You are on page 1of 2

Baixa Idade Mdia

Por Tiago Ferreira da Silva


O fim das invases brbaras na Europa, por volta do sculo X, trouxe certa paz ao continente. Do perodo que vai do sculo XI ao XV, denominada Baixa Idade Mdia, o sistema feudal de explorao de braos humanos entrou em decadncia devido aos avanos no setor agrcola, como a inveno do moinho hidrulico, que facilitava a irrigao, e a atrelagem dos bois nas carroas, o que possibilitou viagens com mais carga e, consequentemente, aumento na produo.

Com as inovaes tecnolgicas no setor agrcola, as terras dos feudos passaram a ficar pequenas demais para uma populao que s tendia a crescer. Os habitantes dessas reas rurais queriam expandir o comrcio e lucrar mais atravs da produtividade. A partir da, os artesos e comerciantes concentram-se prximos aos castelos, igrejas e mosteiros, desenvolvendo a atividade comercial. Essas pequenas concentraes deram origem aos primeiros burgos. Neste mesmo perodo, houve uma denncia de peregrinos europeus de que os muulmanos do Oriente Mdio maltratavam os cristos. O papa Urbano II declarou guerra a estes religiosos no ano de 1095, enviando uma expedio de cavaleiros cristos para libertar a denominada Terra Santa do Imprio Islmico, situada no territrio da Palestina. Foram organizadas um total de oito cruzadas entre os anos de 1095 e 1270, que envolveram desde pessoas simples e deserdados que no tinham direito s terras do feudo at reis, imperadores e cleros. Todos os combatentes tinham que se virar como podiam; muitos, inclusive, chegaram a ser massacrados brutalmente antes de chegarem ao destino. Entretanto, as Cruzadas influenciaram para que o comrcio dos burguesses aumentassem. Quando os cavaleiros dominavam territrios islmicos, chegavam a saquear produtos valiosos como joias, tecidos e temperos e os comercializavam no caminho. As expedies fizeram com que os muulmanos abandonassem o territrio prximo ao Mar Mediterrneo,

beneficiando os burgueses da Itlia, principalmente das cidades de Gnova e Veneza. No norte da Europa, regies como Hamburgo e Dantzig tambm prosperavam na atividade comercial, formando uma nova classe social que iniciou a dinamizao econmica da Baixa Idade Mdia. O desenvolvimento comercial fez com que os moradores do campo migrassem para as cidades, contribuindo para a queda do sistema feudal. Na tentativa de manter os empregados nas terras, os proprietrios ofereciam melhores condies de vida e at mesmo a possibilidade de pag-los mensalmente com um salrio. Nas cidades, a ascenso da atividade comercial formou uma nova engrenagem social, o chamado capitalismo. Novas atividades foram surgindo, como a profisso de cambista, que tinham conhecimento do valor real da moeda e os banqueiros, que ficavam incumbidos de guardar grandes quantias de dinheiro. Leia tambm:

Fonte:

http://www.infoescola.com/historia/baixa-idade-media/

You might also like