You are on page 1of 7

Campanha da Associao dos Magistrados para simplificar a linguagem jurdica reacende o debate sobre a prtica da Justia no pas

Por Bias Arrudo Aberta a temporada de caa a um antigo inimigo da Justia, que a corri por dentro tanto quanto a morosidade nas sentenas e a estrutura arcaica dos tribunais. o juridiqus, o uso de um portugus arrevesado, palavrrio cheio de raciocnios labirnticos e expresses pedantes. - O vetusto vernculo manejado no mbito dos excelsos pretrios, inaugurado a partir da pea ab ovo, contaminando as splicas do petitrio, no repercute na cognoscncia dos freqentadores do trio forense. nesse juridiqus, digamos, castio que o desembargador Rodrigo Collao, presidente da Associao de Magistrados Brasileiros (AMB) resume a Campanha Nacional pela Simplificao da Linguagem Jurdica, que a entidade presidida por ele patrocina. O exemplo de fina ironia est na Tribuna do Direito, e ilustra a iniciativa dirigida a operadores do Direito, estudantes e faculdades de Direito, juzes e jornalistas. A proposta da entidade promover um vocabulrio mais simples, direto e objetivo para aproximar a sociedade da Justia e da prestao jurisdicional. Para isso, a AMB programa uma srie de aes. Pretende realizar concursos para estudantes, que premiaro os melhores projetos de simplificao da linguagem, e para os magistrados que desenvolvem em suas peas jurdicas formas mais simplificadas de linguagem. A entidade tambm promove palestras com o pro fessor Pasquale Cipro Neto em todo o pas e, para os profissionais de imprensa, editou um livreto com glossrio de expresses jurdicas e explicaes sobre o funcionamento da Justia brasileira.

Redoma legal

A idia da campanha surgiu aps a AMB ter encomendado uma pesquisa ao Ibope em 2003, para avaliar a opinio da sociedade sobre o Judicirio. - O trabalho revelou que, alm da morosidade nos processos, o que incomoda a populao a linguagem jurdica usada por magistrados, advogados, promotores e demais operadores do Direito - conta Collao. A campanha tem a adeso integral de Hlide Santos Campos, professora da Unip de Sorocaba, que leciona linguagem jurdica h sete anos. Ela busca mostrar aos alunos a diferena entre o

que tcnico e o que desnecessrio, rebuscado, arcaico e no traz contribuio ao texto em si. - Dou exemplos de textos rebuscados e prolixos, apresento aos alunos sinnimos, palavras que transmitem o mesmo significado, porm de um modo mais acessvel a eles e ao cidado comum, que no pertence rea do Direito - explica. A didtica de Hlide no tem segredos. - Pargrafos so eliminados, repeties desnecessrias do lugar nfase, mas com palavras mais fceis. O texto fica enxuto, sem que seu sentido seja prejudicado e os termos tcnicos sejam deixados de lado.

Portugus hostil
O portugus enviesado faz da Justia um territrio hostil ao leigo. - Decises incompreensveis so como o cncer: ningum pode ser a favor. Os advogados, principalmente, poderiam desistir de entupir suas peties de argumentos inteis e sintetizar seus pedidos - brinca Mrcio Chaer, advogado, jornalista e diretor de redao do site Consultor Jurdico (www.conjur.com.br). Chaer observa que o veredicto contra o juridiqus no deveria valer para todos os casos e, portanto, a regra da simplificao no pode ser inflexvel. - H ministros no STF que fazem de seus votos captulos enciclopdicos. Contudo, esses votos so to preciosos que acabam por nortear o Direito no pas todo - exemplifica. A necessidade de tornar a linguagem jurdica mais acessvel no chega a ser um consenso no meio. Gente como Eduardo Ferreira Jardim, advogado e professor da Universidade Mackenzie, de So Paulo, faz questo de cultivar o que considera uma riqueza do vernculo. - Caminho na contramo dos que cogitam simplificar a linguagem dos utentes do Direito. A bem ver, no merece prosperar o argumento contrrio linguagem jurdica tradicional, a qual, embora permeada de erudio, bem assim de expresses latinas e tcnicas, induvidosamente o meio de comunicao estabelecido entre os operadores do Direito, a exemplo de advogados, procuradores, promotores e magistrados.

Jardim voz quase solitria: a opinio corrente que a simplificao da linguagem jurdica no s til, como aconselhvel. O buslis como saber o ponto de equilbrio entre simplicidade e preciso. O lingista, dicionarista e professor da Unesp de Araraquara Francisco da Silva Borba acredita que no h como escapar do tecnicismo. - A linguagem tcnica tem de ser exata. Ela no pode ser ambgua nem conotativa. O jargo jurdico opaco para o leigo, mas no para o profissional - ensina o autor do Dicionrio Unesp do Portugus Contemporneo. Borba lembra que a dificuldade de entendimento do cidado comum no se restringe rea do Direito, a exemplo da Medicina, cujo jargo muitas vezes incompreensvel para quem no do ramo. - Toda profisso e atividade tem seu jargo. Isso inevitvel. O que nocivo o uso de palavras ou expresses rebuscadas quando h outras que dizem a mesma coisa - concorda Mrcio Chaer.

Riscos na simplificao
O advogado Sabatini Giampietro Netto acha perfeitamente possvel combinar rigor tcnico e conciso. - O profissional pode referir-se, em sua petio, aos "fundamentos adotados pela respeitvel sentena de primeira instncia", para isso gastando oito palavras, ou simplesmente escrever "tese monocrtica", que diz a mesma coisa com duas. A locuo muito tcnica? . Mas a tcnica, usada corretamente, torna as coisas mais rpidas e mais compreensveis para os operadores envolvidos - diz Netto. A ser considerado tal ponto de vista, nem todo juridiqus ruim. "Ruim o pernosticismo", diz Giampietro Netto. E a rigidez.

- No gostaria, como profissional do Direito, de ter de seguir algo como um Manual de Redao ao redigir peties. No apoiaria uma tentativa de instaurar uma espcie de 'politicamente correto' nos textos jurdicos, a institucionalizao de um Index Verborum Prohibitorum para sentenas e peties. A essncia do trabalho na nossa rea a liberdade de escolha: das teses, dos argumentos... e dos vocbulos. O perigo da simplificao da linguagem exceder na dose, alerta Mrcio Chaer. - No desejvel que conceitos jurdicos construdos e aperfeioados ao longo de sculos sejam simplificados, como faz a imprensa quando noticia que o STF mandou a CPI do Mensalo obedecer ao princpio que desobriga o cidado de incriminar-se. A traduo de que 'a Justia autorizou o acusado a mentir' traiu o sentido original do conceito e enganou o cidado. No entanto, mesmo um defensor do uso habitual do vocabulrio dos tribunais, como Eduardo Jardim, entende que a linguagem jurdica precisa ser acessvel a quem no do ramo. - Se verdade que o profissional pode e deve adotar uma linguagem prpria, no menos verdade tambm que deve recorrer linguagem comum sempre que se relacionar com o cliente ou o pblico em geral - reconhece.

Vis de brasileiro
A proliferao do juridiqus no Brasil pode ter uma explicao sociolgica. Para Giampietro Netto, por exemplo, o texto jurdico ilegvel um uso tipicamente brasileiro da lngua.

- Compare trabalhos, nas mesmas reas (e no especialmente em Direito), em italiano, ingls e mesmo em espanhol ou portugus de Portugal produzidos aps a queda do franquismo e do salazarismo. Todo o mundo se exprime com clareza, os conceitos expostos so de fcil entendimento, a linguagem objetiva e a mensagem transmitida com a ntida preocupao de chegar mais ampla quantidade de destinatrios assegura.

Democratizao A isso, Giampietro Netto chama de 'democratizao da palavra', que coincidiu com a redemocratizao de Espanha e Portugal e, nos pases de mais forte tradio democrtica, "com o despontar de uma conscincia acadmica desejosa de fazer contato com o resto da populao". Esse desejo de contato torna a cultura bacharelesca um risco cidadania e d sentido campanha da AMB. - Muitas vezes, aps uma audincia, as pessoas cercam o advogado com olhar de interrogao, perguntando se ganharam ou perderam a causa. Para a AMB, o cidado precisa compreender exatamente o significado de uma deciso em que ele esteja envolvido - conta o presidente da entidade. O esforo de professores de portugus como Hlide Campos o de separar o joio do trigo do discurso de futuros advogados, promotores, juzes e desembargadores. - Os termos tcnicos tm de ser mantidos, pois tm significados prprios, singulares. J os vocbulos rebuscados, os arcasmos, podem ser substitudos por palavras mais simples, sem prejuzo do significado do texto. Se ela no estiver pregando no deserto, seus alunos tero ao menos uma das ferramentas necessrias para reviver uma vertente pouco valorizada e quase esquecida do Direito ptrio. - Tobias Barreto, em pleno sculo 19, Sampaio Dria, Orlando Gomes, Arruda Campos e Santiago Dantas escreveram com leveza sobre os mais sorumbticos temas, produzindo textos ao mesmo tempo iluminadores e inteligveis - lembra Giampietro Netto. O advogado esclarece, no entanto, que esse time pertence a uma corrente que no 'vingou' na tradio jurdica brasileira. A todos era comum uma viso progressista do Direito, que tampouco prevaleceu. - Tanto os autores mais permanentes, como Clvis Bevilacqua e Pontes de Miranda, quanto os mais recentes inclinam- se por uma linguagem enviesada, calibrada com idias aos borbotes no mesmo pargrafo, dando n no crebro do pobre leitor lamenta.

Os defensores do juridiqus acreditam que simplificar a linguagem jurdica uma falsa questo, alegando que quem mantm relaes com a Justia o advogado, no seu cliente. O argumento traz para o centro da discusso um elemento essencial para entender o modo como o mundo do Direito brasileiro manuseia o idioma: a estrutura judiciria que permite uma atuao corporativa.

O artigo 133 da Constituio Federal diz que "o advogado indispensvel administrao da

justia". Para advogados como Giampietro Netto, tal redao criou, na prtica, uma reserva de mercado. - Com uma frasezinha assim curta, o advogado colocado como o interlocutor obrigatrio entre o cidado e o Poder Judicirio. Ningum pode ir direto ao juiz e reclamar, s o advogado. Com isso, o jargo jurdico se radicaliza e assume ares estapafrdios, at por necessidade de legitimao. Atacar o juridiqus , portanto, um modo torto de atacar a dislexia bsica do sistema.

Expresso do sistema

A linguagem seria uma das expresses do sistema. At a metade do sculo 20, avalia Giampietro Netto, considervel quantidade de bacharis ocupava posies de mando do pas. Da mais modesta repartio at a Presidncia da Repblica, pensar, organizar e executar era quase um monoplio da classe advocatcia. - Uma viso hierarquizante, tpica da Idade Mdia, mandava que o poderoso no s se vestisse e se alimentasse diferentemente dos demais, mas que tambm falasse e escrevesse diferente - diz Giampietro Netto. Teria sido, portanto, uma mistura de corporativismo, bacharelismo e o pedantismo mais conservador que teria gerado o juridiqus, discurso, terminologia e expresso do poder. Por esse ponto de vista, pouco adiantaria mudar a linguagem se o sistema permanecer igual. Na prtica, avalia Giampietro Netto, a campanha da AMB atira no alvo errado. Para a professora Hlide, o alvo est certo, sim, senhor. - inegvel que o mundo tem caminhado para uma comunicao rpida e eficaz, mas para muitos a linguagem jurdica parou no tempo. necessrio buscar um caminho divisor, um meio de campo, para evitar a tendncia preguia de pensar ou de escrever, que cerca a comunicao informatizada, rpida. O professor Borba se inclui entre os cticos. - Deve-se combater o rebuscamento. Mas ele depende do usurio da lngua, no est ligado ao fato de a linguagem ser jurdica. Faz parte do discurso de cada pessoa, est no uso do idioma. A meu ver, a campanha incua. A adoo de uma linguagem mais coloquial pelos profissionais da advocacia parece diretamente relacionada qualidade da produo do Direito e velocidade no atendimento populao. O risco de vincular a reforma do jargo do Judicirio em seu conjunto, no entanto, o de um objetivo virar pretexto para a paralisia do outro. Assim, a adiada quando no enterrada reforma do Judicirio pode se revelar no s um obstculo ao alerta da AMB como um motivo para tornar ainda mais remota a comunicao entre a sociedade e os advogados brasileiros.

You might also like