You are on page 1of 5

Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros

Comea em Miranda e acaba na Foz este calvrio. Comea em pedra e gua, e acaba em pedra e gua. Como nos pesadelos, no h nenhum intervalo para descansar. Entra-se e sai-se do transe em plena angstia. No Portugal telrico e fluvial no conheo outro drama assim, feito de carne e sangue? Doiro, rio e regio, certamente a realidade mais sria que temos. Nenhum outro caudal nosso corre em leito mais duro, encontra obstculos mais encarniados, peleja mais arduamente em todo o caminho. Torga, Miguel (1950), Portugal

8 CEF OI

1 Introduo
No se pode conhecer uma terra sem nunca a ter visitado. Por muito que dela se fale, por muito que dela se escreva s a presena nos d a noo de escala, s a convivncia nos desvenda a alma de um povo. E o que no estiver vista est ao alcance, o prazer, a curiosidade e o esprito de aventura l o conduziro O contacto directo com o meio fsico, social e cultural tem sempre um elevado interesse metodolgico, ao permitir desenvolver nos alunos um conjunto diferenciado de capacidades que importa incrementar, como sejam: a observao directa, a interpretao, a crtica e a avaliao.

Objectivos:
Promover o gosto e o respeito pela natureza Proporcionar situaes pedaggicas ao ar livre Alertar e despertar a conscincia cultural dos alunos Admirar paisagens e monumentos; Conhecer a histria e o esplio de Miranda do Douro Participar em actividades interpessoais e de grupo, respeitando normas e regras sociais. Respeitar e colaborar com os outros Comunicar oralmente e por escrito utilizando correctamente componentes lingusticas e discursivas lexicais Seleccionar e organizar informao Reflectir criticamente Compreender formas complexas da oralidade Adequar a expresso oral ao contexto Saber exprimir-se de forma fluente e adequada Usar adequadamente as linguagens das diferentes reas do saber cultural, cientfico e tecnolgico Utilizar correctamente termos e conceitos Usar correctamente a Lngua Portuguesa

2 Itinerrio 8:30 Horas Sada de Macedo de Cavaleiros (Frente Escola) 10:00 Horas Chegada prevista a Miranda do Douro 10:30 Horas Visita Barragem 13:30 Horas Almoo 14: 30 Horas Visita guiada pela cidade 17:30Horas Chegada prevista a Macedo de Cavaleiros

3 Oramento (Previsto)
Almoo em Miranda do Douro (12x10) Viagem aproximadamente 120 400 Total 520

4 Recursos Comparticipao da escola 5 N Elementos Envolvidos 12 alunos do 8 CEF 3 professores responsveis 2 professores acompanhantes 1 guia 6 Avaliao Os alunos faro um relatrio da visita. 7 Calendarizao A data prevista para esta viagem o dia 29 de Maio. 8 Observao O Professor Hermnio Bernardo acompanhar os alunos na visita de estudo, tendo em ateno que um grande conhecedor e estudioso da cultura e da histria mirandesas.

Macedo de Cavaleiros, 6 de Maio de 2008 Os Professores responsveis ____________________


Elza Maria Simo

______________________
Cndida Fernandes

__________________
Lus Filipe Pires

Os Professores acompanhantes ____________________


Filipa Gonalves

____________________
Nair Correia

ESCOLA E.B. 2, 3/ S DE MACEDO DE CAVALEIROS REGISTO DE AVALIAO DA VISITA DE ESTUDO Visita de estudo ______________________________________________________________________ Calendarizao da visita ______________________________________________________________________ Professor(es) / Enc.(s) de Educao responsvel(is)
__________________________________________________________________________________________________________

Professor(es) / Enc.(s) de Educao acompanhante(s)


__________________________________________________________________________________________________________

Destinatrio(s) Ano(s)________________________ Turma(s)_________________________________________________ 1. AVALIAO DA ACTIVIDADE:


Intervenientes

Avaliao A preparao da visita foi: Insuficiente Suficiente Bem conseguida X Durante a visita, as actividades foram: Pouco interessantes Interessantes Muito interessantes O comportamento do grupo foi: Pouco satisfatrio Razovel Bom Muito Bom Outras observaes:

Alunos

A preparao da visita foi: Insuficiente Suficiente Bem conseguida X Pais e Enc. Durante a visita, as actividades foram: Pouco interessantes Interessantes Muito interessantes (s) O comportamento do grupo foi: de Educao Pouco satisfatrio Razovel Bom Muito Bom Outras observaes: Modalidades de avaliao implementadas com os alunos:

Professores Avaliao da actividade pelo docente das A preparao da visita foi: disciplinas Insuficiente Suficiente Bem conseguida X envolvidas Durante a visita, as actividades foram: Pouco interessantes Interessantes Muito interessantes O comportamento do grupo foi: Pouco satisfatrio Razovel Bom Muito Bom Outras observaes: 2. SUGESTES PARA PRXIMAS ACTIVIDADES: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Data: ____ de ______________ de 2008 Assinatura do(s) Professor(es) / Enc.(s) de Educao responsvel(is):

Escola E. B. 2, 3/ S de Macedo de Cavaleiros Leia com ateno as normas! NORMAS O aluno que participa em visitas de estudo deve respeitar as seguintes regras:
a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) n) o) Cumprir o programa estabelecido pelos professores, que se reservam o direito de Ser pontual; Ser portador do carto de estudante; No ingerir bebidas alcolicas; No consumir substncias ilcitas; Aguardar a chamada junto do autocarro ou no local combinado; Tratar com respeito e correco todas as pessoas com quem se contactar durante a Respeitar todos os locais integrados na visita de estudo e os veculos em que se Falar baixo e ter cuidado com a linguagem; Ler e cumprir as indicaes entrada dos locais a visitar (por ex., pode ser proibido Tirar o mximo proveito da visita, estando atento(a) ao que vai ver e ouvir; Participar nas actividades desenvolvidas; Nunca ir de p na camioneta; Alertar sempre os professores responsveis em caso de ser portador (a) de doena

procederem a acertos, caso seja necessrio;

visita de estudo; faro as deslocaes;

tirar fotografias ou filmar);

m) Conservar os recibos comprovativos das compras efectuadas;

que exija cuidados ou medicao especfica.

Eu, _______________________________________________, N ____, do 8 OI tomei conhecimento. Macedo de Cavaleiros, .. de Maio de 08 ________________________________________

You might also like