You are on page 1of 2

RAIZA RIBEIRO AMORIM - 6 PERIODO

DE

ENGENHARIA AMBIENTAL - UNIFESO

QUESTO DA SEMANA: Embora a atmosfera seja quase transparente radiao em ondas curtas, ela apresenta alta capacidade de absoro em ondas longas. Qual a importncia deste balano de energia para a manuteno de vida na Terra? Para compreendermos a importncia do balano de energia da atmosfera dado por ondas curtas e longas, primeiramente temos que entender como elas se classificam. O comprimento de onda a distncia entre duas cristas ou vales sucessivos de uma onda com a mesma fase e uma das principais caractersticas de uma onda. O comprimento de onda de uma onda de luz visvel determina a sua cor. Por exemplo, a luz vermelha possui um comprimento de onda de cerca de 650 nanmetros. A gama completa dos comprimentos de onda das ondas eletromagnticas designada por espetro eletromagntico.

Retirado do site: http://samuelrobaert.blogspot.com.br/2011/02/veja-o-mundo-em-infravermelho-seraque.html O Balano de radiao demonstra a diferena entre a quantidade de radiao que emitida e absorvida por um determinado corpo ou superfcie. O balano de radiao na superfcie da Terra negativo noite e positivo de dia. Para que a superfcie da Terra no se aquea e a atmosfera no se esfrie, transferida energia que sobra da superfcie da Terra, excedente, para a atmosfera com o objetivo de que essa deficincia seja reposta. Esta troca de energia entre a Terra e a atmosfera, ocorre principalmente por: 1. Condio de calor sensvel da superfcie terrestre para a atmosfera; 2. Evaporao da gua da superfcie terrestre e condensao do vapor na atmosfera para liberar o calor latente; 3. Difuso turbulenta de calor da superfcie terrestre na atmosfera, conveco.

Embora a atmosfera seja transparente radiao em ondas curtas, ela apresenta alta capacidade de absoro de radiao infravermelha. Os responsveis principais por absorverem a radiao infravermelha da atmosfera so o CO2 (13,1 m a 16,9 m), o vapor dgua (5,3 m a 7,7 m e alm de 20 m), o oznio (9,4 m a 9,8 m) e as nuvens, que absorvem radiao em todos os comprimentos de onda. Os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos Terra, tm dois destinos. Parte deles absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte refletida e direcionados ao espao, como radiao infravermelha. Ou seja: cerca de 35% da radiao refletida de volta para o espao, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfcie do planeta. Isso por causa da ao refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa. Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e so capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espcie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espao, esse processo chamado de Efeito Estufa, que um fenmeno natural de aquecimento trmico da Terra. importante para manter a temperatura do planeta em condies ideais de sobrevivncia. Sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espcies. Resumindo, um processo que absorve radiao mas impede ou reduz a irradiao da superfcie terrestre. A atmosfera irradia a radiao terrestre e solar absorvida em parte para o espao e em parte para a superfcie, chamada de contra-radiao, sem a qual a temperatura da Terra seria 30 a 40C mais ria que agora.

Retirado do site: www.infoescola.com

REFERNCIAS: AYOADE, J.O. Introduo Climatologia para os Trpicos, 16 edio. http://www.fap.if.usp.br/~akerr/efeito_estufa.pdf

You might also like