You are on page 1of 24

Ponencias

www.FutbolDeLibro.com

Periodizacin Tctica
Jose Guilherme

A continuacin os adjuntamos un trabajo realizado por Jose Guilherme, el to de la Periodizacin Tctica. Quizs, la persona que tras Vitor Frade ms sabe sobre Periodizacin Tctica. Tuve el placer de escucharlo en un Master que se realiz en el CAR de Sant Cugat hace unos aos y junto a Nuno Amieiro nos hicieron una amplia presentacin sobre la Periodizacin Tctica. En el trabajo que tenis a continuacin nos expone como organizar la forma de juego de un equipo. Tiene ejemplos prcticos que son ejemplos de Periodizacin Tctica. Bajo nuestro punto de vista la propuesta es interesante para aclarar como dividen el trabajo, pero como es norma en todo lo publicado sobre Periodizacin Tctica creemos que est falto del contenido que a todos nos gustara leer: Qu es un principio? Qu es un sub-principio? Que es un sub-sub principio? Creemos muy interesante la divisin que hacen del equipo para trabajar los conceptos colectivos de interrelacin entre lineas (inter-lneas) y nos ayuda a desmitificar un poco como se plantea un ejercicio que sea Periodizacin Tctica Esperamos que podis disfrutar del trabajo del Prof. Guilherme aunque est en su lengua materna: portugus.

1/1

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.
Jos Guilherme Oliveira

1 Introduo
Treinar uma equipa de futebol deve implicar o assumir de determinadas convices e, consequentemente, tomar um conjunto de decises que sero determinantes no caminho a percorrer. Antes de qualquer outra tarefa, o treinador deve fazer uma introspeco acerca das suas ideias de futebol. Dessa auto-reflexo devem ficar claras as ideias de como queremos que a nossa equipa jogue, tanto nos aspectos mais gerais como nos aspectos mais particulares. Quanto maior for a clareza dessas ideias, mais fcil sero as decises a tomar e, dessa forma, mais fcil ser a gesto do processo de treino e de jogo. No obstante sermos todos diferentes e como tal assumirmos ideias diferentes, ou pelo menos encontrarmos diferenas na articulao dessas ideias. relativamente a muitos aspectos determinantes possvel e conveniente encontrar similitudes na lgica de construo da organizao das equipas de futebol. O que nos propomos apresentar, de uma forma breve, so os aspectos basilares na construo da organizao do jogo da nossa equipa de futebol.

2 Organizao do jogo de uma equipa de futebol


Uma equipa de futebol uma micro-sociedade que tem uma cultura, que tem uma linguagem, que tem uma identidade e muitas outras coisas prprias. Como tal, deve ser entendida e tratada numa perspectiva de fenmeno complexo. O estudo e o entendimento dos fenmenos complexos podem ser tratados de diferentes formas, mas a abordagem construtivista, que contempla

Jos Guilherme Oliveira

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

os fenmenos a partir da sua complexidade no a mutilando nem a reduzindo, em nosso entender, parece ser a que melhor se adapta ao futebol. Assim, a abordagem que fazemos organizao do jogo tenta entend-lo sempre inserido na sua complexidade, tentando que todas as suas dimenses e componentes sejam entendidas nessa perspectiva. Partindo da teoria construtivista e das definies de organizao apresentada por Bertrand & Guillement1 e de sistema complexo de Cunha e Silva2, pensamos que a organizao do jogo de uma equipa de futebol pode estar fundamentada nas caractersticas das respectivas teorias.

2.1

A estrutura da organizao do jogo de uma equipa de futebol Tendo como referncia os aspectos tericos mencionados, iremos abordar

a organizao do jogo de uma equipa de futebol a partir da interaco dos temas apresentados na Figura 1. Entendendo Modelo de Jogo como uma ideia / conjectura de jogo constituda por princpios, sub-princpios, sub-princpios dos sub-princpios..., representativos dos diferentes momentos / fases do jogo, que se articulam entre si, manifestando uma organizao funcional prpria, ou seja, uma identidade. Esse Modelo, como Modelo que , assume-se sempre como uma conjectura e est permanentemente aberto aos acrescentos individuais e colectivos, por isso, em contnua construo, nunca , nem ser, um dado adquirido. O Modelo final sempre inatingvel, porque est sempre em reconstruo, em constante evoluo.

Bertrand & Guillement (1994: 14) Uma organizao um sistema situado num meio que compreende: um subsistema cultural (intenes, finalidades, valores, convices), um subsistema tecnocognitivo (conhecimentos, tcnicas, tecnologias e experincia), um subsistema estrutural (uma diviso formal e informal do trabalho), um subsistema psicossocial (pessoas que tm relaes entre elas) assim como um subsistema de gesto (planificao, controlo e coordenao). Bertrand, Y,; Guillement, P. (1994): Organizaes: uma abordagem sistmica. Instituto Piaget. Lisboa. 2 Cunha e Silva (1995: 173) Um sistema complexo um sistema que no pode ser caracterizado a partir da reunio das caractersticas e qualidades das suas partes constituintes, e cujo comportamento no pode ser previsto a partir das partes componentes. Cunha e Silva (1995): O Lugar do Corpo. Elementos para uma cartografia fractal. Tese de Doutoramento. FCDEF-UP. Porto.

Jos Guilherme Oliveira

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

IDEIA DE JOGO DO TREINADOR

Modelo de Jogo adoptado

Capacidades e caractersticas dos jogadores

Princpios de Jogo: - defensivos; - ofensivos; - transio defesa/ataque; - transio ataque/defesa.

INTERACO

Organizaes estruturais

Organizao Funcional

Figura 1 Estrutura da organizao do jogo de uma equipa de futebol.

Tendo em considerao esta definio de Modelo de Jogo a ideia de jogo do treinador um aspecto determinante na organizao de uma equipa de futebol. Se o treinador souber claramente como quer que a equipa jogue e quais os comportamentos que deseja dos seus jogadores, tanto no plano individual como no colectivo, o processo de treino e de jogo ser mais facilmente estruturado, organizado, realizado e controlado. Assim sendo, determinante o treinador, antes de mais, fazer um esforo de sistematizao mental das suas ideias, porque s assim pode maximizar as suas funes. Um outro aspecto relevante na organizao de uma equipa de futebol so os jogadores. muito importante o treinador ter o mais rpido possvel um conhecimento dos seus jogadores ao nvel do entendimento e do conhecimento que eles tm do jogo, assim como, as capacidades e as caractersticas especficas de cada um. Este leque de conhecimento relativo aos seus jogadores muito importante no para alterar as suas ideias de jogo e de equipa, mas sim para proceder a algumas adaptaes, com o objectivo de tirar o maior proveito possvel dos jogadores que tem e da interaco que pode haver entre eles, ou seja, fazer uma equipa melhor.

Jos Guilherme Oliveira

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Desta forma, o modelo de jogo adoptado dever evidenciar e potenciar o melhor das caractersticas e das capacidades dos jogadores e, consequentemente, da equipa, fazendo desaparecer as deficincias e incapacidades que tm. Tambm deve assumir uma postura de procura permanente de evoluo individual e colectiva. Como referimos aquando da definio de modelo de jogo, um aspecto constituinte e muito importante desse modelo so os princpios de jogo. Os princpios de jogo, os sub princpios, os sub (dos sub) princpios, ..., so comportamentos e padres de comportamento que os treinadores desejam que sejam revelados pelos seus jogadores e pelas suas equipas nos diferentes momentos do jogo. Esses comportamentos e padres de comportamento quando articulados e entre si evidenciam um padro de comportamento ainda maior, ou seja, uma identidade de equipa a qual denominamos de organizao funcional. Os comportamentos e os padres de comportamento dos jogadores e da equipa so a consequncia de uma ordem e de uma organizao da prpria equipa que no deve ser indutora de limitaes individuais ou colectivas, deve ser sim produtora de comportamentos criativos balizados por essa ordem e padres de comportamento desejados. Um outro aspecto a ter em considerao na organizao do jogo de uma equipa de futebol so as organizaes estruturais que a equipa pode assumir. Entende-se por organizao estrutural a disposio que os jogadores tm em campo e, consequentemente, a disposio que a equipa assume. Devemos ter em considerao que as estruturas no devem ser castradoras da organizao funcional da equipa. As estruturas devem ir ao encontro da conjugao dos princpios de jogo, da organizao funcional e das capacidades e caractersticas dos jogadores. Assim, se treinadas, uma equipa pode assumir vrias estruturas desde que nenhuma dessas estruturas limite a interaco da organizao funcional e as capacidades e caractersticas dos jogadores. Do que acabamos de mencionar, a organizao de uma equipa de futebol implica um conjunto de procedimentos que devemos ter permanentemente em considerao. No devemos sobrevalorizar um em detrimento dos outros,

Jos Guilherme Oliveira

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

devemos sim entender a importncia de cada um, perceber a sua articulao e promover a sua interaco no sentido de criar uma equipa cada vez melhor.

Abordagem, de uma sequncia evolutiva, da organizao estrutural e funcional de uma equipa de futebol
A tarefa que nos propomos elaborar, criar uma sequncia de exerccios

que reflita uma possvel lgica evolutiva do processo de organizao do jogo de uma equipa de futebol. A sequncia apresentada no tem como objectivos criar uma padronizao evolutiva, nem uma padronizao semanal de treino. Pretende apenas, dar uma sugesto para a evoluo do processo de organizao do jogo de uma equipa de futebol. Para que esta tarefa seja concretizada, dentro de uma lgica perceptvel, iremos dividir (com a preocupao de nunca empobrecer ou mutilar) o jogo em quatro temas / momentos e, tambm, apresentaremos alguns princpios, sub princpios e sub (sub) princpios que pretendemos que sejam revelados em jogo pelos nossos jogadores e equipa, assim como os respectivos objectivos e comportamentos desejados.

3.1

Organizao dos temas / momentos Consideramos a existncia de quatro grandes temas / momentos de jogo

(Figura 2). Todos esses temas / momentos devem ter relaes muito estreitas entre si. A separao que se possa fazer apenas deve ser evidente no plano didctico-metodolgico, para facilitar o processo de estruturao e organizao do treino e do jogo. Quando em treino e em jogo essa diviso deve esbater-se e servir apenas para referncia e orientao. necessrio ter sempre em considerao a relao permanente entre os diferentes temas / momentos, como tal, deve haver uma cumplicidade grande entre esses temas / momentos. No deve existir, em nenhum tema / momento, comportamentos que sejam inibidores de outros comportamentos desejados.

Jos Guilherme Oliveira

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Deve sim, haver uma congruncia permanente entre os diferentes temas / momentos de forma a permitir a evoluo contnua.
Organizao dos diferentes temas /momentos de uma equipa de futebol Organizao ofensiva: - individual; - sectorial (ou grupal); - intersectorial; - colectiva. Organizao defensiva: - individual; - sectorial (ou grupal); - intersectorial; - colectiva. Transio ataque / defesa: - sectorial (ou grupal); - intersectorial; - colectiva. Transio defesa / defesa: - sectorial (ou grupal); - intersectorial; - colectiva.

3.2

Princpios de jogo Consideramos princpios de jogo determinadas caractersticas e

comportamentos que pretendemos que os nossos atletas e equipa revelem durante o jogo. Como j referimos anteriormente, os princpios de jogo devem assumir-se como comportamentos e padres de comportamento que os treinadores desejam que sejam revelados pelos seus jogadores e pelas suas equipas, nos diferentes momentos do jogo. Em circunstncia alguma nos devemos esquecer que os comportamentos e os padres de comportamento dos jogadores e da equipa no devem limitar a criatividade individual e colectiva, devem sim incentivar comportamentos criativos que se enquadrem nos padres de comportamento desejados.

3.3

Exerccios propostos O conjunto dos exerccios que vamos propor tem como objectivo fazer uma

abordagem organizao do jogo, articulando os diferentes temas / momentos

Jos Guilherme Oliveira

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

do jogo, os diferentes princpios e sub princpios e os respectivos objectivos e comportamentos.

1 Exerccio Tema / Momento: Organizao defensiva colectiva. Princpio: Organizao defensiva colectiva - Defesa zona (fecho e reduo de espaos e de tempo de execuo ao adversrio). Objectivos: Dar uma primeira ideia de como queremos que a nossa equipa se posicione defensivamente em termos colectivos - movimentaes da equipa em funo do espao e da zona da bola e posicionamento de cada jogador, em funo da posio especfica, relativa ao local da bola. Descrio: Situao 10x0. A equipa dispe-se em campo em estrutura e movimenta-se segundo indicaes do treinador em funo do espao e do posicionamento da bola que so determinados pelas bandeirolas ou mecos. Esquema:

2 Exerccio Tema / Momento: Organizao ofensiva colectiva. Princpios: Organizao ofensiva colectiva Circulao e manuteno da bola e movimentaes ofensivas colectivas com finalizao.

Jos Guilherme Oliveira

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Objectivos: Dar uma primeira ideia de como queremos que a nossa equipa se posicione ofensivamente em termos colectivos, como queremos que seja feita a circulao e a manuteno da bola e como queremos que os jogadores se posicionem em funo uns dos outros, da bola e do espao. Descrio: Situao 11 x guarda-redes (GR). A equipa dispe-se em campo em estrutura e circula a bola desde o seu GR por todos os jogadores e por todo o terreno de jogo, em funo do posicionamento e das movimentaes que o treinador pretende at finalizar. Esquema:

3 Exerccio Tema / Momento: Organizao ofensiva sectorial e intersectorial sectores defensivo e intermdio. Sub Princpio: Organizao ofensiva do sector defensivo - Circulao da bola no sector defensivo com entrada no sector intermdio. Objectivos: Circular a bola no sector defensivo de forma a esta entrar, no momento adequado, nos mdios centro (MC) ou nos Alas da respectiva equipa. Descrio: O GR coloca a bola em jogo num dos jogadores do sector defensivo, estes circulam a bola com o objectivo desta entrar nos MC ou nos Alas. Numa 1 fase, no existem adversrios. Posteriormente, numa 2 fase, colocam-se adversrios (o nmero de adversrios pode ir aumentando gradualmente) para dificultar essa circulao e para se poder escolher o momento adequado da entrada da bola nos MC ou Alas.

Jos Guilherme Oliveira

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Esquema: 1 Fase

2 Fase

4 Exerccio Tema / Momento: Organizao ofensiva intersectorial sectores intermdio e atacante. Sub Princpio: Organizao ofensiva dos sectores intermdio e atacante - Circulao da bola e movimentaes ofensivas nos sectores intermdio e atacante. Objectivos: Circular a bola nos sectores intermdio e atacante de forma a criar espaos. Fazer movimentaes ofensivas para terminar com finalizao. Descrio: Situao 6xGR. O treinador coloca a bola em jogo num dos atacantes e estes circulam a bola entre si em toda a largura do terreno de jogo com o objectivo de executar movimentaes ofensivas e finalizar. Numa 1 fase sem adversrios, numa fase posterior, 2 fase, com adversrios a dificultar a circulao da bola e as movimentaes ofensivas.

Jos Guilherme Oliveira

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Esquema: 1 Fase

2 Fase

5 Exerccio Tema / Momento: Organizao ofensiva individual. Sub (Sub) Princpio: Organizao ofensiva individual - Circulao da bola: passe frontal e em diagonal (tringulo e losango). Objectivos: Exercitar o passe de forma frontal e em diagonal e a respectiva recepo, tal como so requisitados no nosso jogo. Descrio: Situao em que os jogadores esto dispostos em tringulo ou em losango. Fazer passe frontal e em diagonal a um e dois toques em estruturas de tringulo e de losango tal como requisitado no nosso jogo.

Jos Guilherme Oliveira

10

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Esquema:

6 Exerccio Temas / Momentos: Organizao defensiva sectorial sector defensivo e Transio defesa / ataque do sector defensivo. Sub Princpios: Organizao defensiva da defesa defesa zona da defesa. Transio defesa / ataque do sector defensivo passe para o sector intermdio e tirar bola da zona de presso. Objectivos: Organizar defensivamente o sector defensivo, fechar os espaos entre jogadores, pressionar o portador da bola retirando espao e tempo de execuo, fazer correctamente as coberturas e no permitir que haja cruzamentos e finalizao. Quando ganharem a posse da bola: como primeira opo, jogar para a frente, a segunda opo tirar a bola da zona de presso. Em todas as circunstncias, tentar sempre no perder a posse da bola. Descrio: Situao (GR + 4 defesas) x (5 atacantes). O treinador coloca a bola na posse dos atacantes, jogando estes entre si tentando marcar golo. Por sua vez, os defensores tentam impedir o golo, cumprindo com os objectivo em cima referidos. Quando ganharem a posse da bola, devem tentar marcar golo numa das trs mini-balizas.

Jos Guilherme Oliveira

11

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Esquema:

7 Exerccio Tema / Momento: Organizao defensiva sectorial sector intermdio. Sub Princpio: Organizao defensiva do meio-campo defesa zona do meio-campo. Objectivos: Organizar defensivamente o sector intermdio: fechar os espaos entre jogadores, pressionar o portador da bola, fazer correctamente as coberturas e retirar espao e tempo de execuo ao adversrio. Evitar a progresso do adversrio e passes em profundidade. Descrio: Situao (4 mdios + 1 apoio recuado) x (4 mdios + 1 apoio recuado). A equipa que tem a posse da bola tenta ultrapassar a linha formada pelos mecos com a bola controlada, a outra equipa tenta impedir cumprindo os objectivos em cima propostos. Esquema:

Jos Guilherme Oliveira

12

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

8 Exerccio Temas / Momentos: Organizao defensiva intersectorial sectores intermdio e atacante e Transio defesa / ataque. Sub Princpios: Organizao defensiva do meio-campo e ataque defesa zona do meio-campo e ataque. Transio defesa / ataque dos sectores intermdio e atacante - passe para possvel finalizao e/ou tirar bola da zona de presso. Objectivos: Organizar defensivamente os sectores do Meio-campo e Ataque: fechar os espaos entre jogadores, pressionar o portador da bola e executar as coberturas correctamente, no permitir passes do sector defensivo para o sector intermdio e no permitir que os jogadores do sector do meio-campo joguem em profundidade. Quando ganharem a bola: como primeira opo jogar para a frente, em caso de possibilidade, a segunda opo tirar a bola da zona de presso. Em todas as situaes tentar sempre no perder a posse da bola. Descrio: Situao (4 mdios + 2 atacantes) x (GR + 4 defesas + 3 mdios). Jogo em meio-campo. A equipa dos vermelhos sai sempre com a bola a partir de GR e tem como objectivo tentar ultrapassar a linha de meio campo com a bola controlada. A equipa de azul e branco tenta impedir que tal acontea, cumprindo com os objectivos em cima mencionados. Quando ganhar a posse da bola, tenta marcar golo ou mant-la em seu poder sem a perder. Esquema:

9 Exerccio Tema / Momento: Organizao defensiva individual. Sub (dos Sub) Princpios: Organizao defensiva individual - conteno e cobertura defensiva.

Jos Guilherme Oliveira

13

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Objectivos: Desenvolver as capacidades de conteno e de cobertura defensiva individual e retirar espao e tempo de execuo aos adversrios. Descrio: Numa 1 fase, situao (1 atacante) x (1 defensor + GR). Um jogador defensor que se encontra num dos lados da baliza passa a bola a um dos atacantes que se encontra fora da rea de grande penalidade. O primeiro vai defender, retirando espao e tempo de execuo e impedindo a finalizao. O segundo tenta ultrapassar o defensor e marcar golo. Numa 2 fase, situao (2 atacantes) x (2 defensores + GR). Exerccio idntico ao da 1 fase, mas com a estrutura de dois defensores contra dois atacantes. Esquema:

1 Fase

2 Fase

10 Exerccio Temas / Momentos: Organizao defensiva colectiva e Transio defesa / ataque. Princpios: Organizao defensiva colectiva defesa zona e Transio defesa / ataque - jogar para a frente em caso de possibilidade e/ou tirar a bola da zona de presso. Objectivos: Organizar defensivamente a equipa: fechar os espaos entre jogadores, pressionar o portador da bola e executar as coberturas correctamente, no permitir passes no interior da equipa e no permitir que joguem para a frente, retirar tempo e espao de execuo aos adversrios. Quando ganharem a bola: como primeira opo jogar para a frente em caso de possibilidade, a segunda opo tirar a bola da zona de presso. Em todas as situaes tentar sempre no perder a posse da bola. Descrio: Situao 10 x 11. A equipa de 10 (azuis e brancos) comeam sempre a defender (pode ser numa zona mais recuada, intermdia ou avanada). A equipa de 11 (vermelhos) comeam sempre a atacar a partir do GR. O objectivo dos vermelhos ultrapassar a linha amarela com a bola controlada. Os objectivos dos azuis e brancos so impedir que tal acontea e quando ganharem a posse da bola tentar de imediato marcar golo ou tirar a bola da zona de presso para iniciar o ataque organizado.

Jos Guilherme Oliveira

14

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Esquema:

11 Exerccio Tema / Momento: Organizao ofensiva intersectorial / grupal - Movimentaes ofensivas pelos corredores laterais em estrutura de losango. Sub Princpios: Movimentaes pelos corredores laterais Estrutura em losango e jogo Fora e Dentro. Objectivos: Entender o posicionamento e as movimentaes em losango nos corredores laterais, o posicionamento e as movimentaes de Fora e Dentro nos corredores laterais. Ocupar correctamente as zonas de finalizao consoante as respectivas movimentaes especficas. Descrio: Situao 10 (numa primeira fase para direccionar melhor podem ser menos) x GR. A bola comea em jogo no defesa central do lado que se vai fazer a movimentao. A bola passada do defesa central ao defesa lateral, do mesmo lado, que se encontra dentro ou fora. Quando o lateral recebe a bola os jogadores devem-se movimentar para se posicionarem correctamente em funo do posicionamento da bola. Executam a movimentao especfica que acharem ser a mais correcta e finalizam.

Jos Guilherme Oliveira

15

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Esquema: Posicionamento em losango nos corredores laterais e posicionamento do Lateral Dentro e Ala Fora

Posicionamento do Lateral Fora e Ala Dentro

12 Exerccio Tema / Momento: Organizao ofensiva intersectorial / grupal - Movimentaes ofensivas pelo corredor central. Sub Princpios: Movimentaes pelo corredor central. Objectivos: Entender o posicionamento e as movimentaes dos jogadores, em funo dos espaos e do local da bola, pelo corredor central. Ocupar correctamente as zonas de finalizao consoante as respectivas movimentaes especficas. Descrio: Situao 10 (numa 1 fase, para direccionar melhor o exerccio, podem ser menos) x GR. A bola comea em jogo no defesa central do lado que se vai fazer a movimentao. Por

Jos Guilherme Oliveira

16

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

indicao do treinador a bola passada do defesa central ao defesa lateral, ou ao mdio centro ou ainda ao mdio ala, do mesmo lado. Quando um dos referidos jogadores receber a bola, os outros jogadores devem-se movimentar correctamente em funo do posicionamento da bola com a finalidade de executarem a movimentao especfica, pelo corredor central, que acharem ser a mais correcta e finalizarem. Esquema: Bola no Mdio Centro no centro

Bola no Mdio Centro no centro lateral

Jos Guilherme Oliveira

17

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Bola no Ala

Bola no Lateral

13 Exerccio Tema / Momento: Organizao ofensiva colectiva Circulao da bola e Movimentaes ofensivas colectivas (movimentaes pelos corredores laterais e pelo corredor central). Princpios: Circulao da bola e Movimentaes ofensivas colectivas pelos corredores laterais e central com finalizao. Objectivos: Circular a bola por todos os sectores da equipa e por todos os corredores do campo e entrar pelos corredores laterais ou central. Ocupar correctamente as zonas de finalizao consoante as movimentaes especficas. Descrio: Situao 10 x GR. O treinador coloca a bola em jogo num dos jogadores do sector defensivo. Os jogadores da respectiva equipa movimentam-se e circulam a bola entre si. Quando o

Jos Guilherme Oliveira

18

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

treinador entender, d indicaes para a bola entrar por um dos corredores atravs das respectivas movimentaes especficas, terminando com finalizao. Esquema:

14 Exerccio Temas / Momentos: Organizao ofensiva colectiva e Transio ataque / defesa. Princpios: Organizao ofensiva colectiva manuteno e circulao da bola para criao de espaos e Transio ataque / defesa - condicionar a aco do portador da bola, fechar a equipa em presso para dificultar a aco do adversrio, organizar e posicionar defensivamente a equipa e ganhar o mais rpido possvel a bola. Objectivos: Circular e manter a bola por todos os sectores da equipa e por todos os corredores do campo e entrar pelo local onde existir espao aberto adoptando as movimentaes ofensivas especficas dos corredores laterais e do corredor central. Quando perderem a posse da bola: condicionar de imediato a aco do portador da bola, fechar a equipa em presso para dificultar a aco do adversrio, organizar e posicionar defensivamente a equipa e ganhar o mais rpido possvel a bola. Descrio: Situao 10 x 9 (GR + 4 defensores + 3 mdios + 1 atacante). O treinador coloca a bola em jogo num dos jogadores do sector defensivo da equipa de 10 elementos (azul e branca). Os jogadores azuis e brancos circulam a bola entre si com o objectivo de marcar golo atravs das movimentaes especficas dos corredores laterais e do corredor central. Quando perderem a posse da bola, tentam reconquist-la o mais rapidamente possvel, caso no o consigam, tentam impedir que o adversrio ultrapasse a linha amarela com a bola controlada. A equipa encarnada tem como objectivos tentar impedir o golo dos azuis e brancos e, quando ganham a posse da bola, ultrapassar a linha amarela com a bola controlada.

Jos Guilherme Oliveira

19

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Esquema:

15 Exerccio Temas / Momentos: Transies ataque / defesa e defesa / ataque. Princpios: Transio ataque / defesa - condicionar a aco do portador da bola, fechar a equipa em presso para dificultar a aco do adversrio, organizar e posicionar defensivamente a equipa e ganhar o mais rpido possvel a bola. Transio defesa / ataque - tirar a bola o mais rapidamente possvel da zona de presso para se poder fazer passe de progresso ou para se organizarem ofensivamente em posse da bola Objectivos: Manter e circular a bola sem a perder. Quando perder a posse da bola: pressionar e condicionar de imediato a aco do portador da bola, fechar a equipa em presso para dificultar a aco do adversrio e para no deixar que a equipa contrria tire a bola da zona de presso e se organize ofensivamente, organizar e posicionar defensivamente a equipa e ganhar o mais rpido possvel a bola. Quando ganhar a posse da bola: tirar a bola o mais rapidamente possvel da zona de presso para poderem fazer passe de progresso ou para se organizarem ofensivamente em posse da bola. Descrio: Situao de posse e circulao de bola entre duas equipas (brancos e amarelos) de 6 jogadores. As equipas esto divididas em dois grupos de 3 jogadores que pertencem ao grupo A e 3 que pertencem ao grupo B. Quando a equipa dos brancos est no seu campo (um quadrado delimitado por mecos), s um dos grupos da equipa adversria, alternadamente, pode entrar nesse quadrado, havendo circulao de bola de 6x3. Quando o grupo de 3 amarelos conseguir roubar a bola aos brancos, tentam de imediato colocar a bola no seu campo, o quadrado que est ao lado com os outros 3 amarelos. Se o conseguirem, o jogo transita para o quadrado dos amarelos, passando estes a jogarem com os 6 jogadores contra um dos grupos dos brancos A ou B , alternadamente. Assim sendo, o jogo consiste numa manuteno e circulao de bola, no campo dos brancos ou dos amarelos, sempre de 6x3.

Jos Guilherme Oliveira

20

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Esquema:
B A B A B A A A A B B B

16 Exerccio Temas / Momentos: Organizao defensiva e ofensiva intersectorial e colectiva e Transies ataque / defesa e defesa / ataque. Princpios: Organizao defensiva colectiva e sectorial defesa zona. Organizao ofensiva colectiva e sectorial manuteno e circulao da bola para criao de espaos abertos na defesa do adversrio. Transio ataque / defesa e defesa / ataque. Objectivos: Todos os definidos para os diferentes princpios. Descrio: Situao de jogo 11x11 mas com algumas condicionantes. A equipa que defende s pode ter no seu meio-campo o GR os 4 defesas e os 2 mdios centro. A equipa que ataca s pode ter no meio-campo da equipa adversria 1 dos defesas laterais ( sua escolha), os 2 mdios centro, os 2 alas e os 2 atacantes. Quando a equipa que est a defender no seu meio-campo ganha a posse da bola, s pode colocar os jogadores no meio-campo adversrio se a bola ultrapassar a linha de meio-campo.

Jos Guilherme Oliveira

21

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Esquema:

17 Exerccio Tema / Momento: Organizao defensiva e ofensiva colectiva e Transies defesa / ataque e ataque / defesa. Princpios: Todos os abordados Objectivos: Exercitar de forma direccionada o pretendido. Descrio: Situao de jogo 11x11. O treinador encontra-se no meio do campo com vrias bolas ao seu dispor. O jogo est a decorrer e, quando o treinador desejar, atravs de um sinal previamente combinado, coloca uma nova bola em jogo. Os jogadores deixam de jogar com a bola antiga e passam a jogar com a nova. Esta situao tem como objectivo os jogadores terem que se ajustar permanentemente s novas situaes que so criadas pelo treinador. Esquema:

Jos Guilherme Oliveira

22

Organizao do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodolgicos na abordagem da sua organizao estrutural e funcional.

Observaes: Os exerccios mencionados que no estejam estruturados em formato competitivo podem ser transformados em situaes de jogo, de forma a criar uma maior competitividade, dificuldade e consequente evoluo. O grau de dificuldade pode ser aumentado ou diminudo consoante as capacidades dos atletas, o entendimento que tenham do jogo e/ou a fase de aprendizagem.

Jos Guilherme Oliveira

23

You might also like