You are on page 1of 38

MDULO I

INTRODUO FARMACOLOGIA HISTRIA E CONCEITOS FUNDAMENTAIS

A palavra farmacologia etnologicamente se origina da palavra Pharmakon, do grego que quer dizer droga, frmaco ou medicamento, mais logos que significa estudo. De uma maneira genrica e bastante simplificada poderamos conceituar farmacologia de diversas formas, como se segue:

Estudo da interao dos compostos qumicos com os organismos vivos; Cincia experimental que lida com as propriedades das drogas e seus efeitos nos sistemas vivos; Cincia que estuda as alteraes provocadas no organismo pelas drogas ou medicamentos.

A farmacologia pode, ainda, ser definida como o estudo do modo pelo qual a funo dos sistemas orgnicos afetada pelos agentes qumicos. A farmacologia foi reconhecida como cincia na segunda metade do sculo XIX, onde os princpios cientficos passaram a serem considerados no estabelecimento das prticas teraputicas. No entanto, desde as civilizaes mais antigas, remdios baseados em ervas ou outros produtos naturais de origem vegetal, animal ou mineral eram amplamente utilizados para combater as diversas enfermidades que acometiam o homem e os animais domsticos, que com ele conviviam. At o sculo XIX, a teraputica era pouco influenciada pela cincia. A partir desta fase, alguns cientistas importantes contriburam para que esta influncia fosse aumentada, dentre eles podemos citar o patologista alemo Rudolf Virchow, que naquela poca comentou o fato da seguinte forma: A teraputica um estgio emprico apreciado por clnicos e mdicos prticos, e atravs da combinao com a fisiologia que precisa ascender para ser uma cincia, o que ela no nos dias de hoje.

A falta de conhecimentos cerca do funcionamento do organismo e o sentimento de que doena e morte eram assuntos semi-sagrados dificultavam o atendimento dos efeitos das drogas e facilitava o emprego de doutrinas autoritrias e nada cientficas. Com o passar do tempo, as formas empricas de tratar as doenas forma dando lugar aos sistemas teraputicos mais definidos. A alopatia proposta por James Gregory no sculo XVIII dispunha como recursos teraputicos somente a sangria, agentes emticos e purgativos, cujos efeitos indesejveis costumavam levar morte muitos pacientes. Logo depois, no incio do sculo XIX, Hahnemann introduziu os princpios da homeopatia. Muitos sistemas teraputicos surgem e desaparecem ao longo do tempo, muitos deles baseados em princpios dogmticos. Rang et al. (1997) comentam este fato de forma bastante contundente, conforme o fragmento de texto abaixo, transcrito destes autores:

Os sistemas teraputicos cujas bases se assentam fora dos domnios da cincia esto, claro, muito em prtica hoje em dia, e vem at ganhando espao sob o ttulo de medicina alternativa ou holstica. Em sua maioria, rejeitam o modelo mdico que atribui a doena a um desarranjo subjacente da funo normal que pode ser definido em termos bioqumicos e estruturais, detectado por meios objetivos e influenciado beneficamente por intervenes fsicas ou qumicas apropriadas. D maior importncia, sobretudo ao malestar subjetivo, que pode estar associado ou no a doena. O abandono da objetividade na definio e na medida da doena segue junto com um afastamento similar dos princpios cientficos em fixar a eficcia teraputica. Disto resulta que princpios e prticas podem ganhar aceitao sem satisfazer a qualquer critrio de validade para convencer os cientistas, validade exigida por lei antes que uma nova droga possa ser introduzida numa terapia. Como acontece com os secadores de mos eltricos, a aceitao pblica tem pouco a ver com a eficcia demonstrvel; isso talvez seja esperado numa economia de mercado.

A indstria farmacutica tem evoludo e se modernizado muito ao longo do sculo XX e graas aos avanos da qumica e dos mtodos biotecnolgicos, uma infinidade de produtos se encontram disponveis para o uso na prtica clnica. Os produtos qumicos sintticos comearam a serem introduzidos na dcada de 20. Os primeiros frmacos efetivamente desenvolvidos em laboratrio foram s sulfas, descobertas por Domagk a

partir do corante prontosil. Depois vieram os antibiticos, que tornaram possvel a cura de uma srie de enfermidades infecciosas antes tidas como verdadeiros flagelos da humanidade. O desenvolvimento dos frmacos anti-hipertensivos anti representou uma vitria na luta pela longevidade, o que reduziu significativamente a mortalidade pelas doenas vasculares. Dentre uma srie de outras descobertas, podemos citar a dos neurolpticos, aos quais proporcionam melhoras significativas na qualidade de vida dos pacientes psiquitricos e destaque deve ser dado aos agentes imunossupressores que participaram e participam do grande xito no transplante de rgos. Os produtos naturais ainda so importantes, sobretudo na quimioterapia visando o tratamento das doenas infecciosas, mas os produtos sintticos esto se tornando cada vez mais numerosos. Com o avano da biotecnologia, principalmente atravs do domnio da tcnica do DNA recombinante, hoje existe uma gama de novos agentes teraputicos na forma de anticorpos, enzimas, hormnios, fatores de crescimento e citosinas. Mais recentemente tem se realizados ensaios visando terapia gnica, onde se introduz novo segmento de DNA no genoma do indivduo para adicionar, restaurar ou substituir genes ausentes ou anormais no sentido de reparar defeitos inatos do metabolismo.

Diante do exposto acima, deve-se dizer que a compreenso de como as drogas ou outros compostos agem nos componentes do corpo em nvel molecular deve aprimorar-se acentuadamente nos anos vindouros. Este conhecimento vai oferecer boa base para o uso racional de drogas na terapia medicamentosa, assim como fornecer uma base para o desenvolvimento de novas drogas com um mnimo de efeitos colaterais indesejveis. Assim, podemos concluir que o estado da farmacologia reveste-se de grande importncia para os profissionais que militam no campo das cincias biomdicas, onde as drogas se constituem em ferramentas importantes, seja na prtica clnica, ou seja, na experimentao biolgica ou biotecnolgica.

Em termos gerais, de uma forma mais didtica, a farmacologia, bem como as drogas, podem ser caracterizadas e a farmacologia correlacionada com as demais reas do conhecimento conforme o fluxograma e a figura abaixo:

A Farmacologia pode ser vista como uma vasta rea do conhecimento cientfico e nas suas diferentes abordagens pode se subdividir em cerca de seis reas principais. Optamos pela diviso proposta abaixo, apesar de que, consultando os diferentes autores podemos observar algumas diferentes quanto incluso ou no de determinadas subdivises. As diferentes reas da farmacologia so as seguintes:

a)

Farmacodinmica (do grego dnamis = fora): Estuda o mecanismo de ao dos frmacos, as teorias e conceitos relativos ao receptor farmacolgico, a interao droga-receptor, bem como os mecanismos moleculares relativos ao acoplamento entre a interao da droga com o tecido alvo e o efeito farmacolgico; Farmacocintica (do grego knets = mvel): Estuda o caminho percorrido pelo medicamento no organismo. A farmacocintica corresponde s fases de absoro, distribuio e eliminao (biotransformao e excreo) das drogas. Atravs da farmacocintica se consegue estabelecer relaes entre a dose e as mudanas de concentrao das drogas nos diversos tecidos em funo do tempo; Farmacotcnica: Estuda o preparo, a manipulao e a conservao dos medicamentos, visando conseguir melhor aproveitamento dos seus efeitos benficos no organismo; Farmacognosia (do grego gnsis = conhecimento): Cuida da obteno, identificao e isolamento de princpios ativos a partir de produtos naturais de origem animal, vegetal ou mineral, passiveis de uso teraputico; Farmacoteraputica: Refere-se ao uso de medicamentos para o tratamento das enfermidades, enquanto o termo teraputico mais abrangente, envolvendo no s o uso de medicamentos, como tambm outros meios para a preveno, diagnstico e tratamento das enfermidades. Esses meios envolvem cirurgia, radiao e outros; Imunofarmacologia: rea relativamente nova que tem se desenvolvido muito

b)

c)

d)

e)

f)

nos anos graas possibilidade de se interferir, atravs do uso de drogas, na realizao dos transplantes e de se utilizar com fins teraputicos substncias normalmente participantes da resposta imunolgica. Alm disso, se verifica

uma grande inter-relao entre farmacologia e imunologia quando considera o desenvolvimento cada vez maior de drogas capazes de interferir com as diversas fases do processo inflamatrio.

se

A Toxicologia uma cincia muito prxima da farmacologia e alguns autores a considerarem como parte desta ltima pelo fato de haver sobreposio de interesses e tcnicas entre elas. A Toxicologia estuda os agentes txicos, sendo que estes podem ser quaisquer substncias qumicas ou agentes fsicos capazes de produzir efeitos nocivos a organismo vivo. Vale ressaltar que o interesse da toxicologia esta voltada para os efeitos nocivos dos diversos agentes.

Conceitos e Termos Mais Usados em Farmacologia

Ao se iniciar no estudo da farmacologia necessrio que se observe alguns conceitos que so bastante usados e que se faa devida distino entre eles para a melhor compreenso dos demais aspectos relativos ao contedo a ser abordado mais frente. Abaixo listamos alguns dos conceitos mais importantes.

Droga: Qualquer substncia qumica, exceto aquelas que servem como alimento, capaz de produzir efeito farmacolgico em um organismo ou tecido vivo. Vale ressaltar que as drogas no criam funes no organismo, mas simplesmente as alteram. Os efeitos provocados pelas drogas podem ser tanto benficos quanto malficos. Remdio: Do Latim remedium (re = inteiramente mais mederi = curar). Remdio uma palavra normalmente usada pelo leigo como sinnimo de medicamento ou especialidade farmacutica. Portanto, remdio pode ser tudo aquilo que cura ou evita as enfermidades. No s as substncias qumicas podem ser consideradas como remdios, mas tambm alguns agentes fsicos como massagens, duchas e etc. Txico ou veneno: Por txico ou veneno compreende-se uma droga ou uma preparao com drogas que produz efeito farmacolgico malfico. Iatrogenia ou Iatrognese: Quando um medicamento administrado a um indivduo provoca uma leso ou uma doena de forma no intencional, dizemos que houve uma

leso ou doena iatrognica. Essa situao pode vir a ocorrer, por exemplo, nos dois casos abaixo:

Por administrao excessiva do medicamento; Por hipersensibilidade do indivduo que recebe o medicamento.

Teraputica: Pode ser definida como a aplicao clnica da farmacologia, ou seja, como administrar determinado medicamento para tratamento e/ou preveno de doenas. Medicamento: Do Latim medicamentum. uma droga devidamente preparada para ser administrada ao paciente. Destinada a prevenir, curar, diminuir e/ou diagnosticar as enfermidades, ou seja, uma substncia qumica empregada visando um efeito benfico. Podemos dizer que todo medicamento uma droga, mas nem toda droga um medicamento. A ANVISA classifica o medicamento como um produto farmacutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnstico. Posologia: (do grego poso = quanto, mais logos = estudo). o estudo da dosagem do medicamento com fins teraputicos. Dose: a quantidade capaz provocar uma resposta teraputica desejada no paciente preferivelmente sem outra aes no organismo. Dosagem: A dosagem inclui, alm da dose, freqncia de administrao e durao do tratamento. Idiossincrasia: O termo idiossincrasia refere-se refere s reaes particulares ou especiais do organismo s drogas, comumente chamadas reaes idiossincrsicas. Essas so nocivas, s vezes fatais e ocorrem em uma pequena minoria dos indivduos. Na maioria dos casos a causa no bem compreendida, mas acredita-se que os fatores genticos possam ser responsveis em algumas situaes. Forma Farmacutica: Forma farmacutica a maneira como os medicamentos so preparados, apresentados e conseqentemente comercializados e utilizados, ou seja, comprimido, xarope, suspenso e outros. Na forma farmacutica, alm do medicamento principal ou princpio ativo, entram outras substncias na composio, como veculo ou excipiente, coadjuvante, edulcorante, ligante, preservativo e etc. As formas farmacuticas podem ser classificadas conforme se exemplifica abaixo:

Preparaes lquidas

Solues Misturas homogneas do soluto que base farmacolgica com o solvente que o veculo. Pode se destinar ao uso sob a forma de gotas. Suspenses Misturas heterogneas, sendo que o soluto se deposita no fundo do recipiente necessitando de homogeneizao no momento do uso. Emulses-Substncias oleosas dispersas em meio aquoso, apresentando separao de fases. Xaropes Solues aquosas onde o acar em altas concentraes utilizado como corretivo. Pode conter cerca de dois teros do seu peso em sacarose. Elixires Solues hidroalcolicas para uso oral, aucaradas ou glicerinadas contendo substncias aromticas e as bases medicamentosas. Loes Solues alcolicas ou aquosas para uso tpico. Linimentos - Similares aos anteriores, mas com veculo oleoso.

Preparaes slidas

Comprimidos Forma farmacutica de formato varivel, em geral discide, obtida por compresso. Na maioria dos casos contm uma ou mais drogas, aglutinante e excipiente adequados, prensados mecanicamente. Drgeas Similares aos anteriores, mas com revestimento gelatinoso que impede a desintegrao nas pores superiores do trato digestivo. O revestimento protetor apresenta vrias camadas contendo substncias ativas ou inertes. Costumam ser coloridas e polidas utilizando-se cera carnaba no polimento. Cpsulas Uma ou mais drogas mais excipientes no prensados e colocados em um invlucro gelatinoso ou amilceo. Plulas Associao do princpio ativo com um aglutinante viscoso. Supositrios - Apresentaes semi-slidas slidas para uso retal, que se fundem temperatura corporal pela presena de manteiga de cacau, glicerina ou polietilenoglicol. vulos e Velas - Apresentaes semi-slidas para uso ginecolgico, cuja diferena entre si a forma.

10

Preparaes Pastosas

So preparaes semi-slidas normalmente destinadas ao uso tpico. Como exemplos temos as seguintes: gelias, cremes, pomadas, ungentos e pastas, em ordem crescente de viscosidades. Diferem tambm pelos veculos que so gelatinosos nas gelias, oleosos nas pomadas e aquosos nos demais.

Dose Efetiva Mediana (DE50) a Dose Letal (DL50) e ndice Teraputico Dose efetiva mediana (DE50) a base para produzir determinada intensidade de um efeito em 50% dos indivduos. Doses outras que produzem a mesma intensidade do efeito em outras propores percentuais so designadas DE20, DE80 e etc. Quando o efeito observado a morte dos animais de experimentao, registra-se a dose letal. DL50 significa que morreram 50% dos animais com a dose empregada, DL20, que morreram 20% dos animais e assim por diante. Acredita-se hoje, que o teste de determinao da DL50, anteriormente considerado como parmetro fundamental para a definio da toxicidade qumica, tenha perdido grande parte de sua credibilidade, especialmente em relao a frmacos destinados ao uso teraputicos. Devido aos problemas relacionados abaixo, ele mede apenas a mortalidade e no a toxicidade subletal.

A DL50 varia muito entre as espcies e no pode ser extrapolada com segurana para seres humanos; Ele mede apenas a toxicidade aguda produzida por uma dose nica, e no mede a toxicidade em longo prazo; Ele no mede as reaes idiossincrsicas (reaes que ocorrem a uma dose baixa em uma pequena proporo dos indivduos), embora essas reaes sejam mais relevantes para a prtica que a toxicidade de doses altas; Ele requer o uso de muitos animais e acarreta um sofrimento desproporcional em relao ao conhecimento obtido. 11

O ndice teraputico (IT) definido pela relao DL50/DE50. Vrios autores ainda transmitem a idia de que quanto maior o ndice teraputico de uma droga, maior a sua margem de segurana, pois ele indica a distncia entre a dose letal mediana e a dose efetiva mediana. Erlich definiu inicialmente o ndice teraputico como: IT = Dose mxima no txica/Dose mnima eficaz, infelizmente a variabilidade entre indivduos no levada em conta nesta definio, portanto esse conceito caiu em desuso. O conceito de IT = DL50/DE50 ainda amplamente utilizado, apesar de hoje reconhecermos que este apresenta limitaes claras. O IT capaz de dar uma idia da margem de segurana no uso de um frmaco, mas no efetivamente um guia til para a segurana de um medicamento no uso clnico. As razes para isso so as seguintes:

a)

O tipo de efeito adverso que limita na prtica a utilidade clnica de um frmaco tende a passar despercebido no teste de DL50; A DE50 pode no ser definida, dependendo da media da eficcia utilizada. Por exemplo, pode ser necessrio administrar os frmacos analgsicos em doses diferentes de acordo com a natureza da dor; Algumas formas muito importantes de toxicidade so idiossincrsicas. Em

b)

c)

outros casos, a toxicidade depende muito do estado clnico do paciente. Assim, o propranolol, por exemplo, perigoso para pacientes asmticos em doses que so inofensivas para um indivduo normal.

Introduo Farmacologia Clnica

A industrializao do medicamento, ocorrida a partir de 1920 e aumentada depois da Segunda Guerra Mundial, a responsvel pela dramtica mudana na farmcia. No obstante, esta, mesma circunstncia a que hoje lhe devolve a grande oportunidade de recuperar um papel social protagnico. Com efeito, na enorme quantidade de medicamentos disponveis no presente e na sua variada ao farmacolgica, se manifesta necessidade de que algum, com slidos conhecimentos profissionais ponha

12

racionalidade no mercado e garanta o uso correto de medicamento. Esta tarefa sem dvida para o farmacutico.

Em 1960 surgiu o primeiro conceito de Farmcia Clnica, definido como a parte da farmcia que trata do cuidado do enfermo com particular nfase na terapia farmacolgica, seus efeitos adversos e interaes indesejveis. Em 1990 foi descrito o conceito de Ateno Farmacutica, como a prestao responsvel de cuidados integrais relacionados com a medicao tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Ambos os conceitos estabelecem novos papis e responsabilidades para o farmacutico, orientado ao cuidado e assessoramento do paciente em todos os aspectos relacionados com o uso dos medicamentos, ou seja, o papel do farmacutico que no passado se orientava ao produto, na atualidade se orienta ao paciente. A farmcia Clnica sups a introduo da prestao de servios farmacuticos orientados ao paciente. Houve uma evoluo e os servios no somente se orientaram ao paciente, como tambm os farmacuticos passam a se conscientizar de que sua interveno melhoraria a qualidade de vida dos pacientes. Em 1995, em uma conferncia sobre As direes para prtica clnica em farmcia, patrocinada pela ASPH (American Society of Hospital Pharmacisitis, hoje denominada American Society of Health-System Pharmacist), na qual Hepler apontava que deveria ser estabelecido um compromisso para desenvolver a Farmcia como uma verdadeira profisso clnica. Indicava que deveria existir um convnio ou pacto entre os farmacuticos e seus pacientes e, por extenso, entre a profisso de Farmcia e a Sociedade.

Sem saber que Brodie havia usado o termo sete anos antes Hepler descreveu na sua idia como ateno farmacutica em outra reunio na Carolina do Sul, em 1987: Proponho que os farmacuticos clnicos mudem sua nfase de realizar somente funes isoladas aos pacientes e aceitam uma parcela de responsabilidade na ateno ao paciente. Em 1988, Hepler descreveu a ateno farmacutica como uma relao pactuada entre um farmacutico e um paciente, na qual o farmacutico leva a cabo as funes de controle do uso dos medicamentos, governado pela conscincia e o compromisso de interesse pelo paciente.Strand define como, o componente da prtica da farmcia que

13 10

supe a interao direta do farmacutico com o paciente, com a finalidade de atender s necessidades do mesmo relacionadas com medicamentos. Em qualquer mbito da prtica profissional, os farmacuticos tm diante de si um grande desafio. Ou se integram profissionalmente ao sistema, assumindo novos e protagnicos papis na informao sobre medicamentos, o tratamento de patologias menores e racionalizao dos custos sanitrios, ou continuam com a deteriorizao profissional onde as tcnicas de comercializao cedo ou tarde, os deixaro de lado. Esta crise de identidade atravessa o farmacutico que justifica uma mudana rpida, enrgica e penetrante.

A farmacologia clnica evoluiu com a necessidade de se comprovar a eficcia e segurana dos frmacos em seres humanos, em funo das leis que regulamentam o desenvolvimento, produo e comercializao dos medicamentos. Atualmente, a Farmacologia Clnica a expresso contempornea do emprego do mtodo cientfico para a racionalizao da teraputica medicamentosa. Os ensaios clnicos, os quais seguem princpios ticos e cientficos de experimentao, so os responsveis pelas bases da avaliao de eficcia e segurana dos frmacos. O ensino da farmacologia clnica e a pesquisa com medicamentos uma realidade recente no pas. Portanto, os profissionais da rea de sade, mdicos, biomdicos, farmacuticos e enfermeiros, que trabalham ou pretendem trabalhar nas indstrias farmacuticas, nas empresas privadas que pesquisam e monitorizam medicamentos (contract research organizations) ou nas instituies pblicas de vigilncia sanitria, no recebem a devida qualificao durante a sua formao acadmica.

14 11

VIAS DE ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS


Administrao de medicamentos o processo de preparo e introduo de medicamentos no organismo humano, visando obter efeitos teraputicos. Segue normas e rotinas que uniformizam o trabalho e, todas as unidades de internao, facilitando sua organizao e controle. Administrao de medicamentos um dos deveres de maior responsabilidade da equipe de enfermagem. Para administrar medicamentos de maneira segura a enfermagem deve ter alguns cuidados: - Preparar o medicamento em ambiente com boa iluminao; - Evitar distrao e conversas paralelas durante o preparo das medicaes, diminui o risco de erros - Obter a prescrio mdica (PM), realizar sua leitura e compreende-la, caso haja dvida, esclarec-la antes de iniciar o preparo da PM;

Vale ressaltar que toda medicao s pode ser prescrita por profissional competente e autorizado (p.ex.: mdicos, odontlogos). Toda prescrio s pode comear a ser preparada se estiver assinada e carimbada pelo profissional habilitado para isso. Prescrio sem assinatura e sem carimbo no uma prescrio vlida. - Utilizamos de duas regrinhas para evitar erros durante a administrao dos medicamentos: Regra dos 5 certos e a Regra das 3 leituras. Regra dos cinco certos: 1. Identificar o paciente certo: deve-se identificar o leito e o nome do paciente (p. ex.: leito 08 Tiago); 2. Identificar o medicamento certo: p. ex.: dipirona; 3. Identificar a dose certa do medicamento a ser administrada: p.ex.: 02ml ou 1 ampola; 4. Identificar a via certa a ser administrada: p ex.: via endovenosa (EV); 5. Identificar a hora certa a ser administrada: p ex.: 16hs

12

Paciente: Leito 09 Tiago Medicamento: Dipirona Dose: 1 amp ou 2ml Via: EV Hora: 16hs
Regra das trs leituras: Confira SEMPRE o rtulo da medicao. Nunca confie. Leia voc mesmo. 1. Primeira leitura : antes de retirar o frasco ou ampola do armrio ou carrinho de medicamentos; 2. Segunda leitura: antes de retirar ou aspirar o medicamento do frasco ou ampola; 3. Terceira leitura: antes de recolocar no armrio ou desprezar o frasco ou ampola no recipiente.

OBS: Ter ateno em estar sempre verificando a validade do medicamento. No administrar medicamentos preparados por outra pessoa.

- Aps interpretar e entender a prescrio mdica, inicia-se o preparo das medicaes a serem administradas; - Antes e aps o preparo e administrao das medicaes as mos devem ser lavadas; - Lavar as mos e preparar o material, conforme a vias de administrao: bandeja, copo se Via Oral (VO), seringa e agulha do tamanho indicado para cada via, algodo e lcool a 70%; - Realizar etiqueta de identificao de todos os medicamentos que sero preparados (conforme exemplificado acima NO esquecendo das regras que devem ser utilizadas individualmente para cada medicamento a ser preparado); - Verificar o perodo de validade, alteraes no seu aspecto e informaes sobre a diluio no administrar sem estes cuidados prvios; - Utilizar tcnicas asspticas no preparo das medicaes: no toque no medicamento com as mos. Quando em comprimido, mantenha-o em blister, ou coloque-o em copo; se lquido, coloque-o em copo, evitando que se molhe o rtulo do frasco; se injetvel, utiliza tcnica assptica durante sua aspirao; - Verificar a integridade dos invlucros que protegem a seringa e a agulha: se estiverem molhados, rasgados ou abertos, devem ser desprezados, pois no se encontram mais estreis; - Deixar o local de preparo de medicao limpo e em ordem, utilizando lcool a 70% para desinfeco da bancada; - Utilizar bandeja ou carrinho de medicao devidamente limpos e desinfetados com lcool a 70%; - Quando da preparao de medicamentos para mais de um paciente, conveniente organizar a bandeja dispondo-os na seqncia de administrao ( por horrio e por ordem dos leitos). - Aps prepar-lo com tcnica, siga com a bandeja at o quarto para administrao, certificando-se de todos os certos antes: Inicie a administrao, chegando ao leito do paciente e chamando o cliente pelo nome e conferindo o rtulo da medicao (feito previamente) sempre atento para os 5 certos; - imprescindvel conhecer a tcnica adequada para cada via. 13

- Aps administrao dos medicamentos, desprezar o material utilizado em local adequado, e no esquecer de lavar as mos.

Devemos estar atento tambm para as seguintes observaes: - Manter a bandeja ou o carrinho de medicao sempre vista durante a administrao, nunca deixando-o junto ao paciente; - Esclarecer ao paciente sobre o medicamento que ir receber; - Efetuar o registro do medicamento administrado, com a hora de realizao (no proturio); - No deixar o medicamento na mesa de cabeceira do paciente ou permitir que terceiros administrem. Em caso de paciente consciente e medicamento VO, permanecer junto ao paciente at que o mesmo degluta o medicamento; - Utilizar luvas sempre que houver a possibilidade de entrar em contato com secrees ou sangue do paciente; - Todo medicamento administrado deve ser registrado na prescrio; - Nas aplicaes parenterais importante anotar o local da administrao; - A rejeio do paciente ou familiares de um medicamento deve ser registrada no pronturio e comunicado ao mdico (medicao no administrada dever circular o horrio na prescrio); - Anotar no pronturio e comunicar ao mdico qualquer reao adversa apresentada pelo paciente aps uso da medicao.

Vias de administrao
1. Via Oral - Absoro intestinal - Absoro sublingual 2. Via Retal 3. Via Injetvel (Parenteral) - Via intradrmica - Via subcutnea - Via intramuscular - Via endovenosa 4. Outras vias: - Inalatria (ex: gases utilizados em anestesia e medicamentos contra asma) - Ocular - Intranasal - Drmica - Vaginal (ex: droga para induzir o trabalho de parto)

14

COMO PREPARA AS DOSAGENS DOS MEDICAMENTOS calcular a quantidade de medicamento a ser administrada para que o paciente receba a medicao na dosagem prescrita, no tempo certo. Para isso teremos muitas vezes que lanar mo do sistema de medida, pesagem e hora. Comprimento centmetro (cm) Volume litro ( l ) e mililitro ( ml ) Massa grama (g) Tempo segundo (s) No se pode esquecer que as unidades mais usadas so: massa, volume, capacidade, comprimento, tempo. EXEMPLO: a) Medidas de massa como o quilo Para medidas slidas e secas b) Unidades de volume como o metro cbico e a de capacidade como o litro Usada para medidas lquidas. c) Unidade de comprimento o metro d) Unidade de tempo contada em segundo Frequentemente se utiliza o sistema caseiro de medidas tanto de peso como de volume. MEDIDA CASEIRA EQUIVALNCIA

20 GOTAS................................................. 1ml = 1cm 60 gotas .................................................... 1 colher de caf = 3 ml 02 colheres de ch .................................... 1 colher de sobremesa 01 colher de ch ........................................ 5 ml 01 colher de sobremesa ............................ 10 ml 01 colher de sopa ...................................... 15 ml Observao:Na medida do possvel deve-se dar preferncia s medidas fornecidas pelos laboratrios. AS UNIDADES DE MASSA MAIS USADAS NAS INSTITUIES DE SADE SO: quilograma, grama, miligrama, micrograma; 1 tonelada ................................... 1000Kg 1000000g 1 quilograma (Kg ) ..................... 1 miligrama ................................. 1000g 0,001 g

Ex: Para transformar 500 mg em g = 0,500 = 0,5 g ( s andar 3 casas para a esquerda ). 1 hora 60 min 60 seg

CLCULO DE GOTEJAMENTO DE SOLUES

15

A maioria dos clculos de medio podem ser resolvidos pela regra de 3. Pode ser resolvido na maioria das situaes, pela utilizao da regra de trs. Essa regra nos ajuda a descobrir o valor de uma determinada grandeza que est incgnita. Normalmente temos 4 itens mas s sabemos 3, montamos a conta de jeito que conseguimos descobrir esse item desconhecido. Uma regra de ouro sempre usar os mesmo tipos de medida, se a prescrio est em micrograma e a apresentao est em grama, voc vai precisar converter um dos dois para que fique no mesmo tipo do outro, ou deixa os dois em grama ou deixa os dois em micrograma, seno o resultado no vai dar certo. Para aplicao da regra de trs, so necessrios algumas precaues prvias: As grandezas proporcionais dos termos devem estar alinhadas e o raciocnio dever ser encaminhado para se descobrir uma incgnita por vez.

A disposio dos elementos para regra de trs deve ser da seguinte forma:

1 linha -> colocar a informao 2 linha -> colocar pergunta Em uma ampola de dipirona tenho 2 ml de soluo. Quantos ml de soluo tenho em trs ampolas? 1 ampola ----------------- 2ml 3 ampolas----------------- x 6=x x= 6 Resposta: em 3 ampolas h 6ml de dipirona.

16

Tabela de Gotejamento de Soro Quantidade N de horas 24 18 12 10 08 06 500 ml N de gotas 7 9 14 16 21 27 1000 ml N de gotas 14 18 27 33 42 55 2000 ml N de gotas 27 37 55 66 83 111

N de Gotas/minuto = Volume (gts ) Tempo ( min)

N de Gts/min = Volume (ml ) 3 x Tempo (hs )

N de microgotas/min = Volume (ml) Tempo (hs) N de microgotas/min = N gotas/min x3

N de Gts/min =

Vx 20 minuto

17

1. Via Oral (VO)


A administrao de medicamentos por via oral segura e no requer tcnica estril na sua preparao, nessa via os medicamentos podem ser na apresentao de comprimidos, drgeas, cpsulas ou lquidos; so absorvidos principalmente, no estmago e intestino. Observao: a medicao via oral no indicada em clientes apresentando nuseas, vmitos, dificuldade de deglutio, ou estejam em jejum para cirurgia. Pacientes em uso de Sonda Nasogstrica (SNG) ou Sonda Nasoenteral (SNE) as medicaes VO devem ser administradas atravs das mesmas. Este medicamento dever ser diludo em gua e antes e aps a administrao deve-se realizar a lavagem das sondas. Evitando assim a obstruo das mesmas.

Aps a administrao do medicamento por VO verificar se o paciente deglutiu realmente a medicao.

os medicamentos sublinguais seguem o mesmo procedimento empregado para aqueles de via oral, exceto que a medicao deve ser colocada sob a lngua. Nesse procedimento, solicita-se que o cliente abra a boca e repouse a lngua no palato; a seguir, coloca-se o medicamento sob a lngua (em comprimidos ou gotas); o cliente deve permanecer com o medicamento sob a lngua at a sua absoro total. Nesse perodo, o cliente no deve conversar nem ingerir lquido ou alimentos. As medicaes administradas por via sublingual promovem uma rpida absoro da droga em curto espao de tempo, alm de se dissolverem rapidamente, deixando pouco resduo na boca. Essa via utilizada para aplicar medicaes em algumas urgncias, como, por exemplo: medicaes para precordialgia e para hipertenso.

- Via sublingual (SL) :

2. Via Retal
Muitos medicamentos que so administrados por via oral podem tambm ser administrados por via retal, em forma de supositrio. So receitados quando a pessoa no pode tomar o medicamento por VO: -nuseas e vmitos; -impossibilidade de engolir; -algumas restries ingesto, como ocorre em seguida a uma cirurgia. Pela via retal so aplicados tambm os enemas. Procedimento: Lavar as mos e calar as luvas; Orientar o paciente sobre o procedimento que ser realizado; Manter a integridade fsica do paciente, utilizando biombo e expondo apenas a rea do corpo que ser utilizada durante o procedimento; solicitar aos acompanhantes que se retirem do quarto durante o procedimento; Realizar higiene do paciente antes do procedimento; 18

Deitar o paciente sobre o lado esquerdo , na cama, mantendo o joelho direito flexionado em direo ao peito e a perna esquerda esticada (posio de Sims). Os braos devem ficar relaxados, apoiados sobre a cama; Introduza o aplicador no reto do cliente; Acionar o mecanismo do aplicador at que todo o seu contedo seja transferido para o intestino; Retirar a cnula do reto; Manter o cliente deitado , orientando que ele segure o lquido at que sinta forte vontade de evacuar. Em pacientes comatosos colocar comadre antes de iniciar a infuso do lquido para o intestino; Higienizar o paciente aps evacuao. Se o paciente estiver lcido encaminha-lo ao banheiro; Desprezar o material utilizado em local apropriado; Trocar a roupa de cama se necessrio; Retirar as luvas e despreza-las em local apropriado; Lavar as mos; Registrar o procedimento no pronturio. Sem esquecer, se teve retorno e qual aspecto do eliminao.

3. Via parenteral: via injetvel


Os medicamentos administrados por via injetvel tm a vantagem de fornecer uma via mais rpida; quando a VO contra-indicada, favorecendo, assim a absoro mais rpida. Para realizarmos esse procedimento, necessrio entender sobre a seringa e sua graduao e o calibre das agulhas disponveis.

Tipos de agulha:
13 x 4,5 = utilizadas para as vias intradrmica e subcutnea; 25 x 7 ou 25 x 8 = utilizadas para as vias subcutneas, intramuscular e endovenosa; 30 x 7 ou 30 x 8 = utilizadas para as vias intramuscular e endovenosa; 40 x 10 ou 40 x 12 = utilizadas para aspirao das medicaes, durante o preparo.

Tipos de seringa:
1ml = utilizadas para as vias intradrmica e subcutnea; 3ml = utilizadas para as vias subcutnea e intramuscular; 5ml = utilizadas para as vias intramuscular e endovenosa (no caso de medicaes que no so diludas); 10ml = utilizadas para a via endovenosa; 20ml = utilizadas para a via endovenosa; 60ml 19

Intradrmica (ID) : feita entre as camadas da pele. Subcutnea (SC): feita sob a pele, mas acima do msculo Intramuscular (IM): no interior do tecido muscular Endovenosa (EV): o medicamento instilado na veia.

20

Preparando a injeo:
Identificar o medicamento a ser administrado, de acordo com a prescrio mdica; Lavar bem as mos antes e aps de preparar e aplicar a injeo; Abrir a embalagem da seringa e da agulha, conectando-as sem tocar na agulha, no bico e nem na haste da seringa, para no contamin-la; No esquecer de fazer a assepsia da ampola e do fraco ampola com lcool a 70%, antes da aspirao (passar o algodo com lcool a 70% trs vezes na ampola);

Preparando medicaes armazenadas em ampola:


- Desinfetar toda a ampola com algodo embebido em lcool a 70%; - Proteger os dedos com o algodo embebido em lcool ao destacar o gargalo da ampola; - Aspirar a soluo da ampola para a seringa; - Proteger a agulha com a prpria capa e o mbolo da seringa com o prprio invlucro; - No esquecer de identificar o medicamento com os 5 Certos, antes da administrao; - Aps administrao, NUNCA reencapar a agulha, e desprez-la no descarte apropriado.

Aps aspirar a medicao estar atento para a diluio preconizada para cada medicao.

Preparando medicaes armazenadas em frasco ampola:


- Retirar o lacre do frasco ampola e realizar a desinfeco da tampa de borracha com algodo embebido em lcool a 70% (passando o algodo 3 vezes); - Realize a desinfeco do gargalo da ampola do diluente com algodo e lcool 70%, abra a ampola, aspire o contedo e injete-o pela parede interna do frasco ampola; - Homogeneze bem o p com o diluente colocando o frasco ampola entre as mos e realizando movimentos rotacionais; - Aspire o contedo e retire as eventuais bolhas da seringa, expulsando o ar e deixando somente a suspenso; - Despreze o frasco ampola no descarte apropriado.

Aps aspirar o contedo do frasco ampola lembrar de rediluir a medicao conforme padronizao.

3.1. Via Intradrmica (ID)

21

Nesta via, os medicamentos so administrados na pele (na derme). Via muito restrita, usada para pequenos volumes (de 0,1 a 0,5 ml). Usada para reaes de hipersensibilidade, como provas de ppd (tuberculose), e sensibilidade de algumas alergias. O local de aplicao mais utilizado a face interna do antebrao. tambm utilizada para aplicao de BCG (vacina contra tuberculose), sendo de uso mundial a aplicao ao nvel da insero inferior do msculo deltide.

Material necessrio: Bandeja contendo: luva de procedimento, seringa de 1 ml (100UI), medicao a ser aspirada, agulha para aplicao da medicao (13x4,5), bolas de algodo e lcool a 70%.

Tcnica para aplicao: Observar os protocolos de preparo ; Realizar a antissepsia do local de aplicao com algodo embebido em lcool a 70%; Esticar a pele utilizando os dedos polegar e indicador para inserir a agulha; A agulha deve ser introduzida com o bisel para cima e com angulao de 15graus; Injetar o medicamento que no deve ultrapassar 0,5ml, observando a formao de ppula (elevao da pele); Descartar a seringa e agulha em recipiente apropriado.

3.2. Via Subcutnea (SC)


Na via subcutnea ou hipodrmica, os medicamentos so administrados debaixo da pele, no tecido subcutneo. Nesta via a absoro lenta, atravs dos capilares, de forma contnua e segura. Usada para administrao de vacinas (anti-rbica e anti-sarampo), anticoagulantes (heparina) e hipoglicemiantes (insulina). O volume no deve exceder 1,0 ml. As regies de injeo SC incluem regies superiores externas dos braos, o abdome ( entre os rebordos costais e as cristas ilacas), a regio anterior das coxas e a regio superior do dorso. Essa via no deve ser utilizada quando o cliente tem doena vascular oclusiva e m perfuso tecidual, pois a circulao perifrica diminuda retarda a absoro da medicao.

Os locais de administrao nesta via devem ser alternados com rigor, evitando iatrogenias.

Material necessrio: Bandeja contendo: luva de procedimento, seringa de 1ml ou 3ml, agulha para aspirao da medicao (25x7 ou 25x8), medicao a ser aspirada, agulha

22

Locais para administrao de medicamentos SC

locais para administrao de medicamentos ID

23

para aplicao da medicao (13x4,5 ou 25x7), bolas de algodo e lcool a 70%.

Tcnica para aplicao: Lavar as mos antes e aps o procedimento; Preparar o medicamento; Orientar o cliente quanto ao procedimento; Escolher o local a ser aplicada a injeo; Realizar antissepsia do local , sempre com algodo embebido em lcool a 70%; Com a mo no dominante, fazer uma prega no tecido subcutneo; Realizar a aplicao no ngulo de 90 com agulha 13x4,5 e ngulo de 45 com agulha 25x7, 25x8; Realizar aspirao aps introduo da agulha certificando-se que no houve puno de vaso sanguneo, caso tenha ocorrido, deve ser interrompida a aplicao, desprezado o medicamento, novamente preparado e aplicado; Injetar o medicamento aps aspirao local; Aps administrao do medicamento retirar a agulha num nico movimento; Realizar uma leve compresso no local da aplicao; Descartar o material utilizado no local apropriado; Lavar as mos aps o procedimento.

A medicao SC deve ser feita longe de reas vermelhas, cicatrizes, inflamaes, hrnias, feridas cirrgicas ou escoriaes; NO realizar aspirao, no caso de Heparina, pois pode ocorrer a formao de hematomas no local da aplicao; NO realizar massagem no caso de Insulina, pois pode ocorrer acelerao no processo de absoro do medicamento; NO realizar massagem no caso de Heparina, pois podem ocorrer hematomas locais.

3.3. Via Intramuscular (IM)


A administrao via intramuscular permite que voc injete o medicamento diretamente no msculo em graus de profundidade variados. usado para administrar suspenses e solues oleosas, garantidno sua absoro a longo prazo. Devemos estar atentos quanto a quantidade a ser administrada em cada msculo. necessrio que o profissional realize uma avaliao da rea de aplicao, certificando-se do volume que esse local possa receber.

Ateno: No esquecer que esse volume ir depender da massa muscular do cliente, quanto menos a dose aplicada, menor o risco de possveis complicaes.
24

A escolha do msculo utilizado vai depender do volume a ser aplicado: 1 escolha: vasto lateral da coxa - mximo de 5ml; 2 escolha: glteo ( ventro gltea e dorso gltea) mximo 5ml; 3 escolha: deltide ( exceto em vacinas) mximo 3ml.

Vasto Lateral da Coxa


- Local seguro por ser livre de vasos sanguneos e nervos importantes; - Extensa rea de aplicao; - Proporciona melhor controle de pessoas agitadas ou crianas chorosas. - O local de aplicao 12cm abaixo do trocanter e de 9 a 12cm acima do joelho (no centro dessa regio delimitada)

Dorso Gltea
Indicada para administrao de grandes volumes (mximo de 5ml); No indicado para crianas menores de 2 anos; ATENTAR para localizao do nervo citico; O local de aplicao o quadrante superior externo do glteo.

Deltide
-Massa muscular relativamente pequena, no sendo capaz de receber grandes volumes (mximo de 3ml); - No deve ser usado em injees consecutivas e com substncias irritantes, pois podem causar abscesso e necrose. - Contra-indicado para menores de 10 anos e adultos com pequeno desenvolvimento muscular.

Material necessrio: Bandeja contendo: luva de procedimento, seringa de 3ml ou 5ml, agulha para aspirao da medicao (40x12), medicao a ser aspirada, agulha para aplicao da medicao (25x8 ou 30x8), bolas de algodo e lcool a 70%.

Tcnica para aplicao: Lavar as mos antes e aps o precedimento; Explicar ao cliente o que ser realizado. Orientando-o a manter uma posio que auxilie o relaxamento do msculo onde ser feita a injeo, evitando o extravasamento e minimizando a dor; Deixar o cliente em posio confortvel, escolher o local para aplicao; Calar as luvas de procedimento; Fazer antissepsia do local com algodo embebido em lcool a 70%; Com a mo no dominante, segure firmemente o msculo para aplicao da injeo; Introduzir a agulha no msculo escolhido, sempre com o bisel lateralizado, num ngulo de 90; 25

Aps introduo da agulha, realizar aspirao certificando-se de que no houve puno de vaso sanguneo. Caso tenha ocorrido, deve ser interrompida a aplicao, desprezado o medicamento, novamente preparado e aplicado; Injete lentamente o medicamento aps aspirao local; Retirar a agulha em movimento nico; Realizar leve massagem no local da aplicao ( contra indicado para medicamentos de ao prolongada, como os anticoncepcionais injetveis); Descartar o material utilizado em local apropriado; Lavar as mos.

Evitar reas inflamadas, hipotrficas, com ndulos, paresias, plegias e outros, pois podem dificultar a absoro do medicamento; As complicaes mais comuns desta via incluem o aparecimento de ndulos locais, abscessos, necrose e leso de nervo.

Ventro Gltea
- mais indicada por estar livre de estruturas anatmicas importantes (no apresenta vasos sanguneos ou nervos significativos); - Indicada para qualquer faixa etria; - Ainda muito pouco utilizada.

Tcnica para aplicao: O profissional de enfermagem deve colocar a mo no dominante espalmada sobre a regio trocanteriana no quadril do cliente, apontar o polegar para a virilha e os outros dedos para a cabea do cliente, colocar o indicador sobre a crista ilaca anterior e o dedo mdio para trs ao longo da crista ilaca. Esta posio formar um V. O centro da letra V o local para aplicao.

Aplicao Mtodo Trajeto Z


uma tcnica utilizada na aplicao de drogas irritativas para proteo da pele e de tecidos subcutneos, um mtodo eficaz na vedao do medicamento dentro dos tecidos musculares. Deve ser realizada em grandes e profundos msculos, como Glteo Dorsal ou Ventral. Tcnica para aplicao: Segure a pele esticada com a mo no dominante; Realizar antissepsia do local de aplicao; Introduzir a agulha no msculo com angulao de 90; Aspirar a seringa aps introduo da agulha, SEM soltar a pele; Injete o medicamento lentamente. Ao trmino da injeo permanea com a agulha introduzida aproximadamente por 10 segundos, permitindo melhor distribuio do medicamento; 26

Retire a agulha num nico movimento e solte a pele. A soltura da pele implicar em vedao do orifcio da injeo impedindo a sada do medicamento.

27

Retire a agulha num nico movimento e solte a pele. A soltura da pele implicar em vedao do orifcio da injeo impedindo a sada do medicamento.

3.4. Via Endovenosa (EV)


a administrao de medicamento diretamente na corrente sangunea atravs de uma veia. A administrao pode variar desde uma nica dose at uma infuso contnua. Como o medicamento ou a soluo absorvido imediatamente, a reposta do cliente tambm imediata. A biodisponibilidade instatnea transforma a via EV na primeira opo para ministrar medicamentos durante uma emergncia. Como a absoro pela corrente sangunea completa, grandes doses de substncias podem ser fornecidas em fluxo contnuo. Indicam-se diluies em seringas de 10 e 20ml, ou seja, com 10 ou 20ml de gua destilada. Para medicamentos com altas concentraes, indica-se diluies em frascos de solues salinas (Soro Fisiolgico 0.9%) ou glicosadas (Soro Glicosado 5%).

Locais mais utilizados para puno venosa:

Regio do dorso da mo: - veia baslica; - veia ceflica; - veia metacarpianas dorsais.

Regio dos membros superiores: - veia ceflica acessria; - veia ceflica; - veia baslica; - veia intermediria do cotovelo; - veia intermediria do brao.

Regio ceflica: utilizada com freqncia em pediatria, quando no h possibilidade de realizar a puno em regies perifricas.

Material necessrio:
Bandeja contendo: luva de procedimento, garrote, bolas de algodo e lcool a 70%, cateter perifrico (scalp ou gelco), esparadrapo para fixar o cateter.

O scalp deve ser trocado a cada 48 horas ou quando houver necessidade (p.ex.; flebite); O gelco deve ser trocado a cada 72 horas ou quando houver necessidade. Tcnica para puno venosa:
28

29

APLICAO DE CALOR

Consiste na aplicao de calor sobre a pele:

Calor seco por meio de bolsa de gua quente, bolsas eltricas, raios infravermelhos. Calor mido: Por meio de compressas quentes

FINALIDADE DA APLICAO

Relaxar a musculatura Aquecer o paciente Aumentar a circulao no local da aplicao Aliviar a dor

CONTRA-INDICAO

Hemorragias Leses abertas e feridas cirrgicas Fenmenos tromboembolticos nos membros inferiores Hemofilia ou fragilidade capilar

BOLSA DE GUA QUENTE

Material: Bolsa de borracha, fronha ou toalha. Tcnica: Por gua quente na bolsa, colocar em superfcie plana e expelir pelo gargalo o excesso de ar e gua, fechar a rolha, secar a bolsa, coloc-la dentro da fonha, aplicar na regio indicada COMPRESSAS QUENTES : PODEM ALIVIAR A DOR Material: Compressas, bacia com gua quente, toalha impermevel. Tcnica: Forrar a cama com o impermevel e a toalha, colocar as compressas dentro da gua quente e torc-las, colocar compressa na regio indicada, repetir procedimento por 15min., secar a regio e envolver com toalha ao terminar as aplicaes, observar temperatura da gua para no provocar queimaduras.

APLICAES FRIAS : PODE ALIVIAR A DOR

30

a aplicao de frio sob a forma de: - Frio seco: bolsa de gelo - Frio mido: compressas midas FINALIDADE DA APLICAO:

diminuir hipertermia Diminuir dor Estancar hemorragia Diminuir processos inflamatrios Diminuir dor e edema nas luxaes ou contuses

CONTRA INDICAES Paciente com estase circulatria Paciente desnutrido

BOLSA DE GELO
Material: Bolsa de gelo, fronha e cuba com pedras de gelo Procedimento:

Encher a bolsa com pedaos de gelo at a metade; Retirar o ar e fechar Colocar a bolsa numa fronha Aplicar num local indicado Deixar o tempo necessrio, renovando quando o gelo derreter
COMPRESSAS FRIAS Material: Bacia com gua gelada ou gelo, compressas, toalhas. Procedimento:

Forrar a cama e o local da aplicao com uma toalha Molhar as compressas, torc-las Retirar a toalha e aplicar compressas frias Preparar outra compressa para substituir a que est no paciente Ao final, enxugar o local com a toalha Observar sinais de isquemia e necrose nas aplicaes demoradas
OBSERVAES IMPORTANTES

Ao usar qualquer forma de compressa (quente ou fria) importante checar a temperatura No aplicar calor ou frio diretamente pele
Aplicao de bolsa de gelo ou compressas frias so eficazes no alvio da dor

31

PROCEDIMENTOS E ATENO NA ADMINISTRAO E PREPARO DE MEDICAMENTOS 1- A DOSAGEM CERTA Os medicamentos devem ser administrados na dose exata prescrita pelo mdico, pois ao prescrever a dose levou-se em considerao os fatores abaixo:

Peso Idade Sexo Via de administrao patologia


Aproximar as dosagens prtica perigosa, errar clculos pode gerar graves problemas. 2- TERMOS IMPORTANTES POSOLOGIA: o estudo da dosagem ou um sistema de dosagem. DOSE LETAL: a dose que mata SOLUES: so misturas compreendidas por um SOLVENTE ( liquido no qual uma substncia dissolvida) e um SOLUTO (substncia que se coloca num solvente)

3- AS DROGAS DE USO PARENTERAL

O medicamento em forma slida (p liofilizado), aps diluio, geralmente aumenta de volume, portanto, depois de dissolvido se no tiver certeza do volume atual aspirar o contedo para saber o volume. Nos frascos ou nas bulas de medicao na maioria das vezes vem escrito quantas miligramas de soluto tem por
solvente. j vem com o volume a ser diludo definido.

Ao fazermos os clculos de medicao devemos sempre trabalhar com as mesmas unidades de medida. Se ao diluir der nmero decimal acrescente diluente at dar nmero exato, exceto se ocorrer algum problema.
EXEMPLO Administrar 0,25 g de Oxalacina (antibitico) EV. Quando vocs tiverem contato com o frasco vero que ele contm 500 mg do produto. 1- converter gramas em miligramas 0,25g = 250 mg 2- dissolver o soluto do vidro em X de diluente, como por exemplo, em 5 ml. 3- fazer a conta assim: 500 mg 5 ml X = 250 X 5 / 500 = 2,5 ml 250 mg - X Resposta: ser administrada ento 2,5 ml de oxalacina, o que corresponde a 250 mg 4- CLCULO DE GOTEJAMENTO importante saber fazer clculos de gotejamento corretos e o controle do volume infundido. 5- MODELO DE RTULO PARA COLOCAR NO SORO

OXIGENOTERAPIA
uma interveno teraputica, atravs da administrao de oxignio, visando melhorar a oxigenao das clulas. A terapia requer:

Uma fonte de oxignio Um fluxmetro ( regula a quantidade de oxignio oferecida ao paciente) Umidificador ( o oxignio resseca as mucosas por isso na maioria das vezes oferecido umidificado

32

Mtodo de administrao de oxignio mais usados 1-Cateter nasal : simples , tipo culos . Usado para administrar concentraes baixas de O2 ( mais de 4l resseca a mucosa). . de fcil aplicao 2- Mscara de venturi: mtodo mais seguro e exato para liberar concentrao necessria de oxignio.

Consideraes importantes:

O oxignio um gs inodoro, inspido, transparente. Ele alimenta a combusto A gasometria ( determinao laboratorial dos gases arteriais),
eficcia da oxigenoterapia.

a forma de averiguar a necessidade e a

OXIMETRIA: ( aparelho oxmetro, fixado em alguma parte do corpo: dedo, orelha) .mede a saturao de O2 do sangue . Uma medida inferior a 90% preocupante . Se permanecer abaixo de 70% exige terapia . Explique o procedimento ao paciente. . O tremor do paciente pode interferir na medida . O sensor conectado a um microprocessador. HIPXIA: concentrao de oxignio insuficiente a nvel celular HIPOXEMIA: concentrao de oxignio insuficiente no sangue arterial SINAIS DE M OXIGENAO taquipnea, taquicardia. Inquietao, confuso mental, prostrao, convulso, podendo ocorrer at parada respiratria

33

Lavar as mos antes e aps o procedimento; Explicar o cliente o que ser realizado; Calar as luvas de procedimento; Deixar o cliente em posio confortvel com a rea de puno apoiada; Escolher o local para puno ( sempre iniciar a puno pelas veias das extremidades); Garrotear o local para melhor visualizar a veia; Fazer a antissepsia do local com algodo embebido em lcool a 70% no sentido do proximal para distal; Realizar a puno com o cateter escolhido, sempre com o bisel voltado para cima, introduzir a agulha num ngulo de 45; Aps a puno realizar a fixao adequada com esparadrapo; Identificar o esparadrapo com data para controle de uma nova puno; Reunir o material utilizado e coloca-lo em local apropriado; Realizar anotao de enfermagem do procedimento, descrevendo local e intercorrncias.

Ateno para no esquecer perfuro-cortante no leito ou no quarto do cliente. risco de auto-contaminao para o cliente e para a equipe. NO reencape as agulhas aps realizar o procedimento de aplicao injetvel de medicamentos (ID, SC, IM e EV). Risco de auto-contaminao.

Durante a administrao das medicaes podem ocorrer alguns acidentes relacionados manuteno e permanncia do dispositivo venoso: 1. Extravasamento: ocorre infiltrao da medicao ou soluo que est sendo injetada, causando a formao de edema, dor local. A infuso deve ser interrompida e o cateter deve ser retirado; 2. Obstruo: ocorre quando a infuso interrompida por algum momento e o dispositivo fica sem fluxo ou fechado durante muito tempo, impedindo a infuso da soluo. Indica-se a injeo de soluo salina ou gua destilada (10ml em seringa de 10ml em bolus), garantindo assim a permeabilidade do cateter; 3. Flebite: ocorre uma inflamao na veia, aps a puno venosa e/ou administrao da medicao; o cliente apresenta dor local, calor, edema, sensibilidade ao toque e hiperemia (vermelhido). A infuso deve ser interrompida e o cateter deve ser retirado.

Durante infuses endovenosas podem ocorrer reaes pirognicas ou bactermicas e importante observar suas manifestaes clnicas. Em ambas as situaes podero ocorrer calafrios intensos, elevao da temperatura, tremores, sudorese, pele fria, queda da presso arterial, cianose de extremidades e/ou labial, com abrupta queda do estado geral do paciente. Estas reaes se verificam logo aps o incio da administrao de uma terapia endovenosa, e devem cessa assim que esta interrompida. Em caso de suspeita, deve-se: Interromper imediatamente a administrao da terapia endovenosa; Retirar o cateter da veia do cliente e puncionar novo acesso; Medicar o cliente conforme prescrio mdica. 34

EXERCCIOS DE CLCULO DE MEDICAO 1) O mdico prescreveu Novalgina gotas 1G, Via Oral. Temos em nosso estoque Novalgina gotas 500mg/ml, quantos ml devo administrar? 2) Foi prescrito Benzetacil 800.000 UI, por via IM profunda em glteo. Porm, dispomos de frasco ampola de Penicilina Benzatina 1.200.000 UI, para diluir em 4 ml de AD. Quanto vou aspirar do frasco para seguir corretamente a prescrio mdica? 3) Foi prescrito Gentamicina 40mg, IM. Em nossa farmcia dispomos de ampola de Gentamicina 60mg/2 ml. Calcule quantos ml devo administrar? 4) Prescrito Keflin 780 mg, EV. Em nosso estoque de medicamentos temos disponvel frasco ampola de Keflin 1,0 gr. Sabemos que temos que diluir em 10 ml de AD. Quantos ml devo administrar? 5) O mdico pediatra prescreveu S.F.0,9%/500 ml de 4/4 horas. Calcule quantas microgotas iro infundir por minuto? 6) Foi prescrito em um pronturio a seguinte prescrio: Penicilina Cristalina 4.000.000 UI, por via EV. Disponvel, frasco ampola de 5.000.000 UI. Como devemos proceder? No esquecer que o soluto contido no frasco ampola acrescenta um volume de 2 ml. 7) Quantas gotas devero correr em um minuto, para administrar 1.000 ml de Soro glicosado (SG) a 5% de 6/6 horas? 8) Quantas gotas devero correr em 1 minuto, para administrar o seguinte soro prescrito: SF 0,9%_______200ml SG 10%_______800ml KCL 19,1%_______8ml Plasil______1 amp (2ml) Dramin_____1 amp (1ml) EV 12/12 horas

35

9) Devemos administrar 100 ml de bicarbonato de sdio a 10% em 30 minutos. Quantas gotas devero correr por minuto? 10) Devemos administrar 250 mg de Vancomicina em 50 ml de SF 0,9% em 30 minutos. Quantas microgotas devero correr por minuto, uma vez que utilizaremos uma bureta para administrarmos o medicamento? 11)Foram prescritos 45 mg de Ranitidina VO de 12/12 horas. Temos na clnica frascos de Label (Ranitidina) de 120 ml. Frasco-ampola: 150 mg/10 ml 12)Devemos administrar 250 mg de Novamin (amicacina) IM de 12/12 horas. Temos na Clnica ampolas de 2 ml com 500 mg. Quantos ml devemos administrar? 13)Foram prescritos 100 mg de Neozine (Levopromazina) de 12/12 horas. Temos na Clnica somente a apresentao em gotas sendo que as informaes contidas no frasco indicam que 1 gota=1 mg. Quantas gotas devemos administrar no paciente? 14)Foram prescritos 5 mg de morfina EV. Temos na clnica ampolas de 40mg/ml. Quantos ml devemos administrar? 15)Temos que administrar 1.500.000 UI de Penicilina cristalina EV de 4/4 horas. Temos na clnica somente frasco/ampola de 5.000.000 UI. Quantos ml devemos administrar? 16)Temos que administrar 2.000.000 UI de Penicilina Cristalina EV de 4/4 horas. H na farmcia somente frasco-ampola de 5.000.000 UI. Quantos ml devemos administrar? 17)Foram prescritos 50 UI de Insulina NPH por via SC e no temos seringa prpria, s de 3 ml e agulhas de 10X5. Como devemos proceder? 18)Foram prescritos 35 UI de Insulina regular por via SC e no temos seringa prpria, s de 3 ml. Como devemos proceder? Frasco-ampola: 100UI / ml. 19)Temos que administrar 2.500 UI de Heparina SC de 12/12 horas e s temos frasco-ampola com 5.000 UI / ml. Quantos ml desta soluo devemos administrar?

36

20) Temos que administrar 0,5 ml de heparina SC e queremos utilizar a seringa de Insulina para fazer o procedimento. Quantas unidades correspondem os 0,5 ml? 21)Temos na clnica ampolas de glicose a 50% com 20 ml. Quantas gramas de glicose tm nesta ampola? 22)Quantas gramas de glicose tem na soluo de SG 5% em frascos de 1.000 ml? 23)Preparar um litro de uma soluo de KMnO4 a 1:20.000 utilizando comprimidos de 100 mg. 24)Preparar um litro de uma soluo de KMnO4 a 1:40.000 utilizando comprimidos de 100 mg. 25)Preparar dois litros de uma soluo de KMnO4 a 1:20.000 utilizando comprimidos de 50 mg.

"Voc no pode ensinar nada a um homem; voc pode apenas ajud-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo." Galileu Galilei

Bom Estudos a Todos, Obrigada!


37

You might also like