You are on page 1of 14

Corroso Galvnica e Eletroltica

Grupo: Marlia Bezerra Feitosa Marina Bezerra Feitosa Rassa Stefany Batista dos Santos Victor Hugo Pereira Pinto Professora: Regivnia Turma: 4 IQUI-M Data: 02/04/2013

1 Introduo Corroso um processo natural e resulta da inerente tendncia dos metais reverterem para sua forma mais estvel, normalmente xidos. A corroso causa a deteriorao progressiva dos materiais, em especial, dos materiais metlicos em consequncia de reaes qumicas e eletroqumicas entre o material e o meio ambiente. Em industrias qumicas na maioria das vezes o elemento que causa a corroso, o prprio fluido de trabalho, so estes, geralmente, os processos corrosivos mais graves e difceis de serem controlados. A seleo de materiais para o equipamento de processo com uma maior resistncia corroso, pode, ou no, ocorrer num custo mais elevado do que os custos industriais da corroso. sempre importante considerar as perdas diretas e indiretas do processo corrosivo na seleo dos materiais. O contato eltrico entre materiais diferentes resulta no processo corrosivo conhecido como corroso galvnica. A intensidade deste tipo de corroso ser proporcional distncia entre os valores dos materiais envolvidos na tabela de potenciais eletroqumicos, em outras palavras, na nobreza dos materiais. Exerce influncia neste tipo de corroso a proporcionalidade entre as reas andica e catdica. Tal proporo dever ser menor possvel com vistas a se obter a mnima corroso na rea andica aliada a sua uniformidade. A corroso galvnica provavelmente o tipo mais comum, porque a corroso em funo da gua quase sempre se deve ao processo galvnico. Alguns casos tpicos so reservatrios, tubulaes ou estruturas expostas ao tempo, submersas ou subterrneas. Nessas condies, h a presena, constante ou no, de gua, que favorece a formao de clulas galvnicas. Na prtica, as clulas galvnicas se formam devido s diferenas de materiais existentes como soldas, conexes ou simples diferenas superficiais no mesmo metal. O eletrlito pode ser a gua contida no solo ou em contato direto com o lquido. A corroso por eletrlise ou corroso eletroltica pode ser definida como deteriorao da superfcie de um metal forada a funcionar como nodo ativo de uma cuba ou pilha eletroltica. Em geral, as reas corrodas apresentam produtos de corroso de baixa aderncia ou mesmo livre deles.

2 Objetivo O objetivo do presente trabalho demonstrar os processos de corroso, em especial a galvnica e eletroltica, como ocorrem, o que causam, como podem ser evitados e os danos causados. Alm disso, apresentamos aqui, ainda, alguns casos prticos de onde pode ser observado estes tipos de corroso.

3 Corroso Galvnica
3.1 - Mecanismo

a corroso que se d quando dois materiais ou duas ligas diferentes esto em contato mtuo em um meio eletroltico, formando uma pilha passiva-ativa, na qual o material menos nobre (anodo) corrodo. A intensidade deste tipo de corroso ser proporcional distncia entre os valores dos materiais envolvidos na tabela de potenciais eletroqumicos, ou seja, na nobreza dos materiais. A proporcionalidade entre as reas catdica e andica, tambm exercem grande influncia. A presena de ons metlicos no eletrlito um fator importante nesta corroso. No caso dos ons no eletrlito serem mais catdicos que os materiais com os quais possam ter contato, haver corroso devido a reaes de troca entre o metal e os ctions dissolvidos, com consequente oxidao do metal. Quando materiais metlicos de potenciais eltricos diferentes esto em contato, a corroso do material metlico que funciona como anodo (Aquele que ir se oxidar) muito mais acentuada que a corroso isolada desse material sob a ao do mesmo meio corrosivo. Consequentemente, a corroso do material que funciona como catodo muito baixa e acentuadamente menor que a que ocorre quando o material sofre corroso isolada. A consulta tabela de potenciais de extrema importncia na hora de escolher os materiais. Quanto maior for a distncia, na tabela, dos materiais, maior e mais grave ser a corroso galvnica. Do contrrio, quanto mais prximo estiverem estes materiais, menos agressiva ser essa corroso.

(Tabela de potenciais eltricos)

A corroso galvnica ocorre frequentemente quando se tem um metal colocado em uma soluo contendo ons, facilmente redutveis, de um metal que seja catdico em relao ao primeiro. Um fator bastante importante na corroso galvnica a relao entre a rea andica e a catdica. Se esta relao de rea andica/rea catdica for maior que um, ou seja, se a rea catdica for bastante pequena em relao rea andica, a corroso no ser de grande relevncia, isto , no ser to prejudicial. Consequentemente, se a rea catdica for maior que a rea andica, a corroso ser bastante intensa e ser mais intensa quanto maior for a rea catdica, pois tem-se, nesse caso, uma alta densidade de corrente na parte metlica (rea andica) que est sofrendo a corroso. Um outro fator importante que deve-se atentar, que h a formao de pelculas sobre a superfcie metlica, principalmente em meio oxidante. o caso de o metal se tornar passivo, como, por exemplo, o alumnio, que se torna passivo devido pelcula de Al 2O3, tornando-se catdico em relao ao ferro. (GENTIL, Vicente. Corroso, 5.ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2007.)

Um outro fator que pode ocasionar inverso de polaridade, a temperatura. Pode atuar, por exemplo, no caso do zinco: em meios corrosivos usuais, o zinco anodo em relao ao ferro, mas em gua quente, acima dos 60C, a polaridade se inverte e o zinco se torna catdico em relao ao ferro. possvel observar esta ocorrncia na deteriorao prematura de tubulaes de ao galvanizado, para conduo de gua quente. Verifica-se que guas com teores elevados de carbonatos e nitratos favorecem a inverso da polaridade, enquanto em guas com teores elevados de cloretos e sulfatos esta tendncia diminui, no chegando a existir inverso de polaridade. Abaixo, pode-se observar na figura um exemplo de corroso galvnica:

(Corroso em uma tubulao, onde passa gua com ons de Cu2+)

3.2 Proteo

Quando se tem a necessidade de ligar dois materiais metlicos de potenciais diferentes, a consulta tabela de potenciais ou tabela de potenciais de oxidao ou, ainda, em alguns casos, tabela prtica da gua do mar de grande utilidade e extrema importncia. Um processo bastante utilizado tambm a unio dieltrica. Neste processo, duas partes de metais diferentes so eletricamente isoladas uma da outra para evitar a corroso galvnica. A unio dieltrica promove o isolamento entre os dois metais, impedindo que a eletrlise ocorra. Ela atinge este isolamento por uma insero de plstico localizado entre as duas partes metlicas durante a montagem de uma pea ou de um equipamento. Normalmente utilizada em sistemas de encanamento e de tubulaes, a unio dieltrica impede o contato direto da parte

metlica dos tubos, o que impede a fissurao por corroso, com o uso de encaixes em flanges, em forma de T e em outros formatos e modelos, geralmente produzidos em algum tipo de plstico, como o PVC, o policloreto de vinila clorado (CPVC). A aplicao de revestimentos protetores, se for aplicado qualquer revestimento protetor, que alguns poderiam imaginar somente necessrio para o metal funcionando como anodo, recomendvel tambm o revestimento do ctodo, evitando assim que, caso haja falha no revestimento do anodo, no fique uma pequena rea andica exposta a uma grande rea andica. Tubulaes de sistemas em circuito fechado, como torres de resfriamento e circuitos de gua quente, podem ter a corroso interna controlada pelo tratamento qumico da gua. Seja interna ou externamente, pinturas e revestimentos contribuem para reduzir a corroso galvnica, mas sua durabilidade no eterna e sempre apresentam pequenas falhas, mesmo quando novos. Isso significa a necessidade de manutenes peridicas.
3.3 Casos Prticos

Ocorre em trocadores de calor, com feixe de tubos de alumnio: A presena de pequenas concentraes de Cu2+ na gua de resfriamento ocasiona, em pouco tempo, perfuraes nos tubos. Ocorre ainda, em trocadores de calor com feixe de tubos de ao inoxidvel e chicanas ou separadores de ao-carbono corroso severa nas chicanas ou separadores. Em tanques de aocarbono ou de ao galvanizado. A corroso galvnica ocasionada pela presena de cobre ou compostos originados pela ao corrosiva ou erosiva da gua sobre a tubulao de cobre que alimenta o tanque. Por esse motivo deve-se evitar, sempre que possvel, que um fluido circule por um material catdico antes de circular por um que lhe seja andico. Um outro exemplo , se uma tubulao subterrnea de cobre assentada junto a uma de ao. Se houver, de alguma forma, um contato eltrico entre ambas, haver a formao de uma extensa clula galvnica que aumentar significativamente a corroso no ao.

Tem-se ainda, quando uma tubulao subterrnea de ao j atacada pela corroso, foram trocados apenas os trechos mais corrodos. Algum tempo depois, verificou-se que os trechos novos duraram menos que o esperado. Conforme tabela, o ao novo tem um potencial mais negativo que o

usado e, assim, os trechos novos ficaram andicos em relao aos antigos e, portanto, foram mais afetados.

4 Corroso Eletroltica
4.1 - Mecanismo

A corroso eletroltica aquela que ocorre como consequncia da da diferena de potencial eltrico entre dois pontos (rea) de uma superfcie metlica. A diferena de potencial estabelecido pode estar relacionada a diversos fatores, sendo eles: diferena de natureza qumica, diferena de composio, diferena de tamanho cristalino, diferena de aerao, descontinuidade em filmes superficiais, tenses diferenciais e outros. Esta diferena de potencial eltrico provoca a migrao de eltrons da rea de potencial de oxidao mais alto (rea andica, que sofrer oxidao) para a de potencial de oxidao mais baixo (rea catdica, que sofrer reduo). Este par, formado pelas reas andica e catdica, em presena de meio corrosivo, constitui uma chamada clula de corroso eletroltica. Nesta corroso, h a deteriorao da superfcie de um metal forada a funcionar como anodo ativo de uma cuba ou pilha eletroltica. Em geral, as reas corrodas apresentam produtos de corroso de baixa aderncia, ou mesmo livre deles. Como uma forma de corroso geralmente localizada, em pouco tempo ocorre a perfurao da parede metlica, causando vazamentos. Dutos enterrados, como oleodutos e gasodutos, adutoras, minerodutos e cabos telefnicos, esto frequentemente sujeitos a esse tipo de corroso em virtude das correntes eltricas de interferncia que abandonam o seu circuito normal para fluir pelo solo ou gua. Essas correntes eltricas so chamadas de correntes de fuga. Quando as correntes de fuga atingem instalaes metlicas enterradas, podem ocasionar corroso nas superfcies onde as correntes abandonam a estrutura metlica, penetram no solo para, atravs dele, retornarem ao ponto adequado do circuito metlico original. Igual fenmeno pode ocorrer quando o duto estiver imerso em gua. Como as intensidades dessas correntes so maiores do que as originadas nas pilhas naturais

da prpria estrutura metlica, decorrentes das suas heterogeneidades ou das variaes do meio em que se encontram, a corroso resultante poder ser bastante intensa e de alta velocidade. As correntes de fuga que causam maiores danos so as correntes contnuas ou as corretes alternadas de baixa frequncia. As principais fontes de corrente de fuga contnua, que respondem por maiores danos a estruturas metlicas enterradas, so os sistemas de trao eletrificada, como trem, metr, bonde, instalaes de solda eltrica, sistemas eletroqumicos industriais e sistemas de proteo catdica por corrente impressa. As correntes de fuga podem ser classificadas em: Estticas: So as que tem intensidade e percurso constantes. Como exemplo de sistemas que Dinmica: So as que variam continuamente ou periodicamente, de intensidade e/ou nos geram essas correntes, destacam-se os sistemas de proteo catdica por corrente impressa. seus percursos. So exemplos deste tipo de corrente de fuga, aquelas oriundas de sistemas de trao eletrificada e de mquinas de solda eltrica em servio indevidamente aterradas. A taxa de corroso resultante das correntes de interferncia, dependem principalmente dos seguintes fatores: Intensidade da corrente e sua intensidade na rea onde ela abandona a estrutura metlica Distncia entre a estrutura interferente e a interferida e ainda a localizao da fonte de Existncia, ou no, de um revestimento da estrutura interferida e qualidade deste No caso de tubulaes enterradas ou submersas, existncia e localizao de juntas de Resistividade eltrica do meio onde se encontram as estruturas interferentes e as

e penetra no eletrlito. alimentao do sistema gerador da interferncia. revestimento. juntas de isolamento eltrico. interferidas. Estas correntes so devidas deficincias do isolamento de alguma parte do circuito gerador da fuga que se acha em potencial diferente do meio em que se encontram (solo ou gua). Como a resistividade do solo ou da gua maior que a dos metais, havendo principalmente tubulaes enterradas ou submersas no percurso das correntes de fuga, estas so captadas e transportadas pelo metal (Que um excelente condutor) at o ponto onde elas abandonam esta estrutura metlica e

penetra no eletrlito (solo ou gua) para retornarem fonte de alimentao do circuito. nessa rea que se encontra ao corrosiva das correntes de fuga sobre a estrutura interferida. Alm disso, a estrutura interferente de onde as correntes escapam para o meio, abandonando o seu circuito metlico normal, tambm sofre corroso eletroltica nestas reas.

Mecanismo: Para caracterizar a localizao das reas andicas e catdicas no processo de corroso

eletroltica, ocasionado por correntes de fuga, mostra-se a seguir a aplicao da diferena de potencial eltrico, gerada por uma fonte externa de energia, para uso no processo de refino eletroltico de metais. Como exemplo, como refino de cobre, pode-se esquematizar a cuba em que se coloca o cobre impuro como nodo ativo da cuba eletroltica, o cobre puro como ctodo e a soluo de sulfato de cobre como eletrlito.

O processo baseia-se nas reaes:

Cu Cu2+ + 2 (nodo) Cu2+ + 2 Cu (Ctodo) Com o decorrer do processo, verifica-se que nodo vai sendo consumido e, portanto, perdendo massa, enquanto no ctodo ocorre um aumento de massa, ou seja, vai se depositando cobre puro. Logo, fica provado que ocorre oxidao no nodo, que a regio onde h a sada de eltrons para o circuito metlico, e entrada de ons de cobre no eletrlito, o que corresponde a uma hipottica corrente eltrica de sentido convencional, penetrando nele. Para um caso de um material metlico, sujeito a corroso eletroltica, podem-se admitir as reaes: Na regio onde a corrente eltrica abandona a estrutura e entra no eletrlito, tem-se rea

andica, e a reao para um metal M qualquer :

M Mn+ + n

Na regio onde a corrente eltrica convencional abandona o eletrlito e penetra na

estrutura, tem-se rea catdica, portanto pode ocorrer uma das seguintes reaes:

H2O + O2 + 2 2OH- (Meio neutro aerado) 2H2O + 2 H2 + 2OH- (Meio neutro no-aerado) 2H+ + O2 + 2 H2O (Meio cido aerado) 2H+ + 2 H2 (Meio cido no-aerado)

4.2 Proteo

A corroso um permanente desafio ao homem, pois quanto mais a cincia cria, evolui e a tecnologia avana, mais ela encontra espao e maneiras de se fazer presente. s vezes, o custo de um novo material que substituir o antigo de 20 a 50 vezes mais alto, o que inviabiliza a reposio. Assim, na maioria das vezes, necessrio o emprego de uma tcnica anticorrosiva. Os processos mais empregados para a preveno da corroso so a proteo catdica e andica, os revestimentos e os inibidores de corroso.

A proteo catdica a tcnica que transforma a estrutura metlica que se deseja proteger em uma pilha artificial, evitando, assim, que a estrutura se deteriore (Dutra e Nunes, 1987). graas proteo catdica que tubulaes enterradas para o transporte de gua, petrleo e gs, e grandes estruturas porturias e plataformas martimas operam com segurana. A proteo catdica de estruturas metlicas baseada na injeo de corrente eltrica por meio de duas tcnicas: a proteo por anodos galvnicos(espontnea) e a proteo por corrente impressa (no-espontnea). A intensidade da corrente que entra ou sai de uma tubulao enterrada pode ser calculada medindo-se a diferena de potencial entre a estrutura interferente e o tubo enterrado, como estrutura interferida. Essa diferena de potencial depende de inmeros fatores, entre eles, tenso do condutor e dos tubos, resistividade eltrica do solo e outros. Pode-se medir a diferena de potencial entre uma posio no solo diretamente sobre a tubulao e outra na superfcie do solo, a alguma distncia e formando ngulo reto com a tubulao. Os mtodos usados para reduzir a corroso por eletrlise devem ser dirigidos no sentido de reduzir o valor da corrente de fuga, sem aumentar a densidade de corrente andica, ou seja, a densidade de corrente da superfcie metlica atravs da qual a corrente passa do metal para o eletrlito. Um dos mtodos para se conseguir isso consiste em aumentar-se a resistncia do eletrlito ou da estrutura metlica interferida. Para aumentar a resistncia do eletrlito, envolve-se a tubulao com um material de alta resistividade eltrica, como exemplo, areia limpa e seca ou betume com areia e, no caso de tubulao, aplica-se a quente, revestimento betuminoso reforado com vu de l de vidro e recoberto com feltro impregnado, ou revestimentos com fitas plsticas adesivas, alcatro de hulhaepxi e outros. As tcnicas mais utilizadas, na prtica, para o combate corroso eletroltica, principalmente as originadas de estradas de ferro eletrificadas so: Interligao eltrica da estrutura interferida com a interferente: esta ligao deve-se ser

feita em local adequado para permitir o retorno da corrente de fuga sua origem, sem ter que passar pelo eletrlito, consequentemente, no causando corroso. Nos casos das ferrovias eletrificadas, esta interligao requer um dispositivo para assegurar que a corrente passar somente da estrutura interferida para o trilho, bloqueando qualquer corrente em sentido oposto. Para isto comum usarse um diodo de silcio, do tipo avalanche devendo-se proteg-lo contra eventuais transientes. Verificamos na figura a seguir, esta tcnica.

Injeo de corrente nas reas andicas do tubo por meio de retificadores de proteo

catdica e leito de nodos: Nesse caso, devem-se utilizar retificadores do tipo de controle de potencial de funcionamento automtico, tal que s injeta corrente quando necessrio e na intensidade suficiente para manter o potencial de proteo na regio considerada. Drenagem diretamente para o solo nas reas com predominncia andica: Essa soluo

a menos utilizada na prtica, uma vez que seus resultados nem sempre so satisfatrios. Quando a intensidade da corrente de fuga baixa, esse sistema pode ser eficiente, ressaltando-se que o uso do leito de nodo galvnico, alm de permitir a drenagem da corrente indesejvel, prov ainda uma polarizao catdica daquelas reas. Em qualquer caso, a drenagem diretamente para o solo requer sempre o uso de um dispositivo unidirecional de fluxo de corrente para evitar que o leito funcione como um captador de corrente de fuga, intensificando assim, o problema de interferncia.
4.3 Casos Prticos

facilmente observada a corrente de fuga, em alguns fatos, como: As ligaes entre trilhos, quase sempre deficientes, constituem resistncias eltricas em srie, dificultando assim o retorno da

corrente. Outro fato, que os trilhos repousam sobre dormente, em geral de madeira ou concreto, que entram tambm em contato com o solo. Embora esses dormentes tenham aprecivel resistncia eltrica, ele so muitos e constituem resistncias associadas em paralelo, portanto acarretam um isolamento eltrico deficiente entre os trilhos e o solo. Considerando um dormente isolado, a resistncia entre o trilho e o solo pode ser grande. Mas se for considerada uma extenso de trilhos maior, a resistncia cair significativamente, e o solo passar a constituir uma resistncia associada em paralelo com os trilhos. Em consequncia disso, parte da corrente de retorno passa a circular pelo solo. Se nessa regio existir uma tubulao metlica enterrada, a corrente eltrica de fuga a alcanar, fluindo preferencialmente por ela at o ponto onde ela deve ser descarregada para o solo, prximo fonte de energia que alimenta o sistema. Outro caso frequente de interferncia e corroso eletroltica acontece quando se faz solda eltrica num embarcao atracada em um cais, mantendo-se a mquina de solda em terra e levando apenas o positivo para a execuo da solda. Ao se fazer o aterramento da mquina de solda em estruturas metlicas no lado do cais, obriga-se a corrente a retornar da embarcao, passando pela gua, para chegar ao negativo. Nesse processo o casco da embarcao funciona como anodo ativo da cuba eletroltica. Se o trabalho for demorado pode at perfurar o casco e naufrag-lo. Para evitar esse problema, deve-se levar para l o seu condutor negativo. A utilizao de tubulaes contendo gua doce para fazer o terra de aparelho eltrico, no recomendada, mas se isto vier a acontecer, a corrente que circula neste caso baixa em razo da alta resistividade eltrica da gua, no causando, portanto, sria corroso interna na tubulao.

5 Referncias ALVAREZ, I. Guias de proteo catdica - Guia n. 5, ABRACO Associao Brasileira de Corroso, Rio de Janeiro, 1979. JUNIOR, Milton. Meios corrosivos, So Paulo, Jul 2010. Disponvel em < http://www.slideshare.net/juniorli/meios-corrosivos > Acesso em : 31 mar.. 2013 ROCHA, Aline. Corroso e degradao de materiais. Cear. Disponvel em < http://www.ebah.com.br/content/ABAAABd54AD/corrosao > Acesso em 27 mar. 2013

Corroso 2013

em

estruturas

metlicas.

Disponvel

em

<

http://www.cesec.ufpr.br/~metalica/patologias/corrosao/corrosao-texto.htm > Acesso em 27 de mar.

GENTIL, Vicente. Corroso- 5.ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2007

You might also like