You are on page 1of 36

GLOSSRIO

Acordo de exclusividade: Ocorre quando compradores de um determinado bem ou servio se comprometem a adquiri-lo com exclusividade de determinado vendedor (ou vice-versa), ficando assim proibidos de comercializar os bens ou servios dos rivais. O efeito econmico similar ao efeito da restrio territorial. Em ambos os casos a competio via preos limitada. O estabelecimento de um acordo de exclusividade pode elevar os custos de entrada de competidores potenciais ou elevar os custos de rivais efetivos no mercado do provedor, aumentando a possibilidade de exerccio de poder de mercado no setor correspondente. Os acordos de distribuio exclusiva aumentam o poder de mercado do provedor na medida em que conseguem restringir o acesso de rivais potenciais ou efetivos aos sistemas de distribuio e produtivo, obrigando-os a constituir canais prprios.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Acordo de Lenincia: Programa de reduo de penas para os infratores ordem econmica que se apresentarem espontaneamente s autoridades antitruste, institudo pela Lei n 10.149/00 e regulamentado pela Portaria MJ n 849/00. Mediante o programa, aqueles que cooperarem com o Governo, identificando os demais coautores da infrao e apresentando provas concretas, podero ser poupados de processo administrativo ou ter as suas penas reduzidas de um a dois teros. A Lei n 10.149/00 garantiu sua extenso esfera penal, significando que o cumprimento do Acordo de Lenincia extingue a punibilidade criminal das infraes ordem econmica, caso se constituam em crime de ao penal pblica.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Acostagem: Ato de acostar um navio (aproximar, arrimar, encostar, pr junto de. Ex.: uma lancha acostou ao navio).
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Administrao Porturia: A entidade de direito pblico ou privado, denominada Autoridade Porturia, que exerce a explorao e a gesto do trfego e da operao porturia na rea do porto pblico, podendo essas atividades serem realizadas diretamente pela Unio ou mediante concesso.
Fonte Bsica: Resoluo 858/2008 Fiscalizao Porturia

Administrao Pblica - A administrao direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, abrangendo inclusive as entidades com personalidade jurdica de direito privado sob controle do poder pblico e das fundaes por ele institudas ou mantidas;
Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Administrao - rgo, entidade ou unidade administrativa pela qual a Administrao 1

Pblica opera e atua concretamente;


Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Agente Econmico: Qualquer pessoa fsica ou jurdica (empresa privada ou pblica, com fins lucrativos ou no, indstria, comrcio, profissional liberal, etc.) que participa, independentemente, como sujeito ativo na atividade econmica.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Alienao - Toda transferncia de domnio de bens a terceiros;


Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Ancoradouro: Local onde a embarcao lana ncora. Tambm chamado fundeadouro. o local previamente aprovado e regulamentado pela autoridade martima.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Apoio aos Agentes de Fiscalizao: Constitui de facilidades e procedimentos adotados pelos Arrendatrios no sentido de no impedir e sim, atender as necessidades dos Agentes de Fiscalizao da Autoridade Porturia e da ANTAQ, garantido-lhes livre acesso, em qualquer poca, s obras, aos equipamentos e s instalaes vinculadas ao arrendamento, bem assim o exame de todas as demonstraes financeiras, demais documentos, sistemas de informaes e estatsticas, concernentes prestao dos servios vinculados ao arrendamento.
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002, Artigo 29, inciso XVII Arrendamento Porturio

Aquisio (incorporao): Trata-se da quisio do controle de um agente econmico por outro, onde o agente econmico adquirido desaparece como pessoa jurdica, mas o adquirente mantm a identidade jurdica anterior ao ato.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Arbitragem: o poder concedido a entidades e ou pessoas determinadas por lei, por normas regulamentadoras ou escolhidas pelas partes, para dirimirem questes entre elas suscitadas.
Fonte Bsica: Proposta

rea de Influncia do Porto Organizado (Hinterlndia) : a regio servida por meios ou vias de transporte terrestres, fluviais ou lacustres para onde se destinam os fluxos de cargas decorrentes das operaes de descarga de navios e embarcaes, no sentido da importao, ou de onde se originam os fluxos de carga para o carregamento de navios e embarcaes, destinados ao comrcio exterior, exportaes, ou a portos nacionais, quando se utiliza da navegao de cabotagem.
Fonte Bsica: Enciclopdia Livre Wikipdia e GEPOT Glossrio de Termos Tcnicos em Transportes

rea Molhada do Porto Organizado: Constituda do espao aquavirio dentro da rea do porto organizado, onde so realizadas as manobras de acesso e atracao das embarcaes s instalaes porturias.
Fonte Bsica: Proposta

rea Porturia Explorada: Constituda pela rea do porto organizado, menos as reas reservadas para futuras expanses da atividade porturia e aquelas consideradas no utilizadas para fins de produo de servios e armazenagem porturia.
Fonte Bsica: Proposta

rea Porturia Operacional: a parcela da rea do porto organizado onde se realizam as atividades porturias e se ofertam os servios de armazenagem das mercadorias vinculadas ao carregamento e descarga de navios, embarcaes e transportadores terrestres.
Fonte Bsica: Proposta

rea Terrestre do Porto Organizado: constituda da parcela da rea total do porto organizado menos a rea aquaviria.
Fonte Bsica: Proposta

reas No Operacionais: So as reas localizadas dentro do porto organizado consideradas como no destinadas s operaes porturias, circulao de veculos e pessoas, armazenagem de carga; tidas como de reserva para futuras expanses da atividade porturia ou consideradas no produtivas de servios porturios, como exemplo, de ocupao urbana permanente.
Fonte Bsica: Proposta

rea do Porto Organizado: A compreendida pelas instalaes porturias, quais sejam, ancoradouros, docas, cais, pontes e piers de atracao e acostagem, terrenos, armazns, edificaes e vias de circulao interna, bem como pela infra-estrutura de proteo e acesso aquavirio ao porto tais como guias-correntes, quebra-mares, eclusas, canais, bacias de evoluo e reas de fundeio que devam ser mantidas pela Administrao do Porto, referida na Seo II do Captulo VI desta lei.
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

rea do Porto Organizado: A compreendida pelas instalaes porturias, quais sejam, ancoradouros, docas, cais, pontes e peres de atracao e acostagem, terrenos, armazns, edificaes e vias de circulao interna, bem como pela infraestrutura de proteo e acesso aquavirio ao porto, tais como guias-correntes, quebramares, eclusas, canais, bacias de evoluo e reas de fundeio, que devam ser mantidas pela Administrao do Porto. 3

Fonte Bsica: Resoluo 55/2002 Arrendamento Porturio

rea do Porto Organizado: A compreendida pelas instalaes porturias que devam ser mantidas pela administrao do porto;
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Arrendamento: Cesso onerosa de instalao porturia dentro da rea do porto organizado;


Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Arrendatria: Entidade de direito pblico ou privado, que tenha celebrado, nos termos do art. 4, inciso I, da Lei n 8.630, de 1993, contrato de arrendamento de reas e instalaes porturias localizadas dentro dos limites da rea do porto organizado, para utilizao na prestao de servios porturios;
Fonte Bsica: Resoluo 858/2008 Fiscalizao Porturia

Assimetria de Informao: Ocorre quando um dos agentes numa dada transao dispe de um informao (crucial) que o outro no tem, ou quando um dos agentes no consegue descortinar as aes do outro. Cria-se, assim, uma desvantagem bvia para um dos lados. Entre os problemas ligados a esta assimetria, existe a chamada seleo adversa, que acontece quando adquirimos produtos ou servios de baixa qualidade por no possuir informaes adequadas para fazer a melhor escolha.
Fonte Bsica: Proposta

Ativos - Bens, crditos ou valores que formam o patrimnio de uma empresa. Os trs principais tipos de ativos so: o circulante, o fixo e o financeiro. O ativo circulante o dinheiro que a companhia tem em caixa, ou qualquer outra coisa que possa ser transformada em dinheiro vivo imediatamente. O ativo fixo tudo o que a empresa no tem inteno de vender no curto prazo, como prdios, mveis, mquinas e equipamentos. Ativo financeiro so as aplicaes feitas no mercado financeiro. A entram ttulos de renda fixa pblicos e privados, caderneta de poupana, aes, ouro, moedas estrangeiras, entre outros.
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Ato da Administrao: todo ato praticado pela Administrao no exerccio da funo administrativa, abrange os atos administrativos, os atos privados da Administrao e, os atos materiais.
Fonte Bsica: http://www.lfg.com.br/material/fernanda_marinela/int_adm_poderesadm_30_08.pdf

Ato de Concentrao: O processo de anlise pelo SBDC das operaes de fuso, aquisio, joint-ventures etc. conhecido por Ato de Concentrao. As operaes que apresentam determinadas caractersticas faturamento no Brasil superior a R$ 400 4

milhes ou participao de mercado maior ou igual a 20% - devem obrigatoriamente ser notificadas ao SBDC. O artigo 54 da Lei 8.884/94 trata dos atos de concentrao e das condies para que as operaes sejam aprovadas pelo Cade.
Fonte Bsica: CADE Conceitos Bsicos

Auto de Infrao: um procedimento administrativo realizado quando constatada infrao legislao e as normas estabelecidas pela ANTAQ, que disciplinam os arrendamentos de reas e instalaes porturias. ????
Fonte Bsica: Proposta

Autoridade de rbitro: exercida pela ANTAQ no mbito do arrendamento e na esfera administrativa, quando provocada por qualquer das partes, a autoridade de rbitro para dirimir dvidas ou conflitos de interpretao do contrato, no resolvidos amigavelmente entre a Autoridade Porturia e a arrendatria.
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002, Artigo 26 Arrendamento Porturio

Autoridade Porturia (AP): a pessoa jurdica responsvel pela administrao do porto organizado, que exercida pela Unio ou pela entidade concessionria do porto.
Fonte Bsica: Lei 8.630/93, Artigo 33

Autoridade - O servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso.


Fonte Bsica: Lei 9.784/1999 Regula o Processo Administrativo na Administrao Pblica/

Autoridade Porturia: A Administrao do Porto Organizado;


Fonte Bsica: Resoluo 55/2002 Arrendamento Porturio

Autorizao: Outorga, por ato unilateral, de explorao de terminal de uso privativo, feita pela Unio a pessoa jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco;
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Autorizada: Entidade federativa estadual ou municipal detentora de outorga de autorizao para construir, ampliar e explorar IP4 diretamente ou, quanto explorao, por transferncia iniciativa privada;
Fonte Bsica: Resoluo 1.284/2009 Construo, Explorao e Ampliao de IP4

Avaliao Ecossocioecnomica do Ambiente Porturio: Avaliao integrada dos aspectos ecolgicos, econmicos e sociais que compem o ambiente porturio. Constitui um processo de avaliao interdisciplinar da atividade, que permite o conhecimento de como cada um dos componentes mencionados se relacionam e a estimativa do grau de influncia ou interdepndencia entre os mesmos. Atravs desta avaliao, podem ser 5

geradas e disponibilizadas administrao as informaes necessrias ao estabelecimento de um maior equilbrio de foras no processo de gesto da atividade, permitindo a mitigao dos impactos negativos e otimizao dos positivos, com aes como: Econmico - gerenciamento e alocao mais eficientes dos recursos ambientais para a atividade, considerendo os fluxo de investimentos pblicos e privados, em especial o tratamento das externalidades, ou seja, o custo social da atividade porturia; Social - fatores como o ganho da comunidade porturia direta ou inderetamente com a atividade do porto e demais instalaes; exemplo: promoo da qualidade de vida da regio, gerao de emprego e renda, aspectos culturais da relao porto-cidade, etc; Ambiental - uso racional/sustentvel dos recursos naturais, estmulo ao uso de fontes renovveis vinculadas atividade, cmo de energia e limitao ao uso de combustveis fsseis, reduo da gerao de resduos e da poluio, mitigao de passivos ambientais e valorizao do meio ambiente em geral.
Fonte Bsica: ANTAQ/Gerncia de Meio Ambiente - GMA

Averiguao Preliminar: Investigao que a ANTAQ pode promover, de ofcio ou vista de representao escrita e fundamentada de qualquer interessado, quando os indcios de infrao ordem econmica no so suficientes para a instaurao de um Processo Administrativo.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Bacia de Evoluo: rea fronteiria s instalaes de acostagem, reservada para as evolues necessrias s operaes de atracao e desatracao dos navios no porto.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Barreiras Entrada: Qualquer fator em um mercado que ponha um potencial competido eficiente em desvantagem com relao aos agentes econmicos estabelecidos. Entre os fatores que constituem importantes barreiras entrada, cita-se alguns: (a) custos fixos elevados; (b) custos afundados; (c) barreiras legais ou regulatrias; (d) recursos de propriedade das empresas instaladas; (e) economias de escala ou de escopo; (f) grau de integrao da cadeia produtiva; (g) fidelidade dos consumidores s marcas estabelecidas; e (h) a ameaa de reao dos competidores instalados.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Barreiras Legais ou Regulatrias: As barreiras legais e regulatrias so exigncias criadas pelo Governo para a instalao e o funcionamento de uma empresa, tais como as licenas comerciais. As barreiras legais podem representar, na prtica, um incremento nos custos afundados, quando sua superao implicar custos elevados ou quando puderem simplesmente excluir a possibilidade de entrada para um determinado conjunto de agentes.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Cbrea: Tipo de pau-de-carga com grande capacidade de carga. Denomina tambm os guindastes flutuantes.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Cais: Parte da estrutura do terminal porturio de uso privativo de turismo, para movimentao de passageiros, onde atracam as embarcaes de passageiros em turismo e so efetuados embarques e desembarques de passageiros, tripulantes e bagagens, constitudo por um ou mais beros de atracao;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Canal de Acesso: o que permite o trfego das embarcaes desde a barra (local que demarca a entrada do porto e a partir de onde se torna necessria uma adequada condio de sinalizao) at as instalaes de acostagem e vice-versa.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Capatazia: A atividade de movimentao de mercadorias nas instalaes de uso pblico, compreendendo o recebimento, conferncia, transporte interno, abertura de volumes para a conferncia aduaneira, manipulao, arrumao e entrega, bem como o carregamento e descarga de embarcaes, quando efetuados por aparelhamento porturio;
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

Carga Prpria: A que pertena a pessoa jurdica autorizada ou a pessoa jurdica que seja sua subsidiria integral ou controlada, ou a pessoa jurdica de que a autorizada seja subsidiria integral ou controlada ou, ainda, que pertena a pessoas jurdicas que integrem grupo de sociedades de que a autorizada seja integrante, como controladora ou controlada, na forma do disposto nos arts. 265 a 268 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976;
Fonte Bsica: Resoluo 517/2005 Autorizao de Terminal de Uso Privativo - TUP

Carga Prpria: Aquela pertencente ao autorizado, a sua controladora ou a sua controlada, que justifique por si s, tcnica e economicamente, a implantao e a operao da instalao porturia;
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Carga de Terceiros: Aquela compatvel com as caractersticas tcnicas da infra-estrutura e da superestrutura do terminal autorizado, tendo as mesmas caractersticas de armazenamento e movimentao, e a mesma natureza da carga prpria autorizada que justificou tcnica e economicamente o pedido de instalao do terminal privativo, e cuja operao seja eventual e subsidiria.
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Carga Destinada ou Proveniente de Transporte Aquavirio : a carga movimentada 7

diretamente de embarcao atracada no prprio cais do terminal porturio de uso privativo.


Fonte Bsica: Resoluo 517/2005 Autorizao de Terminal de Uso Privativo TUP

Cartel (Prtica de): Acordos ou prticas concertadas entre concorrentes para a fixao de preos, a diviso de mercados, o estabelecimento de quotas ou a restrio da produo e a adoo de posturas pr-combinadas em licitao pblica. Os cartis "clssicos", por implicarem aumentos de preos e restrio de oferta, de um lado, e nenhum benefcio econmico compensatrio, de outro, causam graves prejuzos aos consumidores tornando bens e servios completamente inacessveis a alguns e desnecessariamente caros para outros. Por isso, essa conduta anticoncorrencial considerada, universalmente, a mais grave infrao ordem econmica existente.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Cartel: um acordo ou prtica concertada entre concorrentes para fixar preos, dividir mercados, estabelecer quotas ou restringir produo, ou adotar posturas pr-combinadas em licitao pblica. Os cartis "clssicos", por implicarem aumentos de preos e restrio de oferta e nenhum benefcio econmico compensatrio, causam graves prejuzos aos consumidores tornando bens e servios completamente inacessveis a alguns e desnecessariamente caros para outros. Por isso, essa conduta anticoncorrencial considerada, universalmente, a mais grave infrao ordem econmica existente. Segundo estimativas da Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), os cartis geram um sobrepreo estimado entre 10 e 20% comparado ao preo em um mercado competitivo.
Fonte Bsica: Secretaria de Direito Econmico SDE

Caso fortuito: o evento da natureza que, por sua imprevisibilidade e inevitabilidade, cria para o contratado impossibilidade intransponvel de regular execuo do contrato. Caso fortuito , por exemplo, um tufo destruidor em regies no sujeitas a esse fenmeno; ou uma inundao imprevisvel que cubra o local da obra; ou outro qualquer fato, com as mesmas caractersticas de imprevisibilidade e inevitabilidade, que venha impossibilitar totalmente a execuo do contrato ou retardar o seu andamento, sem culpa de qualquer das partes.
Fonte Bsica: http://www.norton.adv.br/pareceres/parecer01.htm

Clusulas Essenciais do Contrato de Arrendamento : Corresponde ao conjunto de clusulas que os contratos de arrendamento devero conter, relativas aos direitos dos usurios dos servios porturios, prestao do servio adequado, aos parmetros e metas a serem atingidas para prorrogao do contrato de arrendamento e qualidade dos servios a ser prestada pelo arrendatrio.
Fonte Bsica: ANTAQ/GPP Nota Tcnica n 017/2007-GPP Modelagem para Estudos de Viabilidade de Projetos de Arrendamento, n 61.

Comisso - Comisso, permanente ou especial, criada pela Administrao com a funo 8

de receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos s licitaes e ao cadastramento de licitantes.
Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Compra - Toda aquisio remunerada de bens para fornecimento de uma s vez ou parceladamente;
Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Concentrao Econmica (Atos de): Atos "que visam a qualquer forma de concentrao econmica (horizontal, vertical ou conglomerao), seja atravs de fuso ou de incorporao de empresas, de constituio de sociedade para exercer o controle de empresas ou qualquer forma de agrupamento societrio, que implique participao da empresa, ou do grupo de empresas resultante, igual ou superior a 20% (vinte por cento) de um mercado relevante, ou em que qualquer dos participantes tenha registrado faturamento bruto anual no ltimo balano equivalente a R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhes de reais)". Definio em conformidade com o 3 do artigo 54 da Lei n. 8.884/94.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Concentrao Horizontal: Concentrao que envolve agentes econmicos distintos e competidores entre si, que ofertam o mesmo produto ou servio em um determinado mercado relevante.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Concentrao (ou integrao) Vertical: Concentrao que envolve agentes econmicos distintos, que ofertam produtos ou servios distintos e que fazem parte da mesma cadeia produtiva.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Condutas Oportunistas: So condutas verificadas quando uma parte envolvida em um determinado contrato procura aproveitar-se, s custas da outra parte, do processo de renegociao do referido contrato.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Condutas Anticompetitivas: Vide "represso a condutas anticompetitivas".


Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Conferncia de Carga: A contagem de volumes, anotao de suas caractersticas, procedncia ou destino, verificao do estado das mercadorias, assistncia pesagem, conferncia do manifesto, e demais servios correlatos, nas operaes de carregamento e descarga de embarcaes.
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

Conferncia de Lacre: Verificao das condies e anotao do nmero do lacre de cada continer movimentado, por solicitao do armador.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Conserto de Carga: O reparo e restaurao das embalagens de mercadorias, nas operaes de carregamento e descarga de embarcaes, reembalagem, marcao, remarcao, carimbagem, etiquetagem, abertura de volumes para vistoria e posterior recomposio.
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

Conglomerao: Concentrao que envolve agentes econmicos distintos, que ofertam produtos ou servios distintos que podem ou no ser complementares entre si, mas que, certamente, no fazem parte da mesma cadeia produtiva. Genericamente, uma conglomerao saudvel competio, pois significa a "entrada" de uma empresa em um determinado mercado de produto ou servio. No entanto, uma conglomerao pode ter efeitos nocivos concorrncia quando houver complementariedade entre os produtos ou servios envolvidos.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Contratante - o rgo ou entidade signatria do instrumento contratual;


Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Contratado - A pessoa fsica ou jurdica signatria de contrato com a Administrao Pblica;


Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Contrato de Arrendamento de reas e Instalaes Porturias : Constitui espcie do gnero contrato administrativo e se regula pelas clusulas e pelos precitos de direito pblico, aplicando-se, supletivamente, as disposies do direito privado.
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002, artigo 19 Arrendamento Porturio

Constituio de Sociedade (Associao) : Unio entre dois ou mais agentes econmicos, para a constituio de uma terceira pessoa jurdica, sem que os agentes desta nova sociedade deixem de existir como pessoas jurdicas distintas, para a produo de um produto ou servio que j seja ofertado por uma das partes ou que complemente a cadeia produtiva de uma das partes. Ostenta efeitos econmicos semelhantes ao de uma fuso.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Controle (sobre uma empresa): A titularidade e o exerccio dos direitos de scio que asseguram, de modo contnuo, a supremacia nas deliberaes da sociedade, decorrente de acordo de votos ou da deteno de aes especiais. H minoria qualificada quando a 10

participao minoritria proporciona direitos especficos inerentes como, por exemplo, o direito de voto no caso de deteno de aes ordinrias. Outros direitos e fatos podem conceder controle ao acionista minoritrio na determinao da estratgia competitiva da empresa, isto , em decises como a nomeao de mais da metade dos membros do conselho de administrao ou a direo das atividades e a determinao da poltica comercial da entidade.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Controle de Estruturas de Mercado (controle de concentraes) : Uma das vertentes de atuao do SBDC. Apreciao, pelo CADE, valendo-se das opinies da SDE e da SEAE, se determinada concentrao de empresas pode causar efeitos danosos concorrncia. Ver art. 54 da Lei n. 8.884/94.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Custos de Movimentao da Carga : Valores que so assumidos pelo empreendimento correspondentes aos custos com a utilizao e manuteno dos diversos equipamentos, instalaes e veculos envolvidos na operao porturia. Incluem as despesas de administrao (pessoal e outras despesas) para o conjunto das operaes.
Fonte Bsica: ANTAQ/GPP Nota Tcnica n 017/2007-GPP Modelagem para Estudos de Viabilidade de Projetos de Arrendamento, n 33.

Custos Fixos: So custos que no dependem da quantidade produzida.


Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Custos Irrecuperveis ou Afundados (sunk costs) : So custos que no podem ser recuperados quando a empresa decide sair do mercado. A extenso dos custos irrecuperveis depende principalmente: 1) do grau de especificidade do uso do capital; 2) da existncia de mercados para mquinas e equipamentos usados; 3) da existncia de mercados para o aluguel de bens de capital; 4) do volume de investimentos necessrios para garantir a distribuio do produto (gastos com promoo, publicidade e formao da rede de distribuidores).
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Custos de Transao: Gastos associados s transaes entre agentes econmicos, de modo geral, que no se expressam nos preos acordados entre as partes, sendo exemplo o custo de elaborar e aplicar um contrato.
Fonte Bsica: Proposta

Desempenho Porturio: Resultado dos procedimentos operacionais das instalaes porturias obtidos no carregamento e na descarga de mercadorias no atendimento de navios e veculos terrestres, com volume de produo especfico por tipo de carga em nveis prprios de eficincia e eficcia. 11

Fonte Bsica: ANTAQ/Desempenho Porturio - Glossrio

Desova Completa: Retirada das mercadorias do interior do continer e o carregamento posterior de caminho a servio do dono da mercadoria ou a re-ovao do continer.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Discriminao de Preos: Situao em que uma firma fixa preos distintos, para produtos idnticos, conforme o comprador.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Dragagem por Resultado: Obra ou servio de engenharia destinado ao aprofundamento, alargamento ou expanso de reas porturias, bem como servios de natureza contnua com o objetivo de manter, pelo prazo fixado no edital, as condies de profundidade estabelecidas no projeto implantado;
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Dumping: Pela definio do GATT, dumping ocorre quando o preo FOB do produto exportado para o pas 2 for menor que o preo do produto similar no pas 1, de origem (chamado valor normal). Se a comparao anterior no puder ser feita, dumping ser definido quando o preo FOB do produto exportado para o pas 2 for menor do que uma das seguintes alternativas: (a) o preo do produto similar exportado do pas 1 para outros pases ou, (b) os custos de produo e venda do produto exportado.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Economias de Custos de Transao : So redues nos custos mdios de produo derivadas da eliminao de gastos associados transao com provedores ou distribuidores, que no se expressam nos preos acordados entre as partes.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Economias de Escala: Ocorrem quando o custo mdio da firma reduz-se (ou o produto mdio aumenta) quando a produo cresce, a preos dados de insumos. De forma anloga, ocorrem quando o custo total de uma firma para produzir um determinado produto/servio menor do que o somatrio do custo total de duas ou mais firmas para produzirem este mesmo produto/servio.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Economias de Escopo: Ocorrem quando o custo total de uma firma para produzir conjuntamente, pelo menos dois produtos/servios, menor do que o custo de duas ou mais firmas produzirem separadamente estes mesmos produtos/servios, a preos dados de insumos. De forma similar s economias de escala, as economias de escopo podem tambm ser entendidas como redues nos custos mdios derivadas da produo conjunta de bens distintos, a preos dados de insumos.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

12

Embalagem: Elemento ou conjunto de elementos destinados a envolver, conter e proteger produtos durante sua movimentao, transporte, armazenagem, comercializao e consumo.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Embarcao de Passageiros em Turismo : a embarcao em viagem nacional ou internacional que transporta passageiros com a finalidade de fazer visitas tursticas temporrias programadas em portos e terminais porturios de turismo;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Embarcao Fundeada: Designa a embarcao ancorada ao largo (na baa, angra, enseada ou qualquer outro local protegido). Os pontos de fundeio podero estar dentro ou fora da rea do porto organizado e so delimitados pela autoridade martima.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Empresa Exploradora: Aquela que venceu licitao promovida pela autorizada para explorar IP4;
Fonte Bsica: Resoluo 1.284/2009 Construo, Explorao e Ampliao de IP4

Entidade - A unidade de atuao dotada de personalidade jurdica;


Fonte Bsica: Lei 9.784/1999 Regula o Processo Administrativo na Administrao Pblica

Entrada (no pas): Ocorre quando os agentes envolvidos na operao no estiverem ofertando (produzindo ou exportando), no ou para o Brasil, nenhum tipo de produto ou servio definido na dimenso produto do mercado relevante.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Equilbrio Econmico e Financeiro do Contrato : a relao estabelecida inicialmente pelas partes entre os encargos do contratado e a retribuio da Administrao para a justa remunerao do objeto do ajuste. Essa relao encargo-remunerao deve ser mantida durante toda a execuo do contrato, a fim de que o contratado no venha a sofrer indevida reduo nos lucros normais do empreendimento. Assim, ao usar do seu direito de alterar unilateralmente as clusulas regulamentares do contrato administrativo, a Administrao no pode violar o direito do contratado de ver mantida a equao financeira originariamente estabelecida, cabendo-lhe operar os necessrios reajustes econmicos para o restabelecimento do equilbrio financeiro.
Fonte Bsica: Helly Lopes Meirelles

Estao de Transbordo de Cargas - ETC : A situada fora da rea do porto organizado, utilizada, exclusivamente, para operao de transbordo de cargas destinadas ou provenientes da navegao interior;

13

Fonte Bsica: Resoluo 1555/2009 Estao de Transbordo de Carga

Estao de Transbordo de Cargas: A situada fora da rea do porto, utilizada, exclusivamente, para operao de transbordo de cargas, destinadas ou provenientes da navegao interior. (Includo pela Lei n 11.518, de 2007)
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

Estiva: A atividade de movimentao de mercadorias nos conveses ou nos pores das embarcaes principais ou auxiliares, incluindo o transbordo, arrumao, peao e despeao, bem como o carregamento e a descarga das mesmas, quando realizados com equipamentos de bordo.
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

Estufagem ou Ovao: Enchimento ou consolidao de cargas soltas em contineres nas dependncias do porto, por convenincia do dono da mercadoria.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Explorao de Terminal Porturio de Uso Privativo de Turismo, para Movimentao de Passageiros: Conjunto de atividades necessrias ao embarque, desembarque e trnsito de passageiros e tripulantes, movimentao de suas bagagens, assim como a atracao e desatracao de embarcao de passageiros em turismo ou de embarcaes de traslado entre o terminal e embarcao de passageiros em turismo localizada em rea de fundeadouro;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Explorao de IP4: Conjunto de atividades destinadas ao embarque e desembarque de passageiros, movimentao e armazenagem de mercadorias ou ambas, na navegao interior.
Fonte Bsica: Resoluo 1.284/2009 Construo, Explorao e Ampliao de IP4

Externalidades: Ocorrem quando o bem-estar de um consumidor ou as possibilidades de produo de uma firma so diretamente afetadas pelas aes de um outro agente da economia. De outra forma, as externalidades podem ser definidas como os efeitos, sobre uma terceira parte, derivadas de uma transao econmica sobre a qual a terceira parte no tem controle. Externalidades positivas so efeitos que aumentam o bem-estar desta terceira parte (por exemplo, reduzindo os custos de produo), enquanto externalidades negativas so efeitos que reduzem o bem-estar (por exemplo, aumentando os custos de produo).
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Fato do prncipe: toda determinao estatal, positiva ou negativa, geral, imprevista e imprevisvel, que onera substancialmente a execuo do contrato administrativo. Essa onerao, constituindo uma lea administrativa extraordinria e extracontratual, desde que intolervel e impeditiva da execuo do ajuste, obriga o Poder Pblico contratante a compensar integralmente os prejuzos. 14

Fonte Bsica: http://www.norton.adv.br/pareceres/parecer01.htm

Fiscalizao: Atividade de competncia da ANTAQ, visando a assegurar o cumprimento das obrigaes decorrentes de leis, instrumentos de outorga, regulamentos e demais normas pertinentes, a ser realizada por servidor desta Agncia ou de entidade ou rgo conveniado habilitado para o exerccio da fiscalizao.
Fonte Bsica: Resoluo 858/2008 Fiscalizao Porturia

Fixao de Preos de Revenda: Situao em que fornecedor fixa um preo mnimo de revenda do produto, criando o incentivo para os revendedores competirem em outra dimenso, que no a do preo. Por exemplo, se o preo que o distribuidor paga para o produto for R$10,00, e o preo mnimo de revenda for R$30,00, cada distribuidor tem o incentivo de gastar at R$20,00 para atrair os consumidores, atravs de propagandas, brindes e etc., sem precisar reduzir preos para atrair os consumidores.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Fora maior: o evento humano que, por sua imprevisibilidade e inevitabilidade, cria para o contratado impossibilidade intransponvel de regular execuo do contrato. Assim, uma greve que paralise os transportes ou a fabricao de um produto de que dependa a execuo do contrato fora maior, mas poder deixar de s-lo se no afetar totalmente o cumprimento do ajuste, ou se o contratado contar com outros meios para contornar a incidncia de seus efeitos no contrato.
Fonte Bsica: http://www.norton.adv.br/pareceres/parecer01.htm

Fuso: Ato por meio do qual dois ou mais agentes econmicos independentes formam um novo agente econmico, deixando de existir como entidades jurdicas distintas.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Gesto Ambiental Porturia: Conjunto de rotinas, procedimentos e aes administrativas que permite administrar as relaes de atividades, operaes, instalaes, processos e obras porturias com o meio ambiente que as abriga, em observncia legislao ambiental vigente.
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Impacto Ambiental das Atividades Porturias: Qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades porturias que, direta ou indiretamente, afetam: I - a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais. (Alterado partir da definio de "impacto ambiental" no Art. 1 o da Resoluo Conama 001/1986)
Fonte Bsica: ANTAQ/Gerncia de Meio Ambiente - GMA

15

Indicadores de Desempenho: ndices que representam os nveis de servios ou de produo alcanados na realizao das operaes porturias no carregamento e descarga de mercadorias dos navios e veculos terrestres, por unidade operacional em determinado perodo de tempo.
Fonte Bsica: ANTAQ/Desempenho Porturio - Glossrio

Infraestrutura Aquaviria: o conjunto de reas e recursos destinados a possibilitar a operao segura de embarcaes de passageiros em turismo, compreendendo o canal de acesso ao terminal, a bacia de evoluo, as reas de fundeadouro, os molhes e quebramares, o balizamento e a sinalizao nutica, e as reas de inspeo sanitria e de polcia martima;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Instalaes de Acostagem: Estruturas porturias destinadas a receber embarcaes de passageiros em turismo, dotadas de cais ou peres, defensas (fixas ou removveis), cabeos, dolfins e escadas de nvel, quando couber;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Instalaes de Acostagem: Estrutura porturia, fixa ou flutuante, destinada a receber embarcaes, dotada de cais, rampas ou peres, defensas embutidas ou removveis, cabeos e dolfins, quando couber.
Fonte Bsica: Resoluo 1555/2009 Estao de Transbordo de Carga

Infraestrutura Aquaviria: o conjunto de reas e recursos destinados a possibilitar a operao segura de embarcaes, compreendendo o canal de acesso, bacia de evoluo e respectivo balizamento e sinalizao nutica.
Fonte Bsica: Resoluo 1555/2009 Estao de Transbordo de Carga

Infraestrutura Porturia: O conjunto de instalaes porturias, de uso comum, colocadas disposio dos usurios, operadores porturios e arrendatrias de um porto organizado, compreendendo: a estrutura de proteo e acesso aquavirio, as vias de circulao interna, rodoviria e ferroviria, bem como dutos e instalaes de suprimento do porto organizado.
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002 Arrendamento Porturio

Infraestrutura Porturia Terrestre: constituda de instalaes porturias terrestres para as operaes de carregamento/descarga de mercadorias cais, acessos terrestres, armazns e ptios de trnsito, instalaes especializadas e vias de circulao internas, e ainda, as benfeitorias e os servios respectivos, tais como iluminao, drenagem, abastecimento, etc.
Fonte Bsica: ANTAQ/Desempenho Porturio - Glossrio

16

Instalao Porturia: A destinada ao uso pblico, na forma do inciso I do art. 4 o da Lei no 8.630, de 25 de fevereiro de 1993, as quais podem ser contnuas ou localizadas em pontos diferentes do mesmo porto, mas devem estar sempre sujeitas mesma administrao porturia, compreendendo: a) os ancoradouros, as docas, eclusas, canais, ou os trechos de rios, em que as embarcaes sejam autorizadas a fundear, ou a efetuar operaes de carregamento ou descarga; b) as vias de acesso aos ancoradouros, s docas, aos cais, ou s pontes de acostagem, desde que tenham sido construdas ou melhoradas, ou que devam ser mantidas pelas administraes dos portos; c) bacias de evoluo, reas de fundeio, cais, pontes e piers de atracao e acostagem, guia-correntes, ou quebra-mares, construdos para a atracao de embarcaes ou para a tranquilidade e profundidade das guas, nos portos, ou nas respectivas vias de acesso; d) os terrenos, os armazns e outros edifcios, as vias de circulao interna, bem como todo o aparelhamento de que os portos disponham, para atender s necessidades do respectivo trfego e reparao e conservao das prprias instalaes porturias, que tenham sido adquiridos, criados, construdos, ou estabelecidos, com autorizao do Governo Federal.
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Instalao Porturia Pblica de Pequeno Porte (IP4) : A destinada s operaes porturias de movimentao de passageiros, de mercadorias ou ambas, na navegao interior;
Fonte Bsica: Resoluo 1.284/2009 Construo, Explorao e Ampliao de IP4

Instalao Porturia de Uso Privativo : A explorada por pessoa jurdica de direito pblico ou privado, dentro ou fora da rea do porto, utilizada na movimentao de passageiros ou na movimentao ou armazenagem de mercadorias, destinados ou provenientes de transporte aquavirio. (Redao dada pela Lei n 11.314 de 2006)
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

Instalao Porturia de Uso Privativo : A explorada por pessoa jurdica de direito pblico ou privado, dentro ou fora da rea do porto, utilizada na movimentao de passageiros ou na movimentao ou armazenagem de mercadorias, destinados ou provenientes de transporte aquavirio.
Fonte Bsica: Lei 11.314/2006 Reestruturao dos Transportes Aquavirios

Instalao Porturia de Uso Privativo : A explorada por pessoa jurdica de direito pblico ou privado, dentro ou fora da rea do porto organizado, utilizada na movimentao de 17

passageiros ou na movimentao ou armazenagem de mercadorias, destinados ou provenientes de transporte aquavirio;


Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Instalao Porturia Pblica de Pequeno Porte : A destinada s operaes porturias de movimentao de passageiros, de mercadorias ou ambas, destinados ou provenientes do transporte de navegao interior. (Includo pela Lei n 11.518, de 2007)
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

Joint Venture - Em ingls esta expresso significa " unio de risco". Ela usada para definir uma associao, ou fuso, de empresas que pretendem ampliar mais sua participao no mercado. Nos ltimos anos esta foi a maneira encontrada por companhias estrangeiras que se uniam s nacionais para entrar no mercado brasileiro.
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Licenciamento Ambiental: uma obrigao legal prvia instalao de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente e possui como uma de suas mais expressivas caractersticas a participao social na tomada de deciso, por meio da realizao de Audincias Pblicas como parte do processo.
Fonte Bsica: IBAMA - http://www.ibama.gov.br/licenciamento

Licena Prvia (LP): Concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localizao e concepo, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos bsicos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases de sua implementao. (Art. 8 o da Resoluo Conama 237/1997)
Fonte Bsica: ANTAQ/Gerncia de Meio Ambiente - GMA

Licena de Instalao (LI): Autoriza a instalao do empreendimento ou atividade de acordo com as especificaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante. (Art. 8o da Resoluo Conama 237/1997)
Fonte Bsica: ANTAQ/Gerncia de Meio Ambiente - GMA

Licena de Operao (LO): Autoriza a operao da atividade ou empreendimento, aps a verificao do efetivo cumprimento do que consta das licenas anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operao. (Art. 8 da Resoluo Conama 237/1997).
Fonte Bsica: ANTAQ/Gerncia de Meio Ambiente - GMA

Livre Acesso s Instalaes Arrendadas : Permisso concedida pelo Arrendatrio aos Servidores da ANTAQ, na condio de agentes de fiscalizao, devidamente credenciados pela Agncia, para o livre trnsito e acesso s instalaes do respectivo 18

arrendamento.
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002, Artigo 28, inciso XVIII Arrendamento Porturio

Livre Concorrncia: O princpio da livre concorrncia est previsto na Constituio Federal, em seu artigo 170, inciso IV e baseia-se no pressuposto de que a concorrncia no pode ser restringida por agentes econmicos com poder de mercado. Em um mercado em que h concorrncia entre os produtores de um bem ou servio, os preos praticados tendem a se manter nos menores nveis possveis e as empresas devem constantemente buscar formas de se tornarem mais eficientes, a fim de aumentarem seus lucros. Na medida em que tais ganhos de eficincia so conquistados e difundidos entre os produtores, ocorre uma readequao dos preos que beneficia o consumidor. Assim, a livre concorrncia garante, de um lado, os menores preos para os consumidores e, de outro, o estmulo criatividade e inovao das empresas.
Fonte Bsica: CADE Conceitos Bsicos

Livre Prtica: Autorizao dada a uma embarcao procedente ou no do exterior a entrar em um porto do territrio nacional e iniciar as operaes de embarque e desembarque de cargas e viajantes.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Lucro ou Prejuzo Operacional (Lacsir): o resultado da deduo do Lucro Operacional Bruto LBO da Despesa Operacional???
Fonte Bsica: ANTAQ/GPP Nota Tcnica n 017/2007-GPP Modelagem para Estudos de Viabilidade de Projetos de Arrendamento, anexo 1, linha 16.

Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciao e Amortizao (EBITDA) : Resultante do Lucro Bruto menos as despesas operacionais, excluindo-se destas a depreciao e as amortizaes do perodo e os juros. Termo muito utilizado por analistas financeiros na anlise de balanos de contabilidade de empresas de capital aberto.
Fonte Bsica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ebitda -

Joint-venture Concentracionista: Associao de duas ou mais empresas separadas para a formao de nova empresa, sob controle comum, que visa a participao no mesmo mercado relevante das empresas-me
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Joint-venture Clssica ou Cooperativa : Associao de duas ou mais empresas separadas para a formao de nova empresa, sob controle comum, que visa nica e exclusivamente a participao em um novo mercado cujos produtos/servios no estejam horizontal ou verticalmente relacionados.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Manuseio a Bordo: Composto da estiva das embarcaes e da conferncia de carga, 19

definidas como a atividade de movimentao ou carregamento e descarga de mercadorias nos conveses ou nos pores das embarcaes principais ou auxiliares, incluindo o transbordo, arrumao, peao e despe ao, e a contagem dos volumes, anotao de suas caractersticas, procedncia ou destino, verificao do estado das mercadorias, assistncia pesagem, conferncia do manifesto, e demais servios correlatos.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Manuseio em Terra: Tambm chamado de manuseio no terminal (terminal handling) ou ainda de capatazia, definida como a atividade de movimentao de mercadorias nas instalaes de uso pblico, compreendendo o recebimento, conferncia, transporte interno, abertura de volumes para a conferncia aduaneira, manipulao, arrumao e entrega, bem como o carregamento e descarga de embarcaes, quando efetuados com aparelhamento porturio.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Market share - Expresso em ingls que significa participao no mercado. a fatia das vendas de um produto que cada fabricante detm. Um exemplo: se o mercado brasileiro de biscoitos de 5 bilhes de unidades vendidas e um dos fabricantes participa com 3 bilhes de unidades, ento ele tem um market share de 60% e lder deste mercado.
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Meio Bitico: Relativo aos organismos vivos, ou elementos biticos de um ecossistema, que so a fauna e a flora.
Fonte Bsica: ANTAQ/Gerncia de Meio Ambiente - GMA

Monoplio: O monoplio a situao em que h apenas um fornecedor de um determinado bem ou servio. Nesses casos, o monopolista pode diminuir sua produo para elevar os preos at atingir o ponto em que a quantidade produzida, multiplicada pelo preo praticado, gera empresa o lucro mximo. Com preos artificialmente elevados, potenciais consumidores so excludos do mercado, o que se reflete numa perda de bem-estar para a sociedade. Por outro lado, o monopolista no tem tantos incentivos para buscar inovaes tecnolgicas e formas mais eficientes de operar, uma vez que no existem outras empresas lutando pelo mercado.
Fonte Bsica: CADE Conceitos Bsicos

Monoplio natural: Em alguns casos, o monoplio pode ser a forma mais eficiente de se produzir um bem ou servio. Essa situao conhecida como monoplio natural e pode ser observada quando existem elevadas economias de escala ou de escopo em relao ao tamanho do mercado. Em tais condies, torna-se ineficiente ter duas ou mais empresas em operao e, a fim de afastar os abusos por parte do monopolista, faz-se necessria a regulao do mercado. Esse um dos papis que as agncias reguladoras (Anatel, Aneel, Anp etc.) desempenham, em conjunto com o Cade.

20

Fonte Bsica: CADE Conceitos Bsicos

Monopsnio: O monopsnio a situao semelhante ao monoplio, s que pelo lado do consumidor, ou seja, a situao em que h apenas um comprado para um determinado bem ou servio e diversos fornecedores. Nesses casos, assim como ocorre no monoplio, o poder de mercado, agora exercido pelo comprador nico, pode levar perda de bemestar econmico para a sociedade.
Fonte Bsica: CADE Conceitos Bsicos

Movimentao de Contineres Vazios: O descarregamento ou carregamento, transporte e armazenagem de unidades vazias no utilizadas, em virtude de desbalanceamento de trfego.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Movimentao Mnima Contratual (MMC): Corresponde ao montante, medida em toneladas, unidades, TEU, etc., da movimentao mnima de carga estabelecida no Edital de Licitao e na Minuta de Contrato e dever equivaler movimentao do cenrio pessimista estabelecido para o projeto de arrendamento e no poder ser inferior a 75% da movimentao projetada no cenrio intermedirio (provvel).
Fonte Bsica: ANTAQ/GPP Nota Tcnica n 017/2007-GPP Modelagem para Estudos de Viabilidade de Projetos de Arrendamento, n 27.

Navegao de Longo Curso: A realizada entre portos brasileiros e estrangeiros;


Fonte Bsica: Resoluo 843/2007 Outorga para operar no Longo Curso/Cabotagem/Apoio Porturio

Navegao de Cabotagem: A realizada entre portos ou pontos do territrio brasileiro, utilizando a via martima ou esta e as vias navegveis interiores;
Fonte Bsica: Resoluo 843/2007 Outorga para operar no Longo Curso/Cabotagem/Apoio Porturio

Navegao de Apoio Porturio: A realizada exclusivamente nos portos e terminais aquavirios, para atendimento a embarcaes e instalaes porturias;
Fonte Bsica: Resoluo 843/2007 Outorga para operar no Longo Curso/Cabotagem/Apoio Porturio

Navegao de Apoio Martimo: A realizada em guas territoriais nacionais e na Zona Econmica para o apoio logstico a embarcaes e instalaes que atuem nas atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos;
Fonte Bsica: Resoluo 843/2007 Outorga para operar no Longo Curso/Cabotagem/Apoio Porturio

Navegao Interior: A realizada em hidrovias interiores em percurso nacional ou internacional, assim considerados rios, lagos, canais, lagoas, baas, angras, enseadas e reas martimas consideradas abrigadas, por embarcaes classificadas ou certificadas exclusivamente para esta modalidade de navegao;

21

Fonte Bsica: Resoluo 1555/2009 Estao de Transbordo de Carga

Obra - Toda construo, reforma, fabricao, recuperao ou ampliao, realizada por execuo direta ou indireta;
Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Operador Porturio: A pessoa jurdica pr-qualificada para a execuo de operao porturia na rea do porto organizado;
Fonte Bsica: Resoluo 858/2008 Fiscalizao Porturia

Operao de Embarque: Conjunto de atividades e procedimentos relacionados com a movimentao de passageiros, tripulantes e bagagens para bordo de uma embarcao de passageiros em turismo, utilizando as instalaes de um terminal porturio de uso privativo de turismo, para movimentao de passageiros;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Operao de Desembarque: Conjunto de atividades e procedimentos relacionados com a movimentao de passageiros, tripulantes e bagagens de uma embarcao de passageiros em turismo para terra, em carter definitivo, utilizando as instalaes de um terminal porturio de uso privativo de turismo, para movimentao de passageiros;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Operao de Transbordo de Cargas: A movimentao de cargas realizada entre distintas embarcaes do modal aquavirio ou entre o modal aquavirio e outros modais de transporte;
Fonte Bsica: Resoluo 1555/2009 Estao de Transbordo de Carga

Operao de Trnsito: Conjunto de atividades e procedimentos relacionados ao desembarque e reembarque de passageiros e tripulantes de embarcao de passageiros em turismo, utilizando as instalaes de um terminal porturio de uso privativo de turismo, para movimentao de passageiros, sem envolver a movimentao de bagagens;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Operao Porturia: A de movimentao de passageiros ou a de movimentao ou armazenagem de mercadorias, destinados ou provenientes de transporte aquavirio, realizada no porto organizado por operadores porturios. (Redao dada pela Lei n 11.314 de 2006)
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

Operao Porturia: A de movimentao de passageiros ou a de movimentao ou armazenagem de mercadorias, destinados ou provenientes de transporte aquavirio, realizada no porto organizado por operadores porturios;

22

Fonte Bsica: Lei 11.314/2006 Reestruturao dos Transportes Aquavirios

Operao Porturia: Movimentao de passageiros ou movimentao ou armazenagem de mercadorias, destinados ou provenientes de transporte aqavirio, realizada no porto organizado por operadores porturios;
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Operador Porturio: Pessoa jurdica pr-qualificada para a execuo de operao porturia na rea do porto organizado;
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Operador porturio: A pessoa jurdica pr-qualificada para a execuo de operao porturia na rea do porto organizado
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

rgo - A unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao direta e da estrutura da Administrao indireta;
Fonte Bsica: Lei 9.784/1999 Regula o Processo Administrativo na Administrao Pblica

Outorga de Autorizao: Ato administrativo unilateral, editado pela Agncia Nacional de Transportes Aquavirios-ANTAQ, que autoriza a empresa privada ou entidade pblica constituda sob as leis brasileiras, com sede e administrao no Pas, que atenda aos requisitos tcnicos econmicos e jurdicos estabelecidos, a construir, a explorar e a ampliar terminal porturio de uso privativo;
Fonte Bsica: Resoluo 517/2005 Autorizao de Terminal de Uso Privativo - TUP

Outorga de Autorizao: Ato administrativo, formalizado mediante Contrato de Adeso, que autoriza pessoa jurdica de direito privado constituda sob as leis brasileiras, com sede e administrao no pas, que atenda aos requisitos estabelecidos nesta norma, a construir, explorar e ampliar Estao de Transbordo de Cargas, por sua conta e risco.
Fonte Bsica: Resoluo 1555/2009 Estao de Transbordo de Carga

Outorga de Autorizao: Ato administrativo, formalizado mediante Contrato de Adeso, celebrado entre a Agncia Nacional de Transportes Aquavirios (ANTAQ) e a pessoa jurdica de direito pblico, ou de direito privado, constituda sob as leis brasileiras, com sede e administrao no pas, que atenda aos requisitos estabelecidos nesta norma, autorizando-a a construir, explorar e ampliar terminal porturio de uso privativo de turismo, para movimentao de passageiros, por sua conta e risco.
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Patrimnio - Conjunto dos bens de uma pessoa ou empresa administrados de forma a dar lucro ou gerar renda. No caso de uma empresa, o patrimnio a diferena entre o que a companhia tem (ativo) e suas dvidas (passivo). Se o resultado positivo, obtm-se 23

o patrimnio lquido. Se for negativo, o passivo lquido.


Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Passageiro em Turismo: todo aquele que transportado por embarcao de passageiro em turismo sem estar prestando servio a bordo;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Pesagem: Consiste na pesagem do continer cheio e o manuseio extra dos contineres (retirada da pilha do ptio) inclusive a abertura para inspeo aduaneira ou de outros rgos fiscalizadores.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Per: Estrutura porturia onde atracam as embarcaes de passageiros em turismo e so efetuados embarques e desembarques de passageiros, tripulantes e bagagens, ligada terra por ponte de acesso;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Porturio PDZ: o instrumento de planejamento da Administrao Porturia que visa, no horizonte temporal, considerado o ambiente social, econmico e ambiental, o estabelecimento de estratgias e de metas para o desenvolvimento racional e a otimizao do uso de reas e instalaes do porto organizado.
Fonte Bsica: SEP Portaria PR/SEP n 414, de 30 de dezembro de 2009

Plano Geral de Outorgas (PGO): Constitui na planificao do setor porturio visando a sinergia entre os fatores relativos a prestao dos servios pblicos; ao entendimento das dinmicas dos mercados; e a garantia da competitividade com minimizao dos riscos, com vistas a incentivar o desenvolvimento econmico, mediante a composio de critrios eficazes na implantao das diretrizes gerais do setor porturio.
Fonte Bsica: ANTAQ Palestra do Diretor Geral.

Ponto de Equilbrio (Break Even Point) - o empate entre despesas e receitas de uma empresa. Receita maior que a despesa significa que a companhia tem lucro. Abaixo, prejuzo. O termo tambm se aplica a cotaes de aes e outros ativos. Com cotaes superiores ao break even point o investidor ganha; com valores inferiores, perde.
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Porto Organizado: O construdo e aparelhado para atender s necessidades da navegao, da movimentao de passageiros ou da movimentao e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela Unio, cujo trfego e operaes porturias estejam sob a jurisdio de uma autoridade porturia. (Redao dada pela Lei n 11.314 de 2006) 24

Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

Porto Organizado: O construdo e aparelhado para atender s necessidades da navegao, da movimentao de passageiros ou da movimentao e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela Unio, cujo trfego e operaes porturias estejam sob a jurisdio de uma autoridade porturia;
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Porto Organizado: O construdo e aparelhado para atender s necessidades da navegao, da movimentao de passageiros ou da movimentao e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela Unio, cujo trfego e operaes porturias estejam sob a jurisdio de uma autoridade porturia;
Fonte Bsica: Lei 11.314/2006 Reestruturao dos Transportes Aquavirios

Posio Dominante: Nos termos da Lei n. 8.884/94, a posio dominante de mercado presumida quando uma empresa ou grupo de empresas controla 20% de mercado relevante. A maioria dos casos de abuso de posio dominante no Brasil envolve algum tipo de conduta cujo efeito ou objetivo excluir concorrentes do mercado ou impedir que outras empresas entrem em concorrncia com a empresa dominante. Todavia, a prtica de abuso de posio dominante que tenha unicamente o escopo de explorar posio de relativa fragilidade de parceiros comerciais ou consumidores tambm pode ser punida. Dentre as prticas que podem ser consideradas como abusivas esto: Acordos de exclusividade com fornecedores ou distribuidores, para dificultar o acesso por concorrentes a insumos ou canais de distribuio, respectivamente; Discriminao ou recusa no fornecimento de bens e servios a concorrentes atuais ou potenciais; Dificultar injustificadamente o licenciamento de tecnologias; Obrigao de aquisio de produtos em conjunto (venda casada); Cobrana de preos abaixo do custo, para excluso de concorrentes (preo predatrio); Oferecimento de descontos a distribuidores que tenham o efeito de impedir a entrada de novos fornecedores; e Destruio de matrias primas sem justa causa (aambarcamento).

Fonte Bsica: Secretaria de Direito Econmico SDE

Pr-Atendimento Mdico: Indicao de onde o passageiro ou tripulante poder obter atendimento mdico ou odontolgico;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Pr-estivagem ou Pre-stacking: Preparao e arranjo prvios dos contineres de exportao, obedecendo a ordem com que devero ser embarcados.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

25

Preos: Aqueles cobrados pela arrendatria em funo de servios prestados aos usurios nas reas e instalaes porturias.
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002 Arrendamento Porturio

Preo: Aquele que remunera, de maneira adequada, o custo do servio oferecido em regime de eficincia e os investimentos necessrios sua execuo, e bem assim possibilita a manuteno do padro de qualidade exigido da autorizada.
Fonte Bsica: Resoluo 1.558/2009 Navegao Interior de Percurso Longitudinal

Preos Predatrios: Situao em que uma firma reduz o preo de venda de seu produto, incorrendo em perdas no curto prazo, objetivando eliminar rivais do mercado, ou possveis entrantes, para, posteriormente, quando os rivais sarem do mercado, elevar os preos novamente, obtendo, assim, ganhos a longo prazo. Em muitas definies existentes na literatura microeconmica, a firma reduz o preo de seu produto abaixo de alguma medida de custo, como por exemplo, o custo marginal. Em mercados em que as firmas so idnticas (isto , igualmente eficientes, com custos marginais parecidos), a prtica de preos predatrios no uma estratgia que dever ser adotada, pois a "firma predatria" no ter certeza se as outras realmente sairo do mercado. J em mercados em que as firmas no so idnticas, a mais eficiente poder ter incentivo em abaixar preo, fixando-o entre (ou at) o custo marginal dela (mais baixo) e o das outras (mais altos), pois ela ter, no mximo, lucro zero no curto prazo, enquanto as outras, se a seguirem, podero ter grandes prejuzos.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Procedimento Administrativo: Procedimento realizado pela SEAE para promover a apurao de condutas anticompetitivas e destinado a instruir representao a ser encaminhada SDE (institudo pela Lei n 10.149/00).
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Processo Administrativo: Ao detectar fortes indcios da existncia de infrao ordem econmica, aps ou no a concluso de Averiguaes Preliminares, a SDE instaura um Processo Administrativo. A SEAE informada da instaurao do processo e pode emitir parecer econmico sobre o caso, que deve ser apresentado SDE antes do encerramento da instruo. Concluda a instruo processual, a SDE encaminha os autos ao CADE para julgamento, ou determina o arquivamento do processo, recorrendo de ofcio quele rgo.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Produtividade (mdia) do Trabalho: a relao entre a quantidade final de produto e a quantidade de trabalho necessria para ger-la (Pme = Y/L).
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Produto Homogneo: Produtos que so considerados, pelos consumidores, substitutos 26

perfeitos.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Produto Heterogneo: Produtos que so considerados, pelos consumidores, substitutos imperfeitos.


Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Programa Nacional de Dragagem: Aquele institudo pela Lei n o 11.610, de 12 de dezembro de 2007, que tem por objetivo a realizao de obras ou servios de engenharia necessrios ao aprofundamento, alargamento ou expanso, e manuteno do leito das vias aquavirias de forma a dar condies operacionais e sustentabilidade aos portos e terminais porturios martimos;
Fonte Bsica: Decreto 6620/08 Polticas e Diretrizes para Portos e Terminais Porturios

Projeto Bsico - Conjunto de elementos necessrios e suficientes, com nvel de preciso adequado, para caracterizar a obra ou servio, ou complexo de obras ou servios objeto da licitao, elaborado com base nas indicaes dos estudos tcnicos preliminares, que assegurem a viabilidade tcnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliao do custo da obra e a definio dos mtodos e do prazo de execuo, devendo conter os seguintes elementos: a) desenvolvimento da soluo escolhida de forma a fornecer viso global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza; b) solues tcnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulao ou de variantes durante as fases de elaborao do projeto executivo e de realizao das obras e montagem; c) identificao dos tipos de servios a executar e de materiais e equipamentos a incorporar obra, bem como suas especificaes que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o carter competitivo para a sua execuo; d) informaes que possibilitem o estudo e a deduo de mtodos construtivos, instalaes provisrias e condies organizacionais para a obra, sem frustrar o carter competitivo para a sua execuo; Lei n 8.666 e) subsdios para montagem do plano de licitao e gesto da obra, compreendendo a sua programao, a estratgia de suprimentos, as normas de fiscalizao e outros dados necessrios em cada caso; f) oramento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de servios e fornecimentos propriamente avaliados;
Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

27

Projeto Executivo - O conjunto dos elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT;
Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Promoo (advocacia) da Concorrncia: Uma das vertentes de atuao do SBDC. Refere-se ao papel educacional das autoridades antitruste na disseminao da "cultura da concorrncia" e ao papel de, direta ou indiretamente, essas autoridades influrem na formulao das demais polticas pblicas, de modo a garantir que a concorrncia seja, ao mximo, incentivada.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Quebra-mares: Construo que recebe e rechaa o mpeto das ondas ou das correntes, defendendo as embarcaes que se recolhem num porto, baa ou outro ponto da costa. O quebra-mar se diferencia do molhe por no possuir ligao com a terra, enquanto que este sempre parte de um ponto em terra.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Rechego ou Achano: Operao destinada a facilitar a carga e descarga de mercadorias transportadas a granel. Consiste em ajuntar, arrumar, espalhar, distribuir e aplanar a carga, abrir furos, canaletas ou clareiras, derrubar paredes, etc.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Rechego: ajuntamento e limpeza dos pores, ao final da descarga dos navios de granis slidos.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Recintos Alfandegados: So reas demarcadas pela autoridade aduaneira competente, na zona primria dos portos organizados ou na zona secundria a estes vinculada, a fim de que nelas possam ocorrer, sob controle aduaneiro, movimentao, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior, ou a ele destinadas, inclusive sob regime aduaneiro especial; de bagagem de viajantes procedentes do exterior, ou a ele destinados; e de remessas postais internacionais.
Fonte Bsica: Decreto n 6.759/09, Artigo 9, Inciso I a III Regulamento Aduaneiro

Remoes e Safamentos: Mudanas de posio de unidades que j estejam a bordo do navio, de modo a ordenar seus futuros desembarques (as remoes), ocorrendo, por vezes o desembarque de unidades para o cais e posterior reembarque no mesmo navio (os safamentos).
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Remoo para Inspeo: Retirada da pilha do ptio e a abertura para inspeo aduaneira ou de outros rgos fiscalizadores. 28

Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Rentabilidade - a taxa que indica o retorno de um investimento. Calcula-se dividindo o lucro obtido pelo valor do investimento inicial.
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Represso a Condutas Anticompetitivas : Uma das vertentes de atuao do SBDC. Consiste na apurao de condutas nocivas concorrncia levadas a cabo por empresas que detm poder sobre determinado mercado, das quais so exemplo a prtica de cartel, a prtica de preos predatrios, as vendas casadas, os acordos de exclusividade, a discriminao de preos, a fixao de preos de revenda e as restries territoriais. Para promover a apurao dessas condutas e conforme o caso, a SEAE pode realizar Procedimento Administrativo destinado a instruir representao a ser encaminhada SDE, enquanto a SDE pode promover Averiguao Preliminar ou instaurar diretamente Processo Administrativo. O CADE julga, ento, com base nas opinies da SEAE e da SDE se houve configurao de infrao ordem econmica. Nas anlises de condutas anticompetitivas, a manifestao da SEAE facultativa. Ver arts. 20 e 21 da Lei n 8.884/94 e Lei n 10.149/00.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Restrio Territorial: um acordo feito entre o fornecedor e o distribuidor, em que o primeiro compromete-se a no permitir que um outro distribuidor localize-se dentro de uma certa rea, preservando um territrio exclusivo para o segundo, limitando a competio via preos entre os distribuidores.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Risco - Possibilidade de um investidor ganhar ou perder dinheiro. Para compens-la, pagam-se juros com o objetivo de oferecer lucros. Quanto maior o risco, maior a rentabilidade. O investidor somente deve aplicar seu dinheiro num investimento quando conseguir entender o nvel de risco que est assumindo. No cenrio internacional, avaliase tambm a chance de um pas mudar sua poltica a ponto de interferir nos pagamentos a credores estrangeiros. Este risco est embutido na taxa de juros cobrada por emprstimos estrangeiros
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Risco Pas: O risco pas um ndice denominado Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+) e mede o grau de "perigo" que um pas representa para o investidor estrangeiro. Este indicador se concentra nos pases emergentes. Na Amrica Latina, os ndices mais significativos so aqueles relativos s trs maiores economias da regio: Brasil, Mxico e Argentina. Dados comparativos de outros pases - como Rssia, Bulgria, Marrocos, Nigria, Filipinas, Polnia, frica do Sul, Malsia e outros - tambm so considerados no clculo dos ndices. O risco pas calculado por agncias de classificao de risco e bancos de investimentos. O banco de investimentos americano J. P. Morgan, que possui filiais em diversos pases latino-americanos, foi o primeiro a fazer essa classificao. O J. 29

P. Morgan analisa o rendimento dos instrumentos da dvida de um determinado pas, principalmente o valor (taxa de juros) com o qual o pas pretende remunerar os aplicadores em bnus, representativos da dvida pblica. Tecnicamente, o risco pas a sobretaxa que se paga em relao rentabilidade garantida pelos bnus do Tesouro dos Estados Unidos, pas considerado o mais solvente do mundo, ou seja, o de menor risco para um aplicador no receber o dinheiro investido acrescido dos juros prometidos. um orientador. O risco pas indica ao investidor que o preo de se arriscar a fazer negcios em um determinado pas mais ou menos elevado. Quanto maior for o risco, menor ser a capacidade do pas de atrair investimentos estrangeiros. Para tornar o investimento atraente, o pas tem que elevar as taxas de juros que remuneram os ttulos representativos da dvida.
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_riscopais.htm

Seguro-Garantia - O seguro que garante o fiel cumprimento das obrigaes assumidas por empresas em licitaes e contratos;
Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Selic - Sigla de Sistema Especial de Liquidao e Custdia. um sistema computadorizado do Banco Central onde so registradas todas as operaes de dbitos e crditos feitas apenas entre bancos e demais instituies financeiras credenciadas. Seu funcionamento parecido com o sistema de compensao de cheques s que para ttulos pblicos. por meio dessas trocas que o governo consegue dinheiro emprestado dos bancos. Pelo Selic, portanto, possvel calcular a mdia dos juros que o governo paga aos bancos que lhe emprestam dinheiro. Essa mdia, que a Taxa Over-Selic, serve de referncia para o clculo de todas as outras taxas de juros do Pas. Por isso ela tambm chamada de taxa de juro bsico.
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Servio - Toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administrao, tais como: demolio, conserto, instalao, montagem, operao, conservao, reparao, adaptao, manuteno, transporte, locao de bens, publicidade, seguro ou trabalhos tcnico profissionais;
Fonte Bsica: Lei 8.666/93 - Licitaes

Servios de Uso Comum: Os servios disponveis aos usurios, arrendatrias e operadores de um porto organizado, em bases isonmicas, providos pela Autoridade Porturia;
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002 Arrendamento Porturio

Servios aos Contineres Reefer: Acoplamento e o desacoplamento de clip-on(*) em contineres do tipo conair ou isolados;o fornecimento de energia eltrica e o monitoramento das temperaturas e demais condies.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

30

Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia - SBDC: O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia composto por trs estruturas: Secretaria de Acompanhamento Econmico do Ministrio da Fazenda (Seae/MF), Secretaria de Direito Econmico do Ministrio da Justia (SDE/MJ), e Conselho Administrativo de Defesa Econmica (Cade). Sea/MFe e SDE/MJ cabe a instruo dos atos de concentrao e a investigao de condutas anticompetitivas. Ao Cade cabe o julgamento dos processos instrudos pelas secretarias. Importante destacar que, nas operaes envolvendo o setor de telecomunicaes, as funes da Seae/MF e da SDE/MJ ficam a cargo da Anatel.
Fonte Bsica: CADE Conceitos Bsicos

Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia SBDC : Sistema formado pelos trs rgos encarregados da defesa da concorrncia no Pas: a Secretaria de Acompanhamento Econmico - SEAE do Ministrio da Fazenda, a Secretaria de Direto Econmico - SDE do Ministrio da Justia e o Conselho Administrativo de Defesa Econmica - CADE, autarquia vinculada ao Ministrio da Justia. A SEAE e a SDE possuem funo analtica e investigativa, sendo responsveis pela instruo dos processos, ao passo que o CADE, sendo um tribunal administrativo, a instncia judicante do Sistema. As decises do CADE no comportam reviso no mbito do Poder Executivo, podendo ser revistas apenas pelo Poder Judicirio. A atuao dos rgos de defesa da concorrncia subdivide-se em trs vertentes: (i) o controle de estruturas de mercado, via apreciao de fuses e aquisies entre empresas (atos de concentrao), (ii) a represso a condutas anticompetitivas e (iii) a promoo ou "advocacia" da concorrncia.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Sociedade Classificadora: Entidades internacionais de direito privado e quase sempre sem fins lucrativos, cuja finalidade original fornecer, por meio de de certificados, aos seguradores de navios e de cargas o grau de confiana necessrio ao fechamento de contratos de seguro.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Tarifas Porturias: Valores cobrados pela Autoridade Porturia, como contrapartida pelo uso da infra-estrutura porturia e pela prestao de Servios de Uso Comum;
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002 Arrendamento Porturio

Taxa de Juros Real - Taxa obtida subtraindo-se o ndice de inflao de determinado perodo da taxa de juros nominal. Ela reflete a correo monetria necessria para compensar a desvalorizao da moeda. Um exemplo: se a taxa de inflao de 9% ao ano e no mesmo perodo os juros nominais so de 8%, ento o resultado uma taxa de juros real negativa. Isso significa que esta taxa no suficiente para compensar a desvalorizao da moeda.
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Taxa Livre de Risco: o retorno de um ativo com risco zero (ou prximo a zero) e refere31

se, normalmente, taxa de bnus emitida pelo Tesouro Americano (T-Bill), cuja escolha deve ter prazo de vencimento similar ao horizonte de vida do negcio ou ativo avaliado e, portanto, no caso de avaliao de projetos de infraestrutura, no deve ser calculada por meio de bnus de curto prazo.
Fonte Bsica: ANTAQ/GPP Nota Tcnica n 017/2007-GPP Modelagem para Estudos de Viabilidade de Projetos de Arrendamento, Anexo 2, n 4.1.

Terminal Porturio de Uso Privativo Exclusivo : A instalao, no integrante do patrimnio do porto pblico, construda ou a ser construda por empresa privada ou entidade pblica para a movimentao ou movimentao e armazenagem de carga prpria, destinada ou proveniente de transporte aquavirio;
Fonte Bsica: Resoluo 517/2005 Autorizao de Terminal de Uso Privativo - TUP

Terminal Porturio de Uso privativo de Turismo, para movimentao de passageiros: A instalao porturia explorada por pessoa jurdica de direito pblico ou privado, fora da rea do porto organizado, ou dentro da rea do porto organizado quando o interessado for titular do domnio til do terreno, destinada ao embarque, desembarque e trnsito de passageiros nacionais ou internacionais, tripulantes, bagagens e insumos para o provimento e abastecimento de embarcaes de turismo;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Terminal Porturio de Uso Privativo Misto: A instalao, no integrante do patrimnio do porto pblico, construda ou a ser construda por empresa privada ou entidade pblica para a movimentao ou movimentao e armazenagem, alm da carga prpria, de carga de terceiros, destinadas ou provenientes de transporte aquavirio, na forma do disposto nesta Norma;
Fonte Bsica: Resoluo 517/2005 Autorizao de Terminal de Uso Privativo - TUP

Termo de Ajuste de Conduta -TAC : um acordo firmado entre a ANTAQ e a parte interessada, de modo que esta se comprometa a agir de acordo com as exigncias legais e o regramento normativo que disciplinam a matria, sob pena de multa. , portanto, um ttulo executivo de eficcia extra-judicial, o que significa dizer que seu descumprimento enseja uma ao de execuo.
Fonte Bsica: Lei 8.078/90, Artigo 113, pargrafo 6 Proteo do Consumidor

Termo de Liberao de Operao: Documento outorgado por meio de ato da Diretoria da ANTAQ, autorizando o incio da operao do terminal porturio de uso privativo de turismo, para movimentao de passageiros, aps o cumprimento das etapas especificadas no art. 14 desta norma.
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Termo de Referncia: um documento tcnico que orienta a prestao de um servio ou 32

produo de um determinado produto, por esta razo conveniente que seja anexado ao edital de licitao, em decorrncia das especificidades tcnicas que possui. O Termo de Referncia disciplina grande parte das relaes entre as partes envolvidas na contratao dos servios de consultoria, principalmente no que se refere aos assuntos tcnicos. Define as normas a serem obedecidas, as diversas etapas de sua execuo, desde a motivao, justificativas, objetivo e objeto a ser estudado; os produtos que devero ser apresentados, parciais e finais, as credenciais que devem apresentar os interessados no trabalho, a forma de fiscalizao, o cronograma fsico e financeiro, a forma de pagamento, etc.. Define as condies bsicas que devem ser seguidas desde o incio at a concluso dos trabalhos. Um adequado Termo de Referncia torna o projeto mais atrativo, e, consequentemente, aumenta as chances de atrair melhores prestadores, e, portanto, mais capacitados para prestarem o servio.
Fonte Bsica: Proposta

Terno: cada equipe de trabalho a bordo. Normalmente, em cada poro em que haja movimentao de mercadorias h um terno de trabalhadores escalado. Tomador de mode-obra: Aquele que utiliza fora de trabalho porturia realizada com vnculo empregatcio a prazo indeterminado ou avulso.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) - a taxa usada para corrigir emprstimos feitos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) por empresas com projetos industriais.
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Transbordo: Movimentao de mercadorias entre duas embarcaes. Atente-se para a diferena em relao ao termo remoo que designa a transferncia de carga entre pores ou conveses.
Fonte Bsica: Mtr - Manual do Trabalho Porturio (Glossrio)

Transbordo: Movimentao de contineres descarregados de um navio para serem reembarcados em outro da mesma ou de outra companhia.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Transferncia do Controle Societrio : Ocorre quando se efetua a transferncia para pessoa que, individualmente ou em sociedade, detenha o controle societrio de outra pessoa jurdica que j explore terminal congnere dentro de um mesmo porto organizado, considerando a necessidade de preservao da competio.
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002, artigo 25 Arrendamento Porturio

Transporte de Continer Vazio: No caso da ovao do continer ser efetuada no porto, caber ao exportador pagar o transporte do continer vazio desde o terminal de retro rea at o ptio do porto. 33

Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Transporte Interno: Transporte dos contineres entre locais distintos do terminal por requisio e interesse do dono da mercadoria.
Fonte Bsica: Sistema Desempenho Porturio - Cartilha

Utilidades Porturias: Estruturas e sistemas instalados em terra com a finalidade de servir operao de embarcao de passageiros em turismo atracada em terminal porturio de uso privativo de turismo, para movimentao de passageiros, tais como sistemas de comunicao; sistemas de fornecimento de gua potvel, energia eltrica, ar comprimido e combate a incndio, e instalaes para recolhimento de resduos lquidos e slidos;
Fonte Bsica: Resoluo 1556/2009 TUP de Turismo

Valor de mercado - Tambm definido como valor venal, representa o valor com que determinado produto pode ser comercializado, de acordo com a lei de oferta e procura. Por isso, no tem a ver com o valor real de um produto que incorpora, inclusive, os custos de fabricao.
Fonte Bsica: Portal Brasil - http://www.portalbrasil.net/economia_glossario.htm

Valor do Contrato: Valor nominal, indicativo da soma dos valores a serem pagos pela arrendatria como contrapartida pelo uso das reas e instalaes arrendadas, incluindo a parcela mnima contratual relativa movimentao de cargas e passageiros, computado para todo o perodo de vigncia do contrato;
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002 Arrendamento Porturio

Valor do Arrendamento: Aquele apurado mensalmente como devido pela arrendatria Autoridade Porturia, em funo do uso de reas, instalaes e equipamentos arrendados e da movimentao de carga e passageiros, composto de uma frao proporcional do Valor do Contrato, acrescido da parcela varivel, se houver, apurada no ms de competncia;
Fonte Bsica: Resoluo 55/2002 Arrendamento Porturio

Valor Mnimo do Arrendamento: Resultante do Fluxo de Caixa, ou seja, deve ser o resultante do empreendimento.
Fonte Bsica: ANTAQ/GPP Nota Tcnica n 017/2007-GPP Modelagem para Estudos de Viabilidade de Projetos de Arrendamento, n 48.

Vantagem Comparativa: Diz-se que um pas tem vantagem comparativa (ou vantagem relativa) na produo de determinado bem ou servio, se for relativamente mais eficiente na produo desse mesmo bem ou servio.
Fonte Bsica: Proposta

34

Venda Casada: Prtica comercial que consiste em vender determinado produto ou servio somente se o comprador estiver disposto a adquirir outro produto ou servio da mesma empresa. Em geral, o primeiro produto algo sem similar no mercado, enquanto o segundo um produto com numerosos concorrentes, de igual ou melhor qualidade. Dessa forma, a empresa consegue estender o monoplio (existente em relao ao primeiro produto) a um produto com vrios similares. A mesma prtica pode ser adotada na venda de produtos com grande procura, condicionada venda de outros de demanda inferior.
Fonte Bsica: Secretaria de Acompanhamento Econmico SEAE (Glossrio)

Vigilncia de Embarcaes: A atividade de fiscalizao da entrada e sada de pessoas a bordo das embarcaes atracadas ou fundeadas ao largo, bem como da movimentao de mercadorias nos portals, rampas, pores, conveses, plataformas e em outros locais da embarcao.
Fonte Bsica: Lei 8.630/93 Modernizao Porturia

Weighted Average Cost of Capital WACC (Custo Mdio Ponderado de Capitais) : Engloba a remunerao de todo o capital da empresa regulada e, como tal, abrange tanto a parcela da remunerao relativa ao capital prprio quanto a de terceiros, incluindo os benefcios fiscais gerados pelo endividamento.
Fonte Bsica: ANTAQ/GPP Nota Tcnica n 017/2007-GPP Modelagem para Estudos de Viabilidade de Projetos de Arrendamento, Anexo 2, n 3.

Zona Primria: a rea alfandegada onde devem estacionar ou transitar veculos procedentes do exterior ou a ele destinados; ser efetuadas operaes de carga, descarga, armazenagem ou passagem de mercadorias procedentes do exterior ou a ele destinadas; e embarcar, desembarcar ou transitar viajantes procedentes do exterior ou a ele destinados. So locais exclusivos com controle aduaneiro permanente e ostensivo, compreendendo rea terrestre ou aqutica, contnua ou descontnua, ocupada pelos portos alfandegados, demarcada pela Autoridade Aduaneira local, ouvido o rgo ou empresa a que esteja afeta a administrao do local a ser alfandegado.
Fonte Bsica: Decreto n 6.759/09, Artigo 3, Inciso I e Artigo 5, Incisos I a III Regulamento Aduaneiro

Zona Secundria: Compreende a parte restante do territrio aduaneiro no correspondido pela zona primria, incluindo-se as guas territoriais e espao areo. Tem um controle continuado, o que significa que ser exercido em qualquer dia ou hora em que haja manuseio ou movimentao de mercadorias.
Fonte Bsica: Decreto n 6.759/09, Artigo 3, Inciso II Regulamento Aduaneiro

Zoneamento Porturio: Consiste na ao de delimitar, geograficamente, reas territoriais dos portos organizados, com o objetivo de estabelecer regimes especiais de uso, gozo e fruio da propriedade.

35

Fonte Bsica: CODESP PDZ, item 14.1 http://www.portodesantos.com.br/pdzps/PDZPS2006.PDF

36

You might also like