la par a ver. Depois de falar com estes 4 Cantadores ficamos com a noo que o PCCM tinha acertado novamente na escolha do espetculos para este fim de semana. No Sbado e Domingo, dias 6 e 7 de Abril as cantorias fizeram-se ouvir em Mississauga onde todos aqueles que se deslocaram ao superlotado salo do PCCM, ouviram e matarem saudades destas cantorias aorianas, que os cantadores famosos e

credenciados dos Aores, trouxeram ate nos. No Sbado noite depois do jantar quando o apresentador tambm ele Terceirense, Avelino Teixeira deu o pontap de sada para este evento e chamou ao palco Andr, vindo de Portugal para tocar a guitarra de arame terceirense e o trio de guitarras composto por, Antnio Amaro (Guitarra portuguesa), Tony Melo (Viola) e Joo Carlos Silva (Guitarra portuguesa), o sero de cantorias e desgarradas comeou. Desde o seu inicio ate hora de terminar espetculo onde houve desgarradas entre todos os cantadores a festa esteve sempre animada e bem conseguida. S sabemos que ouvimos alguns dos que la estiveram no Sbado dizer que nunca tinham visto o salo to cheio como naquela noite. O Clube Portugus de Mississauga parece no dormir. A semana passada tnhamos dito que em Mississauga quase vira o disco e toca o mesmo (no melhor sentido). As apostas parecem ser sempre bem estudas e certas, Parabns ao PCCM.

Authors at Harbourfront Centre


Este estilo de musica tpica regional das ilhas chegou hoje em dia a outro patamar de aceitao no mundo do espetculo, e sua inegvel presena na cultura popular portuguesa, particularmente em terras da Amrica do Norte e nos Aores, fazem dessa mesma uma arte popular. Haver certamente muitos que ainda no sabem o que realmente uma cantoria, ou um desafio, embora tenham ouvido falar destas cantigas que no devem ser confundidos com cantigas ao desafio. E quem melhor para nos dar uma lio sobre esse mundo criativo e artstico do que os membros cantadores ao desafio? Por isso a questo foi-lhes posta por ns. Quando nos sentamos mesa com estes artistas, lembramos tambm que na noite de Quinta feira ainda no tinha chegado a nica voz feminina deste ano, Maria Clara, vinda da Terceira que estava a passar alguns dias de ferias antes de se juntar a este grupo j bastante conhecido. Ouvimos primeiro Jos Eliseu. Alias Jos Eliseu j e uma espcie de guerreiro nestas andanas de Cantorias ao desafio assinalando 32 anos de cantador popular nascido na freguesia de So Bartolomeu, concelho de Angra de Herosmo, a 31 de Julho de 1970 e apresentou o resto do grupo no seguinte modo: Esta nova gerao de cantadores que vo estar em palco comigo representam a nova vaga de cantadores, aqueles que j so considerados entre os melhores que h hoje em dia. Estes jovens vo ser o futuro das nossas cantigas e possa at chamar a nata de cantadores. Segundo a minha opinio a cantoria apenas uma conversa rimada, uma troca de ideias, ao passo que quase sempre existe uma ideia contraditria, o que d a origem do desafio disse nos Fbio Ourique enquanto Antnio Isidro nos dava uma autntica lio de como este estilo de canes comearam. O que no deixa de ser curioso porque Antnio Isidro, nascido a 24 de Setembro de 1990, na freguesia de Santo Anto, Ilha de So Jorge e que reside e estuda em Lisboa entre os artistas mais novos que pisaram o palco, onde j o fez o ano passado. Extramos da sua longa resposta: Uma cantoria ao desafio um duelo entre dois cantadores, sobre qual for o tema abordado. O que tirar maior vantagem sobre o tema ser o vencedor. Notrio que neste duelo, nem sempre o cantador melhor preparado no aprumo e construo da cantiga sai vencedor, mas sim o que na sequncia do assunto, ou numa resposta ao outro sai com a melhor lembrana ou lgica. Quer um exemplo? Vamos ver se conseguimos Um Cantador comea e diz para o outro Que me puxem as orelhas se no fizer o que me pediram, de malhar com as velhas para o lugar que elas saram. Depois o outro responde Eu vou-me firmar nas pernas

Julgamos que se trata de uma honra para esta terra. Uma honra que se deve, afinal, ao facto de termos entre ns um escritor de craveira internacional, considerado, desde j, como um dos maiores escritores de frica. Pois... o escritor moambicano Mia Couto estar em Toronto, no Harbourfront Centre, no dia 1 de maio, pelas 19:30.

O escritor Mia Couto vai estar entre ns

Troca de ideias?

Ser em Authors at Harbourfront Centre (AUTHORS) que far leitura de obras de nomes como Mia Couto, Shyam Selvadurai e Ania Szado. De resto, Authors at Harbourfront Centre (AUTHORS) j apresentou mais de 8.000 escritores Canadianos e Internacionais, desde 1974, como parte do seu mandato para promover as artes de Literatura para leitores de todas as idades. Antnio Emlio Leite Couto nasceu na Beira, Moambique, em 1955. Segundo os autores da sua biografia, o nome Mia proveniente de sua paixo pelos gatos e pelo fato de seu irmo mais novo, em tempos de infncia, no conseguir proferir seu nome corretamente.

Cursava Medicina, quando interrompeu os estudos para avanar para o Jornalismo. Dedicar-se escrita foi o passo seguinte. Mia Couto tornou-se diretor da Agncia de Informao de Moambique e logo passou a cursar biologia. Tem suas obras traduzidas para o alemo, francs, espanhol , catalo, ingls e italiano. Iniciou seus lanamentos literrios atravs da poesia , publicando o livro Raiz de Orvalho em 1983. J havia participado de uma antologia potica, em edio do Instituto Nacional do Livro e do Disco, com a participao do poeta moambicano Orlando Mendes. Mia Couto filho de portugueses, e era militante da Frente de Libertao de Moambique, lutando pela independncia de seu pas entre 1964 a 1974. Ajudou a compor o hino nacional moambicano, e trabalhou para o governo durante a guerra civil culminada no perodo de 1976 a 1992. Tornou-se no primeiro africano a vencer o prmio Unio das Literaturas Romnticas, recebido em Roma. A obra Terra Sonmbula foi eleita um dos 12 melhores livros de todo continente africano no sculo XX.

BAD BOY... mais rico em cidade... mais rica!


Na quarta-feira, dia 3, abriu mais um chamado Superstore BAD BOY. A cidade de Mississauga foi escolhida para sede de mais este avano da popular firma de mobilias e utensilios domsticos. E foi escolhida pelo seu avano em progresso e em gesto criteriosa dos dinheiros pblicos. Pelo menos assim foi dito no 1970 da Dundas Street East, onde a nova dinmica do Bad Boy vai agora iniciar caminho.

08 Abril 2013

Comunidades . 9

foi o caso de Hazel McCallion, Mayor da cidade, vereadores Ron Starr, John Tovey e Bonnie Crombie. As portas abriram, oficialmente, na quinta-feira, mas j na quarta-feira, de facto, muita gente entrou nas novas instalaes, no 1970 Dundas Street East, para ver toda uma srie de pequenas maravilhas para o lar e no s. Os clientes, como acontece sempre, nestas ocasies, esto a ser obsequiados com milhares de dlares em prmios. Bayle Lastman estava eufrico. A despeito de no ter com ele, o pai, Mell Lastman, meio adoentado e... a fazer anos. A toda a hora, e a pedido de vrios elementos da informao, atirava ao ar o seu Nobody..., que, sendo um grito de promoo, hoje j como que uma imagem de marca. Tina Serpa no tinha mos a medir. A nosso pedido, foi dando a conhecer um pouco de tudo o que os nossos olhos viam. E deixou at um agradecimento aos Portugueses. Que era ao mesmo um convite para uma visita s novas instalaes. E depois, vai dizendo mais. Indicando, especialmente, que est por ali como peixe na gua, no melhor sentido do termo. Isto porque gosta do que faz. E gosta do que faz at porque j anda nisto... h uns bons pares de anos. No fundo, mais uma prova de que a cidade de Mississauga est de facto a crescer.

Blayne Lastman ensaiou, para ns, o seu NOBODY. Blayne Lastman e, mais tarde, em dueto com Tina Serpa... uma empregada luso-canadiana extremamente simptica e a saber levar a cabo a sua misso de gerente de vendas e... anfitri. Aquele que considerado o favorito superstore do Ontario, fez, naquele dia, a Grande Abertura do mais novo avano numa localizao que tem tudo para dar certo. O corte simblico da fita deu aso a alegria de muitos dos intervenientes na cerimnia. Intervenientes ilustres, como

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina

Agora tambem em Bradford!

Salo de ch Ambiente acolhedor

Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor!

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

10. Comunidades Uma Direco jovem e coesa

08 Abril 2013

O Sporting nasceu um dia... sob o signo da Paixo *No clube da Dupont... o futuro j agora
A cano o diz. Ns o verificamos, todos os dias, em cada dia que passa. O Sporting nasceu um dia, sob o signo do leo... que ns aprendemos a amar e a traz-lo no corao. O Sporting Clube Portugus de Toronto a est. De cara lavada. H 33 anos, j que foi a 4 de Abril de 1980 uma sexta-feira santa, at... que viu a luz do dia. Hoje, j com uma pliade de jovens a dirigir a colectividade e so muitos os jovens, talvez com ideias... mais jovens tudo parece indicar que a colectividade leonina de c vai andar em frente.

E mesmo que se reconhea que mais ainda poderia ser feito, a colectividade que nasceu, como sede, no 191 da Lippincott, vai cumprindo a misso e o sonho dos que, na altura, se reuniram para a fundar. Iniciativas dignas de registo. Pginas de um anurio que no deslustra. E onde se poderia destacar o impulso dado ao chamado Tnis de Mesa, o Ping-Pong, a que Jos Oliveira tanto deu. E com tantas outras que fizeram histria, como foi o caso das sucessivas exposies de Numismtica, Notafilia e Filatelia. Que comearam por l e esto hoje a enriquecer outras colectividades. O Sporting nasceu sob o signo da paixo. E s a paixo que fez, decerto, os mais velhos os menos jovens, se preferirem... a dar a mo aos jovens que esto, por agora, a ser a espinha dorsal da colectividade. E que encontrmos, no sbado, em plena actividade. A dar uma mo... distribuio do jantar comemorativo de mais um aniversrio. A servir s mesas, portanto. E os presentes, numa sala cheia at mais no... ser possvel, entendiam que o voluntariado sadio funciona assim na maior parte das nossas colectividades.

falar. Como que a atirar barro parede... fomos-lhe dizendo algum nos ter dito que j estava cansado. No. No verdade. Vai levar muitos mais anos a eu me cansar... E vai dizendo que tudo est a correr melhor do que ele prprio pensava. Noutras tarefas da direco, j andava por ali h dois ou trs anos. A verdade que as anteriores direces esto a ajudar tambm. Sim, sim... esto por a. Alguns, quando podem, vm ajudar. O que d para dar mais um impulso ao clube para a frente. importante que os antigos venham tambm...

Lembra, no saber ao certo na altura ainda no tinha dado uma volta pela sala se haveria por ali mais fundadores. Por mim, eu no viro a cara luta, estou c para ajudar, para participar e, sobretudo, para engrandecer o Sporting de Toronto que bem precisac e merece nesta altura...

33 anos bem medidos


O Sporting Clube Portugus de Toronto est a comemorar os seus primeiros 33 anos de actividade. Na sexta-feira o habitual Porto de Honra.

E o sr. Ping-Pong?
Amor ao clube... por amor camisola. Ainda h, de facto, quem o faa. a tal histria de ...aprender a trazer o clube no corao. E a direco de Andr Araujo, pelos vistos coesa, parece estar nesse patamar do voluntariado. Jos Oliveira, o mago do tnis de mesa, andava por ali. Como que, na sua ptica, vai o Sporting? Ser que est a andar bem? Depois de tantos anos nisto... como que ele ver o momento actual do Sporting? Excelente... excelente. Sangue novo, o que mesmo importante, muito importante. Para mim... isto j faz parte da minha casa. mesmo a minha segunda casa. Mas, no h dvida nenhuma, que esta nova Direco est a fazer coisas. No dia do nosso aniversrio, veja como est a casa. excelente... E falar no tnis de mesa... falar em Jos Oliveira, um grande smbolo do Sporting. No final, tempo ainda para ouvirmos o scio n. 1, Jos Rafael Vicente. Tambm para ele, est espectacular. A meu ver... est mesmo espectacular. Acho que esta Direco est a fazer um trabalho absolutamente fabuloso, sobretudo em termos de chamada de gente a esta casa... que mesmo o que necessrio. E objectiva: Chegmos ao ponto do Presidente da Direco, inclusive, andar a servir mesa... a servir os seus prprios associados. Talvez por isso, sente-se feliz por estar aqui... tive mesmo de fazer um esforo suplementar, em termos de trabalho, para poder c estar, porque me orgulho muito...

Um baptismo de trabalho voluntrio...


Andr Araujo j fez 21 anos?! no era o menos animado. Presidente da Direco da colectividade, desde h meses, j tem o seu baptismo de trabalho voluntrio desde h muito. At porque comeou h uns dois ou trs anos a fazer parte de uma Direco presidida por Augusto Pires que, mesmo saindo do activo, continua a dar o seu apoio. E ainda no sbado l estava (por acaso acompanhado pelo Jos Mrio Coelho... que ns pensvamos a navegar por outras guas clubsticas...) O novo timoneiro chama-se Andr Araujo. difcil arrancarlhe uma palavra. Pelos vistos, gosta mais de trabalhar do que

Com outras colectividades a saudarem o Sporting de c. Passados que so 33 anos, a associao cresceu, agigantandose no desejo de andar em frente, no apego aos valores do SCP, de que filial n. 138, sim, mas tambm na integrao das suas actividades nesta terra e neste Pas. Alis, pode bem dizer-se que, talvez acima das intenes clubistas ligadas a Alvalade, h o trabalho rduo que por aqui se faz em apoio a toda uma comunidade. Um trabalho que faz do SCPT uma das associaes mais em destaque. A festa de sbado, a jeito de jantar de aniversrio a que compareceram vrias dezenas de scios e simpatizantes, foi a certeza de que como clube de famlia o Sporting est, de facto, em grande. Uma festa de famlia que englobou de tudo um pouco. E especialmente o convvio entre elementos de vrias geraes.

Benfica de Jorge Jesus vence pela primeira vez em Olho em jogos no campeonato, com golos de Salvio e Matic, e refora a candidatura cada vez mais isolada ao ttulo. O Benfica deu mais um importante passo na luta pelo ttulo de campeo, ao vencer em Olho por 2-0, ontem, domingo, em jogo da 25. jornada da Liga. Foi a primeira vitria do Benfica de Jorge Jesus em casa do Olhanense, no que a campeonato diz respeito, e os encarnados completam um

Benfica quebra jejum e completa um ano sem perder


ano sem derrotas na competio, desde que perderam em Alvalade, em abril de 2012. O Sporting ser, precisamente, o prximo adversrio na Liga, daqui a duas semanas. Em boa hora Jorge Jesus apostou em Matic e Salvio, dois jogadores que estiveram em dvida at perto da hora de jogo, uma vez que foram os dois futebolistas que garantiram o triunfo do Benfica, com golos na segunda parte. O Olhanense mostrou-se mais preocupado em esperar que os minutos passassem do que em acertar marcaes, sobretudo na zona central (de onde surgiram os dois golos), e isso refletiu-se numa derrota que complica as contas da permanncia para a equipa de Olho. Alm de no perder h um ano, o Benfica conseguiu a proeza de marcar em todos os jogos no campeonato desde ento, com destaque para o facto de os encarnados terem alcanado a primeira vitria fora de casa sem golos dos seus avanados. Por outro lado, o Olhanense mostrou o porqu de ter, por esta altura, o pior ataque da Liga: o nico remate que fez baliza, em todo o jogo, chegou ao minuto 90, sem perigo para o espectador Artur Moraes, que quase no precisava de calar as luvas para este jogo. Manuel Cajuda cumpriu o objetivo assumido antes do jogo: No ser triturado. O Olhanense resistiu a 52 minutos de domnio encarnado, muito por causa de uma srie de boas defesas do portista Bracalli, mas Salvio conseguiu abrir a porta do autocarro e colocar o Benfica na frente. A ansiedade, que j se sentia, desapareceu e as guias mataram o jogo aos 63 minutos, tambm com um remate forte e rasteiro em zona central, da autoria de Matic, antes de gerirem tranquilamente o resultado at ao final.

08 Abril 2013

Desporto . 11

As duas dvidas de Jorge Jesus tornaram-se na certeza da vitria do Benfica, provisoriamente com sete pontos de vantagem sobre o FC Porto, que encerrar a jornada segundafeira, frente ao Sp. Braga. O Benfica mantm de p o sonho dos seus adeptos em se vingarem do jogo do ttulo s escuras na Luz, de 2011, uma vez que os encarnados tm possibilidades matemticas de chegar ao Drago a depender, apenas, de um empate para se sagrarem campees nacionais pela 33. vez. O prximo desafio, contudo, passa por garantir o apuramento para a 17. meia-final europeia, quinta-feira, em Newcastle, na Liga Europa.

Garay, Matic e Gaitn espiados pelo Man. United


O Manchester United voltou a apresentar-se no Estdio da Luz para observar alguns dos potenciais reforos para a poca 2013/14. Garay e Gaitn, paixes antigas de Alex Ferguson, voltaram a estar debaixo de olho durante o triunfo por 3-1 frente do Newcastle, mas desta vez as atenes tambm se centrarem em Matic - que, segundo a imprensa britnica, chamou ateno do tcnico escocs nas ltimas semanas. Os red devils no foram, porm, o nico clube a marcar presena no Estdio da Luz, isto porque Chelsea, Queens Park Rangers, Reading e o j habitual West Bromwich tambm destacaram olheiros para observar o jogo entre Benfica e Newcastle.

Clube ingls esteve atento s exibies do trio encarnado frente ao Newcastle, mas tambm teve a companhia do Chelsea.

12 . Desporto

Gil Vicente d a volta frente Acadmica

V. Guimares vence Beira-Mar


O Vitria de Guimares derrotou, ontem, domingo, o Beira-Mar, por 2-1, em jogo da 25. jornada da Liga portuguesa. Esta vitria importante nas ambies vimaranenses em garantirem a presena nas competies europeias. O Vitria inaugurou o marcador logo aos cinco minutos, com o avanado Bald a finalizar com sucesso o cruzamento de Tiago Rodrigues. A resposta dos aveirenses surgiu aos 26 minutos, com Bura a aproveitar ao canto de Nildo para empatar a partida. Na etapa complementar, os vimaranenses voltaram para a frente do marcador, aps a iniciativa individual de Soudani. O jogo acabou por ficar marcado por um erro grave da equipa de arbitragem ao anular incorretamente o golo

08 Abril 2013

Aps sete jogos consecutivos sem vencer, o Gil Vicente recebeu e venceu ontem tarde a Acadmica, por 2-1. Os gilistas comearam por desperdiar uma grande penalidade, por Joo Vilela, e viram depois Wilson Eduardo adiantar a Acadmica no marcador. Contudo, a equipa de Paulo Alves nunca baixou os braos e deu a volta ao marcador na segunda parte, com golos de Brito (61) e Yero (67).

de carro Que vem? A p?! Pare No

do empate do Beira-Mar, por intermdio de Saleh, isto por

causa de um alegado forade-jogo.

Porto Novo
Ver que vale a pena!

Pedro Emanuel despedido

Pedro Emanuel j no treinador da Acadmica. A deciso foi anunciada ontem, domingo, aps a derrota da Briosa frente ao Gil Vicente por 1-2, pelo presidente do clube, Jos Eduardo Simes. Com o desaire em Barcelos os estudantes contabilizaram o nono jogo consecutivo sem vencer. A cinco jornadas do fim do campeonato, a Acadmica, que na poca passada conquistou a Taa de Portugal, soma 21 pontos, fruto de quatro vitrias, nove empates e 12 derrotas. Pedro Emanuel, 38 anos, orientava o conjunto de Coimbra desde o incio da temporada 2011/2012. O antigo defesa-central, que brilhou com as camisolas de Boavista e FC Porto, levou ainda a Briosa fase de grupos na edio desta poca da Liga Europa.

A DIFERENA QUE CONTA


1474 St Clair Av W 416 652 7777
Sporting FC ACADEMY - TORONTO presents:

est he b t m fro n r lea fc nd a ing s ort u /sp n i REGISTER NOW o J ca SPORTING BROCKTON OFFICE fc.
ww w.s ti por ng
TRY OUTS DATES AVAILABLE

oor ram s d t Ou og r P cer c o S

2013

5) ) o U1 gues 10 t days a U e + L r U9 gal: 16) U6) ams & CSL atu rtu 7 to U p Te SA 4 to on S e Po ls (U ivals + Re 17 -- T s (U 12 & d l r U i m r e i g & t a b U g s e u & , 0 e l T 1 & 5 F s C 1 U l s y e g ,U 6( va boy r bo e Leagu rtin y 22-2 , U13 esti for e fo Spo U8 F U10, U12 Jul agu 5 Hous om emy e r d ) L , f a 2 9 e 1 mes (U Ac ek + ous ches U10 & U cer d ga ium FC H per we Coa ( n Soc g y 9 a 1 n b i s d es 15 e ad rt p le July Spo ractic ctic ton st a Cam ) r 0 r 2p 1 k p e (U c roc Soc 8-12 at b July

Sporting FC School AcADEmy

s ls rl Giir s ys rG o oy or B B F Fo & &

Registrations at Brockton Stadium 515 Brock Ave. (behind Dufferin Mall), from 10am-12pm & 2pm-7pm, weekdays.
Registration is limited, we will be taking children on a first come first served basis. To register or for more information, contact our Youth Technical Director, Pedro Dias at 647-378-0104 or email pedrodias@sportingfctoronto.com Contact us today!

APRIL 8, 9 & 11

08 Abril 2013

Desporto . 13

Sporting est quase em zona europeia, antes do drbi da Luz


*Sporting vence com golo de Viola
Um golo de Viola (entrado na segunda parte), j em tempo de descontos, garantiu, sbado, ao Sporting um precioso triunfo sobre o Moreirense, que deixa os lees a apenas um ponto dos lugares europeus e do Martimo, que quinto classificado. O jogo acabou por ser uma espcie de repetio do da jornada passada em Braga, com marcha do marcador igual. O Sporting teve inteiro domnio da primeira parte, mas s marcou por uma vez, num penlti transformado por Capel, a castigar falta de Anlton sobre Bruma. Mas o resultado at foi escasso para o domnio (pelo menos territorial), pois o Moreirense foi demasiado tmido e entregou a sorte ofensiva a um desamparado Ghilas. No segundo tempo, houve outra histria. O astuto Incio (futuro administrador da SAD leonina) fez mesmo tudo para sair de Alvalade com pontos, foi mais ousado e viu cedo esse esforo premiado, num bom golo de Ghilas jogador sobre quem o Sporting tem direito de preferncia. O jogo ficou mais aberto, mais propcio ao erro e houve mais espao para jogar. Numa primeira fase, beneficiou o Sporting, com Cdric a servir de bandeja Wolfswinkel para o 2-1, num lance em que o primeiro desequilbrio foi criado por Ilori. Mas a imaturidade leonina voltou a vir tona, com Anbal Capela a cabecear sem oposio na rea, aps livre na esquerda, para o 2-2. Tudo a fazer lembrar a vitria em Braga.

Resultados da primeira mo dos quartos de final

Alm do Benfica, que bateu o Newcastle por 3-1, Fenerbahe e Chelsea tambm venceram em casa os seus encontros da primeira mo dos quartos de final da Liga Europa. J o Tottenham, de Andr Villas Boas, cedeu igualdade a dois diante do Basileia. Resultados e marcadores: BENFICA-Newcastle, 3-1 (Rodrigo 25, Lima 65 e Cardozo 71, gp; Ciss 12) Chelsea-Rubin Kazan, 3-1 (Torres, 16 e 70 e Moses 32; Natcho 41, gp) E para ser igual, o Sporting teve outra vez a ltima palavra no jogo, com Viola a marcar, aps assistncia de Ricky van Wolfswinkel. O estdio veio abaixo... o Sporting est quase em zona europeia, antes do drbi da Luz, dentro de 15 dias. Tottenham-Basileia, 2-2 (Adebayor 40 e Sigurdsson 58; Stocker 30 e Fabien Frei 34) Fenerbahe-Lazio, 2-0 (Webo, 78 e Kuyt, 90+1)

14 . Desporto

08 Abril 2013

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE

Sutton Group Innovative Realty Inc.


ON L8W 3J6 escritrio

Paulo Antunes

PAULO

270 East Av. $ 147,900 Na zona portuguesa de Hamilton e perto do Hospital General, Renovada e com enorme garagem. Tudo num andar.

D VEN

IDA
37 Bond St. N. $359,900 Perto da Universidade de Hamilton, tem 5 quartos de dormir alugados a estudantes por 390.00 por ms cada um.

1423 Upper Ottawa St.

24 Ward av. $359,900 Perto da universidade de McMaster. 5 quartos, todos arrendados a estudantes universitrios. Bem renovada

HAMILTON

D VEN

IDA

905 575 7070

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

289 440-1319

118 Campbell av. $ 132,900 Imagine com dois apartamentos alugados por 1500.00 por ms. A hipoteca pode ser menos de 650.00 por ms

673 King st E. $289,900 Propriedade tem 2 apartamentos e um negcio. Tudo em excelente estado. Basta alugar e viver do lucro.

304 Britannia Av. $ 119,900 Um s andar, ideal para se retirar, presentemente alugado por $ 875 por ms.

60 Beechwood av. $134,900 Estacionamento para 2 carros, alugada por 900 por ms. Sero horas de ser senhorio?

Dimenso europeia s na segunda parte


No houve Benfica altura do que era exigido para uma noite europeia na primeira parte e disso se aproveitou o Newcastle para se colocar em vantagem com golo de Papiss Ciss, que alguns minutos mais tarde enviou ainda uma bola ao poste. S depois se viu a reao dos encarnados, que acabaram por vencer por 3-1 e desperdiar uma mo cheia de oportunidades. Com Andr Gomes, que h muito no era utilizado por Jorge Jesus, a ser a surpresa neste jogo, o Benfica demorou a acertar no meiocampo, mas a verdade que foi forte a reao ao lance em que Papiss Ciss rematou ao poste e logo depois chegou Rodrigo ao empate, numa recarga oportuna a forte remate de Cardozo. A partir dai sim, viu-se um Benfica de dimenso europeia, sempre procura do golo e bem pode dizer-se que quando chegou o intervalo j os encarnados poderia estar em vantagem, tantos lances no acabaram em golo por mera infelicidade. Acabou a segunda parte para deixar o Benfica mais perto das meias-finais com Lima a aproveitar um clamoroso erro de Santon e Cardozo a transformar uma grande penalidade cometida por Steven Taylor. E pelo que se viu, principalmente no segundo tempo, com o

Benfica mais perto das meias finais

Dilma tira sapatos e chuta bola


Foi de forma informal que a presidente brasileira inaugurou um novo estdio, em Salvador. A presidente brasileira, Dilma Rousseff, normalmente discreta e formal, viveu momentos de inusitada informalidade ao inaugurar o mais novo estdio do Brasil, a Arena Fonte Nova, em Salvador, capital do estado da Bahia. Dilma chegou a ficar descala e a rematar uma bola. A certa altura, depois de visitar todo o complexo do novo estdio e chegar beira do relvado, a chefe de Estado, surpreendendo toda a gente, tirou os sapatos para sentir a relva que ontem mesmo, domingo, j recebeu o clssico entre os dois maiores rivais da Bahia, o Bahia e o Vitria, e onde decorrero tambm trs partidas da Taa das Confederaes, em Junho, e seis do campeonato mundial de futebol de 2014.

Benfica a jogar ao seu nvel na segunda mo, dificilmente podero os ingleses seguir em frente. Newcastle: Claro que possvel passar - Jonas Gutirrez O argentino Jonas Gutirrez assegura que o Benfica ainda no se qualificou para as meias-finais da Liga Europa, depois do triunfo (3-1) conseguido no Estdio da Luz.

Indo at ao meio do campo e apanhando uma bola, a presidente deu-lhe um chuto com fora, entre incentivos e risadas dos presentes. A Arena Fonte Nova, que tem capacidade fixa para 50 mil pessoas mas que pode receber vrios milhares mais quando necessrio atravs da adaptao de uma estrutura mvel, foi erguida exactamente no mesmo local onde funcionou o lendrio Estdio da Fonte Nova, que foi demolido. Mantendo o formato original do estdio anterior, uma ferradura virada para o Dique do Toror, um dos maiores pontos tursticos de Salvador, a nova arena est preparada para receber tanto eventos desportivos como musicais e conta com uma moderna infraestrutura paralela, como restaurantes e um grande estacionamento.

Imprensa internacional destaca anncio de Passos Coelho


A imprensa internacional destacava ontem noite nas primeiras pginas eletrnicas a declarao ao pas do primeiro-ministro portugus, Pedro Passos Coelho, em que anunciou cortes nas despesas pblicas. O jornal espanhol El Pais afirma que Portugal vai cortar ainda mais na sade, educao e despesas sociais, enquanto o dirio El Mundo destaca que Passos Coelho cortar no Estado social para no aumentar impostos. O britnico Financial Times titula Portugal com novos cortes na despesa e o francs Le Monde afirma que Portugal anuncia fortes cortes nas despesas pblicas. Os jornais alemes Frankfurter Allgemeine e Handelsblatt tambm se referem declarao do primeiro-ministro portugus. Nos Estados Unidos, o stio do Wall Street Journal destaca na primeira pgina que Portugal procura novas opes para oramento. O jornal The New York Times salienta que em Portugal, mais cortes a caminho para suavizar crise da dvida, enquanto na pgina Europa o Washington Post afirma que primeiro-ministro de Portugal anuncia cortes mais profundos depois de o Tribunal Constitucional ter proibido aumento dos impostos. Passos Coelho anunciou ontem que o Governo recusa aumentar impostos e vai reduzir a despesa pblica com a segurana social, sade, educao e empresas pblicas, para compensar o chumbo de normas do Oramento do Estado para 2013 pelo Tribunal Constitucional. Por conseguinte, s nos resta a alternativa de acelerar e intensificar alguns aspetos da reestruturao do Estado com impacto direto na despesa pblica. Mas, agora, dadas as restries impostas pelo Tribunal Constitucional, teremos de o fazer com instrumentos de outra natureza.

08 Abril 2013

Desporto . 15

Canbis com Depresso


Jovens e Adultos com Depresso tm sete vezes mais probabilidades de fumar Canbis em quantidade e diariamente, em comparao com as sem Depresso. Segundo um estudo feito por pesquisadores do Centro de Dependncia e Sade Mental (CAMH) de Toronto que estudaram varios dados incluindo os Estados Unidos da Amrica. Canbis a substncia ilcita mais utilizada no mundo com uma estimativa de 203 milhes de Jovens e Adultos relatando o uso. Embora a pesquisa tenha encontrado ligaes entre o uso de canbis e doenas mentais, nmeros exactos e

Luis Esgaio
doenas mentais. Depresso, ansiedade, e transtornos por uso de lcool, com base em critrios do Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM-IV). No total 4,4 por cento dos indivduos com uma doena mental nos ltimos 12 meses, relataram fumar todos os dias da Semana. Em comparao com 0,6 por cento entre os indivduos sem qualquer doena mental. Transtornos por uso de canbis ocorreram entre 4 por cento das pessoas com doena mental contra 0,4 por cento entre aqueles sem consumo. Tambm observaram que embora o uso geralmente seja maior entre os mais jovens, o estudo incluiu toda a maioria das faixas etrias. Este estudo foi financiado atravs do Programa de Formao SAMI do Instituto de pesquisas de Saude(CIHR).

A Comisso Europeia considerou que o cumprimento do programa de assistncia necessrio para a deciso sobre o prolongamento dos prazos das maturidades da dvida portuguesa, que sero discutidos no sbado pelos ministros das Finanas da UE. Num comunicado divulgado ontem noite, em Bruxelas, o executivo comunitrio reitera que uma deciso final positiva quanto s maturidades da dvida ir facilitar o regresso de Portugal aos mercados financeiros e o cumprimento dos objetivos do programa. A Comisso acredita que uma deciso dever ser tomada brevemente. O comunicado da Comisso Europeia foi divulgado na sequncia da comunicao ao pas do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que se seguiu ao chumbo do Tribunal Constitucional a algunmas normas do Oramento do

Comisso Europeia torce o nariz...

Para compensar o desequilbrio agora aberto no Oramento em 2013, teremos de pr em prtica, ainda este ano, medidas de conteno da despesa pblica, nomeadamente nas reas da segurana social, sade, educao e empresas pblicas, acrescentou o primeiro-ministro.

Estado para 2013. Na comunicao ao pas, Passos Coelho reafirmou o compromisso do Governo com o cumprimento das obrigaes internas e externas do Estado portugus. Os ministros das Finanas da zona euro aprovaram no dia 16 de maro a extenso do prazo de pagamento de alguns dos emprstimos feitos a Portugal e Irlanda, mas o trabalho tcnico para suavizar o calendrio de amortizaes destes pases ficou entregue s respetivas troikas: Comisso Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetrio Internacional. Falta ainda decidir sobre um outro tero do emprstimo, assegurado pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (MEEF), cuja extenso dos prazos de pagamento ter de ser aprovada pelos ministros das Finanas dos 27 estados-membros.

prevalncia do consumo nunca havia sido investigado. Ns sabemos que as pessoas com doenas mentais consomem mais, talvez em parte como uma forma de automedicar sintomas de Depresso...disse Shaul Lev-ran, Cientista Adjunto do CAMH e Chefe de Medicina do Centro Medico de toxicodependncia Sheba, em Israel. Acrescentou ainda que Com base nos indivduos que assumem o uso semanal, vemos que as pessoas com doena mental usam canbis em altas quantidades. Isso pode ser motivo de preocupao porque pode piorar os sintomas da depresso ou outras doenas psicolgicas. O Cientista Lev-ran conduziu a pesquisa em jeito de bolsa ps-doutorado da (Sami). Um Programa de Treino do centro CAMH em Toronto. Os pesquisadores tambm descobriram que os consumidores de canbis com depresso tm 10 vezes mais probabilidades de ter um transtorno Bipolar derivado ao grande consumo de Marijuana. Neste novo estudo publicado na revista de psiquiatria, Embracing. Os pesquisadores analisaram dados de 43.000 consumidores com mais de 18 anos de idade e com vrias

O consumo de canabis e super viciante e quando consumido em grandes quantidades pode levar os mais Jovens ha depressao e ao mesmo tempo a pensamentos de suicidio. Cada caso e diferente, tente educar os seus filhos antes do possvel consumo. Se o seu filho ou filha esto no comeo de fumar ou mesmo dependentes, tente ajudar a controlar o caso com muita calma. Os jovens esto expostos hoje em dia a vrios tipos de stress ou mesmo com problemas derivado ao seu passado. Precisam de apoio e carinho por isso tenha em mente que como Pai ou Me puderam ajudar os seus filhos com acompanhamento Medico-Profissional. O Centro (CAMH) o maior Centro de tratamento e de ensino escolar nas reas de toxicodependncia e Sade Mental. O Centro tem departamentos de cuidados clnicos, pesquisas, educao e promoo da sade para ajudar a transformar a vida de pessoas afetadas por problemas de sade mental e dependncia qumica. O Centro est totalmente associado Universidade de Toronto, e uma Organizao PanAmericana da Sade / Organizao Mundial. Para mais informaes, por favor visite o site: www.camh.ca.

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt

16 . Mensagens

08 Abril 2013

LIUNA - De 7 em 7
Cosmo Mannella o Gerente de Negcios da LIUNA do Ontrio e foi muito simptico ao dedicar algum do seu precioso tempo a esta entrevista, particularmente porque o Ontario Provincial District Council est, nesta altura, envolvido em diversos contactos nas negociaes. Cosmo Mannella chegou ao Canad, com a sua famlia, quando tinha apenas 5 anos de idade, vindo de Itlia com a sua me e a sua irm. Aqui no Canad, o seu pai foi um trabalhador ligado construo, em diversas cidades, at que finalmente encontrou a necessria estabilidade para ele e para a sua famlia. Ainda jovem, Cosmo Mannella submeteu-se a estudos intensivos em Relaes Industriais, Economia, Administrao e possui um doutoramento em Estudos Laborais. Cosmo comeou por nos dizer como acredita profundamente em trabalhos laborais organizados. O envolvimento de Cosmo neste setor comeou h 40 anos. O Raiding Period algo que est errado e que no aceite pela maioria. Eu no quero que a ateno recaia sobre qualquer outro Sindicato, mas sim sobre ns, sobre a LIUNA. Eu quero que esteja do nosso lado. O que fazemos como lderes da LIUNA muito mais importante do que aquilo que os outros possam fazer, vis-a-vis (no que concerne) os nossos membros. Acho que Joe Mancinelli diz e muito bem: Os movimentos de outros Sindicatos so insignificantes! Eu acredito que tudo quanto fazemos na interao com os nossos membros no pode ser conduzido por foras exteriores, mas nica e exclusivamente atravs da integridade da representao dos membros. O rompimento de uma instituio como a LIUNA, por foras exteriores uma tentativa de danificar o que foi conseguido com muito esforo por este sindicato para os seus membros do passado e do presente. Parece que existem outras razes... Sim, o meu cavalo de batalha com o Governo. Esta legislao est completamente errada. Este Raiding Period prolongase por muito tempo. Na minha gerao havia mais respeito. No me lembro, nos meus dias, de testemunhar tanta falta de respeito de um Sindicato para com outro. Esta legislao falsa. baseada no fato de que os trabalhadores tm o direito de mudar de Sindicatos se no estiverem satisfeitos . Em princpio, isso seria correto. Mas eu nunca vi Sindicatos a tentarem convencer membros de outros Sindicatos que no devem estar satisfeitos com os seus sindicatos. Infelizmente, agora, este movimento conduzido por sindicatos rivais que tentam convencer os membros de um deles que deveriam estar insatisfeitos com o seu sindicato. apenas uma questo de sindicatos e no dos seus membros. Tem que ser um lder sindical muito estpido, que no proporciona representatividade aos seus membros e quando esta existe no tenho a menor dvida de que o Raiding desnecessrio. Fale-nos sobre o ataque vossa Penso? A nossa Penso to boa quanto qualquer penso existente nesta industria e melhor do que a maioria. Desafio qualquer um que duvide da viabilidade desta penso a ter um debate com o Joe Mancinelli, comigo, ou qualquer dos outros Trustees, ou melhor ainda, a constatarem o parecer dos atuais 16,000 recipientes dos benefcios deste plano. E no passado existiram esses problemas? Sim, tivemos alguns problemas. Mas isso foi no passado. Numa poca que no era to regulamentada como a de hoje e cometeram-se alguns erros. Mas afirmar que essa a situao nos dias de hoje, absolutamente falso! H muita desinformao e isso que eu acho desprezvel... Eu culpo o Governo, porque o Governo poderia ter feito algo a este respeito. No so os membros que dizem que querem sair. Os membros esto sendo alimentados com toneladas de baboseiras para convenc-los a sair. Isso no acontece em Sindicados dignos de o serem. Os trabalhadores tm mecanismos com os quais podem lidar se estiverem mal representados. No necessrio criar a desestabilizao de uma indstria que tem sido a base slida da nossa economia. O que est a acontecer simples poltica estpida. E o que deve ser feito? Em primeiro lugar, acho que o Governo deve mudar as leis que regem o Raiding Period e, francamente, eu eliminaria o

08 Abril 2013

Actualidade . 17

-Cosmo Mannella Eu eliminaria o Raiding totalmente!


Raiding totalmente. Por favor elabore sobre a Coligao da Unio... Qualquer lder inteligente de um Sindicato diria: Vamos formar uma Coligao da Unio. Vamos ficar juntos para combatermos as foras que querem afetar as pessoas que trabalham. Estamos a tentar fazer isso. Temos que reconhecer que apesar de existirem diferendos, temos que procurar a unio. Isto o que a Coligao est a fazer. E sobre a legislao? Toda a legislao que existe agora na provncia do Ontrio, a qual progressiva, pode ser eliminada com o risco de uma caneta. O Governo s tem que dizer, simplesmente, que as empresas tm o direito de estabelecer uma companhia paralela no-sindical. tudo que precisa de fazer. E isso aconteceu na Colmbia Britnica, em Alberta e nos Estados Unidos. Os seus direitos de negociao desaparecem. A Coligao da Unio parece ser excelente, mas ser que s a LIUNA a deseja? Ouvi falar de pequenos sindicatos que esto a tentar coligaes semelhantes. No sei quais so os seus motivos. Penso que os lderes de sindicatos no querem defender-se de outros sindicatos. Estou neste momento a negociar Acordos Coletivos, e tenho que lidar com empresas que questionam o valor dos nossos membros. So estas situaes que deviam ser por ns debeladas. Temos que lutar pelo equilbrio salarial. Mas, tambm existem boas empresas que afirmam valer a pena contratar os nossos trabalhadores. Num sistema de mercado livre, s se pensa na defesa dos seus prprios bolsos. A nossa misso elevar a fasquia no valor do trabalho . Dizer s pessoas que no precisam de ter uma penso... E dizer-lhes que vo colocar mais quatro ou seis dlares nos seus bolsos... , basicamente, uma estupidez! Nem resulta, mesmo com jovens trabalhadores de 22 anos de idade que no pensam no seu futuro. Mesmo esses sabem o que lhes pode acontecer quando atingirem os 55 anos de idade, quando no forem capazes de fazer os trabalhos que fizeram durante toda a vida, ento o que acontece? Os trabalhadores sabem que no querem chegar a essa fase e viver na misria. A velhice pode ser muito complicada. Este o movimento que mudou a Amrica do Norte. Se no tivssemos Sindicatos, acredita que as foras do capitalismo seriam suficientes para proporcionarem penses, benefcios mdicos e salrios decentes? Os trabalhadores estariam merc de empregadores generosos. O trabalho no pode ser uma generosidade. Os trabalhadores devem ser reconhecidos.

Marcelo revela verdadeiro alvo de Jos Scrates


O ex-lder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que, ao contrrio das teorias que dominam no partido, Jos Scrates at pode condicionar o actual lder do PS, Antnio Jos Seguro, mas o antigo primeiro-ministro regressou sobretudo para combater a direita, sendo os seus principais alvos o Governo e o Presidente, mas sobretudo o Governo. Marcelo Rebelo de Sousa teceu elogios rasgados ao regresso do antigo primeiro-ministro Jos Scrates, louvando a sua performance na entrevista que deu na RTP, na quarta-feira da semana passada. A minha impresso inicial e global que ele est em boa forma fsica e televisiva. Ele um ptimo comunicador e veio fazer poltica, no comentrio poltico, e uma poltica a cores, afirmou o antigo lder do PSD, no seu habitual comentrio semanal na TVI. Marcelo frisou que, ao contrrio de Passos e de Seguro, que no pem emoo no que dizem, Scrates pe emoo e isso faz a diferena. O comentador social-democrata frisou que no PSD anda tudo muito feliz com o regresso do antigo primeiroministro, por acharem que ter o actual lder socialista na mira. Contudo, para Marcelo Rebelo de Sousa, os

H 40 anos decidi que a minha vida profissional tinha que ser dedicada a defender trabalhadores, devido minha experincia como imigrante. Uma experincia qual eu estava diretamente ligado. Acha que a Local 183 iria atrs de trabalhadores de outras profisses, nica e simplesmente devido sua grandeza? Os trabalhadores no tm a menor dvida de que podem obter uma situao muito melhor com um sindicato que tem mais de 40 mil membros. No somos assim. No precisamos de o ser. No entanto, temos que retaliar ao sermos atacados. No deveria ter que defender o que fazemos com o nosso Plano de Penso. No deveria ter que defender os nossos benefcios. Tenho que defender o direito dos trabalhadores para terem esses benefcios. Apesar da grandeza da Local 183, em Toronto, sabemos que vivemos num mundo que se circunscreve apenas a 35% dos trabalhadores do Ontrio, uma vez que 65% dos trabalhadores do Ontrio no fazem parte de nenhum sindicato. E isso que agora fazemos. Tentamos mostrar aos que no pertencem aos nossos sindicatos que a nossa penso e os nossos benefcios e o fato de que mais de 40 mil se juntaram, so motivos suficientes para a sua adeso. Isso o que agora nos preocupa. Sou conhecido por defender o que deve ser defendido. Aquilo que certo. A LIUNA certa. Sei que os responsveis pelos nossos sindicatos so as pessoas certas. Vejo os lderes dos nossos sindicatos a fazerem tudo o que certo para os seus membros, e, muito sinceramente, no vejo nenhuma razo para que os nossos membros se mudem seja para onde for. O Raiding Period est a chegar ao seu termo. No vejo quaisquer alteraes dramticas e acho que tudo isto um grande desperdcio de dinheiro e recursos, com as nicas pessoas que beneficiam a serem os Advogados. E foi com esta ltima e forte afirmao que agradecemos a Cosmo Mannella pela sua fabulosa contribuio nesta presena de mais um De 7 em 7, o qual atingiu, deste modo a sua 10 semana.

verdadeiros alvos de Scrates so outros. Acho que ele vai condicionar Antnio Jos Seguro porque mais corajoso, mas vai ser bom para Seguro porque preciso ter um polcia mau [Scrates] a atacar o Governo para ele [Seguro] poder ser o polcia bom, frisou. Quem vai ento pagar a factura com os comentrios semanais de Scrates? O Governo e o Presidente, mas sobretudo o Governo, sustenta Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que Scrates vem para combater a direita, no para combater a esquerda.

18 . Ler e contar

Dilogo a Srio... Precisa-se!


Conceio Baptista
Um tema que capaz de no dizer muito a muita gente. E, no entanto, um tema que deveria falar bem alto aos nossos coraes. No foi h muito. Foi mesmo bem recentemente, h apenas uns poucos meses... a maioria dos meios de comunicao canadianos e no s, e ainda, tambm, muita gente consciente da situao existente, por aqui... falaram, discutiram e protestaram contra a discriminao a que o Povo Aborgene votado. Logo aps as dificuldades que as Primeiras Naes tiveram para conseguir reunir com o Primeiro Ministro Stephen Harper e alguns membros do seu governo, formou-se um grande movimento de protesto, de grande actividade. E no s por aqui, mas tambm em muitos outros pases, onde existem organizaes dos Primeiros Povos... daqueles que j c estavam quando os outros... chegaram. O Movimento, conhecido por Idle No More, tem feito grandiosas manifestaes, com o objectivo de dar a conhecer ao mundo inteiro a violao dos direitos do seu Povo pela proteo das terras que lhe pertence, para promover uma maior Justia Social, garantir melhores condies de vida, por um ensino de qualidade e para terminar com a discriminao, de que, ao longo dos tempos, o Povo Aborgene alvo! Do Governo, entretanto, nada. Um silncio a falar alto... Apesar de todo este Movimento, nada tem sido feito. No houve outras reunies entre Stephen Harper e Shawn Atleo, lder Nacional das Primeiras Naes. Nada de dilogos. As condies para esse Povo sofredor, permanecem iguais, com o governo deste pas a ignorar ou a tentar ignorar - essa difcil situao . Foi ento, que tivemos conhecimento, na passada terafeira, que o conhecido Lder Aborgene, natural da provncia de Manitoba, Raymond Robinson, pretendia, desta vez, entrar numa muito sria greve de fome - chamando assim a ateno mundial sobre o seu discriminado Povo. Uma greve de fome que o pode levar s ltimas consequncias. Enquanto que outros lderes enriquecem custa da sua carreira... o Chefe Raymond Robinson, est disposto a dar a vida, para a liberdade do seu Povo! Uma Greve de Fome... muito a srio. Que pode mesmo ter graves consequncias e que s poder ser interrompida, afirmou o Lder Aborgene, se o Primeiro Ministro do Canad decidir iniciar um dialgo, para chegar a um acordo com as condies, j antes, apresentadas pelas Primeiras Naes, para o desenvolvimento do seu Povo. E isto no se passa em terras longnquas. aqui, mesmo, no nosso quintal... que toda esta tragdia acontece, que todas estas consequncias, de uma poltica que se arrasta ao longo dos anos, oprimindo um Povo, cujas razes mergulham bem fundo no tempo - e que parte integrante deste grande Pas, onde todos ns vivemos... e a que todos pertencemos! Quer-me parecer que ns prprios todos ns temos algo a fazer. Algo (pelo menos) a dizer. Ficar calado, quieto e mudo... pouco mais que nada.

A situao de crise que Portugal atravessa atinge, naturalmente, todos os extractos sociais. H quem diga, no entanto, que os funcionrios pblicos so dos mais atingidos. Eventualmente teriam, at h pouco, mais regalias, salrios talvez mais elevados do que a maioria dos trabalhadores. Sentem-se, hoje, assim, mais atingidos. O que leva tem de levar os orgos representativos dos funcionrios a fazerem presses sobre o Governo. E se isso se passa, em relao ao grosso da coluna

Funcionrios pblicos em servio no estrangeiro mais penalizados *Um Estatuto que j deveria estar em vigor desde 2008

08 Abril 2013

os trabalhadores das residncias passaro a trabalhar 44 horas, quando Portugal assinou uma Conveno da Organizao Internacional do Trabalho que estipula que o mximo de horas a trabalhar so quarenta e ali esto estipuladas 44. H ainda uma questo relativamente aos trabalhadores em residncias, que gozam de alojamento cedido pelo Estado e que tenham sido admitidos aps 1 de Maro de 2000... que lhes ser descontado 15 por cento do ordenado para pagar o alojamento. Por tudo isto, o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Misses Diplomticas est j a fazer presses, a jeito de lobby, junto do Parlamento, para conseguirmos que se faa uma ratificao parlamentar para alterar pelo menos esses trs pontos.

os funcionrios dentro de fronteiras o que se passar com os funcionrios que prestam servio no estrangeiro? Ser que a situao igualmente gravosa? A verdade que no ser, ainda, hoje, que abordaremos o tema. De qualquer modo, o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Misses Diplomticas tem estado atento. Tem feito valer o que considera ser os direitos dos servidores pblicos a trabalhar no estrangeiro. Ainda agora, Clara Fonseca, da Comisso Executiva daquele Sindicato, agora a prestar servio no Escritrio Consular de Portugal em Sion, na Suia, esteve em Toronto. Durante muitos anos a prestar servio no Consulado-Geral de Portugal em Toronto, natural se tornava que levasse o seu abrao a colegas de c. Achou importante fazer uma reunio com os colegas, por forma a ouvir opinies e a dar resenha do que se vai passando na Europa. Encontrmo-la num caf onde reunira com alguns colegas. Da Suia at Toronto... no bem um salto... comemos ns. Claro que no. Fazem-se frias, matam-se saudades da famlia e dos amigos, da cidade onde vivi tantos anos e uma visita obrigatria, porque as saudades so mesmo muitas.

uma reunio sindical, que eu dirigi, na qual se abordou o novo Estatuto para os Trabalhadores dos Servios Perifricos Externos do Ministrio dos Negcios Estrangeiros, reunio essa devido ao novo Estatuto que estar para ser publicado dentro em breve e para entrar em vigior um ms aps a sua publicao O novo Estatuto dever estar em andamento no princpio de Junho. Clara Fonseca insiste em que o Estatuto baseado fundamentalmente na nova legislao portuguesa da Administrao Pblica, salvaguardando as devidas diferenas para cada pas. Estamos, mais do que nunca, sujeitos Lei Geral da Administrao Pblica em Portugal. Evidentemente que, estando ns, cada um seu pas, com as devidas salvaguardas em termos salariais, em termos de processos de avaliao, sade e processos de concurso... portanto, haver regras um pouco mais simplificadas, porque esse o entendimento, j que, sendo as condies to diversas, necessrio haver essa simplificao.

Feriados c e l...?
Para alm disso, h j alguns pontos de conteno que o Sindicato tem em estudo, designadamente os Feriados... como que iremos gozar os feriados, j que estamos limitados a 9 feriados que se gozam em Portugal, 8 nacionais e 1 municipal, sendo obrigatrio ns gozarmos o 25 de Abril, o 10 de Junho e o 25 de Dezembro. Todos os outros seis, e de acordo com o que est legislado, sero negociados entre os trabalhadores e os Cnsules e o Embaixador, que ter a ltima palavra, e que podero ser uma mistura de feriados Portugueses ou locais, podendo ser s feriados locais ou podero ser s feriados Portugueses. Neste aspecto, entende o Sindicato e chega-nos a parecer que bem que no faz sentido no se gozarem os feriados locais, at pelo respeito perante o Estado receptor e perante a Conveno de Viena. Uma outra questo tem a ver com o facto de estar consignado que

E a Troika?

A verdade que, estando quase paredes meias com a famigerada Troika, talvez que o sindicato possa sensibilizar toda aquela gente? A verdade que tudo aquilo se passa tambm connosco, uma vez que tudo o que aplicado Administraio Pblica nos aplicado a ns, como os cortes e os impostos. E ns apanhamos por uma medida ainda superior, porque, na maioria dos casos, temos salrios superiores aos de Portugal. Estamos, portanto, sujeitos a todos esses constrangimentos que se vivem, hoje em dia, em Portugal. O que importante, na ptica de Clara Fonseca, necessrio, de facto, definir a situao porque este Estatuto que temos ainda em vigor, j devera ter sido revisto at finais de 2008 e s agora que surgiu essa oportunidade...

Jornalista morre em documentrio sobre sem-abrigo


*Dormiu num edifcio em runas com temperaturas negativas. Poder ter morrido de hipotermia.
O jornalista ingls Lee Halpin morreu durante um documentrio que estava a fazer para se candidatar a um emprego no Channel 4. As causas da morte ainda no esto apuradas, mas poder ter sido vtima de hipotermia, ao ter dormido num edifcio em runas numa noite de temperaturas negativas. A reportagem de Lee Halpin, de 26 anos, tinha comeado no Domingo passado. O jornalista faleceu trs noites depois, num edifcio em runas de Newcastle, cidade do norte de Inglaterra, onde estava a filmar. A regio enfrenta uma vaga de frio, com os termmetros a descerem a temperaturas negativas. O jornalista pretendia usar o documentrio para se candidatar a um emprego no Channel 4, canal privado britnico. A reportagem serviria com prova da sua competncia como reprter. A polcia britnica est a investigar o caso e foi anunciada a deteno de dois homens, de 26 e 30 anos. Os dois so suspeitos de ter fornecido droga ao jornalista, mas foram libertados depois de terem sido interrogados. Num vdeo colocado recentemente no youtube, Lee Halpin explicou os objectivos do seu trabalho Estou prestes a passar uma semana como sem-abrigo no bairro de West End, em Newcastle. Dormirei em condies precrias durante uma semana, vou esgravatar por comida e aceder a todos os servios que os sem-abrigo usam.

Reunio Sindical tambm


Depois, um saltinho at ao tema em apreo. Houve, realmente,

O que se passou no Salo Prestige

08 Abril 2013

Ler e contar . 19

H um quarto Rei Mago...?


Fernando Cruz Gomes
Contam-me a histria. Com muitos pormenores at. Uma histria que bem capaz de ter o seu interesse, sobretudo para quantos, no h muito, viveram os tempos da Paixo, Morte e Ressureio de Cristo. capaz de ter o seu interesse, . Contrariamente ao que se diz, designadamente nos Livros Sagrados, no houve apenas trs Reis Magos. No. Houve mais um. O Quarto Rei Mago, que nunca conseguiu estar com Cristo, nunca o viu. E se ele tentou! Conta a histria que ele at comprou umas quantas pedras preciosas para ofertar ao Menino e Me. Tambm foi avisado pela tal estrela... recordam-se? S que perdia sempre a altura exacta. Chegou ao estbulo onde Ele nasceu e j Ele l no estava. Foi-se em demanda da terra onde Ele vivia com Jos e Maria... e no conseguiu encontr-lo. Foi longa a caminhada. Longa e dolorosa. Ele viu, de resto, a misria que campeava pelo mundo de ento. E at se pode dizer que ele chegava sempre atrasado... porque os miserveis, os deserdados da fortuna, estavam sempre em seu redor, pedindo-lhe apoio.

Era tera-feira. A reprter ABC passava pela St Clair antes de chegar a Calednia. Viu bastantes veculos a virarem para o Prestige Salon e Spa localizado no 1613 da St Clair em Toronto, bem perto do Tvora. O que deu mais nas vistas foi ver tambm a nossa colega de colunas neste mesmo jornal, a homeopata Venessa Barros, da Ervanria Mundial, na Rogers, tambm a entrar no local. Por isso, l fomos ns, tambm, para ver o que se passava, e cumprimentar Venessa. No se trata bem de um novo salo visto que j esto abertos h bastante tempo mas sim de uma convivncia de clientes e amigas. Uma espcie de agradecimento das suas proprietrias as clientes. O Salo Prestige Salon e Spa nasceu do sonho e grande desempenho de sua proprietria em querer construir o mais moderno salo de beleza da cidade, e desde ento o salo tem sido referncia para muitas que conhecem seus vrios servios onde oferecem cortes de cabelo, tintas, manicura, maquilhagem e bem mais, e ao que tudo parece funciona muito bem.

Cpsula do Tempo com mensagens de esperana


A Cpsula do Tempo, mais uma iniciativa inserida nos 467 anos da elevao de Ponta Delgada a cidade, foi depositada, quinta-feira, junto aos Paos do Concelho, com mensagens de dezenas de alunos do Colgio do Castanheiro e da Coriscolndia. Dentro de 33 anos, altura em que Ponta Delgada comemora 500 anos de elevao a cidade, a Cpsula do Tempo ser aberta e s ento sero conhecidas as mensagens de alunos do 5 e 6 anos do Colgio do Castanheiro e de vrias crianas da Coriscolndia com a resposta pergunta sobre o que gostariam de estar a fazer dentro de 33 anos. Na mesma cpsula esto tambm as assinaturas de todos os colaboardores da Cmara de Ponta Delgada. Jos Manuel Bolieiro fez questo de referir que esta iniciativa, indita nos Aores, teve como grande objetivo envolver os mais novos na causa pblica. Estamos a fazer a histria do futuro com a Cpsula do Tempo, que contm testemunhos das nossas crianas sobre o que esperam de Ponta Delgada dentro de 33 anos. Esta a capacidade de inovao feita com a participao da nossa juventude e desta forma que todos os que aqui esto ganham interesse pela causa pblica, ajudando a construir uma poltica tica e sria com o envolvimento de todos disse o Presidente da Cmara. Para Jos Manuel Bolieiro, as mensagens de esperana depositadas na Cpsula do Tempo podero ser sinnimo de um futuro de inteligncia competitiva da cidade de Ponta Delgada, a testemunhar dentro de 33 anos, na celebrao dos 500 anos da cidade.

Bem... deixamos este curto artigo por aqui para no parecer um anuncio, porque no o , e desejar a melhor sorte para famlia Prestige. - Sonia Micael / ABC

Os anos foram passando, O Rei Mago calcorreara o Egipto, a Galileia, a Betnia. Mas outra vwez... chegava atrasado. Exactamente. Nunca conseguia encontrar-se com o Menino que, entretanto, crescera. De resto, das pedras preciosas que tinha comptrado para ofertar a Cristo... j restavam poucas. Ele ia dando... dando sempre a quantos se abeiravam dele. Um dia... chegou a Jerusalm. Algum lhe disse que Ele, o Cristo, andava por ali. J com 33 anos... imaginem. Trinta e trs anos, sua procura e a chegar sempre atrasado. Agora estava por ali, em Jerusalm. Das prolas, compradas quando viu a luz a anunciar o Nascimento de Cristo,... j s tinha uma. As outras foram sendo vendidas para ajudar os que dele se abeiravam. E aquela prola... aquela prola tambm j no tinha valor... porque Cristo estava mesmo por ali. Mas... estava a ser crucificado! O Rei Mago chorou. E chorou amargamente. que fizera do encontro com Cristo... a sua misso na vida. E falhara... falhara sempre. Chegava sempre atrasado! Chorava, amargamente, frente Cruz. O quarto Rei Mago entendia que falhara na sua misso. E foi ento a histria assim o diz e eu no sou nuingum para duvidar da histria... que o Quarto Rei Mago ouviu uma voz. Uma voz que lhe penetrava no coro, mais do que nos ouvidos. -No. Tu no falhaste. Encontraste-me vezes sem conta no teu caminhar. Eu estava nu e tu vestiste-me. Eu tinha fome e deste-me de comer. Eu fui preso... e foste visitar-me. De facto, encontraste-me muitas vezes no teu caminho. que eu estava, afinal, nos pobres que tu ajudaste. Obrigado... por tantos presentes de amor! No sei porqu, lembrei-me, hoje, de contar esta histria. Talvez que ela diga algo a algum... talvez que ela ajude a uns quantos e a mim... por que no? a ser o Quarto Rei Mago, de que ningum fala. Talvez...

*Ser aberta quando Ponta Delgada fizer 500 anos

Queremos com este ato simblico sinalizar um especial sentido de responsabilidade na superao de objetivos de gerao - sustentou. Assim que as crianas acabaram de depositar as suas mensagens na Cpsula do Tempo, esta foi fechada e colocada no espao criado para o efeito mesmo junto aos Paos do Concelho, que o Presidente da Cmara fechou chave. Este mesmo espao vai ficar selado at s comemoraes dos 500 anos da cidade, em 2046. Depois deste ato simblico, Jos Manuel Bolieiro levou as crianas ao seu gabinete para que as mesmas pudessem assistir colocao da chave num quadro que agora est afixado numa das paredes da entrada dos Paos do Concelho de Ponta Delgada. Dentro de 33 anos, a chave ser retirada do quadro para abrir a Cpsula do Tempo, altura em que as mensagens escritas pelas crianas sero retiradas e divulgadas publicamente.

20 . Automobilismo

08 Abril 2013

Porsche quer gama com sete modelos

Alpine mostra prottipo para as 24 Horas de Le Mans

Paulo Alves Carlos Moreira

O CEO da marca de luxo confirmou tambm que o Cayenne e o Macan tero hbridos plug-in e disse que o superdesportivo 960 no uma prioridade. Em declaraes Auto Motor und Sport, Matthias Mller diz o ideal que a Porsche tenha uma gama com sete modelos. A preferncia do responsvel mximo pela marca de Estugarda est relacionada com o ciclo mdio de vida de um modelo, que precisamente de sete anos. O que, segundo ele, permitiria o lanamento de um novo Porsche todos os anos. Mller referiu ainda que o sexto modelo da marca alem poder ser um desportivo a posicionar entre o 911 e o 918, e que o stimo modelo poder ser um baby Panamera (que pode muito bem ser o Pajun, j falado para 2017). Apesar da aluso do CEO alemo ao interesse na concesso de um novo supercarro, ficou claro que este no dever ser um 960, tido como um anti-Ferrari Berlinetta. A conversa incidiu tambm sobre o recente anncio do forte investimento em modelos hbridos plug-in. Depois de confirmados o 918 Spyder e o Panamera S E-Hybrid, ficou implcito que outros modelos recebero esta tecnologia, nomeadamente o Cayenne e Macan. A propsito deste ltimo, o responsvel mximo pela Porsche alegou que no se tratar de um simples badge engineering do Audi Q5 (modelo com o qual partilhar componentes mas no a plataforma). Sabe-se, para j, que o futuro SUV mdio previsto ainda para este ano -, ter uma suspenso personalizada, posio de conduo rebaixada e motores da Porsche.

regressar este ano s 24 Horas de Le Mans. O regresso da Alpine s provas de resistncia, depois de 35 anos A Alpine revelou a decorao do prottipo com que vai de ausncia, representa mais um captulo no processo de ressurgimento da marca francesa antes da comercializao, em 2016, do primeiro modelo desenvolvido pela Socit des Automobiles Alpine-Caterham. Anunciada foi tambm a formao que participar nas 24 Horas de Le Mans: Nelson Panciatici e Pierre Ragues que disputaro todo o campeonato ELMS aos quais se juntar Tristan Gommendy para a prova no mtico circuito de la Sarthe. As primeiras voltas do Alpine com o nmero 36 tero lugar a 26 e 27 de Maro, no circuito de Paul Ricard,no programa de ensaios colectivos do ELMS. Em 1978, o Alpine-Renault A442B que venceu as 24 Horas de Le Mans desceu os Campos Elseos, sob os aplausos do pblico, que

aclamava a performance de Jean-Pierre Jaussaud e Didier Pironi. Mas 35 anos depois, o pblico de Paris pode de novo admirar o A442B, que uma das vedetas da exposio No Limit!, no Atelier Renault at 7 de abril. Neste regresso, a Alpine associa-se equipa Signatech, que participar com um prottipo LMP2 Alpine, com um motor Nissan de 500 cv, nas cinco provas do Campeonato ELMS, cuja primeira etapa se realiza em Silverstone, a 13 de abril. Representar a Alpine , ao mesmo tempo, um orgulho e uma enorme responsabilidade, referiu Philippe Sinault, responsvel da Signatech-Alpine, equipa que inscreve o novo Alpine. A nossa ambio ser um dos protagonistas na, muito competitiva, categoria LMP2. E vamos encarar as sesses de testes e as duas primeiras corridas do ELMS como preparao para as 24 Horas de Le Mans, sem dvida, o ponto alto da temporada.

Motores de 2014 vo ter mais dias de testes As equipas de Frmula 1 vo ter mais dias de testes com os motores

de 2014, mas dificilmente os novos motores estaro para teste no prximo inverno. As equipas de Frmula 1 vo ter mais dias de testes para preparar a revoluo que ir acontecer na transio de 2013 para 2014, mas, em princpio, os dias adicionais sero concedidos j no prximo ano e no imediatamente aps o fim desta poca. Tudo indica que o pedido das equipas para terem mais uma sesso de testes coletivos (quatro sesses, em vez das trs deste defeso) ser, compreensivelmente, aceite pela FIA e pela FOM. No entanto, o desejo formulado por alguns engenheiros para poderem faz-lo ainda em 2013 mais complicado. A questo mais complicada do que parece, esclarece Rob White, o homem-forte dos motores Renault para a Frmula 1: se uma equipa quiser um motor novo para, digamos, o ms de outubro, ele tem que ser feito em setembro, esclarece publicao britnica Autosport, acrescentando que, as peas para construir esse motor tm, porm, de comear a ser feitas trs meses antes. Quer isto dizer que, para ser possvel testar, em novembro, os novos motores 1.6 Turbo V6 da Renault - que, em princpio, continuar a equipar quatro escuderias - eles teriam que ser construdosem agosto. E como os novos seis cilindros so totalmente novos e tm que ser construdos de acordo com parmetros diferentes, no que diz respeito a projeto, arquitetura, suportes e sistemas, impossvel planear e construir os motores com tanta antecipao. O que poderia acontecer seria um fornecedor construtir motores em agosto e, em novembro, a equipa que o pediu ter mudado radicalmente de ideias sobre o que pretendia. Ao que tudo indica, a data provvel para os primeiros testes com motores V6 ser mesmo no incio de janeiro.

Piloto australiano vai por fim sua carreira na F1 e pretende correr pela equipa oficial da Porsche em Le Mans. O despique com Sebastian Vettel, que culminou com o triplo campeo do mundo a desrespeitar ordens de equipa para ganhar o Grande Prmio da Malsia, ter sido a gota de gua que fez transbordar o copo de Mark Webber: segundo um jornal alemo, o australiano j fez saber a Dietriech Mateschitz (dono da Red Bull), por via de Helmut Markko (consultor da equipa), que no quer renovar contrato com a equipa para 2014. Mas a publicao Drive, da Austrlia, vai mais longe e diz que o piloto australiano, atualmente com 36 anos, ter tudo acertado para ser um dos pilotos oficiais da Porsche, quando a marca alem fizer o regresso oficial s corridas de prottipos, no prximo ano, com o objetivo de ganhar em Le Mans. Se ele quiser ir embora, ser sempre uma escolha dele, para ns ele um fortssimo candidato a ser nosso piloto em 2014, comentou Dietriech Mateschitz, citado num jornal alemo: h outros candidatos a um lugar na Red Bull e qualquer um dos rapazes que est na Toro Rosso , tambm, forte candidato, acrescentou o austraco. A imprensa britnica avana, tambm, que a Red Bull pode estar a pensar contratar Kimi Rikknen para o lugar de Mark Webber.

Webber deixa F1 e vai correr com a Porsche

A ltima experincia de Mark Webber em Le Mans ficou na memria de muita gente, mas suspeitamos que no esteja entre os seus momentos desportivos mais memorveis. O piloto australiano era colega de equipa de Pedo Lamy, na equipa oficial da Mercedes, e foi protagonista de um momento assustador: o seu CLK-GTR levantou voo em plena reta das Hunaudires, no circuito de Le Mans, no decorrer da primeira volta do Warm-Up. Mais tarde, j na corrida, seria Peter Dumbreck a voar com outro Mercedes para fora da pista, pondo assim termo ao negro regresso do construtor de Estugarda clssica francesa.

Travessas de petiscos tradicionais da Polnia, a sua terra natal (dois tipos de chourias estilo kielbasa, queijo, pickles caseiros) talvez pudesse ser para Edyta Tobiasz uma ideia boa por onde comear. A mulher, que foi dramaticamente socorrida na segunda feira, revistava a sua casa em Oakville para ver o que podia oferecer j que palavras eram poucas. Nao sei bem o que dizer, mas estou muito contente e grata, disse Tobiasz. Trs dias depois de um camio gigante de carga ter esmagado o seu carro perto de Highway 403 e Dundas St., Tobiasz e seu Marido Rolando convidaram algumas das pessoas responsveis pela ajuda. Membros dos bombeiros de Oakville e Mississauga, da policia provincial do Ontrio, paramdicos e ate Steve Matchett, o operador do carro de reboque que levantou o camio estiveram em sua casa. Eu lembro-me de ti, e de ti, e de todos vs, disse Tobiasz, que no tem nenhum sinal visvel do acidente para alm de um curativo na mo esquerda. Alguns chamaram o incidente como sorte, outros de milagre. ABC no quis deixar de, pelo menos, lembrar o sucedido. A foto fala por si.

Como que se agradece a quem nos salva a vida?

08 Abril 2013

Comunidades . 21

Associao dos Amigos da Praia da Vitria


A Associao dos Amigos da Praia da Vitria de Toronto vai levar a efeito o seu convvio anual, que este ano se realiza no Domingo, dia 28 de Abril, pelas 13 horas, no Ambiance Banquet Hall, 501 da Aliance Avenue. Segundo uma nota a que j fizemos referncia, estar presente Roberto Monteiro, Presidente da Camara Municipal da Praia da Vitoria, e Paulo Codorniz, vereador da edilidade praiense. Animaro a festa o talento local, Steve Vieira, e Francisco e Alaide Borges, acompanhados pelos musicos Jose Avelino, Miguel e Joao Borges, vindos directamente da Terceira. Para mais informaes e reservas, podem os interessados contyactar Antnio Rodrigues, pelo telef. 416-588-2000.

Po fresco a toda a hora * Bolos para todas as ocasies festivas * Pastelaria * Refeies rpidas * Caf Espresso e Canadiano
TUDO SERVIO COM ESMERO E REQUINTE

Para todo o tipo de festividades e eventos Fale connosco

Porque experimentar ABC ? Com ABC o seu Anuncio faz mais Kilmetros na Provncia do Ontrio do que com qualquer outro jornal da comunidade.

So muitos os milhares que j nos conhecem! Mas h sempre lugar para mais um!

(416) 995- 9904

352 Oakwood Ave, Toronto, ON

(416) 651-1780

22 . Passatempos

08 Abril 2013

Gossip
Anestesista adormece durante as operaes. A ltima vez, foi num parto.
No foi a primeira vez que o dr. Rajat Banerjee deixou a sala de operaes aps anestesiar um paciente. H uns anos, isso aconteceu durante uma interveno delicada e podia ter tido consequncias graves, pois a dose no era suficiente. Felizmente, na altura apanharam-no a tempo de corrigir o erro. Agora ele repetiu a proeza. Aps administrar anestesia a uma mulher que ia ter um parto, foi para a sala ao lado e adormeceu. Colegas seus descreveram uma cena de grande tranquilidade: braos cruzados, queixo no peito, pernas esticadas. Pareceu-me estar a dormir, disse um colega com moderao britnica. Quem no achou graa foi o tribunal especial para mdicos em Manchester, que tem estado a ouvir testemunhas (incluindo o prprio mdico, obviamente) e poder aplicar uma pena severa. Enfim, pelo menos ningum dir que o dr. Banerjee no mostrou empatia com os doentes.

Horscopo
Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5
Se puder, procure evitar os trabalhos de rotina, minuciosos, pois este um tempo para se dedicar a tudo o que exija energia. Deixe passar este momento para fazer qualquer compra que tenha que ver com esttica ou conversa de carcter afectivo.

Gmeos - 21-5 A 20-6

A sua relao com o mundo domstico ser tranquila, embora possa sentir que deva organizar mais eficientemente o seu lar.

Caranguejo - 21-6 A 20-7 Leo - 21-7 A 20-8

Se tem uma actividade ligada arte, este pode ser um momento de inspirao. A sua vida afectiva tambm est beneficiada.

Sentir maior necessidade de comunicar, o que pode contribuir para desfazer mal entendidos ou mostrar-lhe novos horizontes.

Virgem - 21-8 A 20-9

Sudoku
7 2 5 7 3 4 6 9 8 8 5 8 7 4

Palavras Cruzadas
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 5 6
4

Poder interessar-se por actividades sociais que envolvam amigos chegados. beneficiada a comunicao com scios.

Balana - 21-9 A 20-10

Momento marcado por uma pequena desiluso ou por um momento no qual uma dada relao se torna mais complicada.

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

Pode sentir uma maior tenso interior. No seja imprudente, evite excessos que lhe podero provocar desconforto.

Atravessando um perodo de sensibilidade extra, ser fcil conseguir uma maior compreenso da sua pessoa.

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2 Peixes - 21-2 A 20-3


Verticais

9 1 6 3 5
9 5 8 3 7 2 6

4 9

A sua fora interior ser a catapulta que necessita para atingir os seus objectivos. Procure no ferir os outros.

10 11
Horizontais

A sua capacidade de entendimento est mais forte. A sua famlia estar receptiva s suas ideias. Aceite/proponha uma viagem.

3
1 3 6 5 9 7 4 8 2

Receios com o bem-estar financeiro podero surgir. Se sempre conseguiu super-los, no ser agora que ficaro por resolver. 1-Adorai/Lago da sia; 2-Santo casamenteiro; 3-Molha (pop.)/Luzeiro/Batrquio; 4-Rochedo/Iluso; 5-Saudvel/Ativos/Maligna; 6-Nota musical/Aquelas/Casal; 7-Base area/Alumnio (s.q.)/ Poeta; 8-Vila do distrito de Aveiro/Habitai; 9-Co de caa corpulento/Sinal ortogrfico/Consoante repetida; 10-Prisca; 11-Notcia/Pequeno mamfero roedor;

1-Santo padroeiro dos motoristas; 2-Letra grega/Semelhante; 3-Feiticeira/Maroto; 4-Nome prprio feminino/Observei/O sono das crianas; 5-Pronome pessoal (inv.)/Nota musical/Aquelas/Ama-seca; 6-Plantao de oliveiras/Telrio (s.q.); 7-Batrquios sem cauda/Dar mios; 8-Colhes os rizes/Regresso; 9-quele/Dois/Alta tenso; 10-Chutar; 11-Aia;

Receita
Ingredientes: -1 manga madura -6 gemas de ovos -30 g de farinha maizena -150 g de acar -5 dl de leite gordo -3 gotas de baunilha (essnc.) -1 pau de canela -acar para queimar q.b. Confeco: Descasque a manga e corte-a em bocados. Leve ao lume numa caarola pequena com um pouco de gua e a essncia de baunilha durante 5min. Retire do lume e triture com a varinha mgica. Reserve. Entretanto, misture as gemas previamente bem batidas (c/ a batedeira) c/ a farinha maizena, o acar, o

Creme de Manga Dourado

Sudoku

leia e divulgue o ABC

HORIZONTAIS 1-Cristvo 2-Eta; Tal 3-Maga; Magano 4-Ana; Vi; O 5-Ti; Mi; As; B 6-Olival; Te 7-Anuros; Miar 8-Rizas; Volta 9-Ao; Par; AT 10-Rematar 11-Camareira

8 2 1 5 3 9 6 7

3 7 8 6 2 4 5 1

VERTICAIS 1-Amai; Aral 2-Antnio 3-Rega; Luz; R 4-Ita; Miragem 5-S; Vivos; M 6-Mi; As; Par 7-Ota; Al; Vate 8-Vagos; Morai 9-Alo; Til; Rr 10-Beata 11-Nova; Rato

2 1 3 4 6 7 9

4 6 5 9 7 1 3 2

7 9 2 8 1 6 4 5

1 4 6 3 5 2 8 9

5 8 4 1 9 7
3

9 3 7 2 8 5 1 4

Anedota
Zezinho para a tia Leocdia: - Poque pes tanto p de arroz na cara, tia? - Para ficar mais bonita... - E porque no ficas?

leite e o pau de canela, misture tudo muito bem. Leve a lume mdio at espessar, sem deixar de mexer com uma colher de pau. Retire do lume e, pouco a pouco, misture a polpa de manga. Retire o pau de canela, deite o creme em tacinhas e deixe arrefecer. Depois de arrefecido, ponha no frigorfico. Polvilhe o creme com acar e queime-o com o ferro em brasa. Sirva de seguida.

Palavras Cruzadas

08 Abril 2013

Benefcios da cnfora

Coisas e loisas . 23 So muitas as vantagens do xarope Dizemos algumas


e Mostr io nc n A e t es Ter 20% nto Desco

Antnio Custdio Barros (RNhP 7132) Tel. 416 533-8907

NEERA

O Vinagre de ma de cidra o extracto me do vinagre de cidra no pasteurizado, sem qualquer conteuto alcolico, feito a partir de mas de excelente qualidade, sabor e cheiro de extrema pureza, produzido com mtodos antigos mas com resultados finais qualitativamente exigentes, sem aditivos ou preservativos. Contem a me do vinagre com grande riqueza em pectina e outros valores enzimticos. Ajuda nas digestes, permite a desintoxicao do organismo, assim como usado nas dietas naturais como tempero (temperos de saladas, marinados, bolos, etc.), e tambm nas dietas para perda de peso. Pode tomar uma a trs colheres de sopa de vinagre de ma com ou antes de uma refeio por dia, ajuda a reduzir o colesterol no sangue e a regular a presso sangunea arterial. Graas ao seu conteto em potssio um bom reequilibrador e eliminador de toxinas, ajuda nos problemas de cido rico contido nas articulaes normalmente associando-se homeopatia ou unha de gato no tratamento das hiperuricmias e da gota. Pode associar-se na gua do banho. Aproximadamente meio copo de vinagre na banheira, serve para evitar infeces a fungos e tratar certos problemas da pele. O consumo deste vinagre previne a formao de clculos renais, infeces do aparelho urinrio e genital, ajuda na artrite, dores de cabea, problemas de pele (acne, eczema, excesso de leo, etc.), representa uma ajuda na fadiga, no excesso de exerccio. O vinagre de ma deve ser obtido a partir da agricultura biolgica, no pasteurizado de cor acastanhada, com pequenos fragmentos das mas, obtidas por fermentao actica. O vinagre de ma pode adicionar-se ao xarope de Seiva (produto de emagrecimento e de desintoxicao corporal), de ptimos resultados para uma boa perda de peso. UMA BOA SEMANA!

RECEITA ORIGINAL O processo de fabrico continua a seguir a receita concebida pelo criador da Cura com sumo de Limo. * Mistura de dois tipos de seiva: seiva de palma (rica em potssio e sdio); seiva de cer (rica em mangans e zinco); Seivas de Grau C o grau mais rico em clcio, zinco, mangans e ferro. * Tecnologia de Hot-Filling, embalada a quente, no necessitando de conservantes. Sem aditivos qumicos 100% natural, sem corantes nem conservantes.

O Xarope de NEERA permite:


Desintoxicar Aco drenante Aco diurtica Aco anti-toxinas Reduzir eficazmente o peso Aco Lipoltica Aco anti-gorduras localizadas Reduzir o volume e ventre mais liso Aco anti-Reteno de Lquidos Aco Anti-celultica

Promover Bem-Estar

* Aco Auto-Regenerante * Aco de Auto-regulao * Aco estimulante * Aco tonificante * Obteno de um aspecto mais juvenil * Obteno de maior elasticidade do corpo
Esta dieta no se destina apenas ao emagrecimento mas tambm para desintoxicar o organismo promovendo o seu bem-estar. A cura com xarope NEERA e sumo de limo um meio eficaz para desintoxicar o organismo se for feito de acordo com as instrues correctas (aconselhamos a leitura do livro A cura com sumo de limo, de K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vrios casos que uma alterao de um ingrediente pode provocar efeitos indesejveis. O uso de produtos de imitao (por vezes contendo conservantes e/ ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

OFERTAS DE EMPREGO
-Empregados fluente em portugus e ingls, para pastelaria e padaria na rea de Whitby. 647-234-7346. -Vendedor para empresa de produtos alimentares. Eviar resume via fax. 416-766-9534. -Operrios e encarregado com experincia e com carta de conduo, para companhia de jardinagem. 905-873-8911. -Empregado para limpeza de carros. Contactar Carmen. 416-358-3272. -Mecnico de veculos pesados com o minmo de 3 anos de experincia. 416-984-4308. -Operrios e condutor para companhia de jardinagem. 416-783-3500. -Empregada em regime de part-time para floricultura, experincia em atendimento e fluente em ingls e portugus. 416-516-1569. Ext. 221. -Empregados de limpeza para as reas de Milton e Burlington. 416-745-5221. Ext. 256. -Operrios para acabamentos em cimento. Contactar Marcio. 416-791-6097. -Operrio e condutor com carta DZ, para companhia de pavimentao. Contactar Dino. 416-638-4588 Precisa-se EMPREGADA PARA CAF/SNACK BAR. Interessadas podem telefonar para 416-533-1950 entre as 8 da manh e as 5 da tarde.

1227 Dundas St. W. Toronto, M6J 1X6 Email: ervanaria@bam-internacional.com www.florauniversal.com Clubes e Associaes
AMIGOS DE SO MATEUS - Sbado, 13 de Abril, Jantar abrilhantado por 5 Star Productions. Actuaes de Mrio Marinho, Ricardo Cidade, Sandra Silva, Joo Carlos Silva, Paulo Avelar, Alberto Correia e Fbio Ourique. Ambiance Banquet Hall. ASAS DO ATLNTICO - Sbado, 11 de Maio, celebrao do Dia da Me. Baile com Tony Silveira Band. ASSOCIAO DOS AMIGOS DA PRAIA DA VITRIA - Domingo, 28 de Abril, Convvio Anual a realizar no Ambiance Banquet Hall, s 13h00. Actuaes de Steve Vieira, Francisco e Alaide Borges, acompanhados por Jos Avelino, Miguel e Joo Borges. Presena de Roberto Monteiro, Presidente da Cmara Municipal da Praia da Vitria, Srgio Avila, vice-presidente do Governo Regional dos Aores. CASA DO ALENTEJO - Sexta-feira, 12 de Abril, Encontro literrio e colquio com a escritora Margarida Fonseca Costa, s 18h30. Dias 12, 13 e 14 de Abril: 1. Festival Portugus de Teatro Amador no Canad, com Grupo de Teatro O Projecto, Abrigo e Brazil Teatro. Quartafeira, 17 de Abril: Segunda sesso do Ciclo de Cinema Portugal/Brazil. Apresentao do filme O ltimo voo do Flamingo, s 18h30. CASA DOS AORES - Domingo, 21 de Abril, assembleia-geral, s 14h00. CONVVIO NORDESTENSE - Sbado, 13 de Abril, convvio com a Comunidade Nordestense a realizar no Oasis Convention Centre. Jantar, Conjunto Unique Touch e actuao de Jessica Amaro. Informaes: 416-953-5960. PARQUIA DE SANTA MARIA DOS ANJOS Sbado, 13 de Abril, Baile da Primavera abrilhantado por Katy Alves, s 19h00. Informaes: 416-656-4170.

FLORA UNIVERSAL /Lagoa Azul

VENDE-SE POR BOM PREO


Todo o equipamento para montar uma churrascaria, incluindo balco frigorifico. Tudo em boas condies. Contactar por favor pelo 416-839-1708

Este espao pode ser seu... ligue seja qual for o seu anuncio... teremos muito gosto em ajudar...

416 995 9904

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

You might also like