You are on page 1of 22

Faculdade de Sade,Cincias Humanas e Tecnolgicas NOVAFAPI a Prof .

Adriana Nunes Pinheiro

ROTEIROS DE AULAS PRTICAS

Teresina-PI

Aula Prtica N 01 : Estudo do Nervo e da Placa Motora


A. OBJETIVOS Esta aula objetiva estudar as propriedades dos nervos e suas conexes com os tecidos musculares, os potenciais de repouso e de ao, a lei da integridade do nervo e a excitabilidade nervosa. B. MATERIAL A) Material biolgico - R (Rana sp.). B) Reagentes e equipamentos - Estimulador; - Material cirrgico e linhas; - Seringa ( 3 ml ); - Cloreto de sdio; - Vidro de relgio; - Ringer. C. PROCEDIMENTOS CIRRGICOS: Anestesia e preparo cirrgico do animal 1. Segure o animal com a mo esquerda, deprimindo-lhe a cabea com o II e III quirodctilos. Em seguida localize a linha mediana do dorso a articulao atlooccipital. Introduza neste ponto a agulha para a plicao do anestsico (0,5 mL de Xilocana 2%) no canal vertebral; 2. Fixar o animal em decbito dorsal na prancha de cortia; 3. Preparar cirurgicamente uma das patas posteriores do animal, como segue: - Fazer uma inciso circular ao nvel da articulao coxo-femural; - Disseque e retire a pele expondo a musculatura da coxa e perna, isolando bem o gastrocnmio; - Prenda o tendo de Aquiles com um fio e corte o tendo distalmente ligadura; - Coloque a preparao sobre a prancha de cortia do migrafo e mantenha o conjunto umedecido com a soluo de Ringer; - Prenda o joelho da pata dissecada na prancha de cortia do migrafo; - Amarre na alavanca do migrafo o fio preso ao tendo de Aquiles; - Ajuste a pena inscritora ao papel do quimgrafo de forma a obter um bom registro das contraes musculares. D. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 1- Estmulo qumico: coloque sobre um msculo da coxa uma pequena poro de cloreto de sdio e observe as contraes (fasciculaes). Lave com bastante Ringer; 2- Estmulo eltrico: com o estimulador eltrico, partindo do ponto de voltagem mnima, aplique um estmulo mnimo sobre o nervo citico. No ocorrendo resposta aumente a intensidade do estmulo. Repita este procedimento at alcanar o limiar de excitabilidade do nervo (quando ocorrer contrao do gastrocnmio);

3- Usando o mesmo procedimento do tem 2, estimular estimular diretamente o msculo e verificar o seu limiar de excitabilidade, comparando-o ao do nervo; 4- Efeito da somao temporal de estmulos sublimiares : verifique novamente o limiar de excitabilidade do msculo. Reduza discretamente a intensidade do estmulo e aplique estmulos sublimiares isolados. Verifique se h resposta contrtil. Aplique os mesmos estmulos com freqncia elevada (estimulao tetanizante) e veja se ocorre contrao muscular; 5- Repita o procedimento do tem 4 estimulando o nervo citico; 6- Fenmeno da escada: aps um repouso muscular de 3 minutos, aplique estmulos mximos isolados de 2 em 2 segundos, durante 20 segundos; 7- Tetania: aps um repouso muscular de 3 minutos, aplique sobre o msculo estmulos mximos com freqncia elevada (estimulao tetanizante) para obteno de uma contrao tetnica perfeita. Em seguida estimule o msculo com freqncia mais baixa para obter a tetania imperfeita; 8- Fadiga de transmisso: prenda um fio duplo em torno da base da coxa para bloquear a circulao. Em seguida, faa a estimulao mxima do nervo citico at o gastrocnmio deixe de contrair (fadiga de transmisso). Comprove isso estimulando diretamente o msculo; 9- Fadiga de contrao: repita o procedimento anterior estimulando diretamente o msculo at que este no mais responda.

Aula Prtica N 2: Aes Reflexas Somticas na Espcie Humana. A. OBJETIVO


Estudar algumas manifestaes reflexas (atos reflexos) somticas. importante que se conhea os reflexos observados em condies normais no ser humano quando determinados estmulos so aplicados em partes especficas de seu corpo. Se uma resposta normal obtida, indica que as estruturas do correspondente arco reflexo (receptor, via aferente, centro de integrao, neurnio eferente e efetuador) esto intactas. Os atos reflexos podem se mostrar exacerbados, discretos ou ausentes. A ausncia temporria ou as alteraes temporrias da resposta reflexa no devem ser encaradas de imediato como resultantes de uma patologia afetando componentes do arco reflexo. Podem significar, em muitos casos, a simples predominncia de influncias facilitatrias ou inibitrias de estruturas superiores do sistema nervoso sobre o centro de associao de determinado arco reflexo. Muitas atividades coordenadas por setores mais inferiores do sistema nervoso, podem ser modificadas consciente ou inconscientemente por estruturas mais superiores. Desta forma, quando reflexos esto sendo testados, convm que a pessoa sob observao fique vontade e com a ateno voltada para algo distante. I Reflexos Somticos 1. Reflexo Plantar: esfregue a ponta de um objeto (lpis, chave etc.) ao longo da planta do p, prximo ao lado medial. Qual a resposta observada? Como se chama o tipo extensor do reflexo plantar? Seu aparecimento no adulto indica o qu? 2. Reflexo Corneal: toque a crnea gentilmente com a ponta de um leno de papel (aproxime-o pelo lado). Qual o resultado? Toque agora a esclertica e compare as respostas reflexas. Qre importncias prticas tem o reflexo corneal? Obs.: os dois reflexos acima so reflexos somticos superficiais. 3. Reflexo Patelar: percuta o ligamento patelar (logo abaixo da rtula) com um martelo de borracha. A pessoa deve estar sentada de forma que as pernas balancem livremente. Faa a pessoa agarrar fortemente os punhos e pux-los em sentidos opostos (manobra de Jendrassik), pesquise o reflexo com e sem a manobra e observe as respostas. 4. Reflexo Aquileu: com o martelo de borracha faa ligeira percusso sobre o tendo de Aquiles. A pessoa deve estar com os joelhos apoiados sobe uma cadeira de forma que o p relaxe livremente. Repita no outro membro.

5. Reflexo Tricipital: bata com o martelo de borracha sobre o tendo de insero do trceps braquial, a 2 cm do cotovelo. A pessoa deve estar com o brao repousando sobre uma das mos do examinador de forma que o antebrao balance livremente. Observaes a) O reflexo desencadeado pelo estiramento discreto de um msculo esqueltico qualquer conhecido como reflexo miottico ou de estiramento. A resposta reflexa sempre ser a contrao subsequente do msculo estimulado. O que o reflexo miottico inverso? b) Os reflexos tendinosos so tambm chamados reflexos profundos.

Aula Prtica N 3: Reflexos Autnomos na Espcie Humana. II. Reflexos Viscerais:


Na manuteno da constncia do meio interno (homeostase), a participao integrada de vrios sistemas orgnicos evidente. Entretanto dois desses sistemas se destacam: sistema endcrino e sistema nervoso visceral (SNA simptico e parassimptico). Este manifesta suas aes atravs de uma grande variedade de reflexos envolvendo a participao de praticamente todos os setores do organismo. Procura-se demonstrar a seguir alguns desses reflexos. 1. Reflexo fotomotor: solicite que um aluno olhe um ponto iluminado (janela ou lmpada). Verifique no centro da ris o dimetro da pupila em cada olho. Pea-lhe que cubra os olhos com as mos durante cerca de 10 segundos, no deixando penetrar luz entre os dedos nem comprimindo os globos oculares (os olhos permanecero abertos e o aluno continuar como que olhando o tal ponto iluminado). Ordene ento que ele retire uma das mos e, na mesma frao de segundo, olhe o que acontece com o dimetro da pupila recm descoberta. Midrase ou miose? Repita o mesmo procedimento observando agora o outro olho. Este o reflexo fotomotor direto ou luz direta. Obs.: Para saber o que se passa com a pupila do olho que em cada experincia no est recebendo luz, pesquise o reflexo fotomotor consensual conforme o seguinte procedimento: com uma lanterna faa incidir luz em apenas um dos olhos do examinado e, enquanto parte do grupo verifica o dimetro da pupila do olho iluminado (reflexo fotomotor direto), parte verifica o dimetro da pupila do olho oposto (reflexo fotomotor consensual). 2. Reflexo bradicrdico: os alunos determinaro a freqncia cardaca palpando os pulsos das artrias radiais do grupo, por 30 segundos. Em seguida o examinado mergulhar a face em uma bacia com gua um pouco fria, durante 15 segundos. Aps isto, aguardar 5 segundos e, da mesma forma anterior, determinar novamente a freqncia de pulso por 30 segundos. Observaes: a) Para facilitar a determinao da freqncia de pulso durante o mergulho, os examinadores devem permanecer palpando os pulsos radiais mesmo enquanto o cobaio estiver com a face submersa. b) Solicite os dados das outras equipes e faa ento a mdia das freqncias cardacas ( freqncia de pulso) antes e depois do mergulho. 5

Obs.: Quando da confeco do relatrio, devero ser consultados textos de Neuroanatomia no sentido de facilitar a identificao das estruturas (receptor, vias , centros e efetuadores) acionados nos reflexos somticos e viscerais estudados, obrigatrio. Outro aspecto que no pode ser esquecido o de que cada resultado deve ser analisado com a maior profundidade possvel antes de se emitir qualquer concluso.

Aula Prtica N 4: Registro e Interpretao de um Eletrocardiograma


A. OBJETIVO
As fibras miocrdicas se despolarizam e repolarizam periodicamente. Estes processos se manifestam, na superfcie corporal, como diferenas de potencial variveis, cujo registro constitui o eletrocardiograma. A prtica mdica utiliza o eletrocardiograma como auxiliar para o diagnstico. Entretanto, esta viso no a nica possvel: essas diferenas de potencial registradas no eletrocardiograma so expresses de processos fisiolgicos, que podem e devem ser examinados sem qualquer referncia imediata a seu uso clnico.

B. MATERIAL NECESSRIO
1. Eletrocardigrafo com seus cabos (cabo de fora, cabo de paciente e cabo terra) e papel de registro suficiente. 2. Eletrodos dos membros (4 unidades). 3. Eletrodo pr-cordial. 4. Algodo hidrfilo. 5. lcool etlico hidratado. 6. Pasta condutora para eletrocardiografia. 7. Cadeira tipo "Soneca". 8. Cesto de lixo. 9. Tesouras para papel. 10. Frascos de cola para papel. 11. Caneta hidrocor para marcar os locais das dervaes pr-cordiais. 12. Formulrios para colar os registros. 13. Bandeja com gua para enxaguar os eletrodos e as braadeiras. 14. Figuras que mostram as posies dos eletrodos. de

C. PROCEDIMENTO
C1. Instalao e verificao do eletrocardigrafo 1. Conectar o cabo de paciente no eletrocardigrafo. 2. Assegurar-se que a chave principal REDE-DESL-PILHA esteja na posio DESL. 3. Conectar o eletrocardigrafo a terra (fio de terra). 6

4. Informar-se da voltagem de alimentao do eletrocardigrafo (escrita na etiqueta, 110 ou 220 volt). 5. Conectar o eletrocardigrafo na tomada correspondente voltagem de alimentao (110 ou 220 volt). 6. Colocar o SELETOR DE DERIVAO em posio CAL. Pressionar as teclas PROT e N. 7. Ligar o eletrocardigrafo, colocando a chave REDE-DESL-PILHA na posio REDE. 8. Pressionar a tecla OBSV. 9. Centrar o ponteiro registrador com o controle POSIO. 10. Pressionar intermitentemente a tecla CAL para verificar que 1 mV se registra como 1 cm. 11. Acionar o avano do papel, pressionando a tecla REG. Enquanto o papel est avanando, pressionar intermitentemente a tecla CAL, para verificar que 1 mV se registra como 1 cm. Parar o avano do papel pressionando PROT. No gastar mais de 10 cm de papel para esta etapa. 12. O aparelho estar pronto para obteno do eletrocardiograma. C2. Obteno do eletrocardiograma 2. 3. O paciente dever estar calmo e deitado. Limpar usando algodo molhado com lcool os locais de aplicao dos eletrodos. Guyton 10 edio (G. Koogan)

RA: Right arm (brao direito: BD) LA: Left arm (brao esquerdo: BE) RL: Left leg (perna direita: PD) LL: Left leg (perna esquerda: PE)

4.

Identificar os locais da superfcie torcica nos quais ser colocado o eletrodo pr-cordial e marc-los com a caneta hidrocor. - C: precrdio (de V1 a V6) 5. Aplicar pasta para eletrodo em cada eletrodo dos membros e fix-lo com uma braadeira elstica no local correspondente ver figura abaixo.

Conveno de cores vermelho: brao direito preto: perna direita amarelo: brao esquerdo verde: perna esquerda

6.

Conectar os pinos do cabo de paciente nos eletrodos dos membros, respeitando o cdigo de cores ver quadro acima. 7. Selecionar, mediante o SELETOR DE DERIVAO, a derivao desejada. 8. Pressionar a tecla OBSV e centralizar o traado mediante o controle POSIO, se necessrio. Se for observada vibrao excessiva do ponteiro, pressionar imediatamente PROT e determinar a causa. Fazer avanar o papel pressionando a tecla RGST. Registrar as outras derivaes dos membros, escolhendo-as mediante o SELETOR DE DERIVAO. Parar o registro pressionando PROT. Para registrar as derivaes pr-cordiais, conectar o pino do cabo azul no eletrodo pr-cordial e colocar o eletrodo na posio correspondente do trax. Pressionar a tecla OBSV e centralizar o traado mediante o controle POSIO, se necessrio. Se for observada vibrao excessiva do ponteiro, pressionar imediatamente PROT e determinar a causa. Fazer avanar o papel pressionando a tecla RGST. Parar o registro pressionando PROT. Repetir para as outras derivaes pr-cordiais. Desligar o eletrocardigrafo, colocando a chave REDE-DESL-PILHA em DESL. Uma vez dominada a tcnica, registrar o ECG nas derivaes clssicas do plano frontal (derivaes dos membros): a) bipolares derivao 1 (D1), derivao 2 (D2) e derivao 3 (D3) b) unipolares aVR (derivao aumentada do brao direito), aVL (derivao aumentada do brao esquerdo) e aVF (derivao aumentada da perna esquerda). Registrar o ECG nas derivaes unipolares do plano transversal (derivaes precordiais): V1, V2, V3, V4, V5 e V6.

9. 10. 11. 12. 13.

14. 15. 16. 17.

C3. Cuidados ps o exame 1. Desconectar os cabos (pinos) dos eletrodos. 2. Retirar os eletrodos, soltando as braadeiras elsticas. 3. Colocar os eletrodos e as braadeiras em bandeja com gua e enxagu-los. 4. Deixar secar os eletrodos e as braadeiras, expostos ao ar sobre papel.

D. PRINCPIOS PARA A INTERPRETAO DO ELETROCARDIOGRAMA


D1. Estudo do ritmo cardaco Reconhecer a onda P, o grupo QRS e a onda T em um eletrocardiograma normal, estabelecendo sua correlao com os processos bioeltricos no miocrdio de trabalho; Reconhecer o segmento PQ, o segmento ST e o segmento intermedirio, no eletrocardiograma normal, estabelecendo sua correlao com os processos bioeltricos no miocrdio de trabalho; Definir o intervalo PQ, determinar sua durao em um eletrocardiograma e citar as estruturas que se despolarizam durante esse intervalo; Determinar a frequncia cardaca por meio do eletrocardiograma; Determinar o ritmo do corao (sinusal ou no).

Aula Prtica N 05: Fonocardiografia


A. INTRODUO No ciclo cardaco, diferentes eventos produzem sons caractersticos que podem ser percebidos durante o procedimento de auscultao. Por detectar alguns problemas cardacos, este procedimento muito importante na clnica mdica, pois a alterao dos sons normais do corao, conhecidos como bulhas cardacas, do um indcio clnico de anormalidade. B. OBJETIVO Esta aula tem por objetivo apresentar ao aluno a fisiologia da gerao das bulhas cardacas e inici-los quanto s reas de ausculta das vlvulas cardacas no trax. 9

C. MATERIAL - Estetoscpios D. PROCEDIMENTOS - Aplicar a membrana do estetoscpio sobre cada foco de ausculta e observar: . nmero, intensidade e altura das bulhas; . grande e pequeno silncios; . freqncia e ritmo cardacos. - FOCOS PRIMRIOS PARA AUSCULTA CARDACA: 1. FOCO MITRAL: localizado entre o 4 e 5 espao intercostal esquerdo ( ictus cordis), entre a linha mamilar e para-esternal a cerca de 8cm da linha mediana anterior. 2. FOCO TRICSPIDE: localizado no segmento inferior do esterno, junto base do apndice xifide. 3. FOCO PULMONAR: localizado na extremidade esternal do 2 espao intercostal esquerdo, junto borda esternal. 4. FOCO ARTICO: localizado na extremidade esternal do 2 espao intercostal direito, junto borda esternal. - Fazer ausculta em repouso e aps 2 minutos de exerccio leve. OBSERVAES: - A ausculta feita por estetoscpio (ausculta mediata) ou com o ouvido aplicado sobre a regio precordial (ausculta imediata); - Para melhor ausculta das bulhas o aluno voluntrio deve fazer breves apnias; - Certas distores das bulhas cardacas chamam-se sopro.

Aula Prtica N 06: Presso Sangnea Arterial no Homem


A. INTRODUO O bombeamento cardaco responsvel pela produo de presso no sistema circulatrio. Durante sua fase sistlica o corao normal de um jovem adulto exerce uma presso de 120 mm Hg nos vasos articos. J na fase diastlica, quando o msculo inicia seu relaxamento, a mxima presso exercida de 80 mm Hg. A determinao da presso sangnea constitui parte do padro universal do exame fsico. com base nela que se elaboram muitos diagnsticos, concedem-se ou recusam-se seguros de vida, fazem-se prognsticos e avaliam-se tratamentos. 10

B. OBJETIVOS Esta aula tem por objetivos: 1. Determinar a presso sangnea arterial no homem, mediante mtodo indireto, em distintas situaes. 2. Verificar a freqncia cardaca atravs do pulso radial, bem como o ritmo (rtmico ou arrtimico) e amplitude (forte ou fraco). C. MATERIAL - Material Biolgico: ser humano - Equipamentos: colcho, esfignomanmetro, estetoscpio e manguito D. PROCEDIMENTOS 1 Etapa: mtodo palpatrio - Colocar o manguito desinflado no brao de modo que o bordo inferior do mesmo esteja 2-3 cm da dobra do cotovelo; - Palpar o pulso da artria radial ao nvel da extremidade distal do rdio; - Inflar o manguito a 200 mmHg; - Desinflar lentamente o manguito e verificar o nvel onde o ponteiro do manmetro comea a oscilar. A presso lida neste momento ser a presso sistlica (NICA PERCEPTVEL NESTE MTODO). 2 Etapa: mtodo auscultatrio - Determinar a PSA nas posies sentado, deitado, em p e aps a realizao de exerccio (correr durante alguns minutos); - Posicionar o manguito desinflado na parte superior do brao (COMO DESCRITO ANTERIORMENTE); - O estetoscpio deve se posicionado no antebrao sobre a artria braquial; - Sem insuflar o manguito tente verificar a existncia de algum som ou rudo . - Obstruir a artria braquial insuflando o manguito a 200 mmHg; - Aps insuflar o manguito tente verificar a existncia de algum som ou rudo . - Diminuir gradualmente a presso do manguito; - Ateno: Ler no manmetro a presso equivalente ao primeiro som de batida (SISTLICA) e ao momento em que ele deixa de ser ouvido ou o som torna-se grave (DIASTLICA). 3 Etapa: medida do pulso arterial

11

Determinar a freqncia cardaca atravs do pulso radial nas posies sentado, deitado, em p e aps a realizao de exerccio. Observaes gerais: 1. Na primeira hora da prtica todos os alunos devero exercitar ao mximo as medies do pulso e presso arterial; 2. Aguardar pelo menos 2 min para fazer medies em novas posies aps exerccio; 3. Na segunda metade da prtica, sero preenchidos os quadros seguintes usando para isso 2 alunos a cada grupo (1 homem e 1 mulher);

PULSO (bpm)
Freqncia Amplitude Ritmo

PRESSO ARTERIAL (mmHg)


Palpatrio Auscultatrio

ALUNO Posio ortosttica Decbito dorsal

/ / / /

/ / / /

APS 5 MINUTOS DE EXERCCIO PULSO (bpm) PRESSO ARTERIAL (mmHg)


Freqncia Amplitude Ritmo Palpatrio Auscultatrio

ALUNO Posio ortosttica

/ /

/ /

Observao
Classificao diagnstica da hipertenso arterial (>18 anos). III Consenso Brasileiro de Hipertenso Arterial, 1998. (III CBHA)

Presso Arterial (mm Hg) Diastlica <85 85-89 90-99 100-109 >110 <90 Sistlica <130 130-139 140-159 160-179 >180 >140 Normal Normal Limtrofe Hipertenso Leve (estgio 1) Hipertenso Moderada (estgio 2) Hipertenso Grave (estgio 3) Hipertenso Sistlica Isolada Classificao

12

Aula prtica N 07: Estudo da Circulao nos Pequenos Vasos e Capilares no Mesentrio de R
A. OBJETIVOS: Estudar o efeito de alguns neurotransmissores no fluxo sangneo perifrico de r. B. MATERIAL Solues e equipamentos: - Xilocana 2% - Adrenalina - Acetilcolina - Atropina - Ringer - Microscpio - Prancha de cortia - Material cirrgico C. PROCEDIMENTO CIRRGICO - As rs so anestesiadas com Xilacana ( soluo a 2% ) ou equivalente, inoculada no saco linftico dorsal; - Colocar e fixar o animal na prancha de cortia especial, decbito dorsal; - Abrir na parte lateral do abdmen uma inciso de 1 a 2 cm, com cuidado para no secionar alguma ala intestinal; - Pela abertura feita, exteriorize o intestino delgado e escolha uma ala intestinal suficientemente grande para cobrir a janela da prancha; - Disponha a ala sobre o rebordo do orifcio da prancha, sem forar demasiadamente, para no danificar a circulao; - Fixar a ala com auxlio de alfinetes, que atravessam o bordo da tnica intestinal; - Coloque a prancha sobre a platina microscpica e faa que coincidam as duas aberturas; - Em intervalos, umedea ligeiramente o mesentrio com soluo de Ringer. D. OBSERVAR - Os vasos: arterolas, metarterolas, capilares e vnulas; CRITRIOS: . Pulsatividade do fluxo . Sentido do fluxo sangneo nas bifurcaes e espessura das paredes do vaso - O calibre desses vasos em resposta a adrenalina, acetilcolina e atropina. Colocar uma gota de neurotransmissor e observar na objetiva (Lavar com soluo de Ringer aps cada aplicao).

13

Aula Prtica N 08 : Propriedades Funcionais do Corao


A. INTRODUO A fisiologia cardiovascular estuda a interao entre o sistema circulatrio e o corao. Podemos considerar a existncia de dois coraes, um direito composto pelo trio e ventrculo direito, que bombeia sangue para os pulmes (circulao pulmonar), e o corao esquerdo, composto pelo trio e ventrculo esquerdo, que bombeiam sangue para a circulao sistmica. O msculo cardaco por sua vez, tambm pode ser considerado com msculo atrial e msculo ventricular, j que esto separados por um septo de tecido fibroso. O miocrdio com um todo apresenta caractersticas similares as do msculo esqueltico e outras caractersticas peculiares, como automatismo e atividade sincicial. B. OBJETIVO Sero estudados, no corao da r ( Rana cateisbiana), alguns aspectos das quatros propriedades fundamentais do miocrdio: automatismo, excitabilidade, condutibilidade e contratilidade. C. PROCEDIMENTO CIRRGICO - Imobilizar a r e anestesi-la como j descrito; - Com o animal em decbito dorsal, abrir o trax (primeiro a pele, e depois a musculatura contornando o osso externo) extirpando o externo e cortando suas conexes com as clavculas (use a tesoura maior). - Expor o corao, seccionando cuidadosamente, o pericrdio. - Importante: no manuseie o corao com instrumentos metlicos, pois isto pode provocar despolarizao nas fibras musculares. D. OBSERVAES PRELIMINARES Observe os batimentos do corao em sua posio normal. - Identifique as cmaras cardacas. Qual a seqncia das contraes? E. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 1- Zona de Automatismo : tem a capacidade celular de gerar estmulos. A zona de automatismo possui freqncia mais alta, passa a comandar a ativao cardaca submetendo a excitao de todas as fibras ao seu prprio ritmo. Torna-se assim, o marca-passo cardaco propriamente dito. A freqncia das zonas de marca-passo pode ser alterada por modificaes das concentraes de ons, temperatura e especialmente pelo sistema neurovegetativo (adrenalina e acetilcolina ). Identifique o marca - passo cardaco do corao da r. Para tanto observe cuidadosamente a seqncia de batimentos. 2- Efeito da temperatura e do sistemas simptico e parassimptico. Goteje a soluo Ringer 25 C sobre o corao. Observe a freqncia e amplitude da atividade cardaca. 3- Estmulos qumicos Coloque 3 gotas de Adrenalina (1:1000) Observe a freqncia cardaca aps cada estmulo. Faa o mesmo com 3 gotas de Acetilcolina ( 0,1% ) Faa o mesmo com 3 gotas de Atropina ( 1 mg/ml ) + 3 gotas de Acetilcolina Faa o mesmo com 3 gotas de Atropina e aps aplique estmulo no vago 14

OBS.: Sempre banhar o corao com Ringer entre as etapas.

Aula Prtica N 09: Presso Sangnea Arterial no Co


A. OBJETIVOS: verificar os mecanismos de regulao da presso arterial em co. A1. PROCEDIMENTOS PRELIMINARES: - Pesar o co e anestesia-lo com pento barbital sdico intravenoso (30 mg/kg) ou tio nembutal (30 mg/kg ) injetar lentamente. - Inserir uma cnula na traquia. - Dissecar as veias e artrias femurais, os nervos vagos e as artrias cartidas comuns (de ambos os lados). - Montar o registro da presso da artria femural de um lado (expor 5 cm da artria, ligando os ramos colaterais dessa regio e introduzir na artria uma cnula ligada ao monmetro de mercrio). - Registrar a presso arterial durante 60 segundos antes e depois de cada experincia, o que servir de controle. - Contar o nmero de batimentos do corao antes e no decorrer de cada experincia. A2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: - Efeito da posio do animal sobre sua presso arterial: elevar rapidamente a parte traseira do animal (30 cm), deixando por 1 minuto nesta posio. Observar o efeito. Em seguida, elevar rapidamente a parte dianteira do animal. Observar o efeito. - Efeito da Presso nos seios carotdeos do co: pressionar os seios carotdeos do co com os polegares. Para potencializar os efeitos da compresso, comprimir concomitantemente os globos oculares. - Efeitos da Presso Pleural Alta (Experincia de Valsalva): Ao final de uma inspirao, obstruir a traqia e aplicar forte presso manual sobre o trax, durante 30 a 60 segundos e observar os efeitos. - Efeitos da Adrenalina: Injetar rapidamente na veia femural (usar a veia do lado oposto em que est sendo registrada a presso (adrenalina 100 mg/ml). Observar os efeitos. Aguardar a normalizao da presso. - Efeitos da Acetilcolina: Injetar na veia femural, acetilcolina (100 mg/ml). O corao dever tornar-se mais lento e a presso arterial cair. Se no obtiver resultados, repetir a injeo com doses trs vezes maior. Aguardar a normalizao da presso. - Efeito da Ocluso das Cartidas Comuns: Faa o registro controle. Com a pina arterial ocluir a cartida esquerda durante 1 minuto. Observar o efeito. Com a cartida esquerda ainda ocluida, pinar a cartida direita. Observar o efeito. Retirar a pina da cartida direita (mantendo-se o pinamento da esquerda, observar o efeito por 2 minutos). Retirar a pina da cartida esquerda e observar o efeito. Aguardar a normalizao da presso. - Efeitos da Atoropina: Injetar atropina na veia femural. Depois de 1 a 2 minutos anotar os efeitos sobre o numero de batimentos cardacos e a presso arterial. Repetir a injeo de acetilcolina e adrenalina como nos tens C e B. - Efeitos da Dopamina: fazer injeo intravenosa de Dopamina (40g/Kg/min). 15

B. RESULTADOS
Tipo de Experincia A. Posio do co Controle Levantar a traseira Controle Levantar a dianteira B. Presso nos seios carotdeos Controle Presso C. Experincia de Valsalva Freq.Card. (bat./min) Presso Arterial (mm Hg)

Controle

Presso pleural aumentada

D. Adrenalina

Controle

Aps injeo de adrenalina

E. Acetilcolina

Controle

Aps injeo de acetilcolina

F. Pinamento das cartidas

Controle

Cartida esquerda

16

Controle

Cartida direita

Controle

Direita/Esquerda

G. Pinamento da artria femural

Controle

Aps pinada

H. Atropina

Controle

Aps injeo de atropina

Aps injeo de acetilcolina

Aps injeo de adrenalina

Aula Prtica N 10: Mecnica Respiratria


A. OBJETIVO: demonstrar em que consiste, do ponto de vista fsico, as fases do ciclo respiratrio (inspirao e expirao). B. PROCEDIMENTO: utilizando o conjunto caixa torcica-pulmes artificial, realizar os seguintes experimentos: a. Simular um ciclo respiratrio atravs da contrao e relaxamento do diafragma. Observe atentamente tudo o que se passa no que se refere a: volume da caixa torcica, presso interpleural, volume pulmonar, presso intrapulmonar e fluxo de ar. Esta observao facilitar a confeco do relatrio quanto aos grficos solicitados; b. ocluir a traquia e repetir o experimento anterior; c. Adapte uma seringa traquia e injete pequena quantidade de ar. Em seguida oclua momentaneamente a traquia enquanto retira a seringa. Desobstrua a traquia e observe que os pulmes, em funo de sua prpria elasticidade, retornam s dimenses de repouso expulsando o ar passivamente (em repouso a expirao passiva); Obs.: Cada experincia deve ser repetida e analisada vrias vezes no sentido de possibilitar o entendimento da mecnica da respirao normal (item a), de uma obstruo das vias respiratrias (item b) e de um tipo de respirao artificial (item c). 17

Aula Prtica N 11: Pneumografia no Homem


A. OBJETIVO Este estudo objetiva a verificao do ritmo respiratrio humano e os efeitos de fatores que interferem no ritmo normal. B. MATERIAIS A. Material biolgico: - ser humano B. Equipamento: - Pneumgrafo com vlvula de Verdin - Quimgrafo - Tambor de Marey - Copo com gua. C. PROCEDIMENTOS - Mea o contorno do trax de um aluno (sem camisa) 5 cm acima do apndice xifide. Faa a mesma mensurao na inspirao e expirao; - Mea a circunferncia abdominal na inspirao e expirao; Interprete os resultados analisando as variaes de dimetro verificadas; - Use o estetoscpio sobre a traquia para ouvir os sons traqueal e bronquial; 18

- Aplique o estetoscpio numa regio do trax (5 espao intercostal direito) para ouvir o som ou murmrio vesicular. Discuta com os colegas se esses sons so inspiratrios, expiratrios ou ambos; - Coloque o Pneumgrafo ao redor do trax do aluno na regio supradiafragmtica (se for feminino, o Pneumgrafo dever ser colocado na parte superior do trax ). 1. RITMO NORMAL DA RESPIRAO - Fazer um registro da respirao normal em posio sentada por 15 seg. OBS.: O aluno dever respirar normalmente . - Observar o grfico e indicar as fases da respirao no grfico. 2. INTERFERNCIA DA POSIO NO RITMO RESPIRATRIO - Fazer registro do ritmo respiratrio nas seguintes posies: deitado, sentado e de p (seguindo essa ordem), por um minuto em cada posio; - Repetir a experincia com outros componentes do grupo e comparar os resultados 3. INIBIO DA RESPIRAO Fazer um traado da respirao normal durante 15 seg; Aps isso, o aluno dever beber um copo com gua sem parar, continuando o traado por 15 seg; Observar o grfico e indicar as fases da respirao no grfico. 4. EFEITO DO EXERCCIO SOBRE A RESPIRAO - Fazer um traado da respirao normal durante 15 seg; - Desconectar o Pneumgrafo do Quimgrafo; - O aluno dever correr com o Pneumgrafo no trax durante 2 minutos, fora do laboratrio; - Conectar o Pneumgrafo e registrar logo aps o exerccio, o ritmo respiratrio por 15 seg. na posio sentado; - Comparar o ritmo respiratrio e contar a freqncia antes e aps o exerccio. 5. EFEITO DO CO2 SOBRE A RESPIRAO - Solicite que um aluno voluntrio em repouso inspire e expire dentro de um saco plstico (1 a 2 minutos); - Observe as alteraes na amplitude e freqncia respiratria (medir a cada 15 segundos) nos 2 minutos seguintes; 6. EFEITO DE UMA APNIA VOLUNTRIA - Registre uma respirao tranqila (repouso); - Solicite do aluno voluntrio que faa uma inspirao profunda e em seguida permanea sem respirar o tempo que suportar; - Registre at normalizar. 7. EFEITO DE UMA HIPERPNIA VOLUNTRIA - Registre uma respirao tranqila (repouso); - Solicite do aluno voluntrio que inspire e expire rapidamente por 30s, deixando a respirao normalizar involuntariamente em seguida; - Registre at normalizar. 8. EFEITO DE OUTRAS INTERFERNCIAS 19

- Sorrir, tossir, ler alto, concentrar-se em um problema matemtico e simular estar fumando.

Aula Prtica N 12: Estimulao vagal e absoro intestinal no co


A. OBJETIVOS: Estudar aspectos relativos absoro intestinal de alguns nutrientes. Verificar o aumento da motilidade intestinal em decorrncia da estimulao vagal. B. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: 1. Anestesiar o animal com tiobarbiturato de sdio ou thionembutal (25mg/Kg) endovenoso (usar uma veia de uma das patas dianteiras) 2. Fixar o animal na calha (decbito dorsal), tendo o cuidado de colocar a lngua entre os dentes de um lado da boca para facilitar a respirao (se o animal estiver em apnia, fazer massagem torcica); 3. Dissecar e canular a veia femoral para a manuteno da anestesia; 4. Dissecar os nervos vagos atravs de inciso cervical mediana; 5. Fazer inciso abdominal mediana ampla para exposio das alas intestinais. Afaste lateralmente o epplon; Experincias: 1. Verifique atentamente as alas intestinais por alguns segundos. Junte os nervos vagos e estimule-os por 1 minuto. Observe as alas intestinais e identifique o(s) movimento(s) surgido(s); 20

2. Manuseando delicadamente as ala, localize o duodento. Faa uma duplaligadura logo abaixo da poro fixa do mesmo. (No corte os fios para que eles possam servir de orientao mais tarde); 3. Mea 12 cm a partir desta dupla ligadura, impulsione o contedo intestinal no sentido oro-anal e faa dupla-ligadura. Est construda a 1 bolsa. Siga o mesmo procedimento e construa as bolsas subseqentes, num total de 06 (seis); 4. Aps 60 minutos, recolher o material injetado, cortando a bolsa com tesoura; 5. Mea os contedos das duplicatas e anote a mdia. Quadro para coleta dos resultados
bolsa A B C D E F G Contedo Soluo de Ringer Glicose 5% Sulfato de magnsio 25% Glicose 25% leo comestves + gua leo comestvel + bile Leite Volume injetado (mL) Volume recolhido (mL) Volume Vol. Hora da Hora do absorvido secretado injeo recolhimento (mL) (mL)

Aula Prtica N 13: Diurese aquosa no homem


A. OBJETIVO: estudar a funo renal, em especial o mecanismo de regulao da presso osmtica do lquido extracelular (LEC). B. PROCEDIMENTO: 1. Ir ao sanitrio e esvaziar totalmente a bexiga (todos os alunos devem faz-lo imediatamente antes do incio da aula). 2. Grupos de quatro alunos devero se organizar, antes do incio da aula, para composio de cada uma das seguintes equipes (se necessrio, sero constitudos a critrio da professora): 3. Os alunos das equipes A e B recebero gua (15ml/Kg); 4. Os alunos da equipes B e D faro dois minutos de exerccio moderado (duas voltas lentas em torno do bloco), no incio do TE. Isto se repetir a cada meia hora at o final do TE. 5. As coletas de urina sero efetuadas a cada 30 minutos a partir do incio do TE, at que completem um total de 6 (seis). O incio do TE ser o momento em que simultaneamente os alunos das equipes A e B terminarem de ingerir sua gua; 21

6. A cada coleta, os componentes de cada equipe mediro respectivamente os volumes urinados (usar becker e/ou proveta graduada) e recolhero em outra proveta um total de 28 ml de urina, ou sefa 7 ml por cada componente ( o resto, uma vez medido ser jogado fora); 7. Somar os volumes urinados por cada componente, dividir por 4 e lanar o resultado (mdia ou VU) no quadro anexo; 8. A proveta com os 28 ml dever ser levada ao laboratrio para medida do pH mdio, densidade mdia e verificao da colorao da urina da equipe; 9. Aps as medies, colocar os 28 ml de cada em um tubo de ensaio para que, ao trmino do TE, seja observada a variao de colorao (tonalidade) da urina do TE (dar uma idia da concentrao da urina). Quadro para coleta dos dados

Equipe A Vol. Urina (mL) Vol. Urina (mL)

Equipe B Vol. Urina (mL)

Equipe C Vol. Urina (mL)

Equipe D Densi d

Tempo

Densid. pH

Densid pH

Densid pH

pH

30 60 90 120 150 180

22

You might also like