You are on page 1of 4

ESCOLA SECUNDRIA/3 DE AMARANTE Biologia e Geologia (ano 2) FICHA DE APLICAO - OCUPAO ANTRPICA E PROBLEMAS DE ORDENAMENTO Nome: _________________________________N: ____

Ano Letivo: 2011/2012

Turma: 11CT1 Data: 2/03/2012

Classificao: _________________ Prof.: __________ Enc. de Educao ________________ Durao: 30 minutos 1. Leia com ateno o resumo de um artigo sobre as cheias no sul de Portugal, publicado em 2001 na revista Finisterra.

1.1. Bacia hidrogrfica corresponde a) ao conjunto de todos os afluentes de um rio de maiores dimenses b) a uma rea drenada por um rio e seus afluentes c) a uma rea que inclui o canal fluvial e o leito de cheia de um rio d) rea do leito ordinrio de um rio e do leito de estiagem (selecione a opo correta) 1.2. No nosso clima a perigosidade de uma inundao depende: a) Da precipitao atmosfrica b) Da falta de barragens c) Da existncia de cobertura vegetal d) Da precipitao atmosfrica e da falta de ordenamento do territrio (selecione a opo correta)

1.3. A ocorrncia de uma inundao fluvial d-se quando o curso de gua: a) Ocupa o leito ordinrio b) Se estende pelo leito de cheia c) Ocupa o leito de estiagem d) Apresenta um declive no leito (selecione a opo correta) 1.4. Com a construo de barragens a quantidade de ___________ que o rio transporta para o mar______________. a) .Detritos.Aumenta b) .DetritosDiminui c) .Sedimentos..Aumenta d) .Sedimentos..Diminui (selecione a opo correta) 2.Leia atentamente o texto e responda s questes que se seguem. As caractersticas naturais da ilha da Madeira so muito favorveis a movimentos de detritos e a cheias repentinas, que constituem uma ameaa segurana de pessoas e bens: bacias hidrogrficas com um tempo de resposta relativamente curto; cursos de gua com elevado declive; zonas muito montanhosas vales encaixados e grande quantidade de material slido, facilmente mobilizvel. Estas caractersticas, representadas na figura seguinte, num territrio com pouca disponibilidade de reas planas, conduzem frequente utilizao urbana e industrial de terrenos com elevado perigo de enxurradas, de deslizamentos ou de outras instabilidades de carcter geolgico.

Figura 1 Nas questes de escolha mltipla que se seguem, selecione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correta, completando ou preenchendo sequencialmente os espaos. 2.1. A zona da figura 1 de maior sedimentao est assinalada pela letra ______, enquanto a de maior eroso a da letra ____. a) CA b) CB c) AB d) BC 2

2.2. A estabilidade das vertentes maior quando existe ________ gua no solo do que quando existe ________ gua no solo. a) .nenhuma.pouca. b) .pouca..muita. c) .muita.nenhuma. d) .nenhuma.pouca. 2.3. O que entende por Rede Hidrogrfica? 2.4. Estabelea a diferena entre Bacia hidrogrfica e Rede hidrogrfica.

2.5. Classifique de M (M) ou Boa (B) as solues que se apresentam nas frases que se seguem, e que tm como objetivo evitar e minorar, os riscos humanos resultantes, dos deslizamentos e cheias repentinas na ilha da Madeira. a) Encanamento das ribeiras at ao mar b) Elaborao e aplicao de cartas de risco na definio de zonas a urbanizar c) Criao de pequenas bacias de reteno d) Betonizao dos leitos das ribeiras e) Asfaltamento de estradas f) Construo de equipamentos pblicos nas zonas mais declivosas g) Betonizao com ancoragens de vertentes instveis 3. Analise os esquemas seguintes, que procuram representar dois tipos de ocupao do solo em zonas de vale. A B

3.1. Identifique o esquema (A ou B) em que a infiltrao das guas maior; 3.2. Compare o risco de cheia nas reas X (esquema A) e Y (esquema B) da figura. Justifique as afirmaes feitas na comparao.

Figura2

4.A eroso das arribas costeiras denuncia muitas vezes problemas de segurana motivados pela ausncia de responsabilidade na ocupao humana no litoral. A imagem ao lado mostra o efeito do mar sobre as arribas rochosas. 4.1. Qual o nome da zona identificada com a letra X na figura 3? 4.2. Indica duas medidas que podem ser usadas como minimizadoras da eroso da arriba. 5. A construo de espores, tal como est prevista no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), pode resolver temporariamente alguns problemas na zona de construo mas vai colocar em risco toda a Ria Formosa, a nascente da Pennsula do Anco, at Cacela e o Barril, sustenta o especialista Alvarinho Dias. 5.1. Comente esta afirmao indicando nomeadamente, o que so espores e o efeito desta obra de engenharia na orla costeira.

Figura 3

6. Devido ao acentuado declive zonas de vertente so locais de eroso acentuada onde podem ocorrer deslocaes de materiais soltos (blocos, pedras) ou de grandes volumes de materiais, solo ou substrato rochoso, como mostra a figura 4, ao lado. 6.1. Como so denominados estes deslocamentos de volume considervel? 6.2. Em que situao podem ocorrer estes deslocamentos de grande volume?
a) Quando a Componente Normal da fora da gravidade superior s Foras de Resistncia b) Quando a Componente Normal da fora da gravidade superior Componente tangencial c) Quando a Componente Tangencial da fora da gravidade superior s Componente Normal d) Quando a Componente Tangencial da fora da gravidade superior s Foras de Resistncia (selecione a opo correta)

Figura 4 6.3. Indique trs tipos de obras de engenharia usadas para consolidao de vertentes instveis.

FIM

BOM TRABALHO! 4

You might also like