You are on page 1of 5

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educao a Distncia

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM Curso: Administrao e Cincias Contbeis Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Semestre:1 Profissional ORIENTAES: Ano: 2011/1

Leia o texto a seguir e responda as questes individualmente. Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (.doc), contendo: 1) Seu nome e seu RA: Diego Amrico Novelini Gandolphi RA: 332912 2) Leandro 3) Eduardo 4) Nome do tutor presencial: Ricardo Martins Garcia 5) Nome da disciplina/mdulo 6) Nome do professor EAD 7) Contedo do Laboratrio 8) Laboratrio concludo, postar arquivo no Moodle A atividade postada no prazo regular valer de 0,0 (zero) a 7,0 (sete pontos). Entregas aps o prazo regular at o limite do prazo mximo tero seu valor reduzido para o mximo de 1,0 (um ponto). Aps o prazo mximo as atividades no sero mais aceitas. Prazo final para entrega: 18 de junho de 2011 Resumo da atividade proposta.

Pgina 1 de 5

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educao a Distncia

1. INTRODUO Como visto na disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional, fundamental planejar a carreira profissional. Quando nos perguntamos se estamos caminhando para onde queremos, se fazemos o necessrio para atingir nossos objetivos, estamos comeando a pensar no planejamento. A grande questo consiste em saber se somos arrastados pelo ritmo dos acontecimentos do dia-a-dia, ou se sabemos aonde queremos chegar. 2. PROPOSIO DA TAREFA O desafio aprendizagem desta disciplina ser a elaborao do Mapa de Carreira. A tarefa ser dividida em quatro etapas: Originalmente um mapa uma representao grfica bidimensional de um todo ou frao territorial. tambm o meio fsico que utilizamos para registrar destinos e traar rotas, e que pode tambm nos auxiliar a aperfeioar jornadas. Planejar uma carreira estabelecer um mapa que mostre no s os destinos como tambm os trajetos mais adequados para alcanlos. Um mapa de carreira normalmente rico e dinmico e no deve ser visto como algo imutvel, como se fosse escrito sobre pedra. Para facilitar e tornar didtico o processo de construo de um mapa de carreira pode dividi-lo em quatro etapas:

1.Definio de objetivos Pense no objetivo como sonhos e desejos: o que voc quer ser ou estar fazendo daqui a X anos? Objetivos Diego: Daqui a 4 anos quero estar atuando na rea escolhida, com um cargo importante ou ter passado em algum concurso publico de boa carreira e salrio, e depois desses 4 anos para frente, ter o prprio empreendimento ou progredir no concurso para ter timos ganhos e posio confortvel, para usufruir com boa casa, bons carros, viagens, boa educao para os filhos, e uma aposentadoria sem preocupaes e perturbaes. Objetivos Leandro: Dentro do perodo de quatro anos estarei graduado em Administrao de Empresas, depois de decorrido esses anos pretendo realizar uma ps-graduao, o que me proporcionar maiores possibilidades profissionais, sobretudo a possibilidade de estar no gerenciamento da organizao ou de algum departamento dentro da mesma.
Pgina 2 de 5

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educao a Distncia

Objetivos Eduardo: No perodo de 4 anos quero estar formado em administrao, e fazendo especializaes para seguir com uma carreira boa, assim conseguindo um cargo bom dentro de grandes empresas, conquistando o sonho de ter meu carro, minha casa, e ajudar minha famlia financeiramente, e ter estabilidade e tranquilidade para o resto da vida. 2. Estabelecimento de metas Metas so muito semelhantes aos objetivos, mas uma caracterstica os diferencia fundamentalmente: quantificao. Metas precisam ser medidas, quantificadas, valoradas, pois do contrrio no h como aferi-las e control-las. So passos, etapas, trajetos que devemos estabelecer para que nos auxiliem a clarear o caminho entre a situao atual e o objetivo. Metas do Diego: Se dedicar aos estudos nesses 4 anos de faculdade, logo aps fazer algum curso rpido de 1 ano, se possvel fora do pais, conseguir uma boa posio profissional com no mximo 2 anos, e com o decorrer da faculdade aprimorar os conhecimentos. Metas do Leandro: Graduar-me em Administrao de Empresas nesses prximos 4 anos para o alcance de objetivos profissionais, fazer uma ps-graduao no perodo de 2 anos aps a concluso da graduao na rea de Administrao Hospitalar, que me possibilitara gerenciar reas administrativas da organizao, para chegar ao emprego almejado de auditor. Metas do Eduardo: Terminar a graduao nesses 4 anos para melhorar minha posio dentro a empresa do qual atuo hoje, fazer cursos de especializaes no perodo aps a graduao, para assim nos prximos 6 anos pra frente ter um bom cargo e uma boa posio financeira, tendo estabilidade para os demais anos. 3. Definio de estratgias Aes utilizadas para viabilizar nossas metas. Decises que caracterizam um conjunto integrado de aes destinadas a viabilizar nossa meta.
Pgina 3 de 5

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educao a Distncia

Respostas s perguntas sobre como atingir nossas metas. R: Estratgias do Diego: Dedicar e freqentar todas as aulas da faculdade, fazer todos os trabalhos provas com dedicao para ser aprovado no final do curso com timas notas, se atualizar, no ficar na rea de conforto e continuar com cursos, ps-graduao, mestrados e afins na rea. Sempre estar de olho em novas oportunidades. Estratgias do Leandro: Buscar cada vez mais conhecimentos e informaes se assistindo de todas as aulas, direcionar toda a minha capacidade intelectual so aes que considero de fundamental importncia para que eu conclua a graduao com grande xito para estar verdadeiramente preparado para o mercado. E tambm me dedicar ps-graduao dentro de um contexto mais especifico, para alcanar o gerenciamento, extremamente importante ser pro ativo, desenvolvendo habilidades de liderana e tendo bons relacionamentos. Estratgias do Eduardo: Comparecer a todas as aulas com dedicao e esforo com todos os trabalhos exigidos para obter xito na concluso, tendo assim a oportunidade de boas notas, para melhor continuar no mercado de trabalho sendo reconhecido como profissional de qualidade, e fazendo cursos para se atualizar. 4. Gerenciamento do planejamento Gerenciar o planejamento estar constantemente revisando-o, analisando-o e - se necessrio - refazendo-o. O gerenciamento inicia antes mesmo de o planejamento terminar, pois normalmente ao estabelecermos metas verificamos que os objetivos no esto muito claros, e ao tentarmos definir estratgias verificamos que as metas no esto adequadas. Enfim, ao processo de reviso constante chamamos "gerenciamento". Descreva as formas de gerenciamento que voc utilizar no seu mapa de carreira. R: Planejamento do Diego: As formas de gerenciar sempre pensar e analisar o que j fez e o que esta fazendo, se foi bom, se deu resultado, se tivesse feito de outra forma como seria, se poderia ter feito melhor, quais conquistas obtidas com essas aes, se atualizar conhecendo o mercado e o que o mundo exige, sempre estar motivado e verificando o planejamento
Pgina 4 de 5

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educao a Distncia

se esta tudo saindo conforme o que deseja. Planejamento do Leandro: Sempre verificar se estou caminhando de maneira a alcanar as metas estabelecidas, de modo a no perder o foco nos objetivos, essa analise comea desde agora no comeo de meus estudos e perdura medida que esteja alcanando as metas propostas. No considerar o mapeamento algo imutvel, h a possibilidade de que surjam oportunidades que hoje no posso visualizar, acredito que realizar uma comparao do que foi descrito no mapa de carreira com meu desenvolvimento nos estudos e tambm profissional seja uma boa forma de gerenciamento do meu mapa de carreira, sempre considerando o foco como algo fundamental no processo. Planejamento do Eduardo: Fazer analise das aes, dos estudos, das metas se esto dentro dos objetivos, se tem alguma coisa que esta fora fazer o possvel para consertar, se necessrio modificar alguma meta para alcanar o objetivo. 3. AVALIAO 1 Utilizao dos referenciais dos materiais ministrado nas aulas. 2 O levantamento da proposta deve revelar o domnio dos conceitos atravs da correta execuo do mapa de carreira. 3 Para que o desafio seja vencido, o aluno dever completar de modo suficiente as quatro etapas da tarefa.

Pgina 5 de 5

You might also like