You are on page 1of 13

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEI

Secretaria Municipal de Sade


CONCURSO PBLICO MUNICIPAL 2012
Cargo (Nvel Superior):

PROVA TIPO

3
MACEI/2012

ANALISTA CLNICO
Prova de Portugus, Fund. da Administrao Pblica e Legislao do SUS e Conhecimentos Especficos
CADERNO DE QUESTES INSTRUES GERAIS
1. 2. 3. 4. Este Caderno de Questes somente dever ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal. Assine neste Caderno de Questes e coloque o nmero do seu documento de identificao (RG, CNH etc.). Antes de iniciar a prova, confira se o tipo da prova do Caderno de Questes o mesmo da etiqueta da banca e da Folha de Respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Verifique tambm se contm 80 (oitenta) questes objetivas com 5 (cinco) alternativas cada, caso contrrio comunique imediatamente ao Fiscal. Voc dispe de 4h (quatro horas) para fazer esta prova. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. Esse tempo inclui a marcao da Folha de Respostas das questes objetivas. Voc somente poder sair em definitivo do Local de Prova aps decorridas 2h (duas horas) do seu incio. Na Folha de Respostas, confira seu nome, nmero do seu documento de identificao e cargo escolhido. Em hiptese alguma lhe ser concedida outra Folha de Respostas. Preencha a Folha de Respostas utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. Na Folha de Respostas de questes objetivas, preencha completamente o crculo correspondente alternativa escolhida, conforme modelo: Ser atribudo o valor ZERO questo que contenha na Folha de Respostas de questes objetivas: dupla marcao, marcao rasurada ou emendada, no preenchida totalmente ou que no tenha sido transcrita. A correo da prova objetiva ser efetuada de forma eletrnica e considerando-se apenas o contedo da Folha de Respostas. Caso a Comisso julgue uma questo como sendo nula, os pontos sero atribudos a todos os candidatos. No ser permitida qualquer espcie de consulta. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questes, juntamente com a Folha de Respostas objetivas e assine a Lista de Presena. Nas salas que apresentarem apenas 1 (um) fiscal de sala, os 3 (trs) ltimos candidatos somente podero ausentar-se do recinto juntos, aps a assinatura da Ata de Encerramento de provas. Boa Prova!

5.

6. 7. 8.

9.

10. 11. 12. 13. 14.

N. do doc. de identificao (RG, CNH etc.):

Assinatura do(a) candidato(a):

Macei/AL, 16 de Dezembro de 2012.

Voc confia no resultado!

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

PORTUGUS
1. Considere o texto abaixo e marque a opo correta.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

4. Marque a opo em que h pelo menos uma palavra que foi


alterada pelo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. A) Os fiis participaram dos festejos da parquia. B) Os Mller so bons vizinhos. C) Eles tm desejos e no param de sonhar. D) O vice-reitor visitou os alunos do Curso de Enfermagem ms passado. E) Cada qual sabe a dor que tem.

Eu fui vtima dele. Por causa dele odiei a escola. Nas minhas caminhadas passadas, eu o via diariamente. Naquela adolescente gorda de rosto inexpressivo que caminhava olhando para o cho. E naquela outra, magricela, sem seios, desengonada, que ia sozinha para a escola. Havia grupos de meninos e meninas que iam alegremente, tagarelando, se exibindo, pelo mesmo caminho... Mas eles no convidavam nem a gorda e nem a magricela. Dediquei-me a escrever sobre os sofrimentos a que as crianas e adolescentes so submetidos em virtude dos absurdos das prticas escolares. Mas nunca pensei sobre os sofrimentos que colegas infligem a colegas seus. [...] Crianas e adolescentes podem ser cruis. [...] Bullying o nome dele. Fica o nome ingls porque no se encontrou palavra em nossa lngua que seja capaz de dizer o que bullying diz. Bully o valento: um menino que, em virtude de sua fora e de sua alma deformada pelo sadismo, tem prazer em intimidar e bater nos mais fracos. [...] As meninas usam outros tipos de fora que no a fora dos punhos. E o terrvel que a vtima sabe que no h jeito de fugir. [...]
ALVES, Rubens. A forma escolar de tortura. Disponvel em: http://www.rubemalves.com.br/aformaescolardatortura.htm (Texto adaptado).

As questes 5 e 6 se referem ao texto abaixo. Beba gua e melhore seu raciocnio Ficar s um pouco desidratado j compromete o trabalho dos neurnios e causa at irritao Novo estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, aponta um motivo inusitado para bebermos bastante lquido ao longo do dia, e especialmente quando estamos lendo, estudando, escrevendo... Aps acompanhar 51 voluntrios submetidos a testes de ateno e lgica, os cientistas descobriram que mesmo uma desidratao leve aquela que muitas vezes surge antes de a sede dar as caras j atrapalha o raciocnio. Mais do que isso, o humor piora com a falta de H2O no organismo. "Todas as clulas do corpo precisam de gua para funcionar, e as neuronais no so exceo", explica o fisiologista e autor da pesquisa, Lawrence Armstrong. "Sem hidratao adequada, as informaes e os sentimentos acabam sendo processados de um jeito imprprio pela massa cinzenta", conclui.
RUPRECHT, Theo. Disponvel em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0350/bem_estar/beba-agua-melhore-seuraciocinio-688085.shtml

A) Em "Nas minhas caminhadas passadas, eu o via diariamente" (linhas 1-2), "o" exerce a funo sinttica de objeto direto. B) Em "Mas nunca pensei sobre os sofrimentos que colegas infligem a colegas seus" (linhas 10-12), "a" exerce a funo sinttica de objeto direto. C) O pronome "dele" (linha 1) faz referncia "adolescente gorda" (linha 3). D) Na expresso "Havia grupos de meninos e meninas que iam alegremente, tagarelando..." (linhas 5-6), "que" exerce a funo pronome indefinido. E) Em "Dediquei-me a escrever sobre os sofrimentos [...]" (linhas 8-9), "me" exerce a funo sinttica de objeto direto.

5. Conforme o texto, assinale a opo correta. A) O crebro processa as informaes com deficincia a depender da quantidade de gua que ingerimos.
B) O humor e os sentimentos, para no serem afetados, independem da quantidade de gua ingerida diariamente. C) Passar dias sem tomar gua compromete o processamento cerebral, causando irritao. D) Precisamos beber gua enquanto lemos, estudamos e escrevemos para evitar a morte das clulas. E) As clulas do corpo, a exemplo das neuronais, precisam de doses mnimas de gua.

2. Considerando as funes sintticas do pronome relativo das


oraes adjetivas, marque a opo correta. A) Em "Este o pesquisador por que foi escrito o artigo", "que" tem a funo de agente da passiva. B) Em "A pessoa a que entreguei o documento deixou-o no aeroporto", "que" tem a funo de objeto direto. C) Em "O aluno que estuda aprende", "que" tem a funo de objeto direto. D) Em "O romance que lemos policial", "que" tem a funo de predicativo. E) Em "O remdio de que tenho necessidade muito caro", "que" tem a funo de objeto indireto.

6. Em resumo, o texto de Theo Ruprecht A) expe que estudos feitos com voluntrios comprovaram a ineficcia da gua quando o assunto raciocnio.
B) afirma que sem hidratao adequada podemos ter boa sade mental. C) mostra que tomar gua com frequncia evita problemas de sade. D) evidencia que a mnima desidratao funcionamento dos neurnios. E) interfere no

3. Quanto concordncia verbal, assinale o enunciado que


est em acordo com a norma-padro. A) O pai ou o nosso padrasto merecem o respeito de todos. B) Um ou dois livros foi retirado da estante ontem . C) Os problemas da empresa Joo menos importantes do que os meus. D) Tudo tristezas e desabafos. E) A proviso eram alguns sacos de feijo.

prova que as clulas neuronais funcionam, sobretudo, base de gua.

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

7. Quanto concordncia nominal, assinale o enunciado que


est em acordo com a norma-padro. A) Podemos dizer que agora estamos quite. B) Apesar de estarmos bastantes cansados, fomos praia. C) A moa agradeceu: muito obrigado! D) H bastantes pessoas satisfeitas com sua gesto. E) proibida entrada de pessoas estranhas neste local.

11. A respeito do fragmento Todas as clulas do corpo


precisam de gua para funcionar, e as neuronais no so exceo, explica o fisiologista e autor da pesquisa, Lawrence Armstrong, correto afirmar: A) Todas pronome relativo. B) Os verbos precisam e so admitem a mesma regncia verbal. C) em [...] explica o fisiologista e autor da pesquisa, Lawrence Armstrong, o termo Lawrence Armstrong aposto. D) a vrgula, anteposta a e as neuronais no so exceo, facultativa. E) o verbo precisam pode ser substitudo por possuem sem causar prejuzo sinttico-semntico ao fragmento.

8. Considere o fragmento textual abaixo e assinale a opo


correta. A campanha presidencial americana uma mistura estranha, ou mais estranha que a habitual, de personalidades e ideologia. A imprensa dedicou grande ateno aos contrastes entre as personalidades do presidente Obama (que considerado muito simptico) e de seu adversrio, Mitt Romney (mais rgido e menos simptico), e, no fim das contas, possvel que suas caractersticas pessoais venham a determinar o resultado das eleies. No h dvida de que a diferena ser apertada, e que o fator simpatia poder ser determinante para uma faixa decisiva de 2% a 4% do eleitorado. [...]
KEYSSAR, Alexander. Disponvel em: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao73/questoes-da-politica-americana/muito-longe-da-esperanca (Texto adaptado).

12. Sobre o acento indicativo de crase, analise os enunciados


abaixo e marque o que est em acordo com a normapadro. A) Escreveu uma longa carta lpis. B) Ele ofereceu o trabalho a homem ou mulher? C) No assisto mais a filmes hoje, porque j assisti duas sesses ontem. D) A medida que o IPI baixa, melhor comprar os mveis a prazo e no vista. E) Refiro-me s duas meninas, s quais dedico muito amor.

A) Em No h dvida de que a diferena ser apertada, h uma orao subordinada substantiva completiva nominal. B) Em A imprensa dedicou grande ateno aos contrastes entre as personalidades do presidente Obama [...] e de seu adversrio [...], h uma orao subordinada adjetiva restritiva. C) Em A campanha presidencial americana uma mistura estranha, ou mais estranha que a habitual, de personalidades e ideologia, a informao intercalada ou mais estranha que a habitual uma orao subordinada substantiva subjetiva. D) Em No h dvida de que a diferena ser apertada, h uma orao subordinada substantiva objetiva indireta. E) Em [...] possvel que suas caractersticas pessoais venham a determinar o resultado das eleies h uma orao subordinada substantiva apositiva.

13. Assinale a opo em que a partcula se ndice de


indeterminao do sujeito. A) As duas amam-se como irms. B) Av e neta queriam-se muito. C) O cego deixou-se levar pelo guia. D) Se voc est doente, trate-se. E) Vive-se bem aqui no Brasil.

14. Leia o texto abaixo e marque a opo correta.


Pai, v caiu na piscina. Tudo bem, meu filho. [...] Escutou o que eu falei, pai? Escutei, e da? Tudo bem. C no vai l? No estou com vontade de cair na piscina. Mas ela t l... Eu sei, voc j me contou. Agora deixe seu pai fumar um cigarrinho descansado.
ANDRADE, Carlos Drummond. V caiu na piscina. Rio de Janeiro, 1996 (Verso na prosa, Prosa no verso, 3)

9. Na expresso A bolsa, Maria a trazia escondida com medo


do pior acontecer, o termo grifado deve ser corretamente classificado como A) agente da passiva. B) objeto indireto pleonstico. C) objeto direto. D) objeto direto pleonstico. E) complemento nominal.

A) Na expresso "No estou com vontade de cair na piscina", o nome "vontade" pode ser regido pela preposio "em". B) A expresso "cair na piscina" causa ambiguidade textual. C) Na expresso "Escutou o que eu falei, pai?", o termo "pai" aposto explicativo. D) O verbo "cair", no texto, denota, contextualmente, o ato de perder o equilbrio ou levar uma queda. E) Na expresso "Mas ela t l..." o pronome "ela" permite a progresso textual e classificado como pronome oblquo tono.

10. A orao intercalada, do grupo oracional abaixo, deve ser


classificada como sendo de Em 1945, isto aconteceu no dia do aniversrio da morte do seu pai, recebi a notcia de que a guerra havia acabado. A) ressalva. B) opinio. C) citao. D) advertncia. E) escusa.

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

15. Analise a tirinha abaixo e marque a opo correta.

17. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.


Final Feliz? Ingredientes 3 filhas com grave problema renal (h quatro anos fazem dilise e esperam um rgo na fila de transplante); 1 me que possui apenas dois rins e, destes, apenas um disponvel; 1 Hospital do Rim, na zona sul de So Paulo; 1 mdico especialista em transplantes e 1 equipe de apoio para este mdico. Modo de fazer 1. Pegue as filhas, leve-as ao mdico e faa-as descobrir a grave doena; deixa-as em banho-maria; 2. Pegue ento a me e d a notcia a ela, dizendo que ela ter de escolher a qual das filhas doar seu rim; reserve; 3. [...] Este procedimento causar grande ebulio de sentimentos (angstias, ansiedade, tristezas etc.); espere ento at que esfrie; 4. Convoque ento as quatro para que decidam juntas qual das filhas receber o rim; 5. [...] Resolvido? Ento leve a me e as filhas ao Hospital do Rim [...]; 6. Entre apenas com a me e apenas uma das filhas na sala de cirurgia; 7. Faa o transplante e deixe as outras duas filhas esperando na fila de transplante; 8. Retorne, ento, com a filha transplantada e a me para casa, e leve as outras duas para o hospital para fazer dilise; 9. Final feliz?
Texto adaptado. Autora: Jlia Portela, aluna do Curso de Comunicao e Multimeios da PUC-SP. Disponvel em Koch & Elias (2011)

A) O verbo dizer, da expresso [...] se no entende o que dizem?, classificado como irregular e a segunda pessoa do plural do futuro do subjuntivo disseres. B) Em [...] e at hoje ningum sabe o que quer dizer au au, o verbo saber conjugado na primeira pessoa do singular do indicativo saibo. C) Deles, no segundo quadrinho, uma retomada lingustica chamada anfora. D) Em Como que voc pode gostar deles..., o verbo poder segue o mesmo paradigma de conjugao do verbo pr por serem verbos defectivos. E) Deles, no segundo quadrinho, uma retomada lingustica chamada catfora.

O texto acima caracterizado como sendo o gnero A) receita culinria. B) manchete. C) carta. D) notcia. E) artigo de opinio.

16. Acerca da imagem abaixo, marque a opo verdadeira.

18. No enunciado Ele me prometeu que casaria comigo no ano


passado, mas no o fez, o termo o classificado como A) pronome oblquo tnico. B) pronome pessoal. C) pronome demonstrativo. D) objeto indireto.
Transcrio do texto do balo: O NOVO modelo ROOSEVELT de ESPERANA...
Fonte: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-73

E)

pronome relativo.

A) Enquanto gnero textual da esfera jornalstica, uma stira social revestida de acontecimentos polticos. B) um gnero textual do domnio oral encontrado, sobretudo, em revistas especializadas. C) Enquanto gnero textual da esfera poltica, objetiva criticar fatos polticos por meio de personagens reais envolvidas em situaes corriqueiras do dia a dia. D) No pode ser classificado como texto, tendo em vista no possuir linguagem verbal. E) Divulga explicitamente as relaes poltico-financeiras dos candidatos presidncia dos EUA, considerando-se que um gnero textual imparcial e impessoal.

19. As formas verbais que completam corretamente a expresso


abaixo so: Eu (agir) assim, porque no (enxaguar) meus cabelos todos os dias. A) ago, enxguo B) ajo, enxgoo C) hajo, enxguo D) ajo, enxaguo E) ajo, enxguo

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

20. Sobre as regras do Acordo Ortogrfico da Lngua


Portuguesa de 2008, marque a opo correta. A) O hfen deixa de ser empregado quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Constituem-se exemplos dessa regra: aeroespacial, antieducativo e semiaberto. B) Segundo as regras do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, o vocabulrio e a sintaxe permanecem exatamente como esto, e a pronncia sofre leves alteraes. C) No foi alterado o acento na conjugao da terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou subjuntivo dos verbos crer, dar, ler e ver. D) O acento diferencial em pde/pode foi extinto, como podemos perceber na frase Ontem, ele no pode sair mais cedo, mas hoje ele pode. E) Com o prefixo vice, no se usa mais o hfen. Exemplos do uso dessa regra so: vicereitor, vicepresidente e vicesecretrio.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO PBLICA E LEGISLAO DO SUS


21. Sobre o controle da Administrao Pblica, assinale a opo
correta. A) O poder de autotutela decorre do controle externo inerente Administrao Pblica. B) O controle de legalidade o que se consuma pela verificao da convenincia e da oportunidade da conduta administrativa. C) O controle de legalidade da Administrao Pblica pode ser exercido de ofcio ou por provocao de algum interessado, correspondendo ao exame sobre a compatibilidade da conduta administrativa com as normas legais que a regem. D) externo o controle que cada um dos Poderes exerce sobre seus prprios atos e agentes. E) A Constituio Federal prev que a Unio ser fiscalizada mediante o controle interno a cargo do Congresso Nacional e o controle externo de cada Poder.

22. Sobre o poder de polcia, assinale a opo correta. A) Suponha que certa autoridade administrativa determine o afastamento de ocupante de cargo em comisso, por este ter utilizado, para fins pessoais, um automvel pertencente ao Poder Pblico. Neste caso, o ato de afastamento enquadra-se como ato de polcia administrativa.
B) Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade no podem ser utilizados como parmetros para avaliar eventuais excessos praticados pelo Poder Pblico no exerccio de poder de polcia, por serem muito vagos e imprecisos. C) Admite-se a delegao do poder de polcia pessoa jurdica de direito privado, desde que precedida de licitao pblica. D) Alguns atos praticados no exerccio do poder de polcia se revestem do atributo da autoexecutoriedade, permitindo Administrao Pblica utilizar de meios diretos de coao como, por exemplo, a destruio de alimentos nocivos sade pblica. E) Os atos de fiscalizao e aplicao de sanes administrativas emanados do exerccio do poder de polcia no podem ser objeto de controle jurisdicional, em nome do princpio da separao dos poderes.

23. Segundo a Lei Orgnica de Macei, compete ao Municpio:


A) instituir, organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, o servio pblico de transporte intermunicipal. B) exercitar o poder de polcia administrativa, limitando o interesse coletivo em benefcio do interesse individual. C) legislar sobre os assuntos de interesse geral, revogando eventual legislao federal e estadual que estejam em sentido contrrio. D) instituir e arrecadar tributos, fixar tarifas, estabelecer preos e aplicar suas rendas, observada a obrigatoriedade da prestao anual de contas pelos administradores, dispensada a apresentao peridica de balancetes. E) expedir plano diretor destinado a garantir a execuo de poltica racional do desenvolvimento e de expanso urbanos. 5

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

24. Dados os itens abaixo, levando em considerao o Estatuto


dos Servidores de Macei (Lei n 4.973/00), I. vedada, em regra, a acumulao remunerada de cargos pblicos. Essa proibio, contudo, no se estende aos empregos e funes nas empresas pblicas e sociedades de economia mista. II. A acumulao de cargos, empregos e funes, quando admitida em lei, fica condicionada compatibilidade de horrios. III. A acumulao ilegal de cargo, emprego ou funo hiptese prevista em lei de demisso do servidor pblico. verifica-se que est(o) correto(s) apenas A) III. B) I e III. C) II e III. D) II. E) I.

27. Dadas

as afirmativas abaixo sobre os princpios constitucionais do Direito Administrativo brasileiro, I. O Princpio da Eficincia preconiza que a atividade administrativa deve ser exercida com presteza, qualidade e rendimento funcional.

II. O Princpio da Publicidade impe a presena do nome do gestor pblico nos atos e nas obras do Poder Pblico. III. O Princpio da Moralidade orienta a punio dos chamados atos de improbidade administrativa. verifica-se que est(o) correta(s) apenas A) I e III. B) II e III. C) I. D) II. E) III.

25. Dados os itens abaixo, sobre o regime de prestao de


servios pblicos, I. Nos contratos de concesso de servios pblicos, a fiscalizao do servio delegado compete ao Poder Pblico concedente, que dispe, inclusive, de poder de interveno para regular o servio, quando estiver sendo prestado deficientemente aos usurios. II. De acordo com a legislao pertinente, no constitui parceria pblico-privada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas quando no envolver contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. III. Na celebrao de parcerias pblico-privadas, so indelegveis ao parceiro-privado as funes de regulao, jurisdicional, do exerccio de poder de polcia e de outras exclusivas do Estado. verifica-se que est(o) correto(s) A) apenas III. B) apenas II. C) apenas II e III. D) apenas I e II. E) I, II e III.

28. No constitui caracterstica do poder hierrquico: A) dar ordens aos subordinados, implicando em um dever de obedincia para esses ltimos, salvo quando as ordens forem manifestamente ilegais.
B) controlar a atividade dos rgos inferiores, corrigindo ilegalidades. C) poder de delegar a edio de atos de carter normativo, a deciso de recursos administrativos, as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. D) avocar, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. E) manter, na Administrao Pblica, uma hierarquizada de rgos e de agentes pblicos. estrutura

29. Com relao ao Decreto n 7.508, que regulamenta a


Lei n 8.080/90, dispondo sobre a organizao do Sistema nico de Sade (SUS), assinale a opo correta. A) Caber aos entes federativos para assegurar ao usurio o acesso universal, igualitrio e ordenado s aes e servios de sade do SUS ofertar regionalmente as aes, mas no os servios de sade. B) O Ministrio da Sade dispor sobre critrios, diretrizes, procedimentos, que auxiliem os entes federativos a assegurar ao usurio o acesso s aes e servios de sade do SUS, sendo vedadas outras medidas para atingir esse mesmo objetivo. C) O acesso universal e igualitrio s aes e aos servios de sade ser ordenado pela ateno primria e deve ser fundado na avaliao da gravidade do risco individual e coletivo e no critrio cronolgico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteo especial, conforme legislao vigente. D) As Comisses Intergestoras evitaro pactuar regras de continuidade do acesso do usurio s aes e aos servios de sade na respectiva rea de atuao. E) Caber aos entes federativos para assegurar ao usurio o acesso universal, igualitrio e ordenado s aes e servios de sade do SUS garantir o sigilo no acesso s aes e aos servios de sade.

26. Dados os itens abaixo, de acordo com as regras e princpios


que regem as licitaes pblicas, I. Caso determinada unidade administrativa esteja diante de situao em que deva realizar licitao na modalidade convite, ser legtimo ao administrador querer realizar na modalidade tomada de preo. II. Considera-se deserta a licitao quando nenhum dos interessados selecionado em decorrncia da inabilitao ou desclassificao. III. Nas hipteses em que a lei autoriza a contratao direta, sem licitao, dispensa-se a justificativa do agente pblico em relao escolha da contratada. verifica-se est(o) correto(s) que apenas A) III. B) I e II. C) II e III. D) II. E) I.
Nvel Superior ANALISTA CLNICO

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

30. Com relao aos contratos administrativos regidos pela


Lei n 8666/93, assinale a opo incorreta. A) Podem ser alterados por acordo das partes, quando necessria a modificao do regime de execuo da obra ou servio, bem como do modo de fornecimento, em face de verificao tcnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originrios. B) Podem ser alterados por acordo das partes, quando necessria a modificao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado, vedada a antecipao do pagamento, com relao ao cronograma financeiro fixado, sem a correspondente contraprestao de fornecimento de bens ou execuo de obra ou servio. C) Podem ser alterados unilateralmente pela Administrao, quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos. D) Podem ser alterados unilateralmente pela Administrao, quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei. E) Podem ser alterados unilateralmente, quando conveniente a substituio da garantia de execuo.

33. Maria Joana, servidora pblica municipal de Macei, lotada


na Secretaria de Sade, sofreu limitao em sua capacidade de trabalho, decorrente de acidente de trnsito. Em inspeo mdica, concluiu-se que citada servidora no estava incapacitada para o servio pblico, mas constatou-se tambm que ela no mais dispunha de habilidade para desempenhar as funes do cargo no qual fora investido. A administrao municipal providenciou, ento, a investidura de Maria Joana em outro cargo, com atribuies compatveis com a limitao sofrida. Esta nova investidura denominada A) readaptao. B) aproveitamento. C) reverso. D) reintegrao. E) reconduo.

34. Em relao ao controle jurisdicional dos atos da


Administrao Pblica, assinale a opo correta. A) Apenas aps esgotadas as vias administrativas que o Poder Judicirio pode ser provocado para apreciar a legalidade de ato da Administrao Pblica. B) A existncia do controle externo pelo Poder Judicirio no exclui o poder de autotutela da Administrao Pblica, pelo qual ela pode rever os seus prprios atos. C) O controle jurisdicional apenas pode ser realizado em relao aos atos vinculados da Administrao Pblica. D) No controle dos atos discricionrios, o Poder Judicirio pode analisar a competncia para prtica do ato, mas no a sua forma, que de livre escolha do agente pblico. E) O juiz pode analisar o mrito do ato discricionrio se considerar manifesta a inconvenincia de sua manuteno.

31. Com relao ao Estatuto dos Servidores Municipais de


Macei (Lei n 4.973/00), assinale a opo incorreta. A) A posse em cargo pblico de provimento efetivo depender de prvia inspeo mdica, realizada pela Junta Mdica Oficial do municpio. B) Somente pode ser empossado aquele que for julgado apto fsico e mentalmente para o exerccio do cargo. C) A posse a investidura do servidor em cargo pblico e darse- pela assinatura do respectivo termo. D) A posse ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de provimento, sendo permitida uma prorrogao. E) A posse poder dar-se mediante procurao especfica lavrada em cartrio.

35. Mrio Srgio, servidor pblico municipal, foi acusado de


receber elevada quantia em dinheiro para praticar ato ilegal no exerccio de sua funo com o objetivo de beneficiar uma pessoa. Mrio Srgio foi denunciado criminalmente perante o Poder Judicirio e, pela mesma conduta, respondeu a processo administrativo disciplinar. No juzo criminal, ficou provado que a ilicitude foi cometida por Joo Paulo, outro servidor lotado no mesmo rgo que Mrio Srgio, sendo este, ao final, considerado inocente das acusaes. Considerando esta situao hipottica, assinale a opo correta. A) Caso j tenha sido decidido o processo administrativo disciplinar, Mrio Srgio ter que cumprir a penalidade administrativa, mesmo tendo sido inocentado na esfera criminal. B) No vlida a tramitao simultnea dos processos judicial e administrativo contra Mrio Srgio. C) A deciso judicial no causar nenhuma repercusso no processo administrativo, pois cuidam-se de instncias independentes. D) Apenas quando, no processo criminal, for reconhecida a inexistncia do fato imputado ao ru que a deciso judicial repercutir no processo administrativo. E) Diante da deciso judicial, Mrio Srgio no dever mais responder pelo mesmo fato no processo administrativo disciplinar.

32. Dadas as seguintes afirmativas com relao ao regime de


licitaes previsto pela Lei n 8666/93, I. As obras, servios e compras efetuadas pela Administrao sero divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem tcnica e economicamente viveis, procedendo-se licitao com vista ao melhor aproveitamento dos recursos disponveis no mercado e ampliao da competitividade sem perda da economia de escala. II. A concorrncia a modalidade de licitao cabvel, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienao de bens imveis, como nas concesses de direito real de uso e, em regra, nas licitaes internacionais. III. Os tipos de licitao "melhor tcnica" ou "tcnica e preo" sero utilizados exclusivamente para servios de natureza predominantemente intelectual. verifica-se que est(o) correta(s) A) II e III, apenas. B) I, II e III. C) I, apenas. D) II, apenas. E) I e II, apenas.

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

36. Dados os itens abaixo, levando em considerao o Estatuto


dos Servidores de Macei (Lei n 4.973/00) no que diz respeito responsabilizao do agente pblico, I. O servidor pblico responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas funes. II. Os efeitos da ao regressiva movida pelo Poder Pblico contra seu servidor transmitem-se aos herdeiros e sucessores deste, respeitado o limite do valor da herana transferida. III. Apenas quando o servidor pblico atuar com dolo, causando prejuzo ao errio, que dever ser condenado a ressarcir os cofres pblicos. verifica-se que est(o) correto(s) apenas A) III. B) I e II. C) II e III. D) II. E) I.

39. Dados os itens abaixo, cerca dos princpios constitucionais


da Administrao Pblica, I. O princpio da legalidade administrativa probe a divulgao da remunerao recebida pelos ocupantes de cargos pblicos, bem como as funes por eles desempenhadas. II. O servidor pblico, no exerccio de suas funes, deve obedincia no apenas legalidade estrita, mas tambm moralidade administrativa, que impe um dever tico na gesto da coisa pblica. III. A proibio para nomear parentes para cargos em comisso matria que depende de lei, no se admitindo que esta vedao decorra de deciso judicial. verifica-se que est(o) correto(s) apenas A) III. B) I e II. C) II e III. D) II. E) I.

40. Dados os itens abaixo, a respeito do controle exercido sobre 37. Assinale a opo incorreta sobre as noes de oramento
pblico. A) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio sero elaborados em consonncia com a lei de diretrizes oramentrias e apreciados pelo Congresso Nacional. B) O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. C) A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. D) A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. E) O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. o Poder Executivo municipal, nos termos da Lei Orgnica de Macei, I. Caso sejam celebrados contratos de gesto entre Administrao Pblica municipal e entidades privadas sem fins lucrativos, por meio dos quais so previstos repasses de recursos pblicos para fomentar as atividades desenvolvidas por tais entidades, o Tribunal de Contas do Estado no competente para fiscalizar o uso devido dos valores transferidos. II. A fiscalizao exercida pelo Tribunal de Contas do Estado abrange os entes da Administrao Pblica direta e indireta do Municpio de Macei. III. Os responsveis pelo controle interno da Administrao Pblica, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas do Estado, sob pena de responsabilidade solidria. verifica-se que est(o) correto(s) apenas A) III. B) I e II. C) II e III. D) II. E) I.

38. Na hiptese de alguns municpios situados no mesmo


Estado decidirem se unir com o propsito de estabelecer uma gesto associada de servios pblicos na rea de sade, visando a reduo de custos operacionais, elevao da eficincia administrativa e maior cobertura na prestao dos servios, podero criar a seguinte entidade administrativa: A) organizao da sociedade civil de interesse pblico. B) organizao social. C) sociedade de economia mista. D) empresa pblica. E) consrcio pblico. 8

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
41. Dadas as assertivas seguintes,
I. As clulas NK tm papel fundamental na imunidade natural. II. Os Linfcitos B tm papel fundamental na imunidade humoral. III. Os Linfcitos B e macrfagos tm papel fundamental na imunidade celular. IV. Os Linfcitos T CD4 tm papel fundamental na imunidade humoral. V. Os Linfcitos T CD8 tm papel fundamental na imunidade humoral. verifica-se que esto corretas apenas A) III, IV e V. B) II, III e IV. C) I e III. D) I, III, IV e V. E) I, II e V.

45. A deficincia do cido flico e/ou vitamina B12 leva a


diminuio da sntese de DNA em todas as clulas do corpo humano. Os eritroblastos, com essa deficincia, passam a se dividir pouco, produzindo assim eritrcitos maiores que o normal, embora a produo de hemoglobina no seja atingida. Assim, desenvolve-se a anemia megaloblstica, que geralmente apresenta os seguintes ndices hematimtricos: A) VCM elevado, HCM e CHCM diminudos. B) Apenas VCM elevado, HCM e RDW diminudos. C) VCM, HCM e CHCM elevados. D) VCM e HCM elevados e CHCM normal. E) Apenas VCM elevado, HCM e CHCM normais.

46. Quanto identificao bacteriana, assinale a opo falsa. A) O padro de hemlise em Agar sangue til na identificao de amostras de Streptococcus.
B) O padro de hemlise em Agar sangue til na identicao de amostras de Streptococcus pyogenes. C) As provas bioqumicas TSI, Citrato, ureia, Motilidade, Lisina e indol so alguns dos testes utilizados para identificao de bactrias Gram positivas. D) O perfil de sensibilidade aos antimicrobianos bacitracina, novobiocina e optoquina so utilizados para identificao de bactrias do gnero Streptococcus. E) A prova da catalase til na classificao da famlia Micrococacea.

42. O ASLO o anticorpo produzido pelo organismo humano


contra a presena da toxina Estreptolisina O produzida por cepas de A) Streptococcus agalactiae. B) Staphylococcus epidermidis. C) Staphylococcus aureus. D) Streptococcus pneumoniae. E) Streptococcus pyogenes.

47. Um clnico liga para o laboratrio para discutir o caso de um


paciente de 70 anos, sexo masculino, com diabetes tipo II, com queixa de disria. O exame da urina evidenciou leucocitria [> 1.000.000 leuccitos/mL (> 100 por campo em aumento de 400X)], hematria [250.000 hemcias /mL (> 100 por campo em aumento de 400X)] sem dismorfismo, presena de cristais de fosfato triplo amonaco magnesiano (estruvita) e cultura negativa. O laboratrio sugere a realizao de nova coleta de urina para realizao de bacterioscpico e cultura, mas, desta vez, utilizando o gar sangue como um dos meios de cultivo, esperando obter como resultados: A) cocos Gram positivos no bacterioscpico e Aerococcus urinae na cultura. B) bacilos Gram negativos no bacterioscpio e Proteus mirabilis na cultura. C) bacilos Gram negativos no bacterioscpico e E. coli na cultura. D) bacilos Gram positivos no bacterioscpico Corynebacterium urealyticum na cultura. E) e

43. Dadas as assertivas seguintes,


I. As Enterobacteriaceae so bacilos Gram negativos, anaerbios facultativos, reduzem nitrato a nitrito e fermentam a glicose. II. As Enterobacteriaceae so bacilos Gram negativos, aerbios obrigatrios, reduzem nitrato a nitrito, fermentam a glicose e so oxidase negativas. III. As Enterobacteriaceae so bacilos Gram negativos, anaerbios facultativos, reduzem nitrato a nitrito e so oxidase positivo. IV. As Enterobacteriaceae so bacilos Gram positivos, anaerbios facultativos, reduzem nitrato a nitrito, fermentam a glicose e so oxidas negativos. verifica-se que est(o) correta(s) A) II e III, apenas. B) I, II e III, apenas. C) I, II, III e IV. D) I, apenas. E) II, III e IV, apenas.

cocos Gram positivos no bacterioscpico e Staphylococcus saprophyticus na cultura.

48. O Espermograma um exame til no estudo da fertilidade. 44. Qual das caractersticas a seguir no importante na
escolha de um antgeno a ser utilizado em um kit diagnstico? A) Toxicidade B) Especificidade C) Sensibilidade D) Repetibilidade E) Estabilidade Para um resultado adequado na coleta do espermograma qual o perodo de abstinncia sexual a ser realizado pelo paciente? A) Entre 7 a 10 dias, no mximo de 15 dias. B) No inferior a 10 dias, no mximo de 20 dias. C) No inferior a 10 dias ou superior a 15 dias. D) Entre 2 a 5 dias, no mximo 7 dias. E) No inferior a 1 dia ou superior a 10 dias. 9

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

49. A respeito da determinao colorimtrica da enzima


Aspartato Aminotransferase em filtro de 340nm (Ultravioleta), identifique a opo correta. A) Trata-se de uma determinao de ponto final e sua concentrao est muito elevada na hepatite A. B) Trata-se de uma determinao cintica crescente e sua concentrao srica pode estar elevada nas hepatites. C) Trata-se de uma determinao cintica crescente e sua concentrao srica pode estar elevada na glomerulonefrite. D) Trata-se de uma determinao de ponto final e sua concentrao srica est muito elevada nas cardiopatias. E) Trata-se de uma determinao cintica decrescente e sua concentrao srica pode estar elevada na cirrose heptica.

53. A pesquisa de BK (Tuberculose) pode ser realizada em


vrios materiais biolgicos. Quando no escarro, este dever ser obtido pelo paciente, orientado a colet-lo atravs de expectorao profunda, da seguinte forma: A) fazer um jejum de 4 horas, coletar o escarro noite. B) fazer um jejum de 12 horas e coletar em qualquer horrio, preferencialmente noite. Deixar armazenado na geladeira e enviar ao laboratrio at 24 horas aps a coleta. C) fazer um jejum de 4 horas, coletar preferencialmente pela manh e encaminhar ao laboratrio imediatamente aps a coleta. D) fazer um jejum de 48 horas e coletar em qualquer horrio. E) no h necessidade de jejum, a coleta dever ser feita em qualquer horrio e poder ser enviado ao laboratrio at 48 horas aps a coleta.

50. Os leuccitos so recrutados do sangue para os locais da


infeco por ligao a molculas de adeso em clulas endoteliais e por quimioatraentes produzidos em resposta a infeco. Assinale a opo incorreta sobre este processo. A) As quimiocinas so citocinas com a principal funo de estimular a quimiotaxia das clulas. B) Em resposta a infeco, os leuccitos se destacam repetitivamente e se ligam ao longo da superfcie endotelial. C) Em resposta aos micrbios e as citocinas produzidas pelas clulas, as endoteliais aumentam a expresso de protenas chamadas de selectinas. Como resposta, os leuccitos se destacam repetitivamente e se ligam ao longo da superfcie endotelial. D) No existe um processo para explicar o recrutamento de leuccitos para os locais da infeco. A quantidade dessas clulas no organismo to grande que sempre haver um acmulo destas no local da infeco. E) As integrinas so molculas de adeso dependentes do clcio que ligam as clulas a matriz extracelular; elas respondem a sinais intracelulares, aumentando rapidamente sua avidez pelos ligantes.

54. Em pacientes com suspeita de leishmaniose visceral, a


pesquisa de formas de Leishmania no aspirado de medula ssea pode ser de grande valia. A coleta e a disponibilizao do material para a anlise microscpica devem ser feitas da seguinte forma: A) a coleta poder ser realizada sem restrio de horrio e no h necessidade de jejum. Com a amostra do aspirado de medula ssea devero ser feitas as lminas e cor-las, com o corante de Leishman ou Giensa, para a pesquisa das formas em leishmania. B) a coleta dever ser realizada pela manha com jejum de 8 horas. Com a amostra do aspirado de medula ssea devero ser feitas as lminas e cor-las, com o corante de Leishman ou Giensa, para a pesquisa das formas em leishmania. C) o aspirado de medula ssea, aps a coleta, deve ser processado imediatamente atravs de realizao de esfregao em lmina e colorao, sendo importante o transporte em gelo para no haver degenerao de clulas. D) a coleta dever ser pela manh, com o paciente em jejum, e o material aspirado dever ser colocado e conservado em tubo de tampa roxa, antes da realizao do esfregao. E) o paciente poder ser puncionado em qualquer horrio no h restrio e com a amostra devero ser feitos esfregaos em lmina, conservados em cmara mida.

51. Para amostras de fezes diarreicas, recomenda-se, aps a


coleta em frasco universal, a entrega imediata no laboratrio clnico. Este um procedimento que deve ser feito com objetivo de fazer diagnstico de A) larvas de Strongyloides stercoralis. B) ovos de Enterobius verminulares. C) ovos de Ascaris lumbricoides. D) formas trofozotas de protozorios. E) cistos de Giardia lamblia/intestinalis.

55. Recomenda-se a coleta de amostras mltiplas para a


realizao do exame protoparasitolgico de fezes. Esta orientao deve-se a, exceto: A) distribuio no uniforme de cistos e ovos, com bactrias nas fezes, que podem interferir na positividade do exame. B) maior possibilidade de deteco de formas parasitrias. C) distribuio no uniforme na passagem de ovos de helmintos. D) intermitncia da passagem de certos parasitas a partir do hospedeiro. E) limitaes tcnicas de diagnstico.

52. Assinale a opo correta sobre a caracterstica da imunidade


natural. A) No baseada entre discriminao entre prprio e no prprio. B) Resposta especfica e diferenciada para anticorpos microbianos e no microbianos. C) Resposta especfica e diferenciada para antgenos microbianos e no microbianos. diferentes diferentes

D) Inicia-se pelo reconhecimento de antgenos estranhos por linfcitos especficos. E) estimulada por padres moleculares associados patgenos. 10

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

56. A anaerobiose pode ser obtida facilmente sem uso de


geradores comerciais ou cilindros de mistura gasosa, utilizando-se A) jarra hermtica, esponja de ao, soluo de cloreto de clcio, gua e um comprimido de Sonrisal. B) jarra hermtica e soluo de sulfato de clcio em gua destilada. C) jarra com vela. D) jarra hermtica, esponja de ao, soluo de sulfato de cobre, gua e um comprimido de Sonrisal. E) jarra hermtica, esponja de ao, soluo de sulfato de clcio, gua e um comprimido de Sonrisal.

61. As crioaglutininas so autoanticorpos IgM que so formados


em algumas infeces pulmonares. Elas produzem aglutinao dos eritrcitos quando o sangue est em temperatura abaixo da corprea. Quando amostras sanguneas, com crioaglutininas presentes, so processadas para a realizao do Hemograma, em equipamentos automatizados e sem nenhum procedimento adicional, podemos encontrar no resultado do eritrograma: A) n de eritrcitos aumentado, VCM diminudo, RDW diminudo. B) n de eritrcitos diminudo, VCM diminudo, RDW aumentado. C) n de eritrcitos diminudo, VCM diminudo, RDW diminudo. D) n de eritrcitos aumentado, VCM aumentado, RDW diminudo. E) n de eritrcitos aumentado. diminudo, VCM aumentado, RDW

57. Qual dos meios apresentados abaixo mais adequado para


o isolamento seletivo de bacilos Gram-negativos? A) gar CLED B) Agar Chocolate C) gar sal manitol D) gar sangue com feniletanol E) gar MacConkey

62. Dadas as seguintes proposies sobre Anemia Falciforme,


I. Hemoglobinopatia hereditria identificada pela presena da hemoglobina S, que apresenta na sua cadeia beta-globina o aminocido cido glutmico em vez do aminocido valina. II. A hemoglobina S caracterizada pela capacidade de polimerizao quando em seu estado desoxigenado, que o evento primrio e indispensvel na patognese da anemia falciforme. III. As hemcias que contm hemoglobina S podem ser vistas no esfregao de sangue perifrico e so usualmente chamadas de drepancitos ou hemcias falciformes. IV. A prova de falcizao (com metabissulfito de sdio a 2%) o mtodo mais sensvel para o diagnstico laboratorial da Anemia Falciforme. verifica-se que esto corretas A) I e III, apenas. B) II e III, apenas. C) I, II, III e IV. D) I, II e III, apenas. E) II, III e IV, apenas.

58. Considerando os conceitos de fisiopatologia das infeces


do trato urinrio (ITU), assinale a opo incorreta. A) A protena de Tamm-Horsfall, o fluxo urinrio e a imunidade inata local contribuem para a manuteno da esterilidade do trato urinrio no sistema pielocalicial, ureteres, bexiga e teros mdio e posterior da uretra. B) A localizao anatmica da uretra feminina torna a mulher mais vulnervel a ITU do que o homem. C) Na maioria dos casos de ITU, h colonizao prvia do trato digestrio do indivduo infectado pelo agente etiolgico. D) Na maioria dos casos de ITU, a via ascendente, ou seja, ocorre colonizao do seguir uretra e bexiga, causando cistite. pielonefrite o agente etiolgico ascende alcanando o sistema pielocalicial. E) de infeco meato uretral, a Nos casos de pelos ureteres,

Na maioria dos casos de ITU, a via de infeco hematognica.

63. Para o Laboratrio Clnico e, consequentemente, para a


Medicina Transfusional, qual o segundo mais importante sistema de classificao sanguneo? A) Sistema MNSs B) Sistema Rh C) Sistema ABO D) Sistema Kehl E) Sistema Lewis

59. Em uma amostra sangunea, obteve-se na leucometria


18.000 leuccitos/mm3 em equipamento automatizado. Atravs do esfregao sanguneo, durante a contagem diferencial dos leuccitos, foram contados 50 eritroblastos. Qual a contagem corrigida dos leuccitos? A) 12.000 / mm3 B) 13.000 / mm3 C) 9.000 / mm3 D) 9.500 / mm3 E) 11.000 / mm3

64. Em casos de infarto agudo do miocrdio, quanto maior a


rapidez do diagnstico correto, maiores sero as chances de sobrevida do paciente. A esse respeito, identifique a opo que dispe corretamente, em ordem decrescente de importncia, as determinaes bioqumicas. A) Mioglobina, Troponina e Cardiolipina. B) Cardiolipina, Troponina e CK-MB massa. C) Mioglobina, CK-MB massa e Troponina. D) CK-MB massa, Troponina e Mioglobina. E) Troponina, CK-MB massa e Mioglobina.

60. A puno lombar para a coleta de lquido cefalorraquidiano


(LCR) deve ser feita com o paciente sentado ou em decbito lateral. uma contraindicao nesta coleta: A) infeco de pele no local a ser puncionado. B) paciente com suspeita de meningite. C) plaquetas abaixo de 100 mil. D) tratamento com quimioterpico. E) paciente diabtico.

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

11

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

65. O Hipotireoidismo Secundrio comumente marcado por


determinaes hormonais condizentes com A) altos nveis sricos de T4 livre e TSH. B) nveis sricos de T4 livre e TSH dentro dos valores normais. C) baixos nveis sricos de T4 livre e TSH. D) baixos nveis sricos de T4 livre e altos de TSH. E) altos nveis sricos de T4 livre e baixos de TSH.

69. Utiliza-se lcool a 70% para assepsia em laboratrios


clnicos. Qual volume de lcool a 92,6% necessrio para obter 5 litros de lcool a 70%? A) 4,0 litros B) 4,5 litros C) 3,0 litros D) 3,5 litros E) 3,8 litros

66. O Controle de Qualidade em anlises clnicas ferramenta


indispensvel para se monitorar a preciso e exatido dos exames realizados, sendo inclusive regulado pela RDC 302/2005 da ANVISA. Sobre Controle de Qualidade, dadas as seguintes proposies, I. So duas as modalidades de controle de qualidade mais adotadas, o Controle Interno e o Ensaio de Proficincia. II. Por ser realizado diariamente, o controle interno permite uma melhor avaliao da variao aleatria. III. Tanto o controle interno quanto o ensaio de proficincia monitoram com excelente eficincia a inexatido e a impreciso; por isso, pode-se optar por utilizar apenas o controle interno. IV. O ensaio de proficincia permite uma comparao entre diversos laboratrios, o que confere maior confiabilidade a estimativa do erro sistemtico. V. O ensaio de proficincia tem como principal funo monitorar a impreciso, enquanto o controle interno monitora com maior eficincia a inexatido. verifica-se que esto corretas A) III, IV e V, apenas. B) I, II e IV, apenas. C) I, II, IV e V, apenas. D) I, II, III, IV e V. E) I, II e V, apenas.

70. As determinaes bioqumicas a seguir condizem com o


preconizado pelas respectivas tcnicas, exceto: A) cido lctico em soro coletado sem garroteamento. B) microalbuminria em urina de 24 horas apenas refrigerada. C) triglicerdeos em soro com o paciente em jejum de 12 horas. D) glicemia em soro, separada h menos de 1 hora da coleta com o paciente em jejum de 8 horas. E) calciria em urina de 24 horas acidificada e refrigerada.

71. A taxa de filtrao glomerular medida atravs da


depurao da creatinina endgena. So critrios intrnsecos da creatinina que a tornam propcia para esta avaliao, exceto: A) eliminada somente pela ao renal. B) tem alta taxa de reabsoro tubular. C) produto natural do metabolismo. D) de fcil anlise. E) produzida em taxas constantes para cada indivduo.

72. Quando o leucograma apresenta um aumento na contagem


de leuccitos com neutrofilia e desvio esquerda, pode-se indicar uma infeco bacteriana. Em elevadas leucocitoses com neutrofilia e intenso desvio esquerda (reao leucemoide) precisa-se fazer o diagnstico diferencial de processo leucmico. Dados os itens seguintes, I. Com qual leucemia se precisa fazer o diagnstico diferencial? II. Qual enzima diferencial? pode ser utilizada neste diagnstico

67. No caracterstica da leucemia linfoide crnica: A) as clulas produtoras da LLC so os Linfcitos T.


B) a idade mediana dos pacientes no momento do diagnstico de 70 anos. C) linfocitose absoluta (> 5.000 - 10.000/mm ) no sangue perifrico. D) em geral, consiste de linfcitos pequenos e maduros. E) o teste de Coombs direto pode ser positivo em at 35% dos casos.
3

III. No processo bacteriano com reao leucemoide, esta enzima ter sua atividade aumentada ou diminuda? IV. Qual leuccito, por sua contagem aumentada, um indicador da patologia leucmica? assinale a opo que responde, respectivamente, s perguntas acima. A) Leucemia Mielde Crnica; Fosfatase Alcalina Leucocitria; Aumentada; Basfilo. B) Leucemia Mielde Aguda; Mieloperoxidase; Diminuda; Moncito. C) Leucemia Mielde Aguda; Mieloperoxidase; Diminuda; Basfilo. D) Leucemia Mielde Aguda; Fosfatase Alcalina Leucocitria; Aumentada; Moncito. E) Leucemia Mielde Crnica; Fosfatase Alcalina Leucocitria; Diminuda; Basfilo.

68. Dosagens sricas de Ferro e Capacidade Latente de


Ligao de Ferro de paciente feminino, 49 anos, com anemia, so, respectivamente, 56 mg/dL e 344 mg/dL. A concentrao srica de transferrina e o IST desta paciente so, respectivamente, A) 28 mg/dL e 12,5%. B) 280 mg/dL e 12,5%. C) 400 mg/dL e 14,0%. D) 280 mg/dL e 14,0%. E) 40 mg/dL e 12,5%.

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

12

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 3

16 DEZ 2012

73. Identifique a opo que descreve corretamente o


comportamento dos analitos em lquor na meningite meningoccica. A) Elevao dos nveis de glicose e diminuio dos nveis de LDH. B) Diminuio dos nveis de glicose e de LDH. C) Diminuio dos nveis de glicose e elevao da LDH. D) Elevao dos nveis de glicose e LDH dentro dos nveis de normalidade. E) Elevao dos nveis de LDH e glicose dentro dos nveis de normalidade.

79. Dadas as afirmativas seguintes, com relao importncia


clnica da osmolaridade urinria, I. Avaliao inicial da capacidade de concentrao renal. II. Monitorao de doenas renais. III. Diagnstico diferencial entre hipernatremia, hiponatremia e poliria. IV. Avaliao da secreo do ADH e respectiva resposta renal. verifica-se que esto corretas A) I, III e IV, apenas. B) I, II, III e IV. C) I, II e III, apenas. D) II, III e IV, apenas. E) I e III, apenas.

74. A falsa ausncia de glicose assinalada na tira de urina no


sumrio tipo I de um diabtico do sexo feminino, pode ser atribuda corretamente a A) baixo limiar renal de reabsoro tubular para glicose. B) alto grau de concentrao da amostra. C) coleta do primeiro jato. D) salpingite. E) demora para anlise com amostra no refrigerada.

80. O reagente utilizado nos Testes de Coombs Direto e


Indireto, o AGH (Soro Antiglobulina Humana) poliespecfico contm A) anti-C3d, apenas. B) anti-IgG e anti-IgM. C) anti-IgG, apenas. D) anti-IgM, apenas. E) anti-IgG e anti-C3d.

75. No sumrio de urina tipo I de paciente do sexo feminino,


56 anos, so encontrados 250.000 leuccitos/mL e cristais de fosfato triplo. incompatvel com esta amostra a presena de A) candida sp. B) intensa bacteriria. C) moderada hematria sem dismorfismo. D) pH = 5. E) glicose.

76. Presena de hematria com dismorfismo pode estar


relacionado com A) ureterites. B) litase renal. C) sndrome nefrtica. D) cistites. E) uretrites.

77. Sobre o linfoma de Burkitt, correto: A) linfoma de clulas T, correlacionado ao Vrus Epstein-Barr.
B) linfoma de clulas B, correlacionado ao Vrus HTLV-2. C) linfoma de clulas B, correlacionado ao Vrus HTLV-1. D) linfoma de clulas T, correlacionado ao Vrus HTLV-1. E) linfoma de clulas B, correlacionado ao Vrus Epstein-Barr.

78. A respeito das clulas de Reed-Sternberg, correto afirmar: A) originam-se de linfcitos B, sendo visualizadas em linfomas no Hodgkin.
B) originam-se de tricoleucemia. linfcitos T, sendo visualizadas na

C) originam-se de linfcitos B, sendo visualizadas no linfoma de Hodgkin. D) originam-se de linfcitos T, sendo visualizadas no linfoma de Hodgkin. E) originam-se de linfcitos T, sendo visualizadas em linfomas no Hodgkin. 13

Nvel Superior ANALISTA CLNICO

You might also like