You are on page 1of 2

Como criar o hbito da leitura na infncia?

As crianas esto cada dia menos acostumadas a ler, sendo que elas sero os adultos de amanh. Uma pessoa com pouca cultura tem maior dificuldade em se socializar e, futuramente, ingressar no mercado de trabalho. Portanto, o interesse pela leitura deve ser estimulado pela mame quando o beb ainda est dentro da barriga. O hbito de ler deve ser desenvolvido desde o incio da vida. O beb, mesmo dentro da barriga, sente e escuta a voz da mame. Uma mame que conta histrias para o seu filhote durante a gestao oferece uma experincia que pode ser levada para toda a vida se for sempre estimulada. Depois do nascimento, a mame, ou mesmo o papai, deve continuar a contar histrias para o seu pequeno. A partir do momento em que o pequeno comea a pegar objetos e a brincar, brincadeiras com livros j podem ser introduzidas no cotidiano da criana. Voc sabia que a hora do banho uma boa oportunidade para seu beb se acostumar com livros? Pois . Existem livros de plstico ideal para essa hora. Como o banho muito prazeroso para a criana, esta poder associar o livro a um evento gostoso. As crianas so seres muito curiosos e o manuseio de livros, sejam eles de plstico, pano, papel ou musicais so importantes para que os pequenos manipulem, brinquem e explorem o objeto que pode ampliar o vocabulrio e imaginao. Livros com muitas ilustraes e pouco texto so adequados para crianas acima de cinco anos, que podero criar histrias com base nos desenhos ou interpreta-los. Se a leitura for estimulada desde pequenino, o manuseio do livro para essas crianas j ser comum. Desse modo, quando o processo de alfabetizao estiver acontecendo, as crianas que passaram por todo o processo de conhecimento e manuseio do livro tero prazer de l-lo, seja um livro indicado pela escola ou o que a prpria criana escolher na biblioteca. Pais que lem servem de exemplo ao filho - Outro estmulo que os pais podem oferecer criana e que pode ser o principal o exemplo. Crianas que vem os pais lendo, que percebem que os pais tm prazer ao ler, so crianas mais interessadas em leitura do que as filhas de pais que no lem e no gostam de ler. Passeios a feiras de livros so encantadores para as crianas. L encontram as mais diferentes opes de leitura e se entusiasmam com o ar de magia e mistrio.

Nunca deixe de contar histrias para seu filho, se ele j sabe ler, leia junto e depois comentem a histria, faa-o interpretar o livro que leu. Leva-lo biblioteca e escolherem um livro juntos para ler em casa um grande incentivo. So pequenas aes que criam o hbito da leitura, ajudando a criana no desenvolvimento da escola, aumentando criatividade, linguagem, vocabulrio e escrita. Uma criana adepta leitura ter um futuro com muito mais perspectivas profissionais. Alm disso, a leitura permite voc voar com o

pensamento sem sair do lugar.

Dicas Leve seu filho para passear em bibliotecas e livrarias que deixem a criana manusear os livros. O contato com o autor do livro pode estimular a curiosidade pelo livro. Festas de lanamentos de livros so ideais. Pegue o livro e v contar histria para a criana na cama. Faa perguntas simples para deixar o filho aceso na histria. Se a histria for sobre animais, pergunte se ela j viu uma baleia, por exemplo, e pea para ela descrev-la. No repreenda a criana pela folha do livro rasgada, acidentes acontecem. Converse e o ajude a criar responsabilidade.

You might also like