You are on page 1of 16

CONCEITOS E CLASSIFICAO DE SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS

TECNOLOGIA EM REVESTIMENTO SISTEMAS NO ADERIDOS INOVACON


Eng Otvio Luiz do Nascimento Fortaleza/CE

1. SISTEMAS ADERIDOS BASE: sistemas que trabalham diretamente aderidos base ou substratos, como por exemplo, revestimentos argamassados, e revestimentos cermicos. Convencional ou Conectado

2. SISTEMAS NO ADERIDOS BASE: sistemas fixados base ou substratos com auxlio de componentes mecnicos, sejam eles, inserts ou estrutura auxiliar. Ventilado ou Afastado

SISTEMA DE REVESTIMENTO NO ADERIDO

SISTEMA DE REVESTIMENTO NO ADERIDO


Os revestimentos no aderidos so aqueles fixados base com o auxlio de uma subestrutura auxiliar, insertes metlicos, parafusos, entre outros tipos de dispositivos industrializados

(B) substrato ou base, (CA) cmara de ar, (G) placa revestimento, (E+C) emboo e sistema de colagem.

TIPOLOGIAS DO SISTEMA DO REVESTIMENTO NO ADERIDO

FACHADA CORTINA
A fachada-cortina uma tcnica j difundida h alguns anos no mercado europeu e que paulatinamente bem sendo inserida na construo civil brasileira, tem como caracterstica rapidez, custo/benefcio, funcionalidade e qualidade.

Cavity Wall

Fachada Ventilada

Fachada Cortina

FACHADA CORTINA
Essa tcnica um sistema que apresenta caractersticas e vantagens , entre elas o isolamento trmico e acstico. Entretanto, no mercado nacional, existe uma escassez de normatizao, informaes e mo de obra qualificada para execuo e elaborao de projeto para essa tipologia de tecnologia.

FACHADA CORTINA

FACHADA VENTILADA
O sistema formado por placas ou painis fixados externamente base suporte do edifcio atravs de fixadores metlicos ou por uma superestrutura auxiliar metlica, constituindo-se na vedao vertical exterior de uma edificao. Essa estrutura dimensionada de tal forma que permite a remoo do ar aquecido no interior da cmara pelo chamado chamin.

Ateno!
Fachada ventilada

FACHADA VENTILADA - Eficincia energtica


No vero: A maior parte do calor radiante incidente refletida. A quantidade de calor que no refletida ativa o sistema chamin para que o edifcio absorva somente uma parte do calor. A especificao de cores claras nos revestimento da fachada pode intensificar o efeito reflexo.

Fachada cortina

A fachada ventilada uma fachada cortina dimensionada de tal forma a permitir a remoo do ar aquecido no interior da cmara pelo chamado efeito chamin.

FACHADA VENTILADA
Vantagens: Eficincia energtica Beleza Resistncia conhecida Conforto trmico e acstico Sistema sustentvel Agilidade no cronograma das obras Alta produtividade Facilidade de manuteno Melhor desempenho em relao ao destacamento para placas grandes

FACHADA VENTILADA - Vantagens da cmara de ar


A evaporao presente nas paredes das edificaes; Remoo do vapor de gua proveniente do interior; Calor removido pela ascenso de circulao de ar; Reduo do calor do lado exterior para o lado interior do edifcios no vero; Mantm a edificao seca e contribui para a longa preservao da camada de isolante trmico e da alvenaria.

FACHADA CORTINA DE VIDRO


As fachadas de vidro utilizam a tcnica de execuo de fachadas cortinas, por meio de uma subestrutura auxiliar de alumnio.

ROCHAS ORNAMENTAIS
apresentar beleza esttica (ornamental), um padro contnuo, ou seja devem ser homogneas (sem manchas ou buracos que ocorram de modo irregular). possuir caractersticas tecnolgicas, ndices fsicos,

TIPOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS


O termo Rocha Ornamental tambm engloba outros tipos de rochas, conhecidas genericamente no mercado como Pedras Naturais, nas quais esto includos:

caractersticas mecnicas dentro dos padres aceitveis pelas normas tcnicas.

ardsias, quartzitos, arenitos, gnaisses e calcrios,

utilizados em placas rsticas, in natura no requerendo acabamento superficial para a aplicao em revestimento.

PRINCIPAIS ITENS QUE PODE AFETAR O DESEMPENHO DE UMA FACHADA


MOVIMENTAES HIGROSCPICAS DO REVESTIMENTO;

MOVIMENTAES TRMICAS DO REVESTIMENTO; MOVIMENTAES HIGROSCPICAS DA BASE; MOVIMENTAES TRMICAS DA BASE; INCIDNCIA DE CHUVAS E VENTOS SOBRE A SUPERFCIE.

DIMENSIONAMENTO DE VENTOS

CONCEITOS
Infiltrao: o movimento de ar no controlado num recinto por meio de aberturas existentes. Ventilao geral natural: VGN o deslocamento do ar atravs do recinto, via aberturas, umas funcionando como entrada e outras, como sada. As aberturas devem ser dimensionadas e posicionadas de modo a gerar um fluxo de ar adequado.
p entre exterior e interior; resistncia ao fluxo de ar nas aberturas (perda de carga); obstrues internas; incidncia do vento (localizao / posio) e forma do edifcio.

Ao direta dos ventos (p); Mecanismos da VGN: efeito chamin(T e p); ao combinada dos 2 acima. (*)

(*)A p resultante da ao do vento sobre as paredes e coberta e da do ar exterior e interior do prdio (efeito chamin). VGN por ao dos Ventos No oferece garantia de uniformidade, devida s variaes dos ventos, porm deve ser adotada. Entrada de ar nas aberturas em paredes com sobre presses(+). Sada de ar nas aberturas em paredes com sub presses(-).

Fluxo de ar depende:

VENTILAO NATURAL POR DIFERENA DE PRESSO CAUSADA PELO VENTO


Para que a edificao seja ventilada devido diferena de presso provocada pelo vento no basta que a mesma seja simplesmente exposta ao vento. necessrio que os ambientes sejam atravessados transversalmente pelo fluxo de ar.

CONFORTO TRMICO
Define-se Conforto Trmico como o estado mental que expressa a satisfao do homem com o ambiente trmico que o circunda. A no satisfao pode ser causada pela sensao de desconforto pelo calor ou pelo frio, quando o balano trmico no estvel, ou seja, quando h diferenas entre o calor produzido pelo corpo e o calor perdido para o ambiente. A norma internacional para averiguar o conforto trmico em ambientes a ISO 7730 (1994).

Calor produzido

Calor perdido

AS VARIVEIS DE CONFORTO TRMICO


As variveis de conforto trmico esto divididas em variveis ambientais e variveis humanas. As variveis humanas so: metabolismo gerado pela atividade fsica resistncia trmica oferecida pela vestimenta E as ambientais so: temperatura do ar; temperatura radiante mdia; velocidade do ar; umidade relativa do ar. Alm disso, variveis como sexo, idade, raa, hbitos alimentares, peso, altura etc, podem exercer influncia nas condies de conforto de cada pessoa e devem ser consideradas.

FORMAS DE TRANSMISSO DE CALOR


Conduo A conduo se realiza por contato molecular, ou melhor, por contato entre as molculas dos corpos. Ocorre em slidos, lquidos e gases. No entanto, nos fluidos ocorrem fenmenos convectivos que alteram o processo original. Por esta razo, a conduo refere-se aos slidos. Poder ser relacionada aos fluidos quando no se verificam movimentos convectivos. Conveco A conveco se verifica quando os corpos esto em contato molecular e um deles, pelo menos, um fluido. O processo possui duas fases: na primeira o calor se transmite por conduo, na segunda, a alterao sofrida pela temperatura do fluido modifica sua densidade provocando o movimento convectivo.

Radiao A radiao ocorre mediante uma dupla transformao da energia: uma parte do calor do corpo com maior temperatura se converte em energia radiante que chega at o corpo com menor temperatura, onde absorvida numa proporo que depende das propriedades da superfcie receptora, sendo novamente transformada em calor. Condensao O ar, a uma temperatura determinada, pode conter apenas uma certa quantidade de vapor dgua. Esta quantidade aumenta medida que aumenta a temperatura do ar. Quando se atinge o valor mximo de vapor dgua no ar diz-se que o ar est saturado e atingiu-se a temperatura de orvalho. Deste modo, qualquer reduo em relao a este valor significar o comeo da condensao.

PROJETO BIOCLIMTICO: projeto que visa a adequao da arquitetura ao clima local. A temperatura do ar um balano energtico onde intervm: A radiao solar incidente e o coeficiente de absoro da superfcie receptora; A condutividade e a capacidade trmica do solo que determinam a transmisso de calor por conduo; As perdas por evaporao, conveco e radiao. ESTRATGIAS BIOCLIMTICAS Estas estratgias, corretamente utilizadas durante a concepo do projeto da edificao, podem proporcionar melhoras nas condies de conforto trmico e reduo no consumo de energia.

Para condies climticas que resultem em pontos delimitados por esta regio existe uma grande probabilidade das pessoas perceberem a sensao de conforto trmico. Desta forma, pode-se verificar que a sensao de conforto trmico pode ser obtida para umidade relativa variando de 20 a 80% e temperatura entre 18 e 29C.

PROGRAMA ANALYSIS BIO


Atravs de dados climticos de referncia pode-se determinar as estratgias bioclimticas mais adequadas para cada localidade atravs do programa Analysis Bio. Este pode avaliar dados climticos de normais climatolgicas, de arquivos TRY e ou de dados inseridos manualmente.

A ventilao corresponde uma estratgia de resfriamento natural do ambiente construdo atravs da substituio do ar interno (mais quente) pelo externo (mais frio). As solues arquitetnicas comumente utilizadas so ventilao cruzada, ventilao da cobertura e ventilao do piso sob a edificao.

Normais climatolgicas - Diagrama de Givoni

REQUISITOS DE PROJETO

CONFORTO ACSTICO
Isolamento e absoro de sons externos; Absorver rudos causados por movimentaes trmicas do sistema e agentes atmosfricos;

CONFORTO TRMICO
Isolamento Trmico em dias frios e quentes; Estanqueidade ao ar quente externo; Reduo de pontes trmicas

ESTANQUEIDADE
Pouca absoro de gua; Boa drenagem em guas pluviais;

REDUO DE UMIDADE E CONDENSAO


Pouca absoro de gua; Boa drenagem em guas pluviais;

ESTTICA
Uniformidade; Condies superficial (cor, brilho, etc.); Planeza dos componentes;

DURABILIDADE
Conservao de propriedades mecnicas; Conservao do sistema de fixao; Facilidade;

NORMAS TECNICAS
NBR 15844/10 Rochas para revestimento Requisitos para granitos NBR 15846/10 Rochas para revestimento Projeto, execuo e inspeo de revestimento de fachadas de edificaes com placas fixadas por insertos metlicos NBR 6123/90 Foras Devido ao Vento em Edificaes NBR 15.575/2013 Norma de Desempenho para Edificaes

Fachada Ventilada

Habitacionais de at Cinco Pavimentos NBR 15220/2005 Desempenho trmico de edificaes

Etapas de montagem
A montagem de um RNA em uma fachada passa por 5 etapas distintas e sequenciais:
1. Etapa 1 Concluso e impermeabilizao do substrato (estrutura principal do edifcio com seu fechamento vertical externo), considerado como a camada interna da tecnologia de RNA; 2. 3. 4. 5. Etapa 2 Instalao da subestrutura do RNA no substrato j concludo e Etapa 3 Fixao dos componentes de isolamento trmico (nas situaes em Etapa 4 Montagem dos componentes de RNA (fechamento vertical externo Etapa 5 Montagem dos acabamentos e complementos. impermeabilizado; que forem devidamente especificados); sobreposto), considerados como a camada externa da tecnologia de RNA;

H inmeras formas de composio de perfis para a montagem da subestrutura, e cada composio gera um tipo distinto de montagem. Dentre elas destaca-se a montagem mais comum para as tipologias de RNA que esto sendo ofertadas no mercado brasileiro atualmente; a "Montagem sobre Subestrutura Articulada"

NORMA DE DESEMPENHO
A norma de desempenho para edifcios habitacionais de at cinco pavimentos, NBR 15.575 (ABNT, 2012), estabelece os requisitos de desempenho para edifcios residenciais com os projetos aprovados a partir da data de exigibilidade da mesma.

NORMA DE DESEMPENHO

ZONEAMENTO BIOCLIMTICO
A norma de Desempenho Trmico de Edificaes NBR-15220-3, (ABNT, 2005) estabeleceu uma subdiviso das condies climticas brasileiras para projeto em 8 zonas bioclimticas. So oito zonas bioclimticas definidas de acordo com o clima e com as necessidades humanas de conforto.

EXIGNCIAS PARA OS SISTEMAS DE VEDAES VERTICAIS EXTERNAS


Transmitncia Trmica U W/m.K Zonas 3, 4, 5, 6, 7 e 8 Zonas 1 e 2 0,6 > 0,6 U 2,5 U 3,7 U 2,5 absortncia radiao solar da superfcie externa da parede. Capacidade Trmica (CT) kJ/m.K Zona 8 Sem requisito Zonas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 130

NORMA DE DESEMPENHO TRMICO


A norma de desempenho trmico das edificaes, NBR 15220:2005 estabelece diretrizes construtivas de conforto trmico para habitaes unifamiliares. O regulamento apresenta mtodos de clculos para obteno das propriedades trmicas dos elementos que compe as edificaes, alm de mtodos de medio de caracterstica trmicas.

DESEMPENHO TRMICO - Comparao


DESENHO ESQUEMTICO DESCRIO U
W/(m.K)

CT
kJ/(m.K)

Atraso horas

Fator
solar %

Sistema de Revestimento no Aderido - Sistema de FachadaCortina Sistema de Revestimento Aderido Assentamento Convencional
U - Transmitncia trmica - (Contrario da resistncia) CT - Capacidade trmica - (energia necessria para aumentar 1 na temp.) - atraso trmico (Tempo transcorrido entre uma variao trmica em um meio e sua manifestao na superfcie oposta de um componente construtivo submetido a um regime peridico de transmisso de calor) FS - fator solar - (quanto que a parede transmite de radiao em relao ao quantidade que ela recebeu)

1,72

202,28

5,34

3,45%

1,93

249,24

5,59

3,88%

Tnel de vento

Grfico das isopetas da velocidade bsica no Brasil, com intervalos de 5 m/s.

Rio de Janeiro

Estudo dos movimentos (Mtodo de Elementos Finitos)

Montagem do Tnel de vento

5 cm

5cm

10

CONTROLE TECNOLGICO

CONTROLE TECNOLGICO

CONTROLE TECNOLGICO

CONTROLE TECNOLGICO Ensaio de arrancamento de pino Ensaio de composio de material

TIPOS DE SISTEMA DE FIXAO


A DEFINIO DA FIXAO DEVE SER FEITA DE MANEIRA CRITERIOSA DE FORMA A NO ACARRETAR TRANSFERNCIA DE CARREGAMENTOS E CONSEQUENTEMENTE PATOLOGIAS. ACOPLAMENTO VISVEL : NESSE SISTEMA AS PLACAS SO FIXADAS ATRAVS DE CLIPES METLICOS VISVEIS

ACOPLAMENTO OCULTO: NESSE SISTEMA AS PLACAS SO FIXADAS ATRAVS DE INSERTS METLICOS INSERIDOS EM FUROS CILNDRICOS PREVIAMENTE EXECUTADOS.

11

DETALHAMENTO DE PROJETO

MODELOS DE DETALHAMENTO

MODELOS DE DETALHAMENTO

TIPOS DE JUNTAS
JUNTAS ABERTAS: SEM PROTEO CONTRA A ENTRADA DE GUAS
PLUVIAIS; JUNTAS FECHADAS: JUNTAS ESTANQUES, NO PERMITEM A ENTRADA DE GUA.

12

RETROFIT
RETROFIT PREDIAL RECICLAGEM TECNOLGICA, ou seja, a revitalizao de edifcios via a modernizao construtivo-arquitetnica.

PATOLOGIA
As patologias mais comuns verificadas em sistemas de fachada ventilada so os problemas relacionados com o desprendimento e queda do revestimento. Estes devem-se particularmente a aplicaes deficientes, m qualidade do material utilizado no revestimento de fachada, movimentos de suporte ou a sistemas de fixao mal concebidos, verificando-se uma deteriorao das zonas de contacto com o revestimento.

PATOLOGIA
Aparecimento de fissuras, associadas a choques, fixaes inadequadas ou movimentos do suporte. O revestimento no deve ter nenhuma relao rgida com o edifcio que envolve. Deve ser adequadamente colocado, com juntas de dimenso apropriada, de modo a assegurar que pode deformar-se livremente sem fissurar; Placas descadas do seu ponto de fixao ou partidas; Manchas de oxidao nas placas ou junto s juntas devido absoro excessiva de gua por parte do revestimento com desenvolvimento de microorganismos tais como algas, fungos e lquenes; Variaes de cor; Umidades ascensionais; Pontes trmicas; Infiltraes na cmara-de-ar; Degradao e desgaste das placas;

13

FOTOS

FACHADA INSERT OCULTO PEA FURADA

14

FACHADA CORTINA COM UTILIZAO DE REVESTIMENTO EM LITOCERMICA

15

ANTES

DEPOIS

Trabalho realizado pela equipe tcnica da Consultare


otavio@consultare.eng.br

(31) 91580191

16

You might also like